Unknown

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Video Transcript:
Fala galera testando aqui já é o professor Eduardo já já dentro de instantes vamos começar aqui a Live é T2 a mais um minutinho aí fazendo os últimos ajustes a gente já entra enquanto isso vão compartilhando chamando os amigos aí que a gente preparou uma live toda especial aí para vocês já voltamos aí antes de começar aqui pessoal também sempre aquele retorno né de vocês caso tenha algum probleminha técnico a imagem no som por favor a gente vai estar com chat ali ligado Você já conhece aí o a dinâmica né das nossas lives vocês vão
ali nos guiando que a gente principalmente no começo vai ajustando aqui tudo para ficar tudo certinho na nossa Live mas um minutinho distante vamos começar E aí pessoal tudo bem professora Eduardo aqui na área espero que vocês todos estejam bem É um prazer honra tá aqui com vocês novamente queria agradecer aqui o convite né da do curso aprenda bem para a gente fazer aqui a nossa Live especial né das obras Começando aqui das obras da Federal nós temos uma série de lives já programadas junto com a sociologia nós vamos fazer também a de filosofia né
que são disciplinas aí em destaque cobram específico obras específicas para cada vestibular se eu não me engano Filosofia também mudou bastante relação ao vestibular do ano passado e a mesma coisa aconteceu com sociologia então a gente já tem uma certa experiência aí de vestibulares anteriores as nossas lives foram muito produtivas né Muito enaltecidas e elogiadas por nossos alunos Então vamos inaugurando aqui a desse ano né pensando no vestibular aí 2023 para 2024 Eu também gostaria que vocês divulgasse compartilhasse né vocês irem melhor do que eu como fazer essa dinâmica mas fica aqui o convite essa
Live é aberta ela vai permanecer aberta Então a nossa intenção aqui é que se chegue no máximo de pessoas possível para a gente poder ter aí um debate também vou ficar de olho aqui no chat podem inclusive ali desejando boa noite colocando as primeiras impressões que vocês têm a minha ideia fazer uma live não muito longa mas de certa forma um desafio já vou adiantar porque essa primeira obra se chama um toque de clássicos né da Tânia quintaneiro a Maria Lígia de Oliveira Barbosa e da Márcia Oliveira ela é uma obra completa é um PDF
lá que depois também a gente coloca todos os materiais aqui já vou adiantar a gente coloca também no site né do curso na própria Bio lá Instagram do curso é o pessoal vai me ajudar aqui a colocar inclusive as minhas apresentações que eu separei aqui os PowerPoint os slides com os resumos é também vão ficar à disposição para vocês todos é mas vocês vão perceber que no na obra A gente tá falando uma obra completa Então ela tem mais 100 páginas né 150 páginas mais ou menos então a minha ideia que fazer uma live de
mais ou menos uma hora uma hora e pouquinho para dar conta de todo o livro né então separei aqui resumir o máximo que eu pude a gente começar o debate Então já já respondendo né a obra é essa que eu falei um toque de clássicos já tem ali uns primeiros comentários né ela já vou colocar aqui para vocês o slidezinho para vocês darem uma olhada aqui junto apareceu ali para todo mundo Então essa é a edição né que o edital da federal também Pede então tudo que vocês olharem a partir de agora que eu selecionei
nos dados e repito né para a gente ter para todos essa informação a gente vai divulgar tá bom pessoal a gente vai colocar para vocês também os arquivos à disposição isso tudo vai ficar lá no site do curso no Instagram do curso e também a própria a própria obra né a gente coloca também à disposição para vocês de certa forma pessoal essa é uma obra é introdutória né De certa forma ela foi escolhida para ser a primeira Live porque ela vai falar dos clássicos como o título nos remete então ali podem ver que na sublinha
ali já tem o marketing de carne e o Weber como destaque e de fato o livro como um todo vai trabalhar esses três autores ele começa numa primeira parte até com uma introdução alguma questão de contexto histórico que eu vou trabalhar aqui com vocês que ele vai chamar de primórdios da Sociologia o primeiros pensadores que ainda não é a fundo né o de carne o verberio Marx e depois o grosso digamos assim do livro é baseado nesses três autores Então as três autoras do livro se debruçam sobre os três autores clássicos da Sociologia clássica Então
a gente vai fazer mais ou menos aqui esse recorte também tá bom vamos começar lá vou pedir para tão pedindo para falar um pouquinho mais alto então deixa eu colocar aqui mais perto de um microfone Acho que fica melhor para todo mundo então seguinte pessoal vamos lá fazer que nem na sala de aula Fala bem alto aqui que eu tô acostumado bom então lá no começo né se a gente pensar a introdução do livro A gente vai ver que de maneira geral as autoras deixam Claro que todo toda digamos a perspectiva da sociologia ela é
de certa forma nos temas né bastante antiga então o que que ela quer dizer com isso os temas é a violência a questão da relação social as relações familiares a questão do trabalho aqueles temas clássicos que a Sociologia vai trabalhar sociologia já como ciência lá na frente esses temas já estão conosco Né desde que o ser humano é ser humano Então os temas não são novidades nós temos não aparecem com a sociologia o que acontece na verdade é que certa forma esses temas são lidos são analisados aí sim através de uma lente específica que a
lente da ciência aí a gente tem o surgimento e é importante recortar no tempo histórico né o surgimento da sociologia como a matéria digamos sim a parte com o campo de conhecimento da ciência que vai fazer uma leitura toda original metodologicamente criteriosa atenta e diferente portanto daqueles métodos e daquelas formas de análise dos mesmos temas anteriores Então nesse primeiro momento o tema ou os temas que nós vamos tratar aqui desses vários autores e muitos vocês vão ver se repetem né Por exemplo muitos autores dos três no caso vão estudar por exemplo o tema do trabalho
né Júlio carmember Marx se debruçam eu diria excessivamente assim no tema do trabalho e faz sentido para o contexto histórico os três também estudam a religião que é um dos temas clássicos da humanidade Mas qual que é a grande novidade portanto desses autores esses autores como afundam a sociologia eles trabalham através de um crivo muito específico que não tá nem na sociologia no primeiro momento tá na ideia de ciência e por ser a ciência a sociologia tem suas especificidades nós vamos ver aqui nos slides e portanto tem um jeito uma forma de analisar esses temas
que são antigos de uma maneira muito peculiar e é por isso que a gente vai fazer uma análise específica E aí a gente cabe a nós né para nos prepararmos para a prova saber mais ou menos como que é a visão de cada um desses autores dentro da sociologia em relação a esses temas todos então coloquei ali na introdução que os temas vem desde sempre né são temas que vem junto com a história da humanidade ele cita o as autoras né citam livros cita a reforma protestante o empirismo o racionalismo cartesiano e o avanço das
ciências experimentais como grande contexto de base né de terreno para o surgimento da ciência que aí sim vai permitir esses autores tem esses temas antigos como a gente mencionou antes então é nessa conjuntura né nesse contexto de 1.500 pensando a reforma protestante pensando aí renascimento o avanço do Iluminismo é a questão do racionalismo do empirismo as transformações no mundo político que vão combinar na Revolução Francesa a Revolução Industrial É nesse contexto que certa forma engendra ali o surgimento do que a gente entende como ciência é que esses temas antigos vão ser tratados de uma maneira
nova e por ser novo a gente vai aqui convidar todo mundo né o livro penso é um convite nesse sentido analisar esses três autores Abraçando a ideia de ciência portanto sociologia em relação a esses temas aqui cabe também uma distinção muito clara e específica da filosofia né do meu colega lailson que vai também fazer algumas lives aqui para a sociologia né filosofia muito mais antiga e com uma interpretação uma forma de analisar às vezes os mesmos temas bastante diferente da sociologia porque a sociologia é sempre digamos assim pautada na ideia da ciência isso não é
melhor nem pior é importante lembrar que são formas diferentes de analisar os fenômenos né bom E aí ele vai destacar como a gente sempre vê nos cursos regulares quem tá fazendo o curso é regular lá presencial já tá tendo essas aulas né teve recentemente essas aulas de contexto de surgimento da sociologia que eu sempre falo para os alunos que é campeã de questões né de todos os vestibulares muitas vezes também o da federal então o destaque como não poderia ser outro no livro é a Revolução Francesa citando aí autores como montesquier Rousseau de terror né
que é o enciclopedista aqueles que vão dar digamos assim o plano de fundo desses dessa ideia de cientizar esses temas já lá na França a partir da França que é a primeira sociologia mais clássica digamos mas também a Revolução Industrial aqui a gente tem eu não vou citar todos os autores Mas vamos pensar no James watts né do Futon aquelas é descobertas né da Revolução Francesa os motores a combustão aquela ideia toda que vai culminar no advento da Revolução Industrial pensando aí principalmente a Inglaterra esse contexto de transformações na economia vindas da Revolução Industrial e
portanto modificando sobre maneira a questão da do contexto do contexto social das pessoas né tanto a ideia do ambiente né saindo ali do campo do rural indo Urbano né urbanização mas também saindo de um mundo mais feudal digamos assim de organização política para o mundo mais capitalista e portanto mais Industrial também e a Revolução Francesa fazendo uma transição também do ponto de vista dos regimes políticos né saindo da ideia de monarquia de absolutismo por uma coisa mais próxima que foi que culminou a Revolução Francesa né de repúblicas E democracias então todas essas transformações são ali
o terreno digamos assim de surgimento de uma ciência específica chamada sociologia participas que eu coloco ali nos slides pessoal são trechos da obra mesmo que eu selecionei que de certa forma penso eu sintetizam né as ideias centrais do próprio texto Então vou ler ali com vocês Esse que eu separei dessa parte ó mudanças econômicas políticas e sociais ocorridas principalmente a partir do século 16 e as correntes de pensamento que estabelecer os alicerces da modernidade Europeia o racionalismo empirismo e iluminismo é aqui mais ou menos nesse trecho que as autoras é detectam o surgimento dessas ciência
específica chamada sociologia que vai portanto se dedicar é o estudo das questões né da sociedade daquela época e o que que elas deduzem ali nesse primeiro momento fazendo essa análise ainda introdutória do contexto de surgimento da sociologia Olha só outro trecho que eu acho revelador das ideias das autoras o avanço do capitalismo com o modo de produção dominante na Europa Oi desestruturando com velocidade profunda profundidade variadas tantos fundamentos da vida material como as crenças e os princípios Morais religiosos jurídicos e filosóficos em que sustentavam o antigo sistema profundo os câmbios na estrutura de classe e
