fé líquida, com leandro karnal

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instituto cpfl
O século 19 falava na morte de Deus e o século 20 enfatizou o vazio de sentido. A fé customizada e p...
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muito boa noite muito obrigado por serem responsáveis por essa cena bonita minha frente que em uma sexta feira haja pessoas interessadas em pensar numa sexta-feira gente que tenha saído de casa para o estado aqui eu agradeço muito a cpfl que nesses 15 anos tem trazido intelectuais com idéias diferentes têm trazido intelectuais distintos e tem feito essa difusão através de ingressos gratuitos da filmagem têm tornado os domingos à noite com os programas muito mais interessantes e inteligentes com uma responsabilidade social da empresa que eu gosto muito o café filosófico se tornou uma grande sala de aula
para o brasil e uma iniciativa duradoura agradeço muito a esse teatro histórico belíssimo centenário do polytheama na figura do seu diretor wagner a minha equipe pessoal a equipe do crato essencial para a minha função neste momento e acima de tudo agradeço a vocês pessoal de jundiahy onde ocorre a minha experiência pela primeira vez meu café filosófico aqui que escolheram transformar essa noite em uma noite de aprendizado eu gosto normalmente de falar caminhando eu não gosto de falar sentado mas mandaram que eu ficasse sentada o tempo todo como eu sou descendente de alemães eu obedeço sempre
às ordens todos vocês que conseguiram essa noite o ingresso deve interpretar isso como símbolo de um esforço combinado com sorte em 10 minutos todos os lugares foram esgotados logo vocês devem ver isso como um sinal um sinal da natureza ou se preferirem de deus e vamos pensar pensar livremente vamos pensar sem limites vamos pensar porque pelo menos até 1º de janeiro de 2019 vamos pensar livremente [Música] [Aplausos] hoje é um dia também especial para o brasil porque há 30 anos um dia como esse foi promulgada a nossa constituição a mais democrática da história do brasil
que sustenta o nosso estado democrático de direito remendado problemático claudicante mas ainda melhor do que qualquer outra opção que não um estado democrático de direito lembro-me com emoção enquanto polícias guimarães declarou promulgada a constituição cidadã que vinha em um momento após uma longa noite de arbítrio o módulo que eu sou curador afinal isso é tudo fé razão fama e busca a transcendência no mundo líquido traz quatro versões sobre o mesmo tema usuais e pouco usuais de crenças e valores na era da internet quatro pessoas que eu conheço bem pessoalmente admiro muito a viviane mosé o
rei nico queria fernanda torres cada um trazer uma contribuição cada um recebeu esse convite um determinado momento a fernanda eu convidei em lisboa quando estávamos tomando café da manhã que o livro dela sobre fama seria ótimo pra pensar a fama como um novo tipo de fé a fotografia como um novo voto religioso os laicos como uma nova promessa que surge no mundo e naturalmente os outros são intelectuais experimentados reconhecidos que vão trazer enfoques muito inovadores onde estaria hoje a fé qual o debate secular da fé com a razão qual o papel da fama e qual
é a explicação possível para os fundamentalismos contemporâneas cada um com uma visão com uma perspectiva diferente como deve ser o debate de idéias é no contraditório garantem os advogados que se faça justiça não haveria julgamento se não houvesse um advogado de defesa e um promotor não haveria julgamento se não houvesse duas posições distintas o julgamento pode se tornar justo exatamente porque as pessoas pensam de forma distinta apenas nos fascismos a igualdade como um objetivo acima de todos a minha fala de hoje tem três momentos o primeiro momento é o mais filosófico teológico se alguém não
acompanhar bem é porque realmente essa classificação ela é mais complicado mas não se preocupem a ver a luz no fim do túnel após esse primeiro momento segundo será mais enfaticamente religioso para será inclusive moral escrevendo eu pensei vou parecer um pregador empregador ateu e talvez eu seja e o terceiro será mais político religioso ou são tudo entendam tudo escolham que aceitar o que rejeitar como eu sempre digo não tenham grupos de batam livremente discordem livremente isso se chama conhecimento meu ponto de partida um livro com o título estranho que causa um pouco de má impressão
pesados é uma expressão consagrado o livro se chama monstruosidade de cristo é um texto do filósofo sesec com o teólogo mil banco da inglaterra os dois um ateu de formação marxista e um teólogo religioso debatem em meio a uma imensa erudição uma imensa questão de conhecimento especialmente o legado de um filósofo que talvez tenha sido o filósofo que mais me deu trabalho na juventude sim vamos lá 1 minutos um pouquinho eu sinto uma presença em alguém mexendo na minha sagrada careca pronto deu deu certo not yet faz um corto pronto o confronto dos dois girou
em torno de eixos daquele filósofo que talvez tenha me dado mais trabalho na juventude rio conseguir ler region e talvez entender eu acho que o primeiro grande desafio intelectual na formação da área de humanas e tester tom escritor profundamente cristão inglês que marcou muito muitas pessoas o pensador cristão davis resumiu a posição de ambos na introdução do livro dizendo através de uma bela metáfora sábado santo o domingo de ressurreição sábado santo ou seja após a morte de jesus na sexta feira e antes de sua ressurreição no domingo é o momento do grande silêncio do sagrado
a imanência total o vazio a morte jesus como fato consumado 11 apóstolos temerosos fugindo de uma perseguição possível silêncio total a pedra do túmulo fechada é o momento da noite da fé e se exige é domingo de páscoa é o momento da explosão da boa nova a vida venceu a morte a fé cristã pode seguir e como diz o apóstolo paulo tudo seria inútil e vazio se jesus não tivesse ressuscitado o filósofo ateu sesec para no sábado santo o teólogo religioso continua a partir do domingo é uma questão de dias voltemos ao título que seria
essa expressão estranhíssimo a monstruosidade de cristo expressão assustadora inclusive trata se de um conceito regly ano diz respeito ao escândalo da encarnação o verbo se fez carne e habitou entre nós prólogo do evangelho de joão contém uma revolução teológica inédita na história das religiões os deuses gregos assumir uma forma humana eram deuses em corpos de homens a encarnação de jesus é deus se tornando humano e não apenas assumindo a forma humana porque zeus aparecia em formas humanas de outras formas mas continuava sendo seuss jesus assume a forma humana na carta aos filipenses paulo trata e
voltaremos a citação do esvaziamento de cristo para se tornar humano eu não estou aqui discutindo na objetiva teologia trinitária ou a heresia chamado do arianismo que a negação da divindade de jesus chesterton um famoso escritor cristão que eu já citei na rua argumento do padre bronca que descreve como todas as coisas são o que são esse copo com água é o que é uma árvore é o que é uma área omar rocha rocha nada é além de se os homens nem ficaram gatos no egito adoraram o chacal anubis veneram metáforas daquilo que é mas ele
se fez carne elimina toda a lógica quatro palavras que zac trata todo instante ele se fez carne não há lógica o milagre da encarnação é o grande milagre da existência um milagre tão importante tão transformador que mesmo um místico religioso como famoso mestre eckhard dos grandes místicos do fim da idade média dá ênfase ao lado divino de cristo lida mais com a segunda pessoa da trindade não com jesus humano não estou entrando no debate do arianismo se jesus era deus ou não mas no fenômeno monstruoso porque fora da ordem lógica e fora da ordem religiosa
da encarnação do verbo de deus totalmente transcendente além de qualquer compreensão deus que não podem ser descritos no que tem 72 atributos mas não pode ser chamado nem pelo nome de deus totalmente distante absolutamente fora do sistema se torna um bebê passa fome passar frio e passa a sede esse é o mistério da encarnação porque em filosofia e em teologia deus é o grande outro com letra maiúscula como lacan usou várias vezes a grande autoridade o radicalmente diferente inclusive radical da própria diferença vamos falar para entender isso da chamada teologia da negação também chamada de
apoio fática compartilhada pela maioria dos místicos quando um ateu diz deus não é deus não existe um místico após o fatídico ou seja da negação diz você tem razão porque deus não é e não existe porque ser e existir é próprio dos seres a árvore é o universo é um buraco negro é deus não é porque se ele fosse ele seria um ser que deus não é um ser deus não é alguém que exista deus não é o topo da pirâmide alimentar ele não é o mais poderoso dos seres ele está além da idéia de
poder ele está além de toda a compreensão deus pode ter atos justos e até pode ser definido como o amor como diz joão de deus é amor deus cáritas s mas deus não é do ponto de vista por fático uma característica deus não é amoroso porque ele é maior do que o amor ele está distante da esperança está distante da caridade mas pode suscitar e sentimentos o ateu eo místico esbarram no mesmo ponto o místico sente deus sem conseguir definir lo o ateu não sente o místico pensa que deus não é porém tudo ao seu
redor se num da presença divina o místico pode dizer que deus não existe apenas o universo ea natureza existem apenas eu existo deus está fora de todo é curioso entender que para uma pessoa verdadeiramente religiosa só é possível a percepção de deus na sua definição não só a limitação não sua representação vamos voltar então o debate zac mil bem chesterton citado por ambos comenta que a paixão de jesus traz a experiência real da dor inclusive a experiência da dúvida em dois momentos conhecido daqueles que têm intimidade com a escritura no horto e na cruz no
