oi boa noite a todos é capaz de jesus nosso divino mestre amigo acordar todos nós que tenhamos todos uma noite de reflexões proveitosas para o nosso coração para nossa alma para que saiamos daqui realmente mais dispostos a seguir no caminho começa é para mim uma imensa alegria ter oportunidade de retornar aqui a caminho da massa pela segunda vez nessa nesse período marcante 39 anos que a casa vai completando aí tá quase quatro décadas de trabalho de expulso em que corações tem-se congregado têm se unido para realmente nessa teia de amor e de fraternidade criarem aqui
um espaço de acolhimento em espaço de instrução de fortalecimento os corações encarnados aqui na terra para que consigam manter essa a mesa do ideal dos valores do evangelho essa consciência do que estamos fazendo aqui sobretudo nesses momentos que vivemos momentos difíceis e desafiadores em termos globais mesmo a terra passa por um momento como aprendemos para doutrina espírita de transmissão é preciso como nunca criarmos realmente esses passos de conexão entre nós entre corações de manutenção da luz da esperança da fé e ficamos muito felizes em ver mais uma casa que completa mais um ano de trabalho
porque isso é sinal de que mais um poste de luz foi ali devidamente colocado naquela região por jesus a fim de acolher e orientar os corações na caminha e aí é de certo modo sobre isso que nós vamos refletir nessa noite a importância de a luz do evangelho e a luz da doutrina espírita estamos realmente atentos a nossa caminhada ao que viemos fazer aqui aos propósitos que nos trouxeram de volta a experiência física as oportunidades que a vida nos traz enfim diante de tamanhas mudanças diante de tamanhas desafios diante da transitoriedade mesmo da vida da
velocidade da vida aqui na matéria como nunca é preciso que estejamos atentos e a tudo que nos cerca ea cada passo do caminho para extrairmos o melhor da jornada os seres frágeis que ainda somos com imensos desafios internamente a serem resolvidos a serem sanados que tem ainda muita essa característica do oscilação temos todos nós é preciso voltar ao evangelho e lembrar dessa que é talvez uma das orientações mais recorrentes de jesus ao longo de sua estada conosco dirigir ai e orai para não entrar em tentação então pela própria frequência com que essa orientação nos aparecem
no evangelho isso já nos dizem principalmente da importância que jesus queria dar aí a sua orientação como não dizer que seres sujeitos ainda a tremendo as oscilações fotos de morro de ânimo oscilações por conta dos próprios reveses da vida das vicissitudes é imprescindível que na caminhada terrestre vigiemos e oremos a cada passo a cada dia a nossa jornada a fim de que possamos manter nos conectados com aquilo que nos projeta para o álcool e não de sermos não cairmos em tentação e então será essa reflexão o essa orientação sintética de jesus que será a base
da nossa reflexão nesta noite mas a pergunta é será que realmente temos conseguido entender ou alcançar toda a dimensão dessa orientação de jesus embora simples embora sintética será que sabemos realmente o que seja o que ele queria por dizer que ele queria dizer por vigiar e orar então com auxílio do espiritismo concílio do próprio estudo mais aprofundado do evangélico espiritismo vai nos proporcionando vamos juntos aqui buscar entender melhor a que jesus nos convidava quando dizia para que pudéssemos vigiar e orar para não cairmos em tentação oi e para começar então essa reflexão sobre essa fala
de jesus começamos aí pelo chamado problema à tentação o que é a tentação e porque a tentação surge em nossa caminhada e é preciso antes entender que quando jesus diz vigiai e orai para não entrar dizem tentação isso não significa dizer que aquele que vigia e ora não será atentado e não é um processo de nos imunizar mos completamente a diferenciar a tentação e é na verdade nos imunizar nos sim nos protegermos nos fortalecemos para não adentrarmos na tentação para não cairmos na tentação isto é para não aceitarmos as sugestões das tentações em que imperam
duas fontes primordiais mas para não aceitarmos essas orientações essas sugestões e não deixar-nos conduzir ou escravizar a elas muitas vezes comprando anos que está século já funções por alguns momentos em que cedemos as tentações por alguns momentos de desatina que por vezes custam nos um imenso esforço de muitas vidas mesmo até para reajustar nos perante a lei divina e principalmente né perante a nossa consciência onde está gravada a lei divina o ip é preciso antes entender que na condição em que estamos de espíritos ainda imperfeitos muito distanciados daquilo para o pau nos encaminhamos nos encaminharemos
um dia angelitude nós todos aqui na terra a exceção do mestre quando a quis ter estaremos sujeitos às tentações mas alguém poderá dizer mas jesus também foi tentado e esse é um ano inclusive uma reflexão que já fizemos uma palestra nesse sentido mas é preciso entender aquelas tentações de jesus antes como uma parábola do que realmente um papo se o próprio kardec traz uma mensagem muito interessante de joão evangelista no livro a génese capítulo 15 quando comenta sobre aquela passagem da tentação de jesus deserto falamos que aquilo que se trata antes de uma figura em
