queria convidá los a abrir suas bíblias em lucas mais velho de lucas capítulo de número 15 eu dividia a nossa reflexão em duas partes na primeira parte que a partir de hoje eu pretendo falar sobre um fenômeno um tipo de cristão influenciado que eu resolvi chamar de cristão niilista ou se você preferir a versão pós-moderna do filho pródigo amanhã eu pretendo falar sobre a o ato de influenciar então hoje para falar sobre influenciado amanhã a gente vai falar sobre o ato de influenciar e para isso a gente vai trabalhar a imitação de cristo em paulo
como para o trabalho a limitação como um aspecto influenciador então essas são as duas partes da nossa reflexão eu queria desde já agradecer a oportunidade é tão é abençoadora de ouvir o reverendo augustus falar pouco sobre daniel primeiro porque vou falar sobre daniel neste fim de semana então já aprendi muita coisa boa aqui vou dar os devidos créditos depois o reverendo mas eu queria me dirigir a não só a a aqueles que estão sendo tentados pela influência pela influência do que vem de fora mas eu queria me dirigir em especial aqueles que já estão influenciados
então eu entendo que a exposição até agora que a gente ouviu da palavra de deus ela foi a mais votada são uma demonstração aqui nós cristãos resistimos à tentação há nesse segundo momento eu queria convidar pensar o que a palavra de deus diz para aqueles que ir eu já caiu em tentação eu já estou sob influência o que fazer eu queria meditar com vocês nunca as 15 mas eu queria começar primeiro com versículos dois versículos depois a gente vai trabalhar o conceito de niilismo a depois a gente volta para o texto para encontrar na palavra
de deus a resposta para o dilema que a gente vive hoje versículos 11 e 12 de lucas 15 dias assim certo homem tinha dois filhos o mais moço deles disse ao pai pai da minha parte dos bens que me cabe e ele e esse repartiu os haveres a imagem do filho pródigo portanto é a imagem daquele que sendo filho requer do seu pai aquilo que ele só teria por direito na morte do pai então o pai não está morto mas ele quer usufruir das bênçãos a decorrentes dessa relação que só poderia ser só poderiam ser
usufruídos após a morte do pai mas quando ele pede a herança é como se silenciosamente tacitamente estivesse dizendo o pai está morto não quero nada com o pai mas eu não quero abandonar tudo eu quero alguma coisa que é valiosa do pai mas eu não quero pai eu quero o que a cultura cristã ofereceu de bom para a sociedade mas eu não quero deus dos cristãos esse fenômeno é o fenômeno chamado niilismo o niilismo da palavra nilo que significa nada em latim é um fenômeno cultural basicamente europeu e presente numa cultura cristã o niilismo ele
é uma reação de uma cultura europeia que inicialmente tem ali toda a base do seu pensamento cristão mas abandona esses fundamentos esses valores supremos do cristo vive das verdades do evangelho das verdades cristãs para viver como se deus não existisse se nós fizermos qualquer estudo histórico do ocidente da cultura ocidental a gente vai descobrir que até o século 17 ciência e ética andam juntas a maneira como as pessoas pensam a maneira como as pessoas criam a inventividade humana a universidade as o direito medicina às artes como um todo elas são todas orquestradas não é de
uma tal maneira em que deus é o fundamento de todas elas as universidades surgem com base em três universidades que são fundamentais teologia direito e medicina ea teologia é a mãe a rainha das ciências então até o século 17 deus é o fundamento da ciência deus é o fundamento do conhecimento de deus é o fundamento da inteligência deus é o fundamento da criatividade deus é o fundamento da tecnologia deus é o fundamento do pensar e por isso ele é também o fundamento dos valores morais dos valores éticos dos valores religiosos dos valores espirituais dos valores
supremos que regem uma cultura como é o caso da cultura européia só que no século 17 com o desenvolvimento daquilo que se chamou a revolução científica né na modernidade houve quase que um abandono de deus como fundamento e esse primeiro exemplo é a obra mais famosa e digamos assim né do contexto moderno e deficiência que os princ pela isaac newton que é uma obra em que ele começa a trabalhar princípios importantes da ciência e o que chama a atenção de todo mundo ele não começa com deus e até então física uma a psicologia teologia direito
essas disciplinas todas começam com deus newton diz não não não precisa começar com deus vão começar direto com o princípio de causalidade vamos começar logo direto com o que precisa ser feito consciência e não vamos mais preço por deus isso causou admiração admiração e muitos pensadores e começaram a dizer o seguinte é realmente não é preciso a recorrer a deus pra fazer ciência vamos separar as coisas ciência de um lado e do outro para se fazer ciência você não precisa recorrer a deus deus portanto é fundamento de religião é fundamento de fé é importante para
a fé mas no mundo da ciência não precisamos de deus não precisamos recorrer a deus isso está uma crise nas universidades as universidades que antes tinham fundamentação científica atrelada a deus agora elas têm que lidar com o fenômeno da ausência do pressuposto deus para se fazer ciência e parece que isso logo num certo sentido êxito entre os universitários os pensadores começam a achar que é normal fazer ciência sem pressupor deus como se fosse possível fazer ciência de forma neutra como se fosse possível pensar sem deus como se fosse possível inventar criar sem deus mas a
