Eu quero começar o negócio, não sei por onde começar, aonde buscar informação. Vem comigo que eu lhe conto tudo logo após a vinheta. 1.
Olá, seja bem-vindo! Esse é o Cebola e Tal, que é o seu canal de informação e de conhecimento sobre o mundo dos pequenos negócios. Aqui você pode encontrar uma série de informações que podem lhe auxiliar, desde essa etapa de como você montar o seu negócio até como gerir melhor o seu negócio.
No vídeo de hoje, eu vou mostrar para você um super passo a passo com tudo aquilo que você precisa para poder começar o seu negócio do zero. Mas antes de começar, baixe agora aqui um conteúdo exclusivo que a gente desenvolveu com uma série de dicas e orientações para você que sonha em montar seu próprio negócio. E aproveita já para poder se inscrever no canal e ativar as notificações, porque toda semana a gente tem vídeo novo com conteúdo exclusivo para você.
E se você ficar com alguma dúvida, vai deixando aqui nos comentários que a gente vai responder. Ah, então deixa eu me apresentar: sou Michel Lima, especialista em pequenos negócios, com mais de 25 anos lidando com o mercado da micro e pequena empresa, onde eu busco fazer todo o processo de orientação empresarial, desde a parte do planejamento do negócio até a gestão do negócio. Então fica aqui comigo até o final que deixarei uma dica exclusiva para quem me acompanha até o final do vídeo.
Para começar esse vídeo, vamos falar sobre a importância das micro e pequenas empresas. Você sabia que noventa e nove por cento das empresas que existem hoje no Brasil são micro e pequenas empresas? Na Bahia, são mais de 600 mil empresas que são consideradas micro e pequenas.
As micro e pequenas empresas correspondem a 27 por cento do PIB, que é a geração de riqueza do Brasil. Então, percebam como é importante o desenvolvimento de um negócio para a economia brasileira. Elas também respondem por mais da metade da geração de empregos do Brasil.
E você, que tem um sonho, você sabia que o brasileiro tem como montar seu próprio negócio numa escala de um a dez como a terceira coisa mais importante? A terceira expectativa de sonho é criar seu próprio negócio. Para você que faz parte desse grupo de brasileiros que sonham em criar seu próprio negócio, eu trouxe uma série de dicas e orientações que vão ajudar você nesse processo de criação desse pequeno negócio.
Então, para começar, o primeiro passo é você buscar identificar uma oportunidade de negócio. E de onde surgem as oportunidades? As oportunidades surgem das necessidades.
Então, seu papel como empreendedor é tentar identificar, junto àquele público que você pretende atuar, quais são as necessidades que são mal atendidas, ou então você criar uma necessidade junto a esse público. Um exemplo de necessidade mal atendida é se você quer montar uma padaria e, naquele bairro, existem outras padarias, mas as padarias que já existem não entregam em domicílio, não aceitam cartão de crédito ou não utilizam uma forma de fazer pedido via WhatsApp. Então, você pode utilizar essas estratégias para se diferenciar daquela padaria que já existe.
Você pode estar se perguntando como criar uma necessidade. Um grande exemplo que nós temos é o design de sobrancelha. Antigamente, as mulheres não tinham esse tipo de necessidade, mas, a partir do momento que alguém pensou nesse novo serviço, o serviço passou a ser uma necessidade de grande parte das mulheres.
E o segundo passo é você analisar o seu perfil: será que você está pronto para fazer essa transição de empregado para empreendedor? Você pode se preparar para isso, inclusive celebrando, e há uma série de capacitações que podem lhe ajudar a melhorar esse seu aspecto empreendedor. Por exemplo, voltando ao caso da padaria, provavelmente, se você acorda tarde, vai ter dificuldade com esse tipo de atividade que exige que o empreendedor, muitas vezes, acorde de madrugada.
Então, é muito importante que você, antes de empreender, procure se preparar, se capacitar e fazer essa análise se você está preparado para poder fazer essa mudança de perfil de empregado para empreendedor. O terceiro passo é reunir o máximo possível de informações sobre o tipo de empreendimento e o mercado que você pretende atuar. Uma boa ferramenta que você pode utilizar, inclusive gratuita, é o Sebrae.
