[Música] Olá a todos tudo bem com vocês Eh tava organizando um pouquinho a minha mesa de trabalho que vocês não podem ver ainda bem porque está uma verdadeira bagunça mas estamos aqui reunidos mais uma vez neste sábado à noite para Celebrar o final de mais uma leitura coletiva dessa vez um projeto muito bonito de leitura de poesia e poesia clássica em língua portuguesa começamos com o Fernando Pessoa que nós eh tratamos e discutimos duas semanas atrás naquela obra que chama mensagem e agora fechando o mês de maio nós vamos falar de maril de Dirceu uma
obra Lindíssima da literatura brasileira que eu nunca teria lido Se não fosse pelo incentivo aí de fazer a leitura coletiva né porque não é uma obra lá muito fácil de ler vocês devem ter percebido mas que na minha opinião valeu a pena o esforço de conhecer porque ela é realmente uma obra especial então Ó vou aguardando aqui o retorno de vocês se tá tudo certo com a imagem e com o áudio porque eu mais uma vez estou com este microfone que eu não acho que é muito confiável né Não sei se se vocês estão me
escutando direito né alguém me falou que eu não posso falar aqui em cima eu tenho que falar mais aqui na frente mas aí ele fica na frente da minha cara né vou tentar deixar assim para para ver se vocês estão me escutando bem vamos lá enquanto isso eu vou lendo aqui o nome dos pessoal que já foi chegando Patrícia é w2k rosemery Fábio Ludmila Boa noite a todos vão colocando as cidades ó Alex Souza Eliana de Bauru deixa eu ir PR as mensagens mais recentes aqui que eu tô lendo S as mais antigas coloquem as
cidades aqui enquanto a gente vai fazendo uma horinha PR as pessoas irem chegando tudo certo com a imagem e o áudio beleza que bom tá bom esse áudio vocês aprovam que eu continue usando esse microfone eu acho eu que deve produzir um som mais legalzinho antes eu usava o o o microfone embutido do do fone de ouvido né Ludmila de Goiânia Cátia de Maringá Fortaleza Curitiba São José dos Campos Beleza obrigada aqui a todos que estão colocando ktia falando que gostou do áudio muito bem conseguiram ler o Marila de Dirceu gente foi fácil foi difícil
como é que foi a experiência aí para vocês para mim foi mais difícil de ler do que um mensagem do Fernando Pessoa até porque é um livro mais longo né Eh a gente teve duas semanas o que eu acho que foi tempo suficiente Ainda bem que eu dei duas semanas mas eu achei um pouquinho mais difícil por causa da do desafio de se acostumar com a linguagem Mas eu senti depois do do do estranhamento Inicial Eu senti que a coisa foi fluindo que eu meio que fui pegando a maioria dos temas e das comparações e
nessa edição maravilhosa da Panda books né que eu vivo elogiando tem muitas notas de apoio que contextualizam né Gisele foi lindo foi difícil mas foi lindo maraa não foi tão ruim táa Nossa Tácila é quase um nome da antiguidade grega e um livro que ela leu no ensino médio Guacira conseguiu ler Que bom gente ah eu aproveito também para lembrar vocês que esta leitura coletiva deixa eu ficar desse lado aqui essa leitura coletiva é um projeto financiado pela Editora Panda books que é a editora que publica essas edições maravilhosas cheias de notas explicativas e vocês
encontram o link para comprar o livro aqui embaixo na descrição outra coisa que eu preciso falar também é que já saiu ó o anúncio da próxima leitura coletiva que é este livro aqui que vamos ler em maio mas vamos começar só daqui a quase um mês vai ser no dia 21 por aí eu não sei direito entre dia 20 20 e Poucos coloquei o cronograma lá no Instagram o livro escolhido é a volta do parafuso de Harry James que também vai ser um projeto apoiado por uma editora no caso a Darkside que publicou essa nova
edição bem linda emca dura então para mais informações vão lá na minha página do Instagram e olhem nos destaques vocês sabem olhar os destaques do Instagram é muito fácil ó eu coloco sempre ali porque os Stories eles somem em 24 horas mas aqui embaixo ó essa é a minha página do Instagram aqui tem essas bolinhas tem essas bolinhas logo embaixo aqui da minha Bill e o primeiro aqui se chama parafuso eu coloco todas as leituras coletivas aqui nos destaques Então é só você abrir tá dando um pouco de batimento na imagem Mas é só você
abrir que você vai encontrar ó informações sobre o livro link para comprar cupom de desconto tem também e o cronograma tá aqui para vocês printem a tela e salvarem na galeria do celular tá depois eu coloco né disponível numa publicação no YouTube tudo coloco de novo o cronograma mas não precisa esperar porque já está aqui no Instagram gente é só olhar tá tudo aqui o cronograma ó vamos começar no dia 21 de Maio perdão no dia 20 vai ter a Live de abertura e dia 21 começa a leitura por conta própria tá bom Eliane dizendo
que foi mais difícil se não tivesse conhecimento de mitologia seria ainda mais difícil muitas referências tem toda a razão e é por isso que eu vou recomendar pela centésima vez que vocês escutem que vocês se tornem fãs do podcast noites gregas disponível em todas as plataformas de áudio que é feito por um professor o Professor Cláudio Moreno maravilhoso uma figura assim incrível ele e ele se dedica em cada episódio a falar de Mitologia e ele apresenta assim desde o início mesmo para quem não tem noção de nada ele inicia assim desde o primeiro da primeira
noção o que é um de Deus sabe o que é Mit do que estamos falando assim bem aos pouquinhos mesmo ele vai apresentando todos os deuses principais da mitologia grega as histórias paralelas as grandes Sagas epopeias os mitos eh que são acessórios né que são eh complementares das grandes histórias toda a a a a a saga o ciclo de histórias de Hércules de tesu belerofonte agora ele tá narrando a Ilíada por completo mas ele não fica só no texto de Homero ele fala das histórias paralelas anteriores à guerra de Troia posteriores também então assim é
sensacional se não tivesse sido por esse podcast que me ensinou tanta coisa eu não entenderia muito da literatura não só aqui no Marilha de Dirceu mas em muitos e muitos e muitos outros livros que fazem referência que rendem homenagens à e mitologia grega e a sua mitologia paralela irmã que é a mitologia romana aqui no marí a gente tem o uso de eh nomes Romanos né Ele fala de jve eh que seria Júpiter né para se referir ao pai dos Deuses eh na Grécia seria Zeus ele fala de Vênus Marte eh fala de cupido ou
amor todos esses são nomes Romanos para Deuses que surgiram lá na Grécia mas os romanos incorporaram as suas mitologias também e deram outros nomes e at at outras características assim mas em geral São os mesmos deuses e ele fala de várias figuras históricas também que são importantes não só de mitológicas mas ele traz figuras reais imperadores romanos ele fala de Alexandre o Grande ele fala de Aristóteles várias figuras da antiguidade clássica que é como a gente considera esse período da história do ocidente eh que compreende né o apogeu da cultura grega e da cultura Romana
