Como o JAPÃO esconde seu passado sombrio? - Paradoxo KAWAII e fofura política!

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NORMOSE
O japão é um país educado, organizado, tecnologico..... ou será que não? Soft Power Japonês, o poder...
Video Transcript:
então eu falo PR você Japão que que você pensa animes primeiro essa parte de animes mangás né anime mang e anime algo mais Samurai cura otaco mesmo fura do Japão tá tentando esconder alguma coisa pesquisem sobre as curiosidades que eles fizeram um bom exemplo seria o Japão nunca reconheceu nenhum dos crimes dele sim eu acho que o Japão passa como fofo sim mas acho que eles na real aprenderam depois de duas bombas nucleares Você sabe o que é K Você sabem é fofo e o que você pensa quando eu falo kaw que que vem na
tua cabeça Lolita Lolita [Música] E aí suave tranquilo por aí vamos mais uma vez falar sobre soft Power só que agora vamos viajar pro Japão e falar sobre Kawaii e autoritarismo fofinho Você já ouviu falar nisso como eu perguntei nas redes do canal e eu descobri que metade não sabe o que é Kawaii aí vai uma tradução Kawaii é fofinho Cut Cut aquilo que dá vontade de apertar mas é muito mais do que isso aí também é um movimento uma cultura uma subversão dos jovens uma apropriação do mercado e também um jeito que o governo
japonês usou para manipular a cultura Mundial para construir uma imagem sobre Japão você fazia ideia disso pois é esse é o assunto do nosso vídeo de hoje essa é uma história de culpa delito mercado capitalismo tardio e muita fofura se você gosta desse tema já deixa seu like aqui embaixo para você não esquecer depois comenta aqui e fica até o final do vídeo S né Espero que você goste e bom Episódio então né É bem difícil escolher um recorde de tempo para começar esse episódio porque eu não sei exatamente o que você sabe sobre Japão
então eu decidi voltar lá pra Metade dos anos de 1800 quando o Japão ainda estava isolado na política de reclusão e vivia sobre o período do chogo Nato isso até a era meidi quando o Japão se colocou numa refundação na virada do século 19 pros anos de 1800 o país abraçou o capitalismo expansionista e entrou na moda aos olhos da Europa Quando passou a buscar um imaginário de nacionalismo japonês um modo de ser visto pelo mundo o Imperador japonês intensificou a presença do país em eventos internacionais principalmente em exibições de it numa tentativa de atrair
o público ocidental para suas belezas e outras coisas nem tão belas assim três conflitos marcaram a partir de 1905 o período de expansão imperialista ou o domínio de territórios a guerra russo-japonesa a guerra da Coreia e o massacre de nankin na China que mantiveram Os territórios chineses e coreanos sob o domínio do Japão até a segunda guerra mundial o que deixou marcas profundas na população desses dois países então ao mesmo tempo que o mundo admirava o Japão sua tecnologia de guerra e a sua arte Zen havia um medo a mistura do confusionismo com o conservadorismo
alemão tornaram o Japão aquilo que o mundo passou a chamar de perigo amarelo que já falamos algumas vezes aqui no canal o mundo se perguntava como o Japão tem tanta força sendo um país tão pequenininho até onde o Japão vai dominar a Os territórios seria o povo asiático um povo inferior de pensamento mesquinho Essas eram perguntas que rodavam o início do século XX a Segunda Guerra Mundial serviu para amedrontar ainda mais a Comunidade Internacional contra o perigo que o Japão representaria para o mundo Japão aderiu o eixo e junto com a Itália a Alemanha fizeram
o estrago que você já conhece eu não preciso repetir e enquanto se juntava ao eixo no Censo comum o Japão fazia uma autopropaganda de si enquanto herói da humanidade após a detonação das duas bombas a atômicas que o Japão foi destroçado o país passou a buscar aquilo que o historiador japonês yoshikuni garash chama de narrativa fundadora do pós-guerra japonês que tirava o país de uma potência militarista imperialista para ser um país Pacífico Pacífico Mas de fato Se você olhar na carta do Imperador e na renúncia do japonês no pós-guerra você vai ver lá que realmente
o Japão Promete nunca mais ter armas ter exércitos e não invadir mais nenhum país Aham no entanto segundo garach Diferentemente da Alemanha que Assumiu a responsabilidade e buscou se desculpar pelas atrocidades da Guerra o Japão nunca fez o mesmo com ninguém ao contrário o Japão se preparou direitinho para olhar no fundo dos olhos do mundo e dizer Poxa mas eu sou o Japão eu sou tão Kawaii eu sou tão pequenininho Então como a gente vai falar muito sobre o soft Power japonês talvez tenha gente lá em casa que não saiba o que é Hard Power
