hoje com muita alegria e satisfação recebemos uma das personalidades mais conhecidas do mundo evangélico principalmente do mundo evangélico teológico o pastor teólogo e tradutor da Bíblia hebraista drout luí Alberto Teixeira Saião vai conversar conosco a respeito dos Desafios de ensino da Bíblia e de muitas outras coisas obviamente ligadas ao mundo evangélico paz e graça pastor tudo bem tudo bem pastor Eber é um prazer grande est aqui no Vejam Só agradeço a honra do convite e olha muito bom eu quero parabenizar vocês por exatamente dar atenção aquilo que é tão caro valioso importante para toda a
comunidade de fé não só evangélica né que é a atenção dada à Bíblia Então vai um grande abraço para todos sejam bem-vindos e vamos entrar na sintonia aí porque o negócio é Bíblia a cada dia Pois é eu olha eu falei uma porção de coisas que o pastor saão faz e não falei nem a metade viu eu não sei o que ele não faz ainda e entre os assuntos que vamos debater estão as diferenças né E que para muita gente nem existem entre estudar Teologia e estudar a bíblia tá bom das duas coisas o entrevistado
de hoje entende soberbamente hoje o entrevistado é ninguém mais ninguém menos do que o pastor Dr Luiz Alberto Teixeira Saião conhecidíssimo principalmente pelo fato de traduzir bíblias a a primeira grande eh Bíblia que o revelou foi a NVI aqui no Brasil mas ele tem também a a Bíblia de Estudos brasileira né Eh Almeida 21 Almeida 21 entre outras né então e hebraista de primeira grandeza teólogo de primeira grandeza e se você quiser fazer perguntas é só mandar para nós aí pelo Instagram tá bem eh pastor saão conta um pouquinho da sua vida para nós senhor
já nasceu num lar evangélico leer na verdade não não nasci num lar evangélico mas tive a oportunidade ah de conhecer o evangelho aos 12 anos de idade né então eu tenho uma história um pouquinho diferente né porque acabei não convivendo com meus pais naturais e Vivi com avô e depois com um primo meu cuja esposa era da Igreja Presbiteriana Mas eu saí de São Paulo né onde eu nasci eu brinco que eu sou desesperadamente Paulistano porque eu nasci no Estado de São Paulo na cidade de São Paulo no hospital São Paulo né E então saiu
enfumaçado demais né E aí eh eu acabei eh indo morar uns anos no Tocantins na época Norte de Goiás Eu morei um tempo lá ah meu primo que não era de origem evangélica também se converteu e passou até a ser missionário médico entre indígenas né com a missão Presbiteriana missão Caiuá né depois ele foi pro mato grosso e ali eu tive um impacto muito forte né de de de conhecer a Cristo uma conversão muito intensa e desde os 12 anos eu passei a ler a Bíblia e tô lendo até hoje né com intensidade Aos três
eu já tinha uma convicção de servir a Deus e depois quando eu retornei a São Paulo eu fui vou então me aprofundar eh nos estudos que envolveram né linguística né hebraico um pouco de filosofia teologia e depois com o aprofundamento propriamente no hebraico tanto vamos dizer no hebraico moderno como conhecendo com profundidade o hebraico bíblico né e assim nessa caminhada né onde a gente até teve um tempo de proximidade aí eu me envolvi sob indicação do Dr Shed na ocasião com o projeto de tradução da Bíblia que foi a coordenação da nova versão internacional ao
mesmo tempo me desenvolvendo também na área e de de ensino bíblico teológico né então eu fui professor da área bíblica e de línguas originais de diversos seminários no Brasil e fora do Brasil tem uma ligação Associação com Gordon conwell na região de Boston onde eu morei ainda hoje eu dou algumas aulas do aula em Portugal e aqui no Brasil eu tive uma experiência mais vamos dizer detalhada com o servo de Cristo né com o seminário Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro e hoje na Faculdade Teológica Batista de São Paulo então assim em
resumo né a gente e também trabalhando aí com com obras acadêmicas na tradução revisão elaboração né para exatamente facilitar né esse crescimento da igreja brasileira que eu pessoalmente acho uma igreja muito bonita muito efervescente muito assim eh marcada por uma por um um aspecto Positivo né muito grande mas assim essa Lagoa tem pouca profundidade né então ela ela carece de de boa orientação de crescimento bíblico e amadurecimento e olha Éber eu diria PR ser de Equilíbrio eu acho que são necessidades vitais do Povo de Deus no Brasil hoje além de tudo isso que o irmão
faz tem uma igreja local O irmão tá pastoreando sim sim é aí eu tenho outros e assim a gente tem um ministério um trabalho que tem a intenção especialmente de alcançar o o o povo secular que chama-se Igreja Batista Nações Unidas também temos um um canal no YouTube a gente tem uma ação muito efetiva né E ali Nós nos reunimos dentro do do do espaço do World Trade Center de São Paulo né E então fazemos um trabalho muito intenso de ensino bíblico de igreja propriamente dita mas também um trabalho forte na área humanitária e missionária
agora mesmo nós estamos recebendo gente que a gente conseguiu resgatar do Afeganistão né dessa situação terrível lá então a ibnu Quer tentar misturar né O que é ser igreja com ensino bíblico profundo com graça e misericórdia eh sintonizados com a boa reflexão e Os cultos são que que dia A as nossas reuniões os dominicais elas acontecem no domingo de manhã a partir das 10:30 a gente faz algo online às 9:30 e durante a semana não temos reuniões lá a gente tem reuniões de grupos tá porque o espaço ali é um espaço corporativo é um é
um um caminho diferente né mas nós temos 15 anos de vida e já temos várias filhas no Brasil e fora do Brasil amém Mas quem quiser participar é só ir lá ah sim por favor tá mais do que convidado será bem recebido né além do culto tem um cafezinho gostoso na entrada World Trade Center é na Avenida Nações Unidas isso lá na Marginal Pinheiros Maravilha ah pastor vou já vou começar eh daqui a pouco eu vou mostrar alguns livros livros mais recentes que ele já escreveu né Vamos falar de outros também mas eu já vou
começar com uma pergunta que tá atravessada na garganta de muitos pastores antigos né H que é a questão eu queria saber do irmão que passou por vários seminários inclusive o Batista do Rio de Janeiro eh atualmente está na faculdade Batista teológica aqui da de Perdizes eh como anda a questão do liberalismo no ensino teológico nos anos 70 80 ela foi muito forte essa questão eh hoje não sei mais então os pastores mais antigos sempre ficam meio preocupados com essa coisa toda e aí olha Eber na verdade existe eu diria uma uma uma forte onda liberal
a o presente nos dias de hoje né e a gente entende um pouco porque que isso acontece né Ah nós temos uma experiência europeia né que teve Impacto muito forte inicialmente na Alemanha mas se espalhou por toda a Europa inclusive outros ambientes também que é a tentativa de ler o texto bíblico ah Com base no que a cultura do Iluminismo trouxe para nós que é a supremacia da razão então a tentativa de ler esse texto ele encontra uma série de desafios né né Como assim isso aqui é um milagre Olha esse texto parece diferente do
outro então essa abordagem crítica que eu posso até dizer que do ponto de vista técnico tem o seu lugar as perguntas podem devem ser levantadas muito dessa literatura nas últimas décadas chegou com muita força o Brasil e aí muita gente vamos dizer teve a sua formação a sua formatação teológica a partir dessas referências algumas já até ultrapassadas e desatualizadas né Eu acho interessante interessante Por exemplo quando saiu o livro do Ludwig feuerbach né que é um precursor desse liberalismo mais forte ele saiu no Brasil não faz tanto tempo e o pessoal tá lendo como se