que o mestre queria expressar a link todos nós seres humanos estaremos na jornada terrestre sujeitos às tentações um espírito inferior não teria sobre um cristo aquele poder que na demonstrado na passagem de levá-lo aqui de levar ele trata-se portanto de um símbolo de uma parábola e é preciso ler com essa com esse critério com essa abrangência mais vasta que o espiritismo vai nos trazer mas a exceção do mestre todos os outros seres o encarnaram estavam ainda mais ou menos adiantados no processo eu vou evolutivo e portanto sujeitos a tentações e então todos nós nessa jornada
precisaremos aprender a lidar com as sustentações identificar a sua origem identificar de onde provém o que intentam no sugerir no sugestionaria onde deseja nos levar aí combatê-las superadas através da vontade através do autodomínio do autogoverno do conhecimento de nós mesmos é preciso aprendamos a lidar com as tentações porque no fundo elas também vão ter aí um papel na criação divina e elas vão ter uma finalidade na criação de gente o próprio apóstolo tiago no capítulo 1 da superfície para traçar algumas considerações bem interessantes sobre as tentações e lá no versículo 12 ele vai dizer assim
bem aventurado o homem que sofre a tentação e olha que interessante né ele tá dizendo que é bem aventurado aquele que sofre a tentação em geral a gente não teria muito essa visão lamentamos essas experiências mais desafiadoras reclamamos delas muitas vezes mas ele complementa porque quando for provado receberá a coroa da vida a qual o senhor tem preparado aqueles que o ama e trocando em outras palavras o que que thiago está dizendo ele está nos falando da finalidade da tentação essas experiências em que por exemplo somos colocados pela vida numa circunstância que haverá de trabalhar
em nós aspectos no qual nos quais tropeçamos no passado tem uma finalidade primordial e quer agir aferir a nossa sincera mudança verificar se realmente já estamos progredindo naquele aspecto nosso sei que outrora foi uma pedra de tropeço se já conseguimos fazer um trabalho interno de tal modo utilizando nos da nossa vontade da consciência mais esclarecida e fiel ao de ver se conseguimos lidar com circunstâncias onde outrora caímos mantendo-nos fiéis a lei é objeto bom então não são todos que sofre a tentação que são bem-aventurados são aqueles que quando provados mantêm-se firmes e portanto recebem essa
coroa da vida o que essa coroa da vida senão o processo gradativo do nosso aperfeiçoamento e é como se a gente fosse colocando nessa coroa cada vez mais uma pedrinha preciosa mais uma conquista mais uma conquista mais uma conquista até o dia em que essa coroa responder a em toda sua beleza em toda sua magnificência como já era o cristo rei rei não porque o domínio os outros mas sei porque já dominou completamente a si mesmo por isso ele tem a coroa da vida nele já completa nós estamos em vias de conquista eu de construção
colocando pedrinha por pedrinha ali das pedras preciosas que é formaram então perceba a tentação as experiências que nos desafiam todos os campos seja no âmbito do poder eu sexualidade do prazer da fortuna e fama da autoridade no mundo um cargo ou seja quem for essa experiência e geralmente a vida nos conduz aquelas que temos ainda de trabalhar porque ali precisamos estar na onde gostaríamos talvez mas onde precisaríamos estar geralmente a vida nos leva a estar em circunstâncias similares onde outrora não procedemos bem para justamente aferir a nossa sinceridade de mudança de transformação e o que
já nos leva a entender também por consequência poderemos dizer que a tentar só muito mais do que algo que venha de fora para dentro é ao que nasce em mim diante de determinadas circunstâncias eu encontro fora de mim às vezes é esse é o thiago também vai dizer na carta no versículo 14 por mais adiante quando ele diz assim cada um e tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência quem tá no fundo que chave tô dizendo onde está a génese das tentações é porque muitos de nós ainda as projetamos em terceiros são os
espíritos e querem nos desajustar de fato eles existem são comparsas do passado os que estavam conosco lá naquele desatinos de ontem os velhos companheiros de desequilíbrios aqueles que lutam ainda contra o progresso do bem da verdade na terra irmãos nossos ainda nesta condição eles existem não há que duvidar disso mas poderiam eles conseguir algo o influenciaram de algum modo se não encontrasse uma tomada se não comprasse um ponto de conexão e em nós e permitamos digamos assim insuflar aquelas brasas ali das mexidas o que tiago tá dizendo aqui a tentação tem a sua gêmeas em
nós mesmos e nas nossas próprias concupiscências é porque se não tivesse não conseguiu nada e se não se aquilo de algum modo lá no fundo ainda que faz aqui no subconsciente não nos atrai isso e algum modo não teriam força nenhuma sobre nós não teriam aos tendência nenhuma sobre nossos e a tentação portanto está vinculada muito mais onde vida do que propriamente a uma circunstância esse pelos trair semana tem um exemplo interessante e para mostrar como que a circunda a circunstância não importa tanto assim o vínculo que o indivíduo tem com aquela circunstância com aquela
com aquele objeto de desejo por exemplo ele diz assim pegue um prato cheio de brilhantes e um prato cheio de milho cru coloque o prato cheio de brilhantes diante de um cavalo e o prato de milho cru diante de um ser humano e agora inverta coloque o prato cheio de brilhantes diante do ser humano e o prato cheio de milho cru diante do cavalo e o que não gerou no outro atração naquele outro haverá de gerar porque é uma questão íntima e a tentação então se ela vem de fora através desses espíritos outra vez das
