[Música] começa mais uma conversa paralela o seu podcast da Brasil paralelo Boa noite querido Arthur mor Boa noite Lara Brena Nossa que entusiasmo né Você está muito animada maravilhoso eu também estou muito animado muito bom poder trazê-lo aqui um convidado que nós já queríamos trazer Há um tempão já falávamos de trazer Há um tempão já estava na nossa lista Já e já estava na nossa lista e volta e meia acontecia alguma coisa que não dava e isso só fez crescer a ansiedade de quem estamos falando conte para nós estamos falando de Rodrigo Gurgel querido professor
Rodrigo Gurgel que é crítico literário professor de Literatura escrita criativa e autor de cinco livros bem-vindo Professor Muito obrigado Lara Muito obrigado é um prazer est aqui com vocês uma alegria muito grande e uma honra mesmo programa de vocês é famosíssimo né Coisa boa vai ficar mais famoso agora nãoé não eu ten cer eu tenho certeza de que há pessoas no chat agora falando assim ó mas finalmente vocês levaram o professor Rodrigo rugel né tudo a ver conosco coisa boa você e o Artur são pessoas ótimas excelentes hum o senhor que é vocês é uma
um sucesso né Coisa boa Professor senhor é professor de Literatura sim e escrita criativa e eu pergunto pro senhor por que que a gente precisa dessas duas coisas eu sou pessoa comum acordo vou pro meu trabalho eu sou sei lá vendedora de uma banquinha de revista Por que é que eu preciso de Literatura e por que é que eu preciso de escrita seja criativa seja um escrita não criativa digamos assim olha Então veja em primeiro lugar né quer dizer por que que você precisa de literatura porque a nossa realidade por mais complexa que ela seja
quer dizer o nosso dia a dia o nosso cotidiano a a vida que a gente tem no nosso dia a dia ela nunca vai conseguir dar conta de todas as experiências possíveis que um ser humano pode ter né quer dizer nós vamos estar sempre limitado ali aquele microcosmo em que a gente vive né então assim por mais rico que seja esse microcosmo e por mais experiências que você tenha você nunca vai conseguir por exemplo Sei lá eu saber o que é uma viagem interstelar você nunca vai conseguir saber o que é viajar num navio de
Piratas você nunca vai conseguir saber uma viagem num submarino que é quer viver em outro tempo o quer viver em outro exatamente então a liter tudo o que ela faz ela te dá tudo isso agora Ela te dá tudo isso e muito mais não como uma forma de escape da realidade não como uma maneira de você fugir do seu cotidiano da sua realidade não mas alimentando a sua imaginação para que por meio dessas experiências que você tem através da leitura você possa viver melhor a sua real o seu dia a dia e também quando acontecerem
Coisas extraordinárias porque podem acontecer né Afinal de contas viver é viver em perigo né Essa é né o inesperado a possibilidade do do inesperado tá sempre presente Quando essas esses fatos surgirem você também vai est mais preparado sim para enfrentá-los né ou para entendê-los muitas exatamente ou para entendê-los né Por exemplo você tem você é jovem né e nunca conviveu por exemplo com com alguém da sua família eh gravemente doente né ou que passou por uma prisão ou que passou por um drama terrível né enfim ou você nunca viu a morte de perto né então
quer dizer antes que você tenha que viver essa situações extremas que muitas vezes a vida coloca diante de nós né quase sempre né uhum a literatura vai te mostrar tudo isso e quando essas coisas acontecerem você vai estar muito mais preparado para vai ser mais tão novidade né exatamente ex exato e a escrita e a escrita o que acontece quando você escreve bom então tem duas coisas que se confundem aí quer dizer ao eh acumular um número de experiências eh muito maior do que aquele que você teria no seu cotidiano isso faz com que você
também pense mais a respeito da sua própria vida né que você reflita mais a respeito de quem você é da sua relação com o mundo com a realidade através da leitura com a escrita é a mesma coisa ela complementa o exercício da leitura por quê você pensa melhor quando você escreve Sem dúvida quer dizer quando você tá escrevendo você elabora o seu pensamento de uma maneira completamente diferente do que quando você tá sentado na potona da sua casa e pensando num problema que você precisa resolver quando você coloca num papel quando você coloca no papel
tudo muda quer dizer a dimensão da escrita faz com que você veja as coisas de uma maneira completamente nova mais claro assim fica tem mais clareza das coisas é você começa a perceber por menores que antes você não conseguia perceber Uhum Então ela também é um é um exercício que funciona em termos de autoconhecimento né então por exemplo e quando eu falo de escrita a pessoa ela não precisa ser um autor de Best Seller né ela não precisa ser um dostoyevski ela não precisa ser um Machado de Assis não vamos supor assim aquela senhora que
hoje com 80 anos de idade mantém um diário né E nesse diário Então ela coloca suas experiências de todos os dias contando contando das coisas do dia a dia dela coisas Ordinárias ela foi ao supermercado o dono lá da da da da barraca de não sei o que de peixe na na feira com quem ela conversa há 30 anos né a experiência do nascimento dos netos a perda do esposo a h 10 anos e ela vai gravando tudo isso ali com absoluta sinceridade porque ela sabe que ali ela pode falar sem nenhuma censura né ali
ela tá livre para expressar o que ela realmente pensa bom esse exercício é um exercício magnífico por quê Porque faz com que a autoconsciência dela se amplie né quer dizer e de vez em quando o que vai acontecer ela vai reler tudo que ela escreveu e ela vai reencontrar fatos que ela viveu há 10 há 20 anos e ela vai começar a perceber então o quanto ela mudou uhum o quanto a vida dela mudou né o o quanto ela melhorou o quanto ela evoluiu né então assim a escrita te dá essa capacidade de autoconsciência uhum
né E é claro você também pode criar beleza né Você pode criar arteum e O Magnífico é que assim você pode criar a arte de uma forma absolutamente democrática por quê Porque você não precisa aprender um código novo para se expressar né como acontece na pintura na arquitetura na música em que você tem que dominar uma outra linguagem diferente né você precisa saber lidar com os pincéis com as tintas você precisa ter técnicas né quer dizer a A escultura a mesma coisa né a música então nem se fala né quer dizer você precisa saber composição
conseguir imaginar né quer dizer como é que o som vai acontecer vai se concretizar né apenas anotando ali na na na na na pauta né agora a escrita não a escrita não porque assim você usa a linguagem você usa aquilo que você aprendeu na escola é universal é universal é a arte mais democrática que existe mas qualquer um pode ser um escritor Professor qualquer um pode ser um escritor agora veja Não tô dizendo que todos serão famosos Não tô dizendo que todos serão absolutamente Geniais como um tosto por exemplo ou como um Shakespeare né mas
todos podem chegar a ser uhum né primeiro por causa disso porque a escrita é absolutamente democrática e segundo por quê porque eh ainda que a gente não perceba existe dentro de nós uma parcela de genialidade em todo mundo existe tá Só que essa parcela ela fica escondida ela fica como que censurada né Então até técnicas para você fazer o quê para você acabar com essa censura né provisoriamente liberar essa parte genial que você tem para colocar ela no papel e depois então com a ajuda do sensor que todo mundo tem e que você tinha silenciado
corrigir o seu texto e transformar ele em algo legível em algo compreensível em algo Belo né assim a a a o que eu digo pros meus alunos né e é uma é uma imagem Universal a gente precisa entender o nosso cérebro como se ele fosse eh uma casa com dois espaços né na parte de cima da casa uma espécie de um sótão tem lá um alçapão né no chão em cima desse alçapão esse alçapão alçapão tá fechado com cadeado enorme e em cima desse alçapão tem um anão Tá mas não é um anão da Branca
de Neve é um duende mesmo daqueles de nariz torto né aquela coisa horrível figura grotesca é uma figura grotesca ele tá lá sentado no alçapão sentado em cima da porta do do alçapão e de vez em quando vem uma coisa que tá ali de baixo presa e começa a esmurrar o alçapão querendo sair né esse ser que vive lá dentro é um gigante né assim 500 vezes maior que o anão mas ele não consegue sair porque o anão apesar de pequeno ele tem esse poder do sensor né de censurar aquela força que tá lá presa
esse gigante que tá lá preso é o nosso inconsciente e no nosso inconsciente tá tudo tá desde as primeiras impressões que a gente teve quando tava na barriga da da nossa mãe até tudo que você viveu e que você não lembra todas as experiências pelas quais você passou e que você não recorda mas tudo foi assimilado e Tudo está guardado lá e o inconsciente quer sair e quer expor tudo isso uhum né então há técnicas e é o que eu ensino na minha oficina para você liberar esse inconsciente permitir que ele coloque no papel passe
pelo papel tudo isso e depois então você chama o a não você coloca o anão sob o seu comando você aprende a comandar os dois e diz assim bom então agora o consciente que é o anão vem e vai lapidar aquilo que o inconsciente produziu uhum essa é a grande questão Então na verdade essa parcela de genialidade ela tá presente em todo mundo hum O problema é que assim os gênios que surgiram naturalmente eles surgiram por uma série de fatores Né desde a conjuntura em que eles viveram e o apoio familiar Ou ao contrário né
a censura familiar né ou ou situações adversas enfim né e questões de personalidade ou questões até mesmo genéticas né então quer dizer esses homens surgiram naturalmente né o caso mais assim exemplar para mim é o Shakespeare por quê Porque o Shakespeare não tinha nem ideia do que ele estava produzindo ele não sabia que aquilo era genial e ele não escreveu tudo que ele escreveu para publicar porque na época em que Ele viveu era impensável você reunir as suas peças colocar num volume e publicar lá peças de Shakespeare né Ninguém imaginava fazer isso um contemporâneo dele
que agora não me lembro o nome dele que era também um um dramaturgo tentou fazer isso e foi ridicularizado pela sociedade dizend assim o que é isso quem é você para querer publicar um livro né um livro que tem que publicar é um poeta é um romancista mas de teatro é divertimento então o agora as peças passaram para nós por quê as peças do Shakespeare por causa de dois amigos dele 3 anos depois que ele morreu os amigos foram reuniram tudo dis Não Isso aqui precisa ser preservado nem vi a glória da fama e aí
