O que está Acontecendo com a Classe ECONÔMICA?!

332.45k просмотров2488 СловКопировать текстПоделиться
Elementar
Houve um tempo que o simples fato de poder viajar de avião era algo luxuoso. Nos dias de hoje, espaç...
Транскрипция видео:
Esta é a configuração de um  Boeing 777 da British Airways, e ele possui 4 tipos de classes, a primeira, a  executiva, a econômica premium e a econômica. Em 2020 a configuração de alguns  modelos passou por modificações e hoje, possuem essa configuração. Notou alguma  diferença?
A primeira classe foi de 14 para 8 assentos para uma melhor experiência  da classe executiva, que melhorou as cabines e agora possui 49 assentos, ao invés de 48.  Enquanto isso, você pode não ter notado, mas tem uma coisa mais que mudou, que  é a configuração da classe econômica, que foi de 124 assentos para 138, adicionando  um assento por fileira e sem aumentar o espaço. Apesar dessa configuração de 10  assentos por fileira não ser nova, ela encolhe ainda mais a classe econômica  e parece ser a tendência para o futuro, já que mais empresas estão adotando a configuração  e vendo um aumento de 20% nos lucros por viagem Estão simplesmente empilhando pessoas com assentos  cada vez menores na classe econômica com a nova formação 3-4-3 ao invés da 3-3-3.
Mas nem sempre foi assim No início da aviação comercial, tudo  era premium. Viajar de avião era tão caro que o fato de estar em um avião já  era a experiência mais luxuosa da época. Passados alguns anos, na era de ouro da aviação  na década de 1950, o glamour tomava conta e os passageiros eram brindados com refeições finas,  bebidas à vontade e espaço suficiente para as pernas.
Todo mundo era tratado como uma estrela. Então, como fomos desse tratamento VIP para um assento que mal cabe uma pessoa  e ainda pagando por amendoins? E o que de fato está acontecendo  com a classe econômica?
Continua aí que é exatamente isso  que vou te contar neste vídeo! No início da aviação comercial  não existiam classes. Aliás, o primeiro voo comercial ligava  as cidades de St Petersburg e Tampa, na Flórida em 1914 e tinha apenas um  passageiro.
Longe de ser primeira classe. Aviões da Primeira e depois da Segunda Guerra  começaram a ser convertidos para passageiros, e na década de 30, os passageiros já contavam com  uma única cabine espaçosa para até 38 passageiros, completo com carpete de parede  a parede, banheiros no avião, comissários de bordo e refeições luxuosas. Como as companhias aéreas ainda não tinham permissão para cobrar diferentes tarifas em um  voo, elas começaram a dividir as rotas.
Rotas mais curtas com escalas custavam menos e rotas sem  escalas mais longas custavam mais. E preços mais baixos significam um padrão mais baixo de serviço. Isso até 1952, quando foi permitido voos com tarifas múltiplas, combinando uma classe padrão  e a classe econômica com serviço inferior.
Foi então que surgiu a primeira classe, com a TWA  introduzindo duas cabines separadas em 1955 no seu Super Constellation de rotas internacionais. A partir daí as coisas evoluíram lentamente, principalmente porque até a década de 70, a  aviação era controlada por muitas regulamentações, então era difícil pras empresas  venderem passagens com preços que elas queriam, pra diferentes classes. E justamente nos anos 70 e 80 começou a desregulamentação nos Estados Unidos e  Europa e, com isso, as empresas passaram a ter mais controle sobre o valor de suas  passagens e as rotas oferecidas aos clientes.
Aeronaves novas e melhores foram surgindo e os  serviços foram aprimorando, e com o lançamento do maravilhoso 747 era possível experimentar  novas categorias, incluindo a chamada executiva, focada no viajante de negócios. Antes da Classe  Executiva se tornar oficialmente uma classe, havia a econômica e econômica Full Fair.  Nessa época, quem pagava a passagem full fair ficava logo atrás da primeira classe e  recebia um melhor nível de serviço.
Por isso, atraiu muitos viajantes a negócios  que queriam se afastar das famílias barulhentas indo tirar férias no exterior. No início esse passageiro ficava junto com a classe econômica, mas depois as empresas  aéreas começaram a melhorar a experiência desse passageiro. Em 1979 a Qantas criou  uma parte separada do avião para eles.
A diferença foi aumentando significativamente  entre a Executiva e a Classe Econômica, até que a Econômica Premium foi introduzida  para preencher o vazio. Mas ela nunca teve um padrão e até hoje suas vantagens variam  muito de uma companhia para a outra. Uma matéria do The Traveller Insider resume  bem toda essa história, ela diz que a Classe Executiva de hoje é equivalente à Primeira Classe  de antigamente, e que a Econômica Premium de hoje é equivalente à Classe Executiva de antigamente. 
