Tá bom então boa tarde a todos eu gostaria primeiramente de agradecer aí Rosângela querida amiga pela abertura pelas palavras essenciais agradecer também o amigo Tiago pelo convite que nos foi feito que a gente atendeu com muita alegria muito feliz nos felicitam muito podemos ver mais uma sementinha de um Lap germinando e florescendo e frutificando o estudo do evangelho que é esse Manancial inesgotável e o mais puro que a humanidade já teve notícias o estudo do Evangelho à luz da doutrina espírita portanto enriquecido Ainda mais por todos os horizontes que o espiritismo nos traz por todas
as chaves de entendimento que nos proporcionam Esse é o grande objetivo do nep estudar o Evangelho com as chaves espíritas para melhor compreender em mente a grande meta de todos nós melhor aplicá-lo em nossas vidas então nós felicitamos muito aqui também representando nenhum Neve São Paulo esse conjunto de neps aqui em nosso estado já temos aí participando conosco cerca de 18 Neves ao qual se junta ou aos quais agora se junto também o Neto e Lívia o nome Fantástico aí né uma ótima excelente escolha de benfeitor amparar os trabalhos Ainda mais quando se se pensa
que a casa né tempo benfeitor Emmanuel juntando Então essa dupla certamente estarão muito bem amparado no que diz respeito evangelho porque todo esse esforço também ele deriva do esforço de amônio desse benfeitor que dedicou boa parte da sua obra dos seus esforços com nosso querido Chico Xavier é em torno do Evangelho do Cristo do o evangelho de Jesus à luz da doutrina espírita em naturalmente o e mano que hora conhecemos e que é para nós esse referencial e esse e assim inspiração ele não existiria não fossem seus caminhos Lívia que foi a grande estrela que
brilhou em sua noite né do orgulho ainda da ignorância espiritual Despertando para a estrela maior de todos nós que a Jesus Cristo então é muito bacana a gente vê esses entrelaçamentos ao longo dos séculos em que esforços que foram feitos lá trás sementes que foram semeados lá trás ainda hoje Estão se convertendo em frutos dos quais usufruímos e que se fazem também em nossas vidas novas sementes nesse eterno multiplicasse do bem e da Luz quando Jesus nos Fala tantas vezes no Evangelho da multiplicação da semente que dá o cêntuplo a gente percebe isso claramente quando
lançamos um a história e vemos e sempre lançamento de vidas uma vida despertando inspirando outra vida se transformar em essa outra vida por sua vez mais uma série de vidas ela transforma E assim a gente segue nessa cadeia nesse Efeito Dominó em que o bem Vai vencendo o terreno dia a dia ganhando e conquistando mais e mais corações para Senhora do amor e para Seara do bem então nós desde já gostaríamos de manifestar aqui deixar bem expressa a Nossa Alegria Por Esse empreendimento os nossos votos de muita luz e muitas bençãos para vocês sobre o
Amparo da espiritualidade superior que esse estudo do Evangelho se faça de fato na vida de cada um de vocês uma luz maior a brilhar e apontar o rumo seguro da caminhada com Jesus em direção a renovação de nós mesmos e ir para a gente fazer esse estudo introdutório então buscando destacar também um pouco o que é a proposta do snaps ou de grupos similares que não terão propriamente o nome de Neve mas que serão estudos do Evangelho à luz da doutrina espírita Qual é esse grande objetivo desse estudo que como nós vimos foi tão alimentado
por Emanuel na sua obra mediúnica através do nosso querido Chico Xavier ele que foi um pioneiro digamos assim um precursor disso na doutrina espírita no movimento Espírita que foi seguido por tantos naturalmente já a seguinte também um caminho que foi aberto pelo próprio Kardec quando traz a obra O Evangelho Segundo espiritismo que vai ter justamente essa abordagem Kardec já que ele tempo com a sua Lucidez e certamente muito inspirado pela espiritualidade faz questão de nos legar uma obra assim tão fundamental Tão rica e com uma visão A Fuga acerca desta busca do sentido Espiritual do
Evangelho dos valores morais das lições de Jesus ele abre com isso um caminho então a gente sempre gosta de dizer o evangelho segundo espiritismo ele não é um ponto de chegada mas antes um ponto de partida ele é um ponto de partida para o estudo do Evangelho à luz da doutrina espírita então tudo que nós venhamos a fazer nos Neves nos miudinhas nesses estudos nós estamos dobrando aquilo que Kardec iniciou atrás sob a inspiração do espírito de verdade os próprios espíritos em vários momentos na codificação Livro dos Espíritos no Evangelho Segundo espiritismo vamos dizer que
um dos objetivos primordiais que eles tinham uma de suas incumbências fundamentais sob a orientação do espírito de verdade era justamente resgatar o evangelho a pureza simplicidade a originalidade dos ensinamentos de Jesus removendo uma série de camadas que nós humanos seres humanos com as nossas imperfeições ao longo dos séculos fomos depositando sobre o entendimento das lições de Jesus entendimentos esses que acabaram estando em muitas ocasiões bem distantes do que Jesus efetivamente buscava nos dizer e o próprio mestre havia predito esse Resgate nessa recuperação do sentido das suas lições e uma ampliação do nosso entendimento acerca do
