4 Virtude da Justiça - PADRE PAULO RICARDO

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Gisele Santos
Esta é a quarta pregação sobre as virtudes que faz parte da Coletânea SAÚDE DA ALMA, do Pe. Paulo Ri...
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Gostaríamos agora de falar da virtude da Justiça bom estamos falando de virtudes humanas não é são as virtudes cardeais é interessante notar e aqui gostaria de gastar um tempinho explicando porque é que essas virtudes são chamadas de cardeais porque elas andam de vermelho como os cardeais não as virtudes são virtudes cardis porque a palavra Cardeal que vem de Cardo Cardo é o eixo ao redor do qual giram as outras virtudes então existem outras virtudes além dessas quatro não é acontece que estas quatro são o eixo ao redor do qual giram as outras virtudes as outras
virtudes dependem delas não é por exemplo a virtude da temperança tem outras virtudes que dependem dela por exemplo a virtude da castidade que é uma virtude vem da temperança a virtude da sobriedade vem da temperança então existem outras virtudes que derivam destas quatro virtudes Então as quatro virtudes cardeais são as virtudes fundamentais então vejam nós já vimos três virtudes temperança prudência e Fortaleza usando a comparação de Platão nós víamos hoje de manhã que existem três realidades em nós uma é a razão uma razão que está no seu lugar devido é a virtude da Prudência outra
realidade que está em nós é a ira a ira bem utilizada é a virtude da Fortaleza e uma terceira realidade é o desejo e o desejo moderado equilibrado é a virtude da temperança Ok então já vimos essas três coisas a pessoa Sadia com estas três virtudes e agora então vamos ver a justiça primeira coisa que a gente tem que dizer a respe da Justiça que não sobrou nada para ela né Se nós já vios essas três partes o que é que sobrou para a virtude da Justiça é que a virtude da Justiça não é uma
virtude que diz respeito ao indivíduo somente mas diz respeito ao relacionamento do indivíduo com as outras pessoas com a sociedade então a primeira coisa que nós nós devemos dizer é que existe na pessoa Sadia um bom relacionamento das partes da alma das faculdades da Alma eu tô usando a palavra partes mas uma palavra inadequada são as faculdades da alma a faculdade intelectiva irací e concupiscível usando uma palavra mais fácil de entender a vont e o desejo precisam estar organizadas esta organização quem manda a prudência a Fortaleza a temperança mas existe a organização também do nosso
relacionamento com as outras pessoas Nós não somos uma ilha nós precisamos organizar nosso relacionamento com os outros e aqui então a virtude da bom mas ninguém acha que a justiça é uma virtude isso é o problema Ou seja você entende o que é a justiça a justiça para nós é uma reivindicação não é isso queremos Justiça você entra com um pedido no tribunal eu quero Justiça todo mundo entende o que que é justiça O que é a justiça justiça é atribuir a cada um aquilo que é seu em latim se diz unicuique a cada um
o seu justiça é dar a cada um o seu Jesus disse mais ou menos isso quando ele disse assim dai A César o que é de César e a Deus o que é de Deus Ou seja a cada um a gente tem que dar aquilo que lhe pertence o devido Isto é a justiça mas o que é a virtude da Justiça a virtude da Justiça é a virtude que tem a pessoa que faz a justiça sem grandes [Música] esforços por exemplo imagine uma criança ela vai aprendendo que existem coisas que são dela e coisas que
são dos coleguinhas de repente seu filho chega em casa com um brinquedo diferente onde que você pegou isso menino Ah eu ganhei Quem deu para você aí não sabe dizer quem deu Ah foi o tio não não foi seu tio falei com ele não foi ele quem deu isso para você quem deu isso para você Ela surrupiou afanou roubou né mão leve levou da casa do amiguinho muito bem você vai agora entregar você vai lá devolver e pedir desculpas você vai e ensina para a criança a praticar a justiça entendeu o que que é justiça
a criança fez porque você tava lá no bresto hã ela fez um ato de Justiça mas ela ainda não é uma pessoa justa ela não tem a virtude da Justiça a virtude da Justiça é quando ela fez a justiça uma vez duas vezes três vezes quatro vezes 10.000 vezes e aí ela finalmente aprendeu aí você imagina ela já crescida adolescente ela vai à padaria compra um doce e a menina do caixa dá um troco errado e dá dinheiro a mais quando ela tá na calçada que ela vai ver o dinheiro e Verê que tem dinheiro