fosse a última bolacha do pacote né que foi a primeira é e depois do calbart ninguém nem presta atenção mais no no no no no fireb né aí o que acontece esse pessoal assim e reagindo contra uma teologia muito conservadora muito fechada muito limitada e até exageradamente confessional eles disseram não Vamos navegar em outras águas e aí foram só que assim a gente não sabe qual é o tamanho da nuvem que tá lá na frente né Qual é o o tamanho do do buraco que vai aparecer lá então algumas pessoas eu diria assim meio que
seduzidas por um ou um secularismo promissor ou um secularismo depressivo né que tem os dois eh isso serviu como uma maneira de de iluminar os seus estudos teológicos Mas isso não é é promissor isso não vai muito longe e eu acho que parte da academia foi bastante influenciada até porque a teologia hoje não é um ambiente só confessional e evangélico ela tá presente até instituições que tem um outro perfil onde você tem uma mera abordagem da academia mesmo né puramente sem pensar vamos dizer numa espiritualidade mais intensa e com isso eu tenho a impressão que
eu tenho visto gente mais jovem assim perder eh eh referências fundamentais que fazem parte da nossa tradição Protestante e evangélica e e serem atingidos por uma onda Liberal que instiga bastante mas acaba dando poucos resultados depois quer é muito fácil você derrubar os castelos de areia né dizer que tudo é feito errado agora o que você vai colocar no lugar aí um outro departamento e eu acho que algumas pessoas estão com dificuldade nesse sentido Talvez isso também ajude a entender a a discrepância né Eh eu poderia usar palavra diversidade mas diversidade é uma coisa positiva
discrepância é uma palavra negativa a discrepância entre grupos evangélicos uma discrepância tão tão absurda que você fala como eh e agora com essa polarização política né muita gente tá falando Escuta vocês estão pensando que evangélico é tudo igual Silas Malafaia não é pois né Há diferenças e acho que uma das razões é essa Com certeza nós temos aí o digamos para usar uma palavra bonita um degradê né com diferenças assim monumentais né onde há a gente de de perfil teológico que talvez se identificasse como evangélico que de fato entende que o máximo que você pode
ter na sua relação com a Bíblia é uma compreensão existencial de si mesmo né é uma uma rejeição do s é um entendimento diferente de Revelação e aí você tem uma leitura monitorada por uma espécie de pensamento que já determina os caminhos por onde ela vai não me parece que isso deu bom resultado nem na Europa e nem na realidade brasileira agora Pastor eh uma pergunta que o crente comum faz né ué teologia não é estudo de Deus Deus não é espírito como é possível estudar Deus sem desenvolver a espiritualidade então o problema é como
é que as pessoas encaminham essa espiritualidade a palavra ela é genérica demais então quando você vai falar de espiritualidade uma pessoa entende isso por exemplo como uma consagração devocional intensa outra pessoa vai entender como uma submissão à Revelação divina e uma busca de um conhecimento que atinge a vida e o coração outra pessoa vai por exemplo eh passar um um um um uma segmentação na espiritualidade dizendo como princípios éticos e sociais que se desdobram dentro da da sociedade e de fato a gente tem digamos assim na maior parte dos dos ambientes o que a gente
pode chamar de uma espiritualidade incompleta né eu sabe lembra aquelas máquinas de cortar frios assim que a gente I pedir né 100 g de queijo de musarela Então hoje a máquina corta muito fininho a gente vê a pessoa dizendo ó boa espiritualidade é só quem faz isso é só quem faz isso curiosamente existe uma espiritualidade secular onde o indivíduo diz olha como a gente não tem acesso à realidade de fato do Sagrado que é uma ideia pós canana o que sobra pra gente é uma uma espiritualidade social o que a gente pode fazer para melhorar
a vida das pessoas é isso que vale o resto ninguém sabe o que dizer então é uma proposta um pouco radicalizada e é uma espiritualidade que falta porque quando você lê a Bíblia isso que é Espetacular em ler a Bíblia né você vê Jesus tendo misericórdia das pessoas você vê Jesus curando os doentes com poder você v Jesus conversando com a Mulher Samaritana você vê Jesus conversando sobre teologia com o fariseu Então assim Jesus tem né como é que tem aquelas aqueles adaptadores que encaixam em qualquer tomada né então Jesus não tem não não tem
problema se ele chega dentro da criança da mulher do romano ele tem ponte de conexão para chegar com o Reino de Deus e hoje o pessoal parece que tem um pino só né ó se não for desse jeito aqui não temos conversa e aí eu acho que falta essa essa essa compreensão e de fato uma espiritualidade sem nenhum elemento que mexe com aspectos de fato espirituais é uma contradição a priori eh pastor eu vou fazer uma pergunta mas o irmão fique à vontade porque obviamente o irmão pertence a um um ramo denominacional histórico né eh
e pode pode não não querer responder eh eu tenho visto aqui no Vejam Só que já tem mais de 20 anos de idade eh uma uma coisa que me preocupa algumas denominações históricas elas eh engessam se engessam demais em relação à doutrina que elas defendem e não admitem nem sequer uma revisão da por exemplo da confessor de F de Westminster que é do século X né misericórdia é muito antiga né tem esse outro contexto eh enfim mas não não não pode mexer e Em parte eu entendo esse medo de mexer para não abrir brecha pro
liberalismo né que era o era o grande dragão ou continua sendo O Grande Dragão dos dos pastores de linha mais fundamentalista ou algo assim ou pietista vamos chamar de de pietista eh esse esse engessamento todo e esse em deu usamento todo do do corpo doutrinário que eu me recuso a chamar de teologia teologia é mais do que isso né e não é severamente prejudicial às vezes eu fico me indagando alguém no juízo final vai ser cobrado pela doutrina que ele adotava Então essa é uma tensão pastor Eber que precisa de ter tato e bom senso
para compreender né a a cristandade ela se define a partir da Revelação de Deus e especificamente a revelação bíblica que é diretriz para nós então todo mundo tem esse paradigma né esse vamos assim fazer o corte aqui dentro da tradição protestante da reforma né a gente tem um princípio que ninguém abre mão dele que é só escritura só que o seguinte é é importante fazermos o exercício de reflexão na escritura para chegarmos a um consenso fundamental até porque muita gente por exemplo não faz diferença por exemplo de entender que eh falar sobre a humanidade a
divindade de Cristo é uma coisa agora se o batismo é com água quente ou Água Fria se é com menos água ou mais água isso tá num outro patamar de importância então a definição das coisas muito essenciais por exemplo eu acho difícil alguém eh dentro da cristandade falar olha eu não concordo com niceia Não concordo com calcedônia né mas aí quando a gente vai afunilando nós temos As Confissões históricas né que a gente pode falar de Westminster de augsburgo ou declarações por exemplo da própria tradição Batista na qual eu tô inserido é tudo isso tem