a coisa ficou Uhum E por isso que a gente lei Shakespeare até hoje por causa desses dois amigos caramba porque duas pessoas se juntaram se juntaram e decidiram porque assim pro Shakespeare jamais jamais passou pela cabeça dele que alguém no futuro poderia se interessar pelo que ele tava escrevendo uhum nós temos uma situação parecida aqui no Brasil Manuel Antônio de Almeida Por exemplo quando escreveu memória do S de Milícias que é um uma obra um romance genial é ele escrevia com absoluto desprezo ele escrevia para ganhar um dinheirinho Então os os amigos contam que ele
ia para uma festa deitava no num Divã num sofá apoiava o papel em cima da cartola e escrevia enquanto o pessoal tava cantando dançando o capítulo que ia pro jornal tant é que ele tem um Pouco de toque de de desprezo assim no no próprio livro Um Toque meio exatamente então assim agora vai ver as coisas que ele escreveu com pretensão literária são horríveis são horríveis agora aquilo que ele escreveu de maneira absolutamente despretenciosa é um negócio maravilhoso todo mundo lê até hoje tradições engraçadas da vida agora Professor há pessoas que deixam esse doente sair
e aí liberam esse gigante sim e produzem coisas formidáveis E aí eu não só estou falando dos gênios eu estou falando das pessoas comuns mas que frequentemente produzem obras excepcionais assim não apenas literárias como bons textos textos bem escritos mes ensaios outos é e há pessoas que não assim quando o senhor olha o senhor que tem uma vasta bagagem literária Quais são as eu sei que não dá pra gente colocar num num pote digamos assim mas existem alguns contornos que me parece pelo menos são reconhecíveis assim Quais são os contorn de um bom escritor o
que que o senhor diria que olha esse escritor é bom porque ele tem essas coisas que são fundamentais sim primeira primeira coisa que me parece importante né Eh ele não abusar dos clichês tá quer dizer ele tem consciência de que algumas expressões são lugares comuns tá então se você vai dizer para mim que a lua eh parece Sei lá eu uma uma bola de de ser de Neve Branca como a neve brilhando na superfície do Lago bom assim há infinitas outras maneiras de você falar da lua sem precisar recorrer a esse lugar comum né segunda
coisa ele também não usa o jargão quer dizer o que que é o jargão Né o jargão é aquela linguagem que pertence exclusivamente a um determinado grupo social ou a uma determinada classe eh e profissional né então é o que acontece por exemplo com a literatura Marginal né chamada literatura Marginal o sujeito escreve um livro Só usando a gíria do bairro onde ele mora uhum quer dizer a coisa fica incompreensível exatamente quer dizer impossível você ler né Outra coisa quer dizer você consegue Você tem uma uma a força da sua expressão ela se baseia Principalmente
nos substantivos e nos verbos uhum e menos nos adjetivos ou advérbios também e advérbios também bom advérbio é um problema todo mundo acha que o advérbio sempre ajuda e o advérbio sempre tralha então assim ele precisa compreender a linguagem formada que a linguagem é formada por essas duas coisas pela ação que é o que o verbo mostra e pelo nome das coisas né e trabal tralhando com esses dois elementos ele consegue perfeitamente escrever né salientando alguma coisa por meio de um bom adjetivo né bem escolhido uhum né Outra coisa Quer dizer não procurar palavras difíceis
né muita gente tem essa ideia errada de que escrever é necessariamente usar palavras difíceis quase um jurd queis aí exatamente né o o Jorge Luis Borges tem uma um grande exemplo né el diz assim quando eu comecei escrever eu acreditava que eu não podia repetir palavras Então se no primeiro parágrafo do meu texto eu usasse a palavra vermelho e no segundo parágrafo eu precisasse me referir ao vermelho eu não poderia usar vermelho tinha que ser rubro teria que usar rubro ou carmim ou qualquer outra coisa e se no terceiro parágrafo eu tivesse novamente de mostrar
o vermelho não podia ser nenhuma das outras duas entendeu eu tinha que usar uma terceira ISS aí depois com o tempo ele diz eu comecei a perceber que isso era uma idiotice que assim que isso eu tava criando uma uma uma uma uma literatura absolutamente artificial uhum por quê Porque eu tava eu não tava usando aquele arcabouço de palavras que eu tinha que era natural em mim né Mas eu tava usando um dicionário de sinônimos quase uma redação do Enem Exatamente é uma coisa assim né bom já falei tanta coisa o que mais que dá
o contorno do bom talvez se outra coisa mas você tem que ter bons amigos a gente já viu pelo Shakespeare entendeu isso é importante isso amigo que goste no seu trabalho par Interessante não se não se apegar a minorias de Vanguarda tá a movimentos de Vanguarda Em que sentido no sentido de que assim as modinhas é não ficar seguindo regrinhas de modismos de grupos eh de vang guarda entendeu porque essas coisas passam essas coisas morrem né Basta ver por exemplo o surrealismo quem é que hoje tá preocupado em escrever como o André barreton dizia que
era preciso escrever quem é que segue as regras do surrealismo e quem é que lê surrealistas hoje ninguém isso tá morto enterrado e assim já virou pó é mas por exemplo essas coisas passam mas tem muitas coisas que ficam e que a gente costuma chamar de clássicos né algumas ficam algumas ficam mas por exemplo no surrealismo não ficou nada não mas não tô nem comentando assim do do tô falando mais dos clássicos mesmo né esses clássicos que todo mundo precisa ler antes de morrer aquela coisa toda eu queria te perguntar né porque a gente ouve
muito falar né dos clássicos em Literatura o que que faz de um livro Ser Um clássico mesmo por que que eu chamo determinado livro de clássico e outro livro ele ele qual que é esse Limiar ali sim olha é um Limiar que e muda muito conforme as épocas tá Mas no geral o que que acontece primeiro lugar o autor fala do local sem se prender ao que é local ele leva o drama local ele transforma o drama local num drama Universal tá ele faz isso numa linguagem que é a linguagem que Digamos que eh Abarca
toda a linguagem conhecida naquele momento em que ele está escrevendo no idioma dele né e ele trata de desses problemas né desses problemas locais de maneira Universal mas também com uma forma um estilo que é atemporal tá quer dizer que tem características do tempo dele mas são tão perfeitas são tão bem desenhadas tão bem delineadas que isso permanece para além dele eu consigo criar ponte entre o tempo dele o meu Exatamente exatamente né então por exemplo você vai ler Madame bovari por exemplo do flober né quer dizer tudo bem quer dizer o adultério hoje na
nossa sociedade não provoca o escândalo que o romance mostra né quer dizer nós temos aí medidas mor hoje que são muito mais flexíveis né sem entrar no mérito se isso é bom ou não não vamos discutir isso sim adorei a sutileza da da colocação mas assim o romance continua empolgante continua marcante por quê Porque a experiência daquela adúltera provinciana né numa cidadezinha no interior da da da da da da França e a relação dela a relação que ela constrói entre o que ela imagina o que ela deseja e o que ela é obrigada a viver
no dia a dia é uma coisa assim que todo mundo Experimenta é uma dor Universal né é uma dor Universal uhum entendeu E claro faz isso numa linguagem magnífica e que não é difícil né que não é uma linguagem inalcançável tudo bem que flert passava semanas procurando um adjetivo mas ele não ficava procurando um um adjetivo arcaico que mostrasse o quanto ele sabia a língua francesa o quanto ele dominava o francês não ele procurava a palavra que mostrasse efetivamente o que ele queria dizer precisão também parece um atributo fundamental precisão né Por que que a
gente continua lendo Homero Por que que a gente lê Elia da odisseia dizer assim você vai ler e aquilo não tem absolutamente nada a ver com a nossa real n quer dizer a Ilíada por exemplo é é uma história de guerra é uma batalha infindável né quer dizer sangue por todo lado e com a ajuda de deuses Nos quais ninguém mais acredita né dizer que não tem nada a ver com com com com a nossa com a nossa realidade e no entanto toda a experiência humana tá lá os dramas que você vive hoje assim h
experim tudo aquilo eles estão presentes ali quando aquil se recusa a participar da da Guerra né pelo problema que surge lá logo no início quer dizer aquela recusa a maneira como ele se fecha em si mesmo a dor que ele Experimenta depois a dor que ele Experimenta quando morre o melhor amigo dele tudo isso faz parte da nossa vida Uhum Então essa é isso que cria um clássico quer dizer você pode falar assim da da entrevista que foi feita no estúdio da Brasil paralelo numa tarde né E esse tema que parece uma coisa tão simples
você pode transformar Isso numa coisa absolutamente incrível não tanto é que a gente vê sei lá os romances Os Contos de Machado de Assis o cara perdeu uma carteira clo exatamente sai a carteira que que ISS po é pois é pois é você Mista do galo do Machado o que que é aquilo não acontece nada é espetacular entendeu quer dizer Fica lá aquele aquele balé meio esquisito né entre uma senhora de 30 anos e um adolescente que tá esperando um amigo passar para chamar ele paraa Missa do Galo né e não acontece nada é E
no entanto mas gera identificação gera identificação por quê porque aquilo que o adolescente Experimenta aham né a respeito do que ele vai pensar anos depois porque Quem narra a história é é o adolescente anos depois do fato ter acontecido as a a a insegurança dele né é a insegurança de todo o adolescente mas por que que eu posso dizer que um machado por exemplo é um clássico Sim né e um Harry Potter que foi um livro mundial sabe que é inegavelmente foi um sucesso Claro sem n Mas por que que eu não posso dizer o
mesmo do Harry Potter da JK rowen e eu posso dizer o isso da Ilíada por exemplo de São eu posso pegar clássicos com histórias fantasiosas Claro que pode que tem essa questão da identificação Sim claro por que que eu não posso falar que o Harry Potter não tem sei lá essa questão da identificação Porque deve ter coisas ali dentro também eu não sou leitor de Harry Potter assim eu não conheço conheço a história dos filmes e tal mas tem muitas questões ali que são dramas humanos dramas dos jovens e tal por eu não posso falar
isso do Harry Potter Então porque a linguagem é pobre a linguagem é pobre a linguagem é uma linguagem eh comercial é eu não eu não ia usar esse termo Mas é uma linguagem simplista é uma linguagem comercial uhum compreende quer dizer a mesma coisa são os bestell n Sheldon S Sheldon não pelo amor de Deus acho que até preferível o Harry Potter quer dizer são ótimos livros para entretenimento compreende agora você não vai te irá deles necessariamente lições lições atemporais uhum n el esses livros não vão fazer você eh eh se aprofundar em você mesmo
