amigos temos aqui um recado muito importante vou passar para Sheila que é um encontro que vai em Goiás em Goiânia dia 25 de julho né e aa vai divulgar um pouquinho senta aqui pessoal boa noite e eu queria divulgar para vocês o primeiro encontro de evangelização de bebês que nós vamos fazer vai ser em Goiânia eh 24 25 e 26 de julho último final de semana de julho é um encontro realizado pelo ser pela fego e pela fergs e nós vamos ter ter nesses 2 dias e meio né sexta sábado e domingo várias oficinas minicursos
palestras vamos ter um seminário de manhã com Aroldo e com as outras né essas outras regiões né oceira pessoal de Goiânia à noite nós vamos ter um seminário um seminário litero musical Mas vai ser o foco são os evangelizadores não só os evangelizadores de bebês mas osos evangelizadores de uma forma geral e as inscrições vocês podem acessar no www feego.org.br então aguardamos vocês lá tá bom muito obrigada até mais retomando nosso estudo do Gênesis né hoje a gente gostaria de dar uma finalização naquela reflexão que nós tínhamos feito sobre o fluído cósmico que de certo
modo simbolizava a água do Gênesis né do capítulo um de Gênesis essa água que tá em cima e que tá embaixo e que segundo uma fala de Jesus no livro Boa Nova é o símbolo perfeito de Deus porque a água ela ela tá em toda parte né tá em todos os corpos tá em todos os tá em cima nas nuvens está embaixo na terra que revela essa onipresença de Deus né E nós encontramos um um texto que hoje nós vamos fazer uma leitura comentada desse texto que é um texto sensacional do do Kardec tá na
Revista Espírita de 1866 no mês de maio maio de 1866 e o e deu título assim Deus está em toda parte então a gente vai lendo assim os parágrafos e fazendo alguns comentários relacionando com com o gênesis né e a gente só gostaria de chamar atenção que aqui Kardec tá falando numa linguagem que é uma linguagem mais acessível à nossa mentalidade de hoje quer dizer nós hoje culturalmente somos mais sensíveis a esse tipo de linguagem mas há 3.500 anos atrás as pessoas eram sensíveis a outro tipo de linguagem a essa linguagem do Gênesis e o
que o gênesis está dizendo no primeiro capítulo é exatamente isso aqui que o Kardec vai dizer só que numa outra simbologia utilizando metáforas n porque o que o capítulo um de Gênesis quer dizer é primeiro tudo foi criado por Deus n se tudo foi criado por ele eh a primeira conclusão que a gente chega é que ele pode desfazer e renovar tudo né ele pode como criador ele recria transforma renova modifica a hora que ele quiser Esse é um poder que é inerente a ele e pela narrativa do Gênesis não há nada nada nada Gênesis
tem um cuidado de ficar falando os elementos que eles enxergavam né as estrelas o sol a lua os animais para dizer que nada nada não tem nada que não tenha sido criado por Deus não tem nada que não esteja mergulhado na sua presença na sua onisciência e no seu poder criador quer dizer essa é a mensagem Central que a gente corre o risco de fazer uma leitura puramente intelectual do texto e escapar esses aspectos do sentimento que o texto quer passar e o texto quer passar que Deus é onipotente uma Não Há Nada impossível para
Deus nada tudo ele pode né então Kardec começa assim como é que Deus tão grande tão poderoso tão superior a tudo pode misc se em detalhes ínfimos preocupar-se com os menores atos e os menores pensamentos de cada indivíduo tal é a pergunta que muitas vezes se faz Kardec já começa com a pergunta e a gente vai ver que é uma pergunta Que angustia muitos espíritas né muitos católicos muitos evangélicos muitos budistas muçulmanos mas aqui a gente vai focar no público Espírita que é o nosso público né que é a nossa família muito Espírita sem angustia
com isso como é que Deus pode preocupar com o copo de água que eu tomei pode ele se preocupa com isso ele sabe disso aí o Kardec dá sequência em seu estado atual de inferioridade só dificilmente os homens podem compreender Deus infinito Olha só porque eles próprios são finitos razão porque o imaginam finito e limitado como eles mesmos representando-o como um ser crito dele fazem uma imagem à sua semelhança pintando com traços humanos nossos quadros não contribuem muito não contribuem pouco para alimentar este erro no espírito das massas contribui muito né para alimentar esse erro