importância e relevância e tem uma uma saudável atitude de ligação com os nossos irmãos do passado que fizeram Esse exercício e falaram pessoal isso aqui é importante mas tem dois elementos que a gente precisa entender aí e que é Talvez um pouquinho mais difícil pro público que se identifica Como con observador O primeiro é que a maneira de apresentar certas coisas no passado ela teve um perfil que hoje isso não faz mais sentido e aquilo que eles fizeram não é porque eles eram virtuosos é porque eles estavam inseridos num contexto por exemplo você pega o
famoso hino do nosso amigo Martim Lutero Castelo Forte numa estrofe ele vai dizer se temos de perder os filhos bem Mulher embora a vida vá hoje os hinários mudaram esse negócio de perder os filhos bens mulher primeiro que bens e mulher e filhos na mesma coisa são é uma mistura um tanto quanto heterogênea então mudaram vez falam temos que perder família eh por quê Porque essa visão ela era muito centrada na figura apenas do homem e que não reflete nenhuma perspectiva bíblica geral da realidade então algumas eh eh eh expressões maneira de se colocar no
século X 16 17 eles não são eternos são palavras divin e precisam sim de realinhamentos no meu entender e a outra coisa é que assim ainda que essa compreensão teológica seja importante ela não é Bíblia não é o livro 67 não pode ser colocado depois do Apocalipse Então essas confissões com Tato bom senso muitas vezes precisam ser realinhados tipos de de elementos nesse processo que seriam novos modos de pensar né Você tem uma filosofia por exemplo medieval escolástica de perfil aristotélico depois Isso muda Você tem o desafio do racionalismo do empirismo do Iluminismo aí depois
vem o existencialismo isso traz pra gente questões que a Bíblia tem o que falar sobre isso e será que alguma coisa ali não precisa ser ampliado colocado sob perspectiva Ou pelo menos iluminar a o que nós temos lá e além disso nós temos outras questões que por exemplo não estavam sendo consideradas no século XV e que hoje são pertinentes à vida né um exemplo por exemplo muito necessário você não tem preocupações nenhuma Confissão de Fé sobre conflitos étnicos e raciais isso nos últimos 100 200 anos se tornou um problema muito significativo na experiência humana então
contato com bom senso a gente precisa eh eh Heber Na minha opinião não ficar olhando para os reformadores Mas para onde Eles olharam Eles olharam pra escritura eles descobriram vamos dizer fonte de água viva para beber de lá fizeram a sua lição de casa e marcaram a história só que às vezes acho que o pessoal olha muito só para eles e não para a base para onde Eles olharam Então nesse sentido a gente deve manter o uma posição diria tradicional no sentido de n Quem Sou Eu para reescrever a história toda como assim 2000 anos
de cristianismo eu vou eh vamos dizer eh inventar a roda eu vou começar do zero não seja mais humilde Aprenda com a história mas alguns ajustes Eu acho que o o o o público dito conservador precisa dar uma olhada O que que a gente conserva né e o que que a gente entende que precisa de um arejamento bíbl sobre o tema sobre isso pastor a gente escuta de vez em quando eh os jovens eh mais mais antenados tanto com o mundo quanto com a igreja séria dizerem que uma das críticas que eles fazem é que
a igreja propõe respostas para perguntas que ninguém mais está fazendo eu acho que eles têm razão em grande parte eh porque e é isso que a gente tem que que entender Até na própria dinâmica da Revelação bíblica Quando você estuda a bíblia com atenção você vai ver por exemplo que eh os textos não estão trazendo para nós ali um Tratado de teologia sistemática o texto tá respondendo a uma necessidade que faz sentido no contexto Então tá lá o povo de Israel vivendo no ambiente onde tem Egito Mesopotâmia o mundo I Tita o que que eles
estão dizendo olha essas coisas que o pessoal tá divinizado não são Deuses eles eles não podem fazer nada eu nem vou chamar esse negócio de Sol e Lua porque todo mundo vai entender Deus sol e Deus lua então eu chamo de luminar maior e menor Então existe uma resposta uma interação com aquele meio Quando você vê esse povo lá na frente vê esse povo no período persa eles vão responder outras perguntas o Por que que o Novo Testamento trata tanto de demonismo porque é uma realidade que eles estão vendo no mundo greco-romano então você tem
o contexto que levanta a pergunta e de fato Às vezes você vê pessoas discutindo questões que vamos dizer foram vitais né no século 1 ou no século XVII e às vezes você tem às vezes perguntas tão impactantes necessárias nos dias de hoje e que muita gente do contexto teológico vamos assim dizer não sei o que que eu vou dizer em relação Então nesse sentido a a gente tem a a Bíblia como um manancial é rico diversificado olha que coisa interessante um grupo resolveu evangelizar em Paris que que eles fizeram eles vão dar Evangelho de João
pros franceses eles vão distribuir foleta eles imprimiram Eclesiastes uau E aí a galera lá tudo secular existencialista tal leu o eclesiaste falou nossa que texto sábio que texto da onde vem isso né quem foi o filósofo de onde né Qual a literatura antiga Não isso aí não foi dito para eles que era tirado da Bíblia não isso aí é da Bíblia da religião igreja Como assim igreja pode de perguntar essas coisas mas não é proibido e o Dogma como é que fica aí a galera se despertou e quer não saber puxa a gente quer conversar
mais sobre esse assunto é tipo Paulo no areópago né Escuta sobre isso nós vamos conversar depois depois a gente toma um café boa e Então é isso que o pessoal precisa entender como a riqueza bíblica tem condições e de fato assim as demandas de uma nova geração elas fazem perguntas que se a gente for olhar direito a Bíblia tem conexão para lidar com isso e isso é importante um parêntese aqui você que tá Muita gente acompanhando a a gravação ao vivo aí pelo Instagram você pode mandar sua pergunta aproveita a chance aí senão eu vou
fazer as minhas aqui pro pastor Saião Tá eu vou sair satisfeito se você tem dúvidas manda para nós aí pelo a Instagram @programa Vejam Só pastor o senhor acabou de falar de Eclesiastes e tinha aqui uma pergunta que eu anotei inclusive em cima da matéria né que foi apresentada eh lá no texto da que a Denise leu texto do Zeca eh fala que o saber ensoberbece né e a eclesiaste fala não há limite para se fazer livros né Eh e o os antigos Pentecostais graças a Deus eles estão mudando usavam isso e mais o texto
de Paulo a letra mata para condenar qualquer tipo de estudo eu me lembro que um um cooperador da congregação eh uma vez me falou hoje e depois ele se tornou ancião e tudo Ele me falou assim ah você prega eu era seminarista você prega o que você aprende na escola que a gente prega o que o espírito dá E aí pastor ah Éber a grande a grande maravilha da da tradição eh protestante ou evangélica como a gente queira dizer é que ela libertou o texto para ser lido e entendido porque nós temos dois outros caminhos
que em grande parte ainda são usados como uma hermenêutica indevida Na minha opinião uma é o caminho da autoridade inquestionável que é uma herança medieval olha se a autoridade lá se a instituição que se declara como né a referência absoluta disser ninguém pode dizer o contrário se você falar o contrário né O Galileu que o diga esse negócio vai dar ruim para falar no português bem de hoje né então tem muita gente que se comporta assim eu preciso achar um papa um orientador que pense por mim E aí eu digo o que deve ser feito
