Quem tem medo de Gramsci? | #ConversasImpertinentes, com Virgínia Fontes

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TV Boitempo
Para Virgínia Fontes, não é nenhuma surpresa que o pensamento de Antonio Gramsci assuste tanto as cl...
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é o objetivo desse desse vídeo hoje é mostrar a importância do Grafite para que a gente Observe como as burguesia se organizam para capturar a nossa autonomia a nossa solidariedade de classe a percepção Nossa de que a igualdade é necessária o apagamento da igualdade e o elogio da catástrofe desde igualitária E aí E hoje é dia vinte e sete de abril é o dia em que a gente rememoram hora a data de falecimento de Antônio grande morto muito precocemente antes dos 50 anos em resultado das péssimas condições da prisão fascista na qual viveu os últimos
anos da sua vida pois bem grandes você está presente e é fundamental a gente rememorar exatamente nesse momento em que a gente precisa avançar no Marxismo cultural o Marxismo Granja não é à toa que as classes dominantes e sobretudo os seus esbirros mais truculentos tem nem tanto grande e o Marxismo cultural e é porque ele foi quem conseguiu ter uma reflexão mais dialética mais aprofundada sobre é a conexão entre a força Econômica as formas de organização da Rio da social da sociabilidade as formas da organização da luta popular e também as formas da organização da
dominação de classe inclusive na sua forma estado é portanto Porque grande é um Pensador que demonstra não apenas as modalidades pelas quais as classes dominantes é constroem suas formas de dominação impõe como se fosse naturais as suas formas específicas e particulares dos seus próprios interesses e generalizam os interesses como se fossem de todos através do Estado algo que já está presente no laxismo algo que já tá claríssimo na obra de Marcilene que já tava Claro nos trabalhos e de vários outros autores de especificamente do Lenin Marx e engels Lenin não são é autores menores ao
contrário são grandes potências da reflexão sobre a luta social e sobre a sociedade capitalista Mas um grande este trouxe um elemento enriquecedor a essa análise que foi a capacidade de observar o entrecruzamento entre as formas de organização da vida social e o estatuto e esse a esse entrecruzamento o grande vai dar o nome de estado A pensar como o estado sempre a mais ele não está fazendo uma Apologia dessa criação do Estado mas identificando essas condições de ampliação que Ele viveu nos anos 30 e nós vamos é hoje pensar especificamente um dos elementos é dessa
ampliação do estado que grande apontou assinalou que é a generalização de aparelhos privados de hegemonia ou de aparatos hegemônicos é a Fan é alguma coisa que devemos enormemente a grande e nosso Marxismo cultural em guerra cultural contra a barbárie em guerra cultural contra o rebaixamento da ciência o rebaixamento do conhecimento contra a devastação e conquistas civilizatórias no âmbito da saúde no âmbito da Educação no âmbito do transporte no âmbito do conjunto da vida o Marxismo cultural enfrenta Como enfrentar enfrentou no tempo do grandes e eu tenho certeza que grandes nos ajuda a construir essa luta
na atualidade e E aí e a Teoria é de estado em grande é evita cuidadosamente escapar de alguns reducionistas que não apenas marcam um conjunto da reflexão científica e sobretudo da reflexão mais ciências humanas no tempo dele mas que marcam também em parte é o Marxismo é da terceira Internacional e em especial do que ele procura escapar dos economicistas dos mecanismos de tipo positivista e de culturalistas um dos idealismos e reduzem é o conjunto das ideias apenas ao momento das Abstrações esquecendo que a cultura e as ideias são práticas sociais são formas sociais que se
constituem a partir o dado solo social desse ponto de vista é a ponto de partida da reflexão grave chama é um ponto de partida estratégico o que ele tá tentando entender é como as classes dominantes conseguem assentar sua forma de dominação social e política em adesão ou aceitação passiva de ideias que não correspondem à Vida concreta da maioria da população mas que se tornam naturalizados por por um processo que ele vai chamar o processo de construção de hegemonia e é exatamente esse essa integração entre o momento econômico do momento social o momento político o momento
cultural e da Luta o momento da auto-organização das classes de formação das classes sociais das disputas internas entre essas classes sociais e das disputas entre as classes sociais portanto esses momentos pensados tanto comum processo como resultando numa totalidade que a totalidade que assegura a dominação de uma classe sobre as demais mas não está dada de forma permanente é um movimento e é um processo e é o processo de construção de hegemonia eu não vou infelizmente não dá tempo de eu apresentar é a a teoria do estado do grande porque isso aí envolve um debate muito
longo e por que a teoria do grande não é um manual de aplicação INED a teoria Grand mexicana e por isso a sua força é uma capacidade analítica de Alto voo capaz de aprender determinações de ordens diversas e pensá-las em processo em movimento assustem Se pois classes dominantes limitadas a formas positivistas a formas pós-modernas limitadas a essa forma amputada de pensar o mundo devem se assustar mesmo pois a contribuição grande chama vai muito além disso e sobretudo porque ela é estratégica e ela está colada completamente Avenida a importância de enfrentar a hegemonia das classes dominantes
a partir de processos de luta social e de construção contra-hegemônica pois bem é nesse terreno é um terreno muito amplo desse eu estou estado é pensado como uma totalidade comum em fechando um conjunto de relações sociais respondendo a elas e estimulando parte delas Portanto o estado não é algo estático como é apresentado não teria política é em geral é nessa reflexão sobre o estado que o grande vai apontar duas características que são fundamentais a primeira característica é que o estado não está separado da não há uma separação institucional não há uma separação real entre infraestrutura
