IMAGINÁRIO, qual a IMPORTÂNCIA e como FORMÁ-LO? - Olavo de Carvalho

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e o adestramento do imaginar sem Itu nada você pode fazer nada nada nada nada eu meio essencial para adestramento de imaginar é precisamente a longa e constante convivência com a literatura de ficção Universal podia romance Pompeia teatro 800 Incluindo aí vem evidentemente o cinema isso aí no serve para Nós aprendemos a nos identificar com pessoas que são diferentes do Norte mas que sempre tem algum ponto de contato não existe o totalmente aterogênico aí não existe nós conseguimos é é e nos colocar na posição seiland hambleton adiante agora é o diolice isso aí significa que ele
tem algo em comum conosco por mais diferentes que sejam sobre inúmeros aspectos culturais históricos etc é somente a a longa prática da literatura de ficção que nos habilita a criar esses personagens imaginários Tá certo de nós estão criando para guardar tão também nós estamos copiando literatura de ficção é como se fosse um sonho acordado dirigido quer dizer é um você vai ser uma pauta de uma série de atividades imaginárias que você vai desenvolver Tá certo então é o seu Imaginário que vai produzir tudo isso mas vai produzir de acordo com indicações que foram dadas pelo
pelo autor da narrativa é a mesa que se desenvolve narrativa você vai dirigindo por assim dizer o seu sonho e para esta o aquela direção e você vai incorporando novas possibilidades novos dramas novos conflitos novas tensões a 3 a 1 bom então É isso aí é claro que também te ajuda no na na vida cotidiana no seu da convivência Direta com as pessoas é importante você será capaz de imaginar o que elas estão passando é só meio e isso é muito importante é somente a imaginação que nos permite compreender o próximo tá certo o negócio
da amar o próximo como a ti mesmo certa é muito fácil você falar mas como é que é mais aquela pergunta do Google da como é que nós podemos amar os nossos inimigos nós vamos nos nossos amigos é a pergunta cínica mas é muito muito pertinente no que consiste esse esse amar o próximo é um o e consiste em primeiro lugar em tentar compreender como ele mesmo se compreendo e não desde fora e não julgar desde fora desde o estereótipo químico ou não padrão qualquer que pode não se aplicar ao caso quer dizer ainda tudo
consiste em você ir do abstrato para o concreto em você ir do genérico para o particular e individual na Claro você nunca Rua individual nunca pode desligar do remédio senão ele se torna absurdamente ininteligível ele pode ser percebido mas não inteligente por outro lado o genérico o abstrato o universal ele é sempre o padrão pelo qual nós jogamos as coisas mas se e o padrão libertar não está adequado à situação concreta individual Então você tá comentando uma injustiça está deslocada em relação à realidade você tá julgando de acordo com uma lei que não é pertinente
ao caso Tá certo então e essa arte de você compreender as pessoas e ela depende inteiramente da amplitude do seu Imaginário da sua capacidade e você vivenciar imaginativa mesmo situações que você nunca viveu pessoalmente dramas que você nunca teve Sofrimentos que você nunca pareceu alegrias que você nunca desfrutou esperança que você jamais compartilhou e assim por dentro essa pessoa assim que você vai incorporando esses novos profissionais quanto mais personagens você tiver na cabeça mais facilmente você os combinar a para compreender um novo personagem seja portonave adquire da leitura de ficção seja a pessoa conhecida na
vida real Tá certo a leitura da ficção tem a vantagem de que e ela nos fornece somente aqueles episódios que são pertinentes a um drama em particular ao passo que na vida real nós fizemos a pluralidade de dramas em conexos deve que Deus pode ter por exemplo Sei lá uma um problema de da família toma completamente diferente do emprego no terceiro conflito com vizinho e assim cliente quer dizer essas fitas vários conflitos não vem das mesmas causas e eles são perfeitamente inconexos dá certo e como eles se acumulam em conflito que vem do passado aquele