o que deve ser crido E ele fala e eu assino embaixo esse comportamento ele não condiz com a natureza da própria Revelação e o segundo caminho é que a a revelação Divina é tão obscuro é tão fora da nosso alcance que a gente só tem acesso à Via Mística Então eu preciso né de alguma maneira entrar num trans diferenciado para que o Divino me Oriente e eu a dificuldade com isso é por que que nós temos então uma revelação escrita por que que nós temos 1189 capítulos com literatura tão bonita com narrativas com parábolas com
textos proféticos Apocalípticos uma série de coisas interessantes então a própria natureza do texto nos convida a um exame isso é muito importante eu eu eu tava na Alemanha e eu vi uma um quadro tão interessante dentro de uma das igrejas onde o Lutero pregou eu achei muito interessante que tem um quadro lá que mostra um indivíduo no ambiente medieval assim cheio de coisas assustadoras e ele né assim apavorado e com medo e depois do lado aparece o Lutero com a Bíblia aberta com aquela olhar confiante dizendo com esse texto eu posso ter eh a apropriação
adequada da realidade do mundo então a palavra de Deus ela nos liberta para nos tornarmos sujeitos ativos na história eu sou um indivíduo com Liberdade com responsabilidade por isso a tradição evangélica ela fez o quê levou as pessoas a estudar a ler a serem alfabetizadas e agora o texto tá diante de mim eu tenho a responsabilidade e a liberdade de entendê-lo a minha consciência ganha um perfil diferenciado Então isso é muito importante agora o Saber em sobe Éber desculpa mas tudo ensoberbece a gente a gente é ruim o jogar ele no mato o mato devolve
não quer tá bom porque a gente é pecador então eu conheço gente que não sabe nada e continua Soberbo do mesmo jeito né Qualquer coisa que imagina a gente tem coragem de dizer que Deus é Brasileiro Olha o Brasil com todas suas dificuldades o brasileiroa fala não Deus é Brasileiro porque aqui é o melhor lugar n que existe no planeta Então esse jeito de ser você vai se orgulhar se você se achar o mais espiritual se você se achar o mais estudioso Se você se achar o mais prático nos seus resultados então o problema não
tá com o Saber em si mas tá com a gente agora qual é o desafio o desafio é entender que esse exercício necessário de estudo de respeito porque o texto tá em palavras que eu posso ler e entender e tenho responsabilidade ele precisa ser associado com o conteúdo dele e esse conteúdo é um convite à alteridade é um convite à humildade é um convite à oração então o problema não é o saber né O problema é quando esse saber tá isolado e ele se fundamenta em cima do indivíduo é mesma coisa que comer Ah arroz
faz mal se o cara come 2 kg de arroz todo dia isso vai dar ruim mas ó vai o feijãozinho tem que ir um ovinho a saladinha a coisa equilibrada então a gente precisa entender e e e de fato Você tem razão alguns grupos eu conheci grupos onde o estudo bíblico teológico era oficialmente proibido que era uma compreensão equivocada de que a a letra mata a letra mata tá falando do legalismo em Gálatas e não de que a pessoa não deve estudar a bíblia Então por causa disso e talvez receosos de exageros de pessoas que
eles não entendiam porque eles tinham agido como eles agiam a reação foi privilegiar a a via Mística de espiritualidade que certamente mais cedo ou mais tarde vai trazer desdobramentos negativos então não pode ser assim é preciso ISO dar o estudo não tem fim porque a realidade de Deus à nossa volta ela né Eh Aliás a gente só tá participando desse Vejam só aqui e o pessoal tá assistindo porque alguém um dia estudou a realidade do mundo criado por Deus e permitiu todo esse avanço tecnológico eh eu vou fazer uma pergunta mas você vai responder Depois
tá porque chegaram aqui algumas colocações a pergunta é em cima do que você acabou de falar né existe eh Graças veus esses grupos estão se abrindo né e tinha um grupo aí até que proibia eh dizia que a imem da TV Era imagem do capeta e não sei o que e tal da besta e hoje tem até site né enfim eh Então as coisas evoluem graças a Deus porém tem acontecido um fenômeno que eu tenho visto aqui no Vejam Só eh entre outros de algumas igrejas que tinham uma uma tradição fortemente arminiana e o os
seus eh pastores foram estudar e tal e ão se tornando calvinistas e isso como é que fica mas depois você fala se se é que isso é um problema sei lá se é eu fico pensando assim na Perspectiva da eternidade lá no céu is vai fazer diferença tal enfim o pastor Williams Cruz diz Dr luí saão é uma autoridade respeitada devemos ouvir concordo plenamente aí o Rogério Souza Faz uma pergunta Por que nossas escolas bíblicas estão vazias a Escola Bíblica Dominical e ao invés dos cultos o culto tá cheio a escola dominical tá vazia o
que fazer para melhorar a frequência das nossas ebds então Éber a a questão da EBD ela ela passa por uma série de situações que precisam ser consideradas né a a idealização da EBD é coisa de mais de 200 anos atrás na Inglaterra com Robert tal e aí o que acontece é que primeiro a gente tá numa dinâmica de igreja muito diferente dos tempos antigos via de regras as ebds acontecem em Domingos de manhã e a maior parte delas antes do culto só que assim nos tempos idos as pessoas iam dormir às 8 9 da noite
ou até mais cedo e levantava às 6 da manhã e 9 horas já tava tarde né hoje não hoje a pessoa tem um sábado muito complicado levanta de madrugada vai pegar levantar as crianças dar café a a igreja não é do lado não é do Bairro o cara vai dirigir então tem uma logística do mundo contemporâneo que é uma logística diferente e não funciona igual segundo grande parte das ebds estão vamos dizer desatualizadas né então você tem lá por exemplo você tá Você tá concorrendo com com o estudo disponível no seu celular né no no
Smartphone toda a parte de alta qualidade você vai ver alguém às vezes mal preparado que deu uma olhadinha na revistinha um pouquinho antes de subir ali e para muitas vezes apresentar uma aula que não é de fato a melhor possibilidade Então as pessoas se sentem desmotivadas eles têm impressão que eles podem ter acesso ao conteúdo maior e melhor em outras partes e curioso que embora A EBD esteja perdendo força a busca por conhecimento teológico tem aumentado muito como é que a gente sabe pelo nível de publicação pela quantidade enorme de editores que surgiram nos últimos
anos disponibilizando esse material e até pela realidade dos meios de comunicação e Por que a internet disponibiliza Então eu tenho a impressão que embora parte das igrejas históricas de fato esteja perdendo a sua relação mais aprofundada na média com Bíblia teologia assim eu acho que a EBD precisa de uma reform ulação metodológica na hora de apresentar esse conteúdo porque as pessoas têm horários né Eh por exemplo a gente faz bastante conteúdo de ensino digital é curioso que no horário você tem 5 10% vendo Depois de dois TR você vê que o número 10 20 vezes
maior porque o sujeito viu no horário dele saiu do plantão agora ele é outra dinâmica outro mundo especialmente nas cidades maiores perfeito agora eh pastor e aquela questão lá da do dos das denominações tradicionais começarem a mudar o seu pensamento teológico os seus ministros começarem a mudar e aí eles entram em conflito porque Vão estudar Teologia e acabam se questionando né mudança de posição teológica Então veja o que que acontece né a gente tem uma uma grande parte da igreja brasileira que se formou né nessa efervescência de Fé com pouca orientação teológica e até mesmo
