[Música] E hoje nós falando sobre família falando sobre comunhão falando sobre relacionamento nós vamos pensar um pouquinho hoje sobre aquilo que complica o nosso relacionamento eu acho interessante que os maiores problemas que eu tenho encontrado na verdade na hora da gente executar qualquer projeto ou estabelecer qualquer relação produtiva onde a gente tá tem a ver com o relacionamento tudo tá indo muito bem até num time ah numa equipe Ah num projeto alguém fala ah mas o Fulano Lá é muito estranho Ah o sujeito é meio esquisito e até a gente falar o sujeito parece que
não sei essa é a frase que mais define né né a relação de oposição Então vamos ver como é que essas coisas são tratadas na escritura hoje vamos pensar vencer conflito só com amor infinito você sabe que para pegar fogo a coisa é rápida né a gente para construir alguma coisa demora e qualquer cara feio o sujeito quebra um bom contato promissor aí durante 10 15 anos até tenho gente Conheço gente que se dá mal no nos negócios e no trabalho Empresarial Ah no emprego só porque a pessoa faz questão de ser antipática Então vamos
ver que que a gente pode aprender da palavra de Deus hoje vamos pensar no amor subversivo que surge no Novo Testamento contra todo tipo de oposição e relacionamento prejudicado como nós vamos no livro de Filemon Filemon não sei se você se lembra é um livro muito pequeno do novo testamento na verdade uma carta limitada que a gente nem eh lembra praticamente e faz parte de um conjunto de cartas que a gente pode dizer tem a ver com a segunda fase das cartas de Paulo a gente pode ver a primeira fase onde temamos Romanos a primeira
e segunda Coríntios e Gálatas ah Tessalonicenses aí a segunda fase a gente coloca as cartas quando Paulo tá preso principalmente preso em Roma entre os anos 60 e 62 onde nós temos ah Efésios Filipenses Colossenses e Filemon Apesar que Filipenses pode ser por exemplo de Éfeso alguns até sugerem cesareia e a última fase são as cartas pastorais primeira segunda Timóteo e Tito e é interessante se você quer entender a carta a de Paula Filemon ela tá relacionada diretamente com Colossenses é uma carta praticamente muito próxima diretamente da carta aí escrita para os irmãos da região
de Colosso então Paulo vai dizer Paulo Prisioneiro de Cristo Jesus aí falando da sua situação de prisão isso é depois do final do livro de Atos ali no melhor no finzinho quando ele chega em Roma e ele fica preso e atos não detalha né ele chega fica Prisioneiro naquele período e o irmão Timóteo a você Filemon nosso amado cooperador a irmã afia arquipo nosso companheiro de lutas e a igreja que se reúne com você em sua casa a vocês graça e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo Paulo escreve a
filimon com interesse de lhe dar orientação filão um indivíduo isso é interessante porque você não tem praticamente cartas do novo testamento mandado para o indivíduo só para comunidade Então essa carta ela é ressaltada e é uma carta tão importante que ela foi recebida na comunidade cristã primeira se reconheceu nela a sua inspiração pelo espírito santo que faz parte dos 27 livros do Novo Testamento do cânon da nossa Bíblia Então veja que coisa extraordinária H Filemon juntamente com as irmãs e os irmãos mencionados aí AF é arquipo e a igreja que tá reunida na casa deles
lembre-se que o Novo Testamento tem uma ideia diferente do que a gente tem hoje né Hoje a gente pensa em igreja pensa em templo pensa em instituição igreja é a comunidade do Povo de Deus que inicialmente se reúne na casa das pessoas o foco tá na comunidade não na Instituição não no CPF ou numa espécie de edifício que que tá acontecendo Paulo está escrevendo para resolver uma situação complicada a Igreja Primitiva tinha problemas complicados para serem resolvidos inclusive de relacionamento de falta de comunhão então a dificuldade não está nos problemas que existem mas na falta
de maturidade e procedimento Cristão para resolvê-los aí nós vemos que o que que o texto vai nos falar vai falar de um homem chamado Onésimo que é um escravo lembre-se que no mundo antigo a escravidão é uma realidade comum até mesmo os grandes filósofos celebrados pelos professores que a gente conhece aí diziam que o é uma das Ferramentas vivas que nós temos à nossa disposição a maldade do mundo antigo era tão impressionante que até quando o Imperador queria saber por exemplo como é que um veneno era letal chamavam um escravo dava para ver qual era