coisa fica muito feia quando depois de um pensador importante chamado emmanuel kant um alemão que escreveu uma obra gigantesca chamada crítica da razão pura levou dez anos para escrever esta obra quando ele se deparou de um grande problema ele descobriu se você tira deus da ciência é como se você tivesse uma latinha numa pilha de supermercado sabe-a toda a pele a emoção de vestir a lata de cima você resolve tirar de baixo quando você tira aquela de baixo que acontece desmorona todo o resto ele descobriu o seguinte até então toda ética toda moral todos os
princípios e valores supremos daquela sociedade cristã europeia estavam fundamentadas em deus como fundamento como base do pensamento e por isso base também para a ética base também para sua ação no mundo base para sua prática no mundo então nesse momento canto disse puxa tiramos da ciência mas e agora como é que a gente vai lidar com uma ética sem deus então vai surgir uma coisa chamada imperativo categórico é muito fácil entender imperativo categórico é o argumento da mãe só comenta a mãe por que preciso fazer isso porque eu sou sua mãe tô mandando quando o
argumento mais claro argumento mais preciso todo mundo entende que esse argumento significa e todo mundo sabe que isso é simplesmente assim porque é assim e ponto final não se cabe fundamentar racionalmente não se cabe fundamental logicamente simplesmente é um dever e ponto final foi a única maneira que cante viu de sustentar toda aquela ética cristã sem deus afirmando simplesmente porque tem que ser assim um sujeito chama uma espécie de um fã terrible na chamada unity ele ver toda essa situação e diz assim você tá de brincadeira comigo vocês tiram deus da ciência e querem continuar
mantendo ele na ética vocês não crê em mais em deus mas vocês querem viver como se deus existisse você tem que fazer o serviço completo se deus está morto se vocês não querem mais nada com deus se vocês não querem mais nenhuma relação com deus se deus não importa mais pra vocês se o que vocês querem de deus não é deus mas a ética de deus não faz mais sentido é preferível que você seja consistente que você seja coerente se você não quer deus você não pode querer sua herança se você quer deus se você
não quer o pai você não pode querer os efeitos da asean da herança que pertence ao pai você não pode ao mesmo tempo desejar não querer mais o pai mas desejar aquilo que prestou sede do pai então mitch disse temos que fazer o trabalho perfeito e como o trabalho perfeito tirar deus também da ética criar um mundo em que haja uma translação dos valores em que as pessoas consigam perceber que os valores não estão mais fundamentados um deus que exerce sua soberania sobre tudo e sobre todos mas que agora os valores estão são estabelecidos pelo
indivíduo pelo sujeito você estabelece o seu padrão você estabelece então seu direito dá pra entender porque a alemanha nazista leu tanto o assim falou zaratustra principalmente o soldado no campo de concentração uma ética sem deus não é mais uma ética em que o princípio da equidade o tratamento dos iguais na medida das suas igualdade dos desiguais na medida das suas desigualdades ela simplesmente não existe uma ética niilista a ética na lista é aquela que a gente aprende que a ética da natureza é aquela onde os fortes prevalecem sobre os mais fracos é a ética que
vai dizer o seguinte se eu tiver que ter prazer e esse prazer implicará a sua infelicidade não tenho nenhuma preocupação com a sua felicidade porque o que me preocupa é ser feliz um dos pensadores que mais mostrou as implicações do niilismo contemporâneo foi o doutor edson russo ele escreveu um livro muito interessante muito bem fininhos você e ele vai perder suas noites mas ele chama assim mesmo e memórias do subsolo ou notas do subsolo algumas outras traduções ele descreve ali as consequências de um niilista une lista ele não pode ter esperança na da universidade não
pode sequer desejar a morte o suicídio não é uma saída para uma lista porque se ele pensasse assim não mas se me matar então eu vou poder resolver todos os meus problemas hoje uma vez por todas eles já têm uma esperança então não pode sequer se matar porque se matar o movimento de se suicidar seria já uma busca numa esperança de renovação de algo que pode acontecer lá na frente uma lista não tem esperança é a ausência de redenção não há redenção para esse mundo e o que interessa é nada mais nada menos do que
a realização sua pessoal então ele descreve lista de maneira bem radical dizendo assim começa o livro sendo assim né sou um homem doente sou um homem mau desagradável ea gente só porque ele é um homem mau doente desagradável que logo em seguida eles assim que o mundo todo se explodir e cai ao meu redor desde que eu possa tomar um chá une lista ele sempre está preocupado com a sua própria felicidade ele não quer outra coisa senão a maximização dos seus prazeres então ele não quer mais fazer o mundo a nunca mais entender o mundo
como uma ordem que é maior do que ele ele não se encanta com o universo que é maior do que ele com um poder que é sobre humano ele se preocupa exatamente em maximizar a sua felicidade se tornar cada vez mais feliz cada vez mais atender os seus desejos cada vez mais se tornar a quem ele quer ser tão interessante como um dia desses numa numa numa aula na universidade estava escrevendo exatamente 'lista um aluno chegou e se assim e ele não era questão de dizer eles bem assim as professoras como assim mesmo é isso