nos ambientes às vezes ditos mais tradicionais muita gente tinha um conhecimento teológico bastante limitado e o que que acontece quando esse caminho né é assim se desdobra diante do indivíduo ele vai pegar uma avenida que parece ser mais promissora e nós temos um um fenômeno que eu acho que tem duas explicações uma no no no mundo completamente mais amplo lá fora e aqui é que é a busca de uma teologia marcada por eh certezas e devido encaminhamento que seja suficientemente completa então por exemplo no mundo de fala inglesa particularmente nos Estados Unidos nos últimos 20
anos você tem um um caminho eh muito crescente de um neocalvinismo o que que é o neocalvinismo é a retomada da teologia formada às vezes com um perfil um pouco até radical Ah e que e com o muitos grupos caminhando para uma indefinição para um misticismo muito grande o liberalismo a pergunta é que barco a gente pega para chegar finalmente ao outro lado do rio então a a proposta neocalvinismo completo e definido Então ela ganhou força nos últimos anos né até porque agora vem a outra questão do ponto de vista filosófico num mundo excessivamente existencialista
que proclama Liberdade como referência última é muito razoável que alguém Procure um caminho numa outra direção para temperar esse desequilíbrio na realidade brasileira aí tem um componente um pouco diferente na minha opinião além do fato do pessoal tá muito eh incipiente e muito voltado para uma via mais assim de espiritualidade pouca teologia o brasileiro na sua herança portuguesa Ele sempre foi muito atraído por tudo que dissesse para ele que as coisas são assim mesmo então essa essa essa essa ideia de que tudo é definido por Deus que tudo tá né as coisas são desse jeito
ela é ela ela ela é um leito onde o rio corre fácil então eu acho que existe uma uma facilidade porque antes o sujeito ele era do ambiente V dizer mais MX dizia mas foi Deus que me trouxe foi Deus que revelou foi Deus que me chamou e isso encontra um caminho né de racionalizar um pouco mais que favorece isso isso não é de todo ruim isso Eu não sou nem eh propriamente calvinista nem arminiana eu acho que as duas perspectivas T aspectos importantes da Fé dos a gente não abre mão a a conexão entre
elas é que é a nossa dificuldade teológica então isso acho que explica esse caminho agora ah Éber é o seguinte tudo bem né até eu brinco né Eu acho que o indivíduo né se tornou arminiano por eleição né e o indivíduo é calvinista por livre arbítrio por escolha própria né e eu acho que isso é muito importante eh e até cheguei a dizer que eu não acreditava muito no debate Porque se o calvinista fosse calvinista mesmo mesmo mesmo ele ia dizer aquele cara arminiano não vou nem falar com ele porque ele é assim porque Deus
já escolheu predestinou ele desse jeito não vou perder meu tempo para tentar mudá-lo né E também o armenian falava assim não o cara quer ser com isso é porque ele decidiu eu vou ficar então eu acho interessante é é bom o debate a compreensão mas hoje eu me preocupo um pouco porque isso ultrapassou o o ponto onde você na verdade levanta uma bandeira de identidade pessoal numa relação confl desnecessária não é desse jeito então eu acho que esse caminho ele faz sentido ele de alguma maneira vai ser enriquecedor para esse pessoal que tá aprendendo de
outras fontes importantes mas não se pode radicalizar não se pode e Olha toma cuidado porque você vai né nessa vibe de sair de um extremo pro outro daqui a pouco acaba o gás aqui e aí você retorna e você então dado porque e a a a a amplitude da realidade é muito maior do que a gente vê à primeira vista é eu penso exatamente assim e como eu disse né creio que essas questões que insuflam até hoje os debates aqui no bjão só que o Zeca apresenta não são relevantes pro reino lá no céu daqui
a pouco a gente vai falar do reino que tem um livro aqui do do pastor Saião que eu vou mostrar já já mas antes tem algumas perguntas que que chegaram aqui né o Tiago André faz a seguinte pergunta em Gênesis Capítulo primeo verso 24 Quem é que fala Deus ou Adão Capítulo primeiro verso 24 Alguém tem uma Bíblia aí que possa me porque eu pensei que era outro texto não é o que eu tô pensando enquanto isso enquanto localizam lá a Amanda Rodrigues eh Amanda Rodrigues Faz uma pergunta que reflete aquilo que a gente estava
falando agora a pouco ela fala assim pastor SA o que que o Senhor tem a dizer sobre doutrinas aí o que que ela chama de doutrinas saia proibição de maquiagem né Eh Isso é para manter é uma forma de manter as pessoas na linha linha do trem é é isso que em alguns ambientes tem sido chamado de doutrinas tem a ver com os costumes né que alguns até redefinem como usos e costumes e de certa forma Ninguém tá livre né de usos e costumes tanto é que a gente veem aqui vestido né a gente tem
um qualquer lugar que você entra existe uma referência Então existe bom senso eu eu já vi Heber assim coisas curiosas em igrejas pessoas que estão presentes numa numa reunião num culto solene não muito diferente do que estariam na praia né E aí a pessoa a gente vê que não tem bom senso então com essa preocupação muita gente eh caminhou numa direção de uma microética acentuada a dificuldade dessas coisas é que ela não lida com a questão Vital que não tá fora de nós tá dentro de nós então se você tem sabedoria bom senso ah e
tem uma atitude responsável o seu elemento externo vai est em sintonia com isso né quando isso não acontece aí você tem comunidades que são extremamente restritivas Eu soube de grupos que até controlava a cor da roupa do indivíduo né Credo é não acho que só podia pôr roupa azul não sei se porque o céu é azul ou qualquer coisa do tipo e e assim nesses detalhes que a gente acaba vendo por exemplo na tradição Judaica mais radical né O farisaísmo que é confrontado por Jesus É exatamente quando a gente começa a Coar mosquito e engolir
camelo né coisa assim o mundo tá aí de desespero por causa de uma guerra nuclear tem sequestro de gente pessoas sendo roubadas para para retirar o órgão tráfico humano e a gente tá discutindo se o sapato do cara é vermelho ou ou preto quer dizer é uma loucura isso não faz sentido agora é claro que do ponto de vista individual a gente precisa ter bom senso porque tem pessoas que e independente da saia ser mais curta ou ou da calça ser muito à vontade é quando você tá num ambiente você percebe que você é o
único ou ou você tá totalmente fora ninguém vai num velório com roupa de de desfile de 7 de Setembro né porque não é pertinente então tem gente que tem que ser se mancol então a gente deve dar orientações deve valorizar o bom senso mas esse tipo de eh de dispositivo equiparado à doutrina realmente é uma coisa que precisa de um de um realinhamento Pois é a pergunta ela tava com ela tá com a referência errada porque Gênesis 124 é Deus falando Produza a terra alma vivente tal então É Deus tá falando lá n 224 Então
é eu acho que o que o texto que é quando fala assim esta final é osso dos meus ossos Carne da Minha Carne É Adão falando em seguida vem o seguinte Versículo citado pelo Senhor Jesus por isso deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher e serão ambos uma só carne quem é que tá falando isso é Deus ou Adão e se é que isso faz diferença não faz di diferença quem fala é Deus porque a explicação vem na sequência né então por isso Inclusive a razão porque Efésios vai citar é