Evangelho pode ele promete o consolador prometido quando lá em João Evangelho de João no diálogo com os discípulos na Última Ceia ele não se fala que mais tarde enviar ia Então esse Consolador que relembrar ia tudo que ele nos havia dito que nos explicaria nos conduziria nesse caminho da Verdade algum entendimento da de toda a a idade das suas lições então próprio mestre havia predito isso e de fato a doutrina espírita vem então cumprir no tempo julgado propício pelo alto cumprir aqueles desenhos como Kardec também apresenta para nós no Evangelho Segundo espiritismo também o primeiro
Capítulo de Gênesis Ele explica nos Então o porquê o espiritismo é de fato esse Consolador prometido e para a gente fazer então essa introdução tendo em vista aí a sugestão que foi acolhida pelos amigos né Desse estudo das parábolas também a partir desse livro que nós sugerimos o que nesse dele é as parábolas de Lucas certamente farão aí Alguns estudos introdutórios temos os estudos sobre Lívia sobre essa pergunta essa personalidade que é em si mesma a página Viva do Evangelho portanto nada melhor do que estudar o evangelho também nas vidas que se tornaram o Evangelho
é vivido mas no estudo das parábolas a partir da sobra do que nesse dele a gente gostaria aqui de tecer algumas algumas considerações né porque escolher É sobra que não é uma obra espírita para dar esse início esse start no estúdio e das palavras mas antes da gente chegar lá vamos tentar entender um pouquinho o que são as parábolas é o que é a proposta das parábolas ponto de vista genérica que não vamos nos focar SP científicamente nenhuma delas vai se entender uma finalidade né geral uma visão geral aí do que sejam as parábolas a
luz da doutrina espírita E aí justamente nesse entendimento fazer uma ligação com a proposta dos apps que é não e no estudo das parábolas mas do Evangelho como um todo e fundo nessas lições conseguindo vencer os desafios da forma da letra Como dizia o apóstolo Paulo a letra que mata em busca do espírito que da vida é em busca do espírito que vivem fica então o snaps eles vão ter esse propósito naturalmente recorrendo aí é ferramentas a um conjunto de ferramentas que o espiritismo nos dará que são as revelações as informações as leis que o
espiritismo nos traz nos revela as leis espirituais as leis Morais né fatores o elemento chave de entendimento como por exemplo a reencarnação a mediunidade pelo Espírito é fluidos é que mais a escala Espírita lei de progresso lei de evolução em uma série de outras e as informações que o espiritismo nos apresenta que não são propriamente dele né são leis divinas sempre existiram sempre estiveram mas que no momento julgado mais adequado puderam se fazer assim tão Claras e ser apresentadas de maneira tão lógica tão coisa tão sólida na doutrina espírita então o espiritismo ou os apps
vai Vão buscar no espiritismo esse ferramental esse conjunto de chaves para a gente ir mais fundo nesse entendimento das palavras e das lições de um modo em geral dos Evangelhos ou mesmo das escrituras e naturalmente vai recorrer também a outros elementos como o próprio Kardec vai atualizar na introdução de o evangelho segundo espiritismo que serão importantes para esse entendimento e um desses elementos aí fundamental é um entendimento melhor daquele contexto das características daquela linguagem e as características né daquele contexto histórico daquela sociedade daquele povo que já vinha trazendo a de todo um uma bagagem né
todo um arcabouço de conhecimentos da primeira relação aos quais muitas vezes Jesus vai fazer referência nas suas lições e que sem entendimento minimamente adequado deles passam desapercebidos muitas nuances para nós nas lições de Jesus nós ficamos com muitas pontas soltas falta se também é algumas algumas luzes alguns entendimentos necessários para que a gente consiga Superar Essa forma transitória de que Jesus precisou revestir a sua mensagem para encontrar os um é como pensando no Fruto o passar ali pela casca o remover a casca para alcançar os um ou comparando as lições de Jesus é um presente
buscar oi gente mas há uma embalagem e essa embalagem Marfim de removê-la a gente precisa ter também alguns conhecimentos daquele período daquela cultura próprio Kardec portanto para a questão de frisar é esses dois elementos Como assim tão importantes para o nosso entendimento das lições de Jesus e das escrituras de um modo geral na introdução de o evangelho segundo espiritismo que é fundamental para entendermos a grande finalidade da obra e do estudo do Evangelho à luz da doutrina espírita Kardec vai dizer por exemplo lá no item 3 A terceira parte da introdução do Evangelho Segundo espiritismo
