SOBRE QUAL PEDRA JESUS EDIFICOU A SUA IGREJA? PEDRO? ANÁLISE DE MATEUS 16:19

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Dois Dedos de Teologia
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e o texto de Mateus 16 18 geram discussão que já é muito conhecida na teologia o texto diz e eu lhe digo que você é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do Hades na poderão vencer a discussão de é qual seria o referente que Jesus estaria pensando quando falam a pedra sobre a qual ele dedicaria a sua igreja ora Pedro é a pedra sobre a qual a igreja posta então Pedro é o fundamento Pedro o primeiro Papa primeiro líder da igreja ou na verdade é Jesus né esta pedra sou
eu e você R Pedro é alguma outra coisa bem seja muito bem vindo ao dos dedos de teologia eu sou Yago Martins Você tá no meu escritório e esse é o de olho no texto O nosso programa de exegese e interpretação bíblica e hoje a gente vai precisar desse tema espinhoso desse Pedro é a pedra da igreja ou não a posição protestante em padrão é de considerar que a pedra sobre a qual Jesus com da igreja é ele próprio a leitura do texto seria to S Pedro s Petros e sobre esta pedra pedra Oi Nego
edificarei a minha igreja ele Pedro é o Pedro é o Pedrinha segundos interpreta e sobre esta pedra pedra que seria o próprio Jesus edificarei a minha igreja ou seja a rocha que são da igreja é o próprio Jesus essa interação muito antiga tá Eusébio de cesareia Cirilo de Jerusalém e o próprio Agostinho de hipona nas suas retratações defenderam essa posição mais modernamente o Donald Sean o'donnell defende essa ideia com base em Três Pontos primeiro que Jesus usou esta e não você ter mais natural Jesus dissesse você para se entregar Pedro dizendo você é Pedro e
sobre você de canela igreja ao invés de esta então Jesus estaria usando o esta ali no pronome como referência a ele próprio e não como referência ao Pedro esse lugar você foi usado nos versos 17 e 19 para se referir a Pedro diretamente coisa que ele não faz aqui para servir esta pedra Além disso os pronomes possessivos em primeira pessoa ajudam a focatto dali Jesus edificarei a minha igreja então o que parece tá acontecendo é Jesus diz você é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha em terceiro lugar a palavra pedra é usado somente
4 vezes uma aqui Uma para falar na Pedra da tumba e duas vezes o sermão do Monte se referindo ao ensino de Jesus outra mesma próprio Jesus aqui no evangelho de Mateus em todo o Novo Testamento pedra usado duas vezes e nunca é usado para falar de outra pessoa senão do próprio Jesus Cristo dessa forma de Jesus seria a pedra da igreja é isso mesmo acabou o vídeo se inscreve no canal toda terça e quinta-feira Tem vídeo novo do G1 é bom não é simples assim certo até porque o argumento do dono eu pode ser
usado contra ele próprio Ora se Jesus quisesse fazer referência a si mesmo nem que não usa pronomes em primeira pessoa é muito mais natural de esta dentro da metáfora que se refere o próprio Pedro e Jesus direito e dígitos você é Pedro e sobre mim é de Camille Então se o fato ele não usar você é um argumento para não ser Pedro o fato dele não usar eu pode ser o argumento para não ser Jesus a pedra da igreja Claro essa interpretação que tem os seus intérpretes no período da patrística tem o seu argumento exegético
principalmente foi considera o modo como pedra é usado em todo o evangelho e em todo o Novo Testamento mas existe interpretações diferentes como por exemplo a interpretação Católica Apostólica Romana a Igreja Católica Apostólica Romana até argumentado há muito tempo que no caso o referente seria Pedro como representantes da igreja e no caso primeiro Papa o primeiro Líder máximo do cristianismo é isso texto que eles usam para dar legitimidade a doutrina da escolha de papas três importantes princípios podem ser observados aqui do ponto o católico Romano primeiro cometidas em Mateus 16 do 16 ao 19 são
direcionadas pessoal e particularmente a Pedro o peixe de Mateus afirma Jesus respondeu feliz a vocês Simão filho de Jonas a profissão de fé não foi feita por Pedro em nome do grupo apostólico ou como representante dos Apóstolos porque eu decidi isso porque isso não lhe foi revelado por carne ou sangue mas foi meu pai que está nos céus até mesmo a revelação Divina foi dada pessoal e particularmente a Pedro então aumentar que Pedro que representa os apóstolos errado primeiro. Eles é Pedro é que o referente Claro e pessoal o que Jesus está dizendo isso é