a mais ela volta e diz moça a senhora me deu dinheiro a mais isso não me pertence isso é seu essa é uma criança justa ela tem virtude para ela não custou nada isso para ela custaria ficar com aquele dinheiro que não lhe pertence ela não ficaria tranquila se ela ficasse com aquele dinheiro Eis aí uma pessoa que tem a virtude da Justiça a virtude da Justiça é quando a pessoa habitualmente faz a justiça é conatural é interessante nós notarmos isto com relação às virtudes isso vale com relação à justiça e Vale com relação a
todas as outras virtudes que nós estamos falando aqui é importante a gente notar isto em que consiste uma virtude Vejam o que é que eu coloquei para vocês um ato de Justiça não é a virtude da Justiça dois atos de Justiça não é a virtude da Justiça mas é dezenas de atos de Justiça fazem com que a pessoa fique virtuosa porque a a virtude se torna uma como que segunda natureza Deixa eu explicar é a questão do hábito quem é que dirige aqui quem tem habilitação para dirigir levanta a mão quem tem habilitação para dirigir
muito bem vocês sabem exatamente do que eu estou falando você vai está dirigindo de repente uma bola cruza a rua você imagina vem uma criança atrás você diminui a velocidade do carro quando vem a criança você freia e para o carro e isso você faz sem grande esforço agora imagine que a criança vai cruzando a rua e você que não está habituado a dirigir tivesse que pensar a criança vem eu vou ter que parar para parar eu preciso p o pé direito no freio enquanto o esquerdo vai pra embreagem eu ponho primeira embreagem ou primeiro
freio Ah é assim Enquanto isso a criança já virou patê debaixo dos Deus do seu carro é ou não é verdade se você tiver que pensar tudo isso você atropelou a criança faz hora dirigir é um hábito é uma segunda natureza assim como você caminha não é eu caminho aqui olha tô caminhando eu sei parar parei isso é natural no carro a mesma coisa quando você está no carro você quer parar para você parar já é sin de fazer esse gesto com o pé parou é automático você não pensa é uma segunda natureza é um
hábito então o hábito ele é assim você faz faz faz faz faz faz até que finalmente aquilo não te custa absolutamente nenhum esforço quem toca né você toca o teclado quem toca o teclado não fica pensando agora vou dar um acorde dó maior dó maior Deixa eu pensar é d sol que dedo que eu uso mesmo é esses daqui não não é se você toca você não fica pensando você faz alguém dá o gesto para você D maior você já engata não D maior nem tá pensando no que você tá fazendo é uma segunda natureza
não é então a pessoa está habituada quem toca um violão quem toca teclado quem toca piano toca está habituado de tanto repetir aquilo aquilo custou esforço sim porque Quantas horas de treino Quantas horas de estudo para você chegar a isso aí você nasceu tocando teclado não não né teve que estudar né teve que praticar teve que treinar muito bem é assim mesmo é isso mesmo nós treinamos e de repente a gente consegue fazer as coisas sem grande esforço por isso é um hábito um hábito bom a gente chama de virtude um hábito mau a gente
chama de vício hábito bom hábito mau um ato ainda não é o hábito Ah eu fiz um ato de fé ainda não é a virtude da Fé vocês lembram o antigo catecismo que nos ensinava a rezar a oração o ato de fé você fazia um ato de fé dois atos de fé três atos de fé até que finalmente você tinha a virtude da Fé essa era a ideia que estava por trás então vejam a virtude da Justiça é a pessoa que faz a justiça e faz tanta a justiça que aquilo já é uma segunda natureza
para ela para ela não custa dar ao outro aquilo que é do outro para ela paraa pessoa virtuosa custa ficar com o que não é dela ela ficaria com um drama isso não é meu Isso não me pertence uma vez eu eu na portaria de um hotel fui pagar a conta e o rapaz então foi atrás de moedinhas para me dar o troco eu disse não não mania de Brasileiro né Não não precisa da moeda não fica aí o rapaz olhou para mim e disse não é um valor a moeda é um valor é uma
moedinha mas é um valor e não me pertence Ele não disse não me pertence mas ele ele ficou admirado de não fica aí com a moeda não tem não é um valor veja a pessoa justa para ele não custou dizer aquilo é a reação dele então deu para entender uma coisa é a justiça outra coisa é a virtude da Justiça agora uma coisa com relação à virtude ao vício que é importante a gente ter presente os dois são hábitos hábito bom chama hábito mal chama vício mas o efeito não é o mesmo se eu tenho