ele vai ter um trecho lá uma parte intitulada notícias históricas em que ele vai nos dizer que para compreendermos muitas algumas das passagens do Evangelho necessário se faz é entender né o valor o significado Há muitas palavras neles frequentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época Então veja a visão de Kardec né a Lucidez de Kardec entendendo que esse conhecimento que a gente vai buscar por exemplo num livro com esse daí a sugestão que nós trouxemos para vocês ele nos auxilia a entender melhor certas expressões certas reacções do
público dos interlocutores de Jesus certas referências que Jesus faz tudo isso faz parte um pouco daquele contexto não que as palavras e as lições de Jesus estivessem restritas aquele tempo aquele povo aquela cultura muito pelo contrário falava o cristal espírito Imortal importante ou sua mensagem perecível mas para que ela ficasse aqui conosco no plano terreno e pudesse nos alcançará nós hoje nós estamos estudando a sua mensagem ele precisou revesti-la de palavras que remontam então a uma cultura um tempo e um povo e da importância da gente fazer esse estudo da casca digamos assim da embalagem
para aprendermos a removê-la separar o que embalagem do que é o presente do que é o sumo da fruta ali então é esse ou objetivo de um estudo com uma de uma obra como essa né Kardec Mais adiante também do Evangelho Segundo espiritismo lá no item 3 do Capítulo 23 em que ele estuda algumas passagens difíceis do Evangelho algumas passagens que parece até incompreensíveis ele vai fazer um estudo dessa questão da do estado dos costumes da época quando ele faz aqueles tudo por exemplo da passagem do odiar pai e mãe ele vai fazer o estudo
do hebraico mostrando que o odiar lá não tinha mesmo a significação que tem para nós hoje ocidentais eu era uma era uma graduação aí digamos assim nesse amor não é amar mais e a mais menos o amar menos muitas vezes era utilizada é a palavra odiar no sentido de que em comparação com outra relação S tinha essa graduação então ele faz esse estudo interessante e ele coloca lá se não se leva em conta o meio em que Jesus viveu fica-se exposto ao equívoco a equívocos acerca do valor de determinadas expressões e de determinados fatos então
muito nos impressiona a Lucidez de Kardec já que ele tempo porque esse resgate do Evangelho é ao que vem sendo feito até mesmo em outras denominações religiosas nessa estudo mais contextualizado ali também Esse é o que tem sido feito no século 20 para cá sobretudo final do século 19 mas Kardec já Pioneiro nesse entendimento naturalmente muito inspirado pelo alto ele apresenta a importância desse tipo de e****** mas ele Frisa também no item 1 ou na primeira parte da introdução de o evangelho segundo espiritismo que a doutrina espírita o estudo da doutrina espírita com as chaves
de entendimento que ela nos proporciona é também essencial para a gente ir fundo no entendimento das lições de Jesus como entender os chamados milagres do mestre sem entender fluidos sem entender escala Espírita sem entender mediunidade sem entender as potências do espírito perispírito e etc etc como entender aquelas chamadas curas Milagres de Jesus sem esses elementos que a doutrina espírita nos revelam como entender melhor aquelas passagens de a Jesus com chamados diamantes e foram denominados aí demônios sem entender muito espiritual mediunidade e obsessão intercâmbio mediúnico né os processos de evolução dos Espíritos que nem o Espírito
está eternamente voltados ao mal que são espíritos ali em condição transitório de Sofrimento de aflição de revolta de Vingança como entender isso sem essas chaves que o espiritismo nos dá ou mesmo as suas lições de uma maneira geral mais abrangente os seus sermões como conceber aplicabilidade tudo aquilo que nos apresenta sem por exemplo entendimento fundamental da reencarnação como conceber seja possível aplicar todo o programa que Jesus nos apresenta em apenas uma internação onde sabemos que é uma trajetória faremos desta o máximo que estiveram é mas tem qualquer pretensão de esgotar toda a proposta e o
programa do evangelho que é uma proposta para milênios e milênios encontráveis de evolução porque o evangelho nada mais é do que a síntese de milhões e milhões de anos de experiência e sabedoria de um espírito puro que vem então compartilhar conosco esse material para que ele seja por nós trabalhar elaborado ao longo dos é tão de fato fica difícil entender uma série de orientação de Jesus se imaginarmos que só temos uma Encarnação se só temos um breve período de uma Encarnação fica até mesmo dificílimo senão impossível entender por exemplo o próprio criador os seus atributos
