o olá tudo bem hoje nós vamos falar sobre dois géneros narrativos bem usuais na língua portuguesa esses gêneros são o conto ea fábula se são géneros narrativos são gêneros que contam uma história então a gente vai partir dessa ideia de que são dois gêneros que contam a história mas que tem características bem distintas ok vamos começar pelo conto que é um gênero muito comum muitas vezes é o primeiro acesso que as pessoas têm aos textos literários que são os contos que são textos curtos dando é que em inglês a gente chama o conto the short-story
que é uma história muito curta mas não é só que ela é curta em termos de tamanho não tô dizendo isso que você vai se deparar com contexto tanto grandes que já foram publicados até em formato de livro como o clássico conto o alienista de machado de assis ele foi publicado em formato de livro ele tem várias partes e mesmo assim e aí você pode me perguntar mas o conta então não história pequena pequena não só em relação a extensão mas em relação a narrativa em relação ao núcleo narrativo vamos começar a compreender essa ideia
primeiro associação que a gente faz de quanto que é uma história pequena uma história curta é um gênero narrativo curto o foco narrativo do conto ele pode vir em primeira ou em terceira pessoa que é que significa isso significa que um personagem dentro da história pode narrações que ele está vivenciando e aí nesse caso a gente vai dizer que essa história se conta narrado em primeira pessoa ou seja o personagem um personagem dessa história sabe de tudo ele é consciente daquele acontecimento ele vai narrando a gente vai perceber uma distinção muito forte em relação aos
verbos em relação as pessoas as palavras que marcam a pessoa que fala então um narrador em primeira pessoa ele vai dizer na última noite acordei com medo fazia um ano que sente tive a a ciência ou seja essa marcação ir a última noite eu acordei com medo é uma marcação de verba em primeira pessoa típica do foco narrativo do narrador-personagem esse nome também é muito utilizado narrador-personagem significa que o personagem participa da história narrando também ok o outro forma narrativa o foco em terceira pessoa ou seja o personagem ele não vive aquela história ele está
assistindo é como se ele tivesse acompanhando de fora aquele acontecimento um conto que começa do tipo naquele domingo as duas famílias se encontraram pela primeira vez bom naquele domingo as duas famílias se encontraram pela primeira vez não há nenhum membro desta família narrando a história então quando isso acontece a gente chama de narração em terceira pessoa esse narrador também é chamado de narrador observador porque ele não tá contando a história vivendo ele está observando aqueles acontecimentos é importante a gente fazer essa distinção e essa escolha na hora vamos imaginar que você vai escrever o seu
conto você tem que a folha um personagem que narra ou é simplesmente o narrador observa os acontecimentos de fora quando é o narrado quando é um personagem que narra a história a gente tem uma vantagem significa que aquele personagem do me naquele contexto e vai ter mais propriedade para contar aquela história então essa não é uma escolha aleatória se o seu conto por exemplo foi um conto que vai mergulhar no íntimo no psicológico de um personagem talvez seja mais interessante narrado em primeira pessoa por que a própria pessoa narrando falando as experiências dela vai conseguir
traduzir isso melhor do que alguém que observa de fora a gente diz que o conto também tem um núcleo centralizado significa que o conflito o problema narrativa que essa história encerra é único eu não posso ter diversos núcleos de diversos conflitos no conto e é isso que vai decidir o conto de outros dois géneros narrativos que são estudados muitas vezes em paralelo que a novela eo romance o conto ele tem um núcleo centralizado a novela tem um um pouco maior não tô falando da novela de televisão a novela literária mesmo que é um texto um
pouco maior que o conto com mais conflitos mais passionais e mais problemas a serem resolvidos o romance já é um gênero narrativo muito maior publicado em formato de livro o brasil tem vários romancistas famosos país como jorge amado tantos outros que contam histórias muito longas narrativas muito complexas que não tem apenas um núcleo narrativo o foco narrativo essa é a grande de extinção por conto porque um conto pode ser por exemplo a história de uma garota que vai pela primeira vez de estudar em uma escola de longe da cidade de origem dela e a gente