horto pedindo que se afaste o carlos e na cruz dizendo em aramaico pai pai por que me abandonastes busco então no apóstolo paulo de novo conceito que eu já citei em filipenses 2 7 é um conceito grego todos os 27 livros novo testamento são inscritos em grego foi né é o conceito de que nós lhes cair em nyon ss que nós cristo esvaziou-se que nozes em grego tomando a forma de servo expressão de paulo feito semelhante aos homens é paulo que diz cristo esvaziou-se para que pudesse surgir jesus cristo esvaziou-se da divindade abriu mão dos
atributos divinos tornou se verdadeiramente homem de novo não é um debate adriano mas a radicalidade de deus assumindo a forma humana plena abrindo mão da divindade aqui nozes absoluta isso nunca tinha acontecido e nenhuma outra religião não houve nenhuma após isso o cristão também deveria praticar segundo o apóstolo da sua que nozes esvaziasse do meu ser egoísta limitado medroso avarento cheio de luxúria esvaziar me dessa humanidade e ser preenchido por deus essa é a que nós lhes humana que nós de novo esvaziamentos a meditação cristã buscar kenose para que o espírito santo preencheu ser afastando
todas as limitações às vaidades a humanidade quando eu não for dizem todos os teólogos medievais quando eu não for cristo será quando eu deixar de ser cristo será já não há a mim apenas cristo vivo em mim essa idéia de paulo de toda a teologia medieval o que estamos enfocando não é que nós lhes humana necessária na caminhada de alguém que seja cristão mas é que nós de jesus que tem dor que tem dúvidas e que assume a forma humana em tudo igual a nós menos no pecado como diz por exemplo apóstolo paulo tradicionalmente atribuído
a ele epístola aos hebreus apesar de ser mais ou menos lógico que não seja dele essa pista é curioso comparar uma dupla que nozes jó jesus o livro de jogos mais antigos do antigo testamento ambos jorge jesus sofreram experimentar o abandono ambos começaram muito conformado e cheio de incertezas e de repente ambos pediram amparo divino ou seja jó que é famoso pela paciência mas quem já leu esse texto sabe que em determinado momento jó pede arrego jovem entrega a dúvida jorge fica incomodado três amigos a esposa uma doença de pele a perda de dez filhos
e de todos os bens abalou um pouco a experiência humana depois de ter dito várias vezes deus dai deus tira bendito seja o nome do senhor jó começa a duvidar e é preciso que o próprio deus apareça ele seja introduzido um quarto amigo que vai explicar exatamente o que o plano de deus não é acessível aí dupla que nós jóia humano que precisa sofrer para se preencher de deus ao final jóia humano a quem deus permite que o diabo divisor o tentador que na tradição judaica não é inimigo de deus mais uma contraprova do plano
de venda o demônio vai tentar lo atingindo seu corpo seus bens de sua família ao se tornar radicalmente sofredor jó passa pela que nozes e se torna radicalmente jozú e tem tudo restaurado dupla que nós jó se esvaziando da humanidade para atingir deus jesus é o deus que se esvazia da divindade para atingir humano e depois se reintegrar à deus trazendo a humanidade plena ao centro da trindade do placar e nozes do sofrimento da experiência de transformação a encarnação segundo rego eu tenho um traço de monstruoso da sunga o enredo o monstruoso da encarnação não
por ser feio disforme ou assustador mas por quebrar toda ordem anterior das religiões e por trazer deus em que nós lhes uma dizia zeca é por isso que a diferença entre as substâncias sujeito tem de se refletir ou ser inscrita na própria subjetividade uma lacuna irredutível que separa o sujeito humanos de cristo o sujeito monstruoso mais que uma diferente do herói grego como liz que o indivíduo exemplar que leva suas características acidentais é um caso para a demac paradigmática ou seja é um indivíduo exemplar que acaba através da sua busca como lhe seus 10 anos
na guerra de tróia seus 10 anos voltando a ítaca cada opção de ulisses em relação a calypso em relação à polícia mesmo é uma opção que se torna um modelo um tropos universal diferente do herói grego paradigmático na lógica da encarnação cristã a essência universal corpo ele fica se o indivíduo acidental diferente do grego que universaliza seu ser jesus é aquele que individualiza universal voltemos a filosofia do século 20 teve certa resistência rego que parece pertencer a uma linhagem dos profetas da filosofia que ainda buscavam a verdade após a chamada virada lingüístico discurso se tornou
parte importante da busca filosofe as pesquisas da área de humanas em geral a virada linguistics autor discurso como fonte que são claro riquíssimos para a compreensão da sociedade discursos instituem realidades como proclamou o filósofo michel de futebol porém especialmente entre pós estruturalistas por vezes parece não existe nada além do discurso nenhuma realidade que não seja discursiva fica mais difícil ainda falar de verdade como algo que possa existir além dos discursos grande parte dessa filosofia pós estruturalistas grande parte da nossa cultura pós estruturalistas passou a considerar que o discurso é uma camada como uma cebola em
que eu vou tirando um discurso outro discurso mais um discurso e no final não há nada a não ser discurso não entrou no debate sobre a virada linguística mas pensando que regam não pensava apenas em discursos pensava que poderia haver uma verdade ia ser parte da busca e goiana as religiões de hoje vão bem ela tem força política potência econômica e presença midiática maior do que há 50 anos há 50 anos e poderia duvidar em 1968 no apogeu da influência da contra-cultura no apogeu dos shoppings da rua maria antônia no apogeu do movimento hippie da
guerra do vietnã que as religiões estavam ultrapassados anunciava-se de novo o que se anuncia de tempos em tempos a morte de deus que é um tema famoso no século 19 e 20 o grande fenômeno de hoje não é o esvaziamento das religiões que vão bem obrigado não é o fenômeno da morte de deus que foi superado o grande fenômeno atual com o qual eu vou dialogar com a que nós e eliana e de zeca é a customização da fé se eu dissesse que parte da filha de seu disco que parte da filosofia abandonou a idéia
de uma verdade fora do discurso parte dos religiosos abandonou pensa de um deus fora da sua própria biografia que significa isso parece dominar a amt kenose ao invés do esvaziamento humano para o preenchimento da plenitude divina vou dialogar aqui naturalmente que o cristianismo por ser dominante no brasil há um esforço da minha subjetividade me preencher dos meus desejos da minha consciência como funciona essa ante que nós se eu quero prosperidade deus também quer se eu quero que meu candidato vença deus está ao meu lado eu quero que meus inimigos pereçam deus abençoe deus sempre quero
que eu quero deus nunca me encontraria nunca pensa diferente de mim nunca realiza o terceiro dos sete pedidos encontrados no pai nosso seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu sempre revela e realiza eu apóio a tua vontade fiel assim na terra como no céu essa categoria de deus mereceria o título de amigo imaginário ou seja ao invés de eu pensar no radicalmente outro no radicalmente oposto a tudo que existe eu vou pensar no radicalmente eu antes que nós não estou assumindo o papel dos profetas do antigo testamento ou dos moralistas cristãos
especialmente da idade moderna aponta a incoerência entre o plano divino eo humano entre o texto sagrado da minha biografia ou como quer agostinho entre a cidade de deus ea cidade dos homens o que indica bem mais grave e é típico de um mundo líquido de uma fé líquida de uma religiosidade contemporânea a história da revelação judaico-cristã todos sabemos a história da falha humana do pecado de adão ou de davi na maldade jezebel ao casal ananias e safira no atos dos apóstolos vamos levar em conta que nem todo mundo tenha lido a bíblia essa semana ananias
e safira separadamente mim tiram aos apóstolos disseram que tinham vendido um terreno portanto e daria o dinheiro a postos mas tinham vendido por mais que tiveram parte do dinheiro ea punição foi relativamente radical um gesto de pedro matou os dois o profeta indicou ao rei davi que ele matou a única ovelha teorias davi fez penitência arrependeu-se pagou um preço elevado davi caiu foi guiado sua consciência retoma o caminho que é contrário ao seu desejo seu desejo é pela esposa de urias o plano de deus exclui o que ele fez e davi entra em crise porque
ele ao fazer essa que nós lhes tem que mudar radicalmente de atitude errar nos faz humanos errar nos fatos históricos a bíblia o relato dos erros humanos em busca da verdade divina não estou de novo dizendo que eu vou desenvolver a nossa incoerência como eu mas a nossa percepção de um deus de tal forma adaptado amy customizado de um deus ante que nozes que temos que pensar se se trata de uma fé ou de uma duração do próprio narciso se trata de uma feld vaidade tornando a deus a customização de hoje ela afastou a noção
de erro pelo efeito daqui nós humano público com a mesma tranqüilidade uma mensagem com mãos em press um trecho de um salmo preferencialmente 23 senhor é meu pastor um versículo edificante da bíblia conhecereis a verdade ea verdade vos libertará joão 8 32 e logo abaixo um insulto violenta os meus adversários políticos entre a primeira publicação ea segunda não existe nenhuma coerência o senhor é meu pastor mas o meu candidato é o meu e quero que vocês morrão e quero que vocês desapareça o senhor é meu pastor mas quem guia meus valores sou eu e não
deus o senhor é meu pastor e nada me faltará para mim para os outros eu quero que falte sejam jogados fora ora não existe sequer a percepção da contradição que havia no rei davi segundo o rei de israel o meu deus está ao meu lado e eu sou profeta de se eu falo em nome dele e tudo o que eu disser vem do bem do bom e os outros são o erro formal e retórica mente muitos dizem sim somos todos pecadores mas vivem com intensidade esse preceito paulino que é uma das origens da reforma luterana