tanto esse livro eh rende homenagens à cultura clássica Ai nossa tá borrado aqui Pera um pouquinho das outras vezes eu fiquei com a maquiagem sempre borrada no olho eu acho que eu tô lacrimejando nesse olho esquerdo aqui sempre fico uma manchinha aqui no meu olho bom tanto ele rende homenagens a a cultura clássica que tem todo esse esse movimento essa escola literária que é o arcadismo que eu apresentei para vocês na Live passada que é uma volta à cultura clássica ao classicismo na literatura é uma estética que voltou à moda depois de um período de
alguns algum tempo assim mais de um século em que a Literatura e as artes de maneira geral eh seguiram uma outra escola que é o chamado Barroco eh mas que eh retorna a algumas tradições que eh montam a antiguidade clássica como por exemplo alguns formatos de verso de poesia estruturas e tudo mais e alguns lemas isso é importante eu vou trazer para vocês aqui e porque tudo isso aparece no Marilha de Dirceu alguns lemas em latim que orientam olha só orientam essa essa produção e estão presentes em todos esses poemas e eles podem ser sintetizados
nestas cinco expressões em latim indo por ordem a gente tem a mais famosa né muita gente faz tatuagem dessa expressão o carpediem que eh em tradução livre significa alguma coisa como Aproveite o dia ou aproveite o momento ou vive intensamente o dia de hoje que é uma expressão que eh eh parece fazer referência sabe o quê a a passagem devastadora do tempo o tempo transforma tudo e o tempo leva as maiores grandezas as maes belezas as maiores riquezas ao fim é inexorável o tempo é inexorável todo mundo Vai envelhecer vai caducar vai entrar em decadência
e vai morrer e mesmo aqueles mais gloriosos e mais ricos serão esquecidos portanto segundo essa filosofia sintetizada Pela expressão carpediem temos que aproveitar a nossa juventude o dia de hoje o momento do agora sem hesitação sem apreensões sem arrependimentos também tem um poema que fala exatamente sobre isso eu coloquei ó uns postites aqui em alguns poemas que eu achei mais interessantes e esse aqui fala exatamente sobre essa filosofia do carpedim é a lira número 14 presente na primeira parte Lira 14 primeira parte que diz assim reparem como é a passagem do tempo que ele tá
usando aqui como mote minha bela Marília tudo passa a sorte deste mundo é mal segura se vem depois dos males Aventura vem depois dos Prazeres a desgraça Então os mesmos Deuses sujeito ao poder ímpio perdão estão os mesmos Deuses sujeitos ao poder ímpio fado Apolo já fugiu do céu brilhante já foi pastor de gado E mais uma vez ele tá usando os deuses aqui como exemplos né das das ideias que ele quer comprovar mas ele tá dizendo assim tudo tudo tudo passa nada é permanente nem a desgraça nem a felicidade porque o tempo transforma tudo
e até os deuses todos poderosos Mortais estão sujeitos a passagem do tempo tem os seus momentos de glória e os seus momentos de desgraça e ele faz aqui citações a mitos envolvendo apo a devorante mão da negra morte acaba de roubar o bem que temos até na triste Campa não podemos zombar do braço da inconstante sorte qual fica no sepulcro que seus avós ergueram descansado qual no campo ele arranca os brancos ossos Ferro do turto arado eh ele tá querendo dizer obviamente Que a Morte Vai Chegar a todos eh todos nós eh iremos ao sepulcro
Vamos acabar no mesmo lugar ele faz referência à triste Campa a Campa é aquela pedra que colocam em cima das sepulturas e eu achei muito curioso Porque nessa estrofe talvez vocês tenham reparado ele usa uma pressão que vai ser recuperada por Itamar Vieira Júnior torto arado eh é o título do do do livro né do do Itamar torto arado Ó de onde ele tirou a inspiração mas continuando ah enquanto Os destinos impiedosos não voltam contra nós a face irada façamos sim façamos doce amada os nossos Breves dias mais ditosos Olha o que que ele tá
querendo dizer aqui enquanto os nossos destinos impiedosos quer dizer o futuro de todos nós não voltam contra nós a face irada ou seja enquanto a não chega a morte que é inevitável vamos fazer minha amada os nossos dias de hoje que são Breves que são fugazes mais ditosos ou seja mais felizes vamos aproveitar Nossa Juventude os nossos dias o nosso presente um coração que frouxo a grata posse do seu bem difere a si Marília a si próprio rouba a si próprio fere ornemos nossas testas com flores e façamos de feno um Brando leito prendamo-nos María
em Laço Estreito gozemos do prazer de sãos amores aqui ele tá sugerindo que eles rolem na grama e aproveitem vocês entendem né vamos rolar no feno vamos eh gozar o prazer de sãos de saudáveis amores é isso que ele tá sugerindo vamos aproveitar Marília sobre nossas cabeças sem que o possam deter o tempo corre e para nós o tempo que se passa também Marília morre com os anos Marília o gosto falta e se entorpece o corpo já cansado triste o velho cordeiro está deitado e o leve filho sempre alegre salta a mesma formosura é Dote
que só goza a mocidade rugam-se As Faces o cabelo alveja ou seja fica branco mal chega a longa idade Aí sim ele encerra com o carpedinho Total aqui que havemos de esperar María bela que vão passando os fluorescentes dias as glórias que vem tarde já vem Frias e pode enfim mudar-se a nossa estrela ou seja o nosso nosso destino nosso futuro sempre que ele fala a minha estrela ele tá falando do meu destino o nosso destino Ah não minha Marília aproveite-se o tempo é basicamente carpediem aqui gente aproveite-se o tempo antes que faça o estrago
de roubar ao corpo as forças e ao semblante a graça ou seja vamos aproveitar o dia de hoje porque em breve seremos velhos fracos e vamos perder a nossa beleza e o nosso frescor da Nossa Juventude então isso se reflete em todos os poemas o carpediem não é o único mote há outros o fuere urben significa literalmente fugir da cidade e é por isso que embora como eu falei na outra Live embora esses eh personagens Tod todos o Dirceu que é um alterego do Tomás Antônio Gonzaga a María que é um um outro nome para
Maria Doroteia embora todos eles morassem em Vila Rica que era um ambiente Urbano era uma cidade rica eh apesar disso as histórias os poemas se passam todos eh no ambiente rural do campo vamos fugir da cidade e por que vamos fugir da cidade porque viver na cidade é viver em meio à corrupção a ostentação a riqueza medida a miséria também ao mesmo tempo que na cidade tem pessoas muito ricas também tem a miséria total e absoluta Então vamos fugir dessa loucura porque a vida civilizada na cidade corrompe a bondade dos seres humanos mais felizes são
aqueles que vivem no campo perto da natureza praticamente é uma uma reprodução daquela daquela noção do bom selvagem que foi difundida pelo iluminismo principalmente pelo filósofo suíço Jean jaac Rousseau e que foi muito também eh um inspirador dessas ideias do arcadismo Tá então vamos fugir da cidade viver no campo e ao mesmo tempo tem esse outro conceito aqui que é o inutilia truncat que significa tirar o inútil eh abrir mão de tudo aquilo que não é essencial que não é a o essencial paraa felicidade tudo que é ostentação tudo que é tudo que é e
