o quanto [Música] muito bem senhoras e senhores seja muito bem vindo muito bem-vinda a mais essa aula de filosofia aqui com o professor Alan para o seu em seja então Olha só pessoal hoje é meu prazer e alegria fazer mais um Pensador do campo filosófico para você e o Pensador que eu trago hoje tá é um franco suíço porque Produções Ele nasceu na Suíça na realidade mas ele faz parte da escola francesa de filosofia que foi o senhor Jean Jacques Russo um filósofo do século 18 18 anos 1700 tá usando Jackson os o pessoal ele
é associado dentro do conjunto de filósofos do que a daquilo que nós convencionamos chamar de iluminismo lembra que o Iluminismo uma corrente filosófica que tem a razão como base a razão como guia que busca sempre dá as ações Racionais para o mundo aliás uma corrente filosófica que foi fundamental em revoluções como a Revolução Americana a Revolução Francesa a inconfidência mineira e também a inconfidência baiana sejam conjunto de pensamento aí que acabou né influenciando a história do mundo verdadeiramente e olha só o que os jactos o pessoal é até uma briga dentro a filosofia se ele
era um Iluminista você lê algo até mais radical tá mande o fato aqui oceanos já cuscuz ou ao contrário por exemplo do inglês chamado John Locke ele não dá atenção tanto ao direito do indivíduo Mas lhe dá atenção muito mais ao chamado direito coletivo direito do conjunto da sociedade alguns até as o senhor João Jackson sou muito embora um pouco de forçar a amizade é aquele que a gente Maria de Siqueira da política Loki até o consigo encaixado na direita política mas usamos aqui sou é algo um tanto mais controverso mas a coisa com Jean
Jacques Rousseau pessoal deu muita atenção muita atenção é a questão da desigualdade E aí ele tem dois tipos de desigualdade que são aí conceituados a desigualdade física ou natural e a outra desigualdade social Ou desigualdade política a desigualdade física ou natural é aquela por exemplo será o teu ser baixo ser gordo ser magro é aquela desigualdade que não causa nem a nem e nem a você infelicidade você fala assim ah não ah lá mas eu não gosto do meu corpo aí eu me acho muito baixinho não sei o que veja só você não sente vergonha
ou não se sente infeliz com quem você é naturalmente você não vê uma criança naturalmente infeliz porque é gorda magra baixa ou alta na relata você aprendeu a ser feliz te ensinaram a não gostar da soltura te ensinaram a não gostar do seu peso te ensinaram a não o corpo aqui ensinaram não gostar do teu cabelo e por aí vai percebeu então na prática ninguém é naturalmente um feliz com as desigualdades físicas naturais Ok você passa ser feliz porque te ensinaram a fé Olha que tragédia que desgraça não mas por outro lado você veja só
ele tem um outro tipo de desigualdade que a desigualdade social ou política essa não tem nada de natural ela é social ela é humana é cultural nós inventamos essa desigualdade o que que é desigualdade social ou política é literalmente quem manda e quem obedece quem é rico é pobre e por aí vai você precisa fazer o que ninguém nasceu nem para mandar nem para ser mandado tanto quanto ninguém nasceu nem para ser rico e nem para ser pobre uma eventualidade da vida que você seja aquele que mandou que obedece aquele que possui o que não
possui por exemplo né mas você pode separar e qual que é a desigualdade social então que nos causa infelicidade a social política veja que você nunca viu começar uma guerra na história nunca teve uma guerra até onde me consta a sua Historiador nunca nunca vi para dar uma guerra por exemplo que tempo mercado porque alguém era baixo outra altura magro o outro era gordo você não for falar disso mas no entanto as guerras ocorrem ocorreram e seguiram ocorrendo Possivelmente por cobiça por posse do poder ou por posse um material território poder Império por aí vai
isso Então veja que a segunda desigualdade que a social ou política é aquela que de fato nos corrompe E aí tem uma frase muito muito muito associada a já que sou quando falam dele o homem nasce bom e a sociedade o corrompe hora ele nunca falou que isso nessas palavras tá pessoal não é exatamente uma frase do curso é muito mais uma interpretação sobre a filosofia funcionar porque para o cursor ele também trabalha com aquele conceito de está a empresa estado civil seja o homem é uma coisa no chamado estado natural estado natureza e outra
coisa no chamado estado civil o estado político Então é só tem interessante no estado Natureza O homem é um ser é tranquilo a hora que atração ele é tranquilo tanto é bom mal porém não ser tranquilo disposto a fazer o bem então o seu ensinar o homem né no estado natureza a ser bom ele será bom Porém isso ensinar a ele a ser mal adivinha ele será mal porém esse homem no estado de natureza se homem tranquilo é também um homem solidário é um homem cheio de comiseração de Piedade é um homem cheio de amor