que nele mais adoram a forma do que o pensamento a gente adora mais a forma de Deus do que o pensamento é para o maior número um soberano poderoso sobre um Trono inacessível perdido na imensidade dos céus e porque suas faculdades e percepções são restritas não compreendem que Deus possa ou aja por bem intervir diretamente nas menores coisas Então olha que coisa curiosa eu tenho duas mãos o alcance das minhas mãos são limitados o alcance dos meus pés são limitados Eu sou um ser circunscrito tem dois olhos eu só enxergo uma faixa de frequência e
uma distância Eu só escuto uma faixa de frequência e uma distância até uma certa distância quer dizer eu não consigo agora ouvir uma música que tá tocando três bairros distantes daqui então nós somos seres finitos agora o que é mais importante não há nenhuma criatura nem que ela seja um Cristo que seja infinito toda criatura é finita pode ser poderosíssima mas ela é finita e como que a gente imagina Deus pode perguntar para qualquer Espírita como é que ele imagina Deus um homem de barba quase que um papai noel num numa esfera muito superior do
plano espiritual essa é a nossa imagem de Deus e qualquer quadro que você vai ver qualquer obra de arte sempre representa Deus com a mão tocando o dedo abraçando é um homem velho é mas é um homem não é e o que o Kardec vai dizer aqui mas se um dos atributos de Deus tá lá no Livro dos Espíritos né questão 13 é ser infinito Então tá tudo errado tá tudo errado porque como é que um ser infinito pode ser representado numa forma Não interessa se você tá representando Deus como um triângulo um quadrado um
círculo um corpo humano não importa como é que uma coisa infinita pode ser circunscrita n é então é da natureza do infinito não caber em nada o infinito não cabe em nada ele não pode ser circunscrito não é Então significa que não há limite para a percepção de Deus Então Deus não faz esforço nenhum para perceber tudo ele não precisa fazer esforço para perceber tudo da criação nenhum esforço Esse é o natural dele né então a gente começa a mudar n então a gente costuma dizer é muito curioso porque você ouve assim um Stephen hawkins
um grande cientista um grande biólogo que é ateu dizendo assim não eu não acredito em Deus que que que que ele não acredita ele não acredita no Deus que foi ensinado na escola dominical aquele homem num trono julgando apontando o dedo limitado cheio de imperfeição esse Nós também não acreditamos nesse Deus nós também não acreditamos a questão é como é que nós semos pensar Deus com os el espec vai ajudar el diz assim na incapacidade em que se acha o homem de compreender A Essência mesma da divindade desta não pode fazer senão uma ideia aproximada
auxiliado por comparações necessariamente muito imperfeitas mas que podem a menos mostrar a possibilidade do que a primeira vista L parece impossível a gente só pode comparar suponhamos Kardec vai trazer o elemento agora suponhamos um fluido bastante Sutil para penetrar todos os corpos é evidente que cada molécula desse fluido produzirá sobre cada molécula da matéria com a qual está em contato uma ação Idêntica à que produziria a totalidade do fluido é o que a química nos mostra a cada passo Olha então cada átomo do fluído códico exerce uma influência em cada átomo do nosso corpo que
é a mesma influência que todo o fluido exerce no universo inteiro é isso que cardec tá dizendo que esse é um princípio da química sendo se esse fluído não tiver inteligência esse fluido age mecanicamente apenas pelas forças materiais correto mas se supusermos esse fluído dotado de inteligência de faculdades perceptivas e sensitivas ele agirá não mais cegamente mas com discernimento com vontade e liberdade verá ouvirá e sentirá Olha que que o Kardec ele vai explicar que isso aqui é só uma comparação é só uma metáfora mas o fluido cósmico toda a criação mergulhada no fluido cósmico