o efeito e via o que acontecia a escravidão desapareceu diminuiu muito no período da influência das ideias cristãs e Adim ao contrário do que a gente estudou na escola voltou com força exatamente no século XV e 16 quando a influência humanista cresceu e por isso nós temos a história do Brasil o mercantilismo com tanta escravidão e hoje tá com uma força incrível milhões de pessoas são escravas no mundo onesmo é um escravo e que H foge do seu patrão que é Filemon que conhece a mensagem do Evangelho Filemon é um cristão alguém que conheceu a
Jesus e ele tinha esse escravo vivendo na sociedade da sua época que foge e claro ele vai fugir para onde pro lugar para onde um escravo pode fugir e conseguir ficar meio que escondido na multidão foge pra cidade mais populosa foge paraa Roma antiga onde ã ele pode est no meio de 1 Milhão a 1 milhão e meio de pessoas nessa cidade grande e ali conseguir de alguma maneira driblar a situação e ter o uso da sua liberdade estrita então ele vai para lá e pelos caminhos que Deus prepara a Filemon vai receber essa carta
e Paulo vai falar de Onésimo que acabou ficando na prisão junto com Paulo Então os caminhos de Deus são surpreendentes porque Ah se ele tá na região de Colossos colosso é mais ou menos no centro a oeste da Turquia para ir para Roma são milhares e milhares de quilômetros Então você imagina Que viagem maluca foi essa que o Onésimo fez e fique sabendo que um escravo quando vai embora e Foge ele deve ter limpado o que ele achou pela frente para poder e não só garantir a su sobrevivência a sua viagem se ele conseguiu chegar
até Roma é possível que ele conseguiu algum cheque mais alto aí nesse processo para ir lá então o que que Paulo vai dizer ele escreve para Filemon para resolver um problema de que envolve questão de relacionamento entre duas pessoas que agora abraçaram a fé em Cristo um numa situação de classe superior e outro numa situação de classe pior possível numa situação em que envolve está envolvido o prejuízo financeiro e uma série de fatores relacionais e econômicas que estão ah entrando nessa história então ele diz o seguinte por isso mesmo tendo em Cristo plena liberdade para
mandar que você cumpra o seu dever ou seja Paulo tá como Apóstolo escrevendo para Filemon dizendo eu preciso dar uma orientação para você sobre o assunto e Paulo diz ó eu poderia pegar pesado eu poderia dizer assim aqui escreve Paulo Apóstolo de Jesus Cristo de dizendo como é que você deve fazer as coisas eu até podia ir direto mas eu vou pegar leve eu não vou V usar isso e é interessante ele diz Prefiro Fazer um apelo Com base no amor eu Paulo já velho porque nós estamos já numa fase adiantada da vida de Paulo
entre os anos 60 e 62 ele começa as suas viagens missionárias no ano 46 Então temos mais ou menos 15 anos depois que ele começa a sua primeira viagem em Atos Capítulo 13 então Paulo já se converte a Cristo numa idade mais já amadura amadurecida né então você vê um Paulo aí que já tá caminhando paraos seus 50 anos de idade nesse contexto h mais de 50 anos de idade nesse contexto ah aí do primeiro século Eu agora também Prisioneiro de Cristo Jesus apelo em favor de meu filho Onésimo olha que coisa né imagina o
filimon recebendo a carta né o cara é um bandido surrupiou uma boa parte das coisas desapareceu agora o Paulo vem com essa de meu filho que negócio é esse que gerei enquanto estava preso ou seja Paulo prega e Onésimo recebe o evangelho na cadeia ele antes lhe era inútil a palavra Onésimo faz um trocadilho com útil inútil por isso Paulo usa com esse propósito mas agora é útil Tanto para você quanto para mim E aí eu fico imaginando Quanto tempo né quando você tenta convencer a fazer alguma pessoa a fazer uma coisa que ela não
