Ramana Maharshi - Abandone a Ignorância

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Corvo Seco
Trechos do livro “The Teachings of Ramana Maharshi in His Own Words”. Bhagavan Sri Râmana Mahârshi ...
Video Transcript:
A ignorância é de dois tipos: (1) Esquecimento do Ser. (2) Obstrução ao conhecimento do  Ser. Impurezas em sua mente: ignorância, dúvida e identificação errada  são os obstáculos a serem removidos.
Para remover completamente a ignorância, o  discípulo tem que ouvir a verdade repetidamente, até que seu conhecimento do  assunto se torne perfeito; Para tirar dúvidas, ele deve  refletir sobre o que ouviu; em última análise, seu conhecimento  estará livre de dúvidas de qualquer tipo; Para remover a identificação errada  do Eu com o não-eu (como o corpo, os sentidos, a mente ou o intelecto),  sua mente deve se tornar unidirecionada. Realizadas todas essas coisas, os obstáculos  acabam e resulta o samadhi, ou seja, a paz reina. Alguns dizem que nunca se deve deixar de  ouvir, refletir e concentrar-se.
Estes não são cumpridos pela leitura de livros, mas apenas pela  prática contínua para manter a mente retraída. Acreditamos em tudo, exceto na realidade. .
. Devemos desistir de todas as nossas falsas crenças. .
. E essa é a única coisa que temos que fazer. .
. Porque um homem se identifica com o  corpo, ele vê o mundo separado dele. Essa identificação errada surge porque  ele perdeu seu ancoradouro e desviou de seu Estado original.
Ele agora é  aconselhado a abandonar todas essas ideias falsas, rastrear de volta sua  Origem e permanecer como o Eu. Nesse estado, não há diferenças.  Nenhuma pergunta surgirá.
Todos os Shastras (textos espirituais)  destinam-se apenas a fazer o homem retroceder em seus passos até a Fonte  original. Ele não precisa obter nada de novo. Ele deve apenas desistir de suas  ideias falsas e acréscimos inúteis.
Em vez de fazer isso, ele tenta se agarrar  a algo estranho e misterioso porque acredita que sua felicidade está  em outro lugar. Esse é o erro. A felicidade é inerente ao homem  e não se deve a causas externas.
Enquanto você buscar algo além de si mesmo com o fim de obter felicidade, não haverá felicidade para você. O maior erro do homem é pensar que é  fraco por natureza e mau por natureza. Todo homem é divino e forte em sua  natureza real.
O que é fraco e mau são seus hábitos, seus desejos e  pensamentos, mas não ele mesmo. A paz é o seu estado natural.  É a sua mente que o destrói.
A Realização não é nada novo a  ser conquistado, ela já está lá. Tudo o que é necessário é se livrar do pensamento “Eu não percebi”. O empenho do indivíduo é dirigido tão somente para a remoção da sua própria ignorância.
Depois que esta cessa, descobre-se que a verdadeira natureza de si mesmo esteve sempre aí. Abandone a Ignorância. Ramana Maharshi.
Do Coração nasce a noção “eu sou”  como o dado primário da experiência do indivíduo. Por si mesmo, o “eu sou”  é de caráter puro, não contaminado. A Consciência Pura, completamente  não relacionada ao corpo físico e que transcende à mente, é uma  questão de experiência direta.
Assim como o leigo conhece a sua  existência corpórea, o Sábio conhece sua existência incorpórea e atemporal. Isso que é atemporal não é visto  ser assim devido à ignorância. A ignorância é a obstrução.
Tudo  o que temos a fazer é removê-la. Aquilo que surge neste corpo como “eu” é a mente. Se a mente, que é o instrumento do  conhecimento e a base de toda atividade cessar, cessa a percepção do  mundo como realidade objetiva.
Investigue o que é a mente e ela desaparecerá. Não existe mente separada do pensamento. Quando todos os pensamentos são aquietados  sobra apenas a pura Consciência.
A mente é inquieta por natureza. Comece  libertando-a da inquietação: dê-lhe paz; torne-a livre de distrações;  treine-a para olhar para dentro; faça disso um hábito. Isso é feito ignorando o mundo externo  e removendo todos os obstáculos para a paz de espírito.
É da natureza da mente vagar. Você não é a mente. A mente surge e afunda.