é e eh luxo des necessário complicações demais a vida e isso também tá relacionado à Vida na cidade supostamente nessa vida idealizada do campo eles só vivem com o essencial com o que a natureza dá e com o desfrute do corpo da beleza da juventude dos Amores uns dos outros só isso basta para para ser-se feliz tudo o resto é inútil isso se reflete também na estrutura dos poemas porque ainda que a gente tenha dificuldade de ler porque pareça rebuscado voc vário difícil e tudo mais apesar de tudo o que o o poeta busca aqui
é simplicidade Não parece porque o tempo passou e a gente não usa mais essas essas palavras no nosso dia a dia mas eh São textos que na época eram fáceis de ler porque usam expressões coloquiais expressões simples que o leitor daquela época a gente tá falando do final do século XVI Lia com facilidade claro que hoje parece muito difícil mas é porque o tempo passa e a linguagem vai ficando difícil mas na época era simples todos esses textos com versinho simples só fica mais rebuscado na porção final dos sonetos né Tem um conjunto de sonetos
aqui no fim 13 sonetos que aí seguem a estrutura mais rigorosa mesmo da poesia mas é só uma exceção o restante dos poemas tem versos curtinhos com uma estrutura simples que lembra a música Porque sempre tem refrões que são fáceis de decorar que são fáceis de acompanhar com um acompanhamento m musical e assim por diante aí continuando aqui rapidinho os outros motes auria mediocritas isso é um conceito do Horácio que foi um Pensador um poeta Romano que dizia que a virtude está no meio que a a a a a mediocridade de ouro era o que
devia ser buscado e a gente usa Hoje em dia a palavra mediocre no sentido de algo ruim Ah você é medíocre Ah esse é um livro Medíocre Isso não é um elogio isso normalmente a gente usa querendo eh destacar os defeitos né mas na realidade Medíocre significa estar no meio estar no equilíbrio Então o que o Horácio propõe é que nós eh orientem a nossa vida por viver em equilíbrio sem excessos nem riqueza demais nem pobreza nem felicidade demais nem tristeza mas o meio o equilíbrio eh a a a ponderação o ideal esses poemas eles
eh são muito idealizados e são muito Racionais eh na medida em que eles procuram sempre eh encontrar a medida certa das coisas embora os amores de dir seu por Marília sejam completamente exacerbados ainda assim eles são idealizados eles estão no plano das ideias no plano Platônico mesmo das ideias esses amantes eles não eh morrem e matam Sabe eles não fazem grandes loucuras Por Amor eles eh iam esse amor um pelo outro de maneira equilibrada plena simples e e e e e e é isso né e e e e sempre buscando a mediocridade o meio tá
essa é uma orientação do arcadismo de maneira geral não Vamos louvar nem a riqueza desmedida nem a pobreza extremada vamos ficar no meio é por isso que esses pastores vivem essas vidinhas que como eu falei são irreais elas são idealizadas mas elas não são nem com excesso de riqueza nem com excesso de pobreza nem com e eh eh felicidade demais nem com tristeza demais mas mais ou menos no meio e por fim eh o o outro conceito que tá cobrindo aqui é locos a menos tá cobrindo aqui o q code Mas é isso que significa
locos a menos que significa a gente pode até concluir lugar a meno Ou seja a busca por situar os poemas em uma locação S amena tranquila bucólica ou seja o campo a preocupação pela busca de um lugar tranquilo longe da confusão e da corrupção e da bagunça das grandes cidades vamos buscar a nossa felicidade e o nosso equilíbrio mental lá no campo lá no meio dos passarinhos das ovelhinhas e vamos rolar na grama e vamos viver só vendo o sol nascer e o sol se Pô Essa é a ideia do arcadismo é como eu falei
e real não era assim que essas pessoas viviam de verdade mas é assim que eles idealizam tá eu parar um pouquinho de falar e ver aqui se tem alguns comentários tem alguma pergunta façam perguntas aqui caso eu possa eu tento responder Gisele Meu jovem esse Tomás antnio Gonzaga era muito culto dentro da tética do arcadismo Eu imagino a dificuldade desses autores em aprender e entender a mitologia e as personagens históricas acontece que estava na moda e o o Tomás Antônio Gonzaga ele era culto mesmo muito mais do que a média né mas ele tinha sido
estudante universitário em Coimbra então lá no ambiente Universitário Ele entrou em contato com todas essas referências da cultura Latina que por sua vez como eu disse é herdeira da cultura grega então Certamente ele leu os Ele leu a Ilíada a odisseia a Eneida ele teve contato talvez com as tragédias gregas eh com os mitos Com certeza com a um livro de histórias de mitologia que se chama as metamorfoses do vídeo porque ele coloca todas essas referências e ele tem contato também com a história da antiguidade porque ele fala de Cartago fala de Roma fala de
imperadores fala de Alexandre o Grande faz menções A Cleópatra todas essas histórias histórias muito famosas muito conhecidas da antiguidade eh clássica Hum então ele era muito culto mesmo com certeza mas isso era típico do momento que ele tava vivendo o século XVI foi um século em que nas universidades eh houve um interesse Muito grande renovado por essa estética da antiguidade e isso funcionava Como eu disse também na Live passada até como uma forma de protesto contra o absolutismo vigente porque a A então forma de governo vigente em todas as monarquias da Europa Ocidental eram as
eh monarquias absolutistas com cortes orbitando um único Rei super poderoso eh enxergado pelos estudantes e pelos artistas como um tirano que exercia seu poder despoticamente e que ostentavam muita riqueza que viviam vidas opulentas e tudo mais então os artistas Os estudantes os jovens eh apaixonados pré-românticas toda essa gente aqui é pré-romântica veio depois a dar origem ao ao movimento à escola do Romantismo todos eles achavam que eh eh louvar os valores da antiguidade eh e a vida simples pastoril era uma forma de protesto Sem falar que era excitante né eu vou soltar o cabelo Aqui
tá caindo era excitante era sexi né você falar dos Deuses eh da antiguidade dos Deuses pagãos porque a gente estava falando de uma época de cristianismo muito castrador né de inquisição em muitos lugares por exemplo em Portugal naquela época Ainda se se faziam fogueiras né que se você lê o Memorial do convento do José Saramago você vê se passando no século XVII Exatamente esse século aqui da Marila do Dirceu e se faziam ainda fogueiras da Inquisição então numa época de de tão castradora do ponto de vista dos costumes do do do cristianismo assim tão eh
eh vigilante do do dos dos comportamentos e mesmo dos dos amores e dos relacionamentos era muito excitante você falar de deuses pagãos de deuses como Vênus que é Afrodite que é a deusa do amor eh você falar de Jove que é Júpiter ou Zeus que era um Deus que olha só às vezes eles se referem a jov como quase sinônimo do Deus Cristão né ele fala ah não porque jovem me protegerá quase que ele tá falando de Jeová né que é o Deus Cristão é judaico Cristão mas aí a gente lembra que não porque ele