quer é difícil né as evasivas as respostas assim meio esquisitas você fala uma coisa a pessoa responde outra ou a pessoa não responde fica olhando para você você fica olhando orando para que Deus tenha misericórdia não sabe o que vai acontecer imagine o nível da conversa né para Paulo sentar com Onésimo dizendo olha volta lá e conversa com o nosso amigo fimon porque vai dar tudo certo né nés tem distância para percorrer tem dúvida Terrível em relação ao que vai acontecer e Paulo di mando de volta você e forte como se fosse o meu próprio
coração gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar Olha o envolvimento relacional profundo enquanto estou preso por causa do Evangelho mas não quis fazer nada sem a sua permissão é interessante né a maneira Gentil do cristianismo ah do novo testamento se apresentar nunca a coisa se dá de maneira forçada para qualquer favor que você fizer seja espontâneo e não forçado Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo para que você o tivesse de volta para sempre é interessante a maneira de entender como os planos de Deus constróem situações que a
gente não entende então é bobagem ficar estressado ficar revoltado reagir na Carne porque você quando faz isso você na verdade diz Deus não está nisso então deixa eu pegar com a minha mão que eu resolvo você só vai fazer asneira não é por aí para mim ele é um irmão muito amado e ainda mais para você tanto como pessoa quanto como Cristão assim se você me considera companheiro na fé receba-o como se estivesse recebendo a mim e se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa olha só ponha na minha conta eu Paulo
escrevo de próprio punho eu Pagarei Para Não Dizer que você me deve a própria vida ele dá aquela né vai pega por trás assim com direito a cartão amarelo dá um totozinho pro filemom sentir Olha o quanto você me deve né possível que agora você vai fazer bicão na hora de receber o Onésio sim irmão eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor reanime o meu coração em Cristo escrevo-lhe certo de que você me obedecerá sabendo que falá ainda mais do que lhe peço né então Paulo morde e depois assopra né
ele dá a dentada dá a fucada e depois passa a xilocaína ele age da maneira assim devidamente equilibr Além disso prepare um aposento tô chegando porque graças à suas orações Espero poder ser restituído a vocês água no feijão meu amigo Filemon porque vai chegando o Paulão a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o Espírito de todos vocês que que acontece nossa vida é uma vida complicada todo Cristão verdadeiro todo discípulo de Jesus sempre deve ser uma pessoa em crise se a pessoa não tá em Cristo tem algum problema sério com elas quase que ouvi
um monte de amém agora né Por quê porque na verdade a gente vive em Dois Mundos em duas realidades que realidade é essa nós temos uma fragilidade nós temos o que a bíblia chama de inclinação egocêntrica que a bíblia chama de carne e temos o impulso dado pelo Espírito de Deus que passa a habitar na nossa vida então isso dá um conflito E além disso nós vivemos numa realidade de um mundo que é transitório onde nós temos responsabilidade onde nós vivemos num sistema cuja lógica é complicada e a problemática e as propostas do reino operam
com outra lógica operam com a lógica do mundo vindouro a lógica do reino a a lógica da sobrevivência da vida é o quê o cara pegou pesado comigo eu me defendo o cara tentou me prejudicar eu vou dar o troco ah se ele entrou forte eu vou responder à altura eu não posso deixar por menos porque senão tem aquela famosa resposta eu sou crente mas também não sou boobo tá vendo todo mundo conhece o versículo né Apocalipse 23 né então a gente responde assim e por isso a situação é complicada porque a gente acaba nessa
vivência desse mundo onde as coisas operam com o padrão ã tendo a proposta do reino que deve fazer parte da nossa vida então o conflito das nossas intenções aparece e o conflito das lógicas definidas ou eu vou agir né De acordo com a proposta de Jesus ou dessa vez eu vou pedir licença e vou resolver a coisa no braço né Eu sou crente mas meu braço não é crente não ele vai resolver isso depois a gente converte ele mais tarde então essa situação é difícil por isso Qual que é a proposta que todo mundo tem