na osatura do Estado foram ocorrendo em muitas das sociedades europeias eu acho que aqui é um destaque ali né o cito ali ali já é uma frase minha uma um termo meu a instabilidade do capitalismo né então foi o avanço do capitalismo a gente pensando o culminar né desdobramentos da Revolução Industrial que transformou Olha só em vários aspectos né Morais religiosos jurídicos filosóficos a sociedade que antes quando ela diz assim antigo regime a gente pode entender como feudalismo ou monarquias ou absolutismo por um momento né para o mundo novo que agora tá mais próximo da
cara do mundo que a gente vive até hoje que são um dos mais industriais capitalistas urbanos né e republicanos e Democráticos isso tudo surge digamos assim dessa transformação e esses autores clássicos estão vivendo exatamente Realmente esse período né variadas dimensões mas basicamente os três estão nesse processo e quais são essas mudanças então dos estamentos tradicionais né Eu já citei isso né mas aqui para pegar a referência lá do livro mesmo aristocracia o campesinato e as instituições feudais clássicas a servidão a propriedade comunal as organizações corporativas artesanais e comerciais isso tudo muda para os aspectos que
Eu mencionei da Revolução Industrial então nascimento do proletariado a participação política a urbanização aí eu dou uma adiantada assim no texto ela vai falar também sobre o ambiente Urbano é Mais especificamente né as autoras vão citar a pobreza alcoolismo Nascimentos e legítimos a violência a promiscuidade a fome isso tudo é importante lembrar Porque a Europa né pessoal Às vezes a gente no primeiro momento não lembra que a Europa de 200 anos atrás era muito precária era muito pobre né a gente tem um pouco dificuldade às vezes fazendo aqui uns anacronismo impertinentes te lembrar que a
Europa não é a Europa como a gente pensa no século 20 Século 21 muito pelo contrário é países centrais hoje da Europa né como Alemanha França que a gente vai ver aqui nessa discussão eram de fato país com muitas dificuldades onde não era em comum a encontrar pessoas passando fome uma desigualdade social terrível né uma condição do Mundo do Trabalho totalmente insalubre doenças é pandemias né epidemias naquela época é muito comuns também na para época uma questão sanitária é muito difícil também então algumas estratégias aí eu eu penso que são interessantes buscar referências né Por
exemplo filmes literatura eu vou tentar citar que alguns que nos ajudam a pensar esse cenário tão diferente de uma Europa de pouco tempo atrás né pensando historicamente 200 anos parece bastante coisa por uma geração por uma vida mas no sentido histórico para essas mudanças todas e parece que a terra relativa um período curto de tempo né então aqui é elas vão citar também dados são Dados interessantes só para a gente ter uma noção dessas mudanças né entre 1800 e 1850 o crescimento populacional Europa foi de 43%, alguns países ultrapassavam os 50% na França no início
do século 19 a expectativa média de vida subiu a 38 anos pensa comigo né 38 anos era expectativa de vida e 7% da população chegava aos 60 anos isso na França embora 44 não passassem dos 20 anos vocês verem o nível de dificuldade da vida material né era muito comum existirem ainda turnos diários né trabalho de 12 a 16 horas né ampliando para até 18 horas aqueles eventos insalubres né com crianças trabalhando ali no começo da revolução industrial isso é muito explorado na literatura e alguns filmes eu destaco dois filmes que na verdade são dois
clássicos né Para a gente entender esse contexto de Europa desse tempo né É Um clássico que tem também muitos versões até de filmes né Tem até musical eu não particularmente não gosto muito de musicais mas é tem muitas pessoas que gostam Então mas tem um filme também mais tradicional de não ficar um pouco mais antigo que é um clássico do Victor Hugo né chamado os miseráveis também tem o livro né Sempre é bom também como referência literária e outro clássico né que é o germinal que também é um livro né mas que também se transformou
aí é num filme bem importante também que tem eu sempre cito para os alunos que tem todo um sim digamos uma um foco nessas condições materiais da vida das pessoas na Europa desse período então crianças né Trabalhando as mulheres sendo imagine né as mulheres trabalhando totalmente assediadas onde não não era raro né infelizmente assédios até mesmo os estupros né vocês devem imaginar como é que era a vida das Mulheres nesse período na Europa então germinal também fica aqui como dica para para vocês aprofundarem aí para ter uma ilustração aí as autoras vão avançando um pouquinho
antes ainda de chegar nos autores clássicos eu gostaria de medicar mais aqui tempo e vão chegar na nos primórdios digamos assim da sociologia aqui é interessante pessoal que elas fazem de certa forma uma um pré digamos assim uma pré análise dos próprios primórdios pensou né porque de certa forma nos materiais didáticos a gente até passa um pouco essa parte ou nas minhas aulas também não trabalho muito isso mas aqui como o livro é menciona eu acho importante a gente também mencionar Quais qual essa análise inicial até mesmo para os primórdios da sociologia ela vai fazer
uma análise muito interessante com as autoras aqui vão fazer uma análise muito interessante a reação conservadora europeia principalmente inglesa alguns nomes né como Burke que é importante nesse processo e a reação conservadora era o ao próprio iluminismo né com a ideia baseada no que não tanto a discussão do ataque ao fundamento do Iluminismo que era a ideia de enaltecer a razão e naquele momento a razão era enaltecida pelos iluministas em relação a questões religiosas né Principalmente a questão da né do da Fé como explicação de tudo não tanto isso mas principalmente a ideia de que
você tem uma preeminência da sociedade sobre o indivíduo Então por que que isso é importante para a sociologia porque a sociologia de certa forma vai comprar um pouco essa ideia vocês vão ver nos primeiros autores principalmente nas pessoas já francesa de que a sociedade sim é importante para explicar o próprio indivíduo e o Iluminismo focava muito no indivíduo porque ele estava preocupado em enaltecer o indivíduo para através da ideia da Razão Isso tá muito claro desde o descarte né naquela coisa mais racionalista é Mas esquece um pouquinho também nesse primeiro momento digamos assim os Iluminismo
a crítica dos conservadores ali que ela tá anotando que elas estão enaltecendo de também colocar em jogo o impacto que a sociedade tem nesse próprio indivíduo né O que vai ser fundamental para os autores da sociologia então eu separei ali um trecho que eu acho que fica mais claro até do que essa minha produção que pode ter ficado um pouco confuso eu confesso Então vamos ver lá assim que esclarece um pouquinho Olha lá considerem que o caos e ausência de moralidade solidariedade que a sociedade nascidas das duas grandes revoluções aquela tá falando a Francesa e
a inglesa revelam A inglesa Industrial revelam era fruto do enfraquecimento das antigas instituições protetoras como a igreja as associações de ofício que haviam garantido ou expressado a estabilidade e a coesão social anteriores Então esse é um trecho digamos assim da ideia dos conservadores de que todas essas mudanças estavam fazendo mal a sociedade é por isso que a sociedade estava naquele digamos assim caos né que a gente mencionou ali nos slides anteriores e portanto era pela dissolução das instituições clássicas que de certa forma até então moldavam a vida social das pessoas aqui em destaque a igreja
né e as associações de ofício ou seja as mudanças na religião e as mudanças na no mundo do trabalho é que segundo os conservadores tornaram o mundo caótico e aquele mundo né nos aspectos ali que o ficos filmes retratam e que os slides anteriores eu tentei retratar portanto os conservadores é fazem essa leitura essa leitura na sociologia vai ser de certa forma ao longo do surgimento de sociologia sendo descartada mas Um fundamento vai permanecer que é o fundamento da importância da sociedade para explicar os comportamentos e o próprio indivíduo é bem legal dessa parte basicamente
essa essas digamos tendências né esses desdobramentos começam a aparecer também na França na própria no pensamento francês né na filosofia francesa Porque até então a gente não tinha nem a sociologia ainda propriamente dita e também na Inglaterra na França a gente tem o sansimon eu vou destacar ali nos slides pode estudar depois outros autores o livro trata de outros autores mas aqui eu vou tentar sintetizar em dois autores para cada região digamos assim França Inglaterra né então na França a gente tem o San Simon que vocês vão ver que lá na frente vai influenciar também
o pensamento kantiano custo Conde é um kantiano do Kant né com um indiano desculpa o Augusto conte e também do jurukai e o inglês principalmente do harbert Spencer que por sua vez foi bastante influenciado pelo Darwin né outra é outra ideia ali da teoria tava rodando na Inglaterra mas aqui eu vou passar um pouquinho mais para a gente não se dedicar tanto aqui bom aí a gente começa talvez aqui finalmente nos autores clássicos lá no livro no subtítulo do livro Um Toque de clássicos as autoras nem citam o conte né mas no livro elas dão
destaque relativamente legal assim propositivo e interessante por conta e não poderia ser diferente porque o Augusto conte é basicamente O terreno onde surge o primeiro desses autores importantes da lista dos três que elas mencionam que é o Emily então para entender o de carne pensa hoje tem que entender o conte Então conte vejam comigo né foi o autor Esse mocinho aí que tá aparecendo na tela que cunhou o termo sociologia isso às vezes os vestibulares também exploram é importante lembrar que o Augusto conte cria né o termo sociologia ele propõe uma física social lembra que
aquele período a gente não tinha ainda as ciências humanas e sociais como a gente entende hoje então ele estava muito apegado às Ciências da Natureza tanto apegado que ele chama a sociologia que vai ser sociologia lá na frente de física social porque ele empresta os métodos as Ciências da Natureza em especial a física para tentar cientizar o estudo dos problemas da sociedade nesse sentido ele é muito avançado porque porque ele pelo menos não é religioso né até então sempre falo isso em aula também as pessoas explicavam os temas da sociedade por questões religiosas Então existe
um homicídio ali na Paris era porque Deus quis digamos assim né Se existisse um desemprego era porque sei lá pinamente a sociedade estava organizada para ter pessoas passando fome então as explicações já não bastavam nesse sentido né pareciam muito precárias o conte nesse sentido é um grande evolucionário porque ele tenta cientizar E aí ele tá no período difícil hoje já é difícil né A briga entre religião e ciências só pensar em temas contemporâneos como aborto como as questões e tolerância religiosa de cultos religiosos liberdade de expressão e púlpitos até hoje ah digamos assim polêmicas ou