um lugar Jesus direciona a sua declaração diretamente a Pedro o texto continua por dizer e eu e digo que você é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja a palavra usada para descrever o nome do apóstolo aramaico que é a língua que Jesus falava Pedro e pedra teria exatamente a mesma grafia Seria a mesma palavra você é Pedro e você pelo essa pedra edificarei a minha igreja o pressuposto Evidente aqui é que dificilmente judô a pizzaria ou expressarem as suas ideias em um idioma diferente do idioma nativo para eles em Jesus tá falando
em aramaico e aramaico não existe ar entre Pedro e pedra é bem provável que Jesus tem usado o termo aramaico essas tanto para escrever Pedro quando pedra o que faria com que o discurso de Cristo em grego tu és Petrus e sobre esta pedra edificarei minha igreja em aramaico todas essas diferenças tu és cefas e sobre estas ervas edificarei a minha igreja então esse argumento já não Jesus dizendo que Pedro é a pedrinha mais sobre esta Rocha essa pedra maior igreja vai sair de cada nada disso em aramaico é a mesma palavra não tem interesse
em terceiro lugar a gente teve a conclusão de que então as escrituras ensinam que a Igreja será construída sobre Pedro Pedro é portanto a fundação da igreja ele seria então o princípio de idade de estabilidade de crescimento da igreja ele é o princípio da unidade que qualquer coisa que esteja conectada à fundação da igreja não faz parte da igreja da estabilidade porque é em função da estabilidade do fundamento que a igreja então permanece apesar dos ataques que ela sofre o conhecimento porque isso a igreja cresce é por causa das novas pedras sendo colocadas sobre isso
e fundamento desse um resuminho do aumento católico uma Essa é Talvez uma das mais antigas interpretações acerca do texto de Mateus 16 foi seguida por Tertuliano por Gregório de nissa pelo Papa damas o primeiro ou Jerônimo pelo Papa Leão o grande e possivelmente forrar os outros pais da igreja então é isso pedra pedra católicos estão certos um cheiro o seu negócio em vídeo ou terça-feira até a próxima não calma lá Calma lá porque Qual o problema o problema não modo como os católicos entendem Jesus falando com Pedro o problema é desconsiderar em que circunstância isso
acontece e criar implicações exageradas e profundamente humanas de que eu quero dizer que ficou quantos católicos olha para esse texto identificam em Pedro o indivíduo o Pedro a força de fundamento da igreja eles primeiro ignoram o aspecto do momento da Revelação que é dada a Pedro e qual é a relação deste fundamento com essa re o e criam implicações disso para Ezequiel Pedro o primeiro Papa Então existe uma sucessão Apostólica a partir de veja que você pode olhar para esse texto dizer não o fundamento da igreja é Pedro mas olha para passar ler o texto
legal antes nem depois e nem um lugar diz que Pedro vai passar isso para frente Pedro vai transmitir isso para alguém existiram outras pessoas para ocupar a cátedra de Pedro ou quer que seja Pedro ser a pedra que fundamenta a igreja o si só não implica em Papa sou o sucesso Apostólica dentro do que muitos grandes teólogos protestantes concordam e há muito tempo concordaram que Pedro é sim a pedra que lamenta a igreja Essa não é a única leitura possível mas a leitura profundamente protestante O problema não é concordar com isso o problema é criar
implicações de sucessão Apostólica a partir disso coisas que não tá no ter ignorar Em que sentido específico Pedro é a pedra da igreja aqui nesse momento de Revelação no entanto a interpretação católica tem absolutamente e seus problemas o problema mais Óbvio envolve o fato de que Pedro é profundamente repreendido o e tratado como uma pedra para o mal 1 Versículos abaixo no verso 18 Jesus disse que tu és Pedro e sobre esta pedra pode ficar na igreja a gente no verso 19 20 21 22 Versículo 23 Jesus diz saia da minha frente Satanás falando para