circunstâncias ela insufla algo em nossa da importância devemos também na própria tentação um instrumento de autoconhecimento para estamos mais conscientes mais atentos com aqueles pontos nossos que ainda são os mais frágeis e por que dirá kardec o que é perfeito não precisa ser aprovado e se aquilo ainda não se incomoda porque tem algo ainda a ser ajustados e é isso que a tentação frase então certo modo ela ajuda-nos a ver e o que é lá no fundo de nós às vezes meio esquecido às vezes não olhado ela faz a somar ela traz lá do fundo
da nossa personalidade ao que muitas vezes estava ali esquecido e não trabalhada adequadamente há séculos a várias internações por isso eu mano tem uma mensagem no livro fonte viva capítulo 110 chamada vigiemos e oremos em que ele vai comentar acerca das tentações e ele vai dizer assim as piores tentações que nascem do fundo sombrio da nossa personalidade da nossa individualidade e como lodo capaz de tisnar a água do lado nasce dele próprio é tão louco que suja água do lago está nele próprio no fundo muitas vezes ali estagnado adormecido mas diante das remexidas que a
vida nos traga circunstâncias que ela apresenta às vezes aquele lodo a soma então as piores ou as mais desafiadoras tentações de semana moram nesse nosso fundo no porão ali da nossa individualidade ea tentação atrás a soma faz com que ela aparece por isso nesta mesma mensagem ele acrescenta assim não espere passar pelo mundo sem tentações e quando jesus diz vigiemos e oremos para não entrarmos em tentação ele não tá dizendo a hora que você não vai ser tentado se você fizer isso no fundo ele tá dando assim esse é o recurso para diante da tentação
proceder adequadamente então não esperemos passar pelo mundo sem tentações irmã aí ele fala uma traz uma frase muito interessante ele disse elas nascem contigo ação longe de ti e alimentam-se de ti enquanto não se dispõe a combatê-las dedicadamente como bom labrador que arranca as ervas daninha eu posso falar agora e olha nascem contigo porque geralmente vem desse nosso passado acumulado dessa toda essa nossa trajetória que está ali ainda não trabalhada e que justamente no processo de evolução precisa ser enxergada e trabalhada não nascem curtir a soma de ti às vezes é um gatilho mas eu
constância um acontecimento que vem resgatar aquilo que estava adormecido então divido tinha lá as suas dificuldades como poder aquilo tava meio adormecido de repente ele recebe o encargo de repente ele se torna presidente da casa explica e a indivíduo mete os pés pelas mãos é porque a somou aquilo do passado mal utilizado desatento muitas vezes não cultivando adequadamente a vigilância e oração julga-se dono da casa julga-se dono do cargo importa se mais com carga do que com o encargo e acaba muitas vezes tropeçando naquela experiência novamente então assomam de nós por conta das circunstâncias e
e alimentam-se de nós e se as cultivamos se deixamos conduzir por elas é entramos num ciclo vicioso em que nós nos alimentamos mas elas também se alimentam de nós porque a tentação se ela em um certo sentido satisfaz transitoriamente né as músicas pelas vitórias muitas vezes o indevido para atender à tentação ele está buscando aquela satisfação imediata se aquilo alimenta um por um tempo também consome ele alimenta-se de que mais cedo ou mais tarde ele seus áudios é porque não é algo equilibrado não é algo conectado com a lei divina com seu eu divino com
a consciência portanto mais cedo ou mais tarde e ele vai servir vai se cansar vai se arrepender mas aí muitas vezes já todo uma consequência com a pele vai ter desligar então enquanto não despertamos dizer mano nesse texto para importância de combater no sentido de superar identificar e superar as raízes dessas tentações nós estamos nesse ciclo vicioso né nessa simbiose prejudicial com a simbiose naturalmente nesse processo muitas vezes nos conectamos há muitas outras mentes que vibram naquelas mesmas faixas e que muitas vezes não desejam o nosso né então é importante esse início entendemos o porquê
jesus fala aí da tentação entendemos que não é uma proposta de isenção de tentações mas sim de qualificação de preparação para lidar com elas e para não entrarmos efetivamente lá para não comprarmos as suas sugestões muitas vezes mirabolantes e sedutoras é mas aí agora propriamente de vigiar e orar e o porquê né dessa dessa orientação de jesus especialmente entendendo agora como entendemos esse esse cenário que todos nós vamos encontrar em nossa jornada terrestre as tentações as mudanças repentinas a instabilidade as vicissitudes da vida terrestre é preciso entender melhor o porquê da importância desse vigiar e
orar e o que é esse vigiar e orar e aqui me recordo de uma história que está inclusive no boa-nova capítulo 21 chamado a lição da vigilância pra gente ver a importância desse vigiar e orar oi e o cuidado que devemos ter o quanto nós seres humanos aqui ainda encarnadas somos voláteis somos frágeis e numa diz atenção no momento que abrimos espaço damos uma brecha nessa vigilância acabamos muitas vezes por dar espaço a essa tentação tô nessa história é uma história do evangelho que humberto de campos vai nos contrário de seus bastidores jesus já estava