a proposta ela é basicamente ah egocêntrica eu vou tomar todas as minhas atitudes para me proteger para não permitir que eu seja prejudicado para que a pessoa leve o resultado que ela merece para que ela aprenda lição e para que entre aspas aconteça a justiça só que o Novo Testamento tem uma ideia diferente e aí que é Um Desafio ainda dá tempo dos irmãos irem embora sem ouvir o resto da mensagem para você poder se proteger a ideia Proposta no Novo Testamento e não só no sermão do monte e não só nas palavras de Jesus
mas a proposta definida aqui por Paulo na prática no mundo Pagão nesse mundo Romano nesse mundo onde tá claro que quem tem a força tem o poder quem tem o domínio Quem faz as verdadeiras amizades quem constrói na direção do Poder vai ter bons resultados que a gente não pode perder a o caminho e o Novo Testamento vai dar uma proposta maluca que se alguém tem sintonia com os ensinos de Jesus essa pessoa precisa abrir mão dos paradigmas desse mundo aceitar muitas vezes levar o prejuízo e abrir mão dos seus direitos que é um negócio
muito estranho para nós que se a gente vê um bem maior se a gente conhece a ética do reino se a gente enxerga a pérola do grande de grande valor se a gente entende a realidade da vida eterna a gente não pode decidir as coisas aqui só no ferro e fogo pra gente levar vantagem de maneira imediata Então essa mudança de enfoque de a gente operar num sistema ou em outro é que é um desafio para nós e aí como é que Paulo mostra isso na prática nós temos uma situação difícil um sistema injusto uma
escravidão uma coisa afrontosa o Imperador de Roma se diz Divino politicamente Isso é um absurdo Ele nega claramente o direito do verdadeiro rei o Messias poder ser rei né você pega o livro do apocalipse que diz que o os reinos desse mundo passaram a ser do senhor do seu Cristo Romano lendo isso fal não esse pessoal é complicado né os romanos não gostavam dos judeus Porque os judeus não se submetiam à religião Imperial e tinham princípios que eles entendiam que prejudicavam o seu domínio e não não gostavam dos descendentes espirituais dos judeus que era essa
comunidade desse Rabino Jesus que tinha comportamento semelhante e tava espalhando agora em todo o reino então eles tinam uma dificuldade terrível com isso E aí você tem esse sistema Cruel separando duas pessoas gentilicas do mundo Pagão que são alcançadas por essa graça por esse evangelho e a pergunta agora vamos ver se isso funciona é muito interessante ainda mais um dia como hoje né que a gente coloca a esperança em que o mundo realmente seja melhor apenas por uma atuação política o novo testamento não acredita que mudança sistemática signifique uma mudança única e fundamental na realidade
da vida das pessoas então Paulo quando vai agir ele vai fazer o que a mentalidade do direito de hoje não quer que a gente faça chama-se envolvimento pessoal ó o seguinte eu não vou me meter eu não quero saber de nada né o Filemon é crescido ele já sabe sabe né ou eu vou dar um toque pro onesmo lá mas eles é que se resolvam Paulo não vai fazer isso isso não quer dizer que a gente deve confundir isso com ser enxerido né amanhã você bate no vizinho ó vim aqui resolver seus problemas a coisa
não é essa você tem um problema objetivo que chegou às mãos de Paulo e ele tem possibilidade você nunca vai tentar forçar uma pessoa a seguir um conselho que ela não quer seguir mas quando nós temos uma dificuldade onde há abertura para a conversa e ser resolvida Paulo vai e se envolve pessoalmente ele podia ter fugido dessa relação pessoal falar olha eu tô dando aqui uma ordem de Deus obedeçam ou então o gafanhoto comerá sua lavoura Não fala isso olha eu tô aqui dizendo que ou vocês obedecem ou vocês vão colher o que vocês plantaram
não ele se envolve pessoalmente e mostrando essa relação de sensibilidade com a dificuldade que existe entre os dois e ele vai dizer né em vez dele apelar pra autoridade Em vez dele apelar pro mandamento Em vez dele apelar para algum resultado espiritual negativo ele diz eu tô falando com você como se você estivesse recebendo a mim né existee um um um capital Ah relacional que todo mundo tem o pessoal sabe o que é isso né hoje trans formamos isso em networking né nós colocamos esse Capital relacional e dentro do mercado né estragou um pouco mas