Infelizmente, não há nenhuma melhoria na Classe Econômica, que está pior do que nunca. As companhias estão espremendo as pessoas para ganhar mais dinheiro por viagem e fazendo com  que elas optem pelos assentos maiores das classes premium, que geram mais lucro. Mas como chegamos até aqui?
A década de 70 foi crucial para o  estabelecimento da classe econômica. Além da desregulamentação, que fez com que  as companhias aéreas tivessem a liberdade de cobrar o valor que quisessem por suas tarifas,  o Boeing 747 chegou no mercado aéreo como uma aeronave muito mais espaçosa, com espaço de sobra  para desenvolver melhor as cabines separadas. Esses dois acontecimentos resultaram na  expansão da aviação e na redução das tarifas.
Essa foi ainda a época de lançamento do Concorde,  a aeronave supersônica que surgiu com a promessa de ser o avião dedicado à primeira classe. Ele viajava de Londres a Nova York em menos de 4h e focava mais no viajante de negócios para  o qual a velocidade era importante. Além disso, a fabricante British Aircraft Corporation  disse, em 1970, que mais de 30% do mercado pagaria tarifas de primeira classe para viajar no  Concorde.
O Concorde seria o meio de transporte do futuro. . e dos ricos.
Com essa promessa, o Concorde fez com que as companhias estagnassem  em serviços para a primeira classe e focassem em agradar a classe econômica e a executiva. Mas com o tempo as coisas foram mudando. A velocidade já não era mais tão importante  nem mesmo para os mais ricos, pois as companhias foram melhorando o serviço das classes  superiores e introduzindo assentos que deitam, e dessa forma os passageiros poderiam passar  a noite dormindo no avião e chegar renovado no destino.
E já não fazia mais tanto sentido arcar  com os custos de uma aeronave da década de 60, sendo que o mercado e o passageiro de  negócios estavam em constante evolução. Enquanto o Concorde não tinha divisão de classes,  porque tudo nele era premium, nos 27 anos em que ele operou, o mercado evoluiu a ponto de  uma única aeronave ter 4 tipos de classes. Para explicar como são divididas  algumas aeronaves hoje em dia, eu vou seguir no exemplo do  Boeing 777-200 da British Airways.
Existem 4 classes: a World Traveller, que  é a econômica, a World Traveller Plus, que é a Econômica Premium, a Club World que é a  Executiva, e a melhor de todas, a Primeira Classe. Na World Traveller os assentos são  básicos e dão pouco espaço pras pernas, na World Traveller Plus os assentos são do tamanho  ideal para um ser humano e existe mais espaço, na Club World são oferecidos assentos do tipo  cama e na Primeira Classe a exclusividade fala mais alto, e a própria British Airways  descreve como “a melhor experiência” De início, a classe econômica parecia  uma excelente opção para aqueles que não podiam pagar mais caro para viajar  e até mesmo uma oportunidade, já que poderiam optar por trocar vários dias viajando  de ônibus ou navio por algumas horas no avião. Mas acontece que as companhias acabaram percebendo  que esses benefícios não se estendem a elas.
E isso afetou diretamente a forma  como conduzem suas estratégias. “Esqueça tudo o que você sabe sobre  empuxo, arrasto, sustentação e gravidade; o que faz um avião voar é o dinheiro. ” Essa frase famosa da aviação diz muito sobre o que tá acontecendo agora.
Manter uma companhia aérea não é tarefa simples e barata, e existem altos custos de manutenção,  por isso toda empresa aérea precisa de dinheiro. O problema com a classe econômica  começou quando elas perceberam que conseguem um lucro muito maior com as outras  classes, principalmente com a executiva. Em especial quando vemos a evolução dessa  classe, onde a British Airways lançou um assento reclinável por volta do ano 2000 e,  desde então, praticamente todas as outras grandes operadoras seguiram o exemplo.
Isso  tornou a classe executiva muito mais atrativa, mas, ao mesmo tempo, desvalorizou as ofertas  da Primeira Classe. E isso pode ser evidenciado ainda mais quando vemos que desde os anos  2000 as cabines executivas melhoraram de tamanho novamente, ganharam mais luxo, são  privativas e agora tomam mais espaço do avião, enquanto o número de assentos na  Primeira classe caiu quase pela metade. Inclusive, nos seus novos A350, a  configuração nem possui primeira classe.
E a tendência de crescimento deve seguir também  na Econômica Premium. O número de assentos deve triplicar de 3. 800 em 2021 para 11.