a sua justiça por exemplo se concebemos que existe apenas uma internação como conciliar destinos tão diversos há como conciliar histórias de vida e experiências tão diversas alguns desde a mais tenra idade com dificuldades enormes com enfermidades com lutas com desafios ter menos enquanto outros uma internação inteira de maiores facilidades e tudo mais alguns que vivem tão pouco Nem chega aos dez anos aos cinco anos de idade outros que viverão 95 100 anos estarão eles no mesmo lugar após outubro tendo um vivido tão pouco outro vivido tanto um se comportado assim ou se comportar daquele outro
modo não existirá em uma gradação não existirá o processo Então os próprios atributos divinos muito difícil se nos torna entender os vem como o evangelho sem as chaves que o espiritismo nos proporcionam por isso Kardec nesse primeiro item nessa primeira parte da introdução de Evangelho Segundo espiritismo vai dizer assim e tem muitos pontos do Evangelho as escrituras e dos autores sacos de um modo geral só são inteligíveis parecendo até mesmo irracionais alguns por falta da chave que facundes se eles aprendendo o verdadeiro sentido essa chave dizer está na doutrina espírita ou seja na revelação dessas
leis que não pertencem a doutrina espírita mas que foi ela que ela que conseguiu conjugá-los de maneira Coesa de maneira harmônica essas verdades essas informações que estiveram esparsas aí em todos os tempos em várias culturas e tradições mas muitas vezes misturadas acréscimos humanos é equívocos humanos e incompreensões superstições o espiritismo separa o cascalho e com gregos diamantes por isso é uma doutrina poderosíssimo de síntese uma síntese maravilhosa de valores de entendimento que nos permite Abrir portas a compreensão realmente muito vastas muito Profundas tanto no que diz respeito ao criador a sua obra universo tem como
o evangelho a própria figura de Jesus Então veja a Lucidez de Kardec estabelecendo já para nós esses dois fundamentos esses dois elementos essenciais que farão parte da essência do esforço de cada nep estudar muito bem a doutrina espírita em seus fundamentos em seus valores essenciais para que ela seja então a chave na abertura e na compreensão mais profunda das lições de Jesus e também lançar mão dessas obras de outros irmãos de outras denominações como essa que nós estamos as parábolas de Lucas e Kenneth Bailey que vamos auxiliar a entender com mais clareza o contexto em
que Jesus vivia né determinadas expressões circunstâncias que vão vocês vão ver ao longo da obra lançamento a Nova Luz para nós no que diz respeito as lições de Jesus é um esforço de discernimento Vale aqui frisar porque vocês vão ver ao longo da obra muitas interpretações muitas conclusões que vão diferir daquilo que nós espíritas entendemos e muitos aspectos no campo da teologia sobretudo entendimentos acerca de Deus da salvação do próprio Cristo ele terá entendimentos diferentes em alguns aspectos Mas eles aí o convite do discernimento que Kardec tantas vezes nos convidou a ter do bom senso
ele não nos proibiu de ler nada pelo contrário nos convidou a usar a chave espiritual discernimento para separar o que é interessante o que se harmoniza com aquilo que o espiritismo nos mostra e deixar de lado aquilo que são compreensões diferentes né do que o espiritismo nos apresentam o estudo dessa obra Vocês verão várias convidar a esse discernimento de separar o que estás assim as ações distintas mas vocês verão também quanto material de valor quantas dúzias vão ser projetadas nas parábolas de Jesus as a Por conta desses conhecimentos e dessas informações que eles vão trazer
para vocês eu me lembro a primeira vez que eu li É sobra como eu fiquei realmente encantado com as novas luzes que ele lança sobre a parábola do bom samaritano por exemplo a parábola do filho pródigo ou dos dois filhos Vocês verão não vou dar spoiler da obra não vou entrar aqui nenhuma das palavras propriamente para que vocês têm esse Sabor no estudo e do descobrir mas a gente fez Então essa abordagem né para ilustrar O que é o estudo evangelho à luz da doutrina espírita para a gente focar agora mais propriamente nas parábolas entendendo
o que que é a sua proposta e como então esse estudo do snaps com esses elementos fundamentais que mencionamos aqui eles vão eu te avançar no entendimento das lições de Jesus compartimentados nas paradas e para ilustrar melhor o que que essa finalidade da parábola eu recorro a um texto muito interessante de São Luís está na Revista Espírita de maio de 1858 é um texto é um artigo intitulado o orgulho com uma mensagem de São Luís sobre o orgulho Mas é interessante que ele vai trazer uma parábola ele vai trazer uma parábola sobre o orgulho e
aí o final da parábola Kardec faz duas perguntas para São Luís e as respostas deles são muito interessantes são aí um fio da meada para nós não entendimento do que era a proposta do que é a proposta das parábolas lá no evangelho ele diz assim né Kardec Pergunta assim para ele porque São Luís nos fala em parábolas a pergunta de Kardec E aí São Luís responde assim o espírito humano ama o mistério a lição se grava melhor no coração quando a procuramos Aqui nós temos uma pista fundamental acerca da finalidade das palavras e a parábola
