De onde eu vim derramo muito orgulho, mas vocês tão ligado que o que nós chama Nordeste na real foi inventado? Porque tu paulista não se considera sudestino? Mineiro, carioca tem identidade própria, mas é tudo a mesma merda esse tal de nordestino?
Só para começo de conversa, Nordeste tem 9 estados, nem vem dizer que não sabia. Sul e Sudeste tem IDH massa, mas não tem aula de geografia? De onde eu venho nós fala oxi, êta carai, misericórdia, minha fia.
É para ter um ataque, ator de novela quando imita nosso sotaque. É que para vocês, nós é caricatura, não importa de onde eu venho, me chamam “Paraíba”. Me respeita, boy, sou da terra de Capiba, Mestre Vitalino, Paulo Freire, Manuel Bandeira.
Brega, frevo, coco de roda, maracatu, cultura popular pulsante, ilha de Itamaracá, Luiz Gonzaga, lá do Exu, Pernambuco. Só dá tu. Só dá o sabor da morena tropicana, peço mais Felipe Santana dançando ciranda na praia do Janga.
Boa Viagem, Várzea, Boa Vista. Beberibe que acomodou painho, Aurora para acomodar artista. Olinda, teu sol, teu mar faz vibrar meu coração.
Dá gosto tomar uma cerveja antes do almoço para ficar pensando melhor. Meu peito é Manguebeat pulsando Chico Science, Karina Buhr, Siba e Mombojó. Respeita a capitania que foi explorada desde o início para arrancar cana-de-açúcar.
Respeita a capitania de Zumbi dos Palmares, símbolo da negra luta. Passei não só para dar um cheiro, mas para ser bem direta, depois de muito castelar num verso de Miró da Muribeca. Respeita o Nordeste todinho.
As mina guerreira, as mina poeta. E quando for imitar sotaque de pernambucano, não esqueça. Esse é o povo mais guerreiro e vaidoso.
. . em linha reta.