Pedro você é para mim uma pedra de tropeço temos grego skandalon significa geralmente isso uma pedra para cair uma pedra para você ser derrubado como é que Pedro é a pedra da igreja se essa pedra que fundamento da igreja logo em seguida é tratado como sendo o próprio diabo tu és o diabo e então é tratado como uma pedra para derrubar as pessoas então a igreja da aposta sobre o próprio diabo a igreja da porta sobre algo que vai te levar à Queda muito complicado julgar que Pedro é a pedra quando o Pedro é tratado
como próprio de altai água mas aqui o Pedro não é o diabo Ele é tratado como o diabo a referência ao Pedro como diabo mas ele é o diabo é por causa daquilo que Pedro disse anteriormente Pedro disse a Jesus que ele não ia morrer na cruz Então por causa daquilo que Pedro é tratado como sendo o próprio diabo sem ser o diabo ou seja se jogarmos pouco para trás por causa daquilo que Pedro diz aqui tem até Clara Ele é tratado como o fundamento não sendo ele exatamente fundamento mais uma vez que ele fala
que que eles o filho do Brasil e é tratado como fundamento da igreja por causa de sua declaração e mais à frente porque ele fala coisa que não provém de Deus e é tratado como sendo o diabo por causa de uma declaração e literariamente a gente tem Mateus deixando muito claro e Pedro e o momento é tratado com pedra na igreja agora é tratado como uma pedra que cai logo as não pode jogar o Pedro ou individua força sobre qual a igreja da Costa é aí que diante dessas dificuldades entre a interpretação protestante tradicional a
pedra é Jesus EA interpretação católica tradicional a pedra é Pedro surge uma terceira interpretação que hoje também o hidratação muito popular que a pedra na verdade é a declaração de Pedro a pedra é aquilo que Pedro de tu és Cristo Filho do Deus Vivo então tu és Pedro e sobre esta pedra a tua declaração é edificarei a minha igreja ou seja a igreja está fundada em a ação de Pedro de Jesus é Cristo Filho do Deus exposição vai conseguir várias pessoas Acharam a igreja como origem de Alexandria Ambrósio Epifânio e o próprio João Crisóstomo a
confissão de Pedro seria a pedra sobre a qual toda a igreja está posta e forma que a igreja não pode ser estabelecida não pode crescer não pode vencer as portas do inferno se não Crendo que Jesus Cristo é o senhor e o Messias a doutrina dos Apóstolos no teor do que eles iam falar suas pregações do evangelho que seria pregado o discipulado que envolve ensinar tudo que Jesus ensinou tudo isso seria decorrente dessa confissão que Pedro deu essa construção por ser divinamente revelada mostra que a doutrina que fundamenta a pregação da igreja não vende partiu
hidratação humana faz é fruto do soprar de Deus que deu entendimento inspiração e discernimento aos seus Apóstolos para fundamentar a sua igreja na rocha dessa doutrina foi o hershel que afirma que a grande profissão de fé de Pedro aqui como representante dos Apóstolos foi posta como fundamento da igreja sem essa confissão os cristãos seriam apenas uma seita Judaica um partido religioso o pensamento e Jesus um rabo um mestre uma reforma dor ou um líder para humanidade mas a confissão que apresenta Jesus como Cristo também constituiu seus seguidores a igreja essa posição entanto também tem sua
pedra do sapato no caso aqui super somente duas tá que é o pronome que Jesus usa para se referir a pedra aqui e a conjunção que os usa para saber se o somente as duas coisas primeiro é que acham do nome gente já pensou sobre isso que Jesus quisesse deixar claro que a pedra era a confissão de Pedro então o que que ele usa esta pedra seria muito mais natural usar sobre estas palavras sobre esse discurso O que é que seja a usar esta né esse pronome demonstrativo aqui e precisa estar fazendo referência ao do
Sul e no discurso Jesus falsa declaração de Pedro mas depois fala de Pedro Então usa esta o referente desse pronome parece muito mais de Pedro do que a declaração de por mais que seja possível ser a declaração Pedro não é geralmente a leitura mais provável agora aco junção pior coisa porque Jesus disse tu és Pedro e sobre esta pedra ele o som aditiva e um cai conectando as duas frases com essas duas sentenças do S Pedro e sobre esta pedra cai sobre a Chapéu ele não usou o termo alá Seria massa ou porém criando um