vai compreender um pouco as dificuldades que ela vai ter nessa cidade até ela conseguiu se firmar essa é uma história que pode render um romance só pode ser uma história gigantesca com várias racionais o rendeu um conto é muito curta centralizada na experiência e na vida desta personagem então lembra disso o conto centraliza ele tem um núcleo narrativo também da limitada e existem diferentes tipos de conto e isso é muito interessante porque não torna a literatura algo estático nela que era tudo é algo muito dinâmico então existem várias maneiras que os escritores utilizam para manifestar
a narrativa que é expressa pelo ponto existe o conto de fadas existe o conto maravilhoso que são contos que brincam mais com a fantasia então existem poucos elementos realistas nesses contos nós vamos ter personagens que vivem se uma história que fogem à realidade que os nossos olhos captam as histórias dos contos maravilhosos os contos fantásticos extravasam os limites da realidade e exageram as muitas vezes nas possibilidades que a ficção proporci ona são quantos que vão ter personagens como duendes fadas mágicos mistério resolvido solucionado por meio de soluções extraordinárias que não compõe muito o ambiente realista
né a gente vai falar até em nível de verossimilhança ou seja de aproximação com real a verossimilhança não reprodução e aí é uma aproximação com a realidade ou seja se o ponto foi um conto contemporâneo encontro focado em situações muito reais muito comuns você não vai admitir que apareça do nada uma fada resolvendo os problemas mas ficou um conto maravilhoso um conto fantástico que vive esse universo da ficção é possível que apareça um personagens fantásticos que fazem parte desse contexto dessa situação narrativa então é sempre bom entender esses encontros de humor existem contos de enigma
e de mistério que vão partir da resolução de algum conflito de alguma assassinato de algum crime e muitas vezes a gente já tem o indicativo de quem é esse bandido de quem é esse criminoso muitas vezes o papel dessa narrativa de mistério exatamente fazer com que a gente descubra quem são os culpados então são conta que são construídos também de modo a prender a nossa atenção e existem muitos e muitos tipos de conta deixa as contas mais intimistas também tais como os contos de clarice lispector que é uma escritora que foca no íntimo do personagem
que investiga as profundezas dos sentimentos humanos e que muitas vezes eram quantos que não vão focar apenas em ações reais e acontecimentos e uma história muito do mundo a dá muito impactante mas história que vamos tocar muito mais no sentido do íntimo do sentimento daquele que tá lá dentro das nossas histórias e que muitas vezes não está tão exposto em um conto que é mais focado em situações mais informais esse não é o caso de clarice longe disso dentro de um gênero narrativo a gente localiza os personagens em um dado espaço em um dado tempo
com a linha do tempo pensa num contexto nada acontece por acaso por mais que você escreva um conto contemporânea desde a gente chama de conto contemporâneo quantos feitos com uma linguagem mais moderna uma subversão as regras ou seja consegue exatamente as regrinhas narrativas mesmo esses contos mais modernos eles situa os p o dado lugar em um dado tempo então é importante que a gente foca um pouco nos elementos que compõem o enredo os personagens eles vivem se uma história em um dado lugar em um dado tempo mas eu preciso de um enredo um que é
um elemento fundamental na construção narrativa que se que é a sequência de ações dessa história que segue uma estrutura rígida que vende antigamente viu galera se você falar na poética de aristóteles você vai encontrar os pressupostos narrativos e das histórias de como as histórias devem ser contadas essas histórias apresentando elementos básicos o que a gente chama de situação inicial que é como o personagem se apresenta logo no começo vamos imaginar que seja um conto que seja uma narrativa sobre um casal que se separa então a primeira cena a situação inicial mas descrever para gente o
primeiros parágrafos como esse casal se relacionam que é que tá acontecendo nessa relação de repente vem um elemento modificador que que vai fazer se lamento modificador ele vai instalar o que a gente chama de conflito problema narrativa que tem que ser solucionado o conflito pode ser o tema que o esposo atende e que gera uma desconfiança nessa esposa você já há uma instalação de um problema deixe telefonema surgir uma confusão uma discussão os dois decidem que vão terminar o relacionamento isso vai gerando um conflito narrativa que prende o leitor até chegar ao ponto que a
gente chama de clímax que o momento de maior emoção da história que quando por exemplo a personagem diz ao marido que enfim esse relacionamento acabou vamos terminar essa história eu quero que você vai embora agora ou seja ficam clima que se com situação intensa de acontecimentos que você fica pensando será que esses personagens vão se separar ou não do clímax a gente caminha para um desfecho ou situação final é o fim do enredo que precisa encerrar o problema que você colocou lá no início não façam conta e deixa o leitor confuso sem saber como é