hinos apresentando né a ideia não de pronto não toda pronta digamos assim ela pede do interlocutor um movimento um esforço de busca de procura de ir atrás só parábola ela demanda de nós esse movimento para que a gente possa no conviver com ela no trabalhar ela e e ganhando intimidade profundidade de visão no que está ali compartimentado no que está ali naquela forma alegórica e metafórica então é acorda até de um outro livro também do que nesse verde mais recente dele chamado Jesus pela Ótica doente média que é um livro Fantástico também e uma das
partes da obra ele também se dedica a estudar as parábolas tão nessa introdução sobre as parábolas a equipe uma parábola sendo uma metáfora estendida ela não é simplesmente um sistema de entrega de uma ideia que tá querendo dizer a palavra ela nos dar ela não nos dar a ideia é pronta você tem que ir se esforçar por compreender você tem que sentar meditar refletir analisar buscar outra perspectiva e por isso que quanto mais você progride mais você consegue extrair dela Essa é uma das grandes penalidades de os mestres espirituais não só Jesus Mas se a
gente pega a maioria dos grandes Mestres espirituais eles trabalhavam comentar forças com símbolos por quê Porque isso da atemporalidade alguém cima quanto mais o espírito por vídeo mais ele consegue na relação com símbolo ressignificá-lo a aprender novas nuances novas perspectivas um asclépios estudando o evangelho ascleps lado obreiros da vida eterna estudando o evangelho nas esperas em que ele vive em que a forma nem existe mais com nós a concebemos Será que ele vai lhe as parábolas de Jesus com a mesma perspectiva que nós vemos ele vai englobar tudo que a gente já entendeu sobre elas
mas ele terá muito mais perspectivas sobre cada palavra porque ele encontra o espírito pro pediu e consegue então ressignificar o símbolo da parábola o símbolo ela demanda de nós essa interação esse esforço essa busca início a lição se gravar melhor é como um prêmio pelo esforço né Como diz é Emanuel no capítulo 1 do Livro fonte viva quando a gente busca as graças da lição bate à porta da lição buscando as suas Graças ela não se responde com as graças que ela tenha a e quando nos esforçamos por alcançar essas graças elas são nos responde
com as suas as suas benesses não seus benefícios então é com prêmio ao que busca e um filtro aquele que ainda não está buscando aquele que ainda está apenas na superficialidade é Jesus e os grandes Mestres ele se utilizam Então desse recurso voltando lá o que ele se dele no Jesus pela lógica do Oriente Médio ele vai dizer sim que a parábola então ela não é simplesmente um sistema de entrega de uma ideia mas uma casa em que o leitor ou ouvinte é convidado a fixar residência e sendo uma casa olhar para o mundo através
das janelas dessa residência eu achei muito interessante essa abordagem dele ele compara uma palavra então uma casa você precisa conviver ali nela você precisa criar intimidade com ela e fala para colher as visões que ela Poderá te dar renovadas da vida da realidade da Lei Divina achei muito interessante essa abordagem é de certo modo O que são Luís está nos dizendo aqui a lição se grava melhor no coração quando nós a procuramos eu não é aquela que ela resposta pronta vai demandar de nós o movimento um esforço por isso eu mando no livro o consolador
quando ele vai falar das parábolas de Jesus Ele vai dizer assim que as parábolas na questão 290 do livro O Consolador as parábolas são como sementes divinas que desabrocharam mais tarde em árvores de misericórdia e de Sabedoria para humanidade um toque feliz definição cada parábola e poderemos estender isso a cada lição de Jesus É nos dada a semente Mas o fruto será o resultado de todo o empenho por cultivar essa semente de todo o esforço de estudo de pesquisa de vivência de aplicação é então que a semente que nos é dado a ideia compartimentada o
símbolo o projeto que nos é dado se torna então realidade concretude em nossa vida pelo ponto nós damos a semente então a semente Ela traz todo potencial mas para que ela vira a vi ela precisa de uma série de elementos que a elas são agregados né o sol água o solo adubo Isso é o que nos cabe dar as sementes que o evangelho nos proporcionam nós damos o sol do discernimento a água né do suor e do esforço e nós damos o adubo do sacrifício e aí ela vai então se convertendo numa árvore de Misericórdia
de Sabedoria para nós e naturalmente para os outros que vão colher também desses frutos na convivência conosco Olha que interessante essa abordagem demônio que reflete muito que São Luís está no dizendo aqui para que eu consiga extrair do Evangelho cada vez mais eu preciso dar cada vez mais o Evangelho é o que Narcisa vai dizer para André Luiz no capítulo 1 do Livro Os Mensageiros ela diz assim enquanto o espírito do homem sem Golfo apenas em cálculos e raciocínios as lições do Evangelho o evangelho não se parece senão um repositório de ensinamentos comuns mas quando
