no final de Armando yanu a morte de Stalin o chefe da polícia secreta lente barrier Acaba de ser executado por seus vários crimes contra o povo da União Soviética membros de Alto Escalão da classe política estão em volta de seu corpo incluindo malenkov o líder interino que embora relutante aceita a decisão kruschev como o novo líder volta-se para kaganovich e faz uma pergunta que permanece no ar um homem fraco é confiável referindo-se a malenkov e kaganovich sem hesitar responde você já confiou em alguém que é fraco essa pergunta nos faz refletir sobre o que realmente
significa confiar e o mais importante como a fraqueza pode ser um fator decisivo em nossa relação com o poder e a confiança das pessoas à nossa volta temos a visão de que a fraqueza é algo neutro que existem pessoas fracas mas de bom coração assim como pessoas fortes que nem sempre agem de forma ética mas o filme nos apresenta uma perspectiva diferente a fraqueza como algo limitante quase incapaz de inspirar confiança e quando você para para pensar Fica claro que em muitas situações a fraqueza realmente pode nos frear e impedir que avancemos decidi trazer esse
tema porque hoje Vamos enfrentar de frente o que significa ser fraco e entender porque isso incomodava tanto o filósofo alemão Friedrich Nietzsche Nietzsche não via a fraqueza como uma característica que pode simplesmente ser ignorada ou considerada neutra para ele a fraqueza tinha uma faceta perigosa uma incapacidade de ser sincero consigo mesmo e com o mundo ao redor E é aqui que suas reflexões começam a fazer sentido para nós abordaremos o uma nova perspectiva sobre força e fraqueza uma visão que pode mudar a forma como você vê suas próprias escolhas e até suas relações Vamos explorar
porque para Nite a fraqueza anda de mãos dadas com a infelicidade Porque a verdadeira bondade só nasce da força e como a honestidade é a chave de tudo isso é importante lembrar que isso é apenas um fragmento das ideias de nit sobre a fraqueza o que trago aqui são aspectos que fazem sentido no nosso contexto atual e que podem abrir sua mente para uma reflexão mais profunda e Tudo começa com a noção fundamental de nietz de que a fraqueza no fundo é uma forma de desonestidade vamos ver o exemplo de uma outra história desta vez
com um toque mais melancólico em um dos contos de dostoyevski o protagonista se apaixona perdidamente por uma jovem chamada nastena eles passam várias noites juntos conversando sobre a vida e ela abre seu coração pensando que está apaixonada por outro alguém que ela acredita tê-la abandonado com o tempo nastenka parece se afeiçoar ao nosso protagonista a ponto de considerar ficar com ele mas no último instante o antigo amor de nastena reaparece e ela corre para ele deixando o protagonista sozinho e devastado o interessante aqui é como ele tenta se convencer de que está em paz com
a situação ele diz a si mesmo que ao menos ela está feliz agora mas no fundo ainda há um desejo e uma dor não resolvidos essa história ilustra claramente o que niet quer dizer com fraqueza e a desonestidade que a acompanha não se trata de não ter forças físicas ou ser inseguro mas de não ser capaz de ser honesto com os próprios sentimentos mesmo quando isso dói essa visão de niet sobre a fraqueza e a desonestidade permeia várias de suas obras especialmente assim falou zarathustra e além do bem e do mal para ele a verdadeira
fraqueza É não ser capaz de agir conforme a própria vontade deixar que as circunstâncias e os desejos não realizados controlem a vida a partir daqui a reflexão é quantas vezes fingimos estar bem quando na verdade queremos gritar para o mundo o que sentimos e mais importante como podemos Superar Essa fraqueza que nos prende e aprender a ser honestos fortes e fiéis a nós mesmos Vale ressaltar que nietzche aborda a fraqueza de maneiras distintas em diferentes contextos e este é um dos mais comuns a fraqueza de quem tem um objetivo mas por algum motivo não consegue
alcançá-lo Esse é o caso de figuras como Napoleão que apesar de todo seu poder e determinação não conseguiu criar o império glorioso que desejava niets não vê essa incapacidade de alcançar um objetivo como um problema em si o que realmente o incomoda é quando essa leva a desonestidade consigo mesmo um exemplo disso está no protagonista de noites brancas de dostoyevski ao final da história ele tenta se convencer de que está bem com a situação mas na verdade não está niet identifica esse comportamento como uma forma mais profunda de fraqueza uma que ele despreza com intensidade