há algum tempo fazendo a sua missão pública juntamente com os discípulos e ele conversava se preparar para sua última aí dá jerusalém onde ele já sabia o que haveria de recorrer de a pouco de acontecer então ele está ao norte em cesareia de filipo juntamente com discos e aí eles fazem uma reunião e jesus então faz aquela pergunta que todos conhecemos quem dizem os homens que eu sou os discípulos então responder a uns dizem que esses profetas aqui no outro jeremias viu outros dizem que é joão batista enfim ninguém não entendeu muito bem quem ao
senhor nem o senhor veio fazer aqui é mas em vós e quem dizeis que eu sou bom então para multidão que estava ainda em primórdios de entendimento realmente da mensagem a nível mais profundo era natural aquela multiplicidade de divisões é aquela volatilidade de opiniões mas e vocês já estão convivendo comigo mais intimamente que já despertaram mais profundamente para busca de evangélica quem vocês acham que eu sou bom então pedro meio que representaram o colégio apostólico ele toma da palavra inspirada disso tu és o cristo o filho do deus vivo bom então jesus volta-se a ele
disse bem-aventurado és tu simão filho de jonas porque não foi nem a carne nem o sangue que te revelou isso você não foi você que falou isso conector ou se ali com a espiritualidade superior e conseguiu vislumbrar e quem era aquele com quem eles conversavam com que eles conviviam há cerca de dois anos talvez pouco mais em o cristo o filho de um deus vivo e vocês não de uma imagem um deus vivo atuante que atua na criação que ampara os seus filhos tanto era assim que havia enviado aquele mensageiro justamente para um parado com
deus portanto vivo não no computador não uma máquina não pode gu deus vivo e vitórias começa a conversar jesus segue falando e ali ele começa então anunciar o que aconteceria com ele na última ida à jerusalém filho do homem vai lá vai ser preso escarnecidos coitado crucificado ressuscitar ao terceiro dia jesus começa anunciar ele começa a falar aqui e os discípulos começa a ficar meio espantado mas como assim você só fez o bem e por acaso o sofrimento é isso será o prêmio tudo bem que você fez pergunta felipe né eles começam a ficar espantados
com aqueles prognósticos de jesus em determinado momento pedro mesmo pedro não fala assim não né se não precisa exagerar também deus não vai deixar acontecer isso é então que jesus tem talvez uma das posturas mais energias em todo evangélico pedro jesus volta-se para pedro e diz assim afasta-te de mim satanás é porque entende as coisas dos homens e não as coisas de deus olha pedro arregalou o olho desse tamanho como assim agora a pouco ele tava elogiando né de certo modo elogiando e agora me fala uma dessas chamando de satanás para a gente ver inclusive
né que a ideia de satanás como um ser um ambiente específico diante deste acontecimento pede sentido porque ele tá chamando o próprio pedro só tá nossa satanás ali a representar aquele fundo só um brilho que ainda é nós e que ali naquele caso em pedro havia chamado o pedro ele havia cedido à tentação do egoísmo do exclusivismo e colocando-se numa postura de digamos assim dias exclusividade em relação ao mestre ao ponto até de colecionar digamos assim e se jesus sabia mesmo tava fazendo sabe o mesmo que era melhor então jesus ali enérgico ele é o
mesmo pedro que alguns minutos antes havia sido um canal do alto em poucos minutos depois havia sido um canal de satanás quem hebraico significa adversário significa aqueles sentimentos aquelas emoções aquelas ideias em nós que ainda se colocam tem uma adversária se a lei divina que ainda se afastam que ainda se colocam contrárias às leis e aos desígnios divinos isso é satanás para a gente ver portanto esta instabilidade essa volatilidade de nós os seres humanos como que horas estamos conectados com alto as esferas superiores e daqui a pouco por algum acontecimento alguma brecha de vigilância nós
descemos lá embaixo no campo da sintonia no campo das palavras no campo das emoções é para gente perceber a importância aqui no mundo de estarmos atentos ao que sentimos o que fazemos ao pensando ao que acolhemos de sugestões ao nosso redor mas se ele ficou encucado com esse com esta fala de jesus ele ficou meio triste né ele percebeu que jesus não ficou magoado com ele porque jesus o tratava com o mesmo sorriso com o mesmo carinho para mesma melissa sempre mas outro dia quando eles iam embora de cesareia de felipe ele se aproximou de
jesus e perguntou né porque que você foi tão severo com ele a jesus então transmitir a ele a importância dessa vigilância ele diz assim ainda não entendeste muito bem senão a extensão e da vigilância em nossas vidas é o tamanho da importância da vigilância em nossas redes e a criatura terrestre acrescenta jesus precisa aproveitar todas as oportunidades de iluminação interior em sua marcha para a deus o jesus aqui tá trazendo um primeiro aspecto interessante a primeira definição para nós o que seja vigilância a vigilância é uma postura tal de espírito de alma que nos permite
aproveitar ao máximo as oportunidades de iluminação que a vida nos dá a vigiar portanto estar atento a tudo que a vida nos traz a cabra circunstância para podemos tirar de cada uma delas o melhor e para podemos também nos proteger daquele de pior que possa nos trazer a vigiar é aproveitar ao máximo no bom sentido da expressão a vida e a caminhada é porque aquele que está atento vigilante ele está desperto ele está consciente né essa é uma condição necessária para alguém que vivia se ele tiver dormindo ele não veja nada então o vigia aquele
