lang desmate klaus arte do filme banking bom se você não conhece o homem que disse isso talvez você não saiba tanto sobre a edição de vídeos assim hoje vamos falar sobre a influência soviética na edição de vídeos assunto esse que foi mencionado no vídeo passado então se você ainda não viu clica no card e depois volta para cá o cinema soviético teve seu estopim no começo do século 20 impulsionado pela produção de propaganda marxista e completamente influenciado pelo cinematografia deteve do orkut em inglês de 1916 o filme encantou os olhos de toda a união soviética
incentivando a implantação de uma escola de cinema e na escola de cinema de moscou que surgem três nomes importantíssimos para o cinema mundial e principalmente para nós editores leve quando chove e posteriormente seus alunos se erguia está em bissau voto dof leve colchão foi professor na escola de cinema de moscou e durante esse período estudou rigorosamente em dólares do bife levando a propor a sua maior contribuição para o cinema o efeito kosovo leve kuleshov teorizou a psicologia envolvida na edição de um filme sugerindo que a montagem é o processo de criação de sentidos do filme
para exemplificar a teoria kuleshov que o experimento que leva o seu nome no qual ele utiliza três vezes a mesma filmagem de um ator sem muitas expressões seguida de uma imagem diferente sendo elas um prato de comida uma mulher num caixão e uma mulher atraente o efeito consiste na mudança de percepção que temos da expressão do ator quando a imagem é seguida pelo prato de comida interpretamos que talvez ele tenha fome quando a imagem dele é seguido da imagem da mulher o caixão a gente entende que ele está triste e quando acompanhado da mulher atraente
a gente entende que ele está sentindo desejo essa técnica influenciou todo o cinema posterior à ela tem diversos desdobramentos e até sendo reencenada por alfred hitchcock na sua reprodução hitchcock evidencia a mudança de sentido criado por esse efeito no primeiro exemplo a olhar para uma mulher e uma criança e logo após sorrir o personagem é visto como gentil e simpático quando a troca da cena da família por uma garota de biquíni e novamente o personagem sorrir na cena seguinte a percepção em relação ao personagem muda e agora a gente tem dele como um pervertido deixava
comprovou que a seqüência apresentada das imagens é o que define o sentido do filo mais do que propriamente aquilo que se encontra espacialmente na série esse aspecto da produção de sentidos possibilita por exemplo além de alterar o sentido de diálogo e reações também a possibilidade da criação de geografia criativa pensa na série da equipe o game of thrones como exemplo a série é gravada em diversos países devido às necessidades geográficas da produção só que pouco é perceptível para o espectador que um castelo da série possa ter um pequeno pedaço em um país diferente quando o
resultado final é visto tudo é incrível como sendo real e no espaço geográfico único expandido a teoria do seu professor e aplicando as suas produções cereais está em quebra as relações do cinema com o teatro ampliando as possibilidades de controle de tempo e espaço dentro de uma narrativa fazendo assim na linguagem cinematográfica única está visível no seu maior filme encouraçado potemkin 1925 einstein na sua teoria propôs a montagem por meio do choque entre sentidos opostos levando a síntese no caso o sentido almejado da seqüência seguem exemplificou cinco métodos diferentes o processo de montagem pra buscar
a síntese com níveis de complexidade diferentes sendo eles metric montanhas o exemplo que monta detonou montade overton a montagem e intelectual monte mete muito longe é o método mais simples e consiste em ignorar a ação em cena para manter a métrica de corte do filme we de montagem é a edição baseada na ação das cenas esse é um método presente em diálogos cenas de perseguições em sequências que prezam pela continuidade é também um dos métodos mais utilizados hoje para montagem de filmes todo o montante é a montagem baseada no tom e nos elementos que mantenham
esse humor poderão ser visual mais abstrato overtone monte já é bem mais complexo do que os métodos anteriores e ele consiste na sobreposição de tons rumores um exemplo de overton a vontade é a cena do batizado em poderoso chefão de 1972 são evidentes tons diferentes sobre postos de purificação dentro da igreja e de violência e corrupção com relação à marca o último método proposto por aí sim saem é intelectual monte que é a montagem baseada em relações de conceitos que nem sempre são totalmente claros ao espectador como em 2001 uma odisséia no espaço mas comete
kant faz uma reflexão sobre a evolução da raça humana e num certo período de tempo o dof que também desenvolveu cinco técnicas de edição baseadas no efeito colecionam essas visão do controle psicológico da audiência a cinco técnicas propostas porque edição com o texto para ler um simbolismo saibam o time tim elek morrer essas técnicas muito se assemelham aos métodos propostos por aí sim saem uma vez que ambos partem do mesmo radical mas vou me entender tudo desde o começo contas é uma técnica de montagem em que se juntam cenas de sentidos opostos levando o telespectador
a uma comparação entre essas duas cenas vejamos novamente a cena do batismo no poderoso chefão ao passo em que michael corleone a briga dos pecados a montagem nos apresenta cenas de violência contra elas também está presente no méxico antes de 2001 aqui o contraste é tecnológico para luisão por sua vez é a conexão de duas cenas por algum aspecto visual em cena é uma técnica muito utilizada a demonstrar um avanço de tempo na trama sem a necessidade de explicitar a técnica utilizada também game of thrones não deixar subir entendida a origem do johns dom simbolismo
é a montagem de duas cenas estabelecendo entre elas uma metáfora também abstrata e não precisa ser muito claro o espectador hitchcock inspirado nos 10 soviéticas utiliza essa técnica psicose interligando o sangue escorrendo pelo ralo e olho sem vida estabelecendo assim a metáfora de uma vida embora saibam o tenente ou também conhecido como cross kant é técnica de montagem em que várias linhas do tempo são apresentadas simultaneamente um exemplo prático dessa técnica no filme inception de 2010 e por fim light morrer a definição do tema em si já deixa claro do que se trata técnico noite
moura fé é a ideia fórmula que reaparece de modo constante uma obra literária discurso publicitário ou político valor simbólico e para expressar uma preocupação dominante na trilogia clássica de star wars a marcha imperial é utilizada como timor e apresentando perigo do inferno uma imagem de idade dele em outro barão lightbourne se dá pela câmera submersa anunciando que o tubarão se aproxima todas as técnicas aqui apresentadas ainda são amplamente utilizados nos dias de hoje e são as principais teorias que guiam a montagem de filmes e todas elas têm o objetivo de controlar os sentidos os sentimentos
dos espectadores sem precisar dizer uma palavra apenas com a forma como a história é contada na edição de vídeo não é apenas juntar vários cortes mas proporcional sentido a eles e de nada adianta saber várias teorias de edição de vídeos se você não tiver um domínio de uma boa ferramenta de edição por isso aí na descrição tem um link especial para você fazer um treinamento de adobe premiere um dos softwares mais usados no mercado audiovisual atualmente aproveitar e coloca essas técnicas de edição que você acabou de aprender em prática [Música]