entendeu mergulhar no seu eu e descobrir experiências e coisas que estão escondidas dentro de você e que você não tinha percebido antes é só um passatempo é só entretenimento aliás um dos grandes autores disso é step King uhum sim s que tem um livro ótimo sobre escrita Uhum e ele próprio reconhece que ele é um escritor de segundo time uhum né e ele nem tem aspiração de ser não não ele ele ele sabe perfeitamente a posição dele assim olha a minha literatura é uma literatura de segundo Escalão de segundo time agora ele é brilhante no
que ele faz né quer dizer então assim escreve a sucesso né então assim é uma coisa é é preciso o grande problema qual é indo para um outro lado dessa dessa questão é que os autores hoje em dia não querem reconhecer isso entendeu quer dizer el colocar no lugar que eles estão exatamente Eles escrevem como do segundo time ou do terceiro ou do quarto ou do quinto Mas eles acham que eles são do primeiro time compreende e se tratam e querem ser tratados como se fossem do primeiro time e ficam ali reber berando na bolha
deles a genialidade que eles pretendem ter e com a ajuda da mídia né isso tá acontecendo hoje professor é claro a mídia aqui no Brasil pelo menos nasce um gênio literário a cada semana aqui segundo os jornais se você for seguir os jornais você tem um gênio a cada semana e o senhor que é crítico literário fica chateado lá pensando que marmota falando de literatura brasileira O que que a gente tem de bons livros aqui atual éa sei é pode puxar um pouquinho Essa é a pior das perguntas hein nossa mãe ou não ou às
vezes faz um passeio pela literatura inte vamos vamos vamos vamos vou vou puxar a sardinha pra minha brasa um aluno meu acabou de lançar o primeiro volume da trilogia de romances dele que se chama as massas e é um romance incrível o nome dele é Daniel ler é um romance maravilhoso então assim é uma coisa linda de agora n de agora saiu faz 15 dias o livro Inclusive tem o fcil o meu Olha só é uma beleza de livro uma beleza de livro Uhum e ele é um exemplo também enquanto comportamento de escritor de disciplina
de trabalhar de maneira sistemática né Uhum [Música] e em Portugal por exemplo tem um escritor Fantástico José luí Peixoto né infelizmente não não tem muita receptividade aqui no Brasil ele é incrível lei um livrinho dele chamado morreste-me que é o primeiro livro dele que é um livro assim absolutamente lindo né absolutamente lindo e claro tem algumas outras pessoas boas né Por exemplo tem uma tem uma tem uma contista do Sul que eu gosto muito a Cintia moscovich né é uma uma contista do Rio Grande do Sul que tem trabalhos muito bons né E deve ter
mais gente por aí com certeza uhum O problema é que a lista dos que escrevem mal é que acaba suplantando al a Lisa dos que escrevem bem por falar em livros professor o senhor tem cinco né ten cinco comenta conosco seus livros Então olha os livros nasceram eh Depois de muita reflexão a respeito do que o Ortega GAC fala no livro dele meditações do quichote né que o Ortega tem essa frase clássica dele dizendo que eu sou eu e as minhas circunstâncias uhum E se eu não salvo as minhas circunstâncias eu não salvo a mim
mesmo uhum né e eu meditando sobre isso eu comecei a perceber o seguinte que eu só gostava de ler literatura Universal entendeu E assim e como as as minhas experiências com a leitura dos brasileiros eh sempre foram na sua maioria eh muito ruins né então assim eu me recusava né enquanto crítico eu ficava fazendo a crítica só dos grandes livros né Eu disse assim não eu preciso seguir o caminho inverso eu preciso reler a literatura brasileira né inclusive aqueles autores já consagrados e tudo com um Novo Olhar uhum né porque assim se eu não der
conta da minha circunstância como é que eu eu eu não vou dar conta de mim mesmo quer dizer vai ser uma forma de compreender melhor a minha própria posição uhum não se foi uma autocrítica profissional ali né Legal nasceu disso então eu fiz esse projeto de começar a reler os grandes prosadores brasileiros não só ficcionistas mas também ensaístas então três dos livros tratam disso quer dizer o primeiro que é o muita retórica pouca literatura eu começo com o José de Alencar e vou até Graça Aranha palavras gordas ideias magras né Professor eu amo isso que
Senor fala Exatamente é quem falava era o era o Álvaro Lins que fala é o Álvaro Lins foi um grande crítico brasileiro infelizmente esquecido também hoje né cara excepcional depois o segundo foi eh esquecidos e superestimados né e o terceiro foi percevejos ideólogos e alguns escritores que aí eu chego aí até a década de o início da década de 40 né Agora tô preparando o volume seguinte hum de 40 PR frente de 40 até 50 e pouco mais ou menos né A ideia é ter mais dois volumes Uhum Então eu faço uma uma uma análise
e claro é é uma análise que destoa né daquilo que digamos é a voz geral né daquilo que você aprende no cursinho do que você aprende na faculdade nós somos gênios da nossa literatura exatamente né quer dizer eu tenho um tem muita gente superestimada aí superestimado e quem é que é esquecido olha olha um cara extremamente superestimado que devia ser esquecido é o Raul Pompeia por exemplo você vai ler O Ateneu Aquilo é intragável é chats aquilo aquilo assim aqu ela ele escreve numa linguagem jurídica né quer dizer a única coisa que salva naquele romance
é o início e tem uma história interessantíssima porque o primeiro parágrafo é ótimo primeiras linhas excelentes o problema o resto do livro não mas mas aí que tá você veja como é o problema é que um escritor enfrenta quando ele não tem autocrítica descobriram na Biblioteca Nacional não me lembro o nome do crítico agora eh o o início original do romance O primeiro início que o Raul pompé escreveu bom e é igualzinho ao resto do livro Ou seja é chatíssimo também E aí quando você pega o livro ele por algum motivo Ele transformou aquele início
numa coisa que é maravilhosa é um dos melhores inícios da literatura brasileira vai conhecer o mundo disse meu pai à porta do Ateneu né quer dizer e ele é uma é uma é como se tivesse abrindo a cortina de uma peça de teatro aquele início é lindo mas ele não conseguiu fazer isso no romance todo né outro cara super estimado né Graça Aranha com Canaã né o carpo aliás tinha uma frase ótima porque o o Graça Aranha nasceu no Espírito Santo então o carpo dizia olha nasceu no Espírito Santo mas não recebeu o espírito espirituoso
Então E é verdade quer dizer porque o livro tem é uma colagem de cenas eh algumas até interessantes mas assim assim é uma verdadeira loucura quer dizer toda a ideia que ele tem de Brasil e de coisa bom e assim e assim tem tem tem tem vários tem város e esquecidos eu adoro que o senhor sempre resgata Gustavo corção para nós sim Gustavo corção que é fundamental e que é completamente completamente mas assim sabemos por qu né Professor Claro claro afinal de contas é católico né e literatura católica é proibida né no Brasil é não
corção é uma coisa maravilhosa né e não só na ficção né os ensaios dele ele tem um ensaio sobre Machado de Assis que é uma das coisas mais lindas que existem né aquele das vacas aquele livro Espetacular eu até esqueci quatro alqueires e e uma vaca né é não o corção é absolutamente genial e você veja era um engenheiro né engenheiro químico Se não me engano trabalho protocolar né até nem lembro esquecer todos esses anos aí até até eu até acho que quem resgatou foi o professor Olavo ou não não não foi a foi a
o pessoal da sedete né da da da da V Editorial comentava de uma outra de um outro escritor também comentava herberto ses isso mas tinha tinha um outro agora fugiu o nome dele era um nome composto se eu não me engano que ele falou cara todo mundo tem que ler isso aqui sabe ninguém tá lendo isso aqui Mas é isso mesmo mas tem tem uma série de A e o senhor comenta tudo isso no seu livro sim sim comento esses esquecidos e esse super valorizados éesse super valorizado um caso de super valorizado também que é
muito curioso né é o Lima Barreto né Uhum quer dizer o Lima tem coisas bonitas tem coisas interessantes Mas por que que todo mundo valoriza ele porque ele além de ser um ressentido né O que é uma coisa que tá muito em voga hoje né todo mundo é vítima hoje em dia não é verdade todos se você não for vítima tem alguma coisa errada com você né E além disso ele era de esquerda né É então enfim fazia sentido Professor a gente vê muito eu acho isso engraçadíssimo inclusive que que pessoas que querem se aventurar
na escrita até o até aquele livro do Darling pa aquele podre de mimados começa falando isso eu fala gente é exatamente isso vou levar pro professor Rodrigo Gurgel pessoas que querem ser escritoras E aí elas querem ser tão absolutamente originais que elas não leem Exatamente porque se elas lerem elas vão se contaminar é verdade é verdade ex faz sentido isso Professor olha mas a questão não é tanto da contaminação a coisa é pior existe esse problema lá Uhum mas existe um outro problema que eu acho que é mais grave tá Aliás foi por causa desse
problema que eu comecei a dar cursos online explica para nós eu tinha um amigo um jovem amigo que queria escrever Tinha vontade de ser escritor e frequentava a minha casa aqui em São Paulo e eu procurava orientá-lo tudo e e ele foi fazer um workshop com um desses escritores contemporâneos né era um workshop de dois dias um sábado e um domingo bom e ele voltou assim completamente alucinado dessa experiência ele disse assim Rodrigo quando começou a aula o cara foi no meio da sala subiu numa numa numa numa cadeira e começou a gritar dizendo o
seguinte que todos nós antes de começar a aula tínhamos que esquecer tudo o que já tinha sido produzido em termos literários na face da terra que nós tínhamos que pensar como se nós fôssemos os primeiros escritores na face da terra nós estamos exatamente nós estamos inaugurando a literatura Universal quando eu ouvi aquilo uma Vibe quase Coach É eu falei eu falei ele falou mas não é possível eu falei bom mas isso é um absurdo qu dizer porque a única maneira de vocês se tornarem escritores é assim é apagando o passado é se desligando de tudo
que já foi feito dis assim bom nós temos dois problemas aí nós temos assim um método errado que vai levar inevitavelmente o cara pro naufrágio e segundo nós temos um mau caratismo tremendo porque assim não é verdade né quer dizer é o que o tas helliot fala num ensaio maravilhoso dele que ele diz o seguinte quando você senta para escrever você não percebe mas toda a tradição literária escreve com você segura a pena segura a pena né quer dizer não Você não tem como escapar disso sim não é uma questão de não é uma questão