e soft Power e eu queria que você desse uma definição bem breve pras pessoas entenderem ou até mais do que isso também dizer porque eu vejo que os críticos às vezes dizem que não existe mais essa coisa de soft Power que isso já é uma leitura ultrapassada pós que pós guerra fria não faz sentido eh Você concorda com essa visão não não concorda como é que é bom primeiro acho bem bacana começar com os aspectos teóricos porque assim a gente pode discutir a validade ao longo do tempo mas elas acabam nos dando parâmetros de análise
né a gente pode criticar Qual forar mais ou menos né Então nesse aspecto eu sempre Considero que retomar alguns conceitos pra gente poder começar a conversar é bem bacana né E no caso o Hard Power era um conceito como você mencionou da época da guerra fria que tinha muito a ver com poder militar em particular né Então as relações de poder entre os Estados Unidos e ex União Soviética eles eram medidas pela quantidade de ogivas que se tinha né então quando e era uma quando se falava de corrida armamentista era contar ogivas nucleares quem tinha
mais ogivas nucleares então assim sendo bem simplório era essa forma que se contava Quem era mais poderoso os Estados Unidos ou aão Soviética ao ponto de Em algum momento se discutir quantas vezes os dois países poderiam destruir o planeta terra né então assim não ia sobrar ninguém porque assim era tanta bomba tanta jiva nuclear eh Então esse é um aspecto mas um outro ponto que acho que é importante quando a gente fala de eh Hard Power é o aspecto econômico que também está dentro do Hard Power apesar de não aparecer né algo tão concreto como
as bombas né mas a economia ou o poder econômico também é um fator considerado na teoria como um Hard Power Então quem tem mais poder econômico costuma ter mais poder de influência né acaba conseguindo ter mais influência bom e o segundo ponto que é o soft Power então acabando a Guerra Fria lá em 89 aquela do mundo de Berlim depois 91 a dissolução da unão Soviética começou a se perceber que eh o poder militar não era mais o elemento Central para se pensar as relações internacionais porque não se pensava em ter uma guerra e uma
disputa eh Intensa como havia na época da guerra fria e aí se pensar bom Como é que os países vão se influenciar então e aí começou a se perceber E aí eh o nai né que é um eh teórico americano norte--americano percebeu que eh havia muita influência no mundo por parte especificamente do Japão né E aí essa influência se dava não é porque Japão ti armas militares at eh até porque Japão tem restrições constitucionais que não pode eh resolver essas questões eh internacionais por meio de armamentos do seu exército mas Japão tinha muita influência no
mundo por meio das suas produções culturais aí nós temos por exemplo o mangá né que são as revistas japonesas a animação o anime eh a música né o o jpop e por aí vai eh e isso realmente era muito forte e até hoje se a gente pensar no mundo hoje quanto nós temos de animação rodando pelo mundo e muitas vezes a gente assiste ou as crianças assistem e nem sabem que é japonês porque às vezes passa uma repaginação né e mas algo que acho que em torno de mais de 50% a 60% da animação no
mundo é uma animação japonesa Então temos que rec considerar que o Japão ainda continua sendo um ator importante na produção e cultural mundial é o início do período chamado de National branding o National branding é um termo utilizado em relações internacionais referente à construção de uma marca de marketing para promover positivamente a imagem de uma nação pelo público estrangeiro a tese do Japão é que ele sempre foi tecnológico fofo e uma grande vítima de tudo e então como uma espécie de honra pela derrota aos Estados Unidos e até com uma herança do período Samurai segundo
alguns historiadores o Japão passa a se colocar numa posição de submissão e infantilização pra cultura norte-americana partindo desse pressuposto de infantilização e submissão é que começamos a chegar cada vez mais perto para entender como o Japão chegou até o tal do Kawai mas a gente já vai chegar Nisso porque ainda Temos que falar de Economia nesse período o Japão concluiu que o caminho para prosperar era colar no capitalismo dos Estados Unidos e criar uma dependência político eeconômica do país sim criar dependência do país que tinha acabado de tacar duas bombas na sua cabeça em termos
de guarra fria os Estados Unidos se preocupavam muito com aquele território primeiro por causa do avanço dos soviéticos sobre a Ásia e depois porque o próprio Japão começou a ter uma população cada vez mais interessadas em comunismo E aí o Governo dos Estados Unidos manda um General da Marinha de nome Mc Arthur para governar o Japão por 4 anos o exército japonês ficou todo Submisso às ordens Americanas para daí sim conseguir destruir as coreias alinhado a esse fato o Japão passou a aplicar técnicas de comunicação e criação de marketing para se autopromover esse National branding