se despertam sentimentos superiores ele percebe que as lições do mestre ganham novas expressões antes desconhecidas da sua inteligência na medida em que ele se a identificar a si mesmo como instrumento do pai quando crescemos para o senhor as suas lições igualmente crescem aos nossos olhos é isso que ela define Olha que bonito quando nós crescemos no esforço na aplicação do que já foi recebido as lições crescem também em consonância com aquilo que estamos dando o Evangelho é essa interação que está aqui no centro proposta que capta muito bem amigos o sentido original da palavra parábola
que é a palavra grega né no hebraico a palavra Muito provavelmente utilizada era Marshall que aí tem conotações um pouco diferente engloba alguns aspectos diferentes do que a parábola no sentido grego mas a parábola no sentido grego ela deriva de jun jun de uma junção de duas expressões para que é uma preposição grega que significa ao lado de ou junto de e ballet o moleque é conjugação do verbo ballin no grego lançar lançar então parábola traduzida literalmente é lançar ao lado lançar para o ato tão Olha que interessante se a gente buscar o sentido simbólico
disso né lançar para o lado então a parábola é esse artifício Esse instrumento de instrução de orientação que o Mestre lançava mão para digamos assim incorporar novas perspectivas para os seus educandos né era artifício que vinha ali corroborar dar Alcir estar ao lado dar um apoio né a transmissão de uma determinada informação mas justamente esse sentido do lançar ao lado ele indica também movimento que é o que nós estamos falando aqui a parábola pede de nós movimento a parábola e nos tirar de um lugar né Dilma mono ideia de uma visão cristalizada de uma certa
acomodação a parábola nos pés de movimento ela nos pede que saiamos ali de um ponto de vista para que abarcamos outras perspectivas no esforço do estudo e do entendimento Olha que interessante na própria etimologia da palavra parabolé esse significado do movimento da movimentação é assim por exemplo que o diabo lá com o doutor da Lei acerca do próximo né quem é o meu próximo o indivíduo estava com a ideia meio cristalizada que que Jesus faz ele lança mão desse recurso da parábola convidando individo a olhar para a realidade de uma outra perspectiva de um outro
Prisma e ele sai daquele centramento que ele tava das suas ideias dos seus pontos de vista e ver né digamos assim deslocado a cena que a palavra propõe e muitas vezes ele vai se identificar na cena quantas vezes Jesus não contavam a parábola aí depois vai evangelizar sim perceberam Que contava essa parábola acerca deles é porque eles por si não conseguiu ver as suas incoerências não conseguiu ver a discrepância entre o que viviam e eu te falar mas quando Jesus lançava de lado né os colocava de lado para que vissem uma cena de uma parábola
eles então percebiam o que Jesus estava querendo transmitir né as suas incoerências por exemplo a parábola dos dois filhos e ela é contar todas as parábolas do capítulo 15 de Lucas que vocês vão estudar aqui que é a parábola da ovelha perdida parábola da dracma perdida EA Parábola dos do Filho Perdido ou dos dois filhos perdidos Por que os dois estavam perdidos e quando que essas parábolas são contadas em sequência quando Jesus é criticado por acolher publicanos e os pecadores as meretrizes almoçar com eles e tal ele é criticado pelos fariseus pelos doutores da Lei
Teoricamente aqueles que eram os mais zelosos mais perigosos no cumprimento da lei Divina eles criticam então Jesus que que Jesus faz diante dessa crítica ele não eu não respondi ereto e não dá uma resposta pronto Ele conta uma história porque nesta história olhando de fora os fariseus puderam perceber que eles eram filho mais velho da parábola Ah e eles puderam perceber que o filho mais novo eram os publicanos e os pecadores arrependidos então vendo de Fora eles viram eles próprios percebe a finalidade da palavra ela tira o indivíduo desse alto centramento e faz vê-lo ver
se a si mesmo naquela história que Jesus conta né Assim como quando Jesus está na casa de Simão fariseu lá em Lucas 7 entra aquela mulher lava os seus pés se os pés de Jesus né Simão O fariseu pensa consigo esse aí mais profeta coisa alguma se fosse ele saberia Quem é essa que entrou aqui e aí Jesus falou eu vou te contar uma parábola ou se vão ele não ele não responde pronto Ele conta uma parábola sobre dois devedores um que devia um monte um que devia um pouquinho ambos foram perdoados quem amaria mais