e superestrutura ao contrário são modos interligados e interconectados e exatamente a circulação Entre esses instâncias ou se a gente quiser é formas metodológicas de pensar o mundo capitalista né separação entre infrasul infraestrutura E aí a o desafio é exatamente pensar o processo histórico que as constitui e que eventualmente abre descompassos entre essas e dimensões essa é a primeira grande contribuição existem inúmeras outras eu só vou estar aqui citando as que interessam pela nossa conversa de hoje e a segunda dela é enfrentar decisivamente o pensamento liberal e analisar as condições da emergência da sociedade civil sobre
o capitalismo porque enfrenta ao pensamento liberal porque o liberalismo é considerava a sociedade civil como completamente a parte apartada é tanto do mundo da economia quando todo mundo político ou do estado na constituiria um domínio a parte Contra isso O Marcos já tinha Marx e engels já tinham é isso em vários textos Nos quais mostravam que ao contrário o estado era criatura da sociedade civil burguesa mas eles não avançam nessa discussão é grandes quem vai avançar nesse terreno enfrentando concretamente o pensamento liberal mas enfrentando concretamente porque ele está analisando as formas concretas da luta social
no tempo dele importanto é evidenciado que a sociedade civil e aí todas as definições daqui para frente do sociedade civil serão do grande a sociedade civil Não é esse espaço fora do mercado ou fora do Mundo ao Contrário como Max em Deus a ponto a sociedade civil é o núcleo fundante do conjunto da sociedade capitalista e do estado e é portanto na sociedade burguesa civil Cap o que a gente encontra o fundamento do estado e sua raíz permanente isso é o Estado está permanentemente ligado a ela e na sociedade civil e aí repare repare em
como o pensamento liberal ganhou espaço no tempo contemporâneo quando foi começar a considerar a sociedade civil como terceiro setor como sei lá mais o que é de novo considerando a completamente separada do estado da política e do mercado tornando Essa sociedade civil quase angelical isso não é grave isso grande ataca abertamente essa concepção para mostrar que a sociedade civil burra mesa tem um papel político e que ele vai circunscrever dentro do conjunto da sociedade civil burguesa tal como apresentável Max em Deus é uma parcela dessa sociedade civil que vai se acoplar diretamente com estado atrás
seja através de uma adesão e um reforço duplo né da sociedade civil para o estádio do Estado para a sociedade civil seja através da luta interna quando a gente dades da sociedade civil estão enfrentando o estado E aí a sociedade civil em grandes de portanto não é uma entidade apartada nem da estrutura Econômica nem da estrutura política e muito menos afastada das lutas de classe ao contrário sociedade civil é o espaço é um espaço de sociabilidade que se chipande juntamente com a complexidade com expansão da complexidade do capitalismo e das sociedades capitalistas as grandes massas
urbanas e das grandes tensões e contradições que a expansão do capitalismo vai propiciando que se expande e que é constituem centros de organização e de sistematização em direção a defesa da e da ordem dominante da ordem capitalista dominante buscando capturar adesão dos setores populares portanto lugar de é organização intraclasse Neto para dirimir as tensões entre as frações das classes dominantes e lugar de organização do conjunto da classe dominante para capturar a sociabilidade popular de um lado e de outro lado ela é continuamente a emergência é de formas associativas e de formas organizativas dos setores populares
ou dos setores subalternizados ou do conjunto dos trabalhadores do campo e das cidades é para enfrentar para construir uma sociabilidade própria que vá além da sociabilidade capitalista nos limites e do espartilho que a sociedade capitalista e coloca para o subalternizados assim em grande sociedade civil é um dos espaços privilegiados da análise da luta de classes e para aqueles que trabalham é analisando a vida social até o diagrama este ano permite acompanhar concretamente essas formas organizativas nos mais diversos espaços sociais tanto nacionais quanto internacionais e escapar da rigidez das formas não institucionalistas que hoje predominam em
muitas áreas das Ciências Sociais e que simplesmente só consegue enxergar é uma uma espécie de limitador ocular que as leva unicamente a ver como é consequentes aquelas entidades que emanam do Estado portanto mecanicamente expressões o ou que devam imediatamente do âmbito Empresarial e portanto economicamente dominantes mas isso traz um peso economista muito grande e dificulta muito aprender o movimento EA luta e aí ocorre e como se constitui essa luta na sociedade civil segundo grãos através de aparelhos privados de hegemonia que podem ser voltados para a construção da hegemonia da classe dominante ou podem estar sendo
construídos contra é as hegemonia portanto aparatos contra-hegemônicos e ele vai trabalhar sobre isso no tempo dele em inúmeras circunstâncias mostrando as dificuldades das lutas sindicais é a importância dos jornais dos partidos comunista ele era uma liderança comunista Os Comunistas A importância é portanto da difusão cultural no interior das massas a importância da formação e da educação para as massas populares uma educação autônoma é capaz de enfrentar as formas de subalternidade que a educação da classe dominante propõe para os trabalhadores estão Nós estamos Nós temos a chance a partir de grandes de analisar concretamente as formas
pelas quais as classes se organizam não apenas num único aparelho o sindical por exemplo não apenas num único aparelho político como partido mas como inúmeras dessas formas associativas podem inclusive vir assumiu o papel da direção como partido aí partir do entre "mas ganhando a Adesão construindo uma forma de pensar e é mais própria das classes trabalhadoras ou ao contrário nas formas de dominação capitalista como usar parados privados de hