Estão me vendo? Estão me ouvindo? Para ativar a legenda é só clicar aqui em cima ou aqui embaixo, tá.
Oiê! Estou vendo que alguns de vocês têm assistido aos vídeos pela metade, hein. Pow, gente!
Assistam ao vídeo inteiro para motivar nosso trabalho, também não se esqueçam de, ao final do vídeo, se inscrever aqui no canal. É de graça para se inscrever, não paga nada, viu? !
Se inscrevam e nos ajudem com esse incentivo! Hoje vamos falar sobre a diferença nas estruturas da Libras e da Língua Portuguesa. Bora lá!
Olá! Neste vídeo vou explicar quais são as diferenças entre a Libras e o Português. A Libras é principalmente visual, é composta pelo uso das mãos, do espaço, da incorporação, expressão facial e movimento do corpo.
Já o Português é oral-auditivo, composto pelos sons vocais e pelas palavras, certo? As frases são formadas pelas palavras e as palavras são formadas com letras vogais e consoantes. As vogais e consoantes se diferenciam pelos sons, formando assim as palavras.
Já na língua de sinais sua estrutura é formada pelos parâmetros, que são: configuração de mão, direção da palma da mão, expressão facial, movimento das mãos e localização. Esses cinco parâmetros compõem a estrutura da Libras, formando diversos significados se expressados de formas diferentes. Lembre-se sempre que a Libras é uma língua independente!
A Libras NÃO é uma representação visual do Português, com um sinal equivalente para cada palavra; Ela é uma língua e o Português é outra. A Libras tem sua própria estrutura gramatical, e seus sinais representam diferentes significados que não são significados correspondentes as palavras do Português, ok? Vou mostrar um exemplo para vocês: Por exemplo, a palavra MANGA, pode ser a fruta, né?
Com este sinal aqui. MANGA. Mas essa mesma palavra no Português em outro significado, como a MANGA DA CAMISETA, que em Libras se usa outro sinal.
Viram só? A mesma palavra, mas em Libras são dois sinais diferentes. A Libras não é uma língua superior e nem inferior ao Português, ambas têm a mesma importância, a diferença está apenas nas diferentes estruturas gramaticais que elas possuem, mas as duas são línguas independentes.
Ok? O Português sendo uma língua oral-auditiva, estrutura suas frases em (SVC), sujeito + verbo + complemento ou em SVO sujeito + verbo + objeto, É a estrutura básica do Português, vocês sabem, né? A Libras é uma língua visual, certo?
Ela usa as mãos, o espaço, o corpo e seus movimentos, construindo um cenário de forma clara. A Libras não segue a estrutura da língua portuguesa, SVO ou SVC. não é igual.
A estrutura é mais flexível, formando frases OSV (objeto, sujeito e verbo) ou SOV (sujeito, objeto e verbo), existe uma variedade de combinações, só dependendo do contexto das frases. No Português os verbos podem ser colocados assim: [Eu amo] [Tu amas. ] [Ele ama] [Nós amamos] Isso é na língua portuguesa, mas e na Libras?
É igual ao Português? Não, tem outras formas, olha só: EU AMO VOCÊ. VOCÊ ME AMA?
NÓS TE AMAMOS! Já está tudo representado pelo sinal. E os tempos verbais, como são construídos?
No Português, por exemplo: EU COMI BOLO. VOU COMER BOLO. Em Libras posso dizer: “COMI UM BOLO DELICIOSO!
” “QUE VONTADE DE COMER UM BOLO, VOU COMPRAR” Viram como a estrutura da Libras é diferente do Português? Se derem uma pesquisada a mais sobre esse assunto, verão o quão incrível é aprender uma nova língua! Essa explicação foi bem básica só para vocês entenderem mesmo a diferença dessas duas línguas.
Ah, conheçam também o termo LÍNGUA MATERNA (L1), é a primeira língua que uma pessoa aprende para se comunicar. E a segunda língua (L2) é a que aprendemos depois da língua materna, com prática, treino e convivendo com seus nativos, certo? A maioria dos surdos tem a Libras como sua língua materna.
A maioria. e depois adquirem o Português como segunda língua na modalidade escrita, ao se comunicarem com pessoas ouvintes, certo? Mas não são todos os surdos que tem a Libras como L1, existem alguns que aprendem primeiro o Português e só depois, então, aprendem Libras.
Ou acabam não aprendendo, depende da convivência com outros surdos. Alguns surdos falam mais a língua de sinais e outros surdos falam só a língua oral e escrita, depende de cada pessoa. Sabiam que também têm muitos ouvintes em que a Libras é sua língua materna?
Você sabia? COMO ASSIM, GABRIEL? ?
? ? Alguns ouvintes têm pais surdos, que falam em língua de sinais com seus filhos desde pequenos, e eles aprendem a Libras como a primeira língua.
Essas pessoas são chamadas de CODA’s, com este sinal e quer dizer “Children of Deaf Adults”, que são os ouvintes que tem Libras como L1 no convívio com seus pais, e depois aprendem, como L2, o Português escrito e oral. Legal né, essa experiência que alguns ouvintes também vivem? !
Já vi muitos intérpretes e também alguns amigos que são CODA, é demais! Depois vou fazer um vídeo falando sobre a experiência de um CODA, pra vocês conhecerem. Vocês querem?
Sim? Então me falem nos comentários. É importante lembrar que as pessoas têm trajetórias de vida diferentes, como surdos que falam só em Libras e surdos que falam só em Português.
Nenhum deles é superior ou inferior ao outro, são todos iguais. com histórias que devem ser respeitadas e compartilhadas. O Português e a Libras tem a mesma importância, certo?
! Já conheci surdos oralizados, que demos um jeitinho de conversar, ensinei alguns sinais, e trocamos nossas diferentes experiências. É bacana ter essa convivência pra gente entender a situação e história de vida de cada um, ok.
Deu pra entender certinho? Viu? Legal ver a diferença da Libras com o Português, né?
! Se quiserem, aproveitem para aprender Libras como uma nova língua! Se for surdo oralizado e quiser aprender e saber mais sobre a cultura dos surdos que falam Libras, só vem.
Pois estamos de portas abertas! É importante esse nosso convívio, nossa troca e aprendermos novas línguas juntos. Por fim, se você é docente, gostou do vídeo e quer mostrar na sua escola, faculdade, ou outro lugar, fico muito grato!
É algo muito especial para nosso trabalho. Obrigado, de verdade! Se gostaram desse vídeo então deixem o like e comentem quais temas mais vocês querem para os próximos vídeos.
Hoje foi apenas uma introdução sobre o tema pra vocês irem entendendo aos poucos, depois podemos aprofundar mais no assunto, tá! Obrigado! Beijinhos e tchau.
. .