das identidades é de gênero né até hoje há discussões que às vezes tencionam religião e ciência imagina lá no século na virada do 18 por 19 que é o que o Augusto conte estava vendo e na França seu preconcevador é calvinista né como a tradição francesa é forte portanto na questão católica então alguns nesse ponto foi um grande revolucionário Mas ele também entre aspas falha Tecnicamente o metodologicamente porque ele faz o que ficou conhecido como filosofia positiva ainda não é a sociologia como ciência por quê Porque a gente sabe hoje modernamente com a ciência já
avançada né portanto esses descontos né o Augusto fez o que um cientista não pode fazer que é tentar adaptar teorias e métodos de uma ciência para explicar objetos de outra ciência é como se um sociólogo quisesse explicar sei lá o movimento migratório que a gente estudou hoje pela geografia que é uma ciência específica das ciências humanas estudando sei lá a matemática não fazer muito sentido ou tentar estudar Sei lá o comportamento violento das pessoas através da biologia delas muitas vezes a ciência tentou fazer né isso isso não tá muito não tá muito correto a partir
do momento que a gente avançou nas ciências humanas mas é importante lembrar que na época dele a ciências que existiam na ciências exatas matemática e a ciência da natureza basicamente ela não tinha também como criar tudo da cabeça dele ele tava fazendo um esforço que aí o Júlio cai lá na frente vai executar com mais chance de acerto porque Inclusive eu né todas as obras do corte e todas as falhas e avanços que o Augusto conte propôs Aí sim uma maneira mais digamos assim redondinha né mais correta mas isso lá na frente então o Augusto
onde cria o termo sociologia ainda oriundo de uma ideia de física social propõe um método né que ele vai pensar no livro As autoras destaco né a ciência que vai prevenir vai dar previdência né da Previdência vai vir uma ação ou seja ele tinha uma ideia de que caberia a essa nova ciência né a física social como qualquer outra ciência prever os fatos né E também se adiantar em relação a eles para prevenir inclusive ou para também consertar lá na frente esse essa ideia ficou conhecida como filosofia positiva porque ele faz uma crítica ao que
ele chama de filosofia negativa Ele tá vivendo vejam ali né o período de vida do conte exatamente o período da pós revolução francesa onde a França tava realmente vendo um caos né muita violência né Vocês lembram do período do terror né robespierre a violência assim culminando na França Todas aquelas propostas que a Revolução Francesa é prometeu entregar né de liberdade igualdade Fraternidade O conte já começou a perceber que não tava acontecendo E aí ele chamou essa revolução violenta que foi a revolução francesa com guilhotina com gente morrendo na rua de filosofia negativa e para superar
esses três lemas né de liberdade Fraternidade igualdade não que ele fosse contra mas ele tava dizendo que era uma espécie de fake News da revolução que a Revolução não tava conseguindo entregar a França não tinha se tornado mais libertada não tinha se tornado mas fraterna muito menos com aquele grau de violência e também não tinha se tornado mais igualitária ele chamou isso de filosofia negativo não que ele fosse contra esses termos né ele era a favor da Igualdade a favor dele mas ele não estava dizendo que a Revolução não tinha entrega isso então essa era
uma filosofia negativa uma espécie de fake News né o demagogia da revolução e ele propõe em detrimento disso uma filosofia que ele vai chamar de positiva é por isso que vem o nome do negativo por positivo e qual que é a filosofia positiva é o lema né do positivismo até hoje que é e tem a ver com esse debate porque é ordem né Progresso E você tem que também uma uma ideia que vai cair inclusive na nossa bandeira né republicana há mais ou menos nesse período Proclamação da República no Brasil ordem por princípio né Progresso
por meta e digamos assim uma ideia também de você enaltecer a questão conservadora porque ele tá contra a revolução Então ela é a favor da manutenção do status né e ver a revolução como um problema a transformação da sociedade como um problema tá propondo ajustes mais técnicos digamos nessa nessa proposição então aqui eu separei mais alguns trechinhos Deixa eu ver se eu consigo ler para você né para vocês aí o espírito o que ele vai falar que o espírito Positivo né o homem propriamente dito não existe existindo apenas a humanidade já que nosso desenvolvimento provém
da sociedade a partir de qualquer perspectiva que considere aquele tá influenciado para aquele pensamento dos conservadores ingleses que Eu mencionei que destaca a sociedade não só o indivíduo o individualismo é portanto uma construção do pensamento pré-positivo do Espírito teológico metafísico contrariamente as concepções iluministas e racionalistas do direito individual onde acreditava que ninguém possui direito senão de cumprir com seu próprio dever aqui são trechos que a obra tenta ilustrar basicamente as duas grandes Sacadas do Augusto conte o lema positivista né ordem Progresso basicamente vai cair na nossa bandeira né eles têm até uma palavra amor né
que nós tiramos da maneira Mas é amor por base né ordem por estabilidade por meta e Progresso por fim seria a ciência Então esse amor Ordem e Progresso é a filosofia positiva e para isso ele desenvolve uma ideia de historicamente de pensamento humano e dá na lei dos três estados né ou em algumas traduções leis lei dos três estágios que é basicamente uma recapitulação que ele faz num livro chamado curso de Filosofia positiva que é obra clássica do Augusto conte que vai mostrar que nós passamos historicamente por estágios né chama de três é que vão
chegar na ciência então ele tá acreditando que a ciência é o último grande estágio da humanidade Que resolveria todos os problemas sociais Como resolveu os problemas das outras áreas das ciências exatas e humanas e aqui de novo ele cai em contradição porque lá na frente os autores vão dizer que não é tão simples assim não é só desenvolver uma ciência humana que todos os problemas da humanidade vão ser superado porque não dependem apenas do avanço da ciência e essa lei dos três estados então é importante que vocês estudem né estado físico estado filosófico e o
estado científico Mas isso é bem explorado aí e provavelmente vocês também já estudaram nas aulas tá bom bom aí encheu antes de fazer aqui ver se tem alguma outra pergunta alguma coisa Acho que não né Vocês estão estudando bem eu vou dar um tempinho aqui para dar uma olhada no chat falando que eu tô torto aqui eu tô prestando atenção para ficar perto do microfone [Música] bom pessoal então vamos lá é que tá tudo certo né no chat beleza vamos dar um retorno aí pessoal o diário pessoal então lá na sequência do pensamento do Augusto
conte penso eu a gente tem que chegar no de carne Então olha só o ponte morre em 1857 parece muito certinho que ele passa o bastão No outro ano no ano seguinte a morte do Augusto conte nasce o Júlio cai né e o de carne vai morrer só lá na segunda década do século 20 no contexto ali da Revolução Russa né 1917 não tem nada a ver com ele a Revolução Russa tal mas dá para lembrar mais ou menos a época e o de carne vai ser como eu disse muito leitor de cabeça tá muito
Augusto conte e o Herbert Spencer nas suas obras né que a gente já mencionou aqui a gente anteriormente E aí o que que vai ficar conhecido ele é o primeiro professor de sociologia mesmo porque porque ele pega o que tinha de bem de melhor né com Augusto conte que eu já destaquei antes que a ideia de cientizar as coisas né em detrimento daquela explicação mais religiosa que era tradicionalmente feita até então isso ele empresta e mantendo Conte mas ele também superam conte no sentido de que ele não cai na mesma cilada do Augusto Comte e
de querer tratar para cientizar os temas por meio das ciências da natureza em especial a física a biologia e aí fica o de cargo vai dizer para superar isso eu não posso emprestar eu tenho que criar essa nova ciência e como que se cria ciência claro que é um coisa muito mais Ampla que isso mas aqui para reduzir eu vou dizer basicamente o que ele fez no primeiro livro dele chamado as regras do método sociológico que o nome já diz muito sobre o que que ele queria com o livro ele dedica nesse livro né que
é um livro pequenininho sugiro que vocês também possam dar uma estudadinha por cima para ficar craque aí de carne que é também é campeão de questões do vestibular nesse livro ele divide o livro em duas partes uma que ele vai chamar de a teoria quer ter umas 40 páginas é um livro curto Como eu disse e a segunda parte do livro que ele vai chamar de o método Portanto ele ele condensa a ciência sociologia propriamente dita aqui em duas grandes partes a teoria e o método e de certa forma a ciência numa maneira geral penso
eu eh do ponto de vista assim das epistemologias né a teoria do conhecimento ela é basicamente isso né uma junção necessária de teoria com método até então a sociologia não tinha isso e ele chamou isso de sociologia a teoria vai dizer o de carne da sociologia até hoje usada por todos os sociólogos né de formação de ofício como eu e chama fato social e o método ele vai chamar um método muito específico nesse primeiro momento de funcionalista então a Teoria é o fato social e o método é o funcionalismo dá uma olhadinha lá comigo no
slide que eu destaquei do livro né Olha só o jurime foi muito influenciado pelo positivismo né do Augusto conte como eu disse que foi por sua vez uma corrente de pensamento que teve maior influência sobre o método de investigação que elegeu como mais correto para coleta de dados a fim de que a Sociologia ultrapassasse os obstáculos impostos pelas noções vulgares e pela afetividade o que que fazer com isso não cabe ao sociólogo estudar um tema por suas pré noções por sua experiência individual ou porque o que ele acha do assunto por exemplo assim eu não
posso dizer que Curitiba não tem violência porque eu nunca fui assaltado em Curitiba por exemplo porque a minha realidade a minha noção desse tema violência na minha cidade ela não é a noção do Real digamos é a noção sociológica ela é uma visão pessoal é de uma experiência única e mais o Júlio carne vai dizer em algum momento que a Sociologia não é a soma das experiências e das noções de todo mundo ela é uma coisa nova ela uma coisa independente exterior aos indivíduos né que vai ser um dos fatores lá do fato social uma