a virtude da Justiça se eu tenho a virtude da temperança se eu tenho a virtude da PR eu tenho a virtude da Fortaleza já I esquecendo uma das virtudes deu branco agora se eu tenho a virtude da Fortaleza eu facilmente posso sair da virtude e fazer um pecado porque a virtude não escraviza eu sou Sempre Livre Para Pecar se eu tenho a virtude da castidade se a castidade para mim já é uma virtude eu vivo camente já é um hábito eu não estô na batalha Eu já estou na virtude da cdade eu estou habituado a
ter palavras castas pensamentos castos atitudes castas e já estou habituado a isso a qualquer momento eu posso pecar contra a castidade basta eu querer Eu Sou Livre Para Pecar completamente livre Para Pecar já com relação ao vício Não é assim se eu estou viciado no pecado Não basta dizer ah eu não faço mais o vício escraviza é uma das coisas que as pessoas não entendem não é por exemplo os alcoólatras os dependentes de droga etc eles acham não na hora que eu quiser eu paro Experimenta Experimenta parar para você ver não é fácil não o
cachimbo entorta a boca né um vício cachimba em torta a boca a gente fica viciado nas coisas por exemplo um vício de postura né quando a gente não sabe se sentar direito não sabe se pôr de forma correta a gente fica viciado tem um seminarista lá que toda hora meu filho senta direito meu filho senta direito porque ele se contorce na cadeira de um jeito que não sei nem descrever parece uma cobra na cadeira né não é só que ele fica relaxado sentado não isso aí todo mundo faz num momento de né tranquilidade relaxa na
cadeira mas ele ele se contorce na cadeira não sei como é que a coluna dele aguenta aquilo ele vai sofrer da coluna mas tá viciado e não é fácil sair de um vício mas é fácil sair da virtude Cochilou o cachimbo cai para sair da virtude é facinho então vejam só a primeira coisa aqui nós entendemos O que é a justiça justiça é atribuir a cada um aquilo que é o seu e o que é a virtude da Justiça a virtude da Justiça é uma característica da da pessoa que habitualmente já atribui a ao outro
aquilo que lhe é devido não não tá não pensa duas vezes em dar aquilo que não é dele pro outro não atribui com tranquilidade Essa é a virtude da Justiça pois bem e quais são os aspectos da virtude da Justiça primeira coisa gente nós vivemos numa cultura que por causa da influência marxista nós achamos que não tem esse negócio de propriedade privada isso desde a revolução francesa desde antes da Revolução Francesa jean-jacques Rousseau já eh era contra a propriedade privada ele dizia um absurdo não é um dos maiores Absurdos da história da humanidade é quando
alguém ergueu uma cerca para delimitar a propriedade e os outros acreditaram que aquilo é dele e o resto não é e ele acha que não tem propriedade privado e a partir daí também a nossa sociedade vive isto a gente acha que não tem essa coisa de propriedade privada como se houvesse como se toda a propriedade fosse uma usurpação como se toda propriedade fosse um roubo vejam que pensa bem que esse negócio no fundo no fundo tá na cabeça do brasileiro nós aos poucos estamos escorregando pro Marxismo sem notar tá acontecendo conosco por quê vejam como
por exemplo até os empresários brasileiros atenção até os empresários se sentem de alguma forma culpados por possuir sentem né o o o Fulano ele tem uma indústria ganhou dinheiro tem dinheiro e ele tem sei lá que carro um Honda Civic Sei lá não é um é um carro bom mas não é um um desplante assim um negócio do outro mundo tem um Honda Civic parece que ele se sente acanhado e todo mundo olha olha para ele assim dizer é né Você tem um Honda Civic né seu sem vergonha no Brasil nós colocamos na cabeça a
ideia de que ter dinheiro é pecado gente ter dinheiro não é pecado não se alguém tem algum problema de ter dinheiro por favor dá o dinheiro para mim que eu resolvo o seu problema viu se você acha que ter dinheiro é pecado eu vou aliviar você desse fardo vem cá dá o seu dinheiro para mim eu aceito dinheiro não é pecado nós precisamos ser bons administradores do que Deus nos concede nessa vida ter algo que é meu não é pecado é importante nós compreendermos que a posse não é uma usurpação se eu trabalhei se eu