É um serviço gratuito do Sebrae onde você pode encontrar informações sobre ideias de negócio, sobre seus potenciais concorrentes e sobre o mercado que você pretende atuar. Inclusive, lá você tem uma série de filtros que pode utilizar para poder identificar o melhor local onde você colocar esse seu novo negócio. Se essas dicas estão valendo para você, deixa aqui o seu like para que mais empresários possam ter acesso a essa informação, esse conteúdo que a gente preparou para vocês.
O quarto passo é a construção do seu plano de negócio. Existe uma série de ferramentas que você pode estar utilizando para isso. A gente sempre orienta que primeiro você faça um modelo de negócio, onde você tem que responder, no mínimo, quatro questões essenciais para qualquer negócio: o que você vai oferecer como proposta de valor, para quem você vai oferecer, como vai colocar essa ideia em prática e qual é a sua necessidade de investimento e projeção de receita para a construção do plano de negócios.
O Sebrae também tem uma série de ferramentas que podem auxiliar, inclusive até livros e programas que você pode baixar gratuitamente através da internet. A essência do plano de negócio é você conhecer o seu mercado. E aí, quando a gente fala de mercado, a gente está falando.
. . De mercado consumidor, mercado fornecedor e concorrente, montar sua estratégia de marketing através do seu plano de marketing, montar o seu plano operacional, onde você vai detalhar o dia a dia do seu negócio e montar o seu plano financeiro com indicadores que possam lhe orientar sobre a viabilidade, ou não, do seu negócio.
Assista aqui depois a um vídeo exclusivo que fala sobre como você montar o seu modelo de negócio; é imperdível! O quinto passo é sobre como financiar o seu negócio. Geralmente, as exposições de crédito têm linhas de crédito para quem quer abrir um negócio ou para quem já tem um.
O fundamental é que você tenha o seu plano de negócio, que é um documento obrigatório para apresentação a essas instituições financeiras, e que esse plano realmente indique a viabilidade do seu negócio. É também importante ter ciência de que, geralmente, as instituições financeiras ficam mais a parte do investimento fixo para quem está começando, como a aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, a construção ou reforma do local e até mesmo veículos utilitários. Mas essa indicação de financiamento ou não deve ser feita com bastante cuidado.
Lembre-se de que você pode encontrar outras alternativas de financiamento, como, por exemplo, um sócio, um familiar ou outras opções que muitas vezes envolvem adequação do seu plano de negócio. E antes de ir para o sexto passo, conta aqui para a gente quais são as suas dificuldades que você tem enfrentado na hora de criar seu próprio negócio. O sexto passo é colocar a mão na massa.
Não basta apenas você fazer todo esse processo de preparação, seguir o passo a passo e não colocar a ideia em prática. Lembre-se de que qualquer negócio tem dificuldades, mas se você seguir os passos anteriores, com certeza essas dificuldades poderão ser minimizadas. Conte sempre com o Sebrae como um parceiro para desenvolver você e o seu negócio.
Lembre-se da dica bônus que eu falei lá no início do nosso vídeo: a dica é gerar valor para o seu cliente. Lembre-se sempre de que hoje o consumidor tem várias alternativas e, para você ser a alternativa principal do seu cliente, você precisa ter algum tipo de diferencial. Você precisa mostrar para o consumidor que você é a melhor alternativa dentre as já existentes.
Então, busque sempre se diferenciar, criar inovações que estejam gerando valor para o seu cliente, e tire da sua cabeça a ideia de que inovar é algo complicado. Você pode inovar na forma de atender o seu cliente, em embalagens, em canais de distribuição. Muitas vezes, a inovação pode estar em pequenas ações que você pode estar utilizando e que o cliente valorize, percebendo como importante para ele.
E antes de ir embora, não se esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações, porque toda semana tem vídeo novo para você. Então, foi um prazer compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento, e até a próxima! E aí, especialista?
Haha, você me arrumou para gata, hein? E aí?