que vigia o que está vigilante é o que está desperto que está consciente para os seus passos e para aquilo que acontece ao seu redor e como a consciência é calma clareza tal discernimento de entendimento que o permita esse trair das circunstâncias o melhor de cada uma delas e se proteger das armadilhas que por vezes encontraremos no caminho então um primeiro aspecto da vigilância do vigiar com cristo no evangelho é discernir estar acordado desperto e olhar realmente a vida aqui no serra o que isso me traz o que se ensina onde estiver no conduzir quais
as consequências disso e por isso é interessante o evangelista marcos ele é o único dos evangelistas que acrescenta uma palavrinha mais nessa orientação de jesus em marcos 1333 antes de vigiar e orar e ele põe outra palavrinha que a gente vê entendeu melhor nessa definição que jesus nos deu aqui ele põe assim marcos olhai vigiai e orai e ele acrescenta em um olhai eu mando vai comentar isso no livro vinha de luz capítulo 87 dizendo esse olhar e aí representa para nós essa capacidade de discernimento que o discípulo do evangelho deve ter e claro capacidade
de discernimento que só é mantida o que só é claro só está bem desenvolvida quando ele estuda se aprimora se aperfeiçoa se esforça e com isso clareia esse seu olhar para a vida que o certo e quando se aplica no trabalho do bem o estudo que liberta da ignorância ele consegue ter mais recursos para discernir o que aquela experiência tem de bom e o que ela tem de perigoso se ele não souber como ajustar o escolher adequadamente é porque aquele que ainda está na ignorância espiritual muitas vezes comprimento as aflições para ser porque não consegue
discernir porque não consegue enxergar aquilo porque lhe faltam os elementos gente sentimento a ignorância é por isso mesmo a prisão uma chave é enorme o que o conhecimento nos traz responsabilidade responsabilidade muitas vezes tem um peso a falta dele nos traz muito mais dores e aflições o conhecimento liberta é porque ajuda-nos a entender a pensar melhor as consequências de nossas ações a haver um pouco mais além ele é ampliar os nossos horizontes ele nos faz enxergar de perspectivas mais elevadas e sem isso realmente continuaremos muitas vezes a circular em círculos viciosos repetindo padrões às vezes
de muitas internações é preciso portanto lançar luz internamente para clarear o nosso olhar a nossa maneira de enxergar a vida das pessoas às circunstâncias é isso que marcos foi lá olhar aí regi área é como se olhar e tivera simples invejar o que que a vida te trazendo e olha isso análise isso pondera isso faz aí um discernimento escolhe e faz e realiza o porquê que entra um outro aspecto importante também da vigilância não é simplesmente olhar não é simplesmente identificar e não fazer nada é aproveitar aquilo a vigiar não é somente se defender mas
eu também acolher aquilo que chega para o vem a tarefa do vigilante não é só fechar a porta ao que é ruim é aquele quem desejado a tarefa do vigilante também é abrir a porta aquele que é desejado aquilo que é bom bom então a pretexto de vigiar também não devemos pensar que devemos fugir do mundo o passar do mundo afastar daquelas pessoas aquele lá imagina se jesus pensasse assim a novidade ter connosco dejaré muitas vezes estar ali naquelas circunstâncias está lidar com as dificuldades dos outros lidar com as circunstâncias que nos desafiam nos protegendo
delas mas também aproveitando delas o que possamos utilizar para crescer beijar não é nos isso lançamos do mundo a pretensão de sermos puros afastando-nos entre aspas do pecado vigiar é muitas vezes identificar aquele ponto de sombra que precisa de ajuste mas atuais de algum modo a fazer com que a luz se acenda ali e por semana tem uma mensagem no livro sentinelas de luz capítulo 4 que eles assim vigiar não é simplesmente ter olhos para identificar o mal mas sim ou antes ter uma postura com jesus de transformar o mal em bem a sombra em
luz quando estivermos eu tô vigiando não é simplesmente nos fecharmos nos isolamos do mundo dos outros é identificar um problema identificar um ponto de sombra e de algum modo atuar para substituir aquela sombra por luz e então chega alguém com uma postura de maledicência no lugar no recinto a gente vai identificar aquela maledicência mas vamos atuar no sentido de suplantar aquilo de substituir aquilo aquela sintonia por exemplo através do silêncio através de uma conversação diferente e é encontrar meios com jesus de substituir a treva por nos isso é vigiar e é aproveitar mesmo as circunstâncias
em que a sombra aparece para dali fazer luz porque geralmente é na circunstância que a sombra parece que a lucy realça ainda mais aqueles que o desejarem acender aqueles que se dispuserem a alçar o candeeiro da exemplificação alto é só isso que jesus uma simples frase tá dizendo para pedro para todos os nossos e sobre o conceito de vigiar eu acho interessante esse conselho aproveitar ao máximo as circunstâncias de iluminação interior que a vida nos propõe portanto estar atento olhar de cernir verificar ponderar a e atuar no sentido de com jesus substituir ou tirar fazer
das trevas os é do mal bem em diante dessa volatilidade de todos nós diante dessas mudanças constantes que a vida nos proporcionam mudanças às vezes bruscas é preciso que cremos esse hábito e de vigiar constantemente para que no momento de um acontecimento repentino consigamos estar ali preparados para olhar para discerning e para atuar não é alto se consegue da noite para o dia como faremos isso e no esforço do estudo no esforço do trabalho da movimentação da nossa alma esse o principal recurso de viajar não é simplesmente ficar parado há uma definição que até separei