É impermanente, transitório, enquanto você é eterno. Apenas a busca “Quem sou eu? ” é necessária.
A pergunta “Quem sou eu? ” é o principal meio para a remoção de toda miséria e a obtenção da bem-aventurança suprema. A pergunta “Quem sou eu?
” não tem o  objetivo de obter uma resposta, a pergunta “Quem sou eu? ” destina-se  a dissolver o questionador. A auto-investigação pode revelar a  verdade de que nem o ego nem a mente realmente existem, e permite que a pessoa  perceba o puro Ser indiferenciado do Eu ou do Absoluto.
Você saberá no devido tempo que a sua  glória está onde você deixa de existir. Você é a Consciência. Consciência  é outro nome para você.
Já que você é a Consciência, não há necessidade de alcançá-la ou cultivá-la. Aquilo que continua a existir no estado  de sono e de vigília é o mesmo em ambos; mas no estado de vigília existe a experiência  da infelicidade e, portanto, o esforço para removê-la. Quando lhe perguntam  quem acorda do sono você diz “eu”.
Segure firme este “eu”. Se isso for feito o Ser  Eterno revelará a Si mesmo. Se você mantiver esse sentimento de  “eu” por tempo suficiente e com força suficiente, o falso “eu” desaparecerá,  deixando apenas a consciência ininterrupta do “eu” real e imanente, a própria Consciência.
Podemos tornar a mente calma e serena  Percebendo a fonte da mente, para que ela possa desaparecer, ou realizando  a autoentrega, para que ela possa ser abatida. A autoentrega é o mesmo que o autoconhecimento, e qualquer um deles implica, necessariamente, autocontrole. A rendição só pode ter efeito quando  feita com pleno conhecimento do que significa rendição real.
Tal conhecimento  vem após investigação e reflexão e termina invariavelmente em autoentrega. Render-se é entregar-se à causa original de seu ser. Se alguém permanece como  o Ser, há Bem-aventurança.
Provavelmente ele pensa que ficar quieto  não traz o estado de Bem-aventurança. Isso se deve à sua ignorância. A bem-aventurança não é adicionada à  sua natureza; é meramente revelado como seu estado verdadeiro e  natural, eterno e imperecível.
A única maneira de se livrar de  sua dor é conhecer e ser o Eu. Geralmente se diz: “Conhece-te a ti  mesmo”. Mas mesmo isso não está correto, pois se nós falamos em conhecer o Eu,  devem existir dois Eus, um que conhece, o outro que é conhecido, e  o processo do conhecimento.
Mas o estado que nós chamamos de Realização é simplesmente ser quem você é, e não conhecer algo ou tornar-se algo. Se alguém alcançou a Realização, ele é  apenas aquilo que é e que sempre foi. O estado a que chamamos de Realização  é simplesmente ser você mesmo, não sabendo nada ou desejando se tornar alguma coisa.
Se alguém compreendeu, ele é aquilo que por si só é, e que por si só sempre foi. Ele não pode descrever esse estado. Ele só pode ser Aquilo.
Aquilo “É”, é paz. Paz é a nossa verdadeira natureza. Nós a estragamos.
O que é necessário é que deixemos de estraga-la. A Realidade sendo você mesmo,  não há nada para você perceber. Tudo o que é necessário é que você  desista de considerar o irreal como real.
A consciência sem esforço e sem  escolha é o nosso estado real. Se pudermos alcança-lo ou estar nele, está tudo bem. Mas geralmente não se pode alcança-lo sem esforço; o esforço da meditação deliberada.
Todas as tendências antigas conduzem  a mente para fora e a direcionam para objetos externos. Todos esses pensamentos  devem ser abandonados e a mente voltada para dentro. Para isso, o esforço  é necessário para a maioria das pessoas.
Vai acabar bem no final. Gradualmente os obstáculos são todos superados. Tudo dá certo no final.
Determinação constante é o que é necessário. Sem dúvida, alguns livros dizem que  devemos continuar cultivando uma qualidade após a outra e, assim, nos prepararmos  para a liberação, mas para aqueles que seguem o caminho da auto-inquirição,  seu esforço é suficiente para adquirir todas as boas qualidades. Eles  não precisam fazer mais nada.
O Eu é apenas Ser - não isso  ou aquilo. É Simples Ser. Seja, e esse é o fim da ignorância.
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