e fala galera esse é o canal portal do filosofia o seu professor Guto e pra galera que tava durante os vídeos da Federal do Paraná Muito obrigado valeu mas agora a gente vai começar uma coletânea de vídeos com problemas com questões referentes a outros vestibulares referentes a outros outras provas de vestibular espalhados pelo Brasil especificamente na área de filosofia e para isso hoje eu escolhi um autor e um texto desse autor especificamente que muito me interessa no interessou durante a minha pós-graduação que é um texto do Walter Benjamin um autor contemporâneo da escola de Frankfurt
chamado a obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica Beleza então vamos nessa esse texto Benjamin ele ficou consagrado após a morte do bem já me o Walter Benjamin ele é um tom contemporâneo ele morreu 1940 ele resultado de um processo histórico aí que todos os autores da escola de Frankfurt passaram que a ascensão dos regimes e sobretudo Ascensão do nazismo é eu eu não gosto muito de ficar falando da vida do autor é mais um Benjamin é um caso excepcional para a gente pensar o texto dele o beijei ele se suicidou m940 ele
tava fugindo do nazismo e ele encontrou assim de longe com nazistas não numa Fronteira lá e ele achou que os nazistas estavam ali para pegar aquele aquele que ela galera mas não era bem isso é verdade mas esses eles estavam de passagem volta mesmo e frustrado com essa situação e resolveu dar cabo a própria vida ele resolvesse matar 48 Horas 72 horas depois da Fronteira foi liberada e todo mundo tava ali passou e foi para a América o Benjamin foi o caso de um dos autores da escola de Frankfurt que não conseguimos ir para os
Estados Unidos não consegui ir para Nova York e ele ficava trocando correspondências com os caras que eram os chefões da escola de Frankfurt que era um Adorno e horkheimer A Camila é porque ele era o presidente da escola de Frankfurt ele ocupava a cadeira ali de do chefe do principal Pensador ali e o Adorno ele era meio que um parceiro de escrita Um Amigo pessoal do horkheimer então é o beijo ele mandava esses textos dele né que não eram livros é um ensaios Então esse texto obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica é
um texto Benjamin relativamente curto que ele enviou algumas vezes para o Adorno por timer e olha que coisa interessante esses autores como a dor eles barraram o texto do Benjamin dizendo que tinha alguns problemas ali por quê Porque o beijo Ele vai diferir ele vai ser o cara diferentão com relação à concepção de arte de obra de arte da escola de Franca muito embora o Benjamin seja carregado esse caráter pessimista e na filosofia dele na vida dele ele tem um texto nesse texto uma visão um pouco otimista daquilo que é a massificação a técnica EA
reprodutibilidade técnica da obra de arte e para isso Benjamin descreve a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica é dando ênfase para duas formas de arte que talvez na época fosse um problema concebê-las como arte que a fotografia eo cinema nesse texto um beijo ele faz um paralelo entre a obra de arte tradicional EA obra de arte Tecnicamente é produzida E aí a ideia da desse vídeo de hoje é fazer uma introdução esse texto é fazer uma um mapeamento dos principais problemas presentes nesse texto tá bom contexto ele começa a retomar um pouquinho
do Karl Marx dizendo que existe aí um prognóstico na filosofia marxista no pensamento marxista existe um uma análise feita pelo MA o que o Benjamin com um bom autor da escola de Frankfurt ele ele tenta fazer vamos lembrar que os autores da escola de Frankfurt Eles são de Matriz marxista mas eles não são marxistas ortodoxos ou seja eles não seguem o marketing maneira é Fiel de maneira cega eles usam os conceitos as ideias marxistas como materialismo histórico-dialético alienação fetichismo para compreender a filosofia deles eles usam as ferramentas os conceitos marxistas como ferramenta para compreender A
Realidade Atual e o beijinho é diferente Ele vai tentar compreender a obra de arte a partir dessas Nações aí para chegar até Como está o status quo da arte no presente no século 21 é o século do Walter Benjamin e o beijo Ele começa dizendo que a obra de arte por muito tempo ela se comportou como uma obra de arte tradicional o que que essa obra de arte tradicional era a pintura por exemplo a pintura o melhor do internacional ela tinha ela surge com um caráter mágico ela é feita com uma coisa é uma criação
única do ser humano EA partir desse movimento da obra de arte tradicional É essa obra ela se caracteriza por ser uma obra que o Walter Benjamin chamo de obra de arte ao a dica ou o caráter essencial da obra de arte tradicional é o caráter aurático o que que é o caráter aurático é o caráter sagrado único e cultuado de uma obra de arte então a obra de arte tradicional segundo Benjamin ela se caracteriza pela unicidade ela não pode ser reproduzida ela é única não existe outra dela no mundo e além disso ela é uma