das características social Então nesse sentido de carne já tá avançado porque ele tá emprestando como eu disse a parte boa digamos assim do Augusto do Conde e tá desenvolvendo na sequência uma teoria que até então não era ainda feita e que até hoje é valorizada na sociologia que é o fato social bom foi o primeiro professor universitário dessa disciplina que ajudou muito na divulgação e no começo da sociologia formalmente falando né como disciplina científica formal e a gente deve muito isso de carne e o contexto né Ele viveu numa Europa conturbada por guerras e em
vias de modernização e a sua produção reflete a atenção entre os valores das instituições que estavam sendo corroídas e foram e formas emergentes cujo perfil ainda não se encontra totalmente configurado Então as autoras estão mostrando o caráter ainda atual né dessas obras dessa forma as transformações a gente chama de mundo antigo de antigo ainda estão acontecendo essa a gente pensar que recentemente a Inglaterra tava dando posse né ou fazendo todo aquele movimento em relação ao rei né o novo Rei da Inglaterra que muitos países da Europa ainda tem a religião como instituição muito importante da
vinculação dos valores morais religiosos portanto então ainda a gente tá vivendo digamos assim essa transição desse mundo antigo que nos lembra mais o feudalismo né questões aristocráticas as questões do campo para o capitalismo como a gente entende hoje modernamente você públicas as democracias a contradição né muita dialética e nesse processo para já usar um termo que está vendo Marx tá bom entre os pressupostos constitutivos da atmosfera intelectual do Júlio carne é cabe salientar a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento governada por uma força inexorável a lei do Progresso aqui
é uma influência fortíssima né do lema Como eu disse anterior do positivismo então de carne tava nessa linha digamos assim com Augusto com Tiana né não Kantiana Kantiana de pensar que a ciência ia nos destinar digamos assim a resolução dos problemas sociais portanto há um progresso que vai ser também muito criticado lá no Weber e depois também pelo Marcos carne recebe a influência da filosofia racionalista né Aí sim educante né do Manuel Kant da filosofia que vocês estudam lá falar eu sou certamente do Darwinismo né na Inglaterra que a gente já mencionou do organicismo Alemão
e do socialismo de cateter termos muito específicos tal da discussão filosófica da época eu vou pular mas só para citar aqui no livro Eu imagino que os vestibulares não vou explorar isso aqui tão a fundo assim mas muito do positivismo até mesmo do Darwinismo e da questão do da Ciência da natureza né que o positivismo trazia é importante lembrar é só pensar né que um muitos dos termos que o carimus ainda como te fazia na física social o jurime ainda remete ainda mesmo querendo sair né dessa ideia de criar uma nova ciência e não depender
mais da Ciência da natureza o Júlio cai por exemplo tem termos como mecânico e orgânico né solidariedade mecânica solidariedade orgânica então ainda ele ele tenta sair mas acaba não conseguindo de tão forte que eram as ciências na natureza naquele período então sociologia pode ser definida segundo de carne como uma ciência de ciências das instituições da sua Gênese do seu funcionamento ou seja toda criança todo comportamento é instituído pela coletividade aqui de novo né uma influência forte do conservadorismo inglês que estava criticando por sua vez o racionalismo né e o Iluminismo da época então aqui destacando
por tanto que a Sociologia faz que é o coletivo nesse caso As instituições sociais como elas explicativas de nós indivíduos então tanto o contrário E aí delimita o seu objeto de estudo né que a especificidade do objeto sociológico são os fatos sociais são os fatos sociais aqui na definição clássica várias outras mas aqui as autoras remetem a obra né a que Eu mencionei as regras do método sociológico é toda maneira e agir fixo ou não suscetível dizer sobre o indivíduo uma coerção exterior ou então ainda que é geral na extensão em uma sociedade dada apresentando
uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter seu jeito muito chique né Muito próprio do Júri de escrever bonito para dizer basicamente assim a sociologia ela tem que estudar os fatos sociais O que são esses fatos sociais essa teoria principal os fatos sociais são aquelas é coisas que nós fazemos portanto Agimos e também pensamos e segundo que cai muitas vezes nem estão na gente né nem são vontades é originais próprias nossas desde coisas muito delicadas como por exemplo a escolha da profissão como coisas aparentemente banais como a roupa que a gente vai vestir
o horário que eu vou almoçar tudo isso para o Júlio carne é muito menos uma decisão né uma uma vontade individual expressada ou o jeito que eu penso e muito mais um uma influência do coletivo né eu posso No Limite usar alguns ele vai estudar instituições sociais clássicas Como a educação O Casamento né a própria ideia de suicídio que é um livro muito pesado mas muito ilustrativo do esse argumento até o suicídio vai dizer o de carne que é em tese uma uma atitude individual né que então era basicamente compreendida como uma quase que uma
questão subjetiva individual da pessoa o de Carmem vai mostrar nesse estudo brilhante que ela que o suicídio também tem é explicações que são de ordem social né Depende muito e ele prova isso cientificamente o da sociedade da qual esse indivíduo tá inserido por exemplo aparentemente questões que não influenciariam tanto o suicídio são determinantes no estudo de carne como por exemplo a religião que você professa até o estado civil né A questão Econômica que muita gente achava que era determinante ele prova que não tanto é um estudo muito interessante no sentido enaltecer aspectos que a coletividade
nos traz para explicar nós mesmos indivíduos isso é muito sociológico então aqui ele vai mostrar essa originalidade né é por isso que o reino social está sujeito às leis específicas e necessita de um método próprio para ser conhecido diferente do que acontece no reino psicológico que pode ser entendido através de uma introspecção dá perspectiva do juro cai na sociedade não é o resultado já tinha mencionado isso né de um somatório de indivíduos vivos que compõem uma mera justaposição de suas Coincidências ou de suas consciências desculpa ações e sentimentos particulares ou serem Associados combinados difundidos fazem
nascer algo novo e exterior aquelas consciências e suas manifestações na sociologia essa coisa nova que surge da não da soma das vontades individuais mas do ajuntamento né da coesão disso tudo e aí se torna uma coisa muito específica é isso que a Sociologia tem que estudar menos os indivíduos atomizados né e individualizados particularizados e mais essa esse movimento mais coletivo que é digamos assim abrange tudo isso é isso que a Sociologia tá chamando de fato social tá bom o fato social em si também tem três características que o livro cita as aulas também citam mas
eu nem coloquei aqui porque são mais básicos né mas só para mencionar aqui na live é isso características importantes né que eles têm que ser geral né no sentido de parecer a coletividade de uma maneira mais Ampla não só em um outro indivíduo tem que ser exterior no sentido de que não é uma vontade minha é uma vontade que está na sociedade eu acabo agindo ou pensando para digamos assim satisfazer essa vontade que não é minha tá exteriormente na sociedade da qual eu pertenço e ele também coercitivo esse é um caráter importante porque tem a
ver com as punições é o de carne vai estudar também as punições muito profundamente porque provavelmente se eu não cumprir né sendo se eu não fizer o que a sociedade espera eu vou ser punido por isso que segundo ele que a gente acaba muitas vezes no submetendo a essa expectativa que não está interna por isso é exterior está na sociedade eu sempre dou um exemplo para os alunos que é o exemplo de pra aula cedo né e a Lacerda me parece que não é uma escolha alunos acordar cedo ainda mais sempre muito frio é mais
uma por isso é um fato social né porque é geral não é um outro estudante ou jovem que vai à escola na realidade brasileira Ainda bem Ampla maioria né Não tanto no ensino médio que é metade então cabe muito esse exemplo mas já é metade é bastante mas por exemplo falando da educação como um todo né a educação de fato é um fato social porque ela parece de maneira geral ela também é exterior aos indivíduos não é um indivíduo propriamente que tá buscando digamos assim para ser bem honesto né uma instrução é de de estudar
de se se ter acesso aos conhecimentos e a socialização que a escola propõe é muito mais uma expectativa que já é gerada na sociedade antes mesmo desses indivíduos nascerem e portanto eles submete porque se não submeter também vai ter sanções envolvidas é por isso que a educação de uma maneira geral também é um fato social e por isso mesmo foi estudada também pelo jurkheim o método ele vai chamar de coisa como eu disse ou de funcionalismo porque ele também tem a ideia de que essa coisa tem que trazer a neutralidade então é tem que ser
estudado como uma outra coisa né e ele chama de coisa mesmo É estresse enorme mas é essa tradução então estabelece regras que os seus olhos devem seguir na observação dos fatos sociais a primeira delas e mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisa daí seguem se alguns corolários ou seja algumas ideias determinantes afastar sistematicamente as prenoções então você não pode dar um tema já digamos assim convencido dele é definir previamente esses fenômenos a partir dos mulheres exteriores que eles são comuns e considerados independente das suas manifestações ou experiências pessoais é isso que ele tá
chamando de tratar como coisa esse método também ficou conhecido como funcionalista porque também influenciado pelas Ciências da Natureza né mesmo tentando se afastar lá da questão do Conti né é o Júlio Carmo vai dizer que a sociedade mais ou menos funciona como um organismo se o meu corpo humano os órgãos cumprem alguns papéis por exemplo o meu rei deve funcionar para que daí o coração funcione que o pulmão funcione eu pâncreas funcione caberia E aí o conjunto desses desse bom funcionamento dos órgãos geram um corpo saudável digamos assim que é o corpo humano a sociedade
é mais ou menos isso a sociedade é o corpo e as instituições sociais clássicas tipo a escola família O Poder Judiciário o estado a política são os órgãos desse corpo de modo que se a escola tá funcionando isso funcionalista e fazendo a sua função na sociedade O Poder Judiciário está funcionando e fazendo solução Essa sociedade se torna saudável caso essas instituições estejam descumprindo ou falhando nas suas funcionalidades esse corpo a sociedade se torna doente aí vem o termo anomia que é um termo para designar a sociedades que estão no caos na questão disfuncionar disfuncionais e
portanto caberia aos sociólogo é estudar aonde que estão essas disfuncionalidades para submeter os ajustes os acertos assim como a medicina faz por exemplo em relação ou a ciência da natureza em geral fazem em relação ao corpo humano para tornar esse corpo saudável bom aqui já falei um pouquinho também né coesão solidariedade e os tipos de consciência então o jurime tinha essa ideia de O que torna a sociedade Coesa para isso é uma pergunta chave na sociologia né Porque que a sociedade funciona tal como ela funciona para isso ele elabora dois grandes conceitos de solidariedade mecânica
