Como Praticar Nota Alvo.

12.94k views1622 WordsCopy TextShare
Ozeias Rodrigues
Jazz Guitar Academy, apenas R$ 329,00/ano (Parcelamento em até 12X). https://go.hotmart.com/R7571434...
Video Transcript:
Olá pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo no vídeo de hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um exercício Super Interessante que nos ajuda a nos manter conectados com a harmonia enquanto nós estamos improvisando que é o exercício de nota alvo para quem vem da linguagem do rock do heavy metal do pop a primeira dificuldade que encontra quando se depara com o repertório de jazz ou Bossa Nova É não se perder da harmonia e esse exercício ajuda muito para exemplificar eu vou utilizar uma Cadência harmônica que é extremamente comum que é você pegar o campo
harmônico e fazer ele sempre em intervalos de quarta músicas como mercedita Alon leaves all the things you are eh flim me to the Moon todas essas músicas Não Deixa o Samba Morrer utilizam a mesma Cadência harmônica que é o campo harmônico em quartas então se eu pegar por exemplo o campo harmônico de dó maior começar no segundo grau que é o ré ré menor se se eu pegar uma quarta a cima eu tenho a nota sol sol no campo harmônico de dó sol sete se eu pegar uma quarta a cima dó dó com sétima maior
uma quarta a cima fa fá com c maior uma quarta A cimma Si Bemol porém C Bemol não tem no campo harmônico de dó então nós vamos pegar uma quarta aumentada que é nota si Agora sim tem no campo harmônico de dó e é o si menor com sétima e quinta Bemol e uma quarta a cima mi mi menor se e uma quarta a cima lá lá menor se certo porém nós vamos transformar o mi e mi com sétima porque dessa forma nós vamos ter si menor com séa e quinta Bemol mi com sétima que
é o dominante do lá menor dessa forma nós temos essa Cadência harmônica que é extremamente comum no repertório de jazz MPB ré menor 7 sol se dó com sete maior fa com s maior se menor com 7 mi5 Bemol mi 7 lá menor 7 notem que nós vamos passar pelo 2 5 um de dó ou seja 2 5 1 maior 4 depois nós temos o 2 5 do relativo menor que é o lá menor certo agora qual a ideia desse exercício cada nota que eu toco para uma acorde se eu pegar as notas do próprio
Acorde por exemplo ré menor7 eu tenho a fundamental a terça menor a quinta e a sétima cada uma dessas notas tem uma sensação que eu vou sentir quando eu toco por exemplo no meu improviso eu começo tocando a fundamental como minha nota alvo notem que é uma nota que não tem muita emoção certo ela é bem no chão a a fundamental agora quando eu toco a terça é a nota mais emotiva que eu tenho a resolução mais forte para um acorde é a terça a quinta tem um som interessante porém não é tão interessante como
a terça que é mais [Música] emotiva certo a sétima tem um som mais abstrato parece que o som não tá resolvido a terça nós temos uma resolução forte certo agora qual a ideia desse exercício existe um ritmo melódico a qual eu consigo sempre est chegando no Meu Alvo que é a terça de cada acorde Vamos começar com a terça então por exemplo se eu pegar aqui a terça do ré que é a terça menor fa Se eu Descer nesse ritmo Eu sempre vou conectando a terça de cada corde através desse ritmo nota em terça do
ré Desce a escala em grau conjunto terça do Sol terça do dó certo então notem sempre vai conectando as terças se eu pegar aqui por exemplo isso na forma descendente na forma ascendente esse ritmo é diferente se eu pegar aqui terça do ré terça do Sol terça do dó terça do fa terça do si terça do mi notem que eu toquei o mi eu vou manter a terça que nesse caso nós vamos chamar de nona aumentada que é a nota sol terça do lá eu só troquei oitava joguei o sol daqui para essa oitava notem
que [Música] interessante eu poderia jogar a nota sol aqui também terça do lá menor certo então notem sempre terça conecta com a terça conecta com a terça conecta com a terça conecta com a terça do si nona aumentada nesse caso terça menor do Mi vamos chamar de nona aumentada conecta com a terça do lá menor certo então sempre cria esse movimento fácil de gente ouvir agora quando eu faço ele na forma ascendente notem que interessante que eu vou ter aqui a terça do ré que é o fa esse é o [Música] ritmo notem que tô
