E aí E aí E aí Ah mas eu tô falando aqui toda hora sobre o indígena vocês tão vendo que eu não tô usando a palavra índio vamos falar um pouco sobre essas nomeações então nos diz construíram um pouco aqui esses estereótipos Então primeiramente é legal vocês entenderem que essas narrativas elas acabavam colocando todas essas populações estão diversas tão heterogêneas como se fossem uma só então pra começar o próprio termo índio é um erro histórico se vocês lembrarem o Cristóvão Colombo quando chega na América ele achava ele acreditava que estava nas índias então ele vai
nomear essa população que já estava ali de índios é claro que durante muitos anos esse termo foi utilizado muitas vezes até entre os povos indígenas nós temos ali essa nomeação mas é importante que vocês sempre problematizem esse conceito Porque então utilizar um outro termo porque esse outro termo ele vem e essa problematização nós não estamos colocando Esses povos como se fossem uma coisa só que no vídeo vocês viram que eu utilizei o termo indígena porque ele significa aquele que é da terra então claro que o mais adequado mas correto é a gente nomear Esses povos
pelas suas etnias então eu posso falar dos cremacs dos ianomâmis os Guaranis mas quando eu não sei a etnia ou quando eu quero me referir de forma geral o termo indígena aparece mais adequado aqui no Brasil gente utiliza Então esse termo mas por exemplo se vocês pensar em outras regiões da América que também tem povos originarios na Bolívia por exemplo o termo índio é considerado pejorativo é considerado quase como um xingamento é alguém que não tem modos que não é civilizado então é sempre importante você antes mesmo de nomear e de pensar e você tentar
entender o contexto desse local mais nós estamos falando aqui dos povos indígenas do Brasil tem outros termos importantes que a gente pode desconstruir também o tema que foi muito utilizado pelo colonizador não só para colocar todos esses povos como se fossem únicos mas também tá inferiores ao seu tipo de organização social e política foi o termo tribo Então por muitos anos esse termo foi utilizado e ele não é o mais adequado Então seria mais interessante a gente utilizar por exemplo o termo povos ou comunidades é para nomear essa população que vive ali reunida em torno
geralmente de uma etnia outro termo que é muito importante de ser desconstruído e eu garanto que você já deve ter ouvido falar na escola você já deve ter pelo menos ouvido falar por aí na mídia é a ideia de lendas indígenas Então por muitas vezes vem aquele estereótipo das Lendas A Lenda da Mandioca a lenda do Deus sol da lua das as minhas II são tratadas dessa forma né como lendas como coisas inferiores quando você usa o termo lenda fica aparecendo que algo fantasioso que algum mentiroso Mas por que que é importante a gente problematiza
isso o que para muitas etnias para muitos povos para Muitas comunidades essas entre "lendas são as crenças dessa população Então por que não chamar essas histórias que tentam narrar que tentam explicar as infestações da natureza como mitos porque é isso que eles são né quando a gente aprende por exemplo os mitos gregos na escola quando a gente aprende os mitos nórdicos nós o chamamos assim de Mitos né até mesmo quando a gente pensa na questão da mitologia Cristã E por que não chamar de Mito também essas crenças indígenas bom pessoas para continuar nossa aula então
além de todas essas bom então agora eu vou falar um pouco para vocês sobre quem são os povos indígenas como Esses povos se organizam Quais foram as conquistas de cidadania que essa população conseguiu aqui no Brasil no século 20 no século 21 certo bom da chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500 estima cê quer ver um mais ou menos aqui cinco milhões de indígenas certo e tem dados históricos aí que chegam a afirmar que somente uma etnia indígena que eram os Guarani representavam mais ou menos ali um milhão de pessoas na época é claro que
esse número se reduziu com os milhares de anos de perseguição de genocídio e do povo indígena mas nós temos aí hoje pesquisas que demonstram Qual é o tamanho dessa população na atualidade último censo que a gente tem informação sobre essa população fim de 2010 que indica quase 900 mil indígenas pessoas que se autodeclararam indígenas entre 2.000 e 2010 nós tivermos aí um salto demográfico dessa população né não é que esteve mais Nascimento né da população indígena mas que nós tivermos ali condições de digitar da Nia de movimentos sociais condições que deixaram essa população vamos assim