contraste tu és Pedro mas é sobre essa pedra que eu vou deixar a igreja tu és Pedro porém sobre esta pedra edificarei a minha igreja ele não faz isso ele não o que cria uma ideia de continuidade conhece Pedro e sobre esta pedra edificarei livre parece muito mais um contraste com aí você com relativa eles tinham das palavras no grego para usar e pode usar Malu o que criaria uma nova alternativa associado aqui ou seja ele não tá corrigindo o Pedro não tá querendo contraste com Pedro ele parece tá dizendo tu és Pedro e sobre
esta pedra que no caso é o Pedro eles ficarei a minha igreja William hendriksen o famoso comentarista vai aumentar que qualquer outro referente para a palavra esta aqui seria muito esquisito cidade camente só aí é bem não natural imagina o seguinte Margareth significa Pérola certo aí eu sei dizer coisa Margareth tu és Margareth e sobre esta Pérola estou prestes a conseguir um favor seria muito difícil entrar a pérola aqui não sei se era a Margaret Então a gente tem um problema que a gente tem três interpretações agora e essas três interpretações tem lá os seus
argumentos mais possuem pontos fraquíssimos nas suas defesas Então qual é a melhor interpretação nesse cenário bom quer apresentar uma quarta vou utilizar essa quarta apresentação também extremamente antiga essa interpretação tem sido seguida por vários teólogos de ponta como de e Carson e vários outros nomes que entendem que de fato a pedra se trata de Pedro mais Pedro em seu caráter de aposto lado de fundamento da igreja e de confessante da pessoa do próprio Jesus aqui não seria Pedro exclusivamente como indivíduo mas será Pedro em sua função Apostólica confessando Cristo como senhor a ideia de Pedro
aparecer aqui como um representante de algo diferente dele próprio tá descrito no fato de receber as chaves do reino para ligar e desligar aquilo que está ligado desligado no Céu Jesus diz que Pedro é sebs poder de ligar e desligar mais em Mateus 18 18 dois capítulos a frente o que quem desliga Não é Pedro é a igreja ligar desligar estaria atrelado ao poder da Igreja de reconhecer pessoas como salvas ou não baseado em seu arrependimento em sua fé ou seja Pedro representaria que o corpo Eclesiástico e representaria a fundação da própria igreja é igreja
é que seria a sucessora de Pedro e não algum indivíduo específico essa iguaria certo tá atrás de sucessão porque Mateus 18 é igreja exercício escolha de chaves do reino de ligar e desligar Pedro aqui seria um representante da própria igreja em sua Fundação como parte e como representante do corpo Apóstolo Pedro fala de Jesus como um pastor o Messias ele não fala de si mesmo como representante de Jesus na terra ele não Alega ser um papo aí coloca Jesus com uma própria pedra que Jesus estaria sentindo aqui a Pedro em sua capacidade confessional Pedro totalmente
confiante no filho de Deus é quem vai se tornar arrocha da Igreja Primitiva Jesus estaria usando a metáfora e criando um trocadilho pedra né Petra e pétrus Pedro e controlar metáfora metáfora tem um poder um significado veja Paulo diz e os apóstolos e os profetas representam que a revelação do Antigo Testamento EA revelação do novo testamentos são o fundamento da igreja a igreja é fundamentada nesses homens sim a igreja fundada em homens Jesus o homem e em homens que trouxeram o ensino da verdade de Jesus os profetas que os a revelação do Antigo Testamento e
os apóstolos trouxeram a revelação do novo testamento Fundão toda a crença luta na igreja de Pedro como representante dessa força Apostólica Como ele sempre foi a presidente os apóstolos cumprir justamente essa função é sobre o Pedro revelante da pessoa de Jesus que a igreja é fundada não no indivíduo Pedro e Pedro cumprimento função Pedro é que primeiro prega aos judeus o Pentecostes em Atos 2 ele é quem primeiro prega ao gente usa em Atos 10 Pedro é que entrega os primeiros sermões de Atos como representante dos Doze foi o Stanley our escreveu que o reconhecimento
que se mão faz Jesus lhe dá um novo nome Pedro a rocha ele se tornou o primeiro entre os discípulos não porque ele foi o primeiro chamado vem porque ele é o mais impressionante mas porque Ele identificou Jesus como o Messias esse meu status não implica que o papel dos discípulos ou diminuído e a tarefa de Pedro é servir para que nenhum dos dois da igreja de perdido um ponto que é muito perdido a interpretação católica é não perceber o contraste que Jesus faz aqui né Pedro olha para Jesus disse tu és o cristo e