tá falando de um jovem que é um Deus namorador né o Deus dos cristãos o Deus da Bíblia da Bíblia Hebraica da Bíblia Cristã ele é uma figura etéria e não sei o quê ele não teve namoradas mas o Deus jovem dos antigos eram um um Deus eh que gostava dos Apaixonados ele mesmo é um Apaixonado porque ele ele teve inúmeras amantes então era gostoso para esse homem para esse para esse poeta botar para fora essa sensualidade por meio de referências aos deuses e não era só o Tomás Antônio Gonzaga que fazia isso mas os
outros poetas do período e aqui no Brasil o arcadismo basicamente só teve representantes ali em Vila Rica em Minas Gerais né gozada não foi um movimento que teve outros representantes assim muito importantes mas aqui no Brasil a gente teve o Tomás a gente teve o alvar Peixoto a gente teve o Basílio da Gama e a gente teve o Cláudio Manuel da Costa e todos eles se envolveram não por acaso nessa conspiração contra a colônia de Portugal eh buscando um meio para tornar eh a Província de Minas Gerais uma república independente né foi a inconfidência mineira
eh que eles conspiraram juntos alguns com maior ou alguns com menor participação O Tiradentes também foi um cara que participou todo mundo sabe Mas eles foram delatados e foram eh punidos a maioria ou foi preso Como foi o caso aqui do Tomás o Tiradente chegou a morrer e o Cláudio Manuel da Costa não foi preso mas é porque ele morreu em circunstâncias estranhas Dizem que ele tirou a própria vida mas alguns suspeitam que ele foi assassinado e forjaram um suicídio então não sabemos Mas ele também foi um dos acusados então toda essa geração de poetas
eh conversava entre si trocava poemas é por isso que no no no Marilha de Dirceu o Tomás tá sempre falando com seus amigos por meio dos seus pseudônimos que são aceu e glest que eram pseudônimos do Alvarenga Peixoto e do Cláudio Manuel da Costa eles estão sempre trocando figurinhas o Tomás até faz referência às Musas dos seus amigos porque se a musa dele era Marília as musas dos amigos eram outras tinham outros nomes e tudo mais e provavelmente também eram namoradas na vida real né E era isso eles trocavam esses poemas o Tomás Antônio gozala
e a a Marília que era a o nome de Maria Doroteia foram noivos na vida real eles chegaram a namorar essa informação eu pesquisei depois eles chegaram a namorar o Tomás e a Marília de fato se amavam e é muito plausível acreditar que eles trocavam esses poemas que a Marília de fato leu esses poemas sabendo que era para ela só que esse casamento ele não tinha muito futuro porque havia uma certa diferença de classe social o Tomás Antônio Gonzaga não era pobre mas ele também não era rico né ele era um funcionário público ali eh
classe média alta digamos assim enquanto que a Marília não a Marília era filha de filha de senhores de terra dele ela pertencia à aristocracia Colonial brasileira né então não era um casamento visto como como vantajoso assim pela família nunca foi muito aprovado mas mesmo assim eles noivaram eles planejavam casar só que esse casamento nunca aconteceu o Tomás foi preso antes e a gente pode notar isso pela sequência das partes aqui no Marilha de Dirceu porque é o seguinte eu vou mostrar aqui um print de uma de um vídeo que eu tirei do YouTube do canal
se liga que é desses canais de resumos de tibular vamos lá eu vou abrir aqui para vocês [Música] verem Ó eu tirei um print aqui é um vídeo gente é um vídeo do YouTube mas eu achei que ele tem uma tela tão boa que eu vou vou aproveitar essa tela aqui vamos lá são três partes a obra mar seu a primeira parte é composta por 33 liras publicadas em 1792 Isso já é depois da da prisão né do do Tomás Antônio Gonzaga mas tudo indica que esses poemas Ainda foram escritos na época do namoro dos
dois então bem anteriores a isso essa primeira parte de fato é a parte que foi escrita com quando Tomás estava em liberdade então dá para acreditar que esses poemas foram trocados pelo casal e eles são poemas muito mais apaixonados mais leves são totalmente dedicados a estes amores idealizados eh entre Dirceu e Marília então tem aqueles poemas em que ele retrata a beleza da sua amada tem poemas em que ele compara a Marília com uma deusa tem poemas em que ele faz brincadeiras como se ele tivesse conversando com o próprio Cupid do deus do amor e
tivesse eh ensinando que eh Marília e o Cupido são até amigos porque eles próprios são divindades divindades que inspiram um amor e a própria Marilha surge como uma figura eh Graciosa que brinca com as flechinhas do cupido como se ela fosse quase uma amiga dele e são esses poemas assim muito lindos muito fofos tem essa ideia bem bem nítida de carpedim né de vamos aproveitar aqui os Nossos amores a nossa vida a nossa juventude eh tem outros poemas em que ele eh afirma que é ele não tem muito dinheiro né ao contrário de Marília né
que é de família muito rica ele não é considerado um bom partido ele não tem muito dinheiro mas isso é uma bobagem porque ele tem amor o amor vale muito mais do que dinheiro né Eh por exemplo se vocês quiserem rever a Lda número 15 é basicamente sobre isso ele tá falando quanto que o sentimento puro que ele nutre por Marília vale muito mais do que o vio metal né ele diz assim a minha bela María tem de seru um bom tesouro não é doce a seu formado do buscado metal louro é feito de uns
alvos dentes de uns olhos belos de umas faces graciosas de crespos finos cabelos e de outras Graças maiores que a natureza lhe deu bens que valem sobre a terra e que tem valor no céu ou seja ela disse assim a minha amada ela tem muitas riquezas mas não são como todo mundo pensa essa riqueza do Metal louro do Ouro né que provavelmente a família dela tinha bastante porque eles eram eh uma família rica de Vila Rica obviamente a família dele da Marília tinha fazendas e Minas e muitos escravos e comercializava ouro né vendia ouro né
paraa Metrópole eh e ele tá dizendo a beleza a verdadeira riqueza da minha Marília Não é esse vio metal louro não é a beleza que ela tem esse é o verdadeiro tesouro é a beleza aliás beleza e amor são tratados sempre como sinônimos né eu posso romper os montes dar as correntes desvios por cercados espaçosos nos caldosos turvos rios posso emendar Aventura ganhando astuta riqueza mas ah caro al seu quem pode ganhar uma só beleza das Belezas que María no seu tesouro meteu bens que valem sobre a terra e que T valor no céu D
sorte que vive o rico entre o Fausto Alegremente vive o guardador de gado apocado mas contente o que que ele tá dizendo aqui que a mesma felicidade a mesma sorte que vive o rico no meio do do seu Fausto ou seja da sua opulência da sua da sua ostentação a mesma felicidade também é aproveitada pelo guardador de gado ou seja pelos pastores humildes que ele tem pouco mas ele é contente por quê Porque o os pastores usufruem dos verdadeiros valores da Beleza do amor e da felicidade e não dependem de riqueza para serem felizes beije
pois o torpe Avarento as arcas de barras cheias tá dizendo assim deixa esses ricos aí beijando as suas arcas os seus baús com o seu dinheiro eu não beijo os vis tesouros beijo as douradas cadeias beijo as setas beijo as armas com que o cego amor venceu bens que valem sobre a terra que tem valor no céu ou seja eu não tenho Eh esses baús cheios de dinheiro e não fico beijando o meu dinheiro porque eu tenho coisa muito melhor eu tenho a minha amada eu tenho a beleza dela e eu tenho as próprias setas