mais à vontade para se reconhecer como indígena assim como foi com a questão do afro-brasileiro entre essas esses 900 mil pessoas nós temos aí mais ou menos 305 etnias Mas provavelmente esse número ele é um pouco menor do que a realidade porque esse senso ele não está considerando a etnias específicas certo inclusive de acordo com uma ONG conhecida como Isa que é o Instituto socioambiental em 2017 há mais ou menos 236 etnias vivendo no Brasil e mais ou menos de 35 a 40 grupos chamados de isolados porque são populações que não estão ali em contato
com o homem branco né com o não indígena ou muitas vezes por opção não querem esse contato certo sobretudo na Amazônia Esses povos isolados podem ser a entre mais ou menos 500 a 1.000 pessoas e podem ter outras populações isoladas ainda não conhecidas é interessante entender também que boa parte dessa população fala o português mas fala também a sua própria língua da sua etnia específica por isso é interessante a gente tem ler que não falamos apenas o português no Brasil esse levantamento de dados é extremamente importante porque Além da questão da obrigatoriedade do ensino de
história e da cultura indígena com esse o centro de dados nós temos ali uma representatividade dessa população é importantíssimo que os estudantes vocês estudantes e até mesmo nós já adultos reconheçamos que essa população é significativa que ela existe até mesmo para que nós saibamos um pouco mais sobre nosso passado da nossa família final se a gente pegar o Brasil né a gente tem ali essa mistura de etnias Então essa representatividade é muito importante inclusive para você aí que é estudante para se reconhecer dentro desse contexto para falar um pouquinho aqui da organização social desses povos
é importante ainda entender que toda vez que eu tiver falando de organização social organização política eu não posso falar aqui para vocês que existia o único tipo que existe o único tipo de organização até porque se são tantas etnias são tantas línguas diferentes nós temos também organizações políticas sociais e religiosas em diferentes nenhuma delas é homogênea nenhuma delas é toda igual e a gente não pode cair no risco né de cometeu o mesmo erro né de cometer a mesma ideia do nosso colonizador então falando sobre a organização social dos povos indígenas entre eles não se
consideram como parentes quando eu falo Essa palavra não significa que é o seu parente mais próximo da família ali nuclear pai e mãe irmãos mas são todos aqueles que de certa forma se reconhecem tem uma identidade uma cultura crenças em comum cada povo indígena Como eu disse organiza de uma forma até porque depende muito da crença que essa população tem que a sua visão de mundo tem que a gente chama ele de cosmologia Então dependendo dessa cosmologia é que acontece um certo tipo de organização mas para falar um pouco sobre ela né generalizando Mais ou
menos como foi e eu vou dar aqui algumas características em geral a organização dessa população Numa família muito Essência certo que geralmente é considerada como uma unidade social única e essa família extensa ela tá sempre torno de um Patriarca ou de uma matriarca e geralmente essas relações se dão ou por meio do parentesco ou por meio ali de afinidades políticas ou econômicas quando eu falo de família extensa aqui pessoal eu tô falando de uma família bem diferente do que nós estamos acostumados ou até mesmo da família europeia não só o pai a mãe e os
filhos vamos ver assim mas também genros as noras cunhados e outras famílias que podem vamos assim se afiliar se ligar essa família toda essa cosmovisão nessa visão de mundo que eu disse para vocês ela orienta então o dia a dia dessa população inclusive essas mitologias elas vão orientar também em casamentos os usos das plantas para medicina por exemplo os animais para cura de doenças além de muitos hábitos do cotidiano dessa população essa cosmovisão também vai orientar o local e como moram essa comunidades população indígena muitos moram às margens dos rios ou dentro de pequenas malokas
outros vivem no interior da floresta ou nas montanhas alguns deles não é podem viver também ainda praticando a pesca a caça agricultura coleta de frutas silvestres tudo isso depende muito da região e de como é a cosmovisão dessa população mas é importante entender que a terra né e a quantidade de terra e dependendo do local onde essas pessoas estão vai influenciar na vida que elas vão viver então quanto maior as terras quanto mais extensa as mas essa população tem com Bom dia alimentação de fazer os seus rituais e de conviver de forma recíproca com outras