solidariedade orgânica eu te mencionado né os termos também são fruto aí dessa discussão mas da Ciência da natureza a solidariedade mecânica teria a sociedade pré-evolução Industrial aquela onde as pessoas eram muito próximas uma das outras porque o que mantia tornava Essa sociedade Coesa coesão não confundir com coerção que é outro termo de carne coesão é junto né que tá conectado que torna essa sociedade Coesa vai dizer caime na solidariedade é mecânica é a ideia da religião é só pensar no poder que a religião tinha pré-revolução Industrial as grandes os grandes abalos a arte o feudalismo
a gente sabe é muito baseado na a tua reunião unificável em especial a religião católica nesse período né unificava as pessoas de modo que as pessoas eram muito parecidas pensavam muito igual tinham digamos assim vidas muito parecidas nesse sentido ah ele tá vivendo um processo de transformação disso porque ele vai chamar de solidariedade orgânica essa solidariedade era uma novidade sai portanto a figura da religião como Central para tornar Essa sociedade Coesa funcional e entra a ideia do trabalho fruto da Revolução Industrial portanto a solidariedade orgânicas são aquelas onde a função né o trabalho tem a
função de tornar a sociedade funcional e portanto torna ela Coesa Mas tem uma coisa importante aqui o trabalho Diferentemente da religião ele não torna a sociedade homogênea né próxima muito parecida ela torna uma cidade heterogênea interdependente é só pensar hoje na nossa sociedade tal como a gente vive né Por exemplo talvez sempre do exemplo também se uma greve de Padres na minha cidade provavelmente a cidade não pararia né porque não é claro ali algum ponto da cidade o outro religiosa sentiriam muito uma sei lá uma greve dos Padres mas certamente se algumas categorias profissionais né
como os hospitais fechassem a gente viu recentemente no Brasil os caminhoneiros os lixeiros eu sempre é meta a importância né dessa categoria para as grandes cidades grandes centros urbanas se de repente esses essas categorias profissionais é parassem de funcionar certamente o impacto seria muito maior porque hoje vivemos segundo Carmem solidariedades orgânicas ou seja onde o trabalho nós sociedades industriais é cumpre esse papel de coesão Então quando você mexe no trabalho você mexe na sociedade como um todo beleza pessoal aqui também deixei alguns trechos do livro né pra gente também nos trair essas condições depois Como
eu disse os slides também vão ficar à disposição de vocês Esse eu não vou nem ler porque são trechos aí só para ilustrar o que eu já falei aqui também né os tipos de solidariedade é anomia basicamente o que Eu mencionei agora pouco mas digamos assim literalmente o que as autoras escrevem então eu tô tentando aqui baseado na minha leitura né tentar traduzir mais didaticamente isso que eu separei ali nos slides para vocês então as definições das autoras mas é basicamente eu tenho é dizendo para vocês aí digamos assim as autoras saem né da França
estão ali do ladinho com Augusto comtes primeiros San Simon né a gente viu depois Augusto conte e depois o Júlio carne e vão para Alemanha basicamente não é um país ali vizinho e elas vão se dedicar daí ao Marx e o Marx ele tem muitos né conceitos aqui eu vou passar mais rápido Marx eu também não quero cançá-los né já dei quase metade aqui do meu tempo e temos mais dois autores Então mas eles são próximos porque agora a gente tá na sociologia lá da Alemanha o Marcos eu vou tentar fazer uma coisa mais próximo
um do outro mas basicamente pessoal o Marcos Olha só ele é um autor que viveu Praticamente todo século XIX e algumas condições que são mais Gerais para compreensão do pensamento do marketing principalmente em momentos como o que a gente vive hoje né é um autor curiosamente muito é enfrentado muito criticado mas ao mesmo tempo e até por isso pouco lido porque é um autor difícil leitura e caso um autor pelo pela fala dos outros né pelo que me disseram sobre ele então eu convido todos vocês a lerem né os autores o Marques tem alguns textos
que não são tem texto muito profundos né como capital que você precisa estudar uma vida toda não seria necessária assim para eu seria suficiente para ler uma obra tão pesada tem que estar sempre estudando mas também tem texto muito tranquilos como Manifesto do Partido Comunista onde você vai encontrar uma série de bases do seu pensamento e não é tão difícil assim a leitura penso eu então convido vocês a ler o Marcos cai nessa discussão meio desculpe termo aqui meio masturbação teórica assim que eu vejo infelizmente na sociedade brasileira mais bom mas o Marx portanto vai
produzir digamos assim uma revolução literalmente nesse pensamento e um dos conceitos que ele vai usar é o de revolução porque porque o Marcos vai fazer uma leitura mais crítica desse processo de descrever a então o Augusto conte muito fruto como a gente viu antes do positivismo ele tinha uma leitura de quase explicação da sociedade tal qual ela se apresentava quase como se aquela sociedade fosse a única possível e mutável caberia portanto ao sociólogo consertar aspectos daquela estrutura tal qual estava aposta o estado o trabalho um As instituições sociais clássicas Tais quais elas se apresentavam na
família educação escolas poder judiciário tal mas com ajustes no funcionamento dessas instituições aos quais ela se apresentavam o Marx basicamente vai fazer a mesma coisa dizendo uma coisa muito importante né e é por isso que é um autor tão criticado penso eu de que essas bases e essas instituições elas podem modificar elas podem ser superadas porque na visão dele elas atendem o modelo de sociedade que é o modelo capitalista e o mar que salva analisar o capitalismo vai fazer uma crítica pesada digamos assim a esse sistema de produção né o sistema econômico como basicamente o
responsável pelos grandes pelas mazelas dessa própria sociedade né especialmente a desigualdade social a exploração dos trabalhadores e de certa forma os desdobramentos disso né a violência a demagogia política todos esses males que de certa forma até hoje nós por estarmos inclusive uma sociedade capitalista é vivenciamos experimentamos então Marques Talvez uma das grandes questões que expliquem né o foco da crítica tão pesada nesse autor é que ele é um dos únicos certamente desses três o mais crítico da sociedade capitalista que de certa forma aponta no seu estudo na sua obra isso é bem diferente também uma
proposta de superação que na visão do Marx vai ser a transição né do capitalismo para o socialismo e depois para o comunismo e também tá muito presente já na sua postura mais é de ordem militante política né e não tanto apenas meramente acadêmica e intelectual como basicamente foi a intenção do jurekime e do Viber então é o Max é para além de um autor digamos acadêmico teórico Ele também é um militante político isso também é muito explicativo das atuais críticas que esse autor sofre que a gente não vê tão presentes nos outros clássicos daí que
a gente bom então as bases Gerais lá que o livro cita Olha só são a ideia de que o Marcos para explicar né as bases da vida social é ele Foca no modo como os homens produzem socialmente a sua existência focando no trabalho e o seu papel enquanto a gente transformador da sociedade Como eu disse agora tem esse caráter também de transformação de revolução para isso ele vai criar um método como a gente discutiu no jurime tem uma teoria e tem um método já vou chegar nas teorias mais clássicas do Marx também no método mas
já vou adiantar aquele empresta esse método lá de discussão antiga né da Grécia antiga que é a dialética mas fundamentalmente um autor que talvez o mais fundamental né para entender o pensamento do Marx que é o Hegel que é um autor difícil complexo não cabe aqui Talvez um estudo mais para vestibular nada mas é importante saber que o Marcos também não criou nada assim do acordo acordo chamado materialismo histórico não ele também se baseou em autores anteriores foi aperfeiçoando como ele fez por exemplo na crítica ao reegel e qual que é essa crítica né ele
pega o seu Grande Mestre que é o Hegel e de certa forma rompe com a ideia do idealismo o que sentido né o Marx vai pensar que ao contrário do seu grande Vamos sim mentor intelectual que era o Hegel que a gente não tem que estudar as ideias né estudar assim o que a justiça que é a amizade O que é a religião partir das ideias Porque até então e aí por isso que se chama essa escola filosófica de idealismo a gente deveria estudar as ideias para compreender os seres humanos o Marx vai dizer isso
é muito revolucionário a partir de algumas análises que ele faz e que a gente deveria estudar as condições materiais da vida das pessoas por isso materialismo e no limite o argumento dele é de que até as ideias são dependentes das condições materiais das pessoas e não o contrário que a explicação da realidade das pessoas estaria a partir da interpretação das ideias então para o Marx essa ruptura é fundamental E cria todo um método que é o método materialista histórico dialético porque que por Marx para você entender que as pessoas inclusive pensam você precisa primeiro entender
a vida a realidade material dessas pessoas porque é dessa realidade que vai surgir inclusive o que elas pensam sobre as coisas e não o contrário não é do que elas pensam que a gente vai explicar a realidade tanto essa parece uma coisa pequena mas é muito fundamental é uma ruptura epistemológica metodológica no pensamento humano como um todo né E aí nesse ponto marcas é muito essencial né nessa discussão vai inaugurar de certa forma todo mundo a tradição estudos e de análise dos fenômenos sociais então que também eu já mencionei né eles vão trazer a ideia
do da transformação da ação e eu cito ali um trechinho da própria do próprio livro né olha só enquanto para reggae a história da humanidade nada mais é do que a história do desenvolvimento do espírito né aqui Espírito como pensamento como ideias Marx e engels é importante lembrar que ele sempre tá trabalhando com outro autor chamado Frederick engels colocam como ponto de partida as condições materiais da existência dos seres humanos de certa forma ele tá dizendo assim é o que é a fome ou o que é amizade ou o que a justiça vai depender da
origem material da pessoa que está sendo questionada provavelmente para um aluno ensino médio da Periferia de Curitiba a resposta o que é educação é muito diferente de um aluno é que estuda por exemplo num colégio na elite de Curitiba portanto as ideias são explicadas muito mais pelas questões materiais do que propriamente por elas as ideias é essa ruptura que deveria enaltecer aqui já de cara bom aí para adiantar o Marcos vai falar também de algumas premissas do seu pensamento né como a ideia do modo de produção Essa é um termo importante que ali as autoras