minha fé me salvou e fazem uma nova interpretação do princípio que só fez ao se minha filha já me salvou eu estou salvo posso fazer o que eu quiser inclusive pregar o ódio nas redes sociais é a extrema customização que une significado significante da minha vida dentro do cristianismo o espaço da dor a dimensão trágica de existência o eterno fracasso humano são redimensionadas para um imenso eu superior que eu tendo a chamar de deus que esse tipo de fiel chama da sua divindade e que eu chamo apenas de espelho melhorado disse ou seja esse deus
não tem nenhuma relação com a divindade tem relação com a minha carência o meu desejo com o meu sonho de onipotência hora deus não me encontraria ele quer meu sucesso sempre deus quer o meu carro melhor ea plena saúde de todos apesar de deus ter afirmado taxativamente nos evangelhos que os bens materiais não trazem felicidade e que eu devo olhar os lírios do campo e as aves do céu sermão da montanha mateus 5 6 e 7 o deus customizado tem um preço a pagar para existir o deus customizado das redes sociais deixa de ser deus
ea experiência do sagrado se dissolve nas práticas sociais minha prece é a publicação é o post minha fé é uma mensagem a resposta oração são os likes e o meu narciso está preservado do contraditório porque eu falo em nome de deus e assim o comprova a minha fã page o meu fez meu twitter que o meu instagram tudo que eu publico proclama crença na família nos bons valores na divindade e que o diariamente agradeço a deus que me dá tudo isso e naturalmente vou adaptando essa ideia da religiosidade à minha prática como é possível eu
pergunto alguém gravar vídeo cheio de ódio alguém gravar vídeo incitando ao ódio falando da necessidade de destruir a dignidade humana de incitar à violência e ao mesmo tempo posar de defensor dos preceitos evangélicos mulher o autor francês do século 17 criou a personagem tartu fifa sobre a qual já escrevi um artigo o santa ham cheio de mentiras e maldades que a maneira dos fariseus possui somente a aparência religiosa mas está destituído de qualquer que nozes do divino em si só que tar tufo na peça de mulher sabe que é cínico ele sabe que é um
sepulcro caiado de branco ele sabe que é um fariseu ele manipula isso pra dominar as pessoas será que todos os cartuchos das redes sociais sabem que são falsos será que tem consciência que estão dizendo que os outros querem ouvir e não sobre suas falhas sabe que o ódio ea violência são condenados de forma explícita e direta no sermão da montanha núcleo duro do cristianismo que jesus recriminou o impulso de pedro que ao cortar a orelha do soldado romano cristo restaurou és orelha e anuncia ao apóstolo aquele que usar a espada será punido pela espada aquele
que impunha a arma será castigado pela arma eu não vi 'ser a espada eu vim trazer a paz princípio magno do mestre horas antes de ser torturado e morto pela natureza da encarnação de jesus sua morte sob tortura toda e qualquer cristão nas coobrigação que ser inimigo da tortura e da violência porque afinal jesus foi torturado e condenado à morte de forma injusta todo o corpo humano faz parte do corpo de cristo princípio teológico comungado por quase todas as expressões cristãs logo qualquer tortura em um ser humano independente da ação que ele tenha cometido independente
da sua orientação ideológica é uma tortura no corpo de cristo que revive a cena daquele homem atado a uma coluna sendo chicoteados coroado de espinhos e levando tabefes e cusparadas dos soldados a tortura é oposta o cristianismo mas óbvio foi cara muitos momentos as instituições que se dizem cristãs e há muitos que hoje se consideram cristãos elogiar a tortura é um gesto mais poderoso para dizer que eu sou inimigo de cristo inimigo da fé não que a bíblia especialmente novo testamento proíbe qualquer tipo de punição mas proíbe a destruição do humano mesmo que eu tenha
que reter alguém para que não seja um perigo social isso deve ser feito com respeito mesmo que a pessoa tem errado como adúltera eu não tenho que dizer atirem a vontade a pedra porque ela não é uma pessoa de bem jesus diz quem não tiver pecado atire a primeira pedra os homens de bem entre aspas porque naturalmente a homens de bem há mulheres de bem há pessoas de bem de fato mas eu vou usar essa expressão no sentido usual das redes sociais os homens de bem proclamam que os direitos humanos são para os humanos direitos
frase contraditório que houve várias vezes chamamos em filosofia isso oxímoro contradição em termos ou seja se são direitos humanos pertencem a todos os humanos pertencem inclusive aos políticos é tão radical essa frase que nós devemos dizer que todo senador tem direitos humanos todo deputado todo presidente tem direitos humanos porque ele é inerente à espécie humana não há direitos humanos que eu pago impostos não há direitos humanos porque o leandro trabalho 14 e 16 horas por dia eu não tenho nenhum direito a mais do que a pessoa que não trabalha todos temos direitos humanos todos absolutamente
todos que como diz a expressão são humanos com isso nós temos que pensar que esses achismos esses truísmos que entram em conflito aberto com a vida de jesus que afinal se alguém se deu ao trabalho de ler os quatro evangelhos a frase é absurda jesus escolheu preferencialmente pecadores desviados da sociedade e fugiu dos doutores da lei e dos homens de bem da sua época jesus procurou as pessoas excluídas os publicanos as prostitutas adultas e disse que vi era pra eles e não para os que não precisavam de salvação o cristão mesmo dentro da chamada hora
do amores que agostinho fala ao pensar porque eu amo mais minha mãe meu pai e meus filhos do que uma pessoa distante aordo amores o cristão é definido pela palavra misericórdia pela compaixão pelo perdão setenta vezes sete símbolo hebraico do infinito e ao mesmo quando é necessário interromper a ação de alguém violento pois cabe a um cristão interromper a violência de alguém impedir um crime deve fazer por amor por vontade de ajudar por ser diferente do criminoso que ele condena porque se ele agir como criminoso ele passa igualmente a ser esse criminoso o diário o
pecado e amar o pecador fórmula medieval complexa e muito interessante eu odeio que você seja um ladrão por que roubar é errado fere os princípios básicos da sociabilidade eu odeio que você roubo e vou fazer de tudo dentro da lei e dos direitos a que você pára de roubar porque é errado roubar porém eu não te odeia porque você é um ser humano eu odeio o ladrão não simplesmente o ser humano que roupa prefeito medieval que foge à nossa ideia de bandido bom é bandido morto porque bandido bom é bandido morto é uma frase do
paganismo é uma frase daqueles que não conheceram a jesus é frase de um romano sem batismo de alguém que jamais teve contato com o evangelho e desenvolvi a idéia de que a justiça é a punição ea eliminação de quem eu considero desviante o curioso não é incoerência natural de todos nós de mídia qualquer pessoa mas é afirmar a violência em nome de jesus isso é o mais extraordinário ou seja o uso o evangelho uso a vida de jesus jesus a quem eu digo seguir para defender a violência a tortura a pena de morte ea destruição
das pessoas adapto deus ao meu universo moral e aí o deus customizado tem seu aspecto mais trágico faço jesus defender a pena de morte sendo que ele sofreu a pena de morte defendo a tortura em nome do bem quando o supremo bem foi torturado excluo pessoas que não mereceriam a misericórdia compaixão nome do deus da misericórdia e da compaixão poderia ser chamado est une é o paganismo deuses humanos que protegem minha cidade da guerra suprema imagem da total que nós de cristo é a cena que nós chamamos pela expressão latina at como eis o homem
pilatos leva o condenado ao público em o homem é tron dezenas de quadros foram pintados com essa cena jesus que foi castigado pelo chicote por ser um subversivo para o império romano e 11 pecador que fugir às leis do judaísmo condenado por ser subversivo com um manto de rei para ironizar uma cana em lugar de um cetro coroa de espinhos levado a multidão furiosa que queria executá lo e michal e ao ser consultada no primeiro plebiscito narrado do novo testamento preferiu barrabás a jesus começa assim a história da paixão os homens de bem que ali
estavam oficiais fariseus dos seus os doutores da lei que freqüentavam o templo diariamente batiam no peito e diziam senhor senhor adonai adonai esses homens condenaram à morte como um criminoso horas depois jesus daria mais uma lição fazendo a primeira canonização da história dizendo ao boko haram ainda hoje estarás comigo no paraíso não disse sequer isso a sua mãe o apóstolo joão mas de novo preferiu um ladrão de novo preferir um ladrão crucificado ao seu lado porque se arrependerá por que voltar atrás porque tomou a misericórdia o arrependimento será que essas pessoas que estão chamando entre
aspas homens de bem leram o mesmo evangelho que eu li os apóstolos entenderam depois de muito custo da mensagem um cristão não julga não faz acepção de pessoas não condena outro ser humano porque esse é um atributo exclusivo do divino nunca de um ser humano quem instituiu o juiz do teu irmão eu tenho que perdoar as ofensas porque a condição para que deus me perdoe o que é branca teshuvá a volta para que deus me perdoe tomemos um exemplo do ato os apóstolos o apóstolo filipe batiza um eunuco imagina o apóstolo filipe no século 21