em vez de enfrentar a realidade de frente admitir que seu desejo foi frustrado e lidar com isso o narrador prefere se enganar escapando para uma fantasia que o impede de aceitar a verdade em vez de continuar tentando conquistar n stenca ou buscar uma forma de crescimento pessoal ele apenas finge que já não a quer para nits isso é uma fraqueza que reflete a incapacidade de se superar e dominar a própria vontade não há um verdadeiro Progresso aqui apenas uma tentativa de escapar de uma verdade dolorosa niet acredita que no extremo essa fraqueza pode se transformar
em ressentimento e amargura em sua genealogia da moral Nietzsche sugere que quando as pessoas não conseguem obter o que realmente desejam seja poder amor Independência ou reconhecimento Elas começam a desvalorizar esses próprios Desejos em vez de admitir o fracasso preferem dizer a si mesmas que na verdade não queriam aquilo transformando em algo desprezível o que antes consideravam valioso vai muito além das fraquezas externas e explora nuances mais profundas abordando também as fraquezas internas aquelas que nos prendem de dentro para fora entre essas fraquezas ele fala sobre a busca sem culpa pelos próprios desejos sem se
apegar aos padrões de moralidade e sem pensar sempre no bem-estar dos outros ele critica o hedonismo não por ser antiético mas por demonstrar uma falta de organização da própria vontade no entanto antes de aprofundar nesse ponto vale a pena lembrar que a ideia de vontade para é complexa e muito debatida ele mesmo revisita alguns pontos ao longo de sua obra especialmente em seus escritos póstumos nos últimos escritos de niet ele começa a usar o termo fraqueza de uma maneira muito diferente agora fraqueza Deixa de ser apenas uma questão de força física ou externa e passa
a representar algo muito mais profundo I à organização da própria vontade niet via a vontade de uma maneira única quase como se nossa mente fosse composta por várias forças internas cada uma puxando para um lado competindo para nos guiar em direções diferentes Pode parecer uma ideia abstrata mas se encaixa perfeitamente com o que vivemos no dia a dia Imagine que em um momento você quer fazer uma xícara de chá mas logo pensa em cozinhar algo antes de decidir surge a vontade de ir à loja comprar algo diferente para beliscar esses impulsos cada um puxando para
um lado podem parecer triviais mas quando não são organizados de maneira coerente acabam nos deixando desorientados e sem uma direção Clara e é aí que niet fala da vontade desorganizada quando não conseguimos coordenar nossos desejos e agir com foco ficamos paralisados sem conseguir dar Passos firmes na direção que queremos dá para perceber como isso se conecta com a ideia de fraqueza que ele mencionava antes se não conseguimos tomar decisões consistentes e nos comprometer com elas acabamos deixando de lado nossos desejos e sonhos essa falta de direção nos leva a uma espécie de niilismo onde sem
princípios sólidos para nos guiar acabamos sem fazer nada relevante um exemplo interessante é o do Rei Eduardo I da Inglaterra embora tivesse uma força bruta imensa e todo o poder do do Trono sua mente era instável e facilmente influenciada pelos favoritos da corte ele oscilava tanto que eventualmente essa inconsistência o fez perder a coroa e tragicamente a vida um rei com poder mas sem controle sobre sua própria vontade foi derrubado pela sua própria fraqueza Outro ponto chave da filosofia de Nietzsche é o conceito de compromisso de se comprometer verdadeiramente com algo em assim falou zarathustra
niets descreve a última etapa do uberm o Superhomem essa etapa simboliza a capacidade de criar e seguir os próprios valores guiando suas ações conforme princípios que ele mesmo escolhe nesse ponto o Iber mench define seu próprio caminho e evita tanto o niilismo da inação quanto da dispersão onde a vontade se divide de tal maneira que não se compromete com nada se perdendo em mil direções niet não falava apenas sobre como se fortalecer mas sobre como dar sentido e direção à nossa vontade para que possamos viver de acordo com o que realmente escolhemos a ideia de
