O perigo da apostasia I Rev. Hernandes Dias Lopes I EBD I Igreja Presbiteriana de Pinheiros
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e o vídeo já vai começar mas antes não se esqueça de se inscrever e ativar as notificações e E aí é muito bem meus irmãos nós estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical A do dia 27 de junho de 2021 e hoje tratando de um assunto extremamente solene de certa forma polêmico e que carece de um Claro entendimento das escrituras para não ficarmos afligidos por aquilo que está escrito nesse texto a na dúvida do que de fato o autor bico está querendo dizer remeto você o texto de Hebreus Capítulo 6 versos 48 em Hebreus 6 4 a 8 Oi e o texto diz o seguinte é impossível pois que aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial bom e se tornar um participantes do Espírito Santo o e provaram uma boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro o e caíram sim é impossível outra vez renovados para arrependimento o visto aqui de novo estão crucificando para si mesmos o filho de Deus e expondo-o à ignomínia é porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe benção da parte de Deus mas se produz espinhos e Abrolhos é rejeitada e perto está da maldição e o seu fim é ser queimada Tá bom eu quero tratar com vocês então nesta manhã sobre o tema o perigo da apostasia e o apóstolo o autor aos hebreus nós não temos plena convicção de quem seja Eu já havia soltado os crentes e há no texto anterior sobre o problema da Inteligência espiritual além de terem tempo para serem Mestres e ainda eram crianças o trem tempo para estar comendo alimento sólido aí ainda estavam tomando leite é mas agora o autor vai tratar de um assunto solenissimo que é o problema da apostasia o perigo da apostasia e esse assunto não é tratado só nesse texto aqui em Hebreus eu preciso que vocês olham comigo mais três textos onde o mesmo autor aos hebreus vai mencionar esse assunto então vão olhadinha aí Capítulo 3 e a partir do verso 12 ele trata do mesmo assunto e tende cuidado irmão jamais aconteça a ver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo e ele tá tratando desse assunto e isso vai até o verso 19 Oi e ele disse que aqueles Hebreus que estavam caminhando no deserto não puder entrar na Terra Prometida Versículo 19 por causa da incredulidade e ele volta a tratar desse assunto do Capítulo 10 Olha aí comigo a partir do verso 26 é porque você Vivemos deliberadamente em Pecado depois de termos recebido o pleno conhecimento da Verdade já não resta sacrifício Pelos Pecados pelo contrário certo espero que tá são horrível de juízo e fogo Vingador prestes a consumir os adversários e sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver ajeitado da lei de Moisés de quanto mais Severo castigo julgais vós será considerado Digno aquele que álcool aos pés do filho de Deus e profanou o sangue da aliança com qual foi santificado e ultrajar o espírito da Graça Ah e ainda no capítulo 12 a partir do verso 25 também volta a lidar com o assunto e quando eu disse tente cuidado não recuseis é o que fala pois se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem divinamente os advertir sobre a terra muito menos nós e os que nos desviarmos daquele que dos céus nos adverte então o apóstolo o autor aos hebreus está tratando desta matéria aqui a do perigo da posso fazer bom eu preciso admitir irmãos como pastor Arival disse para vocês agora pouco o que este é um dos textos mais difíceis de Hebreus Talvez um dos textos mais difíceis de todo o Novo Testamento a segunda coisa que eu preciso admitir é que não existe como senso no meio Cristão sobre o real significado desta passagem E então é possível que vocês depois de ouvir Esse estudo ao escutar em outra ocasião um outro pregador ele possa dar uma outra interpretação do texto E desde os pais da igreja desde os pais da igreja é que este assunto tem sido tratado e não há consenso e não há unanimidade de entendimento mas a grande pergunta aqui meus irmãos é o seguinte será que esse texto que nós acabamos de ler está na contramão de dezenas e dezenas e dezenas de outros textos que nos garantem que todo aquele que crê tem a vida eterna ou será que esse texto está negando é a doutrina fartamente documentada no Antigo e no Novo Testamento