foi composto de seis dimensões mexendo turismo exportação governo investimento imigração cultura história e pessoas e a maior doideira é que se você gosta hoje de Japão a culpa é desse projeto deu muito certo não é e realmente de 65 a 75 99% de crescimento econômico e lembra que eu falei no vídeo das coreias que quando um país queria mandar um recado pro mundo e mostrar que ele estava se alinhando ao capitalismo ele fazia questão de fazer uma olimpíada foi isso que rolou no Japão ainda em 64 Tóquio sedia as Olimpíadas mas como o professor Fernando
pureza cita em seu livro História da Ásia que foi lançado o ano passado e você deveria dar uma conferida o Japão dois pontos nunca passou por nenhum milagre econômico o que existiu foi uma pressão gigantesca em cima de trabalhadores e trabalhadoras e o massacre da organização de estudantes que era fortemente reprimida quando protestava contra qualquer coisa do governo japonês isso porque se internamente o Japão reprimia sua população externamente Ele pensou bom eu sou muito bom de guerra aliás eu sou muito bom de Tecnologia de guerra fazer arma paraa exportação mas Guerra Não tá vendendo muito
não tá em alta já sei tira a guerra e deixa só a tecnologia é o momento do Japão tecnologia de exportação é é o chamado mukok Seek literalmente sem nacionalidade sem cheiro ou apátrida ou seja tirar o rótulo de japonês dos produtos para se maquiar e vender melhor porém o país passou a fazer muito sucesso com as suas tecnologias chamadas de hard technology periféricos computadores impressoras toca fitas televisões e carros mas sobretudo câmeras câmeras câmeras câmeras que formaram um primeiro Imaginário do japonês pós-guerra japonês com a câmera no pescoço Exatamente é político japonês com a
câmera aquele japonês com camisa Florida chapeuzinho coco e câmera no pescoço até isso é um estereótipo político e isso fez com que as pessoas se reapaixonar pelo Japão passassem a vangloriar o Japão Romantizar o país é o período chamado de nihonjin jiron ou japonês cidade uma busca pela Essência japonesa se é que essa Essência existe de fato uma série de estudos sobre o Japão apoiados pelo governo japonês e pelo governo americano como propaganda para disseminar uma imagem limpinha e correta do Japão pelo mundo a partir de muitos centros de pesquisa oficiais que foram estabelecidos E
pregados por aí afora um mito do Japão unido como uma homogeneidade racial social cultural como se os japoneses fossem inteligentes especiais diferentes do resto do mundo frutos de uma sociedade singular que apagava todas as contradições e conflitos do próprio Japão e esse rótulo de Capitalismo japonês o mundo vai formando um novo discurso de de um povo produtivo dedicado limpíssimo e que até Vejam Só limpa estádio de futebol Olha como eles são um povo superior tudo projeção purinha do ocidente sobre o Japão isso foi chamado nos Estados Unidos de era made in Japan internamente no entanto
o país não estava nada [Música] fofinho nesse momento que o Japão crescia muito nem todos os japoneses ganhavam com isso aliás muitos grupos que eram Discriminados passaram a ser ainda mais Discriminados dentro do Japão teve os buracom min grupo japonês tratado como casta impura teve a invasão de okin fora os chineses e coreanos que trabalhavam no Japão e começaram a sofrer muita perseguição isso fez com que a primeira geração filha dos que viveram pós-guerra foram Uma Geração muito envergonhada que viviam diretamente os efeitos da ação dos seus pais e avós a partir da década de
60 começou a rolar entre os jovens um sentimento de que os adultos japoneses eram malfeitores desonestos e que era preciso se desgarrar dessa imagem É nesse período que nascem os movimentos Operários trabalhadores e estudantes do Japão e uma tal esquerda japonesa Vejam Só vocês começa a ganhar força Principalmente quando do nascimento do movimento estudantil japonês isso porque se a gente pensar em educação nesse momento o Japão estava importando diretamente dos Estados Unidos Aquele modelo de educação que é conhecido hoje por ser do Japão os exames tipo vestibulares para entrada nas universidades japonesas são conhecidos até
hoje por serem cruéis com os alunos e destruírem a mentalidade do jovem logo aos 18 anos e já desde lá do início é que começam os primeiros protestos contra esse modelo disfuncional de educação o zeng g koren movimento estudantil japonês fizeram protestos gigantes e chegaram a ter 16 milhões de adeptos no movimento eles protestavam pra ideia do slogan que rodava no Japão que protestavam Contra esse modelo formador de gente pro mercado e que só criava dois tipos de adultos japoneses de um lado o Logan boa esposa e sábia mãee que resumia a visão do papel