de si o amor de se ele é positivo porque o amor da existência enquanto que o amor próprio é um amor vaidoso é o amor da vaidade da competição Então esse homem não está na natureza é um homem com amor desse outra coisa é que esse homem no estado de natureza ele não se sente confortável ao ver o sofrimento e a proposta russoniana Nós seres humanos não gostamos de ver a dor não gostamos de ver sofrer então tanto quanto é possível nós sempre tentamos evitar o sofrimento alheio ou até mesmo tentar impedir ou abreviar esse
sofrimento não é porque nós temos então a sua natureza tranquila disposta a fazer o bem por enquanto que a coisa vamos assim se perde né quando que nós nos desvirtuam os desse caminho Como Nós entramos no estado civil no estado político o nosso então nós deixamos e ser essa criatura solitária e tranquila para integrar uma sociedade e aí conhecemos coisas como Posses materiais não proposta console Anna a propriedade privada surgiu No Dia Em algum momento do passado em que um homem cercou um pedaço de terra e disse isso é meu e todos acreditavam precisa ter
um ato de quase fé né a ideia da propriedade privada se ninguém acreditar que as suas coisas não são suas ferrou né ele vai fazer você tem que acreditar que aquela terra o plano Ok pode aparecer aqui um pedaço de terra é muito mais antigo e seguramente a seguir a existindo por milênios à frente do que existirá por exemplo se o seu pretenso o dono né Por exemplo pelo mas não ser efêmero passageiro né A Terra tá ir sempre agora olha que interessante dentro da proposta russoniana então quando nós vamos para o estado civil ou
político e conhecemos a propriedade privada junto nós conhecemos o que a cobiça a competição EA vaidade então justamente dentro desse estado civil ou político é que o homem de fato Então se corromperia porque agora você não tem mais o amor de se você o amor próprio amor vaidoso você quer ser o mais bonito a mais bonita o mais rico mais rico mais poderoso o que tem mais vantagem o que posta mais fotos legais no Instagram e por aí você quer sempre ser alguém a mais do que por exemplo os seus seguidores das redes sociais E
aí um fator de vaidade E isso não raro além de ser uma corrupção do homem também uma fonte de infelicidade do homem outra coisa que o João Jackson usou também comenta pessoal é a questão das vontades E aí ele fala fala da vontade da maioria e também da vontade geral o que que a vontade da maioria é a soma de vontades individuais é a soma majoritária de vontades individuais por exemplo numa eleição tá numa eleição qual seja ela Municipal estadual ou federal numa eleição o candidato que tem o maior número de votos está eleito não
é assim então fazer o maior número de votos é justamente o que a soma majoritária das vontades individuais de cada eleitor que possibilitou que aquele sujeito fosse então o eleito ou governante Ok então vejo da vontade da maioria uma coisa muito simples você soma o a quantidade de pessoas que na sua vontade devido ao concordam em eleger Fulano ele estará eleito tranquilo agora a em geral é um conceito muito maior porque para jaquesul sou a vontade geral ela é nerd ela vem do corpo cívico da sociedade ela vem de dentro da ideia de uma ideia
muito maior ou seja não é a ideia da vontade individual mas é alguma coisa que é necessário para a própria sociedade então apresento numa eleição a soma das vontades individuais então vontade da maioria elege alguém para governar porém seja aqueles que então conseguiram eleger um governador ou seja aqueles que foram derrotados na urna tanto um lado quanto o outro ainda que politicamente não concordem porque sejam a oposição ao outro lá tanto um lado quanto o outro entendem que passado o período eleitoral o país o estado ou município tem que ter o que um governante Então
veja que isso é muito maior a vontade geral a compreensão comum que eu e você em termos de que é preciso que haja um governante é a vontade geral a escolha o governante numa eleição é a vontade da maioria tão caro que a vontade geral é sempre algo Soberana senti algo muito maior do que vive então desse cor possível social beleza queridos Espero que tenha sido é onde assim elucidativa essa explicação tá bom Bons estudos já sabe acesso nos material componha colabore com a sua formação e partiu sucesso lá no ensejo no mais é isso
um Fortíssimo abraço e que a força claro sempre esteja com vocês tchau tchau tchau