Reinaldo – Novo papa reforça a adesão à doutrina social da Igreja, mas também apela à mística da fé

66.59k views3442 WordsCopy TextShare
Rádio BandNews FM
Inscreva-se no canal: https://tinyurl.com/inscricaobnfm Entre no nosso site: https://www.band.uol.c...
Video Transcript:
Vamos falar de papa. Vamos falar bastante de papa. Não é só papa.
Temos alguns outros assuntos também, mas porque temos de tentar entender o que significa esse novo papa. Abemos papam ben. Sim.
Começa o pontificado de Leão 14, né? Por que que escolheu Leão 14? Quem foi Leão 13?
Vamos tratar de todos esses assuntos. Papa americano com Trump nos Estados Unidos. Será que Trump interferiu no conclave, né?
Um papo americano que tava ali, sim, ele já tinha sido citado, mas na casa de apostas ele não tava. Era menos de 2% apostavam nele. E no entanto estava ali, sim, um escolhido de Francisco, amigão de Francisco.
Vamos analisar as primeiras palavras do Papa. é um reaça, é um progressista, é um moderado, é progressista em algumas coisas e reacem outras. Nós vamos ter que entender tudo isso.
Hum. Vamos começar. Hum.
Vai lá. Precisamente às 18:07 pelo horário de Roma, no horário do É da coisa de lá, 1 da tarde 7 em Brasília, saiu a fumaça branca da chaminé da Capela Cistina. Na Igreja Católica tinha um novo Papa.
Às 14:23 pelo horário de Roma, o mundo conheceu o sucessor de Francisco e, como se diz na tradição católica, do trono de Pedro. 14:23 pelo horário de Brasília, melhor dizendo. Na terceira votação, foi eleito o cardeal norte-americano Robert Francis Prevô, na da Ordem dos Agostinianos, que adotou esse nome de Leão 14.
Isso. Eh, esse sobrenome dele francês, né? Provostum eh a origem dele, aliás, um papa poligló que ele fala francês, que a origem da sua família fala italiano fluentemente, a gente viu, fala espanhol fluentemente, porque ele eh serviu no Peru durante muito tempo, aliás, ele ficou a maior parte da vida dele de religioso fora dos Estados Unidos.
Eh, e pelo texto que leu em latim, parece que sabe o que está lendo um papa poliglota, né, dessa ordem dos agostinianos, esta ordem de Santo Agostinho, né, e adotou o nome de Leão 14. Nós vamos ver o que significa desde o Santo Agostinho que ele exaltou, né, na sua primeira mensagem, ele falou de Santo Agostinho, citou indiretamente uma obra de Santo Agostinho que ocorreu de eu já ter lido, né? Eh, vale a pena.
Eh, grande Santo Agostinho. Santo Agostinho, aliás, vale o Beni, que tem uma frase famosíssima e que realmente foi, porque o Santo Agostinho, ele foi meio sem vergonha, como dizia meu pai, viu, Vai Benny? Hum.
Santo Agostinho era da viração, torzão. Santo Agostinho era do chifre furado. É da virada.
É, tem uma coisa famosa de Santo Augustinho. Meu Deus, me livrai da tentação, mas não agora. E depois ele se torna assim um um dos cardeis da igreja, um dos doutores da igreja, um dos grandes pensadores e escritores da igreja.
Não é? E tem a ordem dos agostinianos. Fumaça branca que saiu quando eu tava no ar no wall.
Ia falar de uma outra coisa, sai a fumaça branca e aí larga falar da igreja ali no improviso. Mas deu tudo certo, eu e o glorioso Jamil Chad, né? E aí já foi ali no balcão central ali da Basílica de São Pedro e falou e rezou a Ave Maria, né?
Isso tudo tem simbolismos, eh, né? E vamos ver a mensagem que esse Papa falou daqui a pouquinho. Que mais que tem aí?
Vai lá. Entre a fumaça branca e a aparição do novo papa no balcão central da basílica de São Pedro, passaram-se 1:16. O ritual do conclave exige que o sumo pontífice adote um nome imediatamente após ser eleito.