porque isso é um princípio significativo porque a gente não tem muito entendimento disso porque a gente vive no ocidente individualista né você não é ninguém no mundo hebraico antigo você só é em função da sua relação de pertencimento quer dizer você por isso que é tão importante Isaías filho de nós quem é você você é o filho do seu pai você é do clant tal você é da família quando Boaz vê a Rute e começa aquela conversa toda animada que vai dar em casamento ele vai perguntar pro Capataz lá e a gente tem na tradução
quem é aquela moça mas no hebraico não diz isso diz larot a quem pertence aquela moça Ah você sempre é parte da comunidade Você é parte da família então assim você deixa já pai e mãe para iniciar um novo núcleo é um uau é um negócio muito valioso muito significativo Então isso é marcado lá porque você faz parte dessa realidade familiar e o que aconteceu agora nessa União do homem e da mulher para formar a nova família é algo tão emblemático que merece um holofote tal que diz deixará para ser essa nova unidade porque antes
você existia por causa da unidade interior então assim a dinâmica tem a ver com esse mundo né que é tão diferente hoje o cara fala ah T vontade de fazer isso Ninguém Tem Nada Com a minha vida e que bacana pastor ol essa Olha é muito legal isso um outro Jeitão de de entender a vida né ai ai o Nathan Carvalho faz a seguinte colocação triste a teologia reformada não reconhece o batismo com o Espírito Santo verdade Olha eu acho que ele tem um pouco de razão porque a teologia reformada olia histórica da qual eu
faço parte ela tem que reconhecer que ela ah Trabalhou muito com uma teologia sisuda e bastante racional onde a gente tem tudo dentro da caixinha né mas um dos elementos importantes até quando a gente lê a teologia do W grudem você já vê que ele saiu um pouco fora dessa caixa né você tem tido experiências né a história do Jack deer lá de Dallas né que escreveu um livro né quer dizer a pessoa da linha tradicional ela fica assustado que ela um monte de experiências aí que não fazem sentido e que de fato depõem contra
uma espiritualidade mas não quer dizer que não existam experiências valiosas e importantes que a gente tem na história das nossas tradições vai ler o livro do B Green Simon vai ler a história dos avivamentos antigos então é necessário um Espaço agora a a questão é que se batismo do Espírito Santo é uma doutrina aí a gente precisa estudar um pouco mais a a experiência com o espírito o avivamento espiritual sim mas uma doutrina do batismo do Espírito Santo conforme apresentá-lo na tradição Pentecostal isso precisa de alguns retoques e ajustes porque não é tão determinante como
alguns tentam sugerir eu acho que a efervescência e a espiritualidade intensa e dedicação Pentecostal é lão para as igrejas históricas e o ajuste doutrinário a maneira de colocar isso de uma maneira mais nítida né porque eu vou dizer eu sei que o pessoal talvez vai ficar chateado comigo mas não tem problema dizer que uma pessoa é espiritual mesmo e que ele faz diferença só porque ele fala em línguas isso não não tem fundamento nem primeira Coríntios Paulo diz ó me pessoal vamos parar com isso vocês eh vão ficar falando a líu o cara que vem
de fora não vai nem entender V achar que vocês são malucos e isso então precisa de Equilíbrio né então nem tanto lá nem tanto cá a gente precisa conversar agora os Pentecostais costumam dizer em defesa deles né que em todo movimento de avivamento ao longo da história houve esquisitices né coisas que talvez eu chamaria de aberrações é ver verdade num certo sentido é porque você vê em Atos né Olha esses caras estão bêbados é claro que uma pessoa que tá feliz da vida Alegre e alguém vai olhar fala esse cara aí deve tá meio esquisito
tá meio fora do lugar né Mas o problema são dois né O primeiro é que toda esquisitice tem o seu lugar dentro de uma normalidade não sério é se uma pessoa plantar dando risada o cara tá feliz hoje agora se ele passa o mês todo dando risada a gente precisa internar essa que que é a questão e segundo Ah é que também existe níveis de esquisitice uma coisa é a pessoa por exemplo chorar muito e se ajoelhar diante do todo mundo que não tá fazendo isso e dizer Deus me perdoa eu amo o Senhor é
uma coisa outra coisa é o indivíduo começar a puxar o outro com uma coleira e ele começar a uivar dizendo que ele é um lobo imitar cachorro começar a vomitar então quer dizer o que que é esquisitice então existe movimentos que se apresentam como de espiritualidade que você percebe eu vou usar até uma expressão bíblica um fogo estranho um fogo profano tem alguma coisa fora do lugar e aí nesse processo a gente tem que ouvir a Bíblia de novo a gente precisa ter discernimento de espírito não é porque você tá falando de liberdade espiritual e
agora qualquer doido pode fazer um monte de loucura e colocar nas costas do Espírito Santo né esse negócio não não é bem assim não o James ele escreve assim como fazer a tradução sem perder a essência de Deus você tive algum problema por traduzir as bíblias Então aí é uma coisa importante né que que talvez seja um dos focos muito valioso da nossa conversa aqui né a a mensagem bíblica é muito simples a mensagem fundamental aquilo que é responsabilidade de todo Cristão tá muito claro né a gente tem que amar Deus sobretudo ao próximo como
a si mesmo a gente crê em cristo jesus é perdoado vamos dizer o básico da Fé uma criança pode entender só que não é a mesma coisa de entender a Bíblia como um todo porque a bíblia é um livro antigo foi escrito em hebraico em aramaico em grego no outro ambiente outro contexto geográfico histórico cultural então assim eh não tem como você aproveitar bem a Bíblia sem estudar tem esse jeito Ah não mas eu não sigo o livro eu sigo uma pessoa sigo Jesus o que ele aparece no quarto para falar com você para Qual
o sentido do texto você não tem essa realidade do primeiro século ou do período antigo você tem que estudar e esse estudo ele ele nos traz muita informação valiosa Então quando você conhece a língua original é humilde o suficiente de ir atrás de toda a erudição que está disponível sobre o assunto você vai entender e aí isso é possível você colocar na língua receptora de uma maneira que as pessoas recebam isso então assim a tradução não perde a essência de Deus a tradução não é existem textos mais difíceis esse texto que a gente tem uma
ideia no original e quando vai colocar isso em português fal como é que eu vou dizer esse negócio aqui existem desafios mas é a gente tem tantos comentários bíblicos tantos manuais bíblicos disponíveis Tem tanta coisa boa tantas bíblias de estudo e muitas recomendadas quer dizer eu acho que o nosso tempo nunca vai ter desculpa de poder reclamar que não tinha como entender as coisas porque tem muita muita muita coisa realmente útil e válida importante pra gente entender o sentido do texto Então mas isso é verdade e a gente tem que ter esse foco agora de
vez em quando a gente fica em alguns textos de difícil entendimento inclusive no Novo Testamento né um deles que até hoje eu não consegui entender direito é por que que o apóstolo Paulo fala que a mulher tem que tomar cuidado com o cabelo por causa dos anjos primeiro ele tá ele tá referindo se referindo a alguma lenda Judaica ou alguma alguma coisa que a gente cristão não não conhece o que que ele tá falando por que que ele põe anjo naquela história então ah existem textos em que a pesquisa literária linguística contextual histórica geográfica trazem