aí ele é mas o sonny bill está frio se eles acham mesmo que você é um lista de celso lista eu quero mesmo é coisa pra mim eu quero ser feliz diz ele mas você não é ilícita não é realista é uma prova que no caso com a sua irmã o professor pegou pesado começou a ter problemas já sabe quem é você vai ter uma surpresa depois para professor olha como você é um cristão para professor não sabe disso você é um cristão sem pai você é um cristão sem deus você quer viver como um
cristão porque você não suporta ser uma besta um animal que só vive em função dos seus próprios fazeres é o cristianismo com a verdade do evangelho que responde a nossa fome de prazer e de desejo mas ao mesmo tempo pôr limites que permitem a gente descobrir que os nossos desejos são uma marca uma armadilha terrível para nós mesmos é tão interessante como a nossa cultura me lista ela é facilmente suspeita de deus não é é a cultura que publicar chama de a cultura dos mestres da suspeita daqueles que são capazes de suspeitar de deus e
é fácil suspeitar de deus é fácil suspeitar que deus existe é fácil suspeitar misericórdia de deus é fácil suspeitar do amor de deus é fácil respeitada a soberania de deus difícil suspeitar de si mesmo difícil suspeitar de suas próprias crenças difícil suspeitar de suas próprias convicções difícil suspeitar de si mesmo existem dois tipos de niilismo ea gente viu os dois aqui um é o niilismo que eu chamei aqui eu chamaria que dirigismo forte é aquele que emite vai defender vai dizer assim tirou deus na jogada da ciência tira deus também da ética vai até o
fim com isso não existe mais padrões morais se você quiser se tornar quem você quer nada pode impedir que algo está falando agora há pouco sobre a questão de ideologia de gênero minha esposa mandou um dia desses aí uma reportagem de uma a moça que ela havia tido uma experiência de descobrir que ela nasceu no corpo errado e o corpo que ela queria não era nem homem nem mulher mas era de uma gata mas a gata aqui no sentido metafórico mas no sentido real ela queria dizer com todas as letras que a sua alma era
de uma gata mas ela nasceu no corpo de uma mulher é tão interessante como o nosso corpo ele o tempo todo é um meio de deus dizer pra gente que ele soberanos sobretudo nosso corpo não é nosso a idéia de meu corpo minha regra só é possível entre ateus só é possível entre listas sony lista pode dizer meu corpo minha regra faço com o meu corpo que eu quiser desde que a fazer com meu corpo que eu quero não ofender o outro mas se o outro é deus o que você faz com o corpo que
lhe deu ofende a ele por isso pra quem é ateu mexer no corpo e fazer do corpo que quer não é uma ofensa porque para ele deus não existe mas se deus existe nosso corpo não é nossa regra por outro lado existe um outro tipo de niilismo e é esse que eu me refiro nessa hora que é um lirismo cristão que eu cheguei aqui de versão pós-moderna do filho pródigo porque ele é muito mais útil do que a gente possa imaginar ele é a espécie de tentativa de cristãos que se a mudaram a visão de
mundo não cristã foram influenciados pelo ministro no cultural foram influenciados por uma visão de mundo anticristã mas eles são cristãos eles vivem como cristãos eles têm valores cristãos eles nutrem desses valores cristãos eles foram criados nesses valores cristãos eles foram formados nesses valores cristãos eles querem exercer e ter o prazer mas ao mesmo tempo que é que esses valores permaneçam eles querem fazer o que eles querem com suas próprias vidas mas não o sobre o preço de perder os padrões cristãos alguns deles não conseguem perceber que deus pra ele sequer precisa existir a sua conduta
é uma conduta cristã à sua maneira de agir no mundo a maneira de agir cristã que segue princípios cristãos são pessoas morais são pessoas que do ponto de vista ético compreende um padrão moral cristão mas vivem debaixo de um ateísmo do coração absurdamente latente a bíblia não diz que o louco diz com a boca não há deus a bíblia diz que insensato diz no coração é você que diz no seu coração deus não existe que me dirijo a você que no seu coração não com a sua boca porque a sua boca cantar louvores porque a
sua boca serve pra desenvolver uma série de linguagens que são muito conhecidas dentro do contexto evangélico digamos assim mas o coração o coração está mergulhado incredulidade é você que me dirija nessa noite o fato de a gente reclamar por deus o fato de nossa boca está cheia de hinos não significa que amamos o pai queremos apenas os benefícios dele nós não queremos nos relacionar com deus é maior do que nós queremos um deus que dobra os joelhos um deus que diante de nós se próstata e uma religião que coloca deus de joelhos não merece respeito
porque a única religião que salva o homem não é aquela que põe deus mas o homem de joelhos é tão interessante quando a gente ua observar o niilismo fraco o niilismo daqueles que não conseguem ser coerentes com seu coração que o seu coração tem dúvidas sobre deus o seu coração está cheio de incredulidade sobre deus mas não conseguem romper com deus não conseguem romper com a ética cristã não conseguem romper com os padrões cristãos e então vivem uma vida legalista vivem uma vida de regras vive uma vida de comportamentos que se dizem olha estes são
os comportamentos cristãos mas a relação com deus a relação de submissão do coração a deus ela simplesmente jogada para segundo plano se não para debaixo do tapete o niilismo fraca o niilismo daqueles que podem usar deus para alcançar a felicidade dos seus corações vou falar uma coisa aqui pode sua absurda mas a teologia da prosperidade uma teologia ele está porque ela não quer deus ela que as riquezas de deus ela que a grana de deus ela que as bênçãos de deus querer deus é muito mais do que usufruir das suas bênçãos e descobrir que sendo