a ideia é que as nossas relações que são importantes em relação à Vida Paulo coloca em cima da mesa ele podia dizer podia se queimar com filimon mas apóstolo Paulo logo você o senhor você não conhece esse cara ele trabalhou comigo muitos anos você é maluco põ a mão no fogo por ele é loucura Paulo não quer saber ele tem interesse na solução do problema então ele se envolve e coloca as coisas dessa maneira é muito valioso a gente entender o que que tá acontecendo na compreensão da realidade como é que a gente faz para
destruir uma pessoa como é que a gente faz para isolar uma pessoa para acabar com com ela a gente precisa colocar nela um rótulo Ah esse cara é desse time Ah esse cara é desse partido político Ah esse sujeito é daquela denominação Ah esse Fulano é isso então são mecanismos psicológicos perversos que a gente usa para dar licença a nós mesmos para odiar alguém para rejeitar para execrar e para ofender e partir para uma relação de ura proibitiva no cristianismo primitivo do novo testamento Então existe aí né a a gente tá acostumado com uma ideia
complicada né de que hoje nós estamos mais evoluídos né no mundo antigo era assim pessoal era primitivo atrasado agora não nós temos pessoas que estudaram eles fazem pós-graduação eles têm conhecimento eles jogam os melhores joguinhos né eles fazem uma série de coisas E na verdade a gente não tem nenhuma evolução humana é impressionante se a gente se a gente puder olhar isso é surpreendente os documentos escritos no mundo antigo no mundo medieval na modernidade no mundo muito recente em culturas diferentes os problemas humanos fundamentais aparecem da mesma maneira não existe uma mudança significativa no ser
humano em si então que que a gente percebe aqui que em vez de Onésimo Serv visto como um escravo como um serviçal como qualquer coisa esses rótulos são eh tirados pra gente observar e enxergar quem é o ser humano isso é interessante Às vezes a gente até se pensa numa pessoa que é esses dias tá vendo um documentário de um criminoso de altíssima periculosidade que matou um monte de pessoas e até praticou canibalismo numa cela de segurança máxima na Rússia eu vi né a maneira como ele comentava os seus crimes a entrevista fiquei impressionado e
eu fiquei pensando puxa aí tá um ser humano do jeito que é un um nenê que a gente vê sorrindo aí ah no nosso relacionamento próximo que que aconteceu essa pessoa permanece sendo uma pessoa humana com toda a sua decadência fragilidade pecado e maldade então o mecanismo é enxergar o ser humano por trás da situação que precisa de de ajuda de Salve os humanos Salve os humanos né então Paulo mostra como é que a gente lida com isso porque quando a gente quer brigar com a pessoa a gente caminha na direção de diabolizar isso acontece
na história dos crimes religiosos Isso é história de toda perseguição legitimada da história humana você transforma o diferente em inimigo você arruma um jeito de justificar a sua atrocidade E olha que coisa interessante Paulo não só trabalha envolvendo-se pessoalmente não só ele vamos dizer assim reiza o escravo Onésimo que é mercadoria nesse mundo e diz ó não mais como escravo mas acima de escravo como irmão amado isso é uma loucura chamar uma pessoa de irmão que a gente acha tão normal né Na realidade brasileira Inclusive a nossa cultura tão fraternal a chega na rua aí
fala ô irmão tudo bem aí né você chama o sujeito que você acabou de ver de irmão isso é influência da tradição cristã mas aqui uma loucura quem vai chamar um indivíduo de Irmão e irmão amado isso é uma revolução social sem tamanho Olha que coisa para mim ele é um irmão muito amado e ainda mais para você porque agora dois elementos aparecem aqui a teologia da criação vocês são feitos pelo mesmo Deus em Adão em última instância todo mundo é irmão gostei muito de uma frase que eu vi toda guerra sempre será uma guerra
civil porque afinal de contas no fundo Todos somos irmãos em alguma vida e como agora pela teologia a da fé porque ele é mais ainda do que simp simplesmente irmão mas ele é ah irmão em Cristo Ele é alguém Amado como pessoa e como Cristão por isso antes de você ficar muito aborrecido com alguém pensar em prejudicar uma pessoa pensar em falar mal de alguém pensar em a abrir espaço no coração para ter qualquer tipo de ódio ressentimento entrar numa situação de beligerância infantil contra qualquer pessoa não gaste a sua energia fazendo isso é bobagem