das mulheres na sociedade e de outro os homens também não estavam nada bem porque tinha como opção viver o tal chamado salary Man um ideal de ser corporativo e um ideal de masculinidade calcado no trabalho o salary Man tinha jornadas enormes pouquíssima socialização entrega de submissão total a sua empresa e ao seu chefe e mal conseguia participar da família ou seja tava ruim pros homens pior pras mulheres zoado pros mais pobres horrível para os imigrantes todo o Japão estava passando por um caos e se os anos 70 foram de protestos no mundo todo no Japão
também não foi diferente Alguém precisava protestar contra essas coisas do Japão propor um tipo novo de sociabilização e sim nós estamos chegando neles apenas uma identidade jovem e revolucionária poderia surgir no país para balançar as estruturas econômicas e políticas sim elas as meninas revolucionárias do Kawaii Nani sim o Kawai começou como o movimento estudantil subversivo e revolucionário ah essa ninguém sabia mas não adianta eu falar desse poder político e subversivo do Kawaii sem antes entender o que o Kawaii significa pro povo japonês e a visão que nós temos e é vendida para nós aqui no
Brasil sobre o que é o tal do Kawai é preciso falar sobre o que é fofura coisas fofas uma ci da fofa Então segura aqui a história do Japão hisa das subversivas das kaw que a gente vai abrir um pares falar ele quer ser uma Lolita Mas ele tem um problema el sua muito Ah acho que ele teve uma ideia tomar um chazinho [Música] sim mais uma vez ela voltou com as suas camisetas do Futuro insider Tech t-shirt High technology e a oportunidade de sempre só a insider consegue fazer o seu criador de conteúdo se
vestir de Lolita para pagar as contas e usando cupom norm 12 você ganha desconto em toda a loja esse mês e ainda garante a nossa parceria de continuar por muitos anos agora o mais importante sabe o que a insider tem a ver com kaai exatamente nada eu acho que foi ciência do fofo o que que é fofo pra ciência o detector de fofura que temos dentro de nós tem uma barra muito baixa pra ciência qualquer coisinha que você vê que tem o cabeção grande olhos gigantes ou brilhantes ou qualquer coisa inha meio apertável que você
já vai achar super fofinha guarda isso foi pensando nessa tese que em 1943 um dos Pais da etologia desenvolveu a teoria esquema bebê criança para entender o que que os seres humanos realmente acham fofo sim ciência da fofura e ele chegou nessa tabela aqui nós achamos fofos olhos grandes e redondos cabeças gigantes comparadas ao corpo buchechas cheias queixos pequenininhos e conseguimos transportar essa fofura para outras coisas além de humanos achamos coisas fofas animais fofos brinquedos personagens é diferente da beleza a fofura é aquilo que mantém as formas arredondadas brinca com o desajeitado só que nada
disso ainda contempla o Kawaii o Kawaii é ainda mais beleza a melhor tradução que a gente tem para Kawaii realmente é fofo mas Kawaii é muito mais que fofo porque Kawaii compreende também vulnerabilidade compaixão desamparo submissão e Inocência no dicionário japonês Kawai também compartilha as mesmas definições de itaw shi lamentar aeki amável sakut utsukushi pequeno e Belo Então antes de existir o Kawaii no Japão porém havia a palavra utsuki que nasceu no livro dos travesseiros livro escrito pela dama de corte do Japão lá nos anos 1000 e que L estavam as coisas que são utsuki
um rosto de bebê escrito em um melão crianças usando kimono folgado pintinhos Pardais móveis de boneca ovos de pássaro potes de vidro tudo isso priso achar além de anime [Música] falando Professor mostra que Kawai é diferente de fofo porque muitas coisas compõem esse esquema Kawai como cor do ambiente sorrisos e por exemplo olha para isso aqui essa imagem aqui é fofa mas Kawai EA aqui Kawai masa TRS categorias básicas o Kawaii ergonômico o Kawaii romântico e o gracioso o Kawaii ergonômico é ligado à maciez de um objeto tipo um bichinho de pelúcia já o romântico
é aquele mais subjetivo quando você quer cuidar de um objeto sabe e o gracioso é aquele que é ligado ao infantil ao Puro ao inocente ao dinâmico e isso nem todas as vezes é positivo mas nós já vamos falar sobre isso Resumindo em forma menos científica Kawai é tudo aquilo que gera Oh ele é tão Coitadinho e apert em resumo esse coitadismo não é algo bom nem ruim e o Kawaii é aquilo que fica pairando no ar com o significado que pode ser positivo ou negativo dependendo do tipo de uso entendeu a ciência do Kawaii
Ok Então fecha o parênteses e vamos voltar pra história do Japão e o movimento estudantil falar das kawaiis revolucionárias que a gente já estava falando há pouco a ebulição Estudantil do Japão Foi gigante 150 universidades par na década de 70 ou 41% das faculdades do país passaram por algum tipo de greve ou foram ocupadas por muitas coisas desde a crítica aos processos seletivos até o sucateamento do ensino ou manifestações de postura contra a Guerra do Vietnã que o Japão obviamente tinha assumido lado dos Estados Unidos mas veja os protestos japoneses não eram iguais aos protestos