da perseverança dos Santos ou será que esse texto deita por terra a possibilidade de você ter certeza da sua salvação ou será que esse texto está dizendo que uma pessoa regenerada selada com o Espírito Santo da promessa é justificada pela fé habitada pelo Espírito Santo Segura nas Mãos de Cristo escondida com Cristo em Deus nas regiões celestes batizada pelo Espírito do corpo de Cristo a perder-se eternamente é possível isso Como pode alguém que foi adotado na família de Deus O que é membro da família de Deus que ovelha de Cristo O que foi selada eu quero Espírito Santo e recebeu o penhor do Espírito Santo ver se é lançado fora para sempre Como pode alguém ser filho de Deus de manhã e Filhos do diabo de noite você é cidadão do céu de amanhã eu ia para o inferno de noite Como pode alguém hoje está no caminho do céu e amanhã perecer da estrada larga do inferno Como pode alguém arrebatar uma ovelha de Cristo dos braços de Cristo para que ela pera eternamente e pode alguma coisa afastar alguém o amor de Deus que está em Cristo Jesus a fim de que essa pessoa pereça para sempre e parece-nos portanto que esse texto não quer dizer que uma pessoa que está salva O que é essa pessoa possa perder na sua salvação E então como é que nós podemos olhar essa passagem primeira coisa irmãos preliminarmente ainda falando é que o acesso fácil a distinção entre um membro de uma igreja visível e um membro da igreja invisível e o que que a igreja invisível a igreja invisível é aquela composta de todas as pessoas que foram salvas por Cristo e de todos os lugares de todos os tempos de todas as denominações a primeira coisa que eu preciso dizer que a igreja invisível não tem placa não é Batista não é Presbiteriana Metodista na Assembleia não é essa não é aquela comunidade a nenhuma denominação em si contém todas as pessoas salvas o Cristo morreu para comprar com seu sangue os que procedem de toda tribo raça povo língua e Nação o e as ovelhas de Cristo estão espalhadas nas mais diversas igrejas às vezes nem pertencendo a uma igreja eu explico por exemplo o ladrão que se converteu na cruz não deu o prazo de descer da Cruz ser batizado professar a sua fé e ser membro de uma igreja e imagina uma pessoa que acabou de ser convertida quem crê no senhor Jesus e morre cinco você pois tá só ou tá perdida a salvo mas não foi mesmo na igreja bom então se isso corrigi a ideia de seita que que eu aceita Diego uma seita é aquela aquele segmento religioso que diz assim você só pode ser salvo se você tiver dentro da nossa fileira se você não fizer parte do nosso grupo você não tá salvo então está transferindo da salvação de Cristo para que ela comunidades seis partes eita e nós somos várias igrejas evangélicas mas somos um povo só na igreja só um rebanho só o senhor não tem duas igrejas se eu não tenho duas noivas senhor não tem dois rebanhos show não tem dois corpos todo aquele que é salvo e por Cristo Jesus esse pertence à igreja invisível e eu estou dizendo com isso que o rol de membros uma das igrejas visíveis não bate necessariamente com rol de membros da igreja invisível tô aqui na igreja da terra visível você tem gente salvo e não Salvador da igreja e quando o pastor vai receber um membro ou a liderança receber um membro e até faz perguntas para esse membro faz um exame a ele da sua prova na sua profissão de fé para então receber o batismo esse pastor o essa liderança não tem a capacidade de discernir se de fato que era pessoa nascer de novo ou não só o Senhor conhece os que lhe pertencem E então é possível que na igreja visível haja trick Júlio II ah ah já ouvi ele cabrito i. a. olha Salvo Não Salvo i.
a. então você não pode imaginar que uma pessoa que foi membro da igreja durante anos ocupou cargos de liderança na igreja durante anos que pregou o evangelho durante anos O que teve influência eclesiástica grande anos que essa pessoa se dirigir e morreu no recanto e você não tá questionando a doutrina da perseverança dos Santos você tá questionando a verdadeira experiência de conversão dessa pessoa e o apóstolo João no capítulo 2 verso 19 da superfície do lado disse saíram dos nossos porque não é um dos nossos se fosse entende a permanecido ele tá falando aí dos falsos Mestres bom então é muito importante você entender isso preliminarmente já tinha