rico sendo pobre a coisa mais valiosa é deus jóia o rico que fica pobre joel pobre que fica rico mas a única coisa que preocupa js é rico ou seja pobre mas é porque deus não se mostra ele alguém que ama a deus alguém que crê em deus é alguém o tempo todo focado em se colocar diante de deus pra prender de deus a viver para se submeter à vontade de deus e me parece que essa é a condição mais absurda dos nossos dias a condição daqueles que mesmo vivendo como se deus existisse não conseguem
não conseguem se relacionar com deus como ser soberano como ser criador dos céus e da terra como aquele que tem controle sobre todas as coisas a grande pergunta então seria qual a boa notícia paulista cristão qual seria a boa notícia para aquele que o seu coração está repleto de dúvidas a sua maneira de pensar está influenciada por uma maximização tempo todos os seus prazeres e toda a sua leitura bíblica não é outra senão a fundamentação bíblica do seu prazer porque cliente para pecar a fervoroso para pk tem que pegar com base bíblica se ele não
encontrar fundamentação bíblica para sustentar o pecado dele não consegue ser feliz então a vida em torno dos prazeres da vida que coloca os prazeres em primeiro lugar que coloca o dever para segundo plano como se fosse coisa que pudéssemos de uma vez por todas nos livrar exige de nós uma mensagem uma boa notícia que o evangelho nos dá e qual é a boa notícia que eu trago hoje aqui para aqueles que talvez em seu coração digam não a deus embora os seus atos ea sua ética e à sua maneira de viver seja como a de
um cristão até a linguagem até linguagem interessante né com uma linguagem ela pode ocultar nosso coração a gente olha uma pessoa com linguagens não sei um crente imagina a linguagem é muito doido de um amigo meu lá da usp perguntas e jonas porque os evangélicos chama um e outro de varão varoa aí eu fui explicar o rapaz é porque chama de varão e varoa né disse não porque na bíblia eles estão lendo a bíblia uma linguagem mais arcaicas em controlar as pessoas com varão varoa eles estão produzindo isso para o dia a dia deles não
funciona mas é muito bizarro mas veja como a linguagem ela é capaz de circunscrevê ela marca território ela por ela marca um estereótipo qual é a boa notícia duas coisas primeiro o evangelho não é sobre você e isso me lista precisa ouvir porque tudo o que ele faz é centrado em si mesmo ele força tudo gira ao seu redor porque seu casamento seus suas relações sua maneira de lidar com os seus dons e talentos suas amizades porque tudo é auto destrutivo porque une lista obriga coisas que por natureza giram ao redor do único centro que
existe que é deus ele obriga essas coisas a girarem ao seu redor o marido crente não é aquele que vai fazer sua esposa geral seu redor é aquele que vai contribuir o tempo todo para que ela continue girando sempre ao redor do único centro que é o próprio deus um pai que ama um filho não é aquele que vai fazer o filho girar ao redor de si mesmo um pai que ama o filho aquele que vai observar e vai ser um instrumento de deus para que seu filho não gira ao redor dele maggi ao redor
do senhor não tem nada mais ofensivo com almir lista do que dizer pra ele o seu ego é como o dedão no seu pé alguém ficou olhando para o dedão tempo todos assim poxa dedão você é a coisa mais importante da minha vida você sabe que o dedão é importante não sabe sem dedão você não tem apoio tá certo o verdão ele tem importância cabal ti de equilíbrio mas você não se você sabe que dá equilíbrio mas nem por isso você fica o dia inteiro dizendo olha está fazendo alguma coisa não você vive como se
o seu dedão não existisse quem tem que viver como se o dedão não existisse não é deus é seu ego uma lista tem que aprender a inverter a não mais viver como se deus não existisse mas a viver como seu ego não existisse o nome disso é alto esquecimento como ser difícil então o evangelho não é sobre nós o evangelho é sobre o amor de deus e por isso eu queria que você voltasse pra lucas e perceber se que a mensagem toda de lucas 15 é uma mensagem sobre o amor de deus e não sobre
o filho pródigo se você pega os versículos 1 e 2 do capítulo 15 o que você vê aí o contexto de lucas 15 qual é o contexto do que as 15 aproximava-se de jesus todos os publicanos e pecadores para ouvir e murmurava os fariseus escribas dizendo este recebe pecadores e como com eles então tem dois grupos que se aproximam de jesus e olha aí a ironia é que lucas apresenta um se aproxima para ouvir o outro se aproxima para a murmurar um se aproxima em silêncio para receber outros se aproxima para criticar os publicanos e
pecadores se aproximam para ouvir a palavra de jesus os fariseus escriba se aproximam para criticar e criticar quem os publicanos e pecadores em resposta errada veio pra criticar cristo e por que eles querem criticar cristo porque cristo está sentado com publicanos e pecadores para comer e beber com eles se você que não é tão simples assim aqui uma questão de higiene aqui uma questão cerimonial imagine você que o de ensinar o seu filho nascido filho você tem que lavar a mão de comer não é porque ele era uma pessoa associada uma pessoa preocupada com a
