Então aí o mestre de celebração, né, cobre o rosto do Papa com eh um véu branco. Aqui uma pequena diferença dos outros papas. Essa, o Papa João Paulo I, o Papa Bento 16, o rosto deles foi coberto pelo mestre de cerimônias e pelo eh secretário pessoal, né?
se asperge com água benta. Então são colocadas então a bolsa com as moedas do pontificado, o tubo com o ródito e aí então é coberto o caixão onde está o brasão do Papa. Porque é uma identificação, o brasão do Papa é é o nome do Papa, é o quem ele é, né?
um uma placa com o nome dele. Então esta esse caixão de zinco, o caixão interno de zinco, é soldado e são colocados depois da solda os selos, né? os selos do Camerlengo, os selos da prefeitura da Casa Pontifícia, que desde que saiu Georgens está sem prefeito.
Então, quem tá lá fazendo às vezes, né, é o regente, Monsenhor Sapientes, que já tá lá faz 30 anos mais do que isso, né? Eh, depois o selo do o feito, escritório, a palavra escritório não traduz bem, mas tudo bem. Das celebrações litúrgicas sumífice e o selo do cabido do Vaticano, né?
E aí depois finalmente se cobre com a tampa de de madeira, né? Pronto, está pronto o o caixão para a realização do funeral amanhã. Então, foi essa cerimônia que foi realizada, né, para o fechamento eh do caixão.
É claro que como o processo é longo, então são cantadas antífonas, salmos, etc. E e se conclui com o Regina Cé. Então esse foi o o a cerimônia que foi realizada hoje às 8 horas da noite lá no Vaticano.
Quem estava eh presente nessa celebração, né, é o Camerlengo, foi quem presidiu um cardeal representando cada uma das ordens. Então, né, o decano que é o ré, o deveria estar o proto presbítero, mas o protopresbítero, né, é o cardeal de Bangkok, que tem 90 e tantos anos e não tem condições de estar. Então, o presbítero, o cardeal presbítero mais antigo, que é o cardeal Marrone, se eu não me engano era de Los Angeles, é um cardol americano, né?
Eh, e o protodiácono que é o Mamberti, Mamberti, né? O Dominique Mamberti, o cardeal Mamberti, então, que é aquele que vai anunciar o próximo papa, né? Se não for ele eleito, né?
Se for ele eleito, é outro que vai anunciar. Mas eh o proto diácono aí outros cardeais escolhidos simbolicamente para representar o ex secretário de estado, paraolim, o arcipress da basílica, né, o gambete, o vigário geral de sua santidade, o reina, o esmoleiro do papa, o kajevski, depois substituto da Secretaria de Estado, o vice-camerlengo, que é o brasileiro Dono Montanari e o regente, o da Casa Pontifícia, já que não tem prefeito, né, o eh Monsenhor Leonardo Sapiença. E como sempre os donos da casa, ou seja, o cabido, os cônegos de São Pedro, os penitenciários, ou seja, os confessores, os os padres que atendem confissão em São Pedro, os secretários do Papa e outras pessoas eh convidadas, mas uma cerimônia, como vocês veem, bem íntima, uma cerimônia eh bem, digamos assim, mais inxuta, né?
Bom, feitas essa feita essa cerimônia, o eh caixão do papa está pronto para exécut. Então tá lacrado definitivamente. Acabou.
É como eu disse assim, eh isso são coisas que que coisas práticas que a gente acha que podem ser revistas. do jeito que o Papa Francisco reviu, outros irão ver a dificuldade se pensou inicialmente como uma coisa mais prática, um caixão só. Eu não sei se eles vão se dar conta, né, eh, e rever, porque a gente viu só de assistir o vídeo, a gente viu a dificuldade que ia carregar um caixão que tem a parte interna de metal de zinco.
Pesadíssimo. Os sediários padeceram. Agora que vai estar com a tampa ainda por cima.
né? Tá acrescentando mais peso ainda. Então assim, eh é uma coisa assim que é de se pensar a praticidade, né?
Bom, amanhã então é o dia do sepultamento. Sábado, dia de Nossa Senhora do Bom Conselho, que evidente não se celebra na liturgia, que é oitava de Páscoa. Porém, ao contrário de todos esses dias, né, todos esses dias, todas as liturgias das missas que foram celebradas, foram celebradas missas da oitava de Páscoa.
Mas se você for ver na tabela de precedência litúrgica, não é? Não se permitem missas pelos fiéis difuntos na oitava de Páscoa, a não ser a missa Ezequial, ou seja, a missa de corpo presente, como a gente diz em português. Então, a missa Ezequial, ou seja, a missa de cor presente, pode-se usar liturgia Ezequial.
Então, eu será o caso amanhã. Então nós amanhã iremos assistir o colégio cardinalício, não de branco na oitava de Páscoa, mas de vermelho, que é a cor eh fúnebre dos eh funerais do dos papas. Então, a a a missa inicia com o reiem, né, em latim, gregoriano, né, antífona.
Assim que vai se começar a missa, a escola cantorum, fazendo salmos até que entrem todos os cardeis e entre, né, também o o corpo do papa. M.