em redes sociais dizendo o eunuco como um homem de bem transformado você não pode ser batizado porque só existem homens e mulheres você é normal você tem escolha de gênero você teve uma automutilação você é um monstro e você vai destruir a família por ter uma disforia de gênero você vai destruir a família porque sou obrigado a separar da minha mulher porque surgiu um núcleo é uma regra incompreensível mas parece que assim meu casamento acabou não posso mais criar os meus filhos porque existe disforia de gênero a opção de um cristão de felipe que felizmente
a prender o cristianismo de jesus e não das redes sociais é eu vim para que todos tenham vida e todos tenham vida em abundância todos caso alguém não domine o conteúdo dessa expressão significa todos todos significa todo e qualquer ser humano todo significa que todas as pessoas com as suas infinitas variedades de gênero de identidade sexual de orientação política que todos tenham vida e tenham vida em abundância felizmente a fé de filipe não vinha de memes enviados pela manhã no grupo da família felipe tinha fé cristã e havia feito aqui nozes porque provavelmente como uma
pessoa de sua época deveria olhar um eunuco com resistência mas felipe tirou o seu lado humano e sim um dom do seu lado divino sua que nozes e olhou para o meu nono eo batizou sem pedir que o eunuco fizesse uma redesignação de gênero bom ele não customizável a sua fé felipe tinha ouvido exatamente do mestre que a salvação era pra todos o evangelho indica isso tudo mostra em jesus permanentemente ao longo dos quatro evangelhos a predileção pelos excluídos quem é o que olha para o outro não é o judeu povo eleito não é o
povo do livro não é o povo a quem deus revelou às vezes é o samaritano aquele que não tem identidade judaica aquele que olha para o outro e se entender o reino de deus não aquele que frequenta o templo diríamos hoje a igreja quando jesus é adorado por três homens a bios que a nossa tradição inventou que seriam três reis magos quando jesus é adorado por três homens a bios os três não pertencem ao povo eleito os três vieram de longe pela nossa tradição cada um representante de um grande grupo humano vieram adotar o menino
zaqueu baixinho e corrupto zaqueu é o homem que cobra impostos em excesso é corrupto recebeu a visita de jesus ea salvação com a condição que restituísse aos pobres o que tinha roubado um centurião romano invasor da terra sagrada aquele que é visto pelos lotes os radicais políticos da época de jesus como supremo mal tem sua casa bensaud ada e contra a saúde da sua família graças a jesus mas não precisamos ir aos excluídos os 12 apóstolos seria uma mostra absoluta do fracasso do rh de jesus cada um pior do que o outro ao traidor judas
clássico que comete a simonia suprema que a fê lo nia ou seja a traição do seu superior está lá segundo dante na última fala do novo circo mas o chefe dos apóstolos negou jesus no momento mais dramático negou jesus três vezes para caracterizar que era reincidente e consciente diz quase todos após simplesmente fugiram ficou joão apenas com um entre os outros sobreviventes entre os 11 no total nessa altura filhos do trovão alguns que quando o mestre suava sangue decidiram tirar uma soneca quando o mestre agonizava no horto ter nós estamos com sono e dormirem fracos
traidores incapaz de ficar acordados durante a cena mais dramática que é cristo num fenômeno de mmo sudorese ou seja suando sangue foi a eles que jesus buscou para fazer a que nós e não há ônus de bem e não os que frequentavam sempre o tempo são os homens que batiam no peito e inflamavam de orgulho por serem justos e honestos e normais que jesus condenou mais ativamente logo não precisa ser um teólogo um tradutor de grego bíblico não precisa ser um profundo estudioso que o texto do evangelho se abre à compreensão também do simples para
entender que não é possível ser cristão encerrar a pista não é possível servir jorge zózimo e ser cristão não é possível manifestar preconceito com mulheres livros ou com gay e continuar se intitulando cristão não é possível cultivar o preconceito e dizer que em nome de deus não é possível pregar o ódio se considerar cristão mas é plenamente possível ser pecadores ser cristão é plenamente possível ser pecador e arrepender-se perfectível e não perfeito ser solidário com o imigrante excluídos os que habitam as margens da humanidade e tentam superar seus próprios defeitos e os doutores da lei
e os que batem no peito por serem corretos de justus e seguem todas as regras estes serão precedidos pelas prostitutas no reino dos céus profecia de jesus exatamente aquele homem de bem que vira o rosto na cidade para as prostitutas ficar atrás delas conclusão da parábola do filho pródigo extraordinário evangelho de lucas não foi o filho que ficou em casa cumprindo as normas não foi o filho de bem que manifestou inveja ao final não foi o que freqüentava a casa do pai era honesto e trabalhador foi o pecador que retornou que causou a festa o
filho de tudo bom é ressentido inversor amargo na virtude voltar um sentimento de fazer o bem apenas para agradar e não porque é bom apenas para mostrar e apenas para publicar hoje fui à missa kkkkk esse é o filho que ficou o filho pródigo o pecador que gastou os bens do pai teve festa o filho de bem uma recriminação se eu fosse religioso e eu não sou como é sabido se eu achasse que existe o demônio e eu não acho e se houve algum fugiu temeroso da concorrência humana se eu fosse religioso eu haveria uma
lógica desenvolver quem seria o ser que o demônio procuraria para abalar os alicerces da boa nova quem eu procuraria para destruir a obra de deus o dano rutten - a falha moral de um pedófilo é gigantesca e uma ofensa profunda a divindade mas esses pecadores causam a exaltação da virtude diante de um ser maldoso a ponto de prejudicar uma criança as pessoas de bem se horroriza no fundo esse pecador terrível continua sendo terrível reforça virtude das pessoas exatamente com o seu eu não seria ele que eu procuraria eu procuraria o homem de bem o fariseu
batizado porque os pecadores declarados provocam reações morais e desejo de virtude ao mostrarem seus caráteres hediondos um homem de bem que proclama em nome de deus que é eleito e amado pelo criador é isso que destrói a mensagem cristã se existe um demónio inimigos do plano divino ele estaria ao lado daquele que em nome de jesus fica rico em nome de jesus incita ao ódio em nome de jesus defende a tortura este é o verdadeiro filho do demônio é o verdadeiro mal é isso que destrói a obra de deus e não o pecador e é
por isso que se diz que as prostitutas nos precederam no reino de deus esse é o verdadeiro inimigo o religioso que customiza deus para atender seu projeto de enriquecimento ou a seu projeto político esse é o grande o maior o absolutto filho do demônio bom este é um café da filosofia em um sermão de domingo a bolha epistêmica que a internet possibilitou a bolha de conhecimento fechadas sobre se ela é imensa ela constitui o meu grupo os iguais a mim e ao freqüentarem a minha rede social reforça que eu estou certo e eu na minha
insegurança digo tem que matar esse tipo de gente eu procuro outros que dizem sim tem que matar então eu concluo que tem que matar se todos dizem que eu estou correto fico satisfeito na minha vaidade e me torna ainda alguém conversando comigo mesma figura dos outros que compartilham e whatsapp meu grupo do fez sou eu a falar que sou eu escutar a mim o grupo pode ter 10 mil pessoas porém eu só falo e só escuto aquele que é igual a mim e bloqueio e excluo o que é diferente garantindo a plena potência do meu
eo pleno isolamento da minha certeza talvez isso explique que tudo deve se adaptar essa bolha inclusive jesus todos devem falar a minha língua porque afinal eu sou o caminho a verdade ea vida ninguém vai ao pai senão passando pelas minhas ideias e votando no meu candidato eu sou a verdade soberano e poderosa os outros devem ser doentes porque discordam de mim que você tenha um dia abençoado disse essa pessoa com as mãos em prece seguido de uma frase de ódio contra seus inimigos políticos sou religioso na retórica e pagam na atitude sou cristão na formalidade
e completamente adversário do cristianismo nos atos já falei muitas vezes e volta um tema de um livro organizado por adauto novaes civilização e bairro barbará o bárbaro pra gracie romero que habitava fora das luzes da civilização e não falava latim e grego o novo bárbaro é aquele que prega a destruição do outro como meta a eliminação calar a diferença ea violência é a resolução dos problemas sendo cool ou não não admite que sua maneira de ser e pensar possa ter uma alternativa o bárbaro é o que lida mal com a alteridade obviamente é o inimigo
da civilização a sociedade civilizada é aquela que sendo indígena quilombola urbana ou universitária ou qualquer uma entende que a diferença é saudável e que a tolerância ativa é o único caminho de qualquer sociedade os que se opõem a essa idéia são os novos bárbaros são aqueles que querem destruir a civilização encaminhando à reta final o crescimento valor do indivíduo tem raiz no renascimento na ilustração e no romantismo a primazia do eu encontrou seu terreno mais fértil na internet seu sólido unido e aquecido a germinar a capilarização que as redes possibilitam podem ser lidas como eu
já disse em várias ocasiões como a vitória do narcisismo da sua fragilidade máxima já que eu preciso de sua curtida para saber se a minha vida tem sentido tanto a debilidade narcísica como hipertrofia submetem tudo a rede você precisa dizer se minha vida vale a pena dando seu livro porque eu não tenho certeza que ela vale a pena eu tanto tenho tanta certeza que achou relevante que eu publiquei incessantemente que eu acordei eu comi que eu andei seguido de cacá a necessidade de bolhas epistêmica se pode fazer nascer a fraqueza a força subjetividade mostrei apenas
