Tá, então nós já falamos em êxito ou falamos de indianos? Falamos inúmeros, está dizendo assim: “Eis que tem o tomado os Levitas no meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre entre os seus filhos, serão meus agora”. Deus vai substituir por quê?
Porque, nessa caminhada, eles foram se desviando, ficaram no Egito muito tempo, e quando saírem. . .
Moisés sobe no monte, e a Bíblia diz que ele fica lá 40 dias. E ele, ficando lá 40 dias, muitos pensaram que Moisés não voltaria, né? E, então, ou seja, cada tribo daquela tinha um primogênito que representava, tinha um primogênito que se apresentava diante de Deus; e da tribo de Levi, o que se representava o primogênito era Arão.
Naquela época, não poderia nenhuma mulher ser sacerdote, né, perante Deus. Então o que acontece? Quando Joquebede teve a sua filha, Miriam, em segundo teve Arão.
Arão tem a primogenitura porque, naquela época, somente os homens podiam executar esse trabalho, e a Bíblia diz então que Arão era o que representava a tribo de Levi, porque ele era o irmão de Moisés. Foi Deus quem escolheu e deu a primogenitura para Arão. Então, a Bíblia vai dizer que.
. . Ah, não, também tá ali, junto, lutando; só que eu vi uma história, um comentário do meu amigo, Bispo Reinaldo.
Foi algo bem interessante que clareou muito a minha mente. Ele conta que leu um documentário muito importante que dizia o seguinte: naquele dia, Arão juntou muito para que não se fizesse aquele bezerro de ouro, porque você vai entender que Deus não vai punir. Ah, não, Deus vai punir todos menos Arão e a tribo de Levi.
Porque a história diz que Arão disse para todos os primogênitos: “O negócio é o seguinte, já que nós vamos fazer o bezerro de ouro, então tem que ser do melhor. Eu quero saber se vocês realmente amam esse Deus e se vocês estão dispostos a fazer o melhor. Então, eu quero que vocês vão pedir todo o ouro que vocês deram para as suas mulheres no dia dos seus casamentos, aquilo que elas mais amam.
Se vocês conseguirem convencê-las e trazer esse ouro, então nós vamos fazer o bezerro”. Então, eles demoraram, né? Quase 40 dias, 30 e poucos dias para conseguir isso e conseguiram.
Só tem um detalhe: o intuito de Arão era demorar, fazer com que Moisés chegasse para resolver o problema, porque Deus sempre coloca uma autoridade no lugar, e naquele momento a autoridade era Arão. E, então, ele vai fazendo e vê que o povo consegue aquilo que ele falou. Então eles fazem um bezerro de ouro e, quando fazem, está já no dia 39, né?
Porque no 40º dia que ele passa lá, ele desce. Moisés está descendo e, quando ele desce, vai ouvir o barulho de festa; só que naquele dia teve uma festa de orgia, uma festa de bebedice, uma festa terrível. Naquele dia, pessoas fizeram coisas terríveis na presença daquele Deus, daquele bezerro.
E a Bíblia vai dizer que, então, Arão não participa disso. “Vocês querem então adorar? Vocês adoram, mas eu não”.
E aí os Levitas não participam, porque o líder deles não concordou com aquela situação. Quando Moisés desceu, viu um ouro e saiu esse bezerro, e o povo. .
. Esse povo é um povo muito duro, difícil, porque 11 primogênitos decidiram. Decidiram: “Nós queremos fazer”.
Contrário, não teve hipótese. Fizeram. Naquele dia, Deus julgou a causa e matou 3 mil pessoas.
Quem matou foi os Levitas, por zelo da casa de Deus. E o interessante é que eu não tenho dúvida que matou todos os primogênitos, né? E matou os filhos de todos os que eram primogênitos.
Morreram todos os que, provavelmente, faziam parte de uma nova linhagem que também seguiriam os seus passos da primogenitura, trazendo a presença de Deus. Porque, quando vai contar, quando vai juntar, eles tinham mais de 22 mil primogênitos. Todos eles estavam destinados às coisas de Deus, e a Bíblia diz que vai trocar um por um, um por um, um por um; e os animais primogênitos também trocou um por um, por um e resgata agora todos os Levitas.
Homem troca por um primogênito, tá? Você é primogênito, então vem cá. Um Levita!
E fui trocando, substituindo, resgatando um por um. E agora a tribo de Levi vai ser a terra sacerdotal. Só que sobraram 276.