herdei se eu ganhei não interessa o importante é que eu não tenha roubado eu tenho 1 milhão de dólares muito bem eu roubei não então isso não é pecado não tem por ter um complexo de culpa mas nós aqui no Brasil nos sentimos culpados teve um pouquinho mais de dinheiro você já vê que você se sente culpado você passa na Rua vê uma pessoa andando de fusca e você tá andando com um Honda cívic Você já se sente culpado de tá andando de Ronda você vai dizer padre mas e a solidariedade com os pobres Ah
bom aí são outros 500 aí é outra coisa é outra coisa nós podemos e devemos ser generosos mas uma coisa uma característica típica da Justiça somente a pessoa justa é que é capaz de fazer aquilo que vai além do devido a generosidade somente quem é justo é capaz de ser Generoso quem quem é injusto quem tá sempre pegando o que não é seu o que não lhe pertence você tá sempre surrupiando roubando essa pessoa que é injusta ela não é Generosa por quê somente quem atribui com justiça paga suas dívidas de forma justa vai de
encontra aos seus compromissos essa pessoa que é justa que é virtuosa ela é capaz também de ser Generosa e de ir além do devido de dar uma coisa que eu não devo isso a essa pessoa mas eu quero dar de bom grado de bom coração generosamente mas aí eu estou indo para além da Justiça no amor que é uma coisa que nós vamos estudar depois nós vamos ver a virtude do amor depois mas agora é importante que nós vejamos a virtude da justiça e a virtude da Justiça existe propriedade pessoal existem direitos pessoais por quê
Porque existe um criador existe um Deus que nos fez e que deu algo que nos é próprio se você é interessante como a humanidade nós estamos agora acostumados a falar dos direitos humanos não é e boa que falemos dos Direitos Humanos o que que é um direito humano direito humano é um direito que a pessoa tem pelo simples fato dela existir ela não trabalhou ela não fez nada ela simplesmente existe existiu ela tem um direito direito a quê por exemplo direito à vida é um direito humano mas de onde vem esse direito quem atribuiu esse
direito às pessoas se não houveram deus fica muito difícil você falar de direitos humanos porque não foi o congresso nacional Quem deu direitos à humanidade porque a humanidade é mais do que o Congresso Nacional não é o Congresso Nacional pode dar aos brasileiros um direito mas não pode dar a humanidade existem Direitos Humanos Mas quem deu esses direitos humanos ao homem não foi a ONU existem Direitos Humanos Mas quem deu esses direitos Foi Deus o criador nós somos criaturas portanto nós pelo fato de existirmos já entramos num relacionamento de direito e de dever o simples
fato de existirmos nós recebemos de Deus o direito à Vida nãoé os direitos fundamentais da pessoa humana direito à Vida direito à educação direito à moradia direito de ir e vir esses direitos humanos fis eles V da dignidade que nós recebemos por sermos criaturas de Deus é Deus quem nos dá esses direitos e dar a cada um aquilo que lhe é devido é a virtude da Justiça atribuir às pessoas esse direito quando nós achamos que o congresso nacional ou que o Supremo é de ou voltar uma lei que tire o direito dos fetos à vida
nós estamos nos colocando no lugar de Deus porque nós estamos indo contra os direitos humanos fundamentais é uma realidade profundamente injusta agora vejam como a nossa sociedade é injusta por quê Porque não nos colocamos no nosso lugar de criaturas para você ser justo a primeira atitude que você tem que ter é a atitude de criatura vamos entender o que que é atitude de criatura vamos ver vamos olhar na Bíblia na sagrada escritura atitude de Criatura é o seguinte Olha lá no livro do Gêneses quando Deus criou o homem quando Deus criou o homem pode pegar
no Capítulo dois do livro do Gênesis no Capítulo 2 do Livro do Gênesis você vai ver ali que Deus cria o homem do Barro Deus pega um pouco de terra modela o ser humano como o barro modelou e depois sopra nele a vida acharam isso já é conhecido por vocês e aí a sagrada escritura diz assim Deus fez o homem a sua imagem e semelhança quem é modelado o homem quem é o que modela o oleiro que modela o barro é Deus qual é a nossa atitude pecaminosa nós queremos inverter o processo você Você já
se perguntaram porque é que a bíblia proíbe a confecção de imagens a Bíblia proíbe a confecção de imagens e no entanto a Igreja Católica faz imagem né tá aqui atrás aí ó a imagem do crucificado tá aí como é que a Igreja Católica continua fazendo imagens se a Bíblia proíbe a Bíblia proíbe a confecção de imagens no sentido seguinte quem modela é Deus você não modela Deus aqui você tem duas atitudes fundamentais para escolher na sua vida ou você se deixa modelar como tá escrito aí no segundo capítulo do Gênesis ou você deixa que Deus