de cupido que nos atingem o tempo todo Estes são os meus verdadeiros tesouros aí ele Segue segue segue enfim eu não vou ler o restante aqui mas é isso ele tá querendo dizer que a beleza vale mais a beleza e o amor valem mais do que o dinheiro e tudo isso aparece na primeira parte como eu vinha dizendo composta por 33 liras publicadas entre Eh desculpa publicadas em 1792 como é que eu faço para ficar a isso ficou grande aí a segunda parte já muda bastante a segunda parte são o liras que foram escritas enquanto
o Tomás estava na prisão porque Tomás foi denunciado como um dos Inconfidentes a gente aprende nas aulas de História né que eles foram eh denunciados Provavelmente por um um cara chamado eh silvero dos Reis que era um cara que devia muito dinheiro paraa coroa devia dinheiro em impostos e ele tinha birras com toda essa gente com todos esses Inconfidentes esses poetas aí e Ele denunciou em troca de perdão as suas dívidas e essa gente toda foi presa hum o Cláudio Manuel da Costa morreu qu a gente viu né ele ele supostamente tirou a própria vida
o Tiradentes foi eh condenado à morte ele serviu como bode expiatório da revolução né da da prisão na verdade dos Inconfidentes também porque ele era o único que não não tinha né ensino superior e tal e tal os outros apesar de não serem assim tão ricos quanto a família da Maria dodr proteia da Marília eles todos eram bem situados assim na sociedade então receberam penas eh de degredo né que é de expulsão então depois de ficar 3 anos na cadeia Tomás Antônio Gonzaga foi condenado ao exílio e ele foi mandado a Moçambique mas ele ficou
três angustiantes anos na cadeia sem saber qual ia ser o seu destino e desse período de angústia é que saíram essas 38 liras que são bem mais sofridas elas são bem menos equilibradas né daqueles valores que eu falei de placidez de tranquilidade elas são muito mais angustiadas porque o Tomás aqui tá falando da da incerteza que ele vive ele não sabe se ele prefere estar morto mas aí sempre que ele pensa em morrer em tirar a própria vida ou desistir ele se lembra da sua amada e recupera as forças Tudo indica que ele conseguia se
corresponder com ele tava preso mas ele não estava numa prisão eh tão tão tão desumana e decrépita assim tanto que ele recebia comida e tudo mais uma hora ele fala que ele recebia bandejas de comida e tal e ele tudo indica que conseguia se corresponder com a Marília provavelmente só de sei lá seis em seis meses ele conseguia alguém para mandar as suas cartas e receber as cartas da Marília né mas ele tinha pelo menos esse AL lento porque ele se correspondia com a sua amada lá em Vila Rica E aí ele fica tendo seus
devaneios ele fica se lembrando da Felicidade perdida ele fica fantasiando ele ouve um som de um passarinho e ele fala nossa passarinho faz o seguinte segue o caminho da estrada que leva lá até Vila Rica segue pelo caminho pelo rio sobe a serra passe pelos caminhos e tal e chegue lá na cidade aí você vai encontrar uma casa que fica em tal lugar não sei o quê e mande o meu recado Mande meu beijo para minha para minha amada Marília que na certa isso vai fazer ela feliz e eu vou ficar feliz também ele fica
assim nesses devaneios e também nessa angústia porque ele não sabe o que vai acontecer com ele ele viu que por exemplo tirar dentes colega né o Joaquim não Joaquim José da Silva Xavier foi condenado à morte então ele tem essa angústia Ele fica o tempo todo falando dos seus eh julgadores que ele com compar também como como eh ele faz sempre com a mitologia grega ele fala da figura dos julgadores minos e radamanto que que decidiam o destino dos mortos e aí ele fala muito também das histórias da mitologia que se passam no mundo dos
mortos ele fala daquelas pessoas que na mitologia grega foram condenadas apenas no tártaro o tártaro eraa o era o o lugar ali no mundo do Ades né do mundo inferior para onde iam os criminosos mas não era qualquer um eram só muito poucos que tinham cometido pecados muito graves eh que iam para o tártaro A grande maioria ficava eh num lugar besta sem graça onde não acontecia nada chamado Campo dos asfódelos eraa um dia a maioria dos mortais e só os muito muito muito muito muito especiais iam para o os Campos Elísios E aí o
o o eu lírico né do Tomás Antônio Gonzaga associa o tártaro ao inferno Cristão e os Campos Elísios ao paraíso Cristão também ele faz uma confusão né uma espécie de mistura na cabeça dele do que eram esses lugares e aí ele fica falando de várias figuras da mitologia que foram cumprir penas no tártaro né Ele fala do CFO fala do tântalo e de outras pessoas aí e por fim na terceira parte eh essas já foram eh liras que foram publicadas só muito depois depois da morte dele eh em 1812 por quê Porque essas liras foram
escritas depois que o Tomás foi condenado ao exílio Então elas foram escritas quando ele já nem estava mais no no Brasil foram inscritas inclusive no caminho dele indo né Eh para Moçambique se eu não me engano ele foi para Moçambique e viveu lá agora uma coisa interessante né Eh essa Olha só como são três histórias três partes que contam três momentos da vida dos amantes no fim das contas o Marilha de Dirceu quando organizado assim nessa ordem e essas três partes só foram organizadas nessa nessa ordem e publicadas juntas bem depois da morte do do
do poeta né lá no século XIX e tal eh acabam formando juntas o quê uma narrativa uma história que tem começo meio e fim não são só poemas eh avulsos Independentes um do outro acabam formando uma espécie de historinha né e uma história trágica de amor que não dá certo você tem os namorados que sonham e ficar juntos para sempre aí você tem uma separação né Na época em que o o Dirceu é preso e ele sofre sofre sofre sofre sofre na cadeia E aí vem o desfecho que é quando ele realmente é condenado ao
exílio e eles se separam para sempre então ele nunca mais encontra sua Marilha Então essa é a narrativa acaba virando um poema narrativo olha só que interessante quando colocado assim junto acaba contando a história desse casal de namorados agora como na vida real né eh as coisas nem sempre assim são tão tão perfeitas né na vida real consta que Tomás Antônio Gonzaga foi para Moçambique e oh casou casou com uma outra mulher e dizem que foi feliz então ele acabou deixando Marília para trás e fez uma nova vida ele eh teve filhos ele foi até
que feliz na vida que ele levou quando ele foi para Moçambique enquanto que a Maria Doroteia vou até colocar uma foto dela aqui dizem né tudo é muito obscuro porque ninguém nunca se preocupa em contar as histórias das mulheres né mas a Maria Doroteia não se casou ela eh continuou fiel ao seu amado Dirceu vamos ver aqui essa é uma uma um retrato assim uma imagem idealizada não sei se a se a dorota tinha essa cara mesmo provavelmente não tem mas é um desenho que a tradição eh a tradição eh consagrou como a a imagem