872, vamos, sobraram um pouco mais de 270. Esses que sobraram tiveram que trazer cinco shekels ou 101 gramas de prata, né? Ou equivalente também ao valor de um cordeiro, que está em Levítico.
Muito bem. Com isso, faz o resgate dos primogênitos. E, a partir desse momento, você pode nascer primogênito, mas não serve para estar o tempo integral.
Você pode estar no tempo integral, mas precisa resgatar a primogenitura. Quando for o mandamento, nesse momento, quando Deus disse: “Resgata tudo primogênito, conta todos os primogênitos”, e a Bíblia diz que trocaram, né? E aí pegaram o dinheiro do resgate de todo primogênito e foi contado de um mês para cima.
E, naquele dia, os censos foram 22. 273 primogênitos que tinha ali e trocaram todos eles. E agora nós temos o que?
Nós temos os Levitas, e muitos confundiram que levita seria aqueles que estariam cantando. Isso é outra história, tá? Então, o que eu percebo aqui é que, nós às vezes não lemos as histórias e acaba que nós nos perdemos no meio do caminho.
Então, quando Deus tá dizendo: “Israel é o meu primogênito”, eles perguntam: “Por quê? ” Porque é ele que vai abrir o caminho para a adoração. Eles que vão abrir o caminho para intercessão; é eles que vão ensinar como adorar.
Por isso que Israel. . .
Por isso que o modelo é Israel. Se você quer ter sucesso, o modelo. .
. É ele: faça o que Israel faz e você será bem-sucedido, exceto em algumas coisas. Por exemplo, Israel é bem-sucedido e não acredita em Jesus.
Com isso, imagine se você fizer o que eles fazem, ainda acreditando que Jesus te salva. Porque tem dois mandamentos: tem um antigo e tem um novo. No antigo, fala muito de prosperidade, de guerra, de oferta, de resgate, de dízimo.
Agora, detalhe: tudo aquilo que é primeiro é de Deus e Deus está dizendo: ele é consagrado a mim, e o que é consagrado é do Senhor. Você só vai entender dízimo lá no profundo, se você entender o resgate do primogênito. Por quê?
Porque ele é consagrado, ninguém pode ficar com ele. Se você quiser ficar com o primogênito, você tem que dar um resgate, se não der um resgate, isso tem que ser morto. Está escrito.
Está dizendo assim: olha, quando você trazer um animal, um jumento, você precisa resgatar. Se você não resgatar, você quebra o pescoço dele. Mas se você quer resgatar, traga a oferta.
Então, é muito simples as pessoas entenderem, mas quando você fala de dinheiro, as pessoas não querem, porque parece que vai doer o bolso. Nós vamos aprender aqui algo muito interessante. Por que as pessoas não resgatam os primogênitos?
Então, se você olhar nos textos que eu já li para você, eu já parei em Números, mas deixa eu ler agora também Deuteronômio: todo primogênito que nascer das suas vacas, das tuas ovelhas macho, santificará ao Senhor teu Deus. Com o primogênito do teu boi, não trabalharás, nem tosquiarás o primogênito das suas vidas. Presta atenção: quando ele nascer, não era para trabalhar com ele, não era para usufruir dele, porque o primogênito não era para trabalhar.
Eu vou dizer de novo: por que estão trabalhando, trabalhando e não estão tendo sucesso? Porque tudo que ele trabalha fora não me interessa de Deus, porque ele é de Deus. Não era para trabalhar com o primogênito do boi, não era para tosquiar, Alan, não era para tirar leite, não era para fazer nada; era do Senhor.
Qual é a diferença? O Senhor, os primogênitos estão trabalhando dia após dia, não estão tendo sucesso porque não fizeram um resgate. Primogenitura, Neemias, capítulo 10, versículo 36, está dizendo: e os primogênitos, nossos filhos, dos nossos gados, como está escrito na lei, que todo primogênito do nosso gado, das nossas ovelhas, teríamos a casa do nosso Senhor, aos sacerdotes que ministram ao nosso Deus.
Olha por onde ele começa: tem que trazer o primogênito dos nossos filhos, dos nossos gados, como está escrito. Todo primogênito do gado, das ovelhas, ou seja, primeiro, seus filhos são dele, mas podem ser resgatados. Agora vamos lá, já falei e não vamos.
. . Levi está dizendo, mas estou mais.
. . O primogênito do animal, por já pertencer ao Senhor, ninguém consagrará, seja boi, seja gado.