aqui no livro palavras de vida eterna de humano não é palavras de vida eterna capítulo 3 intitulado evitando a tentação no primeiro parágrafo é menos assim vigiar não quer dizer apenas guardar significa também precaver-se cuidar e quem descuidar afirma igualmente trabalhar e defendesse então vigiar é defendesse através da consciência do estudo que nos dá esses recursos de proteção teremos também da oração que vem complementar essa proteção mas também através do trabalho porque é o trabalho é ação a mente ocupada no bem o melhor recurso protetivo que temos contratempo e aí o paulo mesmo já falava
isso o livro paulo e estevão no momento que eles estão ali na primeira viagem com joão marcos aquele que viria a ser o evangelista marcos que falou depois eu tentação né olhai vigiai e orai o mesmo evangelista marcos pois bem quando ele era muito novo ainda ele não vigiava e orava com a devida atenção e na primeira viagem na hora que as coisas começaram a complicar um pouco ele começou a deixar deixar-se levar pelo desânimo pela agitação pelas lamúrias que que paulo fez então colocou um jovem ali para trabalhar deu a ele em casa uma
ocupação ocupando a sua mente no bem e disse a barnabel seu tio e o trabalho no bem é a muralha defensiva contra as tentações isso a gente percebe todos os dias nossa vida e isso é uma das coisas que a gente mais percebe se estivermos atentos na nossa vida quando a gente tá ocupado tá focado em cumprir o dever em realizar as ações a nossa mente parece que nem passei muito por esses devaneios perigosas mas é só tem um dia que a gente foge um pouco dos deveres e deixa-se conduzir assim pela preguiça pela imensa
a nossa mente começa a devagar começa a buscar uns lugares meio estranhos os pensamentos meio complicados algumas pendências começam a somar que a gente vai sintonizando com outras vents isso é só parar e olhar a gente percebe isso todos os dias quase momento que a gente afasta-se dessa desse pensamento edificante conectado com algo bom ou seja o estudo que a também trabalha trabalha tudo passa útil dizem os espíritos quando a gente se afasta do trabalho edificante seja no estudo seja no trabalho profissional seja onde for a gente começa muitas vezes eu percebi que essas idéias
entre aspas tortas começam a ganhar mais espaço em nossa mente é aquele velho ditado popular mente vazia oficina de satanás lá como o caso de pedro né quando a gente dá espaço para que esse satanás ou seja esse mundo sombrio da nossa individualidade a some e queira nos arrastar as tentações então essa definição aqui de vigiar que emanuel frança complementando a visão de jesus vigiar portanto será mantermo-nos despertos as lanternas das pernas a consciência o que fazemos aqui sem nunca perder de vista o a meta o alvo se você nunca nos esquecemos a brevidade da
experiência terrestre alimentando nos recursos luminosos do estudo que liberta ele fica para podermos discernir olhar e vigiar no sentido de aproveitar o máximo a ser constância diz que a vida nos traz fechando as portas da nossa mente da nossa alma aquele que não é desejável e abrindo as portas da nossa mente da nossa alma aquilo que é bom que vem agregar essa é a função do vigia não só fechar mas também abrir quando julgar adequado isso é vigiar com jesus mas vem então o segundo as pedras a orar o e horário é aquela coisa assim
que muitas vezes a gente acha que já entendeu mas orar uma coisa que a gente ainda no fundo está por entender é realmente o que seja a experiência de orar e é claro que nós sabemos já das benesses do benefícios da oração mas muitas vezes restringimos oração limitamos oração numa dimensão muito aquém do que ela realmente pode chegar a certeza a orar é ajustar digamos assim a nossa mente a nossa consciência novamente com as esferas superiores para sintonizar mais elevadas é nos reconectarmos de maneira mais profunda com deus para que nossa ação no mundo seja
mais proveitosa e para que busquemos nele é inspiração para melhor agir já que ele é a fonte suprema de sabedoria do universo e da vida ele sabe o que é o melhor para cada um de nós é ele aquele que realmente pode nos guiar vida fora diante de quaisquer circunstâncias então olhar tem essa finalidade de conectar a bússola e do nosso coração novamente com a força divina reorientar os nossos mas é preciso entender essa pressa e no sentido mais profundo e como realmente uma via de mão dupla porque geralmente no ato de orar e nós
falamos e quase nada escutamos esses dias mesmo via uma palestra de uma irmã que admiro muito era católico mas tenente expositora do evangelho dra filó e belo horizonte e ela falava assim geralmente nas nossas orações deus só falou amém porque a gente fala fala fala fala e ao final deus amém porque não há tempo não vamos espaços mal concluímos já viramos e vamos dormir às vezes geralmente quando oramos a noite e é preciso entender a prece antes como um processo de dialogar com deus em que vamos falar sim mas muito mais escutar e na própria
definição que os espíritos vamos trazer a questão 659 de o livro dos espíritos quando vão tratar ali da lei de adoração qual caráter geral da preste que estão mestre próprio esses vídeos vão dizer sim orar é pensar em deus aproximar-se de deus ou sim comunicação com deus o ou seja é um diallo e aí recordamos aquela expressão que pedro lá falou que é muito comum evangélica nós estamos tratando de um deus vivo e nós não adoramos uma imagem nós não adoramos uma ideia nós conto amos nós amamos é um ser o que atua te respondi