de Marília de Maria Doroteia e isso aí foi um selo comemorativo eh de muitos anos atrás nem sei de que ano que é esse selo mas que usa essa ilustração Hum ela não se casou Ela viveu uma longa vida ela viveu muitos anos mais do que o que o dir seu ela chegou aos 80 e poucos anos e Imagina ela conheceu o Tomás quando ela tinha 15 Eles foram namorados e noivos até ela ter uns 22 mais ou menos que foi quando ele foi condenado aí ele ficou 3 anos na prisão e aí ele saiu
do Brasil e ela nunca mais se casou e viveu uma vida eh reclusa na fazenda da família ela não não fez mais aparições públicas ela não se tem tem muita muito registro de como foi a vida dela mas tem uma fofoca muito boa apesar de não ter se casado e tido filhos ela tinha um afilhado um afilhado que era o protegido dela e que virou depois herdeiro dela quando ela morreu os bens dela que era emancipada apesar de não ter se casado ela conseguiu depois o controle dos bens ali que lhe cabiam da sua herança
eh ela passou depois a herança para esse afiliado então há a fofoca de que esse afiliado dela na verdade era filho ele só não era assumido como filho legítimo porque ela nunca se casou e seria um baito escândalo né Então ela foi madrinha de um rapaz né de um menino que depois virou um homem um rapaz que seria filho dela agora quem é o pai desse menino não sabemos seria de seu não sei seria o Tomás não sei não sei aí essa é só o que diz o que dizem as más línguas as fofocas mas
o que é fato é ela nunca mais se casou nunca teve outro namorado ela se Manteve fiel à memória do seu Dirceu enquanto que Dirceu lá no exílio se casou e teve a sua vida e tal eh a vida é assim né mas eu achei interessante isso vamos ler um pouquinho aqui Dos comentários Celma Tiradentes o pobre pagou o pato Mudou alguma coisa é não né não na verdade todas essas pessoas foram imortalizadas inclusive o próprio Tiradentes Depois da proclamação da república foi escolhido como uma espécie de figura simbólica né virou um herói Nacional tal
Demorou uns 100 anos mas aí a figura dele se tornou uma espécie de mártir do Brasil tal Porque ele era Republicano né ele desejava eh criar uma uma república né no lá em Minas Gerais não era no Brasil inteiro porque a ideia de Brasil nem existia Mas como ele era um cara Republicano e ele morreu né os os republicanos que de fato proclamaram a república em 1889 1889 escolheram Tiradentes como um herói Nacional né então pelo menos a a figura dele foi recuperada pela história né Lira eh Brenda tá perguntando o que são liras liras
são poesias que recebem esse nome em alusão ao instrumento musical tocado pelo Deus Apolo que era uma espécie de arpa né chamava-se Lira e o Deus Apolo era o Deus que inspirava esses poetas do arcadismo porque ele era o Deus da poesia e mais do que Deus da Poesia o Apolo era o Deus do equilíbrio da racionalidade era um Deus meio sóbrio né e é um Deus que representava o o o equilíbrio da dos ideais da vida supraterrenos poetas daquele período escolheram esse formato né as da da da poesia apolínea como os seus representantes é
por isso que os poemas deles eram chamados de liras né porque idealmente eles tinham que ser eh declamados acompanhados de uma Lira de um instrumento musical e se você for ver vários dessas poesias tem refrões né que se repet como se fossem músicas mesmo né Eu acho isso bem interessante eh que mais Ah isso Acho interessante ver tem um poema eu acho que é na segunda na segunda parte que o o o o o Tomás vai mostrando o como ele vai deixando de ser um poeta do arcadismo e vai se transformando cada vez mais e
cada vez mais num poeta pré-romântico por quê Porque que é um poema em que ele meio que faz uma o o uma disputa entre Apolo que como eu falei é esse Deus da poesia da racionalidade do equilíbrio e tudo mais e cupido que é o deus do amor e ele acaba mostrando na conclusão do do poema que ele é mais fiel ao deus do amor do que ao próprio Apolo e isso já é um prenúncio do Romantismo porque ele mostra que ele é mais do sentimento do sentimento rasgado exacerbado ele fala ele fala muito mais
de cupido na verdade no todos os seus poemas do que ele fala de Apolo né isso já vai demonstrando como eh o movimento literário que ele representa que é o arcadismo já tava evoluindo para se transformar no romantismo que é o movimento eh artístico e literário dos Sentimentos mais exacerbados mesmo dos Sentimentos desb ados que levam inclusive à loucura e a morte amores tão extremos que levam a loucura e à morte esses vão ser os temas explorados por muitos dos Poetas românticos e boa parte desses eh desses mitos né que são eh eh trazidos nos
poemas não sei se vocês perceberam tem o mito de Orfeu e Eurídice que é o do poeta e músico que vai buscar a sua amada no reino dos Mortos tem um outro mito que aparece mais de uma vez também que é o mito de Leandro e Ero que eram dois amantes que ficavam cada um de um lado do do eh como é que chama eh Elis ponto é é o Estreito de Dardanelos ali na na divisa da Turquia né Eh tem um mito que fala de dois amantes que ficavam cada um no num lado do
Estreito né que é uma faixa Fina de mar e eles eh namoravam quando o Leandro dava de um lado pro outro só que numa dessas dessas viagens ele morre morre afogado E aí esses poem esses mitos da antiguidade como esse de hero e Leandro e de Orfeu e Eurídice se tornam eh verdadeiras obsessões dos Poetas românticos obsessões mesmo assim vão ser depois explorados pelo Lord Byron pelo Percy Shelly pelo ai como é o nome da daquele outro lá daquele outro romântico inglês eu esqueci mas são explorados exaustivamente por eles porque são histórias de amor de
apaixonados de apaixonados que morrem que ou até que se submetem a entrar no reino dos Mortos como é o caso do Orfeu e o fato do Tomás Antônio Gonzaga trazer a baila né trazer esses mitos paraa sua poesia já é uma demonstração de que ele tava saindo da do do do Campo de influência do arcadismo e entrando no campo de influência do Romantismo que é outra escola literária subsequente né sucessora do Romantismo do arcadismo tô olhando aqui o meu celular deixa eu só tirar aqui uma uma notificação pronto deixa eu ver se tem mais algum
comentário aqui [Música] Olha eu vou encarar isso como um elogio você está muito parecida com a Mel Lisboa muito obrigada porque aquela mulher é muito linda primeira vez que me fazem essa comparação [Música] eh Luiz Indique uma edição de leitura para essa obra então Luiza como eu tenho falado aqui essa da pand books eu acho que é a melhor sinceramente porque ela traz toda essa contextualização dos mitos eh das personagens históricas traz eh explicações de vocabulário ó tudo isso aqui que tem nas laterais são explicações que são muito necessárias pra gente entender o significado é
muito difícil ler esse texto ele foi escrito há muito tempo então o vocabulário é muito difícil pra gente né vamos lá [Música] Ah sim ó Eliane tá trazendo um ponto importante da segunda parte que foi escrita quando ele tava na na prisão né hum ele fala de revolta e de se sentir injustiçado tem um poema específico que é um dos raros em que ele não fala de amor em que ele faz várias referências à política da época né Eu não sei se eu vou conseguir enc trá porque eu não sei se eu coloquei um um