à frente dos de Isto é se Pedro existe uma identificação aqui e uma oposição que Jesus é o Cristo Pedro não é Jesus é o enviado Pedro é alguém menor diferente então Jesus cria se contraste entre ele Pedro e essa pedra sobre a qual a igreja seria edificada em grego você tem que Petros e Petra o grego possui pelo menos cinco diferentes palavras para se referir a uma pedra você tem litros é usado para uma pedra pequena mas que às vezes ele pode usar o papel das grandes Petrópolis e novamente usado no sentido de Rochedo
Sefaz que descreve apenas as pedras pequenas 20 nós que é usado para escrever artefatos feitos de pedra e Petra que é normalmente usado para escrever grandes rochas como o fundamento de uma casa ou para escrever uma pedra de tropeço sobre qual você cai a escolha de Jesus não em vão Lilo escolhe uma palavra específica ele não intencionalmente escolheu a palavra que fosse bem parecida com e nessa metáfora então aqui a gente teria um trocadilho cefas e geralmente usado para escrever apenas pequenas pedras Pedro do Oeste Sefaz que traduzido por Pedro e sobre esta pedra aqui
um Rochedo ele usa Sefaz realiza a pedra construirei edificarei a minha igreja e aqui a suja algumas polêmicas alguns outros a comentar que na verdade Petros pode escrever outro tipo de pedra mas a gente tem determinado evidência para entender que existe realmente um trocadilho internamente seria tu és Pedrinha e sobre esta pedra edificarei minha igreja como é que aquele que é Pedrinha se torna uma pedrona um Rochedo é justamente naquilo que ele confesse Então volta aquela metáfora da Margarete imagina que Margareth faz uma jura de amor ao seu marido e diz marido Tu és o
homem incrível e eu vou estar com você para sempre você é o meu prometido e eu te amo então o marido responde Tu és Margareth e sobre esta pérola é de ficarei o nosso amor veja nesse cenário de uma coisa diferente porque o que é di fica o amor não é um Margareth por si só e nem é a declaração da Margarete consciência mas é a Margaret um quilo que ela confessa naquilo que ela disse então é a Margaret enquanto declarante daquela verdade amorosa isso é interessante Porque a partir do momento em que a igreja
não é fundada sobre Pedro o indivíduo mas é fundada sobre Pedro o representante dos Apóstolos que declara Jesus como o Cristo mas temos a ideia de que Pedro não é a pedra por causa de água própria ele William renda que você vai aumentar que não é Pedro naturalmente Pedro homem Pedro mas é Pedro como produto da Graça O que foi o pai que revelou a verdade a pelo e não o Pedro sozinho mas Pedro com seus iguais pela no primeiro dos iguais pegando primeiro entre os apóstolos e é por isso que a autoridade que é
dada a Pedro desligar desligar é a mesma autoridade que dada toda a igreja e Mateus 18 Pedro não recebe algo que a igreja não recebe a igreja recebe o poder da Chaves tanto quanto Pedro recebeu o Pedro está recebendo aqui algo como representante da própria igreja mas aí você me diz mais Iago no aramaico não tem cisão entre Petros e Petra você só tem uma palavra só em hebraico se é fazer acabou Mais veja nós não fazemos exegese e remontando as palavras o modo como se inscreveram as passagens possui uma intenção e toda a escolha
de palavras possui um significado eles Escreveram em grego e a gente faz o saggese na escrita em grego e não é uma tentativa de remontar O que foi dito herói pais são eu que isso não pode comer em grego existe o registro desse trocadilho e a igreja que a gente considera a Interpretação da passagem aí você diz como um protestante padrão e ela é tão estranho pensar em Pedro com alguém que recebe parte desse poder de pedra mas é só o Charles Albert nos lembra que Abraão foi chamado de Pedra Sobre a qual Deus construiu
sua antiga congregação então não sei um absurdo o peso também será Pedra Sobre o qual dos constrói a nova congregação só que coisa interessante ou fazer desse Pedro representando o poder dos Apóstolos de revelar de trazer a verdade de Deus de fundamentar a Igreja Jesus indica que a igreja precisará ser construída por ele pelo próprio Cristo porque o inferno vai tentar destruir aquele dia no já construídos não é a tarefa de Pedro assegurar ou salvar a igreja ou tentar garantir a existência da igreja missão dele é manter a igreja na missão de ser testemunhas do
