O que é comunicação não violenta? Eu entendo a cnv como um conjunto de idéias que sustentam um modo de pensar e de se comunicar com as pessoas, através de conexões mais profundas que revelam a nossa natureza íntima. Então, é como se a CNV nos oferecesse novas rotas para o pensamento sendo assim, a comunicação é apenas um dos aspectos da CNV, mas o principal é uma forma de pensar me estimula a entrar em contato com os meus sentimentos e as necessidades de trás das atitudes.
Essas necessidades às quais me refiro são humanas e universais. Por exemplo, todos temos necessidade de: proteção, segurança, amor, intimidade aprendizagem e cooperação social. Ao entrar em contato com meus sentimentos e necessidades eu me conecto com algo que há em comum entre mim e você e todas as outras pessoas.
Todos temos as mesmas necessidades! E todas as nossas ações buscam atender necessidades. .
. temos sentimentos prazerosos quando conseguimos atendê-las. .
. e temos sentimentos desagradáveis quando não conseguimos. É uma ideia muito simples, mas é muito poderosa.
Pois, ao invés de pensarmos sobre "o que há de errado com as pessoas" por agir do modo que não gostamos, podemos fazer outro caminho com o nosso pensamento. Podemos pensar: qual necessidade importante, que eu também tenho, essa pessoa está tentando atender com esta atitude? E qual necessidade minha não está sendo atendida por ela?
E eu pergunto a vocês: qual o tipo de pensamento favorece mais, para que nós conseguimos conversar com essa pessoa e propor uma maneira diferente de agir? O pensamento que aponta o que está errado com ela, que deseja punir? Ou o pensamento que aponta a necessidade ela pode estar tentando aprender com isso e qual necessidade minha eu gostaria de ter atendida?
E é lógico que esse pensamento estimula a cooperação. Então, a comunicação não violenta nos oferece essas novas rotas de pensamento que nos estimulam a nos conectar com que nós estamos vivenciando: ou seja, o que estamos sentindo e necessitando em um dado momento. e nos estimula a descobrir como podemos tornar a vida mais maravilhosa.
Fazemos isso através de uma conexão baseada em necessidade. Aprendemos a usar uma linguagem que expressa de modo claro: o que nós observamos que outra pessoa está fazendo. Como nos sentimos em relação ao modo como isso afeta nossas necessidades e o que nós gostaríamos que fosse feito para que nossas necessidades sejam atendidas.
E quando alcançamos essa compreensão criamos uma condição para que as pessoas sintam compaixão e satisfação e se doar. Mas, o objetivo da CNV não é a persuasão. A CNV não é uma ferramenta de dominação.
Não usamos a CNV para que as pessoas façam o que gostaríamos que elas fizessem. Usamos a CNV para criar uma conexão de qualidade, onde conseguimos enxergar a natureza íntima das pessoas, que é comum a todos nós. E, com isso, procuramos encontrar a solução que atenda, de modo mais pleno, as necessidades de todos.
Pelo menos é isso que eu consigo perceber sobre o que é comunicação não violenta. E eu adoraria saber o que você pensa a respeito. Então, convido você deixar o seu comentário e se inscrever no canal para assistir novos vídeos como esse.
Foi um prazer ter tido a oportunidade de compartilhar isso com você. Até breve!