JEAN JACQUES ROUSSEAU E SUAS CRÍTICAS FILOSÓFICAS

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Parabólica
Entenda a Filosofia de Jean-Jacques Rousseau, um dos mais importantes iluministas, para o ENEM e dem...
Video Transcript:
e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do parabólica e vão mais a obra mais uma aula de filosofia hoje a gente vai fechar o ciclo dos iluministas aí pelo menos dos grandes nomes do iluminismo a gente vai falar hoje sobre russo já jaczko sotaque eu eu achava eu chamo ele de filósofo metralhadora e eu vou explicar pra vocês daqui a pouco porque certo então já se inscreve no canal sendo for inscrito bate a mão no microfone aqui e há aquela curtida maranhão ficou
olhando aqui para ganhar dela aquela curtida para ajudar o canal a crescer e ajudar a divulgar o canal já que a gente teve de filosofia sociologia história geral do brasil para quem está chegando agora é conteúdo completo oprah e nem vestibular está sozinha aqui no canal parabólica certo vamos falar então do russo já cruzou o filósofo que nasceu em genebra na suíça lá no século início do século 18 mas viveu grande parte inclusive na frança na coladinha e frança suíça e os ou ele é considerado um dos grandes nomes do iluminismo um dos grandes nomes
de domínios mesmo a fazer as suas críticas defendia a idéia de se buscar uma razão mas fazer suas críticas ao absolutismo e eu chamo ele de filósofo metralhadora porque ele metralha todo mundo com idéias não só absolutistas mas ele metralha assim ele que faz críticas e propõe debates inclusive com pensamentos de outros iluministas como é o caso por exemplo de um lock como é o caso de voltar de do próprio montez que mas principalmente um lock o bloco vai estar bem na tabela na cola das idéias de john locke a gente vai perceber isso por
isso eu chamei de metralhadora ele saia tirando suas idéias né e por conta disso e vão perceber nessa aula que ele é considerado o mais radical dos iluministas ele faz críticas ao absolutismo mas ele também faz críticas à burguesia iluminismo movimento que surgiu no seio da burguesia do século 18 da burguesia tanto inglesa quando a burguesia francesa ele vai fazer suas críticas à ideia do russo vai influenciar muito bem movimentos importantes do século 18 como eu posso estar aqui pra vocês a revolução francesa uma uma parcela bem mais radical da revolução francesa porque ela é
muito mais ampla mas se tem uma parcela bem radical que vai ter uma influência do russo ea gente pode até considerar que as suas idéias influenciaram a revolução haitiana que a gente já falou que no canal também sobre o caráter popular o caráter extremamente radical da revolução haitiana é que fez o haiti se libertar seus escravos se separar da da da frança deixou de ser colônia francesa o russo inclusive ele era contra a escravidão então a gente vai falar dele aqui há uma um ponto a se destacar é que sempre quando a gente vai falar
do russo a gente também pega um pouco na sua vida né porque erros ou ele não era nobre mas ele não foi não foi um filho da pobreza ele tinha sete de certa forma nascido dentro da burguesia ele teve lá algumas amantes e ele teve seu nome ganho cinco filhos e ele deixou seus cinco filhos no orfanato e isso embora nunca mais voltou não tenho certeza se pode deixar nos comentários essa parte biográfico de vôos ou então muitas pessoas vão falar ele escreve um monte de coisas sobre isso ele fala sobre educação na sua obra
também moral e educação e ele faz isso com os próprios filhos então você a gente vai pegar todos os filósofos todos os pensadores as suas vidas são dotadas de contradição assim como nós também somos dotados então a gente precisa também é compreender que o que a gente vai analisar aqui é a obra do russo a gente não está fazendo um trabalho biográfico do russo que a gente pode discordar totalmente o que ele já fez durante sua vida como a gente discorda de outros tá então a gente vai falar sobre a obra filosófica dele não um
trabalho biográfico tá aí pra vocês verem esse conceito esse apelido que eu dou de filósofo metralhadora a gente já começa falando sobre o conceito de estado de natureza e liberdade para já que o sus ou que aí ele vai bater de frente com o filósofo do absolutismo que a gente já falou que é o thomas hobbes da sua obra o leviatã thomas hobbes ou só pensa bem diferente do hobby nesse sentido hobbes ele acreditava que o estado de natureza o estado de natureza pra quem não sabe tá a gente já falou diversas vezes aqui mas