americanos europeus ou brasileiros se a estética por aqui costuma ser agressiva e ligada aos movimentos de punk anarquismo e comunismo no Japão a estética precisava ser outra e antes de de chegar ao Japão agressivo os primeiros protestos foram ligados a folk music as mitologias do país e o movimento Kawaii se inseria dentro desses movimentos de contracultura questionavam a visão do Japão conservador e o Kawaii como conhecemos Hoje nasceu na chamada escrita marumi ou Buri kodi A falsa escrita infantil é assim tradicionalmente a letra japonesa é bem mais quadradinha e o que as estudantes japoneses passaram
a fazer era arredondar essas letras e colocar uns coelhinhos aqui uns coelhinhos ali e sabe o que aconteceu os velhos japonêses não conseguia mais ler as letras começaram a ficar desesperados e isso virou um código entre os jovens as estudantes passavam a trocar a marum modia entre si para marcar protestos fofocar entre os professores falar mal dos pais ou coisas do tipo e a coisa ficou tão absurda que o governo japonês passou a proibir marum modi por um tempo sim a escrita fofinha foi perseguida pelo governo japonês por causa de medo revolucionário doideira né estima-se
que até 5 milhões de jovens aderia ir a escrita marumi nos primeiros anos a preocupação do governo é claro não era com o Kawai em si mas com a força da comunidade jovem e crítica que se juntava a partir do Kawaii a crítica era para se manter Kawaii e lend do mangás choju mangás criado para mulheres e meninas e que discutiam temas femininos muito atuais para aquela época e isso faria parte de uma negação aos tipos japoneses sociais possíveis de ser C Kawai era subversivo porque era uma proteção pra vida adulta um escape e também
um desejo de voltar ou permanecer num estado de Infância negar esse tipo de Japão que estava proposto aos jovens então a aparente Inocência do Kawai até Essa época na verdade era subversiva assim as mulheres abraçavam a inocência Kawai consumindo mercadorias fofas para poder se negar aos seus papéis como esposos e mães como uma forma de protesto no Japão primeira fase do Kawai era para se ver livre das responsabilidades da vida adulta e Neste contexto Por incrível que pareça o movimento discutiu gênero padrões de trabalho incentivou o consumo feminino e surgiu como um movimento de mulheres
ajudando a combater rigorosas divisões de gênero na sociedade japonesa daquele período quebrando alguns paradigmas e expectativas sociais porém essa fase de Kawai subversiva durou pouco com a moda do movimento Kawaii crescendo cada vez mais e a política e o mercado preocupados com isso um passo aconteceu para quebrar esse movimento virou consumo mercado traço de personalidade E aí a coisa se perdeu chegando no movimento Kawai como conhecemos hoje o Japão percebeu que a melhor forma de combater o Kawai subversivo era abraçando Kawai e transformando em mercadoria produto e incentivando o consumo exacerbado como traço de identidade
de um país Primeiro de tudo assim para quem não entende qu Japão já tá crescendo extrema direita num país que é dominado pela direita Desde sempre sempre sei lá desde sempre pós morte de shinz zoab me parece que a Extrema direita cresceu mas também cresceu um movimento jovem de resistência de esquerda minúsculo ainda no Japão e eu queria ouvir um pouco de você dessa parte do Japão esse Japão contemporâneo pós tudo isso que a gente falou tentando se entender no mundo e num momento de baixa também porque o Japão também não tá no seu melhor
momento econômico no seu melhor momento político pergunta simples é como é que vai o Japão contemporâneo Japão atual o que aponta pro futuro ou não uma coisa que eu tenho acompanhado muito é o que eu acompanho assim do Japão é o movimento de ceg contemporâneo eu dei aula numa escola brasileira online para filhos de decque o Japão é assim é tem toda essa coisa muito é o ás do neo liberalismo é super extrema direita mesmo eu não sei como isso pode mudar mas eu acho que tem muitos movimentos sempre tem sempre tem no sentido assim
acho que eu tô entendendo tipo a base desse país historicamente é fundada em guerra imperialismo fascismo e direita como é que você vai simplesmente refundar esse país é nesse sentido que você tá dizendo assim a gente tomar a história do nosso país para tentar imprimir um discurso de nação a gente vai voltar para trás um país imperialista racista e os [ __ ] né Acho que sim mas eu é isso assim quando eu também tô falando assim sempre tem resistência então é tipo não é só isso né a base toda a estrutura tem vai ter