que essa história vai terminar embora alguns contos contemporâneos deixa aos finais de um pouco aberto mas só precisa encerrar essa história encerrar o conflito como por exemplo o marido resolvendo embora e acabar o casamento os dois podem se entender isso quebra nossa expectativa tem autores são muito felizes nessa habilidade não fugir à regra de fugir ao óbvio e demonstrar que a narração pode nos provocar diversas situações e emoções inclusive a imprevisibilidade do desfecho o outro gênero narrativo muito comum que a gente aprende na escola e se depara em diversos suportes nos livros a gente hoje
tem muito site que também conta com isso vídeos que são feitos a partir desse gênero é a fábula existem fábulas muito famosas fábulas que contam histórias que encerram uma moral que conta os diversos acontecimentos voltados para a realidade de animais personificados então sempre que a gente fala em fábula a gente associa a animais personificados com a função desses animais dentro dessa história essas animais estão representando situações comuns das relações humanas eles estão representando os sentimentos humanos situações que os humanos vivem muitas vezes para fazer uma crítica por meio de uma alegoria o fantástico de um
elemento que vai permitir que a gente entenda aquela situação aparentemente simples engraçada holística fantasiosamente as que encerra uma moral ou seja existe uma moral existe uma lição existe o ensinamento que faz parte da fábula e que vem sempre no final amor o segue uma estrutura a fábula segue uma estrutura muito rígida ela parte muitas vezes além desses elementos narrativos típicos de qualquer história ela parte de um título que geralmente esse título é o nome dos animais que fazem parte dessa fábula nós temos a famosa fábula da cigarra e da formiga formiga coitada que trabalhava bastante
enquanto a cigarra ficava lá curtindo né não até que chegou o inverno a cigarra percebeu que a formiga que trabalhou bastante no verão estava garantido em relação alimentos em relação ao trabalho ea cigarra ficou lá curtindo não podia contar com muita coisa foi aquela foi pedir ajuda a formiga ea formiga ajudou ou seja uma fábula que dá uma lição de moral sobre a importância do trabalho importância de não deixar as coisas só pela curtição só pelo prazer na moral vai 25 colocada no final da narrativa porque é como se ela não estivesse mais parte da
história já ouvir a narração narrador já com toda a história a gente viu os diálogos dos personagens são muito comuns na fábula esse conflito esse diálogo tem a fábula do lobo e do cordeiro que o outro faz de todas as formas possíveis para conseguir a boca e ao cordeiro e consegue que ele não tem argumento para conseguir convencer o cordeiro aceder às investidas dele ele acaba conseguindo no final pela força então tem uma lição de moral aí essa morava vem no final mesmo destacada então eu tenho um título ou nome dos animais eu tenho toda
a retirada de também ou narrativa curta no carro narrativa tão longa também uma narrativa focada no núcleo narrativo geralmente contada narrada é vivenciada pelos personagens por meio do diálogo e recursos expressivos e no final vem uma moral essa moral é muito importante porque assim serra tudo aquilo que os personagens são personificados quiseram mostrar para gente eles não estavam ali à toa ele tava ali querendo transmitir algum tipo de informação sabe que legal quando você for estudar esse gênero a fazer alguns esquemas para dividir como é que funciona a ação desses persona árvore que tenho que
eles estão o lugar que de fato o gênero narrativo exigindo a gente uma compreensão estrutural até para entender qual foi a lógica que aquele escritor aquele narrador utilizou no caso da fábula legal também fazer desenhos tão interessante quanto é esse aqui aqui ilustram a situação que é representada pelos personagens o que é importante que a gente cria essas imagens que a gente reproduza mentalmente essas histórias para compreender o percurso desse personales e no caso da fábula essa alegoria essa fantasia é fundamental ela faz parte do cerne do gênero que é de fato brincar com essas
estruturas brincar com esses animais e com esses sentimentos ok então vou a gente falar agora de conta de fa você vai saber que a fábula é um gênero narrativo focado na china história vivenciada por animais que encerra uma moral e que o conta uma história curta focado em um núcleo muito bem centralizado e que ambos esses anos o gênero narrativo do conto e a fábula se sustenta em torno de um enredo muito bem estabelecido ok a fonte fábula por um gênero narrativo sistemas dessa aula muito obrigado e aí e aí