obra de arte que ela tem o seu valor por ser cultuada como sendo essa coisa única construída pelo ser humano só que nos dias de hoje nos dias atuais segundo Benjamin o álbum de ar que ela foi gradativamente podendo ser reproduzida por um aparelho tecnológico que é o caso por exemplo da fotografia e com essa reprodutibilidade técnica à obra de arte ela vai modificando e aí existe um ponto muito interessante no Benjamin que é a recepção EA percepção se tem de obra de arte vai se transformando no primeiro aspecto você pode dizer bom volta bem
de 1 Milhão autor da escola de Frankfurt ele fala sobre indústria cultural ele fala sobre razão instrumental e por isso ele tem uma visão negativa da reprodutibilidade técnica e da inserção da técnica na obra de arte e aí que vem o ponto legal do volta mesmo não o Walter Benjamin ele diz um modificou essa estrutura da obra de arte na medida em que houve inserção de aparelhos tecnológicos no âmbito da arte então quando a arte ela se torna Tecnicamente reproduzido ela perde o valor de culto ela ela tem um período ela tem um movimento que
volta veja me chama de possa horário com a queda da aura nesse caráter único desse caráter cultuado desse caráter sagrado bom então a obra de arte ela não necessariamente sofre um movimento negativo mas ela muda de estrutura e por conta disso ela muda de modo como ela é percebida como ela é recebida então por exemplo modo como nós recebemos uma obra de arte hoje por ela poder ser Tecnicamente é produzida se transforma inclusive na obra de arte tradicional por quê Porque a uma aproximação da obra de arte a um modo diferente de recepção e a
uma aproximação por exemplo vou dar um exemplo elementar para vocês quando eu no século 15 e 16 eu tinha contato uma pintura eu teria que estar presente frente essa pintura com a reprodutibilidade técnica EA inserção dos meios técnicos na comunicação de massa em na arte sobretudo agora eu consigo ver sua obra de arte através de uma fotografia não muda não só o status da técnica mas o status da arte tradicional massa né Além disso aí vem um outro pulo do volta mesmo a obra de arte Tecnicamente é produzido ela aproxima o objeto da arte no
espectador e isso segundo Walter Benjamin não é de todo negativo porque essa massificação ela acarreta ou ela pode acarretar não somente uma aproximação mais uma maior disseminação da arte e aquilo que volta e meia me chama de politização das massas quer dizer as massas o povo ao ter contato com a obra de arte que não tinha antes que era impossível praticamente ou era muito mais distante porque essa arte é uma arte cultuada com essa massificação trocando o valor de culto pelo valor de posição eu posso então politizar as massas isso não significa que necessariamente é
isso que vai acontecer mas assim uma possibilidade de politização das massas se torna algo positivo Olha que Interessante enquanto nós temos autores como o marcuse como o Adorno por exemplo que vai falar da música do fetichismo da regressão ao são dizendo ou tendo é posições filosóficas negativas pessimistas em relação a massificação da obra de arte o Benjamin vai dizer nesse texto nesse ensaio brilhante chamado a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica existe um movimento da arte que era um movimento tradicional que tomar arte como algo tradicional cultuado único aurático e na medida
em que essa obra de arte vai sendo substituído por uma obra de arte Tecnicamente é produzida primeiro a gente muda o modo como nós recebemos obra de arte Tá certo tanto obra de arte Tecnicamente produzida quanto a obra de arte tradicional Por que a gente pode reproduzir tanto uma coisa Conta outra em segundo aspecto essa massificação através da técnica é positiva pode ser positivo a melhor falando porque ela traz um aspecto essencial que é a capacidade ou possibilidade de politização das massas quer dizer as massas elas podem ter uma consciência de classe uma consciência política
a partir do contato com essa obra de arte Quem ocasionou esse em primeira análise foi a fotografia trocando o valor de culto da obra de arte tradicional por um valor de exposição da obra de arte Tecnicamente é produzida e depois disso veio a reboque com o cinema que transformou não só o modo como a arte percebida mas o modo como a arte é disseminada o modo como a arte é transmitida por um exemplo pra vocês a obra de arte aqui na minha cidade no momento da pandemia ela ficou muito mente Gaza ela minimizou muito né
Eu acho que em todos os lugares existe um projeto aqui na minha cidade que é os artistas estão gravando obras balé música teatro espetáculo elevando para moradores de rua a arte que que significa que nesse caso a obra de arte por ela ser Tecnicamente é produzido para você gravar com aparelho tecnológico ela pode diferente daquilo que seria o movimento onde não tem esse aparelho onde não há possibilidade de reprodutibilidade técnica uma maior disseminação da arte e isso segundo bem em primeiro mas se fica e não necessariamente é negativo pois possibilita uma politização das massas essa
galera que vai ter contato uma uma obra de arte que até então não tinha beleza é isso até o próximo vídeo Valeu falou