papelzinho nele é até difícil de entender é esse aqui ó é a lira 38 que vem a ser a última né É É a última da segunda parte é a mais política ele se imagina confrontando a deusa justiça que é segundo a tradição mais Romana do que grega aquela deusa de olhos vendados que usava que tinha uma espada em uma mão e uma balança na outra né Essa é a figura que os romanos faziam da Justiça do Judiciário né e até hoje essa figura aparece bregs Sima né em várias estatuas né que tem assim na
nos nos escritórios de advocacia e tal e eu falo com propriedade eu eu eu fiz direito gente eu vi essa figura dessa mulher em todos os lugares eu acho bregu Sima essa estátua Mas é isso é uma referência a deusa Roman da Justiça tem até uma estátua na frente do do STF né o Supremo Tribunal Federal em Brasília pelo menos é uma Justiça mais bonita né em traços modernistas ali não é tão brega como essas que ficam nas mesas dos Advogados e é isso o o o eu lírico né o Dirceu se imagina confrontando a
justiça cara a cara ele tá falando umas boas verdades na cara da justiça e ele faz um monte de referências inclusive à política brasileira né sobre diversas justiça ele fala eh eh do do do de de passagens da história do Brasil colonial fala de invasões que o Brasil sofreu dos Holandeses dos Franceses diversos conflitos em que Portugal eh se meteu enquanto eh colonizador do Brasil ele eh traz na opinião dele diversas injustiças que aconteceram ali durante a história do Brasil e toda vez que a justiça responde ele é é muito insolente e replica ele fala
umas boas verdades na cara da mulher eh as suas verdadeiras opiniões e vamos lembrar né ele era um um insurgente ele era um revoltado ele se insurgiu ele conspirou contra Portugal e por isso estava sendo preso por isso estava aguardando a sua sentença inclusive ele tava perigando ser sentenciado até mesmo a morte então ele tava ali muito revoltado esse poema é de muita muita revolta mesmo dele se insurgindo contra os seus julgadores porque ele sabia que ele estava prestes a saber qual ia ser a sua sentença né o que acontecer com ele como a gente
viu ele fugiu da prisão porque ele não era pobre como era o Tiradentes mas ele recebeu uma uma sentença que para ele foi muito dolorida né sair do Brasil era eh deixar a sua amada principalmente porque sair do Brasil acho que ele não se importaria tanto que no começo da terceira parte ele tem duas liras em que ele fantasia que está indo para Portugal que está fugindo do Brasil mas que a sua amada Marília vai segui-lo ou que eles estão indo juntos então ele até fantasia nas primeiras duas liras da terceira parte ele fantasia que
ele tá no barco indo para Portugal eh ele tá sonhando Inclusive tem um numa das liras no final ele acorda porque é um sonho Ele tava sonhando que eles iam conseguir fugir e ir para Portugal para viverem o amor deles para serem de fato um casal viverem juntos mas isso não acontece porque a sentença dele de fato é ir para o exílio para Moçambique Então foi uma sentença dolorosa para ele embora é lógico que é melhor do que morrer né Eh ainda falando sobre a essa terceira parte a mais revoltada eu acho que a principal
Lira dessa última parte é esse que tem até um título uma despedida é a lira número nove que é que de fato né ele se ele se lamenta e se despede de sua amada para sempre Então ela é muito triste muito triste ela diz assim chegou-se o dia mais triste que o dia da morte feia caí do Trono de seia do Trono dos braços teus dirceia né é a mulher do Dirceu ele portanto é Marília né ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus ímpio fado fado é destino e ímpio é malvado
né então ímpio fado que não pôde os laços os doces laços quebrar-me por vingança quer levar-me distante dos olhos teus Ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus parto enfim e vou sem ver-te que nesse fatal instante há de ser o teu semblante mui funesto aos olhos meus Ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus creis de seia que devem ver meus olhos pendurados tristes lágrimas salgadas correrem dos olhos teus Ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus de teus olhos engraçados eh engraçados aqui no sentido
de graciosos tá Não no sentido de cômicos no sentido de graciosos de teus olhos engraçados que puderam piedosos de tristes e venturosos converter os dias meus Ele tá dizendo eu não posso me me despedir eu não posso te ver porque te ver nesse momento de despedida ia me causar mais sofrimento ver os teus olhos graciosos que puderam transformar em venturosos ou seja em felizes os meus dias tristes tudo aqui tá invertido né não é aquela ordem direta das frases tem aquelas inversões e tal pra gente fica muito difícil de entender né mas na época não
era difícil de entender destes teus olhos divinos que ternos e sossegados enchem de flores os Prados enchem de luzes os céus Ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus destes teus olhos enfins que domam tigres Valentes que nem rígidas serpentes resistem aos tiros seus Ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus da maneira que seriam em não ver-te criminosos enquanto foram ditosos agora seriam Réus Ah não posso não não posso dizer-te meu bem a Deus e aí continua eu não vou ler todos mas vai tudo nessa toada aqui eu
eh estou me despedindo de você mas eu não tenho forças é isso que diz o lírico para ver o seu rosto nesse momento de despedida porque isso ia aumentar ainda mais o meu sofrimento que eu sinto nesse momento eh é de se crer que todos esses poemas ele conseguiu eh enviar depois antes até de Partir porque eles se correspondiam né então ele escreveu esse de fato esse poema como uma carta de despedida para sua amada imagina o quanto que a Marília não sofreu né Coitadinha ah ó Olha a Gisele tá falando uma coisa que eu
também achei as ilustrações da Panda book são lindas e essa essa Lira tem a ilustração mais bonita mesmo que é essa aqui ó é essa não não é ah meu Deus não vou encontrar cadê ah não vou encontrar não é essa Lira é uma outra não adianta quando a gente quer procurar a gente não acha hã é a última a última ilustração vamos ver aqui ó ó que linda muito linda né Graças Maria Marila Bela graças a minha estrela Essa é a essa é o refrão da primeira lira da primeira parte né a gente até
leu juntos ó aqui eu María não sou algum vaqueiro que viva de guardar alheio o gado de Tosco trato de Express grosseiro de frios gelos de sóis queimado tem o próprio casal e nele assisto dá-me vinho legume fruta azeite das brancas ovelhinhas tiro o leite e das e as mais finas lãs de que me visto Graças Marila Bela graças a minha estrela é gente olha se vocês conseguiram ler assim eu sei que é difícil eu sei que não é das coisas mais fáceis do mundo eu própria tive as minhas dificuldades mas se vocês conseguiram ler