de escolha né de você querer ou não querer ser influenciado por Homero ou por Virgílio não O problema é que a influência deles tem persistido no decorrer dos séculos e isso mesmo que você nunca tem alido nenhum dos dois isso te marcou de alguma forma né indiretamente então percebe quer dizer nós temos aí um problema de desonestidade uhum tá quer dizer você tá levando os jovens a cometerem um erro terrível que primeiro vai transformar eles em péssimos escritores né e segundo vai fazer com que eles se desliguem da tradição literária que é o maior tesouro
que que nós que nós temos né então você veja E aí depois vem essa ideia que você falou que dizer o sujeito acha que se que se ele lê ele vai ser contaminado mas essa contaminação ela é positiva né quer dizer todo escritor quando começa a escrever ele se inspira em alguém é até para formar Imaginário né claro quer dizer ele fazer assim e é e é inevitável que isso aconteça Eu lembro quando eu era jovem eu fui le prust de repente eu tava escrevendo aqueles parágrafos imensos aí me dei conta f não esa um
pouco isso aqui não sou eu isso aqui é prust né então se você tem essa essa capacidade de a se afastar né e ler a coisa que você tá produzindo com seus próprios olhos então o que acontece começa um processo de assimilação do estilo desses autores você absorve eles e você transforma na sua voz que é o lance do próprio não que você comentou lá né do do próprio sensor ali de você olhar para algo que você fez tem muitos escritores né que fazem esse experimento né Não sei se isso é algo documentado se é
uma técnica tipo assim cara pegou lá escreveu não sei quantas páginas ele deixa o texto descansar lá depois de uns dias ele pega e volta ele lê ele fala ISS aqui tá uma bosta ISS aqui rasgou jogou fora tipo ah não legal ele conserta ali mas com outra cabeça entendeu exatamente mas a escrita é isso o escrever na verdade é reescrever uhum constantemente perfeito agora isso é um verdadeiro absurdo né um verdadeiro absurdo Professor nós nós vivemos nós tivemos um baita podcast aqui há um tempo foi aara recentemente do Professor Fernando Pestana que inclusive é
seu fã maravilhoso professor de gramática normativa autor de livro e tudo mais e ele trouxe un uns números que talvez nós todos já inamos já saibamos que existem mas talvez a gente não saiba assim em termos numéricos mesmo né vendo ali na na no papel como eles são terríveis nefastos que são os números do analfabetismo funcional no Brasil então nós temos um número imenso de analfabetos funcionais em termos de de domínio proficiente mesmo da língua nós temos só 12% da população Então eu fico me perguntando se não são só esses 12% que estão aptos por
exemplo a serem seus alunos o senhor acha que isso é um Quão Grande É este problema hoje pra produção da literatura Olha eu acho o seguinte eu eu acho que a questão do analfabetismo funcional tem dois lados tá ele tem um lado que é um lado que eu considero perigoso por quê Porque ele é um é uma é uma expressão que se difundiu uhum na internet e nas redes sociais e e virou desculpa para tudo né então por exemplo eu tenho pessoas que me escrevem no perfeitamente bem perfeitamente bem escreve uma mensagem no Direct do
Instagram e diz assim e ao final elas dizem então e acontece que eu sou um analfabeto funcional e eu gostaria que o senhor me orientasse eu respondo meu filho assim depois desta mensagem de 10 linhas que você escreveu é claro que você não é um analfabeto funcional sim então para de arrumar desculpa para não escrever né e começ a escrever porque você não é analfabeto funcional né Depois tem um outro problema tem um problema de um um um uma uma uma falha no no entendimento do que é a leitura por quê Porque há um há
também uma ideia disseminada de que quando você vai ler um romance quando você fecha o romance você precisa lembrar de tudo que você leu você ser Doutor naquele romance absurdo isso é um absurdo quer dizer o que fica de um romance de 1 páginas assim são algumas impressões que você teve né uma ou duas ou três cenas que te marcaram com as quais você se identificou né quer dizer talvez dos 30 personagens do romance um ou dois que chamaram mais a sua atenção por algum motivo específico né agora você não vai lembrar de tudo e
nem deve se preocupar em lembrar de tudo mas há essa preocupação quer dizer eu recebo muitas mensagens preocupação do escritor não não do leitor o sujeito acha que depois que ele leu um capítulo de 10 páginas como ele não consegue contar em minúcias tudo que aconteceu no capítulo Ele acha que ele é um analfabeto funcional Olha só dis meu filho você não é um analfabeto funcional você é uma pessoa normal você é uma pessoa absolutamente normal é assim com todo mundo entendeu então assim quer dizer agora eu não conheço o problema do ponto de vista
desses números desses dados o que eu sinto o que eu sinto que eu percebo na minha realidade com os meus alunos com os meus seguidores é que assim o problema é menor do que a maneira a maneira como ele é pintado comprend uhum o senhor não acha que hoje isso esse seja o maior impeditivo para que haja bons escritores por exemplo não não não não não não Sinceramente não acho sinceramente tá mas aí você falou por exemplo a eu acho que diga diga não você comentou da pessoa que escreve e aí ela fala ah eu
sou analfabeto funcional você chega e fala não você não é vai escrever para de de ter desculpa Claro claro mas Escreveu o quê Professor tipo qualquer coisa quiser claro poesia diário como começar mas essa é a questão isso é fundamental quando você começa a escrever você não pode se preocupar com o gênero literário aham Ah não eu vou sentar agora aqui vou escrever e vou escrever um soneto é ou um romance ou um conto ou um soneto entendeu E o meu tema vai ser Sei lá eu funcionamento do sistema vago simpático sabe como é que
é não começa a dizer o que você quer ah mas eu não domino métrica não conheço métrica e quero escrever um poema então assim pensa que um poema ele precisa ter ritmo precisa ter Musicalidade escreva o poema começa a escrever só pensando nisso em mais nada e Devagar você vai lendo outros poetas vai conhecendo eh as questões de diversificação as questões técnicas e você vai então se aprimorando né ah mas o que exatamente quer dier o que eu vou escrever é um conto é um romance é uma crônica não interessa Conte a sua história Conte
a sua história da maneira mais autêntica que você puder e o que vai acontecer se você for autêntico se você for sincero se você disser aquilo que você quer efetivamente dizer né e não aquilo que o escritor que você gosta disse né O que vai acontecer você vai contar sua história e você vai perceber bom eu resolvo ela em 50 páginas em cinco ou em 1000 hum né E aí então você vai saber o gênero que você tá escrevendo ou não né quer dizer isso não tem importância o importante é você contar o que você
quer contar com absoluta liberdade mas a a o o o Eu acho que o grande problema que nós temos é esse as pessoas ficam criando chifre em cabeça de cavalo Uhum uhum ah não eu só posso escrever Professor quando eu dominar plenamente a gramática Uhum eu disse assim meu filho se você for esperar dominar plenamente a gramática para escrever sabe quanto você vai escrever nunca mas algum domínio também é bom ter né Sem dúvida mas assim o cara quer ser um Napoleão mes de Almeida compreendeu uhum sim não mas assim eu fi assim meu filho
Machado tinha dúvidas em relação à crase quem Corrigiu o texto do Machado toda todo dia era a mulher dele pô a Carolina a Carolina então assim não começa seja menos seja menos é não começa a colocar impecilho para desculpar o fato de que você na verdade é um baita de um preguiçoso entendeu ah não só posso escrever quando eu souber latim Nossa Senhora depois que eu tiver ter depois que eu ler os Escritores latinos em latim eu estarei apto a escrever e e e assim vocês riem mas tá cheio disso na internet de gente que
pensa é mesmo cheio cheio de gente que fica criando essas essas essas essas regras esses problemas que não existem regas agora eu tô pensando na galera de casa que tá nos ouvindo por exemplo é e tá com um pensamento totalmente oposto a esse né porque isso aí são pessoas que querem começar a escrever e ficam colocando em pensos mas eu tô pensando na galera que tipo assim ah cara eu sou sei lá eu sou físico eu sou matemático Eu sou professor de educação física eu sou sabe eu eu tenho uma profissão aqui que não é
ligado na área ali de literatura dessa ficcional clássica etc e cara por que que eu preciso Professor tipo assim escrever por que que eu preciso ler algo que não seja da minha profissão o que que isso vai sim melhorar na minha vida na minha parte acadêmica trabalhar ganhar dinheir sou engiro entendeu eu ten que ficar lendo Mob Dick aí entendeu donk shot essas cois eu posso assegurar para essas pessoas que elas vão ser melhores advogados melhores Engenheiros os melhores físicos e melhores médicos se elas lerem e escreverem com absoluta certeza por exemplo um médico né
quer dizer a interação dele qual é a base da da profissão dele é a interação dele com o paciente uhum quer dizer se não existir isso né Mesmo que ele seja um um cirurgião que ele não só receba o cara ele entra na na na na sala abre a barriga do sujeito e e opera só quem cuidou do resto todo foi o Clínico a interação dele com os pacientes vai modificar Complet vai se modificar completamente ele vai ganhar uma sensibilidade uma compreensão do que é o ser humano uma disposição para fazer o que faz né
também entendeu que ele Certamente ele até pode ter hoje mas pode ser melhor uhum pode ser ainda melhor né e a mesma coisa em relação escrita quer dizer se depois de um longo tratamento atendendo um paciente Sei lá eu terminal que desde o início do tratamento ele sabe que não tem futuro mas ele se dedica integralmente ele dá tudo de si né para tentar eh eh ganhar da natureza né ganhar a batalha contra a natureza e ele no final é derrotado se ele colocar essa experiência no papel né não precisa necessariamente ser publicada o que
vai acontecer ele vai aumentar a autoconsciência dele ele vai se lembrar disso pro resto da vida ele vai se lembrar do resto da vida ele vai ele vai ele vai rever momentos em que ele poderia talvez ter agido de outra maneira né ele vai se questionar a respeito do comportamento dele enquanto profissional enquanto médico compreende quer dizer assim ele ele não precisa se tornar um escritor ele só precisa ampliar o mundo dele o mundo interior e o mundo exterior Parece que o mundo vai ganhando outro colorido né a impressão que eu tenho houve uma época
em que eu não Lia nada assim e parece que o mundo fica meio cinza depois que eu que eu povo eei assim o Imaginário com e olha que eu não sou uma leito que eu não chego nenhum zilion esmo do Senhor eu leio ali um pouco por dia sabe muito pelo amor parece que eu olho eu vou vendo as pessoas nas suas camadas de complexidade sabe ninguém é simplista ninguém é só bom só mal inteligente burro interessante desinteressante Exatamente esse esse é um outro ganho porque o cérebro das das pessoas funciona assim né de maneira