também se dedicam né basicamente a ênfase que o Marcos vai dar no mundo do trabalho como faz como ontologia para o marketing do trabalho é o que vai explicar a originalidade a especificidade do ser humano né inclusive para diferenciarmos de outros animais né aquela famosa ideia que ele tem de que os homens que dão sentido ao trabalho que se reproduzem se fazem em relação ao trabalho é diferente das abelhas que de certa forma também trabalham mas não tem consciência sobre aquele trabalho coisa quase que biologicamente geneticamente programado né você não pode chegar numa Abelha e
falar para ela pensar sobre aquele trabalho essa é a nossa diferença nós somos seres Racionais Nesse sentido porque nós damos sentido nesse nesse sentido nesse sentido tem a ver com questões que não não estão em outros seres né mesmo outros seres assim animais próximos de nós que é a ideia da ética da Justiça da filosofia da arte a estética isso é tudo do ser humano então do trabalho surgem todas essas outras derivações e é importante que a gente toma esse cuidado bom eu também não vou me alongar aqui porque acho que essa é uma parte
mais básica até do pensamento do Marx não é muito cobrado pelo seu investidulares mas é importante para dar o pano de fundo aí dos principais conceitos da teoria do marketing vai vir logo na sequência então forças produtivas e relações sociais de produção também são muito importantes né nesse debate ele vai basicamente mostrar nessa discussão que as sociedades é capitalistas por esse modelo de produção chamado capitalismo elas são divididas em duas grandes duas grandes classes sociais e portanto são classes sociais que a gente tá falando é a primeira ele vai classificar como burgueses e a segunda
como proletários a segunda é a grande maioria das das sociedades das pessoas dessa sociedade e portanto os burgueses são uma pequena minoria né uma parte íntima mas muito poderosa e por que isso né porque que é importante saber que a sociedade é dividida em classes lembra lá do que Eu mencionei antes né para o Marx é muito importante que a gente entenda a discussão A partir da posição que ele vai chamar de consciência de classe a posição que o indivíduo tem frente ao capitalismo então é muito comum nos senso comum pensar que os burgueses são
os ricos os proletários são os pobres no sentido quase que de renda da discussão o Marcos toma todo um cuidado para dizer que não é bem isso eu já vou tentar explicar porque porque é muito menos a renda e o dinheiro que essas pessoas têm e muito mais a posição que elas têm em relação a sociedade capitalista que é uma sociedade segundo ele dividido em classes sociais Vou tentar dar um exemplo de porque que isso é importante e para além da discussão de quem é mais rico ou pobre que pode ser muito pobre nesse debate
vai dizer o Marcos O que é importante são os interesses mas Gerais não só ganham que é muito importante claro rendimento dinheiro mas não é só por isso né Então pensa comigo lá se você tem digamos assim sei lá um funcionário de uma lanchonete que é sei lá que que tá dando muito certo e ele ganha um salário relativamente grande ele não é porque ele tem um salário grande que ele vai deixar de ser proletário porque porque ele é funcionário ele não é por tanto dono do meio de produção burgueses na definição do mar que
são os donos do meio de produção que que são os donos que que são os meios de produção são os meios pelo qual se produz algo então pode ser desde uma fazenda então sou dono de uma fazenda de um pequeno sítio mas é burguesa ainda porque é um sítio porque eu sou dono desse meio de produção ou pode ser uma grande empresa um grande Industrial grande Varejista e assim por diante ou hoje mais modernamente o dono de uma big Tech Então quando você é dono do meio de produção você não é funcionário você é um
Burguês quando você é funcionária é porque você não tem nenhum meio de produção Então os proletários são aqueles que vendem a sua própria força de trabalho ou seja eu não tenho nenhum meio de produção eu vendo basicamente a minha força de trabalho meu trabalho por que que isso é importante lá no exemplo que eu tava dando porque os interesses para além do ganho financeiro é que são a grande chave de análise pensou do Marx porque assim esses interesses vão ser sempre segundo mais conflitantes porque não tem como equalizar muito essa equação como que a gente
pode pensar isso vamos pensar nesse exemplo que eu tava dando um funcionário de uma pequena lanchonete tal que mas que tem um salário relativamente grande em relação aos seus colegas de profissão esse funcionário continua sendo um portanto é proletário e vamos pensar sei lá num burguês que não necessariamente é muito rico mas é um burguesa ali de uma quando de uma lanchonetezinha vizinha mas ele nem tem funcionário ele é dono do meio de produção ele é dono da lanchonete ele mesmo Trabalha com a grande maioria do Brasil hoje né do Micro e Pequenas Empresas tal
ele ele que toca o seu seu negócio seu comércio com muito suor e tal e nem tem não tem como ter funcionários porque não tem nem condições de contratar ele mesmo é o funcionário da sua própria empresa é outra em pequenos funcionários que ajudam assim numa coisa mais mínima de administrativa e logística mas ele é burguês portanto que ele é dono mas vai dizer que Independente de um ser mais rico que o outro o que importa que é por exemplo uma discussão que pode acontecer sei lá no Congresso desse país que eu tô citando aqui
vamos pensar o Brasil sobre por exemplo é salário mínimo ou sobre por exemplo é legislação trabalhista independente da posição salarial ou da renda dessas pessoas salarial sim mas da renda dessas pessoas o burguesa do proletário essa discussão vai opor essas essas categorias essas classes por quê Porque do ponto de vista lógico pelo menos onde vista do interesse mais imediato por exemplo uma legislação que fere o que retira direitos trabalhistas em tese ofende mais os proletários porque é eles que são os digamos assim objetos da proteção trabalhista e de certa forma pode ser no sentido só
técnico aqui é interesse dos burgueses independente do dinheiro envolvido independente da discussão de quem ganha mais quem tá com mais dinheiro Quem tem mais dificuldade no trabalho são é classes diferentes e uma discussão como eu disse diferente dessa né Por exemplo em relação ao salário mínimo certamente também vai colocar essas classes é interesses conflitantes porque o burguês Talvez não tenha tanto interesse no aumento do salário mínimo Porque ele vai ter que dar um jeito de pagar mais salário para o seu funcionário e do ponto de vista Lógico o interesse mais Imediato do Trabalhador É apoiar
digamos assim uma proposta de reajuste de salário mínimo porque ele vai acabar ganhando o melhor salário então É nesse sentido a gente tá falando que as classes sociais são importantes sempre dá um exemplo assim meio quase que nosso limite toda aqui os cuidados mas só para ficar mais didático o limite desse processo são os altos salários Eu vi numa experiência de futebol né fui criado assim no mundo do futebol e eu lembro sempre de que há um entendimento que por exemplo os grandes jogadores são milionários e tem dinheiro sobrando evidentemente que são evidentemente que são
quase desproporcionais com a média da realidade de salário do Brasil por exemplo os jogadores da primeira divisão dos clubes brasileiros mas no sentido buscando aqui que é mais ou menos da ideia de classes sociais os jogadores são todos entre aspas proletários porque porque se tem uma coisa que é verdade e é verdade que eles têm altos salários muito fora da Média digamos do da realidade financeira das pessoas da renda média por exemplo da família brasileira então estratosfericamente acima mas eles também são explorados é importante lembrar que talvez Mais até do que eles os clubes né
e os dirigentes cartolas certamente na teoria marxista é que de fato estão tendo muito mais benefícios e certamente também tem conflitos ali envolvendo proletários digamos assim e os clubes né o que no caso fariam o papel dos meios de produção aqui então é menos a discussão digamos assim de renda não é muito dinheiro envolvido e mais a posição política social que as classes estão assim digamos engendradas No sistema capitalista isso é muito importante para outros conceitos que vão vir lá na frente tá bom aí pessoal um conceito chave também derivado desse é o de estrutura
e super estrutura a infraestrutura para o Marx é a infraestrutura como infra como base a questão Econômica então se a sociedade capitalista na sociedade da produção é uma sociedade que produz mercadorias e que a gente tá no sistema que é capitalista né digamos de produção de mercadorias o tempo todo Essa é a base da sociedade E aí tudo bem uma descrição que mais ou menos todos os autores até então já tinham feito mas ele vai criar uma outra categoria que vai chamar de super estrutura que essa sim pensou é muito interessante não se a sociedade
capitalista tem uma estrutura que é econômica que essa estrutura Econômica como a gente viu no slide anterior é baseada na luta de classes duas classes antagônicas a super estrutura que ele vai chamar de todas as outras instituições Bora inclusive da economia né O Poder Judiciário a escola a família O Casamento O que vocês acharem aí vai dizer o Marx ela não é deslocada ela não é como indianamente as pessoas pensam é conectada dessa base ela é correspondente e de certa forma ela alimenta essa base e se ela alimenta uma base que é de ordem econômica
e de luta de classes essas instituições servem também para potencializar e aqui que vem a grande sacada do mar e não para amortizar de certa forma tornar menos grave a luta de classes pelo contrário elas são consignatárias elas referendam a luta de classe eu vou dar um exemplo que eu dou muito nos cursos de direito né geralmente o aluno direito vai lá com uma expectativa que o direito é uma né instituição importante de fato é poder judiciário tem a ver com justiça e vai fazer a justiça na sociedade porque muitas vezes tão longe dessa discussão
do Marx é meio ele mesmo saiu do direito muito pensou por causa disso que ele tentou estudar direito e depois foi a filosofia porque viu que o direito não tinha nada a ver com justiça né para ficar aqui numa mais pesada mas o que que ele vai dizer como o poder judiciário o direito é super estrutura Ou seja é uma instituição mas que não é a base da sociedade capitalista é a economia e a economia de luta de classes vai dizer o argumento mais forte do marketing de que toda a instituição que tá nessa super
estrutura ou seja estrutura que tá adjacente a infraestrutura que a Econômica de classes ela responde a luta de classe então o direito nada mais é do que um direito feito para legitimar a luta de classe e aí começa a gente começa a entender um pouquinho dos contradições e dos e das entre aspas injustiças do próprio mundo por exemplo do direito é que muitas vezes decide menos pelas questões penso eu justiça e muito mais pelo modelo de sociedade capitalista e que é um modelo de luta de classe dá um exemplo é de uma contradição básica é