145 em 2025,  de acordo com um novo estudo da Counterpoint. As companhias aéreas de todo o mundo estão  adicionando assentos econômicos premium às suas configurações, à medida que se tornam a  classe mais lucrativa por metro quadrado em algumas das principais companhias do mundo. Isso porque a classe econômica premium normalmente oferece assentos mais largos com  mais espaço para as pernas do que a econômica, além de mais vantagens, como uma bebida  de boas-vindas, telas de TV maiores e uma refeição um pouco mais elegante.
Para esse conforto adicional, as companhias aéreas podem cobrar de 40 até 80% a  mais do que uma passagem econômica por um produto que ocupa apenas um pouco mais de espaço e  não custa muito mais para a companhia aérea. Mas é preciso um cuidado especial para não  tornar a cabine muito luxuosa, pois nesse caso elas correm o risco de perder passageiros  que poderiam ter comprado classe executiva. E segundo matéria da Investopedia, 75%  do lucro das companhias aéreas vem dos 12% de passageiros da classe Executiva.
Seth Kaplan, o editor da Airline Weekly, falou o seguinte sobre o assunto: “Sempre que  você puder receber o dobro por algo que não custa o dobro para produzir, esse é um bom  lugar para se estar para qualquer empresa”. Eles estão literalmente apertando os  passageiros para fazer mais dinheiro. Bem, mas será que ainda existe espaço  para a Classe Econômica e Primeira Classe?
Não é só a Classe Econômica que tá encolhendo,  a Primeira Classe também, mas em outro sentido. Enquanto a Econômica vê assentos cada vez  menores, a Primeira Classe vê a oferta diminuir. Com o espaço sendo reduzido na Econômica  e o aumento do luxo da Executiva, cada vez mais pessoas têm optado por voar  na Classe Econômica Premium e Executiva.
Isso porque não são todos que estão dispostos  a aturar desconforto para pagar mais barato. Em um artigo para a Time, Angus  Whitley e Sybilla Gross falam que viajar está se tornando um  teste de resistência física. Por isso, muitas pessoas estão  preferindo pagar um pouco mais caro para conseguirem esticar suas pernas.
Então, as companhias aéreas viram a demanda por esse tipo de passagem aumentar,  principalmente depois da pandemia. Em uma teleconferência sobre os resultados da  empresa, Glen Haustein, presidente da Delta, uma das maiores companhias aéreas dos Estados  Unidos, falou sobre como a demanda por assentos premium cresceu na medida em que as viagens  de avião foram voltando ao ritmo normal. Aí vem a pergunta que não quer calar: se  a diferença de qualidade não vale o extra no preço da passagem, por que tem cada  vez mais pessoas comprando a premium?
A real é que muita gente não  para pra pensar por esse lado. Uma pessoa de condições razoáveis, principalmente  se planeja uma viagem mais longa de avião, não vai ficar refletindo sobre como a  companhia está lucrando em cima de sua passagem econômica premium, o que ela quer  é conforto e espaço para esticar as pernas. Bem, mas então por que as companhias ainda não  estão investindo em aviões sem a classe econômica?
A verdade é que ainda não tem demanda pra isso. Não é todo mundo que pode ou quer pagar mais caro na passagem, então por enquanto é muito  melhor manter a classe econômica com os assentos ocupados, do que viajar sem ela e  com assentos vazios na econômica premium. E já que o preço é baixo e não existe conforto  mesmo, as companhias aéreas vão continuar espremendo a classe econômica até onde der.
Mas até que ponto vale a pena? É matemática básica: quanto mais  pessoas espremidas em uma única cabine, mais passagens são vendidas e, portanto,  mais dinheiro é feito em uma única viagem. O que preocupa aqui é até que ponto as companhias  aéreas estão dispostas a amontoar gente para ganhar mais dinheiro, e como isso pode deixar  essas viagens cada vez mais desconfortáveis.
Já chegou ao ponto de diminuírem a refeição  na classe econômica para reduzir o peso da aeronave para economizar mais combustível. E fato é que os assentos estão diminuindo e isso levanta preocupações não somente com  o conforto, mas também com a segurança dos passageiros. A FlyersRights, uma organização  sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos que defende os direitos e interesses  dos passageiros das companhias aéreas, está exigindo uma regulamentação para  que exista um tamanho mínimo de assentos.
Mas pra ser sincero as companhias aéreas  não parecem muito preocupadas com isso. Elas ganham de todo jeito. Se o passageiro optar por se espremer em uma cadeira econômica, a  companhia vai ganhar mais um assento ocupado.
E, se esse mesmo passageiro optar por voar  na classe premium, melhor pra empresa, o lucro pra ela será ainda maior. Isso se as companhias não resolverem inovar ainda mais e nós começarmos a levar  a sério idéias como essa, onde literalmente estão empilhando pessoas, ou essa, onde você  terá que praticamente sentar em um banco de bicicleta por algumas horas, haja hipoglós  depois de atravessar meio mundo nesse assento. Agora eu quero saber de você: O que você  acha da estratégia das companhias aéreas?