Messias do Filho do Deus Vivo a luz que a gente fica a igreja ao invés nos mostra sabedoria nos fazem notar que Pedro levado pelo seu status é preenche Jesus porque vê a morte como um impedimento para Vitória do reino e não vejo isso aí são como um triunfo ele diz aquele sobre quem a igreja deveria ser edificada segue seus ancestrais Adão e Eva ao presumir saber mais que Deus o que Deus deseja a igreja aprende de Pedro que nossa fidelidade começa com a confissão do pecado nós devidamente queremos porque Jesus nos disse para que
Deus nunca abandona lá igreja o mundo muito estará sem testemunho fiel porém a igreja que tem Pedro como a rocha sobre a qual permanecerá deve também ser capaz de reconhecer que frequentemente somos os primeiros atrair o que fomos dados O que é que isto significa no fim das contas primeiro as três interpretações mais correntes e vai ter na internet de quem a pedra da igreja é Pedro e Pedro como primeiro Papa é Jesus porque Pedro não pode ser é a confissão de Pedro pura e simplesmente são interpretações que não pegam a completude do que Jesus
tá dizendo aqui as três interpretações juntas tem um sentido poderoso que Pedro declarando quem é Jesus é que recebe o fundamento do que é Igreja daí surge continuidade Apostólica sucessão Apostólica isso aí não tá escrito em lugar nenhum deixo ou seja quem é a pedra da igreja é Pedro como representante do corpo apostólico revelando Jesus como Messias Essa tem sido a minha posição que a função de vários pessoal alguns protestantes tem medo dessa posição que acho que isso é a sentir ao catolicismo de alguma forma mas não é veja várias pesquisas têm mostrado que o
primeiro Papa da igreja né o primeiro grande líder da igreja não foi Pedro foi Tiago foi o pastor da igreja de Jerusalém foi o primeiro grande pastor primeiro grande Bispo o Papa daquele período foi Pedro Então como é que Tiago foi o primeiro grande líder da igreja assumindo essa função que deveria ter sido de Pedro de alguma forma porque essa implicação que não tá na passagem não existe sucessão Apostólica da passagem existe a ideia de que esse papel de Pedro continuaria para várias outras pessoas a gente tem indicação de que a própria igreja recebe a
chave do reino tanto quanto Pedro Porque Pedro representa Justamente a fundação da igreja com os apóstolos construíram doutrina Trazendo A Revelação De quem é o Cristo Pedro o pecador falho que mais à frente quando Revel e se torna pedra de tropeço ao invés de pedra de rolamento sintomas de satanás ao invés de um representante da igreja é o Pedro pecador e fale o que apenas no seu exercício de construção da igreja é recebe esse papel de ser a nossa pedra sim a igreja está fundamentada nos Apóstolos Paula quem destino estão identificados sobre o fundamento dos
Apóstolos e dos Profetas todos graças a Deus por esses homens dos fundadores da igreja instrumento de Deus para revelar a verdade do senhor para nós nas epístolas as cartas dos Evangelhos revelando que Cristo é o Filho do Deus está fundado na pedra não é se de Roma está afundado na pedra é seguir as verdades sobre Jesus que nos foram revelados por Pedro e por aqueles que ele tava representando naquele momento e você qual é a interpretação que você tem seguido das passagens deixa embaixo um texto bem legal tem espaço para interpretações diferentes dentro do protestantismo
existem interpretações diferentes e houveram várias aí na história da igreja até mesmo na patrísticos após gosta de dizer que não da patrística a tradição a tradição vive descordando existiam muitos discordantes entre os patrícios como a gente mostrou aqui ao longo do nós não temos toda terça e quinta-feira 10 horas da manhã então clica aí no Sininho para ficar sabendo sempre que houver vídeo novo cheiro no cangote e até a próxima invasão aqui na minha meu vídeo você tava afim de dormir já você já vai dormir não vai não Quem é a pedra da Igreja de
Pedra não mas quem é Pedro o Pedro aí ó Pedro a fé da igreja minha filha essa mais tamo junto tinha galera aí ó até opiniões até opiniões
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