Cardeal decano então pergunta conomine Visocari, por qual nome quer ser chamado? Definido o nome, o o escolhido entra na sala das lágrimas, acompanhado do cardeal Camerlengo, que administra o Vaticano no período de transição, e do mestre de cerimônias litúrgicas, veste a batina branca pela primeira vez e se torna então papa. Isso aí, só uma coisiquinha ali que eu não tinha visto, mas é assim, até 1 hora 59 minutos singular, passou-se 1 hora50, né?
Se fosse minutos embora pro plural, né? porque estamos falando para o povo, então a gente precisa esclarecer. Eh, o Artur tá lendo que tá aí, eu tô fazendo aqui esta pequenina correção, né?
Então, eh, as já demorou mais, mas essa vez foi relativamente rápido, surpreendeu sim o mundo. E nós vamos ver eh o que significa. Há um traço de ambiguidade aí.
Há significa uma subordinação da Igreja Católica a as orientações que vêm da Casa Branca. Absolutamente não. É um herdeiro de Francisco, mas não é dá para falar com absoluta certeza até agora.
Até agora. da trajetória deste ponto para trás, né? e considerando algumas opiniões que tem, que nós vamos ver também, não é tão, digamos progressista como Francisco em vários temas, não inclui a questão social, não inclui a questão da imigração.
Ele já foi pras redes sociais, já puxou a orelha do Davens, que se diz católico, já puxou a orelha do Trump na sua reunião com Buquelli, o presidente El Salvador. Nós vamos ver tudo isso, não é? Mas a igreja fez a escolha pela moderação.
Eu passei orientações para os meus bispos que era para votar no Mateus up. Não consegui, Vio Ben. Hã, não me ouviram.
Bom, vamos ouvir o Papa pelo Papa, né? Sim. falou coisas importantes neste mundo louco.
Hum. Falou da paz desarmada, citou Francisco duas vezes, falou da igreja, do [Música] diálogo. Tudo isso sim o alinha com a doutrina social da igreja.
Razão porque também ele escolheu o nome de Leão 14, uma homenagem explícita Leão X, o primeiro papa que na era moderna se voltou, digamos, para o mundo, para as questões mundanas, no sentido de que a igreja tem de pensar no mundo que a cerca, se relacionar com esse mundo, né? Então, nesse sentido, sim, um papa que tem uma preocupação social explícita, aliás, mandou uma mensagem para aqueles que o acompanhavam, que mandou uma mensagem para a sua a sua paróquia no Peru, né? Bom, vamos lá que a gente tem aí.
Vai lá. Em sua primeira mensagem pode haver algumas pistas de como será o pontificado de Leão 14. Ele falou da paz de Osar Armada, saudou Francisco antecessor duas vezes, a quem manifestou gratidão, lembrou a sua condição de discípulo de Santo Agostinho e falou de uma igreja que acolhe.
A gente vai ouvir alguns trechos. [Aplausos] Que a paz esteja convosco, irmãos, irmãs caríssimos. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus.
Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse nos vossos corações, alcançasse vossas famílias. a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja [Aplausos] convosco.
Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e que desarma, humilde e perseverante e provém de Deus. Deus que nos ama a todos incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava a Roma.
Então aqui deixa claro que ele é caluddatário das ideias de Francisco, que ele ele presta um tributo a Francisco que será citado novamente, né? No momento em que a guerra da Ucrânia com a Rússia, no momento em que a gente assiste ao genocídio em Gaza. Sim, é esse um nome que merece.
por todas as escolhas feitas ali, né? Vem um papa e fala da paz desarmada. Um papa que fala da paz desarmada apelando à mensagem do Cristo, evidentemente não está falando de uma questão puramente teológica.
Não é um debate sobre a santificação da palavra de Cristo ou então a mensagem do Cristo, o que qual é o o que Deus reservou para nós. Essas questões todas, né, são questões que concernem a teologia. Quando ele fala da paz desarmada, aí ele está falando do nosso mundo, não é, Reinaldo, pode existir a paz armada?