crie você ou você deixa que ele modele você ou você deixa que ele confeccione você a imagem e semelhança dele ou você vai se P na outra atitude e você vai começar a modelar Deus você vai tomar a atitude de Deus Criador e vai começar a fazer um deuzinho à sua imagem semelhança você vai começar a criar uma imagem de Deus e por e o problema não está nessa imagem aqui a imagem de madeira a imagem de gesso a imagem de Barro O problema não é esse o problema é a imagem aqui da mente que
a gente vai modelando um Deus conforme nós queremos Ah eu sei como Deus é Deus é assim Deus é assado Deus é desse jeito Deus é do outro jeito e eu vou dizendo como Deus é eu vou criando o meu Deus eu tomo o lugar de Deus a atitude doentia da humanidade sempre foi essa a gente ao invés de nós deixarmos que Deus nos modele nós queremos modelar Deus e isto é extremamente injusto a primeira atitude da pessoa justa é uma atitude diante de Deus que dá a Deus o que é de Deus Jesus diz
dai A César o que é de César e a Deus o que é de Deus a cada um o seu e e a Deus nós devemos dar o quê a adoração porque ele é Deus verdadeiro e nós não somos Deuses nós somos criaturas nós nós devemos deixar que ele nos modele que ele nos faça que ele nos confeccione é ele portanto a atitude de rebeldia da humanidade contra Deus é uma atitude basicamente de injustiça quando a Bíblia quer falar de um homem Santo de uma mulher Santa diz ele era um justo ela era justa não
é isso Onde está a atitude básica de Justiça atitude básica de justiça em primeiro lugar é o nosso relacionamento com Deus então antes de nós falarmos de Justiça com os outros seres humanos com os nossos companheiros de viagem Antes de nós falarmos de atitude de justiça para com os nossos irmãos e irmãs os próximos nós temos que falar da atitude de Justiça Diante de Deus e um homem e uma mulher que se revoltam diante de Deus não querendo Que Deus seja Deus é injusto Lutero o primeiro protestante Lutero disse uma vez uma frase que eu
acho que por causa dessa frase ele tem uma chance de estar no purgatório e ser salvo um dia acho que porc dessa frase ele não foi pro inferno é brincadeira mas para dizer a frase realmente vale a pena muito boa não é porque veio da boca de Lutero que não é verdadeira Lutero diz assim o homem não pode querer Que Deus seja Deus mas ao contrário ele quer ser Deus Isto é muito muito realista muito verdadeiro acho que quando Lutero disse isso ele estava tomado pela virtude da Prudência ele estava enxergando o mundo real é
verdade dentro de nós existe uma atitude não querer Que Deus seja Deus porque o negócio é seguinte nós queremos ser Deus e com essa história de Deus não tem assim eu também eu também quero ser Deus não tem esse negócio de Eu também não existe Eu também só Deus pode ser Deus e se Deus é Deus isso significa consequentemente que nós não somos Deus é Fatal ora dizer que nós não somos Deus significa dizer que ele é Deus para nós e nós precisamos nos deixar modelar acha isso pouco isso é dramático dramático Porque nós não
queremos nós somos Rebeldes Como diz a sagrada escritura nós somos um povo de dura serviz Nós Somos vasos Rebeldes que se revoltam contra o oleiro e a gente quer aconselhar Deus nós queremos aconselhar Deus nós queremos dizer Deus é assim que deve ser quantas pessoas pronunciam o absurdo de dizer assim se eu fosse Deus eu faria assim assim assim já já parou para pensar no absurdo dessa frase você já ouviu essa frase né quem sabe você até já pronunciou mas essa frase é uma blasfêmia se eu fosse Deus você de repente se institui como Conselheiro
de Deus e você sabe mais do que ele do jeito que ele fez não foi muito bom agora você que sabe como é que é o negócio você está dizendo ó Deus desculpa aí tá você criou o mundo mas vamos dar uma consertada aqui eu vou ajeitar o seu seu né vou dar uma chancha para você vou dar uma chance para Deus e vou consertar é a nossa atitude de rebeldia o homem não pode querer Que Deus seja Deus porque o homem quer ser Deus Esta é a atitude fundamental de injustiça na qual nós nos
encontramos uma das coisas principais que nós precisamos compreender na nossa vida é o que significa ter um Deus vocês sabem que eu sou professor no seminário e no seminário eu dou aula de teodiceia teodiceia é uma matéria na filosofia que estuda a existência de Deus filosoficamente Ou seja a partir da razão humana não a partir da Bíblia não a partir do catecismo não só a partir da razão humana não é a partir da reflexão racional bom eu dou aula de teodiceia e eu digo no início do curso pros meus alunos e alunas gente este curso