e Deus no fluído cósmico então o fluído cósmico discerne tem vontade Tem liberdade vê ouve sente então pera aí então cada partícula subatômica do meu corpo físico do meu corpo espiritual não escapa a vontade a percepção e a ação de Deus aí ele continua as propriedades do fluido per espiritual dele pode nos dar uma ideia então vamos analisar o nosso per espírito ele não é em e inteligente por si mesmo Claro per espírito o fluído per espiritual não é inteligente por si mesmo desde que é matéria mas é o veículo do pensamento das Sensações e
das percepções do espírito é em consequência da sutileza desse fluido que os espíritos penetram em toda parte perscrutam os nossos pensamentos vem e agem à distância é a esse fluido chegado a um certo grau de depuração que os espíritos superiores devem o dom da ubiquidade ão em mais de um lugar ao mesmo tempo basta um raio do seu pensamento dirigido para diversos pontos para que eles possam aí manifestar sua presença simultaneamente a extensão dessa faculdade está subordinada ao grau de elevação e de depuração do Espírito então quanto mais elevado mais depurado o espírito ele pode
estar em diversos lugares ao mesmo tempo que basta ele irradiar o fluído dele se espraia e ele vê ouve sente percebe age atua mas ele é um espírito é um espírito Mas sendo os espíritos por mais elevados que sejam criaturas limitadas em suas faculdades seu poder e a extensão de suas percepções não poderiam sobre Esse aspecto aproximar-se de Deus não pode não tem como nemhum Cristo se comparar com a gente é algo extraordinariamente maior mas comparado a Deus é nada contudo eles nos podem servir de ponto de comparação o que o espírito não pode realizar
senão num limite restrito Deus que é infinito o realiza em proporções infinitas olha há ainda esta diferença a ação dos Espíritos é momentânea e subordinada circunstâncias por mais superior que ele seja ele age naquele momento depois ele em outro lugar né enquanto a ação de Deus é permanente o pensamento do Espírito só Abarca um tempo e um espaço circunscritos ao passo que o pensamento de Deus Abarca o universo e a eternidade numa palavra entre os espíritos e Deus há a distância do finito ao infinito não importa o grau de elevação do Espírito Ah mas ele
é um cisso planetário é um Cristo do planeta ah ele é um Cristo da galáxia ah mas tem bilhões de galáxias Ah mas ele é um Cristo de Tod as galáxias do nosso universo ah mas tem mais de um [Música] universo o fluido perispiritual não é o pensamento do Espírito mas o agente e o intermediário desse pensamento como é o fluido que o transmite dele está de certo modo impregnado Claro porque o ar transmite o som então o ar tá impregnado das ondas sonoras se o fluído per espiritual transmite o pensamento do Espírito ele tá
impregnado do pensamento do Espírito então adivinha se o fluído cósmico é o veículo de transmissão do pensamento de Deus ele tá impregnado de do pensamento e do amor de Deus é o que ele vai dizer e na impossibilidade em que nos achamos de isolar o pensamento nós não temos como fazer isso isolar o pensamento ele não parece fazer senão um com o fluido pensamento e o fluido se confundem assim como o som parece ser um com o ar não é de sorte que podemos a bem dizer materializá-lo então kad tá fazendo comparação tá ajudando a
gente do mesmo modo que dizemos que o ar se torna sonoro poderíamos tomando o efeito pela causa dizer que o fluido torna-se inteligente Kardec não tá dizendo que o fluido cósmico é inteligente mas como ele é o veículo do pensamento de Deus ele se torna inteligente Porque ele é o veículo eu não consigo separar o pensamento do fluído seja ou não seja assim o pensamento de Deus então Kardec não tá fechando a questão ele não tá dizendo que é assim ele tá falando assim seja ou não seja assim Isto é quer ele Deus aja diretamente