saúde é nada a ver com o ggi m na questão cerimonial ele disse não é assim porque papai disse que não sabe quando você colocou a mão ali a o samaritano no rio foi lá e sentou se pôs a mão no mesmo lugar onde ele sentou onde ele colocou a mão à impureza que estava na mão dele e que passou por aquele objeto agora passou para sua mão e como não está ali é ele vai comer com as mãos você vai pegar com as suas mãos essa comida e aquela empresa que estava no samaritano rio
que passou o objeto passou por sua música agora passou a sua comida quando você come vai para dentro de você ficar imune a nova tecnologia é você imagina um moleque que assim fica apavorado com o momento é perigoso o menino quando estava apavorado avaí tem mais uma coisa que foi pai sabe tanto perigoso com mena se você estiver comendo o samaritano rio passar correndo ea sombra dele projetar sobre o prato de comida joga para a comida fora jesus estava comendo com publicanos e pecadores dá pra entender porque esse cara que analisados estava comendo com eles
jesus estava comendo com ele sabe porque os pecadores não estavam se lembrando não estavam ali olhando para si mesmos eles não se aproximaram para falar se aproximaram para ouvir eles se aproximaram para receber então os que faziam parte da igreja jesus quer dizer os fariseus escribas e chegaram disseram assim para jesus como pode você come com publicanos e pecadores jesus é objeto de acusação então o que jesus tem que fazer é defender publicanos e pecadores não quem precisa de defesa o próprio jesus e aí jesus vai se defender e vai se defender com três histórias
três parábolas quais são elas vamos lá não só couro parava da ovelha perdida drácula perdida quais suas parábolas é resposta errada jesus do conto nenhuma dessas três parábolas agora referendo algo de que eu já tem uma síncope não é por isso não é veja bem não diga os resultados por exemplo jesus não criou nada disso estou dizendo a você com todas as letras que jesus não contou para nessas paradas você vai perguntar se jonas como assim uma heresia assim abrindo logo a conferência eu não vou suportar eu já soube lista estão precisando de salvação acho
que vai me dizer agora que jesus não contou duas parábolas como assim você sabe que certa vez minha mãe é nordestina daquelas que a bíblia com ela funciona com cinto é a bíblia eu sinto que quando eu entrei no seminário ela pegou ea gente aprende uma coisa muito importante o seminário que os títulos dos textos da bíblia nem sempre eles correspondem com que o texto está dizendo e às vezes eles até atrapalham então o que eu fiz nessa passagem de lucas 15 na minha bíblia eu tinha riscado os títulos minha mãe abriu a bíblia para
ler quando ela viu os títulos escadas ela já pegou cinco meninos entrou no seminário para virar pastora gostava anatel e se a gente deixasse a bíblia no chão no chão não comia não pôde agostiniana ali é dureza e aí eu falei eu vou explicar para vocês porque estudar seminário fazer teologia ajuda você a se livrar da sua da mãe eu olhei pra ninguém deixa eu explicar o negócio eu expliquei lá no sétimo século vai acrescentar esses títulos para ajudar a interpretar as da sharp passagens bíblicas se viu depois num carro na líbia alguns desses títulos
ajudam outros atrapalham deseja somente jesus no contorno de uma das três paradas pronto aí ela desceu lê a bíblia comigo aí eu pedi pra ela fazer o que eu vou fazer com você hoje aqui e leia o versículo de número 4 mãe que disse 4 qual dentre vós é o homem que possuindo sem ovelha está vendo a mãe é a palavra do pastor que tinha seu velha agora colhe os olhos mamãe versículo 8 o que diz o versículo 8 há há há de quem é a parábola da mulher que tinha 10 dracmas e aí você
corre os olhos para o texto que abre o nosso meditação de hoje vê-se com 11 começa dizendo a história do pai que tinha dois filhos jesus não contou a parábola da ovelha perdida jesus contou a parábola do pastor que tinha cinco filhas jesus não contou a parábola da dracma perdida jesus contou a palavra da mulher que tinha 10 dracmas jesus não contou a parábola do filho pródigo mesmo porque são dois próximos um do outro fora jesus contou a parábola do pai que tinha dois filhos porque o pastor a mulher e o pai representam jesus o
evangelho não é sobre os pródigos o evangelho não é sobre os perdidos o evangelho é sobre jesus é a mulher é o pastor e o pai que representou jesus então éu é o pastor que tendo 100 ovelhas uma se perde não é isso como diz o versículo 4 e aí ele conta deixa as 99 então se você já ouviu se acantona eram cem ovelhas um caso na psiqué sim não tem a atriz como e deixou fora seu lado de zé não tem a princípio nenhum aqui deixou no deserto as 99 e vai em busca da
que se perdeu porque é isso que acontece com a gente né gente que encontra deus é deus que nos encontra uma das coisas que os pujantes que ele fazia com muito gosto era as entrevistas de novos membros da igreja e uma das entrevistas que ele chega a registrar assombrou ele porque tinha uma das questões que era exatamente a seguinte como você encontrou jesus e aí aquele candidata em brasília respondeu assim não foi eu encontrar jesus senhor jesus que encontrou é como o último versículo do salmo 119 1 saúde 1 o salmista vai dizer o tempo
todo o quanto ele ama a palavra de deus mas que termina dizendo errante como ovelha desgarrada procura mim não é ovelha que vai ao encontro do pastor um pastor que vai ao encontro da ovelha ao ver o bicho mais tudo da face da terra um cão é mais inteligente do que moveu o governo não tem senso de direção ao vê-la quando se perde só pastor para encontrá la então esse pastor vai ao encontro da ovelha perdida achando o que ele faz coloca nos ombros cheio de júbilo indo pra casa ele reúne os amigos e vizinhos