um viés uma leitura linear sem excesso subjetividade do evangelho pode derrubar as convicções dessa bolha epistêmica o mesmo ocorre com um clássico da literatura e das obras de filosofia não existe leitura neutro não existem dois leitores que leram o mesmo livro sempre a subjetividade mas isso é diferente dizer que tudo é a interpretação e tudo é subjetividade meus amigos podem ter razão e meus inimigos também porque eu não sou a razão do jogo tenso e dialética entre a verdade objetiva ea mim entre a verdade fora de mim ea minha fui parte do contraditório que anima
o mais ambicioso programa que jamais foi criado pela humanidade que se chama democracia à democracia as autoridades podem conviver sem necessidade de eliminar o outro a democracias trazem para o primeiro plano a alteridade a divergência e o pensamento diferente no jogo democrático as suas imperfeições enormes eu trago para luz pública as sombras todos são diferentes ea democracia reconhece isso em partidos opostos em programas distintos e idéias antípodas tudo pode não há democracia também traz seus limites no quadro da lei todos podem pensar diferente sobre tudo mas não cabe a ninguém defender o racismo a misoginia
a exclusão da cidadania de qualquer brasileiro todos são iguais perante a lei mas a tortura na nossa constituição que hoje completa 30 anos é um crime hediondo é ilegal inconstitucional e inaceitável a lei prevê punições para quem se torna um risco social mas sem destruição do indivíduo sem tortura sem violência e efetiva daqui os agentes da lei não se tornem também eles criminosos de sinal trocado existe uma maneira religiosa de conviver com a diferença e eu tentei demonstrar existe uma maneira laico e jurídica de conviver com as diferenças e o trouxe à tona no estado
democrático de direito que vivemos sabemos todos que há limitações ele é problemático que é complexo e contraditório mas é o único espaço para convivência das diferenças garantidos os direitos fundamentais de todos garantindo a dignidade universal preservado campo público do discurso de ódio para que o afaste do campo público discurso de ódio que não é o contraditório mas a incitação à violência eliminado o racismo a misoginia homofobia temos reconhecido duas fontes vagas de comportamento para nós os evangelhos e à constituição basicamente se você é religioso saiba que o preconceito garante a ilegalidade na terra ea condenação
na outra vida se você não é religioso e manifesta preconceito ser apenas um criminoso em vida recomendo por fim que todos leiam o artigo 5 da nossa constituição em aniversário e que revelei os capítulos 5 6 e 7 de mateus um sermão da montanha ou texto de lucas das parábolas sobre a cultura e sobre o filho pródigo sua fé pode ser líquida seu orgulho pode ser gasoso sua moral pode ser de plasma mas a nossa centralidade dignidade humana é sólida e não pode ser questionada por ninguém o ódio é um erro infantil e vaidoso o
ódio fala do primeiro pecado capital a vaidade estamos muito e mércio sus na infantilidade perversa de quem se recusa a crescer olhar para algo além desse quero desejar para conduzir as conclusões que tenhamos todos não apenas um bom final de semana mais uma boa votação quero parabenizar o evento de hoje promovido pela cpfl e recebido com vocês com entusiasmo a voltarem esse teatro a esperança é fundamental a desesperança é uma arma poderosa para destruir a humanidade existe chance para que a sabedoria superei estupidez e que os canalhas de todos os matizes políticos entendam que o
ódio não pode ser incorporado como o próprio da cultura brasileira esse é um país miscigenado esse é um país felizmente misturado quanto a todas as orientações raciais entre aspas que na prática não existe raça esse é o brasil um dilema já de oxalá jesus de ateus de judeus e islâmicos e esse é o brasil onde os jovens precisam ter futuro e as crianças precisam ter segurança a segurança nunca nascerá do ódio tanto a história como os evangelhos como a constituição batem na mesma tecla quem usar a espada oferecerá pela espada o brasil que eu desejo
é o país que nunca seja vencido pela corrupção ou pelo ódio pelo autoritarismo ou pelo ressentimento é o brasil de todos nós é o brasil que se abre para todos que entendam que a diversidade a rica diversidade é o princípio da democracia que o contraditório nos melhor que o contraditório torna minha vaidade fragilizado ou briga que eu fique melhor esse é o brasil de todos nós eu gostaria que se manifestar se livremente e de forma democrática neste domingo ao votar muito obrigado a todos vocês [Música] o gago muito obrigada naturalmente tudo que eu renunciei é
a subjetividade de uma pessoa que lê algumas coisas e não deu outra teve alguma experiência não teve ou conheceu alguns lugares desconheceu a maioria entende de alguns temas e ignora a maioria dos temas assim deve ser vista a fala de qualquer pessoa assim deve ser visto na sua subjetividade afirmação de qualquer pessoa toda pessoa que disser que tem certeza você deve começar fugindo dela porque ela é potencialmente um autoritário é na dúvida que eu educo a humanidade que existe em mim é na dúvida que eu me entrego a essa humanidade agora passando à fase seguinte
temos uma ocasião ainda mais rico que as perth que as perguntas elaboradas por vocês enviadas para nós possam aprofundar contrariar contradizer ou corroborar as coisas que eu disse cada um se aproprie dessas idéias dentro da imensa liberdade que a compreensão humana tem lembrando sempre que desde o iluminismo passando por várias filosofias a minha liberdade tem um limite clarice que a liberdade alheia e aqui termina a minha liberdade quando o encontro a do outro então passemos por favor as perguntas da platéia e dos nossos espectadores e internautas obrigado canal só passamos números aqui já está transmitindo
por esses vários canais que eu falei no começo da palestra teve um alcance de mais 40 mil pessoas estão assistindo além da casa cheia na internet também tem bastante gente vários elogios ou só começar com um aqui a fabiane paranhos diz assim canal um ateu falando melhor que muito cristão é ea primeira pergunta uma pergunta dever da aac do público da nivalda que tem a ver também com esse elogio também elogia falou primeiramente parabéns você ou até o mais católico que eu conheço e a pergunta dela é a seguinte é o que você acha do
papa francisco ea maneira como ele tem conduzido a igreja bem basicamente respondendo aos elogios semi amigos que começaram o tema da moral laica não religiosa o mesmo tema da moral religiosa toda moral seja ela ateia religiosa filosófica ou teológico deve centralizar na dignidade humana se alguém não centraliza nisso não é o problema será ter o religioso é o problema da falta de uma referência moral bem o papa francisco primeiro papa latino-americano primeiro papa jesuíta tem várias posturas absolutamente louváveis está enfrentando uma resistência enorme dentro do vaticano está enfrentando uma resistência de uma velha guarda que
quer um tipo de cristianismo diferente mas voltado para certos valores para francisco me parece mais inclusivo do que certas posturas tradicionais papa francisco consegue superar certas passionalidade diz ele é um argentino que está eleito há vários anos e nunca visitou a argentina o papa joão paulo 2º foi eleito pegou a mala e foi para a polônia imediatamente o papa francisco não visitou a argentina e paradores argentinos visitou o chile o brasil e tantos outros países a ser um gesto extraordinário para falar da universalidade raiz grega da palavra católico católica é universal é um papo argentino
é um papo naturalmente o legado imenso da igreja católica sua história gigantesca não se resume a um governo de um papo mas eu recomendaria o papa francisco não tomar o mesmo chazinho que deram à joão paulo 1o e que encerrou 33 dias de pontificado adormecendo na paz do senhor eu recomendaria ele voltar a ter os provadores de comidas papais que eram típicos do renascimento papa alexandre sexto leão 10º julho segundo seria bom ter um provador dos chazinhos papais porque ele está mexendo com forças muito antigas quando a religiosidade se organiza como religião instituição ela passa
a lidar com o poder e é comum não sempre mas é comum que a forma institucional das religiões se esqueça da base que lhe deu origem que é a fé primitiva e original a pergunta ser feita sempre tanto ao papa que é um excelente teólogo como a todos os grandes teólogos da igreja onde jesus se sentiria mais à vontade caso voltasse em qual espaço ele estaria mais à vontade considerando a vida dele que condenou sábado os seus ricos e fariseus hipócritas onde ele seria mais à vontade no vaticano em outro lugar essa é uma questão
resolvida por dostoiévski no conto o grande inquisidor no qual ele dentro do famoso irmãos karamázov o pensa que se jesus voltar atrapalharia muito a missão da igreja atrapalha muito a igreja é uma fantasia transcorrido no século 16 sobre o romance do século 19 provavelmente se todos os fundadores voltar se todos aqueles que criaram uma instituição beneficente voltasse estranhariam muito o que foi feito em nome daquilo isso é muito importante acho que o papa francês tem um grande desafio o futuro a deus pertence são duas perguntas que vieram aqui que tratam do mesmo assunto é o
anderson diz assim vivemos num mundo repleto de crenças e divindades onde quase todos reivindicam a salvação como viver uma vida digna aos preceitos da retidão sem a culpa de não saber se é realmente o caminho certo em resumo na falta de certezas como viver sem culpa no mundo líquido eo benedito pergunta se a religião tem como elemento essencial o sentimento de culpa será que esse sentimento nos rodeia demais vêm ferir uma grande debate um tema extensa e muito bom ninguém pode ter certeza de nata a fé é a grande aposta na expectativa rubem alves meu