ou por intermédio de um fluido para facilitar a nossa compreensão vamos representar este pensamento sob a forma concreta de um fluido inteligente enchendo o universo infinito então penetrando todas as partes da criação a natureza inteira está mergulhada no fluido Divino tudo está submetido a a inteligente a sua previdência a sua solicitude ora previdência solicitude é amor nenhum ser por mais ínfimo que seja que dele não esteja de certo modo saturado bom parada aqui dificilmente a gente vê Espírita refletindo sobre isso Deus agora deixou de ser um papai noel num trono numa esfera superior e ele
passou a ser um pensamento e um amor que circula num fluido então ele não tem forma ele não tem limite só que toda a natureza tá mergulhada nesse Flu toda a criação tá mergulhada nesse fluido e como esse fluido transmite o pensamento e o amor de Deus esse fluido é inteligente e é amoroso entende que ele fica impregnado do amor e da sabedoria de Deus então cada célula do nosso corpo físico tá saturada de fluído cósmico então toda a sabedoria de Deus toda a sabedoria de Deus está em cada célula do nosso corpo todo o
amor de Deus toda a Previdência de Deus toda a providência de Deus toda a visão de Deus tá acompanhando cada coisa que acontece em cada célula do nosso corpo físico em cada célula do nosso corpo espiritual em cada ínfimo do universo infinito era essa imagem que eu estava pensando arodo se pensar assim o nosso organismo nosso corpo como mundo quando a gente respira a gente vai impregnar isso né de oxigênio todas as células que vai pro estômago pulmão coração e que vai ali envolver todo o nosso corpo todo o corpo que vai no fluxo e
no refluxo é e aqui ainda é melhor porque não é nem um ar que Tá circulando aqui a ideia de um peixe mergulhado no mar porque ele tá ele tá por fora e por dentro ele tá todo dentro a questão que o Kardec tá dizendo aqui é não há nada fora não há fora a criação tá dentro ela tá mergulhada olha isso é incrível né a ele vai continuar assim estamos constantemente em presença da divindade aqui agora não há uma só de Nossas ações que possamos subtrair ao seu olhar nosso pensamento está em contato com
o seu pensamento e é com razão que se diz que Deus lê nos mais profundos recônditos do nosso coração estamos nele como ele está em nós segundo a palavra do cristo para entender sua solicitude sobre as menores criaturas ele não tem necessidade de mergulhar seu olhar do Alto da imensidade nem deixar sua moradia de sua Morada de Glória pois essa morada está em toda parte para serem ouvidas por ele nossas preces não precisam transpor o espaço nem serem ditas com voz retumbante porque incessantemente penetrados por ele nossos pensamentos nele repercutem a imagem de um fluido
inteligente Universal evidentemente não passa de uma comparação então Kardec tá reconhecendo humildemente não vai imaginar que isso aqui é uma explicação de Deus é uma é uma ideia é muito mais do que isso mas já dá uma ideia melhor do que um Deus sentado num troninho já é melhor não é completa mas é melhor a imagem de um fluído inteligente Universal evidentemente não passa de uma comparação mais própria a dar uma ideia mais justa de Deus do que os quadros que eu representam sobre a figura de um velho de longas barbas envolto num manto não
podemos tomar nossos pontos de comparação senão nas coisas que conhecemos porque isso aqui é uma imagem do do que a gente consegue imaginar porque é muito superior a isso é por isso que dizemos diariamente o olho de Deus a mão de Deus a voz de Deus O sopro de Deus a face de Deus na infância da humanidade O Homem toma estas comparações ao pé da letra mais tarde seu espírito mais apto a apreender as Abstrações espiritualizando tudo como seria o fluido luminoso o fluido calórico o fluido elétrico ou quaisquer outros se fossem inteligentes tem o
objetivo de fazer compreender a possibilidade para Deus de estar em toda parte de ocupar-se de tudo de velar pelo pé de erva como pelos mundos entre ele e nós a distância foi suprimida não tem distância não tem distância porque eu P assim da onde que começou a vir essa imagem né e e o faraó que a imagem quando ele ele ele aava que o desus único o que ele colocava de um sol então a representatividade era de um sol e os raios tinham uma mãozinha assim na ponta de cada raio Mas o que ele colocava