vários feixes que podem ser assim como as coisas são transformadas e cooptadas para um rolê horrível tem coisas aí que também podem ser transformadas em coisas incríveis e transformadoras né sei lá tipo não sei se tem a ver mas ah as kpoper comprando zoando todo o comisso do trump né então posso falar né do Japão eu não pesquiso não acompanho mas eu acho que esse é o ponto assim como a gente encontra e olha pras coisas que existem a gente não tem controle porque a coisa estrutural a gente consegue reapropriar e transformar e significar é
porque aí também é sempre isso assim é muito difícil também falar de Japão a gente que é brasileiro porque e a gente acaba falando Ah mas será que a gente tá colocando uma coisa que não é tamb tem projeções nossas quando também Kawai assim Kawai por exemplo é estupo sim é isso é assédio é tipo quando pesc aí assim mano eu lembro as minhas amigas em Oka elas contavam tipo você pendura seu uniforme da escola no varal daqui a pouco não tem mais porque algum tarado foi lá e pegou mas também é ó quando você
tá no trem no Japão e tem um aviso falando não moleste as meninas não não não sabe isso é o jeito de tentar transformar de algum escrut mas sim mas dentro do que temos o que podemos fazer nesses movimento sei lá gente como a gente esquerdista V se [ __ ] eu acho que tem muito yokin em relação às bases O povo ainu tá fazendo muita coisa e a galera também que o queor sabe que foi tipo processado porque ele escreveu okin Notes que ele falava o exército Imperial japonês obrigou os okin anos se suicidarem
em massa em 2000 e pouco quase tipo 2010 ele ganhou o processo o exército processou ele exist de 45 foi banido porque o exército processou ele falou você não pode falar isso do exército japonês Então são esses sabe eu acho que esses movimentos entendi muito bom porque né se você não esqueceu do começo do vídeo nós estamos na era do Japão fazendo o seu National branding lembra e agora ao invés de ficar apenas na hard technology o Japão avançou pra soft technology um imaginário de Japão inocente que nada tinha feito e ao invés do perigo
amarelo agora era o Japão Kawai e muitos escritores apontam que nessa nova fase o governo se apropriou do Kawaii e usou a fofura abre aspas para suavizar a sociedade e as relações de poder e apresentar a autoridade sem ser ameaçadora E é claro um movimento gigante de mercado passou a ocorrer as fábricas do setor de papelaria com a personalização do estilo único de caligrafia o marume explodiu o caráter empoderador e os temas femininos passaram a virar commodity produtos do novo capitalismo Japonês onde o Kawaii era a grande sensação do momento e do ponto de vista
da psicologia social o Japão e o japonês passaram a incorporar o Kawaii para dentro do mito fundador japonês tudo no país passa a ser visto como Kawai as montanhas são Kawai os grandes e belos Campos de arroz Kawai os produtos Kawaii e eu já cheguei naquela parte do vídeo que eu falo tantas vezes a palavra Kawaii que já tá muito estranha mas vamos em frente paralelo já não aguentava falar mais uma hora lá gravando o bagulho paralelo paralelo par paralelo através do mesmo afeto a fofura Mas com o sinal invertido em um país onde a
vida cotidiana é caracterizada pela formalidade e pelo comportamento fechado a fofura assumiu uma poderosa fonte de intimidade entre os japoneses Ou seja a fofura aproximava os japoneses entre si o marketing passou a ver o poder desse mercado e dessa estética Kawaii e passou a transformar isso em símbolo Consumista do Japão pois tudo que possuía características consideradas fofas vendiam mais então foi Kawaii para todo lado o Japão passou a virar um grande demais de fofura todo produzido por só uma empresa e uma grande representante é a febre da Hello Kitty e da empresa sunan hu a
empresa mais fofa do mundo e esse capítulo poderia se chamar eu odeio a Hello kitt a companhia sunan Hill é uma empresa japonesa que projeta licencia e produz produtos com foco no segmento Kawaii iniciada lá em 1975 após a febre que a gente tá falando mas hoje espalhada por mais de 72 países a sanru domina o mercado da fofura com a Hello Kitty mas também tem outros personagens como a Melody o kuromi o Maru o keropi e mais de outros 400 outros personagens super fofinhos essa fofura toda gera pra San Rio na data de hoje
que tá longe de seu período de auge dos seus negócios 2 bilhões de faturamento anual só de coisas fofinhas a Hello Kitty inclusive por muitas décadas foi a segunda maior franquia mais rica de todos os tempos pedendo Vejam Só vocês para Pokémon e máo dois produtos fofíssimos e japoneses a Hello Kitty é um case de sucesso ela literalmente foi feita para ser o Mickey do Japão segundo a própria empresa a grande intenção era conceber um gato japonês a imagem da Hello Kitty Kawaii é o sonho de que todo americano Espera de um japonês Claro sem