e faz uma festa e diz alegrai-vos e festa mais de crente é uma festa que tem comida e bebida o que eles estavam ali comendo e bebendo imagine jesus contando essa parada para os fariseus escritas e olhando pra eles eu não tava publicanos e pecadores está fariseus inscritas dizendo exatamente isso ele reuniu todos e fez uma festa por causa da onda dele é que estava perdido e foi encontrada em seguida ele fala de uma mulher que tendo 10 dracmas perdeu uma ao perder uma ascendeu a candeia varreu a casa procurou dirigente mente até encontrá-lo e
tendo achada reuniu as amigas vizinhas e disse alegrai-vos comigo porque achei a draco que tinha perdido essa é a mulher mais louca da bíblia imaginem quando a gente se a seguinte cena dessas moedinhas de r$1 ela perde uma moeda de um real e fica desesperado atrás da moeda de um real quando ela acha a moeda de uma aula vai gastar as outras novas da festa pra mandar cachorro é muito louca mas só porque o pastor a imagem do pastor a imagem do compromisso com o rebanho se mover se perdeu e vai até a casa da
mulher é do valor que é o problema mais sério do niilismo o valor o militar tem um problema sério com valor ele não reconhece valores supremos por isso ele não conhece não consegue não consegue ter uma medida uma boa medida para perceber o valor das pessoas o reino de deus valoriza aqueles que são desvalorizados aquela mulher aprecia algo valioso que para muitos pode não ser tão valioso assim mas quando ela encontra o que ela faz uma festa jesus contando a história o mesmo enredo vai acontecer agora certo para tinha dois filhos e aí aparece o
filho mais moço que chega diante do pai de spy da minha parte dos bens que me cabe então o filho que não quer relacionamento com o pai mas quer ansa do pai não escuta um irmãozinho aí sabe que o seu irmãozinho do pai por exemplo hoje no menino vai fazer uma besteira na vida o pai ea mãe sabe que eu vou fazer um bicho que vai fazer besteira é normal e natural do pai da mãe fazer o que não faz isso não é ou então você tem um outro pai que é mais severo e que
diz assim olha que escuta aqui então vou me ensinou que as coisas dessa vida se conquista para seu short falando agora um sonho de suor e lágrimas se você quiser alguma coisa que me pertence espero morrer caso contrário trabalha com o seu suor para conquistar o que você tem você deve sair pai boa é isso mesmo não merece em gato ou então seria essa outra figura do pai que faria os irmãos de dia sim mais filho vai dar tudo errado não vai dar certo mas mesmo assim eu vou te dar o pai da história de
jesus não é nenhum nem outro ele não dá bronca nem faz irmão e lhe dar aquele menino não merece mas o pai dá porque até os listas são alvo da graça de deus deus então nos ensina através da sua palavra que aquele pai repartiu os haveres e o versículo 3 diz que passaram muitos dias o filho mais moço juntando tudo que era seu partiu para uma terra distante la de se pôr todos os seus bens devendo absolutamente evento em função dos seus prazeres maximizando a sua felicidade fazendo o que ele bem atrás escolhendo os caminhos
que ele julga ser os melhores caminhos de sua vida o ciclo 15 então ele foi a desculpa de 5 14 depois de ter consumido tudo sobreviveu àquele país uma grande fome e ele começou a passar necessidade então ele foi se agregou a um doce dos cidadãos daquela cidade e este mandou para os seus campos aguardar porcos ali desejava ele faltasse da safa roupas que os porcos comiam mas ninguém dava nada ou seja ele vai nos píncaros da sua felicidade prazer e satisfação ao vazio esgotamento de toda sua tentativa de aplacar essa fome insuperável de si
mesmo cs lewis diz que a nossa alma do tamanho de deus tudo o que você colocar no seu coração que não seja deus não vai não vai preencher vai ficar sambando só deus tem a grandeza do teu coração porque ele fez seu coração para ser do tamanho de deus para ser preenchido e satisfeito plenamente só e tão somente por deus aquele menino descobriu que ele tentou satisfazer o coração que pertence a deus com aquilo que não é deus e então ele encontrou a frustração mas aquele que conhece a palavra de deus tem algo a seu
favor ele conhece a palavra então a bíblia diz que ainda incide se quantos trabalhadores e meu pai tem pão com fartura e eu aqui morro de fome o que a gente encontra aqui a memória você foi marcado no seu caminho com deus você cresceu nos caminhos da palavra você conhece a palavra ela está cravado em você você nunca mais vai se livrar dela você pode livrar se dos seus pais você pode se livrar de uma igreja você pode se livrar da sua família você pode se livrar do seu povo você pode sair de tudo se
pode fugir pra todos os lugares mas a palavra não vai sair de você ela foi gravada sobre você ela está cravada na sua memória e ela joga papel favorável a você como a igreja de éfeso que havia abandonado o primeiro amor jesus diz a ela você tem algo a seu favor a ortodoxia a doutrina o ensino da palavra é a tua memória que vai fazer você ao caírem se lembrar que deus é um deus de graça de misericórdia e perdão de que os seus pecados não são maiores do que a bondade de que a justiça
como diz tiago jamais operar a misericórdia de deus mas a misericórdia vencer a justiça então cai em si e diz tudo isso e um versículo 18 a resolução ele resolve ele decide ele precisa abandonar os a condição em que ele se encontra ele decide voltar para a casa do pai então ele diz levantar me ei irei ter com o meu pai e lhe direi pai não dizer pq contra ti ele vai dizer pq contra o céu porque ele é temente a deus e conhece a palavra de deus ele sabe que a palavra de deus isso