colega da unicamp dizia no seu livro sobre a teologia da esperança um grande livro e também no livro que a religião dá os primeiros passos que o religioso gosta de apostar na esperança gosto de apostar na possibilidade de que existe uma eternidade e um bem supremo e isto é um gesto de esperança se eu quero ter certeza isso não é fé esse é o desconto de uma promissória se eu quero ter certeza estou exigindo de deus uma contrapartida em moeda da dívida que eu prestei a ele se eu quero ter certeza esse não é um
sentimento exatamente religioso a fé baseada na culpa as religiões ocidentais monoteístas tem insistido muito na culpa outras expressões que não são exatamente uma religião mas dialogam com religião como budismo não participam dessa idéia nem todas as religiões do mundo participam da idéia de culpa mas certamente a nossa tradição ocidental é baseado na culpa isso é óbvio a culpa é um grande instrumento de controle se você é culpado é pecadora abominável sempre se você não sabe se vai atingir a deus no final da vida eu tenho caminho e aliás eu tenho o pedágio neste caminho a
culpa é um grande domésticas dor de pessoas ela é utilizada em família e nas religiões ela é um grande domésticas dor mas o que o tema nas religiões o que hoje eu acho que eu sinto até falta de um pouco de culpa das pessoas o que eu temo nas religiões é o contrário é quando as religiões legalizam o que deverá causar culpa torna um ato de heroísmo e de virtude o que deveria ser de vergonha e culpa o principal defeito de uma religião que perde seu sentido original é que ele elimina ela elimina culpa e
faz com que você possa agir em nome de deus para disfarçar seu interesse material o seu interesse pessoal isto talvez seja o mais grave quando a religião provoca culpa a culpa tem dado origem a grandes textos em que ele chegar por exemplo tem dado origem a grandes textos filosófica grandes obras de arte angústia gera a obra prima do grito de mon a culpa não é de todo em produtivas pessoas mais culpados costumam fazer mais porém é a eliminação da culpa provocada por alguns religiosos e por alguns discursos religiosos que torna esse tipo de religioso problemático
sem generalizar porque perseguir e matar e fazer discurso de ódio em nome de deus é supremo elaboração do mal porque o torna o ódio uma virtude a exclusão um mérito e torna o combate ao outro um dever ditado por deus um deus naturalmente que não tem nada a ver com isso a pergunta sempre deve ser isso é o que eu quero o que deus quer que o princípio da kenose esse é o que o evangelho falou que eu desejo isso é o que jesus faria ou que eu quero fazer dentro da minha biografia dos meus
limites essa é a que nós lhes humana do preenchimento do divino talvez o grande médio das religiões se esteja no campo da esperança a idéia de caridade a idéia de auxílio ao outro seu grande mérito é ter sido um canal controlador de todas as minhas frustrações que em nome de deus se torna um objeto destrutivo são as pessoas que eu mais temo como jesus diria aquelas que dizem senhor senhor essas eu temo muito mais do que aquelas que dizem que não acreditam em nada porque o defeito do virtuoso autoritário é mais danoso que o defeito
do pecador assumido quem diz isso não sou eu mas é um tal de jc jesus cristo uma pergunta tv que dá do público do luciano marques um advogado ele diz assim hoje 30 anos da promulgação da nossa constituição tivemos muitas conquistas garantias mas por que tanto ódio é necessário outra constituição eu espero e disse hoje isso na minha página que se houver a necessidade de uma nova constituição e nós temos a tradição francesa de mudar a constituição regularmente não há tradição americana estabelecer uma única que possa receber emendas se nós tivermos que mudar a constituição
porque a história muda os valores mudam que ela seja feita legitimamente uma assembléia constituinte e essa assembléia constituinte descida revisar o texto para torná-lo ainda mais democrático mais inclusivo e mais aberto então eu sugeriria nova assembléia constituinte que declarou com toda a razão e sobre o meu aplauso naquela ocasião aos 25 anos a 30 anos que declarou o racismo é inafiançável um avanço extraordinário na nossa legislação passou por cima daquelas questões superficiais que a lei afonso arinos de 1951 declarava contravenção o que é no fundo a destruição de outro ser humano que a nossa constituição
for revisada que seja mantido o racismo como crime na bem a misoginia e à homofobia ea transfobia como crimes inafiançáveis e imprescritíveis que a constituição mudar para isso eu aplaudo a mudança agora acaba ea constituição mudar para eliminar direitos eu vou ter que reconhecer como dizem vários sociólogos que parte da elite brasileira ainda não aceitou a lei áurea quanto mais a clt em nome da eficácia do custo brasil estamos assistindo a uma revogação subjetiva da lei áurea ou seja reinstituindo a escravidão agora democratizada não apenas sobre afro descendente mas sobre todos os pobres sobre todos
os pessoas que dependem de salário então eu quero uma constituição revisada para uma assembléia nacional constituinte mas confesso que tenho pouca esperança neste momento na elite política brasileira há bons políticos mas à medida que eu estou estudando todos para constituir meu voto de domingo eu descobri que ter estudado grego foi mais fácil do que encontrar não o candidato perfeito porque eu também não sou eleitor perfeito mas o candidato realmente comprometido com o brasil da diversidade como eu disse certa feita não me importa que o candidato seja empresário quilombola não me importa que o candidato seja
advogado professor o agricultor não importa que seja homem mulher negro branco indígena mas que ele entenda que vai governar um país que tem negros têm brancos têm indígenas que têm quilombolas e que tem empresários e que todos eles são cidadãos brasileiros todos ele tem direito a voz ea proteção todos eles têm direito a um estado eficaz transparente e acima de tudo ético não acabei de montar o meu voto já consegui dois que todos os carros e ainda assim com o mínimo em 9 ao lado mas é o que tem é assim que a gente acaba
casando é o que tem e é o que eu vou fazer obrigado [Música] agora o pedro da internet mandou a seguinte pergunta é possível dizer que a fé nos impede de tomar decisões com base em fatos e na racionalidade ao final ela nos faz esperar e confiar na salvação ignorando as causas do sofrimento isso não explica nosso grau de confiança que provocam frustrações e irritações e violências um questionamento muito bom também muito extenso dizer que a fé provoca frustração preço poderia dizer que os ateus são integrados maduros felizes e pairam acima dessa humanidade iludida na
minha experiência experiência de vida os ateus são exatamente iguais a todas as pessoas têm contas a pagar tem angústia cerro são vaidosos tem vícios como quase todos os religiosos ou seja não está na fé a diferença de caráter quanto a contradição entre religião e racionalidade eu tenho que lembrar que esse é um tema um pouquinho mais complicado que a viviane mosé vai desenvolver bastante a religião não é inimiga da razão a religião não é inimiga do bom senso mas a religião méxico uma gramática distinta de valores o que explica que ela seja tão antigo e
que provavelmente tenha tanta perspectiva de futuro ou seja eu não vejo diferença em alguém me dizer que é muito religioso que não é religioso porque encontrei pessoas boas nos dois campos encontrei cafagestes completos nos dois campos a pessoa que eu mais admiro moralmente na minha vida a pessoa que eu mais gostaria de me tornar parecida um padre que eu tive como professor a pessoa mais sem caráter que eu conheci na minha vida um padre também ora isso faz parte da humanidade não se deve julgar a religião pelos religiosos não salvaria nenhuma religião mas devo jogar
a religião pelos seus próprios critérios a religião não é inimiga da racionalidade a religião não pensa exatamente o oposto de um ateu e um ateu que diga isso está herdando o pior das religiões que a crença catequética que deve ser imposto ao outro até o catequista é ainda mais chato do que religioso catequista porque acha que é racional outro pelo menos segue uma ordem de deus este segue apenas sua vaidade e os eu nasci isso então não vejo muitas diferenças quando alguém me diz eu sou pai de família eu concluí exclusivamente que essa pessoa é
fértil e não que ela é boa quando alguém me diz eu tenho família significa que teve um desempenho sexual suficiente para gerar uma família a cafagestes confins ea pessoas profundamente éticas com filhos enquanto eu centralizar no rótulo a moral ea ética ou seja o religioso filosófico distinguindo aqui entre moral e ética de uma forma não a única forma enquanto eu fizer isso eu ainda sou uma pessoa limitada na compreensão da imensa capacidade da religião de expressar a todas as questões humanas e na imensa capacidade racional inclusive negá-la para expressar outras capacidades humanas não é um
gesto em cima do muro quando alguém me diz que eu tenho que manifestar a opção entre a e b que eu não digo na internet eu gosto de albi especialmente o aib que se apresenta eu tenho que dizer que me sinto um polonês como escrevi certa feita no artigo 1 polonesa de cracóvia invadido pela barbárie nazista de um lado de extrema direita e depois libertado pela barbáries socialista de extrema-esquerda da união soviética e me dizem você prefere hitler ou stalin você gosta da extrema direita e da extrema esquerda eu tenho um vício de gostar do
humano e não dos extremos os projetos de poder se alguém me mata tanto faz que seja de esquerda ou de direita se alguém autoritário tanto faz que ser de esquerda de direita continua sendo um imbecil tingido de verde amarelo ou de vermelho não importa a cor do imbecil ele continua sendo um imbecil eu defendo valores e não posturas políticas mas é claro o meu partido o melhor de todos como meu time é o melhor de todos o meu time é o melhor de todos porque o meu time e esse é o único argumento racional que