entrado na expulsão do texto você pega um Judas Iscariotes ele era um Apóstolo como tal pregou I exercer a liderança e a cargo de confiança É mas não era convertido e você pega um temas quero um colaborador do apóstolo Paulo é mas que é o Finn amor presente século virou as costas se você encontra por exemplo Simão mágico tá lá em Atos 8 e foi batizado tornou-se membro da igreja É mas não era convertido tava em fel de amargura bom então e nós vamos olhar esse texto aqui irmãos que acabamos de ler pelas leis de hermenêutica Sagrada um dos princípios da lei hermenêutica a ciência da interpretação se você a luz da hermenêutica Sagrada você entende a Bíblia assim a Bíblia explica a própria Bíblia o Ou seja a Bíblia é a palavra de Deus e nela não há contradição e se você ver algum texto parecendo estar em contradição com o outro você pode perceber que o problema é o seu entendimento e não a Bíblia e você vai terminar toda Bíblia e este conjunto do todo aqui vai ajudar você entender um texto particular outro princípio da minha mãe neurótica você interpreta um texto complexo a luz um texto Claro e não texto Claro a luz um texto obscuro o ou seja esse texto é um texto obscuro difícil complexo e esse texto que vai me dar um norte doutrinário ou são os textos Claros sobre a perseverança dos Santos a segurança da salvação que vão me ajudar a entender esse texto é óbvio que você interpreta um texto obscuro a luz um texto Claro e não um texto Claro a luz um texto obscuro tudo isso eu disse do forma do ponto de vista preliminar agora nós vamos entrar no texto lido então primeira coisa que eu chamo a sua atenção a quem o autor se refere nesta passagem Oi Gê abreus 648 é impossível que aqueles que foram iluminados e provaram o dom Celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vendedor e caíram se impossível outra vez renovados para arrependimento a pergunta é a quem o autor se refere Tá bom vamos entender o contexto de Hebreus e eu já disse isso para vocês que tem acompanhado o curso aqui comigo na escola dominical que o autor aos hebreus escreveu para alertar um fato específico em virtude da perseguição que estava vindo sobre a igreja o e os crentes estavam sendo é esfoliados porque lá no 1034 porque não somente o Russo compadecer-se dos encarcerados como também aceitar-se aceitar-se isso com alegria o espólio dos vossos bens tendo ciência de possuir de vós mesmos patrimônio superior e durável a percepção tinha chegado e os crentes estão perdendo suas propriedades suas casas seus bens perseguidos saem como Forasteiros e como estrangeiros a perambular E aí o que que acontece muito judeus os convertidos a Cristo é por causa da perseguição estavam virando as costas para Cristo e voltando para o judaísmo e o autor aos hebreus diz que isso aí apostasia porque Cristo é melhor do que os profetas do que os anjos o que Moisés bloquearam do que Josué do sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio Levítico que a Nova Aliança inaugurada no sangue de Cristo superior a velha Allianz portanto virar as costas para Cristo é apostasia bom então o contexto aqui é este a negar a Cristo não é poupar a vida e ele sabe que ele foi para a vida tá fugindo da perseguição e o argumento o autor aos hebreus se você para tornar Cristo você vai cair nas teias da apostasia e isso é uma queda sem volta isso a condenação e adorável é porque veja você o texto menciona três características deles versos 4 e 5 Olha aí comigo eles e é desprezar os dons de Deus AM o segundo Olha aí comigo eles rejeitaram o filho de Deus o Versículo 6 o e terceiro eles desistiram das bençãos de Deus versículo 7 e 8 Então vamos entender aqui irmãos O que é que esse texto está querendo dizer E será que ele tá falando aí que os crente perder a salvação ele tá falando dos alvos nesse texto e como a Bíblia interpreta a Bíblia e vamos ver um versículo seguinte ao que já disse aquilo no texto Nós lemos de 4 a 8 Olha o que tá escrito o Versículo 9 E quanto a vós outros todavia ou amados estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertence a salvação ainda que falamos desta maneira presta atenção na conjunção adversativa todavia e ele tá falando de um grupo de 4 a 6 o que não é salvo que embora pertenceu a igreja visível que embora conviveu com salvos Mas