que conversa conosco cabe a cada um de nós aprender a dialogar assim a decifrar essa linguagem que não é uma linguagem com a qual muitas vezes estamos acostumados essa linguagem corriqueiro de nós aqui encarnados pelas vias das palavras que ainda não são imprescindíveis é a maneira de nos comunicar com deus será por outras vias intuitivas do sentimento do coração é preciso aprendamos a escutar o que realmente entendamos com ele e o que é que elas ter constância o que cada circunstância apenas ensinar o que só ele tem toda essa visão só ele sabe realmente é
no mais fundo qual a finalidade daquela experiência na nossa vida e é ele quem vai nos parar a gente precisa aprender a escutar porque o horário é porém comunicação com ele não é monologar se apresse mais do que um um ritual mais do que um ato mecânico tem que ser um momento realmente de comunhão de uma experiência profunda sobretudo pelas vias do sentimento no coração concreto porque então você vai se sentir muito mais do que raciocinar e esse é o caminho é que está tudo bem que tudo vai se resolver que tudo vai passar e
não é álcool a gente entende apenas pelo raciocínio também o espiritismo nos auxilia por essas perspectivas e metas que nos abre a olhar o mundo de uma perspectiva tão alta e as dores e dificuldades atitudes são muito mais suportáveis mas acima de tudo o que nos dá força para suportar essa certeza no sentimento no coração dessa presença divina que nos fala estou aqui está tudo bem tudo vai se acertar da maneira o que for mais útil mas proveitosa a todos os envolvidos e esse diálogo precisamos aprender a entretecer com nosso pai criador e que portanto
muito mais do que quantidade vai depender de qualidade a questão seguinte quando careca aí não precisa espíritas a prece torna melhor o homem os espíritos dizem assim sim porque aquele que ora com fervor e confiança torna-se mais forte para vencer as tentações eu e deus livre os espíritos superiores a inspirada este é um recurso que jamais lhe é negado e olha a resposta dele é um recurso que jamais nos é negado não importa o que o espírito tenha feito aqui pronto tem ele descido na queda moral se ora com fervor e confiança o recurso virar
o amparo será se tornando mais forte para vencer as tentações sobretudo as que nascem em si e eu instruindo sobre os caminhos a tomar porque isso que os espíritos superiores em nome do criador fazem em nossa vida estão aqui para nos orientar para nos auxiliar nós estamos problemas mais fortes para não cair em tentação e nos tornemos mais atentos para não cair em tentação por isso o vigiar e orar como que se complementam porque a oração alimenta a vigilância o ser que hora profundamente com fervor com confiança uma verdadeira entrega a deus lá na cida
esperto consciente atento porque conectado com alta oi e aquele que vigia aquele que trabalha aquele que está tendo está desperto aquele realmente vivem se o seu dia segundo as leis divinas tem uma prece cada vez mais fervorosos e confiante então um alimento outro a vigilância faz da prece esse hino essa expressão de confiança no criador e apresse nesse sentido alimento a vigilância e elas complementa portanto no círculo fechado por isso a oração torna melhor homem no sentido de torna mais apto a lidar com as tentações mas então kardec na mesma questão no item a falar
assim mais tem gente que hora tanto e mesmo assim continua e desequilibrado colocando os pés pelas mãos desatinado maledicência 737 os espíritos respondem a questão não era muito mais olhar bem é porque muitos essa frase deles ela pegar muitos fazem da prece uma ocupação um emprego do tempo e num com estudo de si mesmos quando é que definição de preces espíritas serasa a prece estudo de si mesmo a prece é um momento de autoconhecimento é aquele momento que você está com você só e com deus em que ele nesse processo de comunicação não pelas vias
das palavras vai te ajudar a enxergar o que você precisa mudar e é aquele processo que santo agostinho escreve na questão 919 e quando vai falar do autoconhecimento do fundo ele tá escrevendo ali o que uma peça que ele fala assim a noite eu me sentava eu passava em revista o meu dia bom então eu consegui identificar aonde que eu preciso mudar onde que eu preciso ajustar no fundo santo agostinho tá escrevendo o que uma prece nesse sentido a prece que mais do que um emprego do tempo mais do que uma ocupação o ritual um
ato mecânico será o momento de parar de me desconectar do mundo ao redor de conversar comigo e com deus e por isso jesus onde escrever aparece no evangelho disse entra no teu quarto fecha a porta e fala com o teu pai em segredo é mais do que o parto físico altamente jesus está nos falar do mais íntimo de nossa alma essa é a preste que precisamos buscar e as pontas de nós cultivamos isso corriqueiramente no mundo de tantas ocupações muitas vezes vazias sem alma sem vida um mousse falta tempo para estar com nosso fugimos de
nós mesmos o mar conseguimos por vezes ficar cinco minutos com nós mesmos sem ligar alguma coisa sem fazer alguma coisa assim ouvir alguma coisa porque não treinamos está ali ao estão ali as coisas de tal modo bagunçadas é que quando conseguimos parar um pouco e começamos a escutar a voz que vem lá de dentro logo a gente quer despertar o mundo nos incentivos é isso a despertar a não parar eu não concentrada é preciso fazer é preciso agir todo momento agir somos as marcas e os tempos modernos onde jesus também diz para termos um pouco