honra teu pai e tua mãe ele tinha de izra do seu pai ele tinha pedido a herança do seu pai ele estava em pecado não contra o seu pai ele estava em pecado contra os mandamentos de deus ele estava em pecado contra deus ele reconheceu o seu pecado de se voltar para meu pai vou pedir perdão a ele dizendo pai pequei contra o céu e de ti não sou digno de ser chamado filho tratam me como um dos seus trabalhadores levantando se versículo 20 foi para seu pai mas a história não é desse menino porque
o evangelho não é sobre ele a história do pai o foco narrativo volta novamente para o pai porque não é o menino que primeiro vê é o pai que de longe à vista o filho e agora esse pai como pastor que vai atrás da ovelha perdida uma mulher que vai atrás da dracma perdida ele vai ao encontro do seu filho perdido ele não vai ali para trazer um sermão zinho dizendo eu te digo o guia dá tudo errado disse pra você que não ia dar certo olha você está fazendo com a sua vida não o
mesmo pai que não fez nenhum seu irmão para liderança é o mesmo pai que na mesma hora em que o menino diz pai pequei contra o céu diante de ti já não sou chamado não sou digno de ser chamado filho naquele mesmo momento você vê o pai dizer e comparecido dele o abraçar e beijar não há discurso não a ser mãozinho porque antes do sermão vem a graça de um amor vem um abraço e um beijo do pai e aquele pai de um menino trazer depressa melhor roupa vestiu ponto de um anel no dedo e
sandálias nos pés mas que o menino acha que seja suficiente e viver como dos trabalhadores entre o povo de deus não existe crente de segunda classe meu irmão não existe a classe da classe daqueles né dos clientes perfeitos aqueles que desde pequenininho nunca me desviei miserável nunca desviei nunca fiz nada de errado sempre segui então eles são na as figuras mais lindas os cristãos mais incríveis da igreja a não aquilo ali foi desviado fez tudo por tudo que não presta e tal esse aí é um crente segunda classe no reino de deus na igreja de
cristo jesus não tem questão de segunda classe porque quando cristo redime é o seu sangue que nos cobra multidão de pecados jesus deus não nos enxerga por nós mesmos deus nos enxerga por jesus deus nunca vai te ver por você mesmo irmão deus nunca vai te ver pra você mesmo minha irmã e eu sempre vai te ver por meio de jesus por isso aquele pai não vai tratar o menino como ele quer ser tratado porque o evangelho não é sobre o que o menino quer o que o menino pensa que menino planeja o evangelho é
sobre o amor de deus e os planos de deus pelo seu povo e ciclo 20 então a 22 a gente vê toda a redenção do menino e aí como todas as outras duas já as duas pás outras duas parábolas termina com festa festa comida e bebida tem assado churrasco na laje aquela coisa toda cheia de cá tu lá e aí vem a segunda parte com ela a gente encerra a nossa fala de hoje versículo 24 porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começar a regozijar-se agentes nos contando isso
os fariseus escribas olhando pra publicanos e pecadores sentado à sua mesa comendo e bebendo com ele ora o filho mais velho aquele que nunca desvia aquele que é tudo bonitinho que é tudo certinho ordeiro miserável quando ele se aproxima o que acontece ele ouve o som do pancadão dizer a ele tá rolando está rolando uma festa aí essa festa está estranha que festa é essa aí aparece ali não é um criado um cervo ao aproximar-se da casa ouviu a música às danças na chamou um dos criados e perguntou o que era aquilo e ele informou
sabe ter mão que acontecer quando há um problema normal não prometeu pai que é papai não ter o pai mandou matar o novo observado pra ele porque o recuperou com saúde então eles indignou e não queria entrar saindo porém o pai procurava conciliá-lo psico 28 diz que aquele menino não quis sentar se à mesa imagem de jesus contando com as flores e os escribas que não estavam sentados ali que aquele menino saiu da festa então entra em cena mais uma vez o centro do evangelho que não é ovelha perdida não é dracma perdida não é
o primeiro filho filho mais moço meu filho mais velho mas é aquele que como o pai o pastor que vai atrás da bola perdida com a mulher que vai atrás da dracma perdida como o pai que a vista de longe o filho perdido fora da sua casa ele também é o pastor dentro da sua casa e vai procurar a ovelha perdida dentro da sua casa ele nota a ausência do filho mais velho na festa e se dirige ao filho mais velho tentando conciliar lo então pai agora diz esse menino mais velho exatamente assim meu filho
tu sempre estás comigo tudo o que é meu é teu como se estivesse dizendo se você quisesse ter todos os prazeres desse mundo você poderia ter tido porque tudo o que é meu é teu porque jesus disse isso porque aquele menino tinha dito exatamente isso não é meu pai há tanto tempo que se você jamais transgredir uma ordem tua e nunca me desse um cabrito se quer alegrar me com meus amigos vida porém esse teu filho esse tempo pirlo que desperdiçou os teus bens com meretrizes do manda matar para ele o novo vírus elevado é
como se ele estivesse dizendo assim possa se fosse se para servir ao senhor não tivesse se tivesse que passar por tudo isso é melhor ter vindo com ele esse é o problema do irmão mais velho o coração dele não está na casa do pai ele é um legalista que cumpre as coisas do pai mas é como um cão com focinheira o cão com focinheira ele só morte porque não pode ter uma focinheira experimenta tirar o animal ele vai morrer mas o pai conhece o menino deus meu filho tudo o que é meu é teu como