Isso é pecado isso não tá certo Portanto ele é amado como pessoa nem Cristão é interessante se Paulo tá certo se Paulo dá cara para bater se Paulo se desgasta com isso que que é pra gente esper esá que Paulo diga filmão Então já expliquei não expliquei não vou falar a segunda vez entendeu ou não entendeu eu não vou perder tempo para quem não aprende direito então Filemon agora tem duas opções ou você faz ou você faz é interessante como é que a gente lida com a situação eu conheço gente que entra para apartar uma
briga cria duas tenta que entra para ajudar e consegue arrumar briga com os dois né e arruma confusão e duplica porque a pessoa é um Desastrado do senhor né ele derruba o que tava em pé o que sobrou ele consegue derrubar Então como é que a gente faz isso respeitando as pessoas quando você respeita alguém quando você trata uma pessoa com dignidade a pessoa reage da maneira adequada então é muito importante Olha só Paulo tem toda a razão do mundo para dar a orientação como Apóstolo ele faz questão de escrever pro file o qu mas
não não quis fazer nada sem a sua permissão então filho irmão olha se não for por convicção Se não for de dentro para fora não vale isso é coisa Espetacular na fé cristã a coisa precisa ser autêntica ninguém quer criar o mecanismo de definir robôs né E às vezes até ver gente que vem brigar não mas você sai Precisava fazer isso e mandar e dizer falei mas Jesus nunca fez isso de chegar nas pessoas tentar botar um cabreço nelas Porque se é feito de fora para dentro obrigatório não vale é uma coisa que não faz
o mínimo sentido ele diz sem a sua permissão não para que qualquer favor que você fizer Olha que bonito seja espontâneo e não forçado por aquilo que tem a ver com o reino de Deus vem do coração de Deus e atinge a nossa vida então tudo que é na base do braço de fé não vai chegar no resultado que Deus deseja por isso num processo desse nunca Force nem obrigue porque a coisa não é assim você perde a pessoa e pensa no resultado independente da pessoa isso não dá certo e seja coerente pimenta no olho
do outro não arte né mas quando é no olho da gente é diferente para não dizer que você me deve a própria vida aí Paulo dá um aperto no Filemon dizendo o seguinte Filemon Vamos ser legal agora eu quero dizer para você cara não faz não não não vá sair da reta não vá escorregar pelo acostamento numa hora tão importante como essa porque veja como é que eu fui com você como é que eu agi com você lembra da da parábola do credor incompassivo né do sujeito que vai lá e tem uma dívida enorme perdoada
e depois vai lá perto o pescoço do outro e exige Então pense nisso como você é duro com as pessoas ou com algumas pessoas perde a sua misericórdia bate pesado atinge com julgamento age com preconceito com discriminação Imagine se Deus usasse 30% do que você usou com a pior pessoa com você então é complicado às vezes eu acho que a comunidade evangélica até se torna doente na maneira de tentar lidar com o erro o erro é erro e nunca deve ser confundido com o que é certo mas na hora que acontece o erro a nossa
postura sempre deve ser de hospital Vamos trabalhar para recuperar a gente às vezes é tomado de uma revolta estranha tão grande que a gente mais tá interessado em bater na pessoa de que em tentar salvar a pessoa Ah você entrou no mar na hora errada agora fogue nunca deve ser esse tipo de atitude então e Paulo vai dizer olha filmão Puxa vida fil irmão como é que eu lhe dei com você você me deve a própria vida então agora pode ser que o onesmo aprontou um monte mas é hora da gente ser coerente Então pense
como Deus ou como gente de Deus abençoa a sua vida e como você deve agir da mesma maneira e é interessante quando a gente entra em qualquer situação a nossa postura trabalha com a lógica velha Olha eu vou entrar aqui desde que eu não ponha a mão do bolso Desde que eu não tenha que ter nenhum incômodo desde que a pessoa não venha me atazanar desde que eu não tenha também eu Imagina eu fui ajudar e acabei levando o chumbo bendito é o chumbo no nosso meio para a nossa bênção Amém irmãos então para mostrar