irmão e aí logo ele percebe que ele era um dos personagens da parábola e a mulher que ele tava criticando era outro pensa a parada veja didática de Jesus Isso é para mulher lançar ao lado é tirar o outro de uma zona de acomodação de uma ideia cristalizada para que ele veja a realidade de um outro Prisma E então desperte e se quiser faça o movimento de ir em busca de aprender mais conquistar lhe compartimentado nas sementes que estão na barato percebe o que são Luís está dizendo aqui para nós Essa é a grande finalidade
das palavras mas ele prossegue porque Kardec faz uma segunda pergunta para ele né Kardec faz esse Pergunta assim não parece atualmente a instituição nos Deva ser dada de maneira mais direta sem que precisamos recorrer a alegoria E aí a resposta de São Luís encontrar lá ex no desenvolvimento ou seja vocês querem também tudo pronto sem esforço algum a ciência do infinito sem esforço sol eu me recordo de um capítulo de Mano no livro harmonização Capítulo 7 chamado entendimento espiritual em que ele falar justamente desses que esperariam muitas facilidades no entendimento das lições evangélicas Só aqueles
que mal chegaram aos pórticos do evangelho e abandona o serviço por causa dos esforços das demandas e tal para entender queriam que as decisões fossem muito muito fáceis de serem acessados é claro que a Jesus sempre deixou claro Evidente no Evangelho o que é o serve a humildade a caridade etc agora outros elementos mais profundos ele nos colocou assim esse desafio de pelo desenvolvimento e iremos buscando encontrando esses tesouros é o que são Luís está dizendo aqui encontrá-la ex né Essa lição no desenvolvimento no estudo Kardec mesmo vai dizer não se aprende espiritismo a brincar
é a ciência do infinito se para formar um indivíduo aqui né ele até expressão que nos separa formasse um o médico às vezes Medíocre demanda se cinco anos de Formação que Dirá a ciência do infinito não vai demandar tempo não vai dar mandar esforço se para formarmos aqui nos nossos títulos precários e transitórios do mundo são cinco dez anos de formação e a ciência do infinito quanto tempo ela vai pedir de os planos ofertarem retorno a eternidade a imortalidade gloriosa é isso que nós estamos falando aqui São Luís ele prossegue Desejo ser lido EA moral
necessita ser disfarçada sobre a atração do prazer é o sentido de que esse sabor da busca tudo aquilo que você encontra depois de esforço tudo aquilo que você conquista depois de sacrifício renúncia disciplina não tem um sabor todo especial não fica gravado mas fundo e você sabe aquela aquela disciplina Ou aquele tema que era difícil mas você se esforçou estudou mergulhou esse Com certeza ficou muito mais gravado em você o que que ele outro que você viu o e-mail por cima só para só para responder eu precisava responder mas não foi fundo né quilo Então
para que a moral a lição se grave mais funda e nós ganhe raízes ela pede esse sabor da busca do empenho e da Dedicação e esse é o grande esforço do snaps refletindo essa proposta do Espiritismo é claro que e os espíritos vão deixar isso claro na questão 627 por exemplo de O Livro dos Espíritos e Kardec Pergunta assim para os espíritos mas se Jesus ensinou todas as leis de deus o que que os espíritos tem nos ensinar essa pergunta que ele faz em outras palavras o quê que vocês têm nos ensinar Se Jesus já
ensinou tudo e as espíritos respondem assim Jesus empregava amiúde na sua linguagem parábolas e alegorias porque falava de conformidade com os tempos e os lugares necessário se faz agora que tudo se torna é claro e acessível para todos a fim de Que ninguém possa pretestar ignorância as suas lições então Jesus falava de conformidade com os tempos e os lugares segundo esses não sentido de que a palavra sessões Jesus estavam restritas a um tempo e um lugar mas ele revestir elas com as características da linguagem da cultura e tal para que mais tarde pudessem mos por
esse estudo desvestir embalagem para alcançar o serve e essa é a grande proposta da doutrina espírita os espíritos e dizem que para isso vieram E aí estão o Snapchat os grupos de estudo do Evangelho com essa finalidade justamente por esse desenvolvimento por esse estudo das lições de Jesus com esses dois elementos tanto as chaves espíritas quanto esse conhecimento certo modo mais contextual a gente puder extrair esse cerne mortal esse cerne tão essencial para todos nós das lições de Jesus essa meus amigos é a grande finalidade de um Lap né a gente poder contar com esse
ferramental contar poder contar com essas lentes que o espiritismo nos proporciona e que inclusive nos convida a buscar também alhures é em outros lugares por meio desses que nos proporcionam esse material para que assim a gente consiga alcançar esse série que é essencialmente e o material da construção que nós precisamos fazer me recordo do livro A génese quando Kardec lá no capítulo 17 quando ele fala dos sinais da Regeneração esses sinais de transformação pelos quais Jesus nos descreve o processo da da transição lá em Mateus 24 por exemplo né o Sermão Profético no comentário lá