às vezes está chegando agora no canal se ainda não têm esses conceitos ainda bem estudados o estado de natureza seria um estado sem a a formação de lei sem a formação do governo a formação de um corpo social certo pro thomas hobbes filósofo do absolutismo que vem aí um século antes de erros ou pouco mais que isso o thomas hobbes acreditava que nesse estado de natureza nós vivíamos em completo estado selvagem de guerra onde cada ser humano né ele usa o termo homem mas não entender como ser humano é tem a sua origem a maligna
você nasce mal tá então se você colocar num lugar assim sem nada sem interferência de lei sem interferência de ninguém você por natureza e mal com isso por hobby está então você vai fazer maldade com outros você vai utilizar de argumentos para poder decretar o fim do outro né de certas ford certa de várias várias formas next jobs fala isso vários motivos também para acontecer isso o osso ele não defende essa idéia para o sul nesse estado de natureza o conceito que a gente usa aquilo que vai que facilita a explicação é que o homem
é bom por natureza tá eu até vou dar um outro conceito aqui mais pra frente o que eu acho mais interessante a gente pensar mas um homem é bom ele não pretende fazer mal aos outros neste estado de natureza nessa formação de um lugar sem leis porque porque ele é desprovido inclusive de vários sentidos para o russo inclusive da razão ele é desprovido da razão então enquanto ele vive nesse estado de natureza para o já discursou o ser humano ou o homem é como ele trata ele só quer usufruir da natureza para sua própria sobrevivência
os seus desejos têm a ver com que a natureza oferece então a gente está falando de se alimentar a gente está falando de beber a água a gente está falando de dormir de se proteger do frio e para o russo nesse conceito do estado de natureza esses fatores que a gente está falando esses desejos que a natureza oferece não fazem porque você marque outro não faz com que você seja uma pessoa má que vai de tentar derrubar o próximo ainda mais se a gente pensar que num período que a gente tá vivendo hoje a terra
tempo e recursos naturais que não são ilimitados mas que ainda há para todos certo então professor agente tarde com os nossos desejos que ele tem noção de acordo com a natureza ea natureza nossa o que a natureza nos propicia então não há necessidade essa teoria que o que está falando a gente vai chegar naquela teoria que a gente vai chamar de bom selvagem isso é interessante falar que você é um ser humano você é um ser selvagem e vida natureza com os desejos da natureza você não é ruim como o tomate ovos falar é interessante
falar que essa esse trabalho do russo esse conceito que o sol está dando influenciou o romantismo do século 19 é o romantismo que aquela idéia de trabalhar com com idéias é de bondade dentro por exemplo de comunidades né a isso chegou muito no brasil quando a gente fala no século 19 a literatura influência nas artes na literatura a idéia de a que eles colocam de europeizar por exemplo o nativo brasileiro que falasse ele é um bombonzinho a se você pegar por exemplo a obra de josé de alencar rua guarani peri né teria o bom né
é uma espécie de bom selvagem nesse conceito né é da natureza é um indígena mas ele é que sabe ele é bonzinho ele se até com os costumes europeus então esse é um conceito tá e aí eu falei para vocês que eu queria dar um conceito que acho que dá pra entender melhor essa idéia de bondade dentro do estado de natureza que o russo vai falar assim pra gente que esse bom selvagem quando conforme ele vai adquirindo a razão né a razão a ausência dessa razão faz ele ser bom ele buscar sua natureza mas quando
a um palco uma formação social que é onde ele vai chegando na razão que aí a gente começa a ter a proposta de se formar uma sociedade de fato e é esse ser humano que tinha sua liberdade plena ele era super livre ele passa agora da liberdade natural a entrar numa espécie de liberdade civil a razão vai fazer isso e aí aquela famosa frase que o pessoal adora falar pra explicar russo que o homem nasce bom mas a sociedade o corrompe é eu acho que o termo interessante pra falar isso é o homem nasce cruz
sabe esse bom aí pra explicar melhor ele é recrutado bom significa ir pra gente cru ele só busca as coisas da natureza certo os seus desejos da natureza e conforme ele vai se identificando pela razão ele consegue perceber o próximo o outro como seu alter ego ele vai se organizando em sociedade e é aí que a gente passa a entender eu sou como um dos três filósofos do contratualismo é aquele que define que existe ou existiu de certa forma um contrato social o contrato social seria uma espécie de governo de formação da sociedade que vai