é que Deus era como se fosse um sol que irradiava e que ia em todos os lugares exato né Eh E isso não sei quantos mil anos antes de Jesus né exato E aí eu fico pensando será que essa imagem de Deus homem barbudo veio Foi depois de Jesus porque na Grécia também tinha seus Não não é muito antes é muito antes é muito antes é muito antes né na verdade na verdade na história das religiões primeiro Deus é associado a Elementos da natureza então o Relâmpago o fogo o mar a terra o vento tanto
que a mitologia grega todos os elementos da natureza são um Deus né então você tem posseidon é o Deus do Mar eh Zeus é dos raios o Relâmpago Então os elementos da natureza são divinizados até que se progride para a ideia de um Deus único e aí a gente fica tentando uma imagem para representá-lo E aí chega num avanço mais paraa frente em que o homem se acreditando o ser mais perfeito da criação Como de fato o é né a figura humana é a é o rei da criação né ergue-se na figura de Adão o
rei da criação aí começa a representar Deus como um homem que é o que de mais sofisticado ele dá conta né agora aqui o que Kardec tá fazendo é espiritualizar tirar forma desmaterializar completamente E aí ele fala compreendemos sua presença e este pensamento quando a ele nos dirigimos aumenta a nossa confiança porque não podemos dizer mais mais que Deus esteja muito longe e seja muito grande para se ocupar de nós mas este pensamento tão Consolador para o humilde para o homem de bem é terrível para o mal e para o orgulhoso endurecidos que a ele
esperavam subtrair-se em favor da distância e que doravante sentir seão sob o domínio de seu poder então a ideia aqui é de um peixe mesmo no mar eu acho que melhor que um peixe no mar acho que como se fosse uma esponja quando você coloca na ua espon exatamente a esponja ela ela a água entra dentro dela ela tá dentro da água não tem ela tá saturada somos nós né para os para o princípio da Soberana inteligência nada impede admitir um centro de ação um foco principal irradiando sem cessar inundando o universo com seus eflu
como o sol com a sua luz então Deus é algo ele é um foco irradiador ok ele é um centro do universo Ok mas onde está esse foco é provável que não esteja mais fixado num ponto determinado do que a sua ação se simples o dom da ubiquidade em Deus essa faculdade não deve ter limites enchendo Deus o universo podesse admitir a título de hipótese que esse foco não necessita transportarse e que se forme em todos os pontos onde sua Soberana vontade jul conveniente produzir-se ele irradia onde ele quiser de onde se poderia dizer que
está em toda parte e em parte alguma diante desses problemas insondáveis Nossa razão deve humilhar-se é indubitável ó Deus existe é indubitável é infinitamente justo e bom é sua essência Essência de Deus é ser infinitamente justo infinitamente bom sua solicitude se estende a tudo nós o compreendemos agora incessantemente em contato com ele podemos orar a ele com a certeza de sermos ouvido ele não pode querer senão o nosso bem razão Porque devemos confiar nele Eis o essencial para o resto Esperamos que sejamos dignos de o compreender maestr Porque nós não temos como compreender eh e
depois tem um um uma outra parte que é muito interessante que eu vou ler aqui também né pra gente finalizar que na sequência o Kardec escreve sobre a visão de Deus a visão sobre ver a Deus é possível ver Deus e aí ele começa assim se Deus está em toda parte por que não o vemos velo quando deixarmos a terra também São perguntas que se formulam todos os dias e incrível que pessoas muito inteligentes fazem perguntas tolas por exemplo Neil Armstrong quando pisou na lua f não vi Deus por aqui imaginava que Deus morava na