aqui não vai provar para vocês que Deus existe e também não vai provar que Deus não existe porque não é possível provar prova dá para provar que esse celular existe olha aqui ó veja pronto porque o celular eu posso levar para um laboratório eu posso pôr na balança pesar medir Isso daí dá para provar é empírico mas Deus pelo próprio fato de ser Deus não dá para provar e nem dá para provar o contrário não dá provar que ele não existe se alguém disser Ah eu descobri a prova de que Deus não existe pode saber
é nem de ouvido se alguém disser assim ah eu tenho a prova de que Deus existe também é bobagem não de ouvidos mas padre não tem as provas da existência de Deus não não são provas da existência de Deus são argumentos Racionais que indicam que é razoável que Deus exista tem até lógica que Deus exista sentido que Deus exista Mas prova prova no sentido científico material concreto não existe porque Deus não não se põe Deus na balança não Deus não é sensível não é não dá bom fecha parênteses eu digo para os meus alunos vejam
nesse curso de teodiceia nós vamos aprender não tanto uma prova que Deus exista ou que Deus não exista o que eu gostaria de transmitir para vocês nesse curso é o que significa a existência de Deus Ou seja que consequências para a vida de uma pessoa o fato de Deus existir e que consequências há na vida de uma pessoa o fato de Deus não existir se Deus existe as consequências são essa essa essa e essa e essa se Deus não existe as consequências são essa essa essa essa Deus não é um detalhe que não muda a
nossa vida não quando um dia um cientista apresentou para Napoleão não sei quem foi Acho que foi Laplace não me lembro direito apresentou para Napoleão toda a história eh das estrelas os astros e Como funcionava o universo etc e tal Napoleão olhou para ele e e disse e Deus e o cientista acho que foi la plá não me lembro direito disse hipotes eu não tenho necessidade desta hipótese como se Deus fosse uma hipótese como se Deus fosse só uma teoria mas Deus não é isso Deus muda muito a nossa vida gente se Deus existe a
vida tem sentido a primeira coisa que que a primeira consequência da existência de Deus é essa se Deus existe a vida tem sentido se Deus não existe a vida não tem sentido por uma razão muito simples sentido tem se alguém criou a coisa Qual é o sentido de um celular bom você vai perguntar pro fabricante Qual é o sentido de uma árvore se Deus não existe não tem sentido nenhum ela tá aí Somente Ela não tem razão de ser ela não tem propósito mas se Deus existe a vida tem sentido Então se Deus não existe
comece a se desesperar Porque de fato existe um grupo de filósofos que eu tenho uma admiração profunda por eles não por causa da daquilo que eles disseram que disseram muita bobagem mas eu tenho admiração profunda pela coragem são os filósofos existencialistas os filósofos existencialistas eu tenho admiração pela coragem dele porque deles porque eles levaram até as últimas consequências o fato de Deus não existir ou seja eles creem que Deus não existe e tiraram as consequências disso ou seja Quais as consequências a náusea angústia Crise existencial falta de sentido de vida suicídio desespero Essa é a
consequência se Deus não existe comece a se desesperar Porque a vida é um absurdo se Deus não existe a vida é uma piada de mau gosto porque ela não tem sentido para que você lutar lutar lutar e terminar Sete Palmos debaixo da terra a gente passa a vida inteira lutando a gente luta para criar prédios para proteger o nosso corpo para nós não ficarmos doentes a gente luta para comprar roupa para nos proteger das intempéries do tempo a gente luta para comprar comida a gente luta para comprar remédio a gente luta para os recursos da
Medicina melhorarem a gente luta para tudo luta luta luta para viver para preservar essa vida para chegar no final e ser derrotados porque um dia a gente vai morrer Então para que lutar se Deus não existe a vida é absurda agora se Deus existe Olha aí o o golpe Olha o pulo do gato se Deus existe Então isto muda completamente minha vida Deus não é uma hipótese inócua muda completamente a minha vida porque se se Deus existe ele me pensou e eu fui pensado por ele então quer dizer que a minha atitude básica na vida