Ah, a questão, digamos, é complexa, né? Nós não vivemos hoje uma guerra mundial. Nós não vivemos duas grandes guerras, né, no mundo moderno.
Nós não temos, mas temos as guerras localizadas. Sim, as armas, por incrível que pareça, fazem parte do pacto da paz, né? Tem até uma frase latina que diz: "Se o spac parabelon ou momento cultural vis, verbo vis que já foi usado hoje, né?
Porque nome quer ser chamado né? Silvio spaque em parabelo. Se queres a paz prepara a guerra, né?
Deu até o nome Voy de uma revólver no Brasil foi chamado de parabelo durante certo tempo ainda. É, né? Às vezes parabelo, né?
revolve a arma de para Belum, prepara a guerra, né? Eh, então você se arma para a dissuasão, você se arma para não ter a guerra. Então, a rigor, a rigor, a paz desarmada, digamos que ela é uma impossibilidade, mas não cabe a igreja, né?
Não cabe na mensagem do Cristo, não é disso que se trata. Hã, na mensagem do Cristo só cabe o desarmamento. E se se fala de paz desarmada, se fala, claro, da não guerra, né?
E aí ele diz: "Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e que desarma e que contribui para desarmar os homens, para desarmar os espíritos. Humilde e perseverante, não desiste, perde, vai lá, é derrotado, insiste, né? Porque afinal de contas Deus nos ama a todos incondicionalmente.
Essa é essencialmente a mensagem da igreja. A igreja foi fundada na ideia de que Deus ama a todos. Eh, eu tratei, esbocei, tratei disso ontem aqui, né?
lembrei hoje de novo no eh nos primeiros tempos a doutrina eh dos cristãos propriamente, né, dos cristãos, daqueles que seguiam, havia uma igreja de Cristo, Rodney Stark trata disso. Falei no livro aqui, as origens do cristianismo, um sociólogo eh repensa a história, né? Havia aqueles que eram os discípulos de Cristo e que imaginavam eh que se fundaria uma seita, uma seita judaica que não era que não era aceita pela hierarquia de então, né, que se dizia o Messis.
Não, ele não é. E durante muito tempo, a ideia é que seria essa seita minoritária daqueles que seguiam Cristo dentro do rito judaico. Quem funda esse catolicismo que nós, não esse que nós conhecemos, mas quem funda a igreja, a igreja que se espalha, a igreja que se expande, foi o apóstolo Paulo, que não foi contemporâneo de Cristo.
É ele que fala da igreja para os gentios. É ele que fala da igreja para um povo que não é escolhido, sim para aqueles que escolhem Deus. Daí a ideia do Deus nos ama a todos incondicionalmente.
Não condiciona o seu amor à nossa origem, não condiciona o amor àilo que somos. Ama a todos. Daí a todos fazerem parte da igreja e da sua hierarquia, bem aí é uma outra história.
Hum. Nós vamos chegar lá, mas essa esse trecho da mensagem, obviamente é um trecho auspicioso, né, de bom espírito que acena para algo positivo. O Francisco foi citado de novo, né?
Eh, ele fez a primeira alusão a Francisco que foi reiterada. Eh, continua com você, continua a voz do Papa. Ô meu querido e Artur.
Sim, sim. Não, até eu tô achando que você fica bem, bem, bem. Você você como papa fica bem.
Que mais? Vai lá. Il Papa che benediva Roma dava la sua benedizione al mondo, al mundo intero.
Quella mattina o Papa que abençoava Roma dava a sua bção ao mundo inteiro naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me dar sequência àquela mesma bção. Deus nos quer bem.
Deus nos ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus.
Pertanto senza paura, uniti, portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos adiante. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede.
O mundo precisa da sua luz. A humanidade necessita de pontes para que seja alcançada por Deus e por seu amor. Ajudai-nos também vós unam-se aos outros para construir pontes com o diálogo, com o encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo.
Sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco. Papa Francesco tá aí lembrando do Papa Francisco nos seus últimos momentos, ainda assim indo ao povo, dando a bênção numa situação já bastante frágil.
E ao dizer isso, ele também fala que eh a ética cristã supõe sacrifício, supõe entrega, supõe renúncia, né? A essência da ética cristã. E aqui, travessão, não importa o que a igreja tenha feito ao longo da sua história, do ponto de vista da essência do pensamento do Cristo e da mensagem do Cristo.
E a igreja fez muita coisa horrível, né? Mas o que importa na mensagem cristã, né, é a renúncia. A a ambição é a renúncia à violência, é a renúncia à sujeição do outro.
Importa é a comunhão. Hum. E isso fica claro aqui.
E quando agradece ao Papa Francisco, na segunda citação, evidentemente ele diz ao mundo, diz à própria igreja: "Eu sou um dos homens de Francisco, porque foi escolhido pelo Francisco também, né? Eu sou um dos homens de Francisco. Agora ele tem uma história, o Papa é ele, não é?
Nós temos esse exemplo na convivência rara, né, no mundo moderno única. Um papa que renunciou, o Bento 16, né, e ficou como papa emérito e um papa em atividade, o Francisco. Os dois conviveram, os dois conversaram, eles rezaram juntos, mas o Francisco representou uma agnada naquela igreja que o Bento 16 enxergava como correta, né?
que tinha até um uma espécie de lema de direção, dizendo: "Não importa que sejamos menores, desde que sejamos que conservemos a doutrina". Então, era uma igreja que eh não se preocupava exatamente com pressões que vinha do mundo, que vinha de que vinham de fora. Sim.
No que respeita a doutrina, a igreja ela não pode ficar a cada hora pensando uma coisa e e e se subordinando a vagas de opinião, mas é claro que é uma igreja que tem que se voltar para o mundo, né, também, porque o cristianismo essencialmente é isso. A mensagem do Paulo essencialmente era essa, né? Então sim, esse papa terá a sua direção.
Não me parece que vai ser rigorosamente a mesma do Francisco em algumas coisas. Na questão da doutrina social, né? E aí ele lembrou a sua origem, prestou homenagem a Santo Agostinho e citou eh ainda que não exatamente uma obra, a obra magna de Santo Agostinho.
Vai lá, Papa Leon. Gostaria de agradecer a todos os irmãos cardiais que me escolheram para ser sucessor de Pedro e caminharei junto a vós como igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo para proclamar o Evangelho. missionários.
Sou um filho de Santo Agustinho agostiniano. [Aplausos] Agostiniano che ha detto che disse sono convosco sou cristão, para vós sou bispo. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria que Deus nos preparou.
A igreja de Roma. Uma saudação especial. Devemos buscar juntos ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes, que dialoga sempre aberta a receber a todos de braços abertos, como nesta praça, receber a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo de amor.
Eh, erro meu, eh, melhor tradução é: "Convosco sou cristão, por vós sou bispo, né? Eh, ou seja, por vocês, né? Eh, e a obra, o Santo Agostinho tem um livro fantástico editado no Brasil em dois volumes, que chama Cidade de Deus, momento cultural.
Eh, a cidade de Deus, ela se opõe à cidade dos homens. A cidade dos homens é aquela em que as perdições, as tentações, eh, as agruras, né, enfim, tudo aquilo que nos distancia da ideia de uma cidade de Deus, do reino, da justiça, da igualdade, em que todos são igualmente filhos desse Deus, né? Então ele diz: "Eu sou esse agostiniano que sigo essa orientação ao mesmo tempo que isso impõe uma lógica da intervenção no mundo objetivo.
Uma igreja que não se distancia da vida real dos homens. do seu sofrimento, que intervém, que faz coisas, que se pronuncia sobre elas, ao mesmo tempo, não se deve perder a dimensão mística da fé, né? a ideia de que o nosso reino, o reino dos cristãos, não é o reino desse mundo.