fraqueza em niet tem uma relação muito forte com o conceito de superação de si mesmo à primeira vista isso pode parecer complicado pois niet explora o termo de maneira Sutil mas basicamente estamos falando da capacidade da vontade de se alinhar e seguir uma direção única em outras palavras a vontade consegue impor força sobre si mesma e isso é o que constitui a autossuperação niet usa os termos poder e fraqueza de uma forma diferente da que estamos acostumados é poder não é apenas Alcançar objetivos mas também vencer resistências especialmente aquelas que vem de dentro é como
manter a vontade firme e direcionada quase como uma intenção que permanece inquebrantável imagine isso como uma determinação que não vacila uma força interna que mantém o foco para ilustrar isso podemos pensar no personagem de malenkov da película a morte de Stalin ele é retratado como alguém sem uma vontade firme mudando de acordo com a influência de quem fala com ele no fundo ele mostra a fraqueza que niets criticaria a incapacidade de Resistir às influências externas e de manter uma postura que seja verdadeiramente sua a vontade de malenkov não é algo próprio pertence a quem o
influenciou mais recentemente Claro Isso é apenas uma representação na película não um julgamento histórico sobre o verdadeiro malenkov Nietzsche desprezava esse tipo de fraqueza até os personagens de a morte de Stalin condenam esse comportamento pessoas assim não podem ser confiáveis nem para os outros nem para si mesmas quando alguém é volúvel suas palavras perdem valor o filósofo byung chul han argumenta que a confiança existe exatamente para preencher essa lacuna de controle e informação Nunca sabemos Com certeza o que os outros farão então dependemos da confiança para apostar que eles cumprirão suas promessas ser confiável nesse
sentido é ter poder porque as pessoas começam a acreditar no que você diz e a depender de você e algo que niet sugere que todos no fundo desejam no caso de malenkov ele não foi considerado adequado para liderar a União Soviética exatamente por essa fraqueza e falta de firmeza é como se a comédia política da película oferecesse uma lição filosófica Nietzsche também condenava essa falta de organização da vontade porque acreditava que sem uma vontade estruturada é impossível superar o niilismo para ele alcançar grandes feitos que deem sentido à existência humana é o que nos diferencia
de outros seres Nietzsche tinha uma obsessão intrigante queria que a humanidade alcançasse seu máximo potencial para ele isso só seria possível se todas as facetas da nossa vontade seguissem uma única direção segundo ele é impossível levar uma vida verdadeiramente significativa se nossa vontade não for forte e alinhada sob nosso controle isso não é apenas uma questão prática embora também seja sem essa consistência as pessoas ao nosso redor dificilmente confiarão em nós O que torna nossos objetivos mais difíceis de alcançar mas há também uma questão filosófica mais profunda aqui niet acreditava que sem uma vontade poderosa
e organizada qualquer sofrimento ou dificuldade poderia nos empurrar diretamente para o niilismo para o desprezo pela própria vida essa ideia é fundamental na filosofia de niet e nos faz perceber que a fraqueza não é tão inofensiva quanto muitas vezes parece isso soua até familiar não uma vontade desorganizada significa que os outros não podem confiar em nós mas pior ainda nem mesmo nós podemos confiar em nós mesmos e essa falta de autoconfiança pode desestabilizar todos os aspectos de nossa vida com isso em mente vamos mergulhar em uma das posturas mais polêmicas de Nietzsche a visão de
que a compaixão humana não é tão inocente quanto parece para ele esse sentimento pode ser em muitos casos desastrosamente destrutivo em geral somos incentivados a ser compassivos desde a infância aprendemos a cuidar daqueles que estão em situações mais frágeis e a compaixão costuma ser o caminho escolhido para isso no entanto niets ao contrário do que muitos pensam não promovia uma postura Cruel ou de abuso de poder ele via esse tipo de atitude como uma demonstração de insegurança algo como um adulto se vangloriando por vencer uma uma criança em uma partida de tênis contudo ele tinha