muita luz e eles se tornam textos fáceis de você entender Olha onde é que ele quer chegar ah alguns textos eles são difíceis por uma série de razões Às vezes o nó é linguístico Às vezes o nó é é histórico e esse é um texto que a gente reconhece como um texto difícil de entender né e os estudiosos eles vão para perspectivas um pouco distintas entre eles uma das questões curiosas que aliás aparece em primeira Coríntios com força essa ideia da presença dos Anjos no culto quando a comunidade tá reunida até essa ideia eh por
exemplo até no original quando fala lá de vocês eh buscarem e dons espirituais o o o grego traz só pneumatics né buscarem os espirituais porque a ideia é que esses dons de alguma maneira são ministrados ou trazidos pelos espíritos que são anjos esses anjos estão presentes então Eh parece ser a ideia de que quando você tá em culto adorando a Deus e você tá numa dimensão desse contato do reino vindouro com o reino presente do Reino dos Céus com o reino de Deus aqui entre nós então de alguma maneira nesse ambiente espiritual invisível os anjos
estão presentes e aí a interpretação que parece fazer sentido É aquela ideia de que o problema não é o véu nem o cabelo da mulher o problema é o significado que isso tem naquele ambiente naquele contexto o fato da mulher talvez porque Corinto lá eu tive oportunidade de ver várias vezes o famoso né acro Corinto onde tava o Templo de Afrodite todo aquele ambiente Pagão com todos os desdobramentos assim peculiares o fato F da mulher por exemplo cortar o cabelo ou rapar a cabeça ou recusar O véu era uma atitude de enfrentamento de confrontação da
ordem mínima social razoável Então se elas fizessem isso a interpretação sugere que os anjos que sabem o que que é rebelião contra Deus eles falam Nossa que que tá acontecendo aqui porque aquilo tinha um símbolo diferenciado naquele ambiente essa é uma possibilidade de entendimento mas assim é é complexo e é um texto difícil isso é importante por porque quando a gente descobre isso a gente tem que primeiro prestar atenção que não é assim que a palavra de Deus é simples que você pede pegar qualquer texto e fazendo de qualquer jeito não toma cuidado segundo se
você entender errado certos textos e complexo você pode fazer loucuras por exemplo se a tua mão faz pecar corta ah Jesus falou na Bíblia o que tá escrito literal é literal então você não cortou por quê E como é que a gente sabe que não é para ser literal porque os discípulos não cortaram Então você tem porque muita gente faz loucura Em Nome de Deus né como é que a inquisição se estabeleceu força os a entrar o texto é pertinente não é isso que o texto tá querendo dizer então esse uso e a gente tem
que tomar um certo cuidado que quando um texto é complexo a gente tem que pegar mais leve não elevar isso a uma exigência não fazer com que a minha interpretação seja a determinante sobre o outro é um assunto que a gente não sabe o suficiente tá em discussão quem sabe amanhã se acha um documento se descobre alguma coisa que traga mais luz sobre como é que se entendia essa realidade espiritual no mundo de Corinto do primeiro século Aleluia tá vendo bom [Música] eh a a Josiane tá perguntando o senhor acredita que o estudo bíblico seja
uma das razões da decepção com o formato da igreja atual e como vencer estas questões para permanecer congregando ósculo Santos para Josiane pergunta muito boa né E aí a gente precisa eh entender que um dos problemas que as pessoas enfrentam quando eles fazem eh estudos e estudo bíblico é ter um viés excessivamente negativo e com essa proposta permanentemente corretiva a Bíblia não traz só uma postura que você é o profeta que bate no mundo ela fala para você se alegrar ela diz um monte de coisa igual por ex porque valer o Apocalipse todo mundo morrendo
Apocalipse foi escrito para consolar foi escrito para dar esperança foi escrito para comemorar tá vendo o que vocês estão vendo no Império Romano vai acabar um dia o Rei Vem e a gente vai est num outro patamar é mudar a visão então tem gente que quando se torna sério o estudioso da Bíblia ele ressalta os aspectos negativos pega a Shibata e sai arrebentando em tudo entre aspas que está errado Éber a gente sempre esteve errado saão você acredita na igreja acredito porque os cristãos estão tentando destruí há 2000 anos até hoje não conseguiram essa boa
essa foi forte a gente só faz B então a gente deve questionar e ver oim mas como com amor uma coisa é você ver a igreja como algo externo a você que você é a última coca-cola do deserto Você se acha o tal dizendo tá vendo isso aqui aqui outra coisa você igreja como família sua E é claro que o pessoal vai ter imaturidade vai ter equívocos mas a gente Deus se Deus tem paciência comigo Como assim eu posso negar isso aos meus irmãos é claro que o estudo bíblico aprofundado vai revelar pra gente primeiro
um monte de problema na minha vida e vários problemas na comunidade Claro pode chegar num ponto que a comunidade eu ouvi dizer um dia que num ambiente aqui no Estado de São Paulo Alguém disse olha aqui nesse grupo dizem que Jesus já voltou e ele tá aí com eles bom aí passou da conta total não tem como eu ficar numa comunidade em que os caras Dizem que o indivíduo que tá lá dentro é o próprio por Jesus mas eh eu preciso ver olha que coisa você falou uma coisa para mim que eu fiquei pensando aqui
quando você mencionou havia algumas denominações no passado que eram radicalmente contra o estudo bíblico e diziam que isso era ruim Eles mudaram porque amadureceram porque cresceram porque aprenderam porque viram a posição radical Então a gente vai perceber problemas mas não dá para tratar tudo a ferra e fogo se você viu dificuldades no seu contexto no seu ambiente e isso não compromete você eticamente não não compromete teologicamente de uma maneira irreparável tem te ajudar né eu eu sou uma pessoa meio estranha né e várias vezes algumas pessoas vieram me questionar porque eu costumo ter condição de
ir compartilhar a palavra com irmãos presbiterianos artistas Pentecostais neopentecostais de todos os grupos e algumas pessoas fal pera aí você tá Você tá se desviando você tá fazendo como assim né se esse pessoal como você disse vai est na eternidade comigo por que que uma diferença menor entre a minha pessoa e eles deve ser um negócio tão irreparável assim então assim lugar sabe que uma coisa legal que eu descobri Eu eu Visitei a China né o interior da China e vi a igreja lá rapaz eu choro Fi cara porque eu vi aquele pessoal Eles Não
Sabem Nada dessas bagunças que a gente criou por aqui eles sabem que Jesus é o Senhor receberam Jesus e querem ler a Bíblia eles não sabem o que que é ser Batista presbiteriano Pentecostal e né o Pentecostal Eles estão numa outra situação porque e eles estão focados no que é mais essencial Qual o desejo deles a gente precisa contar isso para todo mundo mesmo com tanta falta de conhecimento eu acho que tem algumas coisas que a gente precisa tomar um pouco de cuidado nessa nossa caminhada a a gidian corren ela pergunta Qual idioma de Adão