Mas se for um animal imundo, resgatará segundo a tua avaliação e sobre ele acrescentará a parte, se for a quinta parte. Se for resgatado, venderá a segunda avaliação. Ou seja, você tem um animal aqui e você quer resgatar.
Para resgatar, ou levava o cordeiro ou, senão, eu quero comprar esse animal, eu quero ele para mim, tem que acrescentar um quinto, ou seja, 20% em cima do valor. Em Números tem mais um número aqui: o primogênito da vaca e primogênito das ovelhas, da cabra, não resgatará. Santos são.
É o mesmo símbolo do dízimo; você não se resgata dízimo. O sangue pedirá sobre o altar e a gordura queimará em oferta queimada, cheiro suave. Dízimo não se resgata; é de Deus.
Você pode fazer o que você quiser: eu quero ele, não pode. Assim como é o primogênito, Levíticos está dizendo, em Levítico, capítulo 27, versículo 26, está dizendo o seguinte: mas o primogênito do animal, por já ser do Senhor, ninguém o sangue ficará, seja boi, seja gado, do Senhor. Mas se for animal imundo, resgatará segundo a sua estimação e sobre ele acrescentará a quinta parte.
Se não resgatar, venderá, será a segunda avaliação. Tá, olha só, Levítico 27, 26; não este já foi o que eu li. Vou ler um texto aqui que você talvez nunca entendeu.
Lembra quando os filhos, os amonitas, os moabitas. . .
Melhor: o moabita estava lutando contra Israel. E aí chega um homem, Josafá, e disse assim: tem algum profeta? Ele disse: tem Eliseu, aquele que derrama água na mão de Elias.
Lembra disso? A Bíblia diz que então chamaram Eliseu e Eliseu orou. Melhor, não, comandou e o comando foi: vocês vão cavar buracos dentro dos vales e amanhã vai haver água.
Não haverá chuva, não haverá vento, mas haverá água em abundância. Lembra disso? Está em Reis, capítulo 3.
Segunda Reis 3, a Bíblia diz que eles ganharam a guerra. Veio os moabitas, destruíram tudo, ganharam a guerra. Quando chega na cidade para conquistar o rei.
. . Olha o que está dizendo: tomou então seu filho primogênito, Êxodo 3:27.
Então tomou seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e ofereceu em um local sobre o muro, porque houve grande indignação em Israel. Por isso se retiraram daqui deles e voltaram para sua terra. Eles já tinham ganhado a guerra, mas o rei pegou o primogênito, colocou em cima do altar e sacrificou.
E quando sacrificou, veio uma indignação tão grande que a Bíblia diz que eles tiveram que se retirar. Por que tiveram que se retirar? Por causa do sacrifício de um primogênito.
Eu vou concluir essa aula que foi uma das maiores aulas. Nossa, mas você precisava entender esses textos para eu entrar agora na prática. Tá bom, mas deixa eu concluir essa história para você entender: é que o rei chegou até seus sábios, seus bruxos, e disse: vocês falaram que nós iríamos vencer toda essa guerra e nós estamos perdendo.
Qual é o segredo desse povo? Porque. .
. Que eles vencem tudo! Então, sabe disso, Senhor.
O que nós falamos para o Senhor é verdade, mas o segredo deles está em uma coisa: é que o Deus deles pediu para que o patriarca dele, chamado Abraão, oferecesse o primogênito sobre o altar. O pai dele pegou o primogênito e o colocou em cima do altar. Colocando-o em cima do altar, Senhor, Deus não quis, porque Ele resgatou o primogênito.
O próprio Deus deu um cordeiro para ele morrer no lugar do filho, mas dentro do coração do próprio patriarca já tinha morrido. Então, o próprio patriarca ofereceu o filho, e, a partir disso, eles nunca mais perderam batalha. Então, aquele rei disse o seguinte: "Espera aí!
Se ele só se propôs a fazer e só morreu no coração, eles ficaram fortes desse jeito. " Traga meu filho! Pegaram o filho.
Quando eu conheci, mandou voltar e matou o filho, sacrificou aos deuses deles. O meu princípio de sacrifício e a indignação vêm tão grande naquele lugar que o povo teve que recuar. Eles usaram o princípio bíblico para Satanás, e funcionou.
Ou seja, imagine: se você usar um princípio certo para com Deus. . .
Peço sobre isso. Falamos na próxima aula.