Kardec fala o seguinte que nós por de trás de todos aqueles símbolos nós vamos extrair daquela aquela fala de Jesus duas realidades primeiro os desafios da transição que são lá apresentados para nós né naquelas formas meio meio impactantes que Jesus nos traz mas que uma vez que a gente consegue entender o símbolo deixam de ter qualquer coisa de maravilhoso Sobrenatural quando Jesus fala que o o sol não dará a sua luz a a lua estará escura as estrelas cairão é preciso para significado por estrelas que caíram do céu nós temos o prefácio do Evangelho Segundo
espiritismo a nos explicar o símbolo mas ele diz que além disso dessa desse relato dos Desafios das Dores do parto desse processo de transição instalar dias também ou predito a recuperação do evangelho em sua pureza original que será Então esse código moral do por ver esse sol moral a orientar a iluminar as consciências e a Humanidade para o novo tempo que há de se iniciar nessa era de regeneração então o esforço dos netos vai nessa linha ajudar-nos a remover tudo que foram camadas humanas de incompreensão de falsos entendimento de interesses que foram super postas as
lições de Jesus para que recuperando o material né o conhecimento das lições em sua propriedade em e clareza em seu valor a gente possa fazer então desse material a construção que cabe a cada um de nós é aquela etapa Ou aquele ciclo que é auxílio de definir para nós no livro renúncia em quatro momentos conhecer meditar sentir para então viver aplicar né o evangelho de Jesus o esforço dos Neves vai começar então com esse conhecimento esse entendimento real do que Jesus realmente nos diz se ele é mestre se as suas lições são nosso farol precisamos
entender de fato o que ele nos ensinou o conhecer para que também lá em conjunto né junto há corações que se congregam a nós neste ideal nessa busca possamos meditar refletir trocar experiências es porque isso sempre enriquece o nosso olhar quanto o evangelho a obra coletiva o estudo co e para que possamos também meditar sobre isso no nosso cotidiano na nossa vida prática a fim de que essas lições enfim alcancem o plano fundamental dos nossos sentimentos onde daí se fará vida se fará realização Tudo começa na base do sentimento Nós aprendemos com o evangelho Nós
aprendemos com a doutrina esp é preciso portanto fecundar esse solo dos nossos sentimentos do nosso coração com essas sementes escolhidas as melhores né separado ali o joelho escolhido trigo puro das lições de Jesus é preciso também lançá-las nesse solo de nada adianta apenas guardá-las no celeiro e seria apenas conhecer é preciso meditar que será o o entranhar a semente no solo para quem tão o solo dos nossos sentimentos do nosso coração possa germinar Florescer e frutificar Novos Valores novos e se traduziram então nessa vida Renovada o homem o ser humano renovado que é a base
da humanidade Renovada Reino de Deus que tem por lá é por alicerce a criatura estabelecido esse reino em nós estaremos certamente contribuído para o seu estabelecimento a colidir na coletividade terrestre por isso o esforço do snaps não é simplesmente embora alguns Ah sim entendo mas não é simplesmente um esforço intelectual um esforço de pesquisa humana faz parte do processo esse buscar ir atrás de fontes de bater refletir mas ele Visa ele é o mesa ele aponta para essa vivência parece incorporação das páginas do Evangelho nas nossas páginas vivas da exemplificação de cada dia núcleo de
estudo e pesquisa do Evangelho núcleo de estudo e prática o evangelho também como alguns propões Essa é a grande finalidade e nesse estudo das parábolas essas sementes que Jesus assim nos dá temos certeza que vocês poderão encontrar aí com todo esse esforço de regá-las e de cultivá-las frutos ao cêntuplo porque é da lei que todo esforço toda essa Sementinha quando trabalhada pelo tempo e por pelos Recursos que ela doamos ela disse converter então em uma árvore e muitos frutos pois assim mesmo Jesus definiu o seu reino uma simples uma pequenina semente que se converte numa
grande árvore em muitos frutos e muita sombra ou seja paz Equilíbrio e Harmonia luz felicidade aqueles que nela investem Esses são os nossos votos para vocês nessa caminhada que agora iniciam que empreendem e possa ser muito rica que possa ser muito dádiva e frutos vem então a marcar a nutrir não somente a vocês que participaram mais direto mais diretamente na empreitada mas certamente a todos aqueles que com vocês poderão conviver de núcleo em núcleo de célula em célula cada um desses netos a ideia que façamos realmente no esforço de nos ajuntar mos e de onde
estivermos sermos aquele pouco fermento que lêveda a massa Compra uns diziam que ele se inspire exame sempre e que essas parábolas as sementes de vida de palavra de vida eterna que Jesus lançará no coração de cada um de vocês que elas venham se converter em árvores de misericórdia e de Sabedoria para todos Muita paz