uma crítica profunda ao uso da compaixão como mecanismo para motivar ajuda percebendo nela uma certa falsidade e o potencial para consequências negativas inesperadas como é comum nas ideias de niet essa visão é polêmica e embora haja algo valioso nela não se sinta obrigado a concordar com tudo só porque niet disse algo isso não o torna uma verdade absoluta para niet a busca por poder Ocupa um lugar central na psicologia humana ele acreditava que nosso desejo de obter poder seja sobre nós mesmos ou sobre o mundo ao nosso redor molda uma série de comportamentos como ambições
profissionais acumulação de riqueza práticas de aut sacrifício e até mesmo o martírio e para ele a compaixão Especialmente quando solicitada estava profundamente ligada a essa dinâmica de poder nit viia a compaixão quando proveniente de quem tem pouco poder como uma espécie de arma Sutil em vez de agir diretamente essas pessoas usariam a compaixão para recrutar a ajuda de outros sem necessariamente assumir qualquer responsabilidade ou dívida em troca isso é bem diferente de pedir ajuda a um amigo ou fazer um acordo de igual para igual na visão de niet as pessoas que pedem Piedade sem dar
algo em troca acabam se posicionando como indefesas quase infantis como se se dissesse não posso fazer nada por mim mesmo e então Alguém precisa fazer por mim para niet Isso é uma forma de desonestidade e ele acreditava que a natureza valoriza profundamente a honestidade nas relações um exemplo disso pode ser visto em uma comparação com uma piada onde alguém provoca pessoas mais fortes e quando recebe uma resposta à altura diz algo como ó não me bata sou só um pobre coitado essa tica de manipulação tenta influenciar os outros através da Piedade usando uma falsa vulnerabilidade
como escudo nietz criticava a piedade por dois motivos principais primeiro pela desonestidade Essa maneira de manipular os outros sem assumir o peso de suas próprias solicitações e segundo porque ele acreditava que a longo prazo essa dinâmica não traz benefícios duradouros para niet depender da Piedade para ser sustentado pode funcionar a curto prazo mas com o tempo leva Num sentimento de desvalorização e vazio já que a pessoa percebe que nunca está realmente alcançando o que desejaria no final A Busca Pela Piedade Pode até ser um esforço para aliviar uma situação difícil mas no fundo essa situação
permanece negativa para Nietzsche a verdadeira força e autenticidade vem do fato de não depender dos outros para lidar com nossas dificuldades mas de enfrentá-las de frente com honestidade e responsabilidade vamos falar de um conceito poderoso que niet tinha sobre a piedade e a magnanimidade ele via a piedade Especialmente quando proveniente de alguém mais forte como algo disfarçado era completamente diferente quando uma pessoa estava tão segura de si mesma tão plena em sua força que ajudava os outros porque queria porque sua Copa transbordava o ato de oferecer piedade de maneira genuína é bem diferente de uma
tentativa de manipulação niet via a piedade como uma armadilha algo que prende e enfraquece o outro alimentando uma dependência mesmo quando vem de uma posição de poder é desonesto para ele a própria natureza detesta qualquer coisa que contenha um pingo de falsidade para explicar melhor pense em uma situação de relacionamento abusivo às vezes uma pessoa abusiva usa táticas manipulativas para fazer com que seu parceiro dependa dela a estratégia pode envolver as habilidades do parceiro até convencê-lo de que não sobrevivia sem essa ajuda com o tempo a pessoa acaba acreditando nisso pois não tem novas evidências
para provar oo esse tipo de controle é o que niet compara com a piedade disfarçada a intenção de manter o outro preso absorvendo sua autonomia para benefício próprio agora imagine que a vítima dessa relação até pede ajuda admite estar sobrecarregada pela vida em uma situação saudável o parceiro encorajaria o outro a buscar sua própria força a recuperar sua independência aos poucos niet pensava que a pessoa que pratica a piedade faz o oposto como se dissesse eu ajudo mas só porque quero que você dependa de mim assim eu aumente meu poder sobre você isso seria como