maniqueísta né quer dizer ou uma pessoa é boa ou uma pessoa é não a realidade é muito mais complexa meu quer dizer quer dizer você olha pra realidade e não vê as coisas Mas a partir do momento em que você começa a se treinar na leitura e na escrita você vai começar a perceber coisas que você não via as pessoas são cebolas tiram as camadas al ex examente aliás é uma frase que eu sempre repito o escritor precisa ser acima de tudo um mestre da atenção né Isso é fundamental por quê Porque se você tá
atento pra vida você vai perceber coisas que você não percebe que legal agora eu quero jogar uma pergunta capciosa aqui eu já até sei qual que é aquela é aquela não você di capciosa os os idosos do do meu tempo quando eu era jovem dis a pergunta de algibeira ol aquela pergunta que já vem escrita Nossa rinho do colete o cara abre lê bem preparado eu quero saber Professor Rodrigo gão endeu porque estamos falando aqui de literatura clássica da importância de ler livros etc e fal falamos né dessa diferença dos clássicos para essa literatura mais
de Boteco vamos dizer assim né Essa coisa mais mais vendável isso mais famosa né agora é preferível eu l o livro ruim livro ruim a gente citou alguns aqui Sabrina Professor sim sim sim entendi entendi livro horroroso entendeu É melhor eu L um livro horroroso do que livro nenhum 50 Tons de Cinza ou Nada Professor melhor de cinza ou não assim eu vou responder com uma pergunta aham tá você vai almoçar você entra no buto senta e pede um PF aham para quem não é de São Paulo PF é um prato feito já vem o
prato montado com arroz feijão bif qu não conhece PF aí pelo amor de Deus é não em outras regiões do Brasil pode ter outro nome né quando você olha pro prato certo por entre o arroz e o feijão surgem duas antenas enores Ah meu Deus do céu você come hum É sim entendi entendi não não não come come não come Pois então então é preferível não comer é preferível com mas é proteína tem gente que vai falar proteín Zinha entendeu joga de canta ali joga de C um problema depende depende do tipo do inseto extremamente
pessoal depende aí porque ó se for se for às vezes só a antena pode ser de uma formiga uma formiguinha pequena minha mãe já vai falar que faz bem PR Vista faz bem PR Vista f palav as palavram agora se for uma baratinha não rola a verdade é essa entendeu quer dizer não não é tudo que você põe para dentro de você você seleciona o que você come o que você bebe o que você assiste né quer dizer você você exerce um tipo de filtro né maior ou menor mais intenso ou menos intenso no seu
dia a dia uhum sem esse filtro você tá morto né quer dizer você você você não vai tomar água de uma garrafa de água que você encontrou no ponto de ônibus aberta é né é a mesma coisa sei lá eu se você tiver no meio do deserto do Saara três dias sem beber e você encontra uma garrafa de água é possível que você se sinta impelido a a tomar daquela água né mas num caso comum você não vai tomar Uhum Então assim é preferível que ela procure outra coisa para ler né e assim as opções
são Infinit né quer hoje com a internet todo mundo carrega a internet no bolso com qualquer celular você escreve lá né na num coisa de no Google ou em qualquer programinha de Inteligência Artificial né me indique os 20 maiores romances da história da humanidade ou os 20 melhores livros Não tô dizendo que a resposta vai ser certa né porque a inteligência artificial erra mas dos 20 uns 15 são efetivamente bons vai ter um filtro bom Ali vai ter um filtro bom muito mais fácil lá no seu perfil Professor ou então isso claro seu YouTube tem
trilhões de dicas ali então assim a gente precisa né a gente não não não não pode aceitar passivamente agora já na pergunta de algibeira também que eu nem tinha preparado mas me lembrei aqui desse negócio de selecionar os livros uma vez senhor fez um post tão brilhante que eu fiz um repostei o seu post no meu feed com a sua foto se sen se lembra OB quero o senhor falando que que muito o Isso vai ser polêmico agora porque eu sei que várias pessoas que nos acompanham aqui nos acompanham vão chiar a respeito disso mas
eu acho sua opinião muito sensata a respeito disso queria ouvi-la a senhor falando assim que muita gente próxima do Senhor às vezes é bastante católica por exemplo e São pessoas que ficam com Unos dedos assim então a pessoa por exemplo eu não vou ler Ruben Fonseca porque Ruben Fonseca estimula o que o que tem de pior ali dentro da pessoa né que é aquela coisa bruta crua demais ou eu não vou ler sei lá algum escritor que desperte um a ira ou que desperte a Luxúria ou que desperte a inveja porque eu estou deixando o
meu espírito se contaminar com aquilo e até euv várias pessoas citando passagens de Santos falando tanto que os santos eram cautelosos ou vários deles a respeito do mesmo que coisas muitíssimo bem escritas de alta literatura para que não contaminasse a alma de e o senhor rebatendo isso o senhor falando que grande besteira é de uma imensa imaturidade exatamente então quando a gente fala nisso de filtrar a literatura há livros bem escritos livros clássicos mas que despertam em nós por exemplo a Luxúria a inveja a soberba Eu consumo mesmo assim ou é anteninha de barata Professor
veja o problema é o seguinte não é que eles eh como foi o verbo que você usou alimentam alimentam sua Luxúria foi isso que é acho que foi então não não não é isso né quer dizer as pessoas precisam parar de de enxergar a si mesmas como meras esponjas sem vontade própria né quer dizer é evidente que você você você vai ler Crime e Castigo do dostoyevski você vai me dizer que depois que você leu as 50 primeiras páginas você vai pegar uma machadinha não e vai sair emprestam dinheiro a juros em cadao da cidade
de São Paulo e as irmãs e irmã depois que por uma tragédia assistiu o crime né É quer isso é um absurdo a gente pensar isso né é um absurdo agora a gente precisa também estabelecer limites né então é justo por exemplo que os pais se preocupem com o que os filhos estão lendo quer dizer só um completo idiota vai pegar o Marques de sad e d pro seu filho de 12 anos ler uhum né quer dizer isso é uma coisa é esse sujeito é um verdadeiro criminoso por quê Porque a gente sabe que sad
pode ter um estilo interessantíssimo mas assim ele é um poço de luxúria e nada mais quer dizer em termos de conteúdo ele não tem nada a nos a nos oferecer né agora Se você começar a separar o que você pode ler e o que você não pode Pelos Pecados que estão presentes na literatura você vai chegar a uma conclusão muito triste você não pode ler nada vira uma absolutamente nada você não pode ler Machado de Assis tá você não pode ler Graciliano Ramos você não pode ler Zé Lins do Rego você não pode ler um
monte de poetas que tem por aí né os franceses então todos todos os ingleses os franceses os russos os italianos você não pode ler nada mais e aí exatamente não mas o problema é esse o problema é que eh esses católicos eles esquecem de uma coisa que é fundamental tá E aqui vocês vão me perdoar mas eu vou ter que entrar numa questão teológica né eles se esquecem da Graça de Deus entendeu quer dizer eh a graça de Deus ela é atuante ela é uma força viva n quer dizer se você é católico se você
acredita na graça de Deus se você participa dos sacramentos se você se Confessa se você comunga semanalmente não vai ser um romance que tem uma cena perdida lá no meio que insinua alguma coisa que vai transformar você num num pecador A não ser que você seja uma pessoa completamente irresponsável completamente imatura completamente for da realidade é e parece que eu acho também que agora esse é um problema que existe muitoo também muito escrúpulo exato e Acontece muito hoje isso em famílias que fazem ROM esculin hum né então por exemplo tem famílias que eh alfabetizam os
filhos eh dando os escritos de Santa Terezinha de lisier pras crianças né E para ensinar matemática elas não usam exercícios de matemática elas usam o terço né Eu por exemplo peguei um material que me mostraram uma amiga de Curitiba me mostrou um material de um de um um pessoal que faz hom schooling que assim e ela é professora de matemática e física o material de física né explicava o movimento a a questão da força que a gente aprende em física né você pega um papel uma bola aqui uhum né e joga a bola para acertar
no lixo que tá no outro canto quer dizer tem todo um uma fórmula para você calcular isso tem toda uma teoria não é enfim a apostila de física desse grupo que faz home School explicava que a bola na verdade ela saiu da sua mão e caiu na lata do lixo pela ação dos Anjos então percebe quer dizer gente assim vai deturpando Imaginário vai ninguém tá dizendo que os anjos não existem não é isto é uma outra questão quer dizer você está simplificando a realidade e está simplificando de forma exagerada a própria obra divina própria obra
de Deus quer dizer Deus criou a realidade com essas complexidades que nós que a ciência vai descobrindo passo a passo e vai eh fazendo com que a vida se aperfeiçoe de alguma maneira às vezes não dá certo você cria aberrações cria bombas cria armamentos cria doenças né que são que são propagadas de maneira criminosa acontecem erros mas a verdade é uma só quer dizer Deus nos deu a inteligência exatamente para que a gente descubra as coisas é quase um contr contr testemunho exatamente e consiga discernir exato né então o grande problema que eu vejo é
que muitos católicos querem viver numa espécie assim de angelismo sa como é que é Uhum Então você fica meio que pairando acima da realidade verdade mas e você você não toca na realidade porque é assim aqui é perigoso suja as mãos suja as mãos entendeu Aham sem se dar conta de que já estamos CL mas assim mas a verdade é que assim Cristo fala exatamente o oposto né ele disz olha vocês são o sal da terra mas tem que tá na terra né para ser o sal vocês são a luz do mundo ninguém cria uma
acende uma l para esconder ela debaixo da da da da casa mas coloca no ponto mais alto para iluminar né se você entrar no site do Vaticano hoje você vai encontrar pelo menos acho que duas ou três homilias de papas elogiando Dante algieri Isso aqui é uma descrição mais terrível do inferno do que a primeira parte da Divina Comédia do Dante agora você vai me dizer que se você ler o inferno você vai sair por aí cometendo os crimes que ele descreve que aqueles condenados que estão ali cometeram quando estavam vivos então assim iso é
uma maneira infantil é uma maneira pueril de entender a literatura é uma maneira primitiva né matura não e eu tenho impressão também que se eu vejo o pecado de um de um personagem no livro eu consigo reconhecer que ele existe em mim e eu fiquei mais cautelosa exatamente esperta mas é claro tem que ser exatamente o oposto é o que você disse é perfeito depende da maturidade também então nós temos que sabe amadurecer essas questões sair dessa coisa simplista eu tenho uma dúvida com relação a voltando um pouquinho você falou da das famílias homeschoolers né