sempre conectando a terça terça do ré conecta com a terça do Sol terça do dó terça do fá terça do si terça do mi terça do lá menor certo sempre vai conectando elas então ou seja ah [Música] perdão notem que eu tô apenas tocando a escala em grau conjunto porém eu vou colocando um ritmo que eu vou chegando exatamente no Meu Alvo que nesse caso é a terça agora notem que quando eu começo a trabalhar esses dois movimentos por exemplo eu posso começar aqui de forma descendente [Música] acendente Olha que [Música] interessante eu consigo meio
que ouvindo de harmonia [Música] eu já consigo ir ouvindo Harmonia só com esse movimento e o interessante vou fazer bem lento novamente aqui terça do Sol terça do dó terça do fá terça do si terça do mi terça do lá agora se eu fizer o contrário eu posso começar poros ex com a terça Do Ré de forma ascendente terça do Sol terceiro dó terceiro [Música] fá Olha que [Música] interessante notem que eu t tocando apenas a escala em grau conjunto porém eu chego exatamente no Meu [Música] Alvo eu chego exatamente no Meu Alvo que é
a terça certo criando esse movimento forte né E quando eu tô improvisando é meio Como se eu tivesse sempre ouvindo esse movimento e eu posso também fazer esse fazer esse exercício com a fundamental notem que a fundamental já não é tão interessante quanto a terça porque é uma nota [Música] sempre chegando na fundamental fundamental do ré fundamental do Sol fundamental do dó fundamental do fá fundamental do si já não é tão interessante né se eu fizer de forma [Música] ascendente começar no ré começar aqui fundamental do ré fundamental do Sol fundamental do dó fundamental do
fá do si posso também mesclar os movimentos mas não é tão interessante a quinta já tem uma sonoridade mais legal do que a fundamental certo lembrando sempre a terça é o intervalo mais forte que nós temos a quinta tem um som já interessante ah perdão novamente partindo da Quinta do ré Quinta do Sol Quinta do dó Quinta do fá e assim por diante vai criar esse movimento certo subindo pela quinta por exemplo se eu pegar aqui a quinta do ré Quinta do Sol Quinta do dó Quinta do fá Quinta do si que a quinta [Música]
Bemol Quinta do do mi e por último Quinta do lá certo notem que a quinta também não é tão interessante quanto a terça mas se eu juntar os dois movimentos da quinta partindo da Quinta do [Música] ré certo Quinta do ré conecta com a Quinta do Sol Quinta do dó conecta com a quinta do fá Quinta do si Quinta do mi Quinta do lá eu posso logicamente também inverter os movimentos eu começar aqui por exemplo Quinta do ré conectei com a Quinta do Sol Quinta do dó Quinta do fá Quinta do si Quinta do mi
Quinta do lá agora interessante explorar também a sétima que vai ter um som abstrato notem que a sétima sétima do [Música] ré tem um som abstrato né notem que o som bem partir que por exemplo pegar aqui é sétima do ré sétima do Sol sétima do dó sétima do fá sétima do si sétima do mi sétima do lá notem com um som abstrato né parece que a harmonia não tá tão [Música] definida já não é não é tão definido quanto a terça né agora interessante forma ascendente sétima Olha que interessante sétima do ré sétima do
mi sétima do dó sétima do fa sétima do si sétima do mi e assim por diante se eu os dois movimentos [Música] notem que é [Música] abstrato já não é tão definido se eu fizer o contrário por exemplo se eu partir [Música] aqui novamente sétima do ré conecta com a sétima do Sol sétima do dó sétima do fa conecta com a sétima do si Olha que [Música] interessante né É como se eu tivesse tocando para sentir Harmonia só que de forma meio que abstrata não é tão claro como a terça a terça extremamente Clara o
que tá [Música] acontecendo certo então pessoal realmente recomendo praticar esse exercício pelo menos uma vez na vida porque quando eu tô improvisando não que eu V tocar Exatamente isso mas eu tô sempre ouvindo um [Música] fragmento pequenos fragmentos dessa [Música] ideia outro intervalo [Música] notem que sempre tem essa linha no [Música] fundo Então nós vamos nos acostumando com esse ritmo né de uma nota colando Com a outra nota isso é muito legal [Música] [Música] notem que eu vou variando os meus alvos e vou conseguindo sonoridades [Música] diferentes [Música] né então é bem interessante para abrir
o ouvido para conseguir ouvir esses caminhos acontecendo Valeu pessoal Espero que tenham curtido essa ideia abração e até o próximo vídeo
Related Videos
A MELHOR FORMA de começar a SOLAR é na Escala Pentatônica? Prof. Sidimar Antunes🎸
8:33
A MELHOR FORMA de começar a SOLAR é na Esc...