é uma atitude de obediência a alguém que me pensou assim como eu para utilizar bem o celular devo seguir as instruções do fabricante significa que eu tenho as instruções do fabricante que me fez alguém me pensou não é que eu funciono de qualquer jeito não tem coisas que funcionam e coisas que não funcionam Você é sempre livre para obedecer ou não obedecer Mas as consequências não são livres nós já falamos isso hoje de manhã você é livre para tomar veneno mas você não é livre para tomar veneno e não morrer se você toma veneno livremente
consequência ela é obrigatória chama-se morte por quê Porque está escrito na lei do seu ser você pode fazer sexo livre e numa noite ter relações sexuais com 10 pessoas pode fazer mas você não é livre para na manhã seguinte sentir que sua vida tá cheia de sentido que você está feliz e que não existe um vazio existencial não se você é isso no dia seguinte você está na fossa porque sua vida está vazia sem sentido e absurda e cada vez mais cada vez mais absurda é consequência então vejam a primeira atitude da pessoa justa o
homem justo a mulher justa é dar a Deus o que é de Deus dar a ele a ência a adoração o louvor agora é interessante Nós compreendermos também um aspecto que a justiça para com Deus é uma dívida que nós nunca vamos ser capazes de pagar por quê Porque o que quer que nós queiramos dar a Deus foi ele que nos deu então pagar a nossa dívida de justiça para com Deus é mais ou menos como a criança que quer dar um presente de Dia dos Pais pro pai né Vai lá na carteira do pai
pega dinheiro vai à loja compra faz uma dívida o pai recebe o presente e ainda tem que agradecer dizer obrigado pela dívida que você fez é mais ou menos isso quando a gente dá alguma coisa para Deus é uma dívida impagável mas mesmo assim nós precisamos a assumir essa atitude e com relação às outras pessoas existe a dívida para com os nossos irmãos de respeitar o outro enquanto outro saber que o outro tem direito a ser tem direito de possuir Tem um limite existe um limite e nós precisamos criar esta virtude lá no nosso seminário
nós temos um método pedagógico quando o rapaz entra no seminário o primeiro ano ele dorme num grande dormitório com vários outros rapazes são 10 15 rapazes num dormitório Só Para quê Para ele ser incomodado pela presença do outro na casa dele ele estava acostumado a viver sozinho no quarto dele na casa dele ele tinha a vida dele ele vivia sozinho ouvia música Na hora que quisesse batia a porta e fazia barulho acordava durante a noite e ligava a luz nós no Seminário colocamos no grande dormitório para que a pessoa comece a notar que o outro
existe e que eu não posso fazer barulho se eu acordar durante a noite de madrugada no outro dia outro vai reclamar dizer ó barulho que você estava fazendo aí depois que ele passou um ano no grande dormitório a gente passa para um outro quarto com três pessoas e são três pessoas por uma razão bem pensada Por quê a tendência quando você vamos supor você faz um hospital e tem uma enfermaria na enfermaria são quatro leitos geralmente por quê Porque aend doses é ficar de dois um faz mais amizade com o outro e o outro faz
mais amizade com um então ficam dois grupos de amigos dois amigos dois grupos de amigos se você põe três um fica sempre de Fora isso é natural uma tendência natural e a gente põe num quarto com três exatamente para lutar contra essa tendência de excluir e ali você põe três você espera um momentinho e vê quem que vai ser o excluído da relação E aí como formadores a gente vai lá e começa a cutucar e começa a incomodar e começa a dizer olha só você tá excluindo Rapaz você tem que incluir isso aqui é seminário
seminário não é ex encontro de casais com Cristo não é para vocês fazerem o casalzinho e deixar o outro de Fora tem que incluir o terceiro tem que ser três amigos não excluir o terceiro vai incomoda é o incômodo é mas é o incômodo de voltar-se pro outro de olhar o outro e dar ao outro não é a dignidade que ele tem Você precisa estar lá incomodando dizendo Olha é um incômodo é só depois de 3 anos de seminário é que o Fulano vai ter o quarto dele individual mesmo assim o banheiro é coletivo Para
quê Para incomodar podíamos fazer um banheiro individual mas banheiro coletivo é um troço que incomoda não tem troço que incomoda mais do que banheiro coletivo Por quê ainda mais entre homens né ou bicho desleixado né aí um vai usa o banheiro deixa sujo o outro já vai incomodado já etc tal aí dá aquela briga arranca rabo vem de cá vem de lá para quê para você notar que o outro existe isso é formativo depois quando for Padre vai viver na sua Paróquia do jeito que quiser mas você pelo menos aprendeu pelo menos teve um período