que já estão consolidados para se dizer dentro de você e aquele que são que vivem de uma situação nova Nós frequentemente confundimos uns com os outros quiser mas tendemos sempre interpretar a situação nova a luz da situação já dívidas quando as vezes isso não é inteiramente a de 4 o insumo nós tivemos uma estética numa 7 malha Tá certo dicas conflito diferente a ter o gênero Tá certo não tem unidade em si mesma e que só adquire unidade e a luz da dentro do seu projeto biográfico é quem você quer ser são seus objetivos na
vida que vão articular certo modo relativamente às várias significações dos vários conflitos e situações que você vive e zero usar biquíni os sentidos em face do seu do seu objetivo da chave é o E aí e na literatura de ficção e é absolutamente impossível você reproduzir toda a densidade da trama desses conflitos simultâneos então o que que faz o ficcionista ele seleciona 12 conflitos mais ou menos articulados e os coloca ali às vezes dá uma tentativa de você o articular conflitos heterogêneos está sendo a ficção taxa como por exemplo quando você lida com essas grandes
panoramas ficcionais onde uma multiplicidade de personagens inconexos e que se desconhecem vivem da mesma no mesmo lugar ou atravesso a mesma situação histórica né então exemplo Esse é E aí o livro do Marcos rabby no espelho partido que uma hora que ele não terminou é um orgulho então da parte que pretendia fazer 7 volumes escreveu três que morreu mas ali da seleção vários personagens diferentes com Jesuítas vão se entrecruzando é a maneira que eu fico sua vida tem taxa de representar algum modo a densidade dos conflitos heterogêneos dentro de cuja malha nós não vivemos mais
em geral não é isso o que acontece já ó ele está com o dos conflitos que são ligados e que são representados de maneira intensificada de modo querida de que uma mais nitidez que na vida real eles não teriam para você compreender um dela foi da programa do caminho certo um card aqui é o drama de você é vingar-se ou não vingasse de uma ofensa cometido frequentemente nós vivemos essa situação mas nós a vivemos misturada com mil outras situações essa Nós não somos capazes de pensar no mesmo conflito 24 horas do dia por quê Porque
nós temos outros é certo então a ficção nos dá por assim dizer uma série de uma galeria de situações dramáticas né não vou chamar o conflito que nem sempre a natureza da coisa conflito área mas só situação dramática que na vida real aparece às vezes tão entremesclados que você não consegue é separar e descrever uma em particular é esse é um dos grandes problemas da humanidade né que os seus problemas em todos juntos e você não consegue a examinar um por um mas aqui vem aquela velhinha que uma vez chegou lá no Michel Roberto nosso
professor de artes marciais ela foi lá para fazer massagem e ele disse assim é diga onde e quando dói ela disse dói tudo sempre tá bom aí é impossível que você tratado problema né tão onipresente são Constância em geral as pessoas que ficam desesperadas Por que dói tudo tempo por isso ela sente todos consulta ao mesmo tempo e não conseguem discernir um por um portão não consegue dar uma forma inteligível ao seu sofrimento então dormindo o modo que através da literatura de ficção Nós aprendemos a incorporar esses vários personagens essas várias situações e aprimoramos a
nossa capacidade de nos identificar com o próximo de compreendê-lo como se fosse nós mesmos ou ou dentro do automóvel de tornar uma pessoa que era diferente tornar efetivamente um próxima E do mesmo modo esta habilidade nos servirá muito quando nós saímos da esfera dos dramas concreto reagido para os dramas cognitivos para os dramas intelectuais grandes dificuldades cognitivas da humanidade que forma pode enfrentadas por diferentes filósofo em diferentes circunstâncias acerta com diferente desempenho sem em cada caso e nós temos que aprender a incorporar esses dramas intelectuais que vejo por ele fazer como se eles fossem personagens