eu acho que vocês vão concordar comigo que é um Livro Especial sim por misturar tanto realidade com ficção por ter essa esse contextualização histórica tão interessante a gente tá falando de pessoas reais que viveram sofreram amaram conspiraram eh no caso do Tomás foi preso foi exilado e ele de fato assim eh conseguiu fazer da própria vida matéria prima para a imortalidade porque eu acho que eh um dos poemas mais bonitos é justamente esse em que ele fala Marília eu não sou rico como você bem sabe como a sua família vive dizendo eu não sou rico
eu não posso te dar dinheiro e conforto como você tá acostumada Mas eu posso te dar o maior presente o maior tesouro de todos que é o quê a imortalidade com os meus versos eu vou te fazer Imortal e ele realmente fez Marila Imortal aqui na lía 22 lía 22 da a primeira parte ele diz assim muito embora Marília muito embora outra beleza que não seja tua com a vermelha roda a seis puxada faça tremer a rua as paredes da sala aonde habita adorne a seda e o tremor Dourado pendam largas cortinas penda o lustre
do teto apane lado tu não habitarás Palácios grandes nem andarás nos coes voadores porém terás comate que te preze que cante os teus louvores o que que ele tá dizendo tá dizendo embora Marília Olha só você eh não pode não ser a mulher mais bonita do mundo para mim você é mas pode ser que existam mulheres mais bonitas que você pode ser que você não tenha todos os luxos que você mereça estando ao meu lado e tudo mais pode ser que você não vá ter eh carruagens douradas cortinas luxuosas lustres etc etc etc mas você
vai ter terás um Vate que te preze Vate é um poeta né você vai ter um um um apaixonado que faz versos um Vate que te ama e que canta teus louvores ele né o Dirceu o tempo não respeita a formosura o que que ele tá dizendo aqui o tempo passa e mesmo as mulheres mais belas um dia vão morrer né o tempo não respeita a formosura e da pálida morte a mão Tirana arrasa os edifícios dos Augustos e arrasta a Vil Choupana tá dizer assim rico ou pobre poderoso Imperador como Augusto ou humilde que
vive numa Choupana não importa o tempo leva todo mundo pro mesmo lugar que é paraa velice e a morte que belezas Marília floresceram de quem nem sequer temos a memória só podem conservar um nome eterno os versos ou a história se não houvesse taço nem petrarca por mais que qualquer delas fosse linda já não sabia o mundo se existiram nem Laura nem clorinda ele tá falando de dois poetas do renascimento eh que louvaram a beleza de suas amadas né Tácio e petrarca que louvaram a beleza de Laura e clorinda então ele conclui dizendo é é
melhor minha bela ser lembrada por quantos hão de vir sábios humanos que ter urcos urco é um tipo de cavalo muito chique que ter urcos ter coches e tesouros que morram com os anos então o que que ele tá querendo dizer aqui pra Marília e aqui ele falou uma verdade muito verdadeira Marília eu não posso me casar com você a gente não vai conseguir casar nosso amor aí a sua família não deixa e eu também não vou poder nunca te dar toda a riqueza que você tá acostumada e tudo mais talvez comigo você viva uma
vida um pouco mais simples mas eu posso te dar o maior presente de todos eu posso te dar a imortalidade porque eu sou um poeta bom para caramba É isso que ele tá falando eu sou um poeta Bom demais e você é a minha M inspiradora e eu estou te presenteando Com estes versos que vão te levar à imortalidade no futuro nós aqui em 2024 saberemos que um dia houve uma mulher chamada Maria teia Seixas era o sobrenome dela que era Lindíssima e que despertou uma paixão obsessiva louca e Imortal num homem chamado Tomás Antônio
Gonzaga e eu acho que só por isso assim já é interessante de ler assim são versos muito astutos sabe eh que fazem mais do que só louvar uma mulher mas que louvam a beleza louvam a a Ass simplicidade que protestam contra os valores Eh equivocados aí só do dinheiro só da Ostentação eh só dessas coisas que não levam a nada porque quando a gente morre ninguém leva a riqueza junto e enfim tenta valorizar o que realmente é importante é isso gente vamos ver aqui os últimos comentários que bom que vocês curtiram Obrigada Vila eh conclusão
do meu trabalho falei Exatamente isso dele imortalizar Marília pois é isso é assim e eu acho que é o mais incrível né María foi tão amada por Dirceu que não necessitou outros amores Pois é é né que a a história não consagra né o ponto de vista das mulheres né não temos né o ponto de vista dela ela não deixou escritos e ninguém também se preocupou né então a gente não conhece bem Como foi a vida dela o restante a gente não sabe se aquele filho que ela teve Quem sabe né era filho do do
Tomás não sei se era filho dele mesmo né às vezes não às vezes era só um afiliado mesmo Larissa uma obra linda uma especial linda me fez chorar me despertou muita emoção que legal é isso gente não esqueçam dos likes esse vídeo deve circular também provavelmente ao longo desse ano outras pessoas vão encontrar essa análise aqui do Marilha de Dirceu porque esse é um texto que tá sendo cobrado no vestibular da Fuvest né então ao longo do ano aí vai ter um monte de estudantes desesperados que vão procurar conteúdo né para D quem sabe aí
algum vai encontrar esse vídeo então se você encontrar deixa um comentário aqui embaixo curta esse vídeo e é isso agora eu tô com muita vontade de fazer o que fez aqui o aurimar eh fui na casa deles em Ouro Preto que eu presto um serviço mais sociológico do que literário muito obrigada eu tenho muita vontade de ir para Ouro Preto Que para quem não sabe é o nome atual da cidade de Vila Rica que é a cidade onde tudo isso aconteceu Dizem que as casas onde eles moraram ainda estão lá e elas eram bem vizinhas
então é muito possível que eles namorassem pela janela né que dava para ver né um ao outro então esses amores aí provavelmente eh eh foram trocados assim não só pela janela claro que eles se encontraram gente né não não era assim tão Platônico Quanto dá a entender eu acho eu quero acreditar que eles conseguiram dar uns beijinhos até algo mais eu acho que não ficou só assim nos olhares distantes esses essas ideias de amores platônicos que só de de vista me dão muito nervoso eu prefiro acreditar que eles de fato foram namorados de verdade que
alguma coisa aconteceu é isso não sei se é verdade mas eu espero que seja ah olha aqui Certamente ele levaria o café com pão de queijo de manhã PR cama na cama PR Marília certamente Certamente ele tomou cafezinho na sala da casa dela também já que eles eram vizinhos né eles devem ter tomado cafezinho comido broa de milho e essas coisas ai que tudo olha o que disse aqui a a raimara é Ah vem Ouro Preto serei sua guia de graça com prazer moro aqui Puxa que legal que legal ó que eu vou hein é
isso gente muito obrigada bom final de sábado aí para vocês Bom fim de semana muito obrigada pela audiência a gente se vê então no próximo vídeo próxima leitura coletiva só Relembrando vai ser a volta do parafuso é história de fantasmas agora vamos mudar aqui de tema mas é um livro gostoso fácil de ler não tenham medo Vai ser muito bom Eu já li esse livro Uma vez eu vou reler Então vai ser bem gostoso tá bom um beijo a todos gente bom final de semana para vocês