boca sim desde criança é isso que me incomodou como é que eu vou gostar de um bicho que não tem sentimentos não tem boca e isso é uma estratégia política de venda segundo o site da sanil a Hello Kit não fala japonês não emite sons não fala e isso é excelente por qu segundo a empresa ela serve como uma caixa de sentimentos da pessoa que compra Hello Kitty Eu odeio a Hello Kitty não só porque ela não tem boca ela não pode comer morder uma mamilo ou um dedo mandar alguém se [ __ ] ou
lamber as coisas ela não tem sobrancelhas ela não pode ter raiva ela não pode ficar feliz ela não consegue nem coçar os olhos a Hello Kit não tem garras não tem presas não tem voz e é tudo o que os Estados Unidos sonharam e isso deu Tão certo que virou política oficial o gabinete do primeiro ministro passou a ter seu próprio conselho de promoção cultural e uma pasta chamada Ministério do Kawai a culinária Kawaii por exemplo chegou com tudo no final dos anos 80 e dura até hoje a produção de comida focada em tons pastéis
balas suaves de leite produtos pouco açucarados e com estética completamente infantil movimenta muito dinheiro pra indústria japonesa no Japão não tem propaganda que não tem um rostinho fofinho para te vender mais na música a cultura Idol do k-pop surgiu na verdade do jpop dos anos 80 o governo passou inclusive inus a nomear embaixadoras com o título de comunicadores da moda e cultura Kawaii pelo mundo ou chamadas embaixadoras do Kawaii um dos grandes exemplos promovidos pela indústria e pelo governo foi da cantora Seiko Matsuda e o seu pop Kawai Seiko foi uma das primeiras aidos do
Japão e a sua estética bem na televisão ela vestia roupas de criança fingia tropeços ficava Rosa de vergonha chorava e ria toda fofinha todos os 23 singles lançados entre 80 e 88 se transformaram em hites no a partir desse momento o que predominou no senso comum Kawai foi essa visão distorcida para mercado o que vale agora é uma nova fórmula de padrão o padrão fofinho mulheres pequenas com conversas infantis Modas em tons pastéis que amam artigos de papelaria fofos animais fofinhos e são Vejam Só vocês alienadas politicamente esse consumo exacerbado de Kawaii e de infantilização
sem nenhuma reflexão do que isso significava fez com que o Kawaii entrasse para lados cada vez mais obscuros e esse era um cartaz comum que tinha nos poes japoneses oferecendo prostituição usando estética Kawai esses caminhos obscuros do Kawai no final dos 80 início dos anos 90 trouxeram uma crise Ao estilo e a sun hu quase desapareceu das lojas porque a moda estava passando a partir dessa época o consumo de Kawaii passou a ser uma experiência cada vez mais confusa misturando hipersexualização infantil fetichismo mercadorias voltada para países orientais e o aumento do Turismo sexual focada na
indústria da da prostituição Kawaii até a primeira metade da década de 90 o Japão também viveu aquilo que ele chamou de década perdida uma crise econômica muito grande e já não tinha mais Kawaii para responder politicamente Talvez o exemplo mais claro do que eu possa te dar do que o Kawaii foi transformado nessa época é quando aconteceu a morte do Imperador hiroito o Imperador aquele que fez Guerra ao lado de Hitler quando morreu saiu na TV e ganhou um protesto de meninas japonesas chamando o Imperador de fofo Kawaii o Imperador amigo dos nazis Kawai tá
entendendo a força política que tem para amenizar um discurso que transformar as coisas em fofura tem se você não tá entendendo o governo japonês entendeu a partir de então misturar política e Kawai para suavisar uma situação passou a ser usada é a vez e a Era dos Uruara ou os mascote Kawaii mascotes feitos para esconder uma política sanguinária de forma tão fofinha sim urutara não tem no Japão nenhuma grande empresa nenhum partido político nenhuma política pública que não tem os seus mascotes para convencer todo mundo que aquilo ali é fofinho esse aqui por exemplo é
o kumamon o grande vencedor dos bichinhos fofinhos japoneses Sim e eu digo grande vencedor porque o Japão leva isso tão a sério que todo ano tem uma Copa do Mundo dos bichinhos fofos os yuru tara Grand Prix e o kumamon é o recordista da fofura esse urso preto das bochecha vermelha foi criado pela prefeitura de kumamoto para atrair turistas da região gerou 1 trilhão de os pra cidade de kumamoto que deve dar uns 250 e tem um efeito Poderoso em que ama coisas fofinhas sério Olha só para esses produtos aqui com um rostinho fofo tudo