de Formação em que você aprendeu a dar ao outro o que é do outro o que é devido a viver juntos nosso senhor Jesus Cristo quando mandou os seus apóstolos os enviou dois a dois São Paulo nunca andava sozinho ele primeiro foi com Barnabé depois no meio do do do caminho não é então Barnabé chamou João Marcos que era sobrinho dele Paulo chamou Silas E aí foram os quatro felizes e contentes da vida lá pelas tantas o Marcos desistiu Paulo já ficou com raiva e deu briga Paulo São Paulo brigou com são Barnabé são são
can você acha que santo não briga brigaram porque Barnabé ficou ofendido porque Paulo não queria levar o moleque Paulo também não era bolinho não né não era fácil né Paulo disse não esse moleque ru a corda na outra viagem não vou querer levar Não mas é meu parente Então vai embora com seu parente ROM e foram embora brigaram mas nessas brig nesc e desencontros a gente vai se formando Porque que o outro incomode a presença do outro incomode isso é bom para nós o meu irmão é o meu médico é o meu médico quando você
por exemplo está rezando imagina que você tá sozinho na Capela Capela só para você o Santíssimo só para você feliz e contente da vida você vai decolando entra alguém e abre a porta rangendo aí começa aí arrasta a cadeira aí dá um bojo aí você pensa assim olha aí por isso que não dá pra gente ser santo eu já tava aqui no Sétimo Céu já tava quase subindo perto de Deus agora vem essa anta batizada me atrapalhar aqui ó já tô irritado eu já tava Santo agora tô irritado é por isso que a gente não
chega à Santidade não meu irmão seu irmão é seu médico você já estava doente antes teu irmão veio apontar sua doença você quando tava lá santinho sozinho na Capela em arroubos místicos subindo ao Sétimo Céu você já era um doente de Ira o irmão só veio pôr as mão a o dedo na sua Ferida para mostrar que você tá doente porque quando a gente vive sozinho a gente se acha muito Santo mas é a presença do outro que faz com que a gente veja a nossa miséria como é que nós vamos aprender a a humildade
se nós não tivermos alguém diante do qual nos humilharmos como é que nós vamos aprender a partil se nós não tivermos alguém que incomoda a nossa solidão como é que nós vamos aprender a dar ao outro o que é do outro se o outro não estiver aí e é por isso que são João nos diz quem diz que ama a Deus que não vê e ama e não ama o irmão a quem vê é um mentiroso porque esta justiça para com Deus e a justiça para com os irmãos estão intimamente ligadas dar ao outro que
é do outro é o incômodo é o incômodo nós precisamos uns dos outros para nos santificarmos os santos padres padres do deserto chegavam a dizer que o demônio é o nosso médico não só o irmão o demônio é o nosso médico que quando o demônio vem nos tentar ele põe o dedo na ferida e você acorda pra vida e vê que você você não tá Santo Então por mais que o irmão esteja fazendo com você uma injustiça saiba tirar algo de bom disso e compreender que o seu coração também é injusto como o dele de
alguma forma e que você pode aprender a se adaptar partilhar se abrir se humilhar e crescer interiormente quando Deus criou a mulher no livro do Gênesis está escrito assim não é bom que o homem esteja sozinho Vamos criar um auxílio que esteja ao seu lado é isso que tá escrito nas nossas traduções mas não é o que tá escrito no hebraico no hebraico tá escrito assim ao pé da letra não é bom que o homem seja só vamos criar um auxílio contra ele auxílio contra e não tem maior verdade gente alguém duvida que mulher é
completamente diferente de homem alguém duvida aqui mulher não entende a cabeça de homem de jeito nenhum e homem não entende a cabeça de mulher de jeito nenhum el não é verdade e é esse embate que nos santifica é este convívio por isso Deus colocou a mulher do lado do homem e o homem do lado mulher como um auxílio contra por isso não reclame Não reclame da diversidade não Não reclame da diversidade porque é exatamente essa diversidade que nos enriquece que nos santifica que faz com que nós aprendamos no nosso relacionamento com os outros e finalmente
virtuosamente saibamos dar ao outro o que é do outro é Esta é a virtude da Justiça quando nós espontaneamente tranquilamente naturalmente aprendemos a
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