que de fato Paulo tá interessado no benefício da vida de Onésimo na vida ah de filimon ele se coloca de maneira mais direta ele resolve assumir prejuízo caso seja necessário ele escreve ó se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa porque ele já tá prevendo filão pode falar imagina eu vou receber o cara agora Porque aqui nós temos um problema sujeito é escravo mas ele é comprado e é caro um é como alguém comprar um cavalo de raça é o mundo antigo funciona desse jeito e agora ele foi lá o sujeito não
só foi embora ele investiu um valor nele que ele perdeu ele não só deixou a lacuna como também lhe levou algum dinheiro furtou e agora a pergunta é quem é que vai pagar essa conta é impressionante a atitude de Paulo dizendo ó deu algum bo aí ficou difícil ele tá vendo alguma coisa então se for o caso ponha na minha conta é impressionante como Paulo tem objetivo de resolver a situação percebam que o mundo com a sua lógica tende ao Mega UFC todo mundo se batendo e se destruindo e gente lucrando com isso a indústria
do ódio da guerra é uma das coisas que mais dá dinheiro diabolizar e transformar os outros em alvo da Nossa frustração e maldade é é cruel e é terrível a proposta do Reino é que entra gente que é Pacificador que coloca as pessoas em paz com Deus em paz umas com as outras que tira a faca da mão de cada um que trabalha com conciliação que afasta as diferenças e promove essa ah unidade essa Fraternidade esse relacionamento diferente é uma decorrência da Graça desse amor incondicional Paulo coloca isso na prática o problema é isso então
eu ajudo eu ajudo eu resolvo ponho na minha contto portanto a pergunta é para nós é a gente deve ser uma pessoa evoluída de verdade e essa evolução se dá na proposta do novo testamento não é a pessoa que sabe mais não é a pessoa que tem mais poder na mão não é a pessoa que representa o nosso acúmulo de de conhecimento e desenvolvimento histórico mas a pessoa que se submete a Deus do jeito que Deus deseja essa pessoa é que vai construir de maneira positiva portanto nesse mês que a gente tá pensando em comunhão
relacionamento família as coisas que tem o nosso dia a dia a gente deve entender que essa proposta do amor do novo testamento é uma proposta de amor subversivo né Você tem um um sistema destruidor legitimando a escravidão e entra esse amor que faz toda a diferença eu fico surpreso como a gente fica atraído por causas abstratas que quer dizer isso gente eh que acredita numa ideologia numa proposta num pensamento A B ou C E essas pessoas por causa da ideologia da proposta do sonho da ideia derrubam gente no meio passam por cima de pessoas até
mesmo pela ideologia religiosa quer dizer Em Nome do Amor da Paz da verdade de uma causa abstrata a gente derruba quem tá do lado enquanto a pessoa se encanta com uma causa distante pedir desculpa e alinhar a coisa com quem tá do lado com o filho com a esposa com marido com o pai com a mãe não acontece com amigo então é complicado a proposta do novo testamento vai exatamente na direção oposta há mais esperança pro mundo numa atitude altruísta e de amor de uma pessoa do que em mudanças de sistemas por isso que a
proposta do novo testamento nunca foi pros discípulos ó saiam confrontando César Batam de frente façam uma grande manifestação em frente ao palácio do pretório lá e resolvam isso agora vamos vamos planejar matar o César para que o rei da vida reine para sempre nunca foi essa por quê Porque o veneno que tá no César o veneno que está nos criminosos é o veneno que tá no seu coração no meu coração o problema não tá na estrutura existe estruturas melhores a gente Dev trab trabalhar para tê-las Mas isso não resolve o problema tá na direção interna
que se não for aplacada redirecionada e mudada pela proposta existente no evangelho a gente não chega em lugar nenhum então na sua vida na sua vida pessoal em quem ofendeu você em quem pisou na bola em quem você permitiu que crescesse uma amargura venenosa livre-se disso hoje e entenda que essa é a proposta do reino para nós Deus abençoe a nossa vida abençoe o nosso coração nesse momento