do nosso mundo imaginar do nosso teatrinho Mental é só assim que você vai compreender isso e você não vai se identificar com eles no sentido de ser ele deve ser vai ter de ficar como você se identifica com o personagem de teatro o que você não não vai se identificar tanto com o sujeito ao ponto de você acreditar que você tem o mesmo problema dele foi lá Presidente cheia assistir Hotel chega em casa e mata mulher se não é possível isso né então quiser não é porque o hotel não é está sendo chifrado que você
também está Graças a Deus que não acontece com a maior parte das pessoas também que às vezes aconteça né mas aí você vivenciar durante duas horas ali no no teatro aquele drama Aqui não está consertar você mais poderia acontecer sempre lembrando a definição de Aristóteles que a ficção não nos mostra o que aconteceu mas o que poderia acontecer eu poderia ter acontecido Então você vivenciar aquilo não como uma realidade mas como a possibilidade real concreta a qual você tá aberto como todos os seres humanos do mesmo modo as dificuldades dúvidas né a luta contra ao
facilidade do tá entrando que você tentando a pena tentar penetração no fenomenalidade opaca para você conseguir pegar uma algo inteligível ali e esse é o drama do conhecimento que foi vivenciado por mês por todo o filósofo longo do tempo não é um gravação direito como aqueles que eram mais às vezes são damos muito mais importante muito mais decisivo para o destino humano Geraldo que digamos o problema na doce uma Infernal ou o problema da da Inveja ali no caso raskólnikov um Crime e Castigo por não com ele acha que ele é ah eu tô fritando
inteligente eu sou um gênio por que que eu não tenho dinheiro tem que essa velhinha inútil tenho que têm dinheiro igual preciso todo mundo já teve algum problema parecido com câmera colocar uma tela ou arrastão de copo direta ou indiretamente todo mundo já viveu isso do mesmo modo que todos os dramas do conhecimento vivenciado pelos Fi e o tempo não que você os tenha vivenciado Mas eles são possibilidades reais de possibilidades permanentes que podem voltar a qualquer momento volta volta evidentemente dentro de uma outra circunstância dentro de uma outra situação histórica dentro de outro corpo
escultural a mais espiritualmente pode permanecer os mesmos então e note Banking quando você lê livro de filosofia nunca nunca nunca deve ler em primeira instância como teses com as quais você vai concordar ou discordar não ia lugar você da internet Aquilo é uma experiência cognitiva a experiência intelectual humana que foi vivenciada essa por pessoas reais numa outra circunstância e que você tá tentando reverenciar Você pode até depois achar uma solução diferente mas se você não se engoliu do problema se você não se deixou por Acidente em beber do do problema se você não se identificou
com formato nem vai entender do que que você tá falando só tá servindo essa abertura para todos os livros de filosofia entendendo não Coma verdade ou mentira que você vai proclamar o impugnar mas como expressões de uma busca humana expressões do esforço humano esqueçam de uma experiência humano Eziel a primeira coisa que você deve buscar uma leitura dos livros de filosofia porém e note bem se você não aprende primeiro a absorver os dramas concretos humanos muito menos você vai pegar os dramas cognitivos Por isso que eu digo primeiro muita literatura de ficção Tá certo note
bem e você tem que ler a literatura não como literatura ser não com a lê o estudante de letras não como objeto de estudo mas simplesmente como documento da vida humano o poder as obras não interessam tanto em si mesmas enquanto textos Mais enquanto depoimentos passar tem pará-las contexto como estruturas até o outro problema que pode ser tratado separadamente mais tarde e que também faz parte do sentimento da formação de eletrônica mas não num primeiro momento tão que esse é o primeiro bloco adestramento do imaginar adestramento imaginar pode prosseguir Tá certo não estudo mais aprofundado
da Psicologia também entendida não como disciplina até orar como disciplina filosófica se presente fica em si mesmo essa mais como elemento auxiliar para a sua compreensão dos seres humanos reais seja nos seus no seus os dramas existenciais seja nos seus conflitos de ordem cognitiva que matar nós vamos ver um pouco de shaitan
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