maria é porque o que aquela meia hora me às vezes você vai parar para estar com você diariamente num processo de prece e meditação eu tenho certeza não vai me fazer falta pelo contrário vai me recompensar em muito o que você faria dessa meia hora em outra aplicação e não tem dinheiro no mundo você ganhar ia nesta meia hora não tem sono nenhum você teria nesta meia hora que valha o que equivale a edivânia aquilo que você vai conseguir nessa melhor de estar com você e com deus eu isso é orar e ao mesmo tempo
um processo de diálogo com criador e de conhecimento para nós mesmos é como se entrar na sua presença e como a sua presença e a luz ela ilumina o nosso interior e ajuda-nos a enxergar o que por nós mesmos não conseguiremos ver é como se acendesse uma luz em nosso mundo inteiro então pudéssemos ver pudéssemos contemplar isso será orar nessa definição e mais do que isso encontrar essa alegria essa felicidade nossa e tem lá uma mensagem das mais belas do evangelho segundo espiritismo capítulo 27 e tem 23 santo agostinho oi de novo ele tô falando
nos da felicidade da prece o que que ele vai dizer assim a prece é como uma vale divino aplacando o calor excessivo das nossas paixões oi gente dos pimentas lutas internas que a gente sabe são desafiadoras nos consomem é desafiador até mesmo muita energia de nós da lutar contribuir smu contra as paixões tão fogo é um cadinho mas deus nos deu justamente por isso um orvalho de venda é abundante e inesgotável por que não há limites na aplicação da pressa esse é um remédio que podemos usar sem medo e super super dose de uma dose
excessiva sem medo de contraindicação qualquer e o ovário tia placa o calor das nossas paixões onde aos poucos vão sendo consumidas as nossas impurezas a filha primogênita da fé acrescento santo agostinho é ela aqui nos conduz a sendo aqui nos levar a deus ela que reajusta o nosso caminho para a senda que nos conduzirá a deus na solidão e no recolhimento a criatura humana está com deus de santo agostinho pe bom então a solidão excessiva é claro o que não deve deverá ser uma meta o insulamento da vida da sociedade aí que aprendemos é aí
que colhemos os fatores de aprendizado e de evolução mas cultivar os momentos de solidão de estar conosco é essência bom e é o que nosso mundo moderno muitas vezes tem esquecido mas solidão você com você mesmo não é você no quarto no computador não é você no quarto no whatsapp é você com você mesmo no recolhimento onde possa beber dessa fonte divina o que vai lhe trazer tamanho gozo de santo agostinho essa mensagem que palavras humanas não são capazes de escrever que manancial é esse vivo e refrigerante do pau bebemos quando oramos e isso é
o orar e por isso ele alimenta vigilância nos fortalece nos manter mais atentos porque conectados com deus e nesta conexão mais profunda com deus melhor vivemos melhor agimos no mundo e fazemos da nossa preste um hino cada vez mais profundo de louvor e de gratidão ao criador ah e assim nós fortalecemos e assim nos preparamos para lidar com as tentações e delas aos poucos conquistar a coroa da vida é a definição de mano nessa mesma mensagem que ele a orar a seu turno não spring somente adoraria que tá assim mas acima de tudo comungar com
o poder divino que a crescimento incessante para a luz e com divino amor que serviço infatigável nuvem tão oração que se passa também ação realizadora no bem porque a questão 661 de o livro dos espíritos as boas ações são a melhor preço é mais do que ter apenas agora um momento de prece no dia é converter todo o nosso dia numa peça segunda maneira que podemos atuar conectados com deus diante cada circunstância essa é a oração em última instância que buscar fazer da nossa vida um ato de adoração e de louvor ao criador e a
criança e nessa mensagem mano então concluir no último parágrafo o e vibra com a vida quis tua sublime ao redor de ti ou seja entra nessa vibração da vida não fuja da vida vá vida não tenha medo da vida vigiar não é fugir da vida não é temer é ir à luta mas preparar-se para tal e não é como naquele é naquela passagem da das dos talentos que jesus deu talento de vida e ele tendo medo enterrou o seu talento e aí mano quando vai comentar essa passagem diz exatamente isso muitos e na vida tem
medo da morte na morte confesso medo da vida e é aquele que enterro talento vive fugindo vive apenas se fixado nos problemas desafios nas dores e por isso não vive não vai à luta bom então vibra com a vida que estou a sublime ao teu redor entra no mecanismo da vida o e trabalha em fatigável mente dilatando as fronteiras do bem aprendendo ajudando aos outros entre o próprio favor essa é a mais alta fórmula de vigiar e orar para não cairmos em tentação as duas palavrinhas por tam que trazem para nós um verdadeiro universo de
reflexão e como temos nos conduzidos perante a ver se temos realmente entrado abraçada a vida em tudo aquilo que ela nos traz mais do que isso se temos nos preparado para enxergar e as oportunidades que ela nos traz que nos precaver com relação as pedras de tropeço que possam surgir isso será vigiar e orar com jesus que cada um de nós possa cultivar essas duas palavrinhas e extrair mesmo das maiores sombras dos maiores desafios a oportunidade de fazer brilhar ainda mais a luz que todos temos em potência que jesus nos inspira a todos muita paz
e muita luz [Aplausos]