D07 - Filosofia da Educação - Rousseau

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Vídeo sobre as ideias de Rousseau, o primeiro filósofo a entender a infância como um momento importa...
Video Transcript:
[Música] jean-jacques rousse nasceu em Genebra na Suíça em 1712 aos 16 anos tornou-se o protegido de madame de aos 30 mudou-se para Paris como professor de música colaborou com a famosa enciclopédia deber no verbete música e aos 38 conquistou o prêmio da academia de Dijon com seu discurso sobre as ciências e as artes publicou vários livros entre eles o contrato social que inspirou a Revolução Francesa e Emílio considerado uma das obras mais revolucionárias da moderna pedagogia por suas ideias radicais que desagradavam tanto a igreja quanto a outros filósofos como Voltaire por exemplo rousse fugiu para
a Inglaterra abrigado por David hum dedicou seus últimos tempos à autobiografia confissões falecendo aos 6 anos em hermen na França atim deijo mãe amorosa e prudente que soubeste te apartar da estrada Trilhada assim registra o prefácio do livro Emílio ou da Educação inspirador de pesta lose e da escola nova escrito por rousse sob forma de romance Emílio consiste em um tratado pedagógico que une política e educação e ética orientando Pais e Mestres sobre como educar naturalmente o homem ideal o jovem Emílio filho de um homem rico é educado por um preceptor no Convívio com a
natureza protegido dos constrangimentos sociais com um pé no romantismo outro no Imaginário Iluminista o texto russiano revela a crença na educação reformadora como ponte para as transformações sociais Emílio é o representante da espécie humana em seu potencial de virtude educado para viver bem consigo com sua futura companheira Sofia e com os outros em uma sociedade livre democrática lançado em 1762 o livro tornou-se Um paradigma da Educação no século XVI contrapunha-se a visão elitista da educação como privilégio afirmando ser um direito de todos e criticava a pedagogia Jesuíta rígida punitiva mera transmissora hierárquica de conhecimentos memorizados
que tratava as crianças como adultos em miniatura com sua visão naturalista do mundo base nas Lições da Natureza Rousseau foi uma espécie de descobridor da infância o primeiro a entender a infância como uma forma particular de ser humano diferente da idade adulta o aprendizado era conduzido pelos interesses do próprio aprendiz em uma educação de dificuldades progressivas lúdicas e interativas que evoluíam naturalmente dos Sentidos ao Espírito se por um lado rouso identificava as especificidades do ser infantil por outro projetava o homem do amanhã delimitando claramente a fronteira entre o homem da natureza e o homem civil
o homem da natureza foco de Rousseau era um ser livre espontâneo natural já o civil mascarado degenerado pelas instituições e vigiado pelo social daí a necessidade de investir profundamente nesse homem da natureza ou natural buscando na criança a criança com suas maneiras próprias de olhar e de sentir sem perturbar a maturação exigida pela ordem do tempo tão pouco tentando substituir o olhar infantil pela razão adulta tudo para fundamentar um forte lastro na virtude original segundo Carlota boto autora do livro A escola do Homem novo roussea preconiza o primado do coração humano desconfiando da exclusividade da
Razão tão em vigência na época para Carlota Emílio é antes de mais nada uma obra que fala de afeto pautando a criança pela emoção e fundindo o sentimento com o pensamento o resultado inevitavelmente conduziria ao amor pelo conhecimento Rousseau explica não se trata mais de ensinar-lhes as ciências mas de dar-lhes o gosto para amá-las e os métodos para aprendê-las quando esse gosto estiver suficientemente desenvolvido Esse é com certeza um princípio fundamental de toda a boa educação a primeira frase do livro Emílio já revela as duas grandes premissas que moveram Rousseau tudo é bom quando sai
das mãos do autor das coisas tudo degenera nas mãos do homem para Rousseau o homem nasce bom mas a sociedade a vida cosmopolita As instituições sociais a civilização enfim o corrompem mexendo alterando mutilando tornando artificial tudo que é natural Sufocando a bondade do homem e manipulando a sua mente como evitar isso como formar um homem que conserve as suas virtudes a sua liberdade a sua autonomia a sua compaixão com as desigualdades criadas pelo próprio homem segundo Rousseau fortalecendo de tal maneira a sua formação na infância e na adolescência que a medida que vai crescendo se
consolide nele um homem Total incorruptível forte no físico forte no espírito no intelecto na razão e no sentimento saindo de minhas mãos ele não será concordo nem magistrado nem soldado nem Padre será Primeiramente um homem Rousseau visava ensinar ao homem o seu estado de arte como homem formando no jovem como ele escreveu o coração o juízo e o Espírito ensinando ao aluno muito mais do que uma profissão que se destine meu aluno à carreira militar a eclesiástica ou advocacia pouco me importa antes da vocação dos pais a natureza chama-o para a vida humana viver é
o Ofício que lhe Quero ensinar e para usufruir da felicidade da vida Rousseau dividiu a existência e o livro de Emílio em cinco fases lactância até 2 anos infância de 2 a 12 adolescência de 12 a 15 Mocidade de 15 a 20 e o início da vida adulta de 20 a 25 dos cinco livros de Emílio os quatro primeiros tratam da Educação do menino e o último da menina Sofia russ considerava o período do Nascimento até os 12 anos o mais delicado já que nele é que tendem a surgir os desvios é por isso que
a educação nesse momento a chamada educação primeira deveria ser negativa Isto é não ensinar novos saberes apenas manter conservar fortalecer as qualidades Morais nascidas com a criança segundo rousse a educação negativa consiste não em ensinar a virtude ou a verdade mas emem preservar o do vício e o Espírito do erro nesse período o mestre interfere o menos possível muito mais estimulando bons sentimentos e usufruto dos Sentidos na busca da experiência do que se impondo positivo com novos ensinamentos acadêmicos muito mais não fazendo que fazendo daí a expressão negativa para rousse não se deve apresentar a
criança ideias complexas e abstratas antes do desenvolvimento da razão porque na infância segundo a razão dorme assim a primeira etapa quando a criança tem necessidades mais físicas deve ser voltada a cuidar do corpo e do aperfeiçoamento dos Sentidos longe de punições tudo que a criança aprende nessa primeira fase deve vir ludicamente do Olhar tocar ouvir sentir provar exercer os sentidos di ror não é somente fazer uso deles é aprender a bem julgar por eles é aprender por assim dizer a sentir para Rousseau aprende-se na vida com três Mestres com a natureza com as coisas e
com as pessoas só no início da adolescência quando a razão começa a surgir é que as pessoas e não mais apenas a natureza e as coisas passam a ter importância no processo educativo só então os livros e as operações abstratas são apreciados e Emílio Enfim pode vir a se completar como adulto e homem total da Utopia de rouso assim seu corpo e seu espírito se exercitam ao mesmo tempo quanto mais se faz forte e robusto mais se torna sensato e judicioso é o meio de ter um dia aquilo que julg o incompatível e que quase
todos os grandes homens reuniram em si a força do corpo e da alma a razão de um sábio e o vigor de um atleta
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