Então, há um reforço aí a ideia da mística cristã, da mística católica. Ah, mas os outros papas não tinham isso. Os religiosos todos, os padres todos não pensam assim.
É possível que sim, mas há aqueles que dão um acento muito maior, Volho Ben, Artur. Hum. As coisas que são deste mundo.
Eu brincava, o Papa Francisco, ele era jesuíta. Uhum. Né?
E quando escolheu o nome Francisco, não deixou de ser uma surpresa. Quando o Papa escolhe o nome, o Papa escolhe o nome e tá dizendo assim: "Eh, é por aí que eu vou, é esse meu negócio, né? Quando o Bergólio disse: "Eu serei o Papa Francisco", obviamente ele estava fazendo uma profissão de fé e expressando a sua vinculação com os pobres, com os humildes, e, afinal de contas, era para eles que São Francisco falava, não é?
Embora fosse um jesuíta, o o jesuítas tm uma história complicada na igreja. Os jesuítas até hoje existe, se vocês forem procurar, existe a expressão papa negro para se referir ao número um da ordem dos jesuítas, porque ele tem um hábito negro e sempre se atribuiu aos jesuítas, eh, desde que existe, porque os jesuítas, inicialmente, eles são uma ordem quase militar, vale bem. Uhum.
jesuítas que participaram do processo de colonização e sempre se atribuiu aos jesuítas eh conspirações, articulações. Isso não é de todo falso, né? Sempre tiveram um entendimento muito próprio.
E eu até tenho uma frase que eu brinco, jesuítas costumam acreditar mais na igreja do que em Deus, né? Pensam na igreja como estrutura. E daí que o Bergolho tenha surpreendido ao ser um jesuíta que apelou ao nome de São Francisco, mostrando a sua vinculação com os pobres, né?
Mas ao mesmo tempo os jesuítas também tinham uma vocação para a expansão da fé, né? Padre Vieira falava que os pregadores verdadeiros, Artur, não eram os pregadores do passo com Cidilha, eram os pregadores do passo com dois s, aqueles que buscam, né, se enfronhar no mundo, né, levando a fé, pensando na estruturação dessa igreja, né, Agostinho tem uma mensagem que tem um peso, salvo aquele negócio lá da das da vida dissoluta da juventude, vale bem, que tem um peso mais voltado pra questão espiritual. Esse papa tá dizendo, eu continuarei na doutrina social da igreja.
Até por isso escolhi o nome de Leão 14, né? Mas o acento dele, me parece que tem um apelo mais claro a mística católica. A ver também isso aqui são primeiras impressões a partir daquilo que a gente ouve e vê, né?
E aí ele rezou. Ah, não precisa nem botar o vídeo. Pode botar.
Não, se bem que nós vamos ver o Artur rezando aqui. Ia pedir só o vídeo porque a oração muito clara. A oração muito clara, mas o Artur falou: "Faço questão de orar".
E aí ele faz, ele reza uma Ave Maria. E ao rezar uma Ave Maria também nisso vai uma mensagem, né? Eh, quando se fala de Maria, se fala de uma igreja que também é uma igreja para as mulheres, que também é igreja do feminino, também é igreja da mãe, né?
Embora quando se trate de ordenação de mulheres e essas coisas, bom, aí o papa não é exatamente o que muitos esperavam e não pensa exatamente o que muitos gostariam que pensasse, né? Mas vai lá, vamos ouvir o papa rezar e nós traduzimos na voz. Erro meu, né?
Não precisaria nem ter posto o Artur para ficar rezando, porque a Ave Maria é bastante conhecida. Mas vale a pena, né? Vamos colocar o Artur para rezar aqui.
Vai lá. O Papa então rezou a Maria. Rezemos juntos por esta nova missão, por toda a igreja e pela paz no mundo.
Vamos pedir esta graça especial a Maria, nossa mãe. Ave Maria, de graça. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Amém. E aí a gente tem então nesse primeiro pronunciamento algumas linhas, né, gerais do que pensa o novo papa. M.
Related Videos
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com