e Eva e diz que lá no Japão estão acompanhando o irmão você conhece ela né Conheço conheço sim um abraço aí pros nossos queridos do Japão gente teve lá algumas vezes né e uma grande alegria aí ter sintonia com vocês também olha ah Éber a gente não tem nenhum texto nenhuma referência nada concreto que nos permita saber a língua de Adão a língua original da raça humana e é assim eu eu entendo um pouco a pergunta porque existe no contexto da tradição Judaica e Hebraica uma coisa curiosa que vem da da tradição mais Mística né
que diz o seguinte se Deus quando cria cria o mundo falando quando ele fala ele necessariamente tinha que falar em sintonia com o texto Então eles dizem ele falou em hebraico né e falou em hebraico e até a brincadeira que às vezes em alguns lugares é levada a sério aqui antes dele começar a falar precisava ter o alfabeto hebraico antes para para poder sair as palavras né então isso acaba sendo uma visão que coloca o hebraico numa dimensão além do que o texto bíblico propõe Ah porque na verdade o hebraico é parecido com o dialeto
cananeu antigo ele é parente do Fenício ele tem coisas próximas do gío e do acadiano essas línguas também são semis sagradas Então existe um pouquinho de exagero e o pessoal nem sabe que existe um um um caminho do hebraico né você tem pelo menos quatro tipos de hebraicos do hebraico bíblico até o hebraico moderno e mesmo no hebraico bíblico você não tem um hebraico tão uniforme assim existe uma e eu sei que é interessante mas a gente não não sabe se a gente for falar do ponto de vista da pesquisa bíblica eh a pesquisa linguística
mais antiga o pessoal vai dizer que lá atrás pelo menos no eixo do antigo Oriente próximo havia uma coisa chamado protoss semítico que seria a língua mais antiga da região que é uma língua hipotética que a gente não tem documento nenhum então a resposta é que a gente não sabe qual era a língua de Adão e Eva o que a gente tem é o registro da Revelação no hebraico bíblico pro nosso entendimento o josal diz que se a pessoa cumprir os dois mandamentos que Jesus deixou né o sentido da escritura passa a fazer parte dessa
pessoa mesmo que ela não seja estudiosa o senhor mencionou né pastor que esses dois mandamentos Mas a vida cristã não se resume apenas isso ou se resume então Eh é importante todo mundo entender que não é para todo mundo ser estudioso por isso existe e um um dom ligado a ser Pastor mestre e quer dizer que os outros não vão ser da mesma maneira que a pergunta é você come todo dia e nem todo mundo que come precisa ser nutricionista ou mestre em gastronomia a gente precisa ter a sensibilidade para comer adequadamente então claro que
nem todo mundo para ser um bom cristão precisa ser um mega professor de teologia não existe esse elitismo no Novo Testamento na proposta agora tem que entender o que que Jesus tá querendo dizer né quando ele vai falar sobre amar Deus e amar o próximo né porque Jesus tá sendo acusado de que ele tá rompendo com Moisés de que Jesus tá dizendo uma coisa e Moisés tá dizendo outra j falou vocês não entenderam nada na verdade o que eu tô dizendo para vocês é que o pessoal que tá ensinando a lei para vocês eles estão
com a colocação inadequada indevida na verdade estão trocando Inclusive a lei de Deus por tradições humanas e e eles estão ampliando certas coisas sem licença de Deus e eles não estão entendendo a motivação por trás do mandamento aí a tradição Judaica estudando a Torá ela ela reconhece 613 mitsvot mandamentos e aí o que Jesus diz olha se vocês forem estudar a própria lei de vocês vão descobrir que no texto lá né de ouve ao Israel shim Israel a Don Elo reina tá dizendo Amarás o Senhor teu Deus então eu não tô assim inventando a roda
isso é a Vontade Divina desde o começo amar Deus e ele cita outro texto de Levítico 19 que você deve amar o próximo como a si mesmo então o que que ele diz o texto de Mateus vai dizer literalmente que todos os mandamentos estão dependurados nesses dois assim como os 10 mandamentos é um resumo dessa Diretriz Divina pra vida do 613 os princípios que governam tudo é amar Deus e amar o próximo então a pergunta que a gente faz é o seguinte se eu for pregar domingo em algum lugar essa pregação reflete amar a Deus
e amar o próximo se eu for fazer qualquer coisa o princípio que governa é qual é a minha motivação claro que nenhum de nós vai amar Deus com perfeição e muito menos ao próximo e então esse Esse é o exercício Essa é a diretriz para onde o Espírito de Deus vai nos conduzir Ah isso vai contra o que a ideia do legalismo porque o legalismo diz o quê não eu fiz eu cumpri o mandamento por exemplo é é correto alguém furar o corpo de outra pessoa depende se for para matar ah não mas se for
um cirurgião O que que tá vendo a a intenção é diferente então existe muito esse negócio Ah eu posso usar o chapéu virado para esse lado a a camisa é roxa é É bíblico eu posso né e usar o sapato com salto de tal tamanho quer dizer quem tá fazendo essa pergunta não entendeu onde é que tá o ponto da coisa então se você por isso que primeira Coríntios vai dizer que quem ama tem cumprido a lei porque esse que é o negócio então o que você quer quando você por exemplo critica uma pessoa é
descarregar sua raiva é detonar o cara ou ajudá-lo essa é a a o foco né você vê como esse negócio é complicado na tradição e de discussão sobre isso em Israel teve um grupo de judeus assim meio fora da da caixa que resolveu criar Porco lá em Israel e isso pela tradição da né da cachute da coisa não é permitido aí Os Religiosos brigaram e reclamaram porque não podia fazer isso aconteceu lá na região do Vale do jisrael E aí eh houve aquela questão os caras não pode fazer isso aqui nós temos a terra santa
e aquele negócio todo todo e um quer não mas nós somos livres fazemos que a gente quer gente não pensa assim no fim Sabe qual foi a solução botaram um tablado de madeira falaram pronto o porco não tá na Terra Ai não isso é piada né É exatamente é igual tipo advogado olhando detalhes de contrato né não olha aqui ó nesse ponto aqui então você esse caminho ainda que ele seja assim né elogiável do ponto de vista da objetividade do Detalhe ele pode aí a coisa mais importante que é aquilo que os próprios judeus conhecem
chamado Cavan Qual que é a intenção que intenção tá por trás disso Franc bom infelizmente Nosso Tempo Acabou então eu vou fazer agora vou dar uma de malandro aqui e fazer no ar dois convites pro pastor Saião voltar duas vezes para uma para cada vez falar de um dos livros que ele escreveu o mais recente deles é o sobre o problema do mal no antigo testamento um assunto quase eh e tranquilíssimo né como é que Deus sendo bom permite o mal e tal e é uma uma exegese do livro de abacu né Ah então o
pastor Sail tá convidado Ele marca a data e ele vem aí pra gente falar sobre o problema do mal no antigo testamento e no outro dia ele vem para falar sobre o sermão do Monte a chegada do reino que é um texto além de ser obviamente fundamental para Pra fé cristã também introduz aspectos importantes sobre esse negócio do reino o reino Já começou o reino vai vir ele é pré-milenismo aí agradecer a oportunidade mandar uma saudação para todos os nossos queridos e também recomendar aí né Se quiserem nos seguir no nosso Instagram né também no
Instagram de de viagens bíblicas que a gente faz a gente tá aí à disposição para servir e que Deus abençoe o vej um sol e o seu trabalho aqui que faz com que as pessoas venham a refletir e a crescer né nessa caminhada da fé cristã Deus abençoe