alguém pode ter o meu partido o partido da ética obviamente que quem não concorda comigo deve ser eliminado porque não concorda com a verdadeira visão da democracia ou concorda com aquela que millôr definiu muito bem quando você me obedece à democracia quando você manda em mim é ditadura e esse parece ser o conceito democrático das pessoas de hoje é muito importante conviver com a contradição dentro de quais limites os limites estabelecidos pela lei de esquerda direita de centro católico ateu evangélico judeu o artigo 5º da nossa constituição continua dizendo a mesma coisa se ele foi
racista não serve para ser presidente do brasil se ele não falar da dignidade inerente ao fato de alguém ser mulher se ele for misógino ele não serve para presidente do brasil e não me importa por qual partido eu tenho uma certa resistência todos mas eu tenho que procurar valores e os valores têm que ser acima da coloração política tem que ser valores humanos e se ele disser que uma parte do brasil não é de verdadeiro cidadão brasileiro ele de novo tem um projeto de exclusão um presidente um estadista que deve unir o país e não
dividi lo aí vocês entendem o drama do meu voto e o drama da escolha está difícil como diógenes o filósofo andando com uma lanterna dizendo procura um homem honesto eu me sinto exatamente assim procura um homem honesto que tenha divergências políticas mas que assumia de tudo em caio que na diversidade desse país de mais de 213 milhões de habitantes não há espaço para dizer quem são os bons brasileiros e os maus brasileiros só espaço que eleito ele o eleita ela tem diante de si o governo de todos os brasileiros e deve ser um fator de
integração e nunca de ódio nunca de separação nunca de sectarismo quem divide a palavra é muito clara quem divide dia volume é o diabo quem divide o diabo quem une é o estadista ou é o religioso mas não importa isso importa que saiba sua função eu tenho esperança talvez por ser professor eu tenho esperança porque meus alunos são jovens e trazem a cada ano na unicamp uma lufada dessa esperança de que tem que dar certo pra eles porque esses alunos existem dentro dessa perspectiva o professor deve ser otimista como obstetra deve ser otimista ao assistir
ao surgimento maravilhoso do milagre da vida eu acho que é um proctologista pode ser pessimista eu acho que alguém que faz ao toxinas podem ser mais pessimista mas eu trabalho com jovens um obstetra trabalha com vida e nós continuamos querendo examinando apostando porque se eu perder essa esperança eu terei dito a eles que eles venceram e eu sou teimoso e vai 12 enquanto eu viver eu nunca vou deixar de ter esperança no brasil porque o brasil chegou até aqui porque tinha gente que teve essa esperança nós precisamos diretor [Música] por favor o enzo mandou uma
pergunta pela internet é porque toda a sociedade sempre tende a criar uma divindade ou entidade superior que espécie de necessidade é essa nenhum cristão chesterton diz uma frase que uma vez o poder me trouxe um café filosófico uma frase famosa problema não é deixar de acreditar em deus o problema é que no momento citei de acreditar em deus se passa a acreditar em qualquer bobagem então todas as sociedades precisam de elementos de união da constituição de discursos que ela mora em costura sociais e identidades por isso que toda a sociedade produzir heróis e toda a
sociedade produz vilões por isso que toda a sociedade investe que o seu vizinho é pior do que bom que o seu vizinho é diferente e que nós somos melhores somos melhores que os paraguaios somos melhores que os argentinos somos melhores que os venezuelanos somos melhores que os bolivianos os franceses têm certeza de serem melhores que os belgas do que os alemães do que os espanhóis e italianos a constituição dessa certeza vaidosa e absolutamente fantasiosa é aquilo que se diz que nacionalismo é acreditar que o meu país é o melhor do mundo pelo fato brilhante que
eu nasci nele e por isso ele é o melhor país do planeta ora obviamente nenhum país é o melhor do planeta e obviamente eu preciso construir imagens de identidade e essas imagens são boas nós temos grandes exemplos para seguir só para pegar um exemplo que eu admiro muito falecida no terremoto do haiti no brasil dar diz que através de um programa simples conseguiu levar a muita gente um plano de sobrevivência de crianças que durante uma década influenciou a taxa de mortalidade infantil no brasil são pessoas simples sem grande estardalhaço que com o trabalho não muito
caro e de abelha laboriosa conseguiu fazer há muitos heróis no nosso país há muitos heróis que podem ser admirados e constituir um elemento para ser seguido o problema não é ter deus o problema não é constituir deus o problema é o que esses deus me autoriza uma fase o que esses deuses eu faço o que eles falem em meu nome o que eu transfiro preciso deus do meu medo da minha angústia da minha insegurança da minha inveja do meu fracasso pra que eles passem a condenar aquilo que eu quero que seja condenado ou seja aquilo
que eles evitam uma verdadeira que nozes aquilo que eles transformam em um objeto de adoração orgulhosa do meu próprio narciso isso é mais perigoso não existe grupo sem unidade não existe grupo sem identidade nós temos vários elementos de identidade da língua até certos comportamentos corporais inclusive e isto pode ser o início de um processo de identidade mas somos muitos jovens se a espanha tem uma monarquia antiqüíssimo e ainda não conseguiu costurar suas partes constitutivas nós muito mais jovens como faremos uma coisa dessas é um longo trajeto e nem sei se a unidade é um grande
objeto um grande desejo mas é uma grande forma de compensar a possibilidade da civilização porque a oposição a isso é a bárbara ou seja a luta de todos contra todos a destruição de todos por todos e como previa ganho nessa idéia de olho por olho e dente por dente terminaremos todos cegos e banguelas porque e só leva à destruição o ódio fala do meu medo não fala de quem eu estou diâmetro o ódio fala daquilo que eu temo e nunca fala do outro ou daquilo que é o desejo eo transforma em ódio com freqüência uma
pergunta do público da beatriz ela fala que ela estuda em uma escola católica jundiaense em que dá a liberdade parcial do debate de assuntos considerados polêmicos qual a sua opinião sobre a censura de ter de temas atuais e importantes ea ignorância seletiva que isso gera eu acredito sempre um sistema escolar que tenha tantas variedades de orientações quanto os brasileiros são por exemplo escolas militares são escolas que preparam bem para o enem e não são ruins como o projeto pedagógico escolas católicas tem seu próprio sistema de validação de verdades escolas batistas escolas judaicas escolas públicas têm
seus próprios sistemas defendo a pluralidade seria um equívoco que todas as escolas fossem militares e seria um equívoco que todas as escolas fossem católicas mas há que se pensar não defendendo a censura que é proibida por lei e repudiada pelo bom senso que seu maior recuo no meu filho em uma escola judaica a primeira coisa que eu estou esperando que ele aprenda valores judaicos se eu não gostasse desses valores judaicos eu deveria matricular em uma escola pública ou com outros valores se eu estou em uma escola católica não acho errado que os orientadores digão esse
é o princípio da igreja católica radicalmente contra o aborto esse é o princípio mas eu não gosto bem não há problema mas você vai ter um problema e se considerar um católico de fato claro que existem grupos de católicas pelo direito de decidir que existem muitas variantes mas faz parte a customização da fé sou católico mas acredito em reencarnação sou católico mas sou a favor do aborto sou católico mas acho bobagem essa história de virgindade de maria sou católico mas não acho papa em fale bem lamento informar você não é católico isso é um problema
de jeito algum mas esperar ver uma opinião oposta freqüentando uma instituição católica eu acho que tem um choque de expectativas eu sou contra a censura mas eu trabalho em uma escola pública a única essa escola pública laica por definição constitucional todos os credos estão lá há outras escolas que têm um crucifixo na sala tem uma outra orientação a outras escolas que tem uma estrela de davi eu gosto dessa pluralidade agora contradizendo um pouco isso o catolicismo sempre dependeu de rebeldes e subversivos desde jesus até o papa francisco ele sempre dependeu de gente que contestasse o
status quo ontem foi o dia de são francisco que condenou inteiramente status quo da igreja medieval sem se tornar um herege francisco é o primeiro elege que dá certo condenando a riqueza mas se manifestantes inteiramente favorável à igreja grandes pensadores foram rebeldes em relação aos dogmas ou autoridade pessoas que estavam com a razão enfrentaram o catolicismo de giordano bruno a galileu então esse é um grande debate mas se você quer plena liberdade eu recomendaria que você buscasse uma escola onde o princípio seja de plena liberdade o catolicismo tem princípios e os outros pais matricularam seus
filhos lá porque querem estes princípios e é impossível dizer uma sala de aula aqui condenamos o aborto com exceção da aluna tal que é favor acho que é difícil então não estou defendendo a censura é abominável estou defendendo o direito da diversidade uma escola adventista vai guardar o sábado e é pra isso que ela existe para que os adventistas não sofriam que sofreriam em outra escola com atividades no final de semana ou no sábado que os adventistas guarda como os judeus religiosos logo se eu coloquei meu filho no colégio adventista não posso reclamar que não
tem aula no pôr-do-sol de sexta-feira não tem atividades no sábado eu tenho direito isso sim à liberdade absoluta de procurar um modelo que combine com a minha visão de mundo e exigir que a escola pública estude religiões mas não seja religiosa que aprofunde o tema das religiões mas não opte por nenhuma religião porque essa é a definição que a escola pública a escola sem crédito a escola laica é um direito dos católicos serem católicos é um direito da pessoa discordar disso não precisa eliminar o outro talvez não precisa se matricular no direito do outro talvez