de ensinar os próprios filhos dentro de casa e tal e tem uma vertente acho que não só dos homeschoolers também que é na hora de trazer literatura clássica pros filhos você tem algumas literaturas que são mais adaptadas Então são clásicos adaptados você não vai chegar para uma criança Ah vamos ler aqui é Odisseia entendeu mas eu queria saber o que que você acha desses clássicos adaptados você são confiáveis se vale a pena ou se não você tem que ir direto pros clássicos mesmo veja eu não tenho experiência com Literatura Infantil e literatura juvenil as pessoas
nas quais eu confio e que eu vejo que entendem no assunto né E são não só grandes leitoras são Mães de família e que fazem H schooling elas dizem que há eh adaptações que são excelentes como há adaptações que são horríveis uhum né são adaptações que são eh feitas eh com corte totalmente ideológico né agora por outro lado Qual é a experiência que a gente tem né com alguns escritores com alguns críticos literários né o George Steiner por exemplo né o pai dele Lia grego né então ele sentava toda a noite com o filho e
Lia em grego pro filho a odisseia e ia contando a história e traduzindo né e e assim foi despertando na criança o interesse então assim se você pega você não precisa saber grego mas se você pega uma boa tradução da odisseia e você você tem a paciência de sentar com seu filho de 6 anos de idade toda noite ler um trecho e explicar para ele o que tá acontecendo isso é um é um tesouro inigualável que nunca vai se perder mais né O problema é que os pais 90% dos pais não TM tempo nem preparo
não tem preparo e não tem disposição também para isso né princialmente nos grandes centros urbanos quer dizer fica uma coisa Absolut ente impossível então nessa hora as adaptações funcionam mas é preciso procurar boas adaptações tá aliás em termos de Literatura Infantil e juvenil nós precisamos assim eh selecionar muito bem o que a gente Entrega na mão das crianças e dos jovens porque hoje assim tá tudo contaminado né tudo tudo tomado tudo felizmente temos quem faça isso bem para nós hoje na internet né ex temos gente que faz isso muito bem Lorena Miranda cut simel Sam
faz muito bem É a aquela Como é que é o nome tem assim como os livros dos meus filhos chama-se o perfil ah os livros dos meus filhos Ah que legal ess não conheço que é a Cristiana Cristiana Costa curta que faz também é excelente inclusive ela conta da da experiência dela na vida familiar mesmo Uhum que as que que ele tem ela tem desde uma pequenininha de 6 anos ou cinco ou quatro até uma que tá entrando na faculdade agora então ela ela vai contando o que eles estão lendo ela fala da experiência deles
né e o que que o senhor acha dos audiolivros é essa essa é de algibeira também né então assim eu não acho nada sabe por quê Porque para mim é uma experiência insuportável aham pel menos não consegue ler e aí tipo fica ouvindo o livro e exatamente e assim absorve por pelo eu eu eu acho que tem dois problemas tá os udios audios livros que eu ouvi ou tentei ouvir feitos aqui no Brasil não precisa chorar Lara coisa nãoa pega aqui pega a cmera da L dramática A tá só ouvindo pesso a galera que tá
só ouvindo falando de audiol livro Tem gente que só ouve pelo Spotify né imaginando laros aqui não Então veja quer dizer primeira coisa a leitura desses livros é uma coisa horrorosa que é feita aqui no Brasil porque o sujeito lê com aquela impostação de ator de teatro eh do século XVII entendeu então ele não consegue simplesmente ler com naturalidade não ele quer interpretar o texto e aí fica uma coisa horrorosa você não aguenta segunda página não quero que ninguém que que alguém interprete eu quero ouvir uma uma narração assim a mais neutra possível para que
eu faça o julgamento daquilo que é importante ou não é então a gente enfrenta esse primeiro problema Gostei da pontuação o segundo problema é o seguinte Quer dizer ouvir o livro não é a mesma coisa que ler n quer dizer são duas coisas completamente diferentes né e os ganhos que Você alcança com a leitura assim então infinitamente acima daquilo que você consegue absorver ouvindo porque o que que você consegue absorver ouvindo É só a informação uhum né mas assim o funcionamento da linguagem as estruturas de linguagem as possibilidades de uso da língua quando você for
se expressar Enfim tudo isso que a literatura te oferece em termos formais em termos de texto isso tudo se perde quer dizer e Inclusive a a própria visualização né porque uma coisa é você ouvir uma narração outra coisa é você ver o texto imaginar né disposto no espaço da página Aham com a divisão em parágrafos com com as pausas que o autor faz né com a mudança que ele faz de ritmo para de um tema para outro de uma cena para outra a pontuação exatamente então tem uma série de informações que você vai perder completamente
então audiolivro para mim é coisa de preguiçoso mesmo senhor sabe que ou então então quer dizer eu tô eu tô e exagerando né mas assim eu tenho grandes amigos não pode falar queer coisa de preguiçosa mesmo vai gerar um ótimo corte professor vai né não não mas eu eu tenho amigos que são brilhantes são professores de Filosofia e tudo e o que eles fazem aquela literatura que eles querem querem consumir apenas para se informar a respeito de algo exemp agora então eu quero saber que negócio é esse de Inteligência Artificial quem inventou isso como é
que funciona os prós e os contras então eu compro um audiolivro escuto enquanto eu tô caminhando da minha casa até a universidade tô na academia tô indo pro trabalho na academia tô no trabalho aí tudo bem Entendeu não vejo problema nenhum agora um crime castigo audiobook pede ess tempos atrás eu Tent tentei ouvir eu tinha eu estava numa pegada de ouvir vários livros informativos americanos porque a literatura americana às vezes eu tenho literatura sim informativa né eu tenho a impressão quase de que ela é escrita já pensando em audiobook sabe porque é só informação ali
eles T eles têm uma linguagem muito direta muito clara aí eu fui tentar ouvir a mão e a luva de Machado de ass impossível não dá nem para entender as nuances o vocabulário Ah agora sabe uma coisa que me surpreendeu Professor o cristianismo por e simples por exemplo eu não sabia mas ele foi escrito para pro rádio Ah bom sim fo uma é isso acontece muito sem dúvida Sem dúvida mas percebe quer dizer depois ele passou pro pro pro pro texto né E aí a gente precisaria ver as mudanças que ele fez porque Certamente ele
fez adaptações é né quando ele passou do do do rádio pro pro texto agora tem uma uma infinidade de autores que que fizeram isso né e e isso soua às vezes um pouco estranho para nós por causa da nossa cultura mas por exemplo na Alemanha até hoje as novelas radiofônicas são fazem sucesso sucesso tremendo Eu comentar disso as novelas né eram rádio an exist existem eh programas em que os autores vão e leem os seus trabalhos Olha só quer dizer então assim eh a gente vive uma cultura completamente diferente né Por exemplo aqui ex eh
aquele hábito que o americano por exemplo tem né de no lançamento de um livro ir para um grande teatro e fazer a leitura de trechos da obra dele isso aqui inimaginável né porque primeiro não vai reunir ninguém né só em casos mesmo raríssimos né por que assim porque a nossa realidade é completamente diferente é verdade Professor conta para nós um pouquinho da sua vida privada a gente quer saber da sua vida particular pelo menos um pouco que que que que impulsionou o senhor a a literatura Mas e o que é que fez o senhor passar
da literatura como mero leitor para um um professor de Literatura como que foram esses trampolins em que a literatura foi se aprofundando na sua vida então ah veja os livros eles sempre estiveram presentes de alguma forma na minha vida né então por exemplo na casa da minha família meu pai por exemplo tinha uma biblioteca enorme ISO Jundiaí em Jundiaí Jundiaí que foi onde eu onde eu nasci era uma biblioteca basicamente jurídica mas eh tinha dicionários Magníficos tinha enciclopédias né tinha e nós desde pequenos nós somos três irmãos né Eh uma vez por ano né minha
mãe pegava nós três e nós quatro tínhamos que limpar toda a biblioteca hum livro por livro né E os livros eram aqueles livros antigos com capa de couro e tudo né então você além de limpar tinha um produto que você passava para conservar o couro e tudo etc e tal então quer dizer eu acho que esse apego material ao livro né esse respeito pelo livro esse Convívio com o livro inclusive em termos eh sensuais né quer dizer isso também vai impregnando a sua atenção vai vendo que você vai percebendo que aquilo né é uma coisa
que tem alguma Import você vai pedir para um jovem de hoje em dia limpar uma biblioteca acho que ele vai odiar ele vai Ah pois é pois é mas a gente fazia isso quando não era uma outra imagine eu tô com 64 anos quer dizer o tempo mudou muito né quando eu tinha 8 anos de idade se alguém batia na porta da minha casa em Jundiaí a gente ia lá abria a porta e atendia hoje ninguém faz isso mais em lugar nenhum né então o primeiro contato foi esse né depois o que aconteceu eu comecei
a descobrir os livros que existiam na biblioteca do meu pai e ele tinha umas coisas que me fascinaram né então por exemplo ele tinha uma edição eh do lendas do Sul do Como é que é o nome daquele escritor lá que daquele sulista que era agora esqueci o nome dele Simão Lopes né do Simão Lopes ele tinha aquele livro aquele livro era todo na verdade na verdade eram páginas soltas porque era uma uma edição de colecionador então tinham as gravuras com aquelas lendas todas então assim eu nem sabia ler ainda mas assim você ficava vendo
aquelas gravuras né então assim o Boitatá né o do Pastoreio enfim todas as lendas que o Simão Lopes recupera de maneira magistral né Ele é um baitan no escritor o cara eu acho ele incrível meu eu li aquela coisa assim de noite eu nem dormia né sonhando com aquelas coisas terríveis né ele tinha uma edição do do da Divina Comédia do Dante que com aquelas ilustrações do Gustavo do rei né que também é um negócio impressionante né eu ficava foliando aquilo aquele volume era maior do que eu né então assim tudo isso foi criando sabe
como é foi criando assim eu lembro por exemplo meu pai lendo histórias para mim do Tesouro da Juventude Aham ele me punha sentado em em cima da escrivaninha dele e ele Lia quer dizer eu com a perna para fora da escrivaninha balançando ele apoiava o livro em cima das minhas pernas então eu acompanhava a história e olhava para baixo via as ilustrações ao contrário né cabeça aham então depois o que que eu fazia eu queria achar a ilustração e ver a ilustração para para reviver aquela história que ele tinha contado né e assim foi né