Sidimar Antunes
145,171 views
Frase guitarra jazz com arpejos
3:43
Frase guitarra jazz com arpejos
Marcos Barnah Guitar
318 views
O método da velha escola.
18:22
O método da velha escola.
Ozeias Rodrigues
25,639 views
Como desenvolver a consciência na improvisação.
39:26
Como desenvolver a consciência na improvis...
Ozeias Rodrigues
9,665 views
Como criar um chord melody - Fly Me To The Moon.
30:27
Como criar um chord melody - Fly Me To The...
Ozeias Rodrigues
5,433 views
Como Praticar Target Tones e Pivoting.
19:12
Como Praticar Target Tones e Pivoting.
Ozeias Rodrigues
10,067 views
PÍLULAS SONORAS #1 - A colcheia no Frevo (Liêve Ferreira)
3:38
PÍLULAS SONORAS #1 - A colcheia no Frevo (...
Liêve Ferreira - Guitarra Nordestina
535 views
O grande truque do Sub V.
30:40
O grande truque do Sub V.
Ozeias Rodrigues
11,892 views
Como Transformar os acordes iniciante em avançado?
28:23
Como Transformar os acordes iniciante em a...
Ozeias Rodrigues
5,787 views
Como criar ideias musicais a partir da escala.
11:27
Como criar ideias musicais a partir da esc...
Ozeias Rodrigues
29,706 views
Como enxergar os intervalos na guitarra de uma forma fácil
20:22
Como enxergar os intervalos na guitarra de...
Renato Alves
13,027 views
O Melhor Exercício Para "Dominar" O Braço Da Guitarra/Violão.
27:09
O Melhor Exercício Para "Dominar" O Braço ...
Ozeias Rodrigues
5,357 views
NUNCA MAIS ESQUEÇA O CAMPO HARMÔNICO COM ESSE TRUQUE
14:19
NUNCA MAIS ESQUEÇA O CAMPO HARMÔNICO COM E...
Mauricio Alabama
17,760 views
Ferenc Snétberger | Solo 2023
1:24:28
Ferenc Snétberger | Solo 2023
Jazzfest Budapest
188,039 views
Como deixar a escala diatônica com aquele som Jazzístico.
16:59
Como deixar a escala diatônica com aquele ...
Ozeias Rodrigues
37,486 views
Como construir bons solos?
13:04
Como construir bons solos?
Ozeias Rodrigues
8,212 views
Como fazer SOLOS em QUALQUER MÚSICA e em QUALQUER TOM com ARPEJOS
8:17
Como fazer SOLOS em QUALQUER MÚSICA e em Q...
Marcos Lima Violão
145,467 views
20 e poucos anos de estudo em 24 minutos.
24:03
20 e poucos anos de estudo em 24 minutos.
Ozeias Rodrigues
15,184 views
Criando belos movimentos em um acorde. (As escalas do Barry Harris).
19:57
Criando belos movimentos em um acorde. (As...
Ozeias Rodrigues
30,441 views
Campo harmônico sem pensar!!  TODOS OS TONS !!
24:45
Campo harmônico sem pensar!! TODOS OS TON...
Canal do violão e guitarra
119,551 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com