se estivesse dizendo eu achava que você era feliz aqui que você tinha aqui tudo o que você precisava para ser feliz que você não precisava dessa experiência que seu irmão mais novo teve no acre título que você está considerando que todo o tempo que você teve aqui só valeu a pena porque você objetivava em algum momento recebia algo será será que está dizendo eu achava que você está feliz aqui mas aí o pai diz então ah sim meu filho sempre estás comigo tudo o que é meu é teu e agora imagine a cena jesus olhando
para os clientes de primeira classe dizendo a eles assim era preciso que nos recuse já sem os e nos alegrar si mas porque o teu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi achado sabe qual é a boa notícia para analista a boa notícia é que o evangelho não é sobre ele o evangelho sobre o amor de deus mas o evangelho também é uma notícia sobre a graça de deus ea graça de deus nos ensina que ela toca tanto aqueles que são influenciados tanto aqueles que vivem de uma forma desregrada como ele vai tocar
aqueles que acham que são puros por viver uma vida extremamente regrada não é a nossa obediência às leis que vão lidar com o nosso pecado meus irmãos atua obediência a deus é uma maneira de você agradecer a deus pela obra maravilhosa que ele fez mas a obediência aos mandamentos de deus não resolvem o problema do seu pecado é uma maneira de agradecer e de amar e adorar a deus mas não há problema não é uma maneira de resolver o problema do pecado que resolve o teu orgulho não é você que resolve o que orgulha a
deus que resolve a vaidade do seu coração não é você é deus deus é quem trata com a minha vaidade com o meu orgulho com o meu pecado a me pedir em si ainda é só uma maneira de dizer eu quero viver de acordo com a tua palavra te agradar mas eu não quero te obedecer para lidar com aquilo que só o senhor pode lidar é a graça meus irmãos a única coisa que pode lidar com essa coisa dentro de nós que nos faz às vezes desejar mais a criação do que o criador mas a
herança do que o pai eu queria morar não por você eu queria morar com você hoje eu queria morar com você para que deus nos ajudar se pela sua infinita graça a resistirmos as vozes que vão o tempo todo dizer ai você precisa você merece afinal você né tá fazendo tanta coisa não é hora de a gente ouve a voz da palavra de deus é hora de a gente ouve a palavra de deus é hora da gente aqui tal coração e dizer senhor lida com isso aqui porque eu não sei lidar seu desejo será contra
tia kate dominado vamos orar senhor deus temos a nosso favor a memória da sua palavra e por isso lembramos de ti nessa hora dizermos tem de misericórdia de nosso senhor porque é só pela iluminação do teu espírito que reconhecemos a nossa miséria e quando reconhecemos a nossa miséria senhor levantamos as mãos para os céus e clamamos pela tua graça então o senhor me salvar nos redime já não somos mais miseráveis somos crentes redimidos no senhor mas às vezes senhor crentes redimidos regenerados podem ser tão influenciados por uma vida miserável nos permita senhor temos o coração
caracterizado pela sua palavra mas que o teu espírito santo nos acompanhe porque sem ele não conseguiremos precisamos de irmãos ao nosso redor precisamos de uma igreja saudável que possamos ali nos comprometer nos submeter nos permite acreditar que podemos viver o evangelho de forma livre e autônoma individualista comunista costuma viver sua vida nos ajuda nos submetemos ao evangelho nós lutamos contra ti o tempo todo o senhor mas ao mesmo tempo fomos renovados redimimos e queremos tanto mas te pedimos nessa hora ajude-nos e que pela assistência da tua graça divina possamos ter a experiência daqueles que resistem
às tentações pela graça do senhor mas não por causa de suas obras não por causa de sua obediência não por causa de seu esmero no cuidado do evangelho mas por causa de sua graça que ela continue nos mantendo em pé que ela continue nos mantendo alertas livro o senhor do pecado do legalismo livros também do pecado do niilismo livra-nos de queremos viver as bênçãos do evangelho sem o compromisso com deus do evangelho somos ajude a nesses dias encontrar nos reencontrar no nosso caminho contigo e assim como aquele povo o teu povo que como barro se
diz fez em suas mãos e o senhor tornou a fazer outro vaso como lhe atrás se porventura for este atesta a tua vontade nos diz faça mais uma vez nos forma mais uma vez conforme o teu querido à vontade para que não sejamos mais o que queremos ser mas para que sejamos o que tu queres que sejamos lutamos com o mundo que vive o tempo todo gritando nós ouvido seja quem você quer ser mas agora senhor queremos dar ouvido a tua palavra que diz seja o que deus quer que vocês sejam que possamos senhor nos
espelhar em jesus que mesmo sendo deus não julgou os ocupação que ser igual a deus fosse razão pela qual não devesse se humilhar mas sendo deus o senhor sumir ou por amor esse amor glorioso esse amor bendito possa mais uma vez queimaria dele nossos corações e nos fazer lembrar que temos uma origem que pertencermos a um povo que temos uma identidade que não podemos vender nossa identidade não podemos vender nossas origens não podemos sucumbir diante das influências contrárias ao evangelho a tua palavra salva-nos jesus como o de um senhor nos salvou do pecado e da
morte salva no senhor das influências contrárias à tua palavra asseguramos em nome de jesus seu filho amém