um empréstimo com juros altos algo que só traz mais submissão niet descreve em Além do bem e do mal que os novos filósofos a aqueles que ele acreditava que seriam os verdadeiros transformadores de valores para o futuro deveriam se opor a essa mentalidade de Piedade ao invés disso deveriam incentivar todos a abraçar seu próprio impulso de poder ajudando-os a desenvolver sua força não a amolece Esse é um dos ensinamentos de zarathustra para seus seguidores a natureza veria essa atitude como magnanimidade não Piedade esses novos pens não manipulam os fracos eles realmente se dedicam a ajudá-los
a fortalecer suas próprias bases embora pareça Sutil a diferença entre um parceiro abusivo e um parceiro que realmente ajuda é a mesma que nietz usava para ilustrar a dinâmica entre Piedade e ajuda verdadeira para ele essa interação tóxica era uma consequência da fraqueza tanto de quem busca a piedade para obter um pouco de controle quanto de quem oferece piedade para manter o outro sob seu domínio quem realmente for forte segundo niet agiria com magnanimidade não usaria a situação de forma maliciosa niet acreditava que o maior poder era ser tão seguro de si tão independente e
confiante que não precisaria reafirmar esse poder sobre ninguém para lembrar a si mesmo de que ele existe você sabe que ele está lá e se sente bem com isso ao ponto de poder até valorizar o poder dos outros e a rivalidade que vem dis Esse é o tipo de força que em vez de se esconder atrás da manipulação realmente busca ajudar de coração niet via como o exemplo mais próximo do que ele chamava de uberm além do homem mas não um comandante de exército ou um tirano era um gênio criativo alguém que revolucionou a Europa
apenas com seu talento e intelecto esse exemplo ajuda a desmantelar a imagem de niet como defensor do despotismo Na verdade o El era a fraqueza disfarçada de Piedade a falsidade de uma ajuda que só serve para controlar e é precisamente aqui que encontramos uma das raízes mais profundas e intrigantes da filosofia niana o rejeição a uma vida guiada pela fraqueza e a busca por uma verdadeira afirmação da existência já parou para pensar em como deveríamos avaliar uma Filosofia de vida muitos responderiam que a medimos pela sua verdade no entanto tinha uma visão um pouco diferente
ele não era contra a ideia de verdade mas acreditava que as filosofias que tratam do valor da vida ou de como vivê-la não podiam ser julgadas de forma objetiva no final todos estamos presos ao nosso próprio ponto de vista pessoal e nossa experiência está limitada ao que vivemos quando saímos por aí afirmando como a vida realmente é esquecemos que só temos acesso ao nosso mundo interno nem sequer conseguimos olhar a vida de fora de maneira Imparcial foi por isso que niet se distanciou do pessimismo e das filosofias que o acompanhavam pois percebeu que tentar julgar
a vida em sua totalidade separada das vivências de cada um era na verdade algo bastante absurdo dado que não podemos avaliar a vida de maneira racional ou objetiva niet nos propõe uma escolha podemos rejeitar a vida e considerá-la negativa ou podemos aceitar e considerá-la positiva mas há uma armadilha em cada escolha negar a vida é um caminho que leva a autodestruição enquanto aceitar a vida é um enorme desafio Talvez um dos maiores que existem É nesse ponto que niet introduz um conceito fascinante o amor Fati ou amor ao destino inspirado pelos estóicos niet levou essa
ideia a um extremo ele queria entender como poderíamos amar a vida mesmo em suas partes mais escuras e desagradáveis e para ele isso não era um mero exercício intelectual Nietzsche viveu grande parte de sua vida lidando com uma doença crônica que o deixava imobilizado por longos períodos em vez de se lamentar Ele usou essa dor como combustível para suas reflexões esse sofrimento passou a ter um significado algo que quase se orgulhava de carregar foi assim que encontrou uma forma de aceitar e até Celebrar o sofrimento mas ele sabia que esse amor ao destino exigia um