diária parece na imprensa quando você tem por exemplo uma invasão né e terras por famílias que não tem de morar e portanto estão sendo violentadas no seu direito à moradia no caso do cidadão brasileiro por ser brasileiro tem direito a uma moradia digna e que portanto invada em terras mas quando invadem terras que são já particulares de alguém você também tá tensionando e violentando um direito que é o da propriedade privada como que fica o direito né como fica Justiça muitas vezes o Marcos vai dizer que não há não cabe pista achar que o poder
judiciário vai julgar pelo bem da família porque o poder judiciário responde a sociedade que é um direito capitalista a uma sociedade capitalista porque a base da sociedade é econômica e portanto a base de luta de classe então ele vai potencializar a luta de classe ele vai decidir pela propriedade privada e não pela invasão da família que não tem condições de morar em outro lugar vai dizer o Marx que o analista que pense que o poder judiciário em raras exceções vai decidir o contrário disso ele é um alienado ele quer dizer com isso alienado ele não
entendeu a sociedade capitalista ali eu vou chegar nos termos mais técnicos do alinhado mas ele tá dizendo quase que um Geno né para ficar na alienado que outro conceito mas ele ele não alienado senso comum né é um ingênuo no debate o Marcos vai dizer portanto que é de se esperar de uma sociedade de classes que as instituições ajam reforçando a luta de classe não amenizando a luta isso vai acontecer com o direito vai acontecer com a política Então vai dizer o segundo Olha como isso é recente né real se algum partido ou alguma liderança
ou alguma é projeção política ideológica ainda ser mais próxima por exemplo da Luta dos proletários dos trabalhadores ou das pessoas mais oprimidas acende ao poder certamente vai dizer o Marx o sistema por ser super estrutura de uma estrutura capitalista vai tentar retirar vai tentar aliviar vai tentar surrupiar esses essas lideranças políticas do Estado a famosa é o comitê da burguesia né para o Marx portanto não é espaço para proletários para as lideranças suplementares elas passam burgueses isso também vai acontecer na escola a diferença de educação por exemplo dos ricos e dos pobres no Brasil então
criminoso que eu não vou nem entrar em detalhes aqui todos nós sabemos as diferenças a qualidade do ensino precário público e às vezes com difícil acesso da maioria das pessoas para uma pequena parcela que tem acesso aos melhores estudos escolas e educação de moral Então por quê Porque na sociedade de classes nos termos aqui da estrutura e da Super bom aqui já falei um pouquinho também da ideia de trabalho as falei da alienação também que é um termo importante do Marcos aqui já baseado no termo técnico da alienação as autoras vão citar três grandes critérios
para você chegar no termo alienação primeiro é o trabalhador relaciona com o produto de seu trabalho como algo alheio a ele né ele não domina o processo ele inclusive é adverso a ele e ele se relaciona esses processos de forma com os objetos naturais do mundo exterior o trabalhador é alienado em relação ao processo segundo termo ou segunda característica é a atividade do trabalho tão pouco está sobre seu domínio ele não ele domínio sobre o que ele faz isso é muito diferente por exemplo do modelo feudal né E aí portanto eles percebem como estranho portanto
alienado assim como a sua vida pessoal e sua energia física espiritual não lhe pertencem mais o trabalhador é alienado a si mesmo Elena aquele produz e ele é nada até o que ele mesmo fazendo esse essa produção essa mercadoria e a vida genética na vida genérica ou produtiva do ser humano torna-se apenas um meio de vida para o trabalhador ou seja seu trabalho que a sua atividade Vital que que o distingue dos animais como a gente viu lá nos primeiros slides do Marx Deixa de ser livre e passa a ser única forma de sobrevivência então
ele trabalha não para arte não para produzir algo coletivamente não para desenvolver suas capacidades suas criatividades Ele trabalha para receber um salário basicamente e tentar sobreviver dentro dessa sociedade a questão do alienada também ou aqui já falei né da sociedade dividida em classe então não vou ficar muito em cima disso Há também um retorno ali do que é um materialismo histórico depois vocês podem também dar uma olhada nesses slides e ele vai dizer também lá no Manifesto do Partido Comunista que a história da sociedade é a história da luta de classe então ele não se
restringe apenas análise da sociedade capitalista da sua época ele vai lá atrás em outros cortes né E vai dizer que desde então né no período né Outros tantos é período feudais inclusive já havia digamos essa disputa de classe Então essa é um fio condutor aí de toda a história da humanidade é muito tenso nas suas análises E aí pessoal por fim eu disse que eu vou tentar juntar um pouquinho mais porque acho que fica mais didático tenho veber vocês podem ver um pouquinho mais é contemporâneo de nós né pensando nos três autores e Diferentemente digamos
assim e principalmente do conte lá no contexto francês O Weber vive num contexto muito delicado lá da Alemanha não diferente que na França também era delicado diferente no sentido de que a Alemanha era muito diferente da Alemanha que tá com a gente entende hoje né então livro né a parte que sobreviver as autoras finem ali mais ou menos o contexto dessa Alemanha daquela época importante lembrar que a Alemanha ainda estava se unificando né Alemanha tal quase não existia né era uma Alemanha basicamente de regiões muito parecida com a Itália então aqui não era inunificada não
tinha toda uma ideia de país único língua única então muito diversa no sentido cultural linguístico político E o Weber como jurista também além de social estava tentando também organizar digamos assim essa Alemanha por isso que ele vai chegar em conceitos como burocracia né concurso público é aquele tendo estado a ideia de diferenciar política de Ciência Política é um grande achado aí do veber tem muito a ver com esse contexto de tentar organizar política e administrativamente digamos esse país tão diferenciado na época que era Alemanha e suas regiões né então diversas culturalmente ai também tem a
questão intelectual ali né Como assim ele é muito influenciado pelo pensamento do Mar que você vai ver que o tempo inteiro ele está basicamente quartos e o nit né que é um outro filósofo importante que vocês estudam na filosofia certamente é alemão ali da sua época Então vamos lá para o que as autoras separaram e aí já tô caminhando para o primeiro como eu tinha programado objetividade do conhecimento para o Weber é muito importante então ao contrário digamos carne para o Weber não há Essa ilusão de que o mesmo fazendo um esforço digamos assim o
sociólogo vai ser neutro isso é bem importante para o Weber carne isso deveria ser uma espécie de tarefa né uma espécie de sugestão quase como Utopia necessária importante mas o verbo era honesto suficiente para dizer que não há essa neutralidade de certa forma todo o analista todo o Pensador traz consigo já as pessoas noções as suas suas disposições pretéritas em relação algum assunto mas também não não desautoriza e ele porque pelo contra a própria idade Sociologia a não fazer ciência mas para fazer ciência você precisa ter toda uma técnica digamos essa técnica que vai derivar
alguns conceitos como tipos ideais racionalidade são conceitos importantes do verbo Então vou ler rapidinho aqui a parte final digamos assim dessa discussão que ele vai dizer na investigação de um tema um cientista é inspirado por seus próprios valores e ideias e que tem um caráter sagrado para ele nos quais está disposto a lutar por isso deve ser capacitado estabelecer uma distinção entre reconhecer e julgar e a cumprir tanto dever científico de ver a verdade dos fatos como dever prático de defender esses valores né os valores que devem ser Obrigatoriamente expostos jamais disfarçados de ciência ou
ordem racional dos fatos é essencial distinguir a política e a ciência por exemplo considerar que estar que está tão pouco essa de ausência de valores e quanto à Ciência é um produto da reflexão do cientista a política é o homem da vontade ação de um membro de uma classe que compartilha esses valores ideológicos e interesses isso aqui é um jeito bonito digamos coloquei ali ó de ter que distinguir entre o que você tem de juízo de valor e o que é pesquisa empírica né tem que ter todo esse cuidado que já tava lá no método
coisa lá do Julio carne né mas aqui ele vai usar como objetividade para isso ele vai criar portanto tipos ideais tipos ideais são categorias que o Weber vai dizer já que a gente não tem como chegar na realidade Total real né a realidade 100% como ela se apresenta que isso é diferente apesar das ciências da natureza que você consegue chegar lá no limite na na célula naquela experimento você pode inclusive reproduzir experimentos que vão sempre ser os mesmos você não pode reproduzir por exemplo você vai estudar lá o comportamento dos jovens numa festa você não
tem como reproduzir aquilo né exatamente como tal então você tem que criar tipos ideais portanto classificações que são abstratas no primeiro momento para tentar dessa abstração tentar reduzir a dificuldade de se tornar aquilo científico Então essa preocupação com a cientificidade racionalidade com as pesquisas sociais são muito presentes na metodologia né eu iria verberiana Então olha só por meio das Ciências Sociais queremos compreender a peculiaridade da vida que nos rodeia composta de uma diversidade quase infinita de elementos ao tomar um objeto apenas um fragmento finito dessa realidade os cientista social empreende uma tarefa muito distinta das
que se propõe-se os cientistas da natureza porque são objetos Diferentes né um ser humano pode dizer uma coisa hoje e dizer outra coisa amanhã uma rocha que muito próximo minha né a fim que estuda química ele quando vai estudar um solo a rocha ele não vai ter muitas diferenças da Rocha de um dia para o outro agora se eu mesmo entrevistar um ser humano hoje para falar de um assunto ele pode dizer uma coisa hoje é amanhã ele mesmo ser humano é outra opinião e falar uma coisa completamente contraditória aquela que ele falou anteriormente Então
esse cuidado a Ciências Sociais tem sempre que tá digamos assim É cuidadosamente Atento né e sendo uma ciência generalizadora ciências a sociologia constrói esses conceitos esses tipos porque porque ela não consegue chegar certa forma sempre na realidade 100% tal qual ela se apresenta então ao elaborar o tipo ideal parte de uma escolha numa realidade infinita e alguns elementos do objeto que podem ser interpretados e que são considerados pelos investigador como os mais importantes para essa explicação isso aqui também é importante porque você vai ver que sociologia webiana não é à toa chamada de Sociologia Compreensiva