formar o governo na verdade o apelo à sociedade de forma e escolhe os seus governantes ou escolhe a forma de governo tirando fazendo a transição do estado de natureza para um estado agora pautado na organização tá uma liberdade saindo da liberdade é natural entrando agora numa liberdade civil numa espécie de organização civil que não necessariamente liberdade para todos os outros filósofos que define o contrato social que a gente tem vídeo aqui são o thomas hobbes lá que defendia esse contrato social mas que resultaria no absolutismo e um que eu sou vai bater de frente nesse
caso basta diferente ideia está não pessoalmente até porque não se conhecerão acredito que não gostou ele é mais novo ele eles não chegam a ser contemporâneo quase contemporâneos que é o de um ok protoloco essa passagem do estado de natureza para um contrato social o estado proteger o loc deve garantir as liberdades individuais nem os direitos na verdade individuais que são segundo john locke a gente falou na nossa aula aqui que são direitos inalienáveis mesmo que eram três direito à sua liberdade direito a sua vida ninguém pode matar te prejudicar nesse sentido e direito aí
o principal direito à propriedade o estado deve garantir que você tenha direito a ter uma propriedade privada se houver condições o russo ou ele não está seguindo pra esse lado o professor esse estado social que está se formando tá saindo no estado de natureza e formando um estado um estado social não como através do contrato social deve garantir a liberdade de todos de certa forma a gente vai entender com que essa liberdade para o loc o fim desse contrato social ou ressurreição estado esse contrato social seriam as leis as leis são formadas até inclusive ele
era um parlamentar em inglês na formação da monarquia parlamentarista inglesa o russo não fala que são as leis o russo ou ele vai chegar um ponto que é muito importante esse termo que vocês guardem que é a vontade geral o russo ele fala assim que a gente tem que levar esse estado esse contrato social chegar num ponto que vai ser a vontade geral e o que é a vontade geral ele vai trabalhar com aí com a idéia de que essa sociedade ela é um corpo trabalha com a idéia de que a sociedade é um corpo
e esse corpo tem uma vontade geral e nessa vontade geral o senhor faz as críticas à propriedade privada do john locke porque a partir do momento que você tem propriedade privada você tem mais do que o outro porque nem todo mundo vai ter a propriedade privada na verdade a minoria vai ter a maioria vai ficar sem essa propriedade então isso gera desigualdade social porque você acaba tendo mais direitos do que os outros o russo não defendi isso então professor a vontade geral ela precisa pra gente chegar nesse ponto de uma vontade geral a gente precisa
eliminar essas desigualdades sociais então ele faz a crítica e áudio locke reparem que ele já criticou hobbies e agora ele tá criticando de um ok então a gente precisa eliminar essas desigualdades sociais tá pra gente trabalhar com a idéia de uma sociedade enquanto corpo e aí é muito importante que vocês entendam que o meu tempo ali é importante que vocês entendam no contrato social de ro sul nessa teoria da vontade geral o povo é soberano em suas escolhas é a vontade geral a soberania do povo é indivisível significa que você não relativiza essa soberania do
povo é o povo que escolhe para o sua então não há a sua vontade individual acima da vontade ela você pode ter a sua vontade individual para avançou mas ela não pode estar acima da vontade geral a vontade geral sobrepõe à vontade individual certo e aí que a gente chega num ponto importante de russo sabendo disso sobre a teoria da vontade geral ea teoria do contrato social como que seria organizada essa sociedade professor a partir de agora porque como ele vai pensar nessa vontade geral da sociedade o russo ele não vai pensar de uma forma
única para a sociedade onde todas as todos os lugares do mundo tem que ser assim sabe ele faz uma sugestão pra gente ele é famoso por ser defensor de uma democracia participativa diferente dos outros iluministas como o loc o montez que e até mesmo voltar é que acreditavam mais um processo que que se assemelhava a uma democracia representativa por mais que eles fossem muitos deles você em defensores da monarquia mas que uma mãe que é parlamentarista a representativa você né você escolhe representantes para o seu governo o russo ou ele acredita num processo de democracia
participativa você participa das ações através de convenções tá formam-se convenções onde o povo em sua soberania vai escolher qual forma de governo paulo política o que vai ser feito a partir de agora nessa sociedade civil certo só que você pára para pensar e esse tipo de democracia participativa representativas e sabem que iniciou na grécia na grécia clássica certo é mas lá o conceito de cidadão era um conceito bem mais restrito na grécia clássica lá o conceito era homens nascidos em em apenas né na apenas quatro eram homens nascidos em atenas filhos de pais e mães