então por exemplo como é que eu descobri 1001 Noites na casa da minha avó paterna ela tinha uma edição linda 1001 Noites e ela assim nunca me impediu de de ler nada né e a a edição era toda ilustrada e quando eu comecei a ler eu pegava aquele livro passava a tarde lendo e muitas histórias terminavam né com o narrador dizendo e ele a possuiu por toda a noite e eu virava PR minha avó vó como é possível alguém possuir outra pessoa a noite inteira e minha avó né na sua na sua capacidade incrível de
de de lidar com com uma criança né diz assim não se incomode com essas coisas não procure entender tudo tem coisas que você vai entender só daqui muitos anos não precisava mentir é o importante é você a história é é bonita você tá gostando sim continua não a história ótima tem coisas interessantíssimas o que eu tô entendendo Aqui tá ótimo tá ótimo continua lendo Então continua lendo olha que maravilha mas é uma sensibilidade né percepção que po exatamente Então o que acontece quer dizer você vai tudo isso vai formando né a sua consciência vai formando
você é Fatal né Depois me lembro por exemplo em Jundiaí nós tínhamos lá infelizmente fechou o ano passado receb essa Triste notícia nós tínhamos o gabinete de leitura Rui Barbosa que era uma uma biblioteca e que não era nem particular nem pública era uma instituição civil uma espécie de uma ONG vamos dizer uhum onde todos os sócios pagavam Um tantinho por mês e você tinha lá eles iam comprando os livros você podia retirar levar para casa e na parte de cima era o setor de pesquisa Então imagina assim a minha adolescência inteira eu passei dentro
do gabinete de leitura não só lendo e tudo mais mas estudando também eu saía da escola e ia pro gabinete estudar né com aquelas enciclopédias maravilhosas foi lá a primeira vez que eu vi carpon na minha vida nossa O senhor já viu carpo adolesc muito lá tinha a primeira edição da história da literatura ocidental tinha lá agora esse acervo todo não sei o que eles fizeram deve ter ido pra biblioteca pública de Jundiaí né então assim o que a acontece quer dizer você é Fatal você vai se tornar um leitor você vai se tornar um
leit mas Antigamente você falou de saí da escola e ia pro gabinete lá de leitura e tal Antigamente você via os estudantes né Antigamente eu lembro da Barça por exemplo fez a comprou a coleção toda da Barça não sei quantos livros eram assim né uma capa vinho assim bonitona e tal né chegava as pessoas iam na tua casa batia porta da tua casa vendedor da encicl não tinha Google não tinha nadao e as pessoas elas faziam esse movimento né Os estudantes antigamente faziam esse movimento cara sei lá eu lembro que eu uma vez eu tinha
que fazer um um trabalho escolar e é de apresentar um negócio de biologia assim né tipo ah caiu um animal lá para mim era o Ornitorrinco T falar eu falei por que porcaria é essa Eu nunca ouvi falar desse trec o bicho um pouco castou com a boca do de pato com rabo de castor mas é mamífero sei Que porcaria é essa lembra bota ovo entendeu eu falei Aí eu lembro que eu fui numa dessas enciclopédia para pesquisar entendeu Tipo tinha esse essa essa força de vontade essa coisa né hoje em dia não tem mais
isso ex eu vou dizer uma coisa para você ah essa avó de quem eu falei era a mãe de meu pai e assim eles pertenciam a um a uma classe média digamos lá em Jundiaí mas a família de minha mãe era uma família de Operários né né minha mãe por exemplo meu pai conheceu minha mãe quando ele entrou um dia na na na Drogazil e minha mãe era balconista da farmácia S dava um belo romance dava e ele se apaixonou por ela bom E no fim casar e tudo mais mas assim você ia lá no
bairro da colônia onde a família de minha mãe morava que era um bairro de pessoas pobres né e Você entrava na sala de minha avó tinha lá uma estante com livros entendeu quer dizer todo mundo lia meus tios Liam né minha avó Lia minha avó inclusive materna Lia fluentemente em espanhol me ensinou muito espanhol então percebe quer dizer eh não é que a pobreza era um motivo para você não ter conhecimento Uhum você não ter Cultura né quer dizer isso não existia Hum quer dizer eu tô falando da minha experiência Não tô dizendo que em
todas as famílias pobres não quer dizer nada hoje em dia tem um monte de rico não lê nada Exatamente exatamente né então assim então assim eu convivi com isso né Sempre então é fatal que eu começasse a gostar dessas coisas o senhor fez letras eu fiz parte da faculdade não fiz tudo é mesmo e fez algum outro curso antes foi direto a letra eu fiz um ano e meio de filosofia eu fiz um semestre de direito eu fiz 3 anos de letras eu fiz o que mais tem mais alguma coisa que eu fiz aí foi
tateando é fui tateando mas assim e eu percebi que assim eu não precisava da Universidade mas sua mãe não falava nada não tipo meu filho entrou a faculdade já já desistiu que então eu também fui pro seminário um sen ele fez seminário também também fiquei no seminário Então veja a a experiência por exemplo eu entrei na na na na PUC de São Paulo [Música] Aham eu comecei a cursar tudo etc e tal você sabe que bom a PUC era aquela loucura né Deve ser até hoje quando começaram as aulas de língua portuguesa a minha professora
Ana Maria Marques que foi uma grande é uma grande professora acho que ela tá viva até hoje eh foi inclusive reitora da da da PUK depois e tudo ela era professora de Língua Portuguesa no primeiro dia de aula Ela deu um exercício pra classe disse assim olha eu quero que vocês façam uma resenha vocês têm uma semana sobre o livro que vocês quiserem vocês escrevem e me entregam que eu quero conhecer o nível de vocês né então eu fiz uma resenha sobre a Fera na selva do Henry James uma uma novela do Henry James que
é magnífica passou uma semana quando ela entrou na classe ela devolveu os trabalhos tal né eu tinha tirado nota 10 aí vira ela eu lá no fundão né lá no fundão a classe enorme mas assim Rodrigo você aprendeu a pontuar com quem uau eu falei bom me ferrei que assim eu não sei com quem eu aprendi P Mas eu tive um uma uma luz acendeu na minha cabeça né Eu disse assim olha eu acho que eu aprendi a pontuar com Euclides da Cunha Professora porque assim a maneira como ele pontua né o o excessivo uso
de vírgulas e tudo isso me fez talvez acordar pra importância da pontuação el dis assim pois você sabe que eu também aprendi a pontuar mas com um outro autor que foi essa de Queiroz assim ela falou e é exatamente essa função da literatura Nós aprendemos a gramática instintivamente lendo os grandes autores e o senhor tá dispensado das aulas o senhor não precisa frequentar os quatro semestres já vou dar aqui nota máxima pro senhor Nossa então o senhor não precisa vi não perca tempo porque tudo que eu vou ensinar aqui O senhor já sabe bom aí
que vai acontecer é todos os alunos odiaram você f agora todos os alunos odiaram o senhor aí ela virou PR mim e e assim me convidou para participar de uma pesquisa que ela tava fazendo na pós-graduação da da da puc exatamente sobre criação de texto como é que o cérebro funciona quando você vai criar um texto e eu fiquei ajudando ela com aquela pesquisa fui entrevistado para para essa pesquisa quer dizer como é que você faz as opções vocabulários que você faz né quer dizer você faz de maneira que você consegue fliti depois que você
escreveu um texto por que você usou um substantivo e não outro e elas queriam penetrar nisso Entendeu Uhum Então o que aconteceu chegou um momento e e depois que eu fiz todos os créditos de Literatura e restava eu fazer a parte de linguística que até hoje eu acho uma chatice sem tamanho entendeu eu falei quero saber de uma coisa tchau tchau não aguento mais isso daqui acho isso aqui insuportável entendeu a única pessoa que podia me forçar a continuar morreu que era meu pai entendeu que morreu era jovem então eu me vi livre leve e
solto e eu falei olha eu vou fazer a minha vida de outro jeito né e assim foi e fui trabalhar no jornal em Jundiaí e lá comecei a escrever comecei a fazer resenha de livro comecei a escrever reportagem quem diria que senhor viraria o grande Professor Rodrigo Inacreditável né inacreditável incrível e antes da gente encerrar eu queria que você falasse um pouquinho desse teu curso de escrita criativa você acabou de lançar um curso n como é que as pessoas também te encontram nas redes soci melhor marketing do mundo não o marketing desse curso foi maravilhoso
porque o que foi anúncio o Artur chegou aqui falando assim a gente tem que trazer o Rodrigo ur gente tá muito bom aquilo al imaginava o Rodrigo Urgel fazendo o que fez dúvid te convenceram como te convenceram sabe qual o problema o problema é assim Pode não parecer mas eu sou muito bem humorado quem que não parece como o senhor é muito bem humorado claramente assim eu tenho uma capacidade para para para para me divertir para rir para me comunicar com as pessoas que assim que as pessoas me olham de longe elas não fazem ideias
né então quando o pessoal começou quer dizer eu não sabia o que que eles pretendiam fazer né quando o pessoal lá que cuida divide e tudo dessa dessa minha equipe começou a me apresentar os roteiros para eu validar os roteiros né eu comecei a perceber para onde a coisa tava indo e comecei a fazer umas alterações no roteiro eu disse assim não nós não vamos falar assim vamos falar diferente fica mais engraçado assim aham fica melhor assim descobrindo lado copywriter porque as pessoas se olham Claro de longe né E já tem aquele estereótipo Ah o
cara é um intelectual do ele não não conta piada é puxa vida é o que é uma das co que mais Entendeu bom mas eu não fazia ideia e de como eles iam editar tudo aquilo sim né então Muitas das coisas que estão na naquelas naquelas campanhas eu fiz separadamente então eles vinam dizer assim olha agora você pega eh esse negócio aqui que é uma um lugar de pôr uma vela que na verdade depois depois serviu para pôr a vela mas era um negócio para tomar alguma coisa Aham e você vai colocar na boca como
se você tivesse tomando e fosse assim uma coisa que você não uma uma uma uma poção mágica e assim eu tenho um lado teatral aliás eu sempre quis fazer artes cênicas né A minha primeira opção na universidade foi fazer artes cênicas Só não passei porque eu zerei de em química e na Fuvest Antigamente você não podia zerar aham e bom então assim eu fazia eu pego lá o negócio e e faço aquela cena Como se eu tivesse entendeu então tudo quer dizer aquela máquina de de produzir fumaça pô Aquilo é maravilhoso eu nunca tinha visto