populações também é por isso que as relações de aliança são extremamente importantes entre as comunidades indígenas além da família dos parentes Como eu disse serem a base para essas comunidades Nós também temos ali os processos de aliança as alianças elas vão se estabelecer de acordo com as necessidades da época e do local e elas podem ser temporárias ou não muitas vezes essas alianças acontecem com troca de mulheres com troca de locais que podem ser privilegiados com vários recursos naturais ou até mesmo entre etnias que são inimigas é legal entender também que essas alianças e essas
relações de parentesco formam a base da vivência dessa população formam a base também da produção da troca e do consumo por isso e são nos bens e do consumo são feitas a partir dessas alianças a partir dessas relações de parentesco bom pessoal mas para além dessa organização Esses povos indígenas vieram aí de séculos de resistência resistência à invasão das suas terras ao genocídio da sua população muitas vezes causadas por doenças ou até mesmo pelos assassinatos de forma direta mais uma resistência também vem acompanhada da organização em movimentos indígenas como a gente tá falando aí de
várias etnias e de uma situação bem de festa também a gente pode falar que a organização em movimento indígena dessa população também não é única existem vários movimentos indígenas por aí mas a organização de forma mais complexa e sistemática ela começa a acontecer a partir da década de 70 e fica mais forte na década de 80 se a gente pegar o contexto das a hora da história do Brasil a gente tá falando aí do período final da ditadura início da democratização então a articulação de lideranças de movimentos e da população indígena trouxe muito forte aí
uma agenda incomum agenda de luta em comum que seria pela questão das terras a questão da Saúde da Educação de direitos desses povos como cidadãos de fato então na nossa Constituição de 1988 também conhecida como a constituição cidadã nós temos aí a garantia desses direitos aos povos indígenas por conta dessa movimentação alguns direitos eu vou citar aqui para vocês foram muito importantes e são destaque até hoje exemplos dessas conquistas dos movimentos indígenas não precisa direitos obviamente conquistados em 1988 a participação política dessa população indígena então nós temos aí agora prefeito já tiver o feitos deputados
vereadores indígenas programas né governamentais inovadores com o por exemplo projeto de proteção às terras indígenas da Amazônia Legal o distrito sanitário especial indígena EA carteira indígena além disso a proposta de educação escolar indígena específica e diferenciada que é uma educação bilíngue pluricultural autônoma e principalmente Auto gestado pelos indígenas por fim as demarcações de terra principalmente na Amazônia é importante entender que essa cidadania não é comum e nem única ela precisa ser plural e específica para as necessidades dessa população bom mas apesar dessa Conquista os últimos aí 30 anos desde a nossa Constituição não foram fáceis
e continuam aí não sendo que a população indígena nós temos aí vários desafios e importantes principalmente porque ainda temos esse estereótipo dessa é como uma população transitório aqui um dia vai deixar de existir ou até mesmo disputas por questões políticas e econômicas com relação à moradia dessa população eu trouxe aqui alguns exemplos só para vocês terem noção dessa desses desafios e que são muito atuais são descendo aqui de 2020 tá peguei algumas notícias Principalmente nesse contexto que a gente tá falando aqui de pandemia e mostram como essa situação afetou a população indígena então nós temos
aqui eu peguei esses dados que são desse mês de julho de dois mil e vinte ao todo 445 indígenas já faleceram de covide e 12048 foram infectados de acordo com a articulação dos povos indígenas do Brasil o que indica que 124 povos já foram afetados pela pandemia as comunidades alegam principalmente que Os Invasores e para um dessa situação que tem menor fiscalização para entrar no seus territórios e acabam levando o vírus também temos aí o governo federal vê tá no trechos de um texto que previa ser obrigatório fornecer o acesso a água potável a distribuição
de cestas básicas e a distribuição gratuita de material de higiene limpeza e desinfecção das Aldeias além de garantia oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva então o governo vetou essas obrigações EA obrigação de comprar ventiladores e máquinas de oxigênio sanguínea para essas comunidades e por fim por essa questão de vamos dizer assim flexibilização da fiscalização por conta da pandemia o território dos Yanomami que é um território extremamente importante na Amazônia brasileira está sendo afetado por garimpeiros que estão voltando com força ali na área e que tinham sido expulsos no início da década de
90 bom pessoal como eu Olá esse vídeo ele foi só para iniciar uma discussão para que vocês possam aprofundar a [Música]