porque o Weber pensa que a gente tem que compreender e não descrever tal quais Ciências da Natureza faz a gente precisa compreender a ação social que vocês vão ver que é um conceito de chave aí dele um conceito típico ideal é um modelo simplificado da realidade elaborado com base assim traços considerados essenciais para determinar a causalidade daqueles mesmos fenômenos segundo os critérios de quem pretende explicar esses mesmos fenômenos aí ele chega nos dois conceitos Chaves aqui ação e Ação Social Esses são conceitos que relativamente são mais difíceis dentro das teorias então eu vou estender aqui
um pouquinho mas já vou tentar fechar nesse nesses dois conceitos né pois o verão ainda vai falar de poder de dominação é importante vocês dar uma olhadinha lá no texto né no livro eu não vou apresentar aqui nos slides mas todos os autores eu tive que selecionar porque aí vai ficar muito longa que eu acho são conceitos mais otimizadores digamos dos pensamentos esses três autores esses dois aqui são de fato mais importantes né olha só ação social é definida por Weber como toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem ela executa e
que orienta essa ação qual quando está orientação tem visto a ação passada apresenta futura de outro de outro ou de outros agentes que pode ser individualizados e conhecidos ou uma prioridade de vida indeterminados e completamente desconhecidos o público a audiência de um programa família do agente ação passa a ser definida como se é um jeito é extenso complexo de falar basicamente o seguinte o Weber tá preocupado em compreender a ação dos indivíduos Então nesse ponto ele é um complemento a sociologia de urocaniana que tentava entender as instituições para entender o comportamento dos indivíduos o Weber
vai fazer o caminho contrário ele vai tentar entender o comportamento dos indivíduos mas como a partir do sentido pelo qual as outras pessoas os outros agentes as outras inclusive as outras instituições dão aquele comportamento né então é nesses termos que a ação social se torna uma ação que não é individual então a minha ação por mais que o Execute ela individualmente por exemplo eu pego um ônibus para sair aqui da Live para voltar para casa eu vou sozinho eu não vou com ninguém então pode parecer que é uma ação individual mas o Weber vai dizer
que para eu entender do ponto de vista sociológico com essa ação eu preciso entender o que socialmente está por volta provavelmente eu pegar o ônibus é hoje e chegar em casa tem a ver com a a minha ideia de que vai ter um motorista lá passando com um ônibus na linha tal que eu tenho que pegar então por exemplo eu executo ação individualmente mas para eu entender essa ação que não é um detetive assim descrevendo que o professor Eduardo tá fazendo Ah tá indo lá no ponto para eu entender socialmente ela precisa entender toda a
sociedade que rodeia que elas são Então eu preciso entender como que é por exemplo a ideia do ônibus chegar em tal horário como que funciona isso por que que eu tô indo para casa porque eu não tô indo para outro lugar Quais são as expectativas para mim ter alguém me esperando então eu preciso também saber o que que eu tô voltando para casa e não voltando para outro lugar então é nesses termos que eu vou compreender a ação individual Porque toda ação individual vai ver mesmo aquelas que a gente executa sozinho individualmente no sentido de
executar ela tem uma explicação que é sociológica porque ela envolve outras pessoas o sociólogo portanto deve para entender a ação individual executada por um indivíduo mesmo sendo executado só por um indivíduo ele tem que entender que ele tá chamando de ação social porque essa ação mesmo sendo individual reflete na sociedade portanto eu tenho que chegar na sociedade da qual essa ação individual tá é circunscrita é basicamente isso que ele vai falar sobre ação social tá bom em síntese somente ação com sentido pode ser compreendida pela Sociologia a qual constrói tipos ou modelos explicativos abstratos para
cuja construção leva-se em conta tanta conexão de sentidos Racionais já interpretação se dá com maior evidência quanto as não Racionais sobre as quais a interpretação alcança menos clareza aqui também vai ter um importante tipologia muito importante classificação dos tipos de ação dos tipos de dominação que passam pela questão da racionalidade da afetividade tradicional mas eu vou deixar isso no material que eu vou trabalhar com vocês para não viajar de Live e vou caminhar aqui para o finalzinho tá pessoal Deixa eu só dar uma olhada aqui no chat e ver se eu deixei alguma pergunta pessoal
tem alguém aí que tá com alguma pergunta alguma questão a nossa Live ou tá tudo tranquilo eu vou de novo né lembrando vou disponibilizar Então os slides para todos vocês a gente vai colocar esses slides lá na bio do Instagram também todos aí os mecanismos que a gente tem é bom lembrar também que a gente tá já nesse período com as inscrições abertas né do nosso cm extensivo que vai começar em junho já as aulas né tem 20 semanas de aulas aí que vão combinar lá no Ah no contexto do vestibular da Federal então também
depois vocês podem se informar em relação ao nosso cm tá no próprio site anda bem nos redes sociais etc e pelo que eu vi aqui Pessoal talvez eu não tenha visto tudo aqui mais rapidinho eu bati o olho aqui não vi nenhuma pergunta nenhuma questão mas eu também fico à disposição Ah tem uma aqui deixa eu ver a Helena né pediu o pessoal da assistência aqui tá me dando uma ajuda olha só ela pergunta se ele considera que existe eu poderia existir uma sociedade que não esteja em estado de Harmonia ou tópica uma boa pergunta
Helena quando você cita o anomia pensou que está falando do you carne mas se ele é o dure carne é carne na verdade não não cai no erro digamos do Conde o conte é mais o tópico do que o Julio Carmem meu eu diria assim para responder rápido porque o Augusto conte realmente acreditou e ele chega até frases lá naquele livro que Eu mencionei curso de Filosofia positiva que hoje a gente até achar ingênua né que ele vai dizer assim assim como a matemática explicou os problemas é por isso que vocês fazem prova com problemas
né os problemas da matemática e resolve assim como uma biologia por ser ciência é quando você tem um problema da biologia aí com os nossos professores do Bruno todo mundo da biologia você se submete a partir das teorias e métodos da biologia resolve por nós da biologia de um cálculo genético de questão de tecido de tela não sei o quê eles estavam tão cantados com essa ideia da ciência esses autores né de carnes e tal conte que eles achavam que a Ciências Sociais iriam resolver também os problemas da sociedade o conte por seu primeiro Pioneiro
tinha certeza disso tanto é que ele faz aquela ideia da Lei dos Três Estados né os três estágios ele vai classificar a história da humanidade como primeiro metafísica religiosa acreditava-se só em Deuses mitos e tal depois uma questão mais filosófica que a qual ele pertencia ele se posiciona nesse período que a filosofia começa a questionar inclusive o próprio pensamento e aí ele já propõe o científico como um avanço como uma ideia de meta como final como topo dizendo basicamente que a água então assim como essa ciências anteriores que Eu mencionei eu resolver os problemas dessas
ciências as ciências humanas e sociais ou no caso dele o positivismo iria resolver os problemas da sociedade tá problema já na França do Augusto ele achava que se aplicasse a ciência a esse problema nós ele chega a citais lá em dois mil e pouco não vai mais ter violência vai ter outros problemas não vai ser a violência é isso a gente já sabe que hoje não se configurou a verdade e muito menos daria teria como fazer né isso porque é uma ingenuidade já sacava isso mas o de carne de certa forma no sentido que eu
disse ali de utópico ele é menos o tópico mas conservador até por ser positivista pelo Karma tá menos então assim propondo uma sociedade diferente para superação daqueles problemas que ele enfrentava a época dele e mais o ajuste das instituições que já estavam postas tipo a economia capitalista a família burguesa a ideia de trabalho a ideia de Universidade que ele já tava frequentando como professor universitário ele achava que essas pessoas não deveriam mudar assim radicalmente deveriam ser ajustadas por seus fins é aqui que vem a grande ruptura um Marcos né O Marcos vai dizer não além
de descrever mas a gente precisa também mudar essas instituições né no sentido e cai outro modelo tal e o marketing nesse ponto por isso também é muito mais atacado porque além de escrever ele propõe uma alteração nessas modelos de sociedade não tem essa essa pretensão ele pretende ajustar para manter o status tal como então é menos o tópico que mais conservador deixa eu ver aqui mais uma Wilton lá vamos trabalho uma boa pergunta eu acredito que a ideia do veber de você partir do princípio que não há neutralidade possível mas você deve buscar uma técnica
que legitima os estudos e traz cientificidade dos estudos é adequada e a atual e ela é fruto dessa discussão então basicamente o que a gente precisa fazer enquanto ciência lembrar que a ciência em momento nenhum ela é neutra É porque ela é feita por seres humanos os seres humanos Não batem uma tecla e diz assim sou neutro mas no ponto de vista dos métodos da forma de como se investigar Aí sim a gente tem que buscar entre vários pensamentos políticos éticos diferentes uma singularidade para que inclusive você ter como comparar trabalhos Como você tem a
mesma linguagem como você poder se comunicar de uma maneira próxima todos com todos no caso os cientistas então a ciência ela é teoria e método Mas é bom lembrar né que na história do mundo tá cheio de ciência ruim né você faz ciência por exemplo quando você faz a câmara gás você precisa de químico físico arquiteto a gente fez a câmera a gente fez o avião para viajar e para todo mundo poder se deslocar com segurança e facilidade mas a gente fez um avião também para despejar bomba nas crianças Japão então a própria bomba tá
me lembrando aqui o Rafinha Então você tem digamos e discussões como a gente viu lá no Marx que são da ontologia do ser humano o ser humano que cria ética não é a ciência a ciência ensinam não é não tem ética porque quem vai definir o que é ético que não é então os seres humanos em determinados contextos em determinadas conjunturas Então acho que é isso bom pessoal bom era isso eu vou me despedindo aqui de todos um grande abraço espero que vocês fiquem bem e novo né se vocês puderem aí replicar passar isso vai
ficar provavelmente aí site lá no canal do curso e vocês também tendo alguma dúvida tem os meus contatos lá com as redes sociais e o curso também sempre faz essa mediação a chegar em mim a nossa ideia que a gente possa ajudar todos aí nessa tarefa de passar né nos vestibulares E especialmente agora no vestibular da Federal tá bom grande abraço a gente se vê na próxima Live todo mundo junto aí depois a gente divulga ali os calendários e tudo mais valeu pessoal tchau tchau
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