aquilo o que eu comecei a fazer eu comecei a brincar eu pegava aquil você com óculos escuro Exatamente isso aquilo não tava no Script eu me encantei com aquilo porque eu achei aquilo o máximo uma loucura eu comecei a sair carregando aquilo por tudo quanto é lado e jogando fumaça no estúdio inteiro e me divertindo e todo mundo se divertindo né E aí os caras fal não pera aí vamos aproveitar esse negócio Vamos botar um mais louco do exatamente foi a conclusão do pessoal entendeu mas é tudo o quê isso tudo nasceu também do quê
a equipe é muito unida aham a equipe pensa como eu tem os mesmos valores que eu e então e assim eu eu confio na equipe e eles Confiam em mim então Aí fica fácil você fazer um uma uma uma coisa dessas entendeu E foi foi foi um negócio incrível vocêa para nós do curso Então Ah então o curso O curso a oficina de escrita criativa essa última versão eu não sei quando é que o programa vai ao ar mas nós vamos fazer uma reabertura de carrinho acho que a semana que vem dois dias para dar
chance para muita gente que o cartão não tinha virado ainda Ah e então assim eu tenho oficina há 15 anos in Fi aluna de uma delas foi é mesmoa que orgulho é senhor senhor não deve se lembrar porque é muita gente que passa ali mas eu gostava coisa que maravilha Ox Tá vendo só era muito legal Nossa isso é uma um prêmio de loteria para mim com a Lara imagina o prêmio é meui gente que jeito incrível de ver as coisas Sabe às vezes eu fico querendo pegar seu chip emprestado parêntese Professor senhor sabe que
não são raras À vezes em que eu penso assim são poucas as pessoas tá que fazem parte disso Como que o professor Rodrigo pensaria isso aqui sim olha eu penso no Senhor Já tô terminando gente que o povo tá no chat assim deixa ele terminar de falar eu sei que assim eu penso no Senhor eu penso no Professor Olavo eu penso no meu marido que meu marido tem uma cabeça mais pragmática assim ele é muito de resolver as coisas são essas três e na minha psicóloga que é uma pessoa maravilhosa essas quatro pessoas conversam comigo
o dia inteiro o senhor tá na uma honra Poxa muito obrigado Nossa qualquer dúvida pode me escrever você você tem o meu WhatsApp você até liga PR mim Professor como é que eu resolvo isso aqui a gente conversa mas fecha parenteses não quero te atrapalhar falar do curso não então a oficina existe há 15 anos começou no salão de festas do prédio em que eu morava aqui em São Paulo no bairro de Santana né então os alunos no sábado à tarde iam para lá e a gente tinha as aulas e tudo mais né e foi
muito interessante porque vinha tinha gente que vinha de Brasília assistir aula aos sábados comigo gente que vinha do Rio de Janeiro gente que vinha de Minas Gerais você começou presencial presencial eram 14 15 alunos aí eu falei bom isso aqui tá dando certo né as pessoas estão gostando né eu vou pro online eu já tinha cursos online tenho cursos online há 20 anos né eu eu vou para online o que vai acontecer eu vou expandir V chegar para outros lugares né e a coisa pode ficar mais mais interessante ainda então comecei a fazer os dois
dava aula no sábado à tarde em casa e quarta-feira à noite a transmissão online E aí a coisa foi crescendo né E claro você vai sempre ao vivo né Sempre ao vivo sempre ao vivo isso eu acho incrível é sempre ao vivo mas aí o que que vai acontecendo você vai remodelando o seu produto por quê Porque você vai vendo as necessidades que as pessoas têm você vai vendo os problemas que as as pessoas têm então eu a a oficina nunca ficou parada estanque nunca foi a mesma versão né até que nós chegamos nessa versão
deste ano que é a versão mais completa né que são 51 aulas caramba bastante coisa Uhum E aí então nós gravamos tudo em alta definição ficou um negócio assim de cinema e vamos fazer encontros ao vivo no decorrer da oficina para es as dúvidas doss alunos né os tempos de cada aula variam muito assim não não é meia hora 40 minutos cada aula pô mas é muita coisa é muita coisa é muita coisa mas assim ela tá assim numa numa numa numa versão que é assim você sai você você começa aprendendo a liberar o teu
gigante uhum voltando ao início da nossa conversa Claro e sai produzindo o texto e sai Produzindo um texto assim com base num exemplo meu da minha vida eu pego um texto meu uma crônica minha e mostro como eu construí a partir dos exercícios que eu ensinei no início da oficina Então ela tem o percurso completo para escrever então eu acho que agora a gente chegou no modelo que é o modelo ideal né E o melhor de tudo quer dizer o acesso que antes era de humano né agora é vitalício [Música] Nossa a pessoa tem acesso
potir quantas vezes quiser resto da vida quanto que custa professor que maulo pergunte tá custando agora a oficina sempre custou 2.990 e para essa turma eu tô dando um desconto de R 1.000 nó r$ 90 e você pode dividir também divir em tantas vezes dois cartões é aquela coisa toda né que boa mas a ficou ficou uma coisa magnífica Espetacular hein e eu fiquei meio assim com a questão do do acesso vitalício né mas o pessoal que faz a minha produção né o o arna Alcântara né Ah sim sim um grande ah genial né ele
ele mostrou para mim por A mais B que era uma coisa que era interessante era uma eu eu depois eu compreendi de uma outra forma essa questão do acesso Vital E aí puxa vida é um assim o pessoal a pessoa que se inscreve ela vai ficar com uma ferramenta a qual ela vai poder retornar a vida inteira é isso provavelmente ela vai fazer isso ela vai retornar o sen o senhor vai entrar na vida dela para ficar exatamente É mas isso é o lindo da coisa né é lindo e como é que as pessoas se
encontram nas redes sociais Professor Olha o lugar onde eu mais estou presente é no Instagram hoje né então Rodrigo Gurgel 12 esse 12 não tem nada a ver com a Cabala Judaica não tem nada a ver com os 12 apóstolos nem com as 12 tribos porque assim essas perguntas chovem na minha pergun Mas por que 12 por que 12 esse 12 porque assim eu sou Rodrigo Gurgel 12 e minha mulher é mimi Gurgel 13 então eles ficam fazendo relações entendeu eles acham 11 entendeu E o 14 foi assim gente não tem nada quando eu entrei
no Instagram já tinham 11 Rodrigo eles me deram o Rodrigo g 12 eu aceitei mas nada não mas mas essas teorias da conspiração São muito mais legais entendeu porque tinha outros 11 rodg é sem graça isso aí professor você tem que inventar alguma coisa eu vou eu vou vou criar alguma é uma história que vem lá da minha avó entendeu não a vó é pouco a vó é pouco tem que ser assim a visita de um extraterrestre alguma isso a mim éti isso Nossa pelo amor de Deus não aí aí é demais aí isso é
motivo de divórcio não dá não dá e então o é o lugar que eu tô mais presente né eu abro a caixinha de perguntas todo dia YouTu tambm Maravilha e no YouTube eu tô fazendo uma live toda semana além de todo um monte de de aulas e de e de lives que estão lá gravadas e de resenhas de livos é conteúdo tem assim aos montes professor se alguém entrar no no seu telegram hoje ainda acessa aqueles aquelas aulas maravilhosas então agora acessa e ainda tem uma uma uma novidade que eu vou contar mesmo em primeira
mão aqui ah conversando com a minha equipe a gente decidiu reavivar o telegram Ah que legal mas mas não com áudio todos os dias porque aí aqu na pandemia era todo dia era todo dia mas agora não dá mais né todo dia então eu vou fazer um áudio por semana pro telegram tá ótimo Então vai vai ter uma live toda semana no YouTube o áudio toda semana no telegram e o Instagram todo santo dia Maravilha ótimo perfeito Larinha pô um baita não baita bate-papo a gente já tinha que ter trazido o professor Rodrigo antes Olha
foi uma alegria muito obrigado toda nossa Professor vocês são incríveis fazem um programa maravilhoso muito Que privilégio recebê-lo mand um beijão pra mimim Muito obrigado as portas estão sempre abertas viu Muito obrigado meus queridos querido boa noite Larinha até a próxima a próxima um beijo para você e até a próxima semana um negócio mais revolucionário do mundo porque vai vai ser grande e ainda vai fazer o bem a gente encontrou Talvez um modelo de organização para influenciar a cultura Talvez o nosso modelo dos nossos [Música] valores não tem como você produzir um efeito na na
sociedade sem trabalho sem mão de obra e eu e o Lucas o Felipe desde desde faculdade desde novo assim a gente tinha sonho de empreender sentia numa outra vocação assim né e e eu dizia cara eu não quero fazer uma ONG que vai receber dinheiro porque daí eu vou né esse modos operand tem alguma coisa que não fecha tinha uns R 10.000 ali guardado botamos esses R 10.000 depois surgiu mais 3.000 e pouco ao todo a gente investiu do bolso R 1.800 e ao todo pegamos 94000 de empréstimo então foi isso investimento da Brasil paralelo
não tinha chance de dar certo esse negócio e que que a gente fez a gente fal Olha tem alguns princípios primeiro negócio privado tem que ser atrativo pras pessoas todas que não estão interessadas pelo tema tem que despertar novas pessoas para esse negócio aqui não pode receber dinheiro público que a gente já viu o embrulho que isso gerava a dependência Total sempre a gente queria fazer algo que a gente acreditasse filosoficamente também tinha essa pegada E então a gente sempre até hoje a gente nunca nunca fizemos um apoio a nenum político mesmo as nossas críticas
sempre são críticas históricas eh ponderadas etc conscientes não é uma coisa fervorosa ideológica e nós tínhamos esse esse perfeccionismo de de fazer um negócio que fosse didático como era essa apresentação aqui olhou paraas pessoas e falou assim olha isso aqui vai ser o maior negócio de conteúdo do do Brasil talvez do mundo mas S negócio mais revolucionário do mundo porque vai vai ser grande e ainda vai fazer o bem Brasil paralelo Brasil paralelo Brasil paralelo Brasil paralelo Brasil paralelo entramos em evidência aí no Brasil inteiro viamos para São Paulo o crescimento do negócio todo ele
foi financiado com o lucro eh nunca tivemos nenhuma rodada de investimento nunca tivemos nenhum fundo interessado nada a nossa área de produção é muito eficiente comparada ao mercado de audiovisual em geral né a gente faz aí do TR meses lç levanta um filme às vezes gasta 200 300.000 no máximo e geralmente algumas milhões de pessoas assistem produzimos mais documentário que qualquer produtora dessa que pegou dinheiro do Estado sempre mais barato ão sempre mais barato sempre com muito mais audiência sempre mais rápido e com conteúdo bom a gente acredita que a educação através do entretenimento é
um é um belo caminho no fundo hoje a gente percebe que a gente é uma empresa de educação mas de uma nov uma nova educação né uma empresa que olha para esse mundo de entretenimento de de vídeos internet F ol nós vamos educar Através disso aí como é que eu vivi até agora sem alguns conhecimentos que aprendi com vocês eles são como fosse uma luz né em contraponto é de extrema importância a gente educa com entretenimento m