[Música] lua ele realmente imaginava que Deus estava na lua um astronauta um homem tão inteligente estudou tanto ele e quando se refere a Deus as pessoas têm ideias tão acanhadas tão tão tolas tão infantis n aí o Kardec fala assim a primeira é fácil de responder se Deus tá em toda parte por que que nós não vemos ele a primeira é fácil de responder por serem limitadas as percepções dos nossos órgãos visuais elas o tornam inaptos à visão de certas coisas mesmo materiais mesmo materiais a gente precisa de ultrassom de raio x né alguns fluidos
nos fogem totalmente à visão e aos instrumentos de análise tá vendo aí a matéria energia escura não é possível medir não é possível fazer nada mas ela que controla a expansão do universo vemos os efeitos da peste mas não vemos o fluido que a transporta vemos os corpos em movimentos sobre a influência da força da gravitação mas não vemos essa força quem vê a gravidade os nossos órgãos materiais Não Podem perceber as coisas de essência espiritual unicamente com a visão espiritual é que podemos ver os espíritos e as coisas do mundo imaterial somente a nossa
alma por tanto pode ter a percepção de Deus dá se a que ela o veja logo após a morte morreu veu de viu Deus ó A esse respeito só as comunicações de aléo nos podem instruir é vamos ouvir quem já morreu por ela sabemos que a visão de Deus constitui um privilégio das mais depuradas almas e que bem poucas ao de deixarem um envoltório terrestre se encontram no grau de desmaterialização necessária a tal efeito algumas comparações vulgares o tornarão facilmente compreensível uma pessoa que se acha no fundo de um vale Envolvida Por densa Bruma não
vê o sol entretanto Pela Luz difusa percebe que tá fazendo sol se se dispõe a subir a montanha a medida que for acendendo o nevoeiro se irá tornando mais claro a luz cada vez mais viva contudo ainda não verá o sol quando começa a percebê-la ainda está velado pois basta o mais leve vapor para enfraquecer o seu brilho só depois que se haja elevado acima da camada brumosa chegado a um ponto onde o ar esteja perfeitamente límpido ela o contemplará em todo o seu esplendor dá-se outro tanto com quem tivesse a cabeça envolta por vários
véus a princípio não vê absolutamente nada a cada vé que se retira distingue um clarão cada vez mais nítido Apenas quando desaparece o último véu é que percebe as coisas claramente também se dá o mesmo com o licor carregado de matérias estranhas de começo fica Turvo a cada destilação sua transparência Aumenta até que estando completamente depurado adquire perfeita limpidez e não apresenta Nenhum obstáculo à visão aí aqui é o estudo do Levítico todo né a história lá de purificação da Alma assim é com a alma o envoltório perispirito com quanto nos seja invisível e impalpável
é com relação a ela com relação à alma verdadeira matéria ainda grosseira demais para certas percepções ela porém se espiritual à medida que a alma se eleva em moralidade as imperfeições da alma são como véus que obscurecem a sua visão cada imperfeição de que ela se desfaz é um véu a menos todavia só depois de se haver depurado completamente é que goza a Plenitude das suas faculdades sendo Deus a essência Divina por Excelência unicamente os espíritos que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o Podem perceber em todo o seu esplendor quer dizer somente os
espíritos que se desmaterializar quase que completamente aí podem ver Deus em todo esplendor pelo fato de não verem não se segue que os espíritos se perfeito estejam mais distante dele do que os outros não estão mais distante ninguém tá distante de Deus A questão não é de distância é questão de percepção você tá tão próximo nós estamos tão próximos de Deus quanto os cristos a questão é que eles percebem mais nós percebemos menos e esses espíritos como os demais como todos os seres da natureza se encontram mergulhados no fluido Divino do mesmo modo que nós
o estamos na luz Os Cegos também estão mergulhados na luz e Contudo não aem as imperfeições são véus Que ocultam Deus à visão dos Espíritos inferiores quando o nevoeiro se dissipar V loão resplandecer para isso não lhes é preciso subir nem procurá-lo nas profundezas do infinito desimpedida visão espiritual das imperfeições Morais que obscure eles o verão de todo lugar onde se achem mesmo da terra Porque Deus está em toda parte o Espírito só se depura com o tempo sendo as diversas encarnações o alambique em cujo fundo deixa de cada vez algumas impurezas algumas impurezas com