seja mais sábio isso se eu fosse um professor de escola católica como já fui várias vezes eu tentaria entender e explicar porque estes são os nossos valores e não censurar isso seria mais produtivo mas é mais fácil censurar do que explicar é mais fácil proibir do que dizer por qual o princípio a igreja católica radicalmente contrária ao aborto por quais valores e por quais meios se chegou a essa conclusão isso seria uma escola católica que trabalha com o contraditório mantendo o princípio da sua crença dos seus dogmas e dos seus valores eu adoro a diversidade
adoro a variedade ramo a complexidade do ser humano e suas contradições as escolas deveriam consagrar isso cada vez mais não apenas as públicas as mesmas religiosa mais uma vez sou contra a censura mas também garanto a perfeita liberdade de ensino garantida pela constituição e garantida pela lei de diretrizes e base e por todas as grandes leis educacionais o ensino deve ser diverso e os pais devem orientar o caminho que acham que é melhor querem um consolo dá errado de qualquer jeito esse é um consolo mas eu quero que dê errado dentro de uma escola religiosa
o público é uma decisão minha eu acharia pior se o estado unificasse todo o sistema disse hess e crianças em 1984 órgão isso é ditadura de extrema-esquerda stalinismo e ditadura de extrema-direita o nazismo isso não pode existir em hipótese alguma uma pergunta do público da greta ela faz a seguinte provocação se seria a inteligência artificial a expressão divina que se tornaria real hoje existe um conto de ficção que narra que os homens criaram os computadores e perguntaram os primeiros computadores como de ter o desgaste natural da troca de energia chamada entropia os computadores não sabiam
responder o homem foi evoluindo cada vez mais avançado e continuava perguntando as suas máquinas cada vez mais sofisticadas como deter a entropia um a um os sistemas foram se apagando uma uma das galáxias foram desaparecendo um a um universo foi desaparecendo até que eliminado o último homem daqui a bilhões de anos restou apenas o mega computador flutuando no espaço a última coisa do universo e esse computador computava o problema lançado a ele como deter a entropia até que esse computador diz descobrir faça se a luz que foi a manhã ea tarde do primeiro dia esse
é um conto de ficção bem inteligência artificial não é uma inteligência gerada por vida mas a inteligência que os humanos programaram nós ainda não temos a inteligência nesse grau poderemos ter em breve nós temos máquinas que decidem dominantemente por um sistema binário de sim não de zero e um linguagem matemática inventado por alan horn e o sistema dominante cada vez mais as máquinas podem funcionar por algoritmos cada vez mais amplos e variantes hora imaginar que o avanço da tecnologia é contrário à fé e adotar uma postura outra fundamentalista que já se manifestou no cristianismo e
outras religiões também cada máquina deveria ser a plena expansão da ordem de deus adão para que dominasse a natureza que aquele era senhor dela e cabe a ele se desenvolver não vejo nenhum avanço inteligência artificial como um desafio mas eu confesso como professor que já ficaria feliz com o desenvolvimento da memória e da inteligência humana mesmo esse já me deixaria plenamente satisfeito ao invés de falar de computadores inteligentes que começasse a falar de turmas de alunos de professores de sistemas inteligentes se eu vou temer a máquina no futuro é a chamada síndrome de franquista que
um dia a máquina e destrua por enquanto eu te amo profundamente a nós a nós humanos criando inteligência artificial ou matando pessoas naturais por enquanto meu inimigo é o fundamentalismo é o fanático cuja palavra tem um sentido muito dura fanático fã tels cheio de deus plantel só aquele que está penetrado pelo divino esse é o fanático é uma advertência muito perigosa para os riscos da fé que se torna narcísica agressiva e um projeto político e não mais um projecto religioso vai ter inteligência artificial talvez no futuro eu adorei diz é o carro vá tratar o
lugar adorarei dizer o computador cria um soneto eu preciso que tenha 44 esteira e mabi aaba e assim por diante é preciso que seja sublime bem feito quando o computador fizer isso eu ficarei superfeliz por enquanto não faz não sei a geração pegar a isso mas ainda o risco ao planeta não são as máquinas o risco é o planeta somos nós os humanos professor infelizmente chegou ao final a ter uma última pergunta é só de parabenizar de novo na verdade agora por um novo número é o recorde do ano de transmissão da do estatuto foi
alcançado hoje com 70 mil pessoas o apoio também da tv pec quero agradecer também o apoio da tv técnico também está transmitindo pela página deles também no facebook ea última pergunta veio do público da rose que pergunta se você acredita em milagre existem dezenas de coisas que não podem ser explicados pelo nosso atual estágio de conhecimento existem dezenas de coisas que a nossa ciência nossa razão não abarca isso não quer dizer que elas não sejam explicados as noções aplicáveis por enquanto grande parte da idéia de um deus ex machina como se diz em filosofia e
teologia que interfere na natureza através do milagre é uma proposta que naturalmente têm validade religiosa eu acredito que todas as coisas tenham possibilidade de serem explicados pela razão mas nem tudo agora nem tudo nesse momento se um grego olhava para o céu e vi um raio mesmo grego democrático e filosófico diria e zeus lançando sua arma se olhasse um maremoto diria que poseidon possível um futuro netuno romano estava agitando as águas a primavera brotou eis que deméter séries encontrou sua filha perséfone prosérpina essas explicações eram muito boas e muito úteis hoje sabemos que o relâmpago
não é a folha de deus as coisas que eu não consigo explicar podem ter sido mal explicadas então sim se você quer dizer que ocorrem coisas inexplicáveis eu concordo com você agora eu discordo porque se você atribui isto há uma força divina eu atribuo a nossa ignorância quando for comprovado que eu estou errado eu mudo de idéia mas essa é a diferença de posição é muita vaidade acha que eu posso explicar tudo é muita vaidade ea ciência tem um histórico de vaidade pavoroso é muita vaidade isso porque a razão abarque todo o fenômeno humano não
abarca mas sempre no passado que algo não podia ser explicado passou a poder ser explicado os primeiros ossos de dinossauros encontrados foram explicados pelos religiosos como animais que não entraram na arca de noé não chegaram a tempo e desaparecer hoje nós sabemos que provavelmente não é assim que eles pertenceram uma outra era da evolução das espécies quando nasce um gêmeos em alguns lugares da escócia medieval a mãe era assassinado porque ela trai o marido com outro homem e os gêmeos eram prova do seu adultério hoje sabemos que não é assim isso deve nos dar a
humildade que diante do desconhecido diante do mistério do desconhecido eu tenho que me render humilde a limitação da razão se eu quero preencher esse espaço com crenças é o meu direito mas é muito importante encerrar dizendo o que é óbvio a ciência não nasce da deficiência da religião ea religião na sua deficiência da ciência se como diz que toma sem religião e declínio da magia a religião é a resposta para as perguntas que ainda não conseguimos responder a religião sempre existirá porque sempre teremos perguntas não respondidas se a religião é o consolo da morte ela
sempre existirá porque a ciência pode estender a nossa vida nunca nos tornando imortais se a religião é o espaço do desconhecido e aí se eu chamo de milagre que eu tenho direito a fazer isso a religião tem um futuro maravilhoso porque quanto mais eu avanço mais alto eu subo na razão mais eu encontro mistérios e questões não respondidas isso me faz a admirar profundamente a ciência e respeitar profundamente a religião porque o meu amor em comum entre as duas se chama humanidade que às vezes religiosas vezes científicas vezes combina as duas coisas ser ateu não
é um estágio superior da evolução ser religioso não é um atraso intelectual dos maiores genocídios do século 20 estou dizendo sempre isso foram levados adiante por ateus ou seja por stalin por mão setton outros grandes genocídios foram feitos por religiosos em nome de bem e de deus como eu sempre insisto o defeito não é deus à ciência é um ser humano que gosta de matar gosta muito de matar e de excluir o que é diferente ele faz em nome de deus em nome da ciência em nome do estado proletário isso faz pouca diferença para quem
é assassinado pra quem é assassinado há explicação jurídica pouco expressivo foi doloso ou culposo o atropelamento tanto faz a vítima sente o impacto do carro e não se é doloso ou seco que vai fazer diferença no tribunal depois temos que acreditar sempre no ser humano inclusive em função disso acreditar que ele possa se expressar do ponto de vista religioso e do ponto de vista ateu e que religiosos inseguros e ateus inseguros querem impor sua vontade aos outros isso não fala da religião não fala do ateísmo fala exclusivamente do medo de algumas pessoas e por isso
que não atenta contra a religião e não atenta contra a ciência mas fala da deficiência humano de aceitar a divergência de aceitar a diferença é o nosso grande desafio é o desafio permanente esse é o que nos torna humanos muito obrigado pela atenção de vocês muito obrigado [Aplausos] [Música] obrigada [Música] obrigado a publicar cada cuidado tem a não perder o hábito vamos em paz e o senhor nos acompanhe [Música] [Música]
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