tipo de força muito particular não o poder sobre os outros mas o poder de superar a si mesmo curiosamente essa forma de Fora levou niet a admirar profundamente figuras Como Jesus sim ele critica o cristianismo mas via em Jesus um exemplo de Alto controle extremo ausência de ressentimento e até uma dose de amor ao destino Jesus não era um conquistador mas para niet sua força interna era Colossal por outro lado ele acreditava que os pensadores de espírito mais fraco podiam ser perigosos causando não apenas dano a si mesmos mas também pessoas ao seu redor e
a sociedade essa visão intensa de niet sobre como aceitar e até amar as partes mais cruéis da vida para fortalecer continua a inspirar embora seguir esse caminho exija uma coragem descomunal em O Crepúsculo dos Ídolos Nietzsche lança uma crítica ácida contra Sócrates um dos grandes pilares da filosofia questionando sua postura frente à condenação e morte especialmente pela forma como o filósofo tratava a vida em fedon Platão apresenta Sócrates defendendo que um verdadeiro filósofo não teme a morte para ele morrer seria uma libertação das limitações do corpo uma fuga das indignidades da existência Essa visão de
que a razão deve desvalorizar a vida não foi apenas de Sócrates schopenhauer também a defendeu descrevendo a existência como um peso quase insuportável algo a ser suportado até que se encontre a paz na inexistência niet se estivesse aqui hoje Provavelmente criticaria o movimento antinatalista da mesma forma pois essa corrente sugere que não vale a pena iniciar uma vida por causa do sofrimento inevitável que ela carrega paraan pensamentos assim são sinais de fraqueza uma rendição disfarçada de filosofia isso é o oposto do amor Fati o compromisso viceral com a vida independentemente das dificuldades em vez de
abraçar a vida como ela é essas filosofias promovem um distanciamento intelectual Como Se a vida fosse algo a evitar mas por que isso importa Nietzsche acreditava que essa forma de pensar quando se propaga Em uma sociedade age como um veneno que corroi seus Val valores e enfraquece seus membros levando-os à decadência ele via essa dinâmica especialmente no cristianismo Especialmente na versão pregada por São Paulo que exaltava a castidade e a abnegação embora admirasse Jesus ni criticava a ideia de ver a vida apenas como uma preparação para algo maior no além para ele essa concepção esvaziava
o valor do presente encorajando as pessoas a desprezarem a vida terrena em favor de uma esperança futura ao negar nossos impulsos mais básicos niet acreditava que estávamos desconectados do que nos torna vivos e fortes ele via essa negação como um roubo de nossa energia Vital aquele instinto feroz que nos impulsiona a lutar e viver plenamente na visão de nietz as filosofias criadas por aqueles que ele considerava fracos terminavam propagando a mesma fraqueza era como se houvesse uma dinâmica de que a miséria adora a companhia aqueles que se sentem enfraquecidos seja fisicamente ou emocionalmente tendem a
arrastar outros para essa visão limitada da vida uma forma de propagar essa fraqueza é usar a moralidade como arma mas outra é disseminar a ideia de que a vida em si não tem tanto valor mas e se acreditamos que a vida não tem valor o que nos impulsiona a desfrutá-la Por que buscar significado lutar pelo que que queremos ou até levantar da cama todos os dias niet acreditava que certas filosofias de fraqueza que rejeitavam a vida contribuíam para um niilismo passivo e um sentimento constante de insatisfação para ele essas ideias não eram filosofias legítimas mas
verdadeiras doenças do espírito dignas de seu desprezo embora não Concorde completamente com ele especialmente em sua interpretação de Sócrates percebo um fundo de verdade na crítica Ger existe uma resistência a mostrar entusiasmo pela vida ou por qualquer coisa que saia dos padrões estabelecidos de ser otimista em alguns círculos é visto com desconfiança e uma pessoa que mantém uma atitude mais alegre acaba sendo rotulada de ingênua ou até tola essa postura no entanto vai além da cultura local e também se reflete em pequenos grupos sociais muitas vezes basta que uma pessoa particularmente cínica ou pessimista influencie
todo o ambiente tornando qualquer expressão de otimismo algo arriscado ou no mínimo motivo de zombaria niet observava isso com preocupação acreditando que as filosofias pessimistas prosperam porque algumas pessoas não são suficientemente fortes para sustentar sua visão otimista e assim arrastam outros para sua visão negativa da vida