o abandonar o seu óleo corpóreo os espíritos não se despojam instantâneamente de suas imperfeições razão porque depois da morte não veam a Deus mais do que não o viam quando vivos mas a medida que se depuram tem dele uma intuição mais clara não vem mas compreendem no melhor a luz é menos difusa quando pois alguns espíritos dizem que Deus lhes proíbe respondam uma dada pergunta não é que Deus lhes apareça ou dirige a palavra para lhes ordenar ou proibir ou Isto ou Aquilo não eles porém o sentem sentem recebem os efluvios do seu pensamento como
nos sucede com relação aos espíritos que nos envolvem em seus fluídos embora não os vejamos nenhum homem consequentemente pode ver a Deus com os olhos da Carne se essa graça fosse concedida a alguns sol seria no estado de êxtase quando a alma se acha tão desprendida dos laços da matéria que torna possível o fato durante a Encarnação Olha só tal privilégio aliás exclusivamente pertenceria a almas de eleição encarnadas em missão e não Almas em expiação mas como os espíritos da mais elevada categoria refug de ofuscante brilho pode dar-se que espíritos menos elevados encarnados ou desencarnados
maravilhados com o esplendor de que aquele se são cercados supõe estar vendo O próprio Deus é como quem vê o ministro e o toma pelo seu soberano so que aparência se apresenta Deus aos que se tornaram dign de vê-lo será so uma forma qualquer so uma figura humana ou com um foco resplendente de luz a linguagem humana é impotente para dizê-lo porque não existe para nós nenhum ponto de comparação capaz de nos facultar uma ideia de tal coisa somos quais Cegos de nascencia de nascença a quem procurassem inutilmente fazer compreendessem o brilho do sol não
dá para explicar a nossa linguagem é limitada Pelas nossas necessidades e pelos círculos das nossas ideias a do a dos selvagens não poderia descrever as maravilhas da civilização a dos povos mais civilizados é extremamente pobre para descrever os esplendores dos céus a nossa Inteligência é muito restrita para os compreender e a nossa vista por muito fraca ficaria deslumbrada Então tá aí o texto de Kardec né que a gente queria deixar para reflexão que abre abre para todos nós para todos nós religiosos né uma nova perspectiva sobre Deus e qual a implicação que tem isso a
implicação é que não é que Deus tá aqui não é eu que tô nele então ele tá tá aqui agora tá aqui tá vendo tá ouvindo tá percebendo Sabe o que eu tô pensando a gente percebe assim quão recalcitrante a gente é de de querer voltar as costas para Deus é né não tem jeito é não tem não tem jeito de fugir dele é né então vou fugir de Deus vou sair daqui e vou para lá ele tá tão aqui quanto lá né vou sair da terra [Risadas] é fugir para onde vai fugir para onde
e eh isso vai mudar a nossa relação com Deus né porque aí não tem mais alto baixo existe o quê Deus está no céu mas que céu no céu da vibração porque não é um céu lugar né é um céu elevação então se eu tô tomada aqui de ódio aí eu tô me afastando de Deus mesmo eu tô fugindo dele por quê Porque eu tô emitindo eu tô vibrando uma coisa eu tô envolvido num tipo de sentimento que não condiz com Deus Então na verdade É como se eu fosse um marreco que você mergulha ele
no Lago você mergulha o marreco ele não molha porque a pena dele é impermeável a água então quando a gente tá com ódio com medo eh com todos os sentimentos contrários ao amor e a sabedoria a gente se impermeabiliza e para de sentir Deus não é que Deus continua agindo na gente que não isso para ele não afeta nada nós não temos poder nenhum de fugir a influência de Deus nenhum mas isso nos prejudica porque Como diz aquele poema do Chico né que ele recebeu né não há Infortúnio maior do que perder a fé e
continuar vivendo perder a fé e continuar [Música] vivendo [Música]