agora está contrastando esse grupo do 48 conversa 19 quanto a vós outros toda via sempre que você encontrou uma conjunção adversativa em qualquer literatura você precisa entender é o mais entretanto porém o toda viu entremés que tá contrastando o que disse como que vai dizer alguém que parece salvo mas não é salvo com alguém que de fato é salvo bom e se você notar lá no 10 39 ele vai usar mesmo a expressão olha comigo por gentileza quando ele tá falando da apostasia nos versos anteriores ele diz o gás 39 assim 10 39 nós porém Olha a diferença nós porém não somos dos que retrocedem para a perdição somos entretanto da fé para A Conservação da alma e Então qual a conclusão que você tá chegando comigo a tese do autor aos hebreus na carta não é ensinar uma nova doutrina de que você pode ser salvo e perder a salvação não a tese do autor aos hebreus é que existem pessoas que são membros da igreja visível que parecem salvas e desfrutaram das bençãos comuns da salvação no sentido de que ouvir a palavra de Deus de que receberam os sacramentos de que até pregar a palavra de Deus mas que ele vá contigo nascer de novo o e daqueles que verdadeiramente não são dos que retrocedem dos Salmos que perceberam e não autor aos hebreus Não Está contribuindo com essa tese de perder a salvação que pode ser salvo hoje esse perder amanhã bom então vejam comigo claramente isso eu quero eu não quero ser apressado nós vamos até lá nós podemos ir no sentido de ser Claros a temos que diferenciar entre uma queda e uma apostasia então preste atenção na primeira formação vou fazer crede cai e não deve cair mas pode cair e quando um Crente Cai que que acontece com ele e se arrepende e ele confessa o seu pecado ele abandona o seu pecado ele é perdoado por Deus e agora após trazia não tem arrependimento porque quem apóstata ele tinha todo o aparato externo da religião ele parecia mas não era bom então não tem arrependimento O rolotê arrependimento não tem salvação eu estou não podemos confundir queda com apostasia e quantos de nós conhecemos pessoas crentes verdadeiramente crentes que cometeram um pecado grave a ficar giro e foram levantadas foram restauradas bom então o texto tá falando de apostasia a apostasia renegar aquilo que um dia você professor é calcar debaixo dos pés aquilo que um dia você defendeu é deixar de crer naquilo que um dia é você confessor como conteúdo a sua profissão de fé O crente pode até cair mas ele se levanta um salvo outra peça mas é restaurado uma aposta porém vira as costas para Deus o e nunca demonstra Qualquer gesto de arrependimento e de quebrantamento não dá sinais de arrependimento Então vamos ilustrar isso na Bíblia e pega comigo agora Pedro e Judas vamos era um Apóstolo de Jesus eles viram as mesmas coisas a ouvir os mesmos ensinamentos viram Jesus fazer os mesmos lá os mesmos Milagres pelo menos a maioria e os dois eram apóstolos e aliás Judas tinha até um cargo de confiança dentro do grupo que era o tesoureiro cuidar das finanças e vamos pecar um gravemente contra Cristo o Pedro negou Jesus covardemente três vezes o negócio que eu conhecia jurou que não conhecia próximo para o palavrão impropérios dizer que não conhecia Jesus o Judas traiu Jesus já vendeu Jesus por trinta moedas de prata e qual a diferença entre Pedro e Judas o Judas não se arrependeu e você sabe que arrependimento tem três níveis três aspectos para fechar o círculo do arrependimento quem tem a razão tem a emoção tenha volição o à vontade que arrependimento é mudar de mente metanoia mudança de mente segundo é tristeza segundo Deus terceiro é dar meia-volta vem para cá vem para cá muda conduta o Judas dos três elementos teve dois reconheceu o erro e sentir tristeza pelo erro É mas ele não voltou a produzir o remorso e não arrependimento E por quê Porque melhor convertido e ele é do diabo Era ladrão e a religiosidade dele era apenas externa a aparente é fictícia e não verdadeira bom então é esse é o ponto que eu tô chamando atenção dos irmãos não podemos confundir a pessoa que está na igreja e tem cargo de liderança da igreja que prega para as pessoas que já foi até instrumento para salvação de outras pessoas mas ela mesma não foi contemplada por essa salvação é desse tipo de gente que o autor aos hebreus tá tratando Ah pois manda o segundo.