não ganha alguma personalidade os produtos não se humanizam as coisas não parecem muito mais inocentes quando são coloridinhas tão pastel Então é assim por isso que o kumamoto Olha só esse vídeo é todo desajeitado isso é proposital é isso que faz gerar empatia pelo coitado e que talvez explica inclusive porque nós amamos O dolinho o dolinho é desajeitado o dolinho é tosco e o dolinho se tivesse no Japão seria Kawaii o Fofo é um produto que pode vender para todas as audiências e se você não viu o problema nisso Vamos ser mais claros esse aqui
são os gigantescos porta helicópteros da força de autodefesa do Japão que metralham gente Mas de jeito tão fofo tão Kawaii lembra que eu falei da carta De rendição lá no começo do vídeo ninguém falou nada sobre eles serem sanguinários de maneira Kawai pelo mundo esse sentimento de suavização e diversão em torno do exército Parece até um deboche para lidar com as questões mais tensas com a China e Coreia então no começo dos anos 2000 alguma coisa precisava ser feita para recuperar essa força do Kawaii tirar ela da coisa apenas da prostituição e tornar ela de
novo um produto vendável E só um personagem seria capaz de trazer a força do Japão de volta pro mundo mais uma vez o Mário que Mário o Mário da Nintendo Claro aplicando mais uma vez a tática de muso O Mário é a mistura de um italiano branco feito ao formato japonês Kawai mas com personagens medievais princesas em seus castelos totalmente europeus Com uma visão americanizada a Nintendo nessa época abriu as primeiras franquias nos Estados Unidos e na Europa Dragon Ball Cavaleiros do Zodíaco Sakura Card Captors todos dentro da lógica Kawaii E é claro o principal
deles Pokémon cujo personagem principal um rato Amarelo gordinho das bochechas rosadas E que ao mesmo tempo é pistola para [ __ ] e mata todo mundo é a partir dessa época inclusive que o governo japonês passa a oficializar essa estratégia enquanto economia para salvar o país e não coincidentemente também é Essa época que aqui no Brasil começam os eventos de anime tudo é política meus amigos tudo é política em 2011 após as tragédias que assolaram o país lá do tsunami Você deve lembrar disso o Japão mudou ainda de estratégia e lançou uma outra coisa O
Chamado co Japan strategy para transformar como diz o nome o Japão em culinária conteúdo tudo do Japão passou a ser essa mistura entre o fofo e o tecnológico aquilo que tinha sido construído décadas antes então eu POD podia ficar aqui horas fazendo essa digressão e mostrando a dialética do Kawaii mostrar todas as tensões positivas e negativas que tem o conceito e aí é que tá o que os autores que estudam o Kawaii mostraram no final das contas é que o Kawaii é um paradoxo o Kawaii é um dilema pro Japão surgiu impulsionado por mulheres e
estudantes querendo quebrar estereótipos e padrões sociais ao mesmo tempo que foi apropriado pelo governo para gerar uma estética submissa e imbecilizado ao mesmo tempo que questionou o status quo do Japão também foi usado para aprofundar as desigualdades do capitalismo tardio japonês auxiliou mulheres a tomarem seu espaço e conquistarem o mercado de trabalho de forma empoderada ao mesmo tempo que também incentivou a hipersexualização infantil e acabou gerando coisas bem tenebrosas Então por último para você que quer manter a estética Kawai torne o Kawai subversivo novamente a revolução será Kawaii ou não será ah sobrou uma última
ponta nesse vídeo que você deve ter notado eu eu deixei passar de propósito e não mexi muito na parte de sexualização infantil e fetia criada a partir do Kawaii isso porque isso exigiria um episódio a parte Essa infantilização é usada muito até hoje na indústria do Mangá e do anime E para isso nós vamos fazer um episódio especial e o próximo episódio segura você aí e não fica pistola não tá é sobre você os otacos ai só tem uma última coisa eu preciso te lembrar que o normose tem custos e não são baixos não viu
Você deve ter percebido que esse episódio foi um episódio ial que a gente se dedicou foi à Rua gravou com professores gravou com pessoas viajou até São Paulo para ter todas as imagens que você viram aqui no vídeo então por favor se você quer manter essa qualidade do nosso trabalho nos apoie assine o nosso catars que é o que tá fazendo tudo isso aqui existir ou se você não tiver possibilidade financeira não tem problema só participa com like Com inscrição com sininho e eu tenho certeza que você tem algum amigo que você lembrou ao longo
desse vídeo para enviar para ele faz isso para nós faz toda a diferença Tá certo tá suave então então beleza te encontro semana que vem nas lives por aí esse assunto vai continuar ao vivo no nossos cortes eu espero te ver em breve kott beijos tchau e fous mais no microfone para esse vídeo eu quero adicional de salubridade incluindo liberdade de domingo na [ __ ] do do café de made É culpa dele então faz o pix aí para nós a gente aguentou os otaco acabou i
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