Uma estratégia pra sobreviver no mercado pós  pandemia? Ou só mais uma forma de lucrar a todo custo? Comenta aqui embaixo e dá uma olhada  no que o pessoal tá falando sobre isso.
Se você quer descobrir como eu produzo esses  vídeos aqui e como você pode criar um negócio contando histórias, confere uma aula grátis  no primeiro link da descrição, ou apontando a camera do seu celular pro QR code que tá na tela. Agora, pra descobrir como o brasil passou de um país onde os jogos de azar eram proibidos pra  ser um dos países mais explorados pelos sites de apostas, que já patrocinam todos os clubes da  série A do Brasileirão e movimentam bilhões de reais, confere esse vídeo aqui na tela. Aperta  nele que eu te vejo lá em alguns segundos.
Por esse vídeo é isso, um  grande abraço e até mais.
Похожие видео
O que está Acontecendo com o STARBUCKS?!
15:24
O que está Acontecendo com o STARBUCKS?!
Elementar
545,659 views
Como a ALEMANHA se tornou o País Mais Rico da Europa?! (Mesmo perdendo duas guerras..)
16:47
Como a ALEMANHA se tornou o País Mais Rico...
Elementar
616,368 views
O FRACASSO do AVIÃO mais BONITO do MUNDO: Conheça a história do VICKERS VC-10
17:19
O FRACASSO do AVIÃO mais BONITO do MUNDO: ...
Aero Por Trás da Aviação
254,104 views
Os Micos Mais Caros Já Flagrados Pelas Câmeras
31:07
Os Micos Mais Caros Já Flagrados Pelas Câm...
#Refúgio Mental
1,441,368 views
Why Living In Australia Is Impossible
14:53
Why Living In Australia Is Impossible
2 and 20
1,938,856 views
A Farsa da Indústria dos Vinhos..(E como ela te faz de TROUXA)
17:04
A Farsa da Indústria dos Vinhos..(E como e...
Elementar
2,516,614 views
10 Territórios que PORTUGAL Não Conseguiu Colonizar
13:09
10 Territórios que PORTUGAL Não Conseguiu ...
Rafael Scapella
45,228 views
O VOO DE 65 MIL REAIS - Como é voar na Primeira Classe do Maior Avião do Mundo? Etihad The Apartment
53:38
O VOO DE 65 MIL REAIS - Como é voar na Pri...
Estevam Pelo Mundo
1,153,260 views
737 MAX: O Grande ESCÂNDALO da Boeing
34:14
737 MAX: O Grande ESCÂNDALO da Boeing
Elementar
516,968 views
OceanGate Is Worse Than You Thought
28:41
OceanGate Is Worse Than You Thought
The Fool
5,055,288 views
O Plano Chinês pra Dominar a Aviação
16:45
O Plano Chinês pra Dominar a Aviação
Elementar
224,319 views
Segredos De Voo Que Nunca Contam Aos Passageiros
24:38
Segredos De Voo Que Nunca Contam Aos Passa...
Fala Sério
2,025,106 views
A PROFECIA DE APOCALIPSE 13 ESTÁ SE CUMPRINDO ❓️ DR. RODRIGO SILVA
20:25
A PROFECIA DE APOCALIPSE 13 ESTÁ SE CUMPRI...
Moises Yan - Oficial
27,639 views
Queda do 747 Capturada em Vídeo no Afeganistão | EP. 954
15:52
Queda do 747 Capturada em Vídeo no Afegani...
Aviões e Músicas
2,181,518 views
75 COISAS QUE VOCÊ VERÁ PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA
30:32
75 COISAS QUE VOCÊ VERÁ PELA PRIMEIRA VEZ ...
BRAIN TIME
801,687 views
Why Rich People (sorta) Don't Wear Luxury
17:55
Why Rich People (sorta) Don't Wear Luxury
ALEXANDER
2,152,382 views
Como a Índia ROUBA U$10 Bi por Ano dos EUA (E Ninguém Pode Parar)
23:01
Como a Índia ROUBA U$10 Bi por Ano dos EUA...
Elementar
734,657 views
Elis Regina: Capitalismo e consciência de classe (dos músicos, mas serve a trabalhadores no geral)
7:21
Elis Regina: Capitalismo e consciência de ...
Fernando Graça
118,264 views
RETORNEI AO BRASIL APÓS…
21:08
RETORNEI AO BRASIL APÓS…
Vlog do Tiago Skol USA
45,936 views
Por Que a Classe Média está DESAPARECENDO?!
13:55
Por Que a Classe Média está DESAPARECENDO?!
Elementar
389,168 views
Авторское право © 2025. Сделано с ♥ в Лондоне YTScribe.com