atenienses o rosto ele é pouco mais amplo nisso mas se pensa assim como você vai aplicar isso através dessas convenções as pessoas e não para as ruas para discutir política em estados de antecessores pois é ali que o uso ele faz a proposta para ele esse tipo de democracia participativa onde você vai fazer as políticas através das convenções a soberania do povo elas se adéquam melhor a pequenas cidades tá então é não há grandes espaços grandes grandes cidades ou grandes estados pequenas cidades você consegue ter segundo sul uma democracia participativa o modelo pra ele mas
em estados um pouco maiores estados médios por exemplo aí já fica um pouco mais difícil de todo mundo lá e participar e aí o russo diz que é possível colocar ali um tipo de governo que seria uma aristocracia e se você já estão ligados nas aulas aqui do parabólica aristocracia seria um governo de poucos o conceito de aristocracia a de forma literal significa governo dos melhores está mas é entendam que esse melhores ele pode variar de acordo com o tempo da percepção então governo de poucas pessoas ou ou não não poucas no pouco seria mais
oligarquia mas seria um governo de pessoas selecionadas e pessoas que governariam tá e estados maiores países grandes países por exemplo como é o caso do brasil o russo só falava que seria talvez uma monarquia um monarquia nesse caso o monarca vai passar um busão um monarca governando mas atenção a esses fala então o russo não era defensor dessa democracia só em coisas pequenas que não nos outros eles se adequava né paul roll o loc o montez que que defende o monarquia parlamentarista mas calma o princípio que o russo está falando seja para a democracia seja
pra a aristocracia ou seja para a monarquia é o princípio da soberania do povo a vontade geral tá então os representantes mesmo que uma aristocracia ou monarquia eles devem garantir a liberdade do povo e não é aquela liberdade que locke falava de direitos individuais à liberdade do povo de fazer as suas próprias escolhas e o povo escolhe inclusive manter esse tipo de governo está mesmo que seja monarquia mesmo seja stokr a cia certo a soberania do povo como eu falei pra vocês é o princípio que o russo está falando que é indivisível outra coisa que
acho importante detalhar que sobre o show é que muitas pessoas inclusive tem uma dúvida e é normal você ter dúvidas que fala assim a professora então o som era socialista não gente de maneira alguma ele não pode ser socialista a primeiro porque é por 2000 e dois motivos básicos aqui o detalhe pra vocês o primeiro motivo é o motivo anacrônico você não tem como eles socialista sendo que ele não viveu no tempo onde o socialismo já está sendo difundido nem dos socialistas utópicos né definidos lá pelo feder e kings então ele ele não é socialista
pelo tempo que ele vive ele está no século 18 o socialismo e começa a se aprofundar teoria socialista nem no século 19 e uma outra coisa também ele não elaborou uma forma de estado socialista sabe ou na verdade passou muito longe disso mesmo no século 19 você não tem um laboratório de um estado socialista por marques é que a gente sabe já fiz vídeo aqui falando inclusive que marx pensava sobre o socialismo a marca está separado derrotou por algumas décadas e o próprio marx ele só vai falar mais do socialismo na obra dele o crítico
ao programa de gotha que já está nos anos 40 por exemplo do século 19 mas é interessante que vocês saibam que os socialistas o marketing por exemplo bebeu na fonte de erros ou não significa como sócios seja socialista mas socialistas pensadores nem os famosos filósofos alemães do século 19 beberam na fonte de erros ou para entender se faz essa passagem da sociedade essa formação de um estado tá e isso é importante que você saiba as críticas à propriedade privada que eu só fazia certo então é isso espero que vocês tenham curtido espero que vocês tenham
gostado acho muito interessante a gente entender os o entender um filósofo fazendo comparações com outros filósofos que a gente já estudou aqui porque isso faz a gente entender melhor as diferenças entre as filosofias certo e acho que deu para entender porque ele é um filósofo metralhadora que eu chamo aqui tem esse tempo sou eu o chamo time precisa vai colocar na sua relação por exemplo se você usou não tá mas é isso gente foi foi de coração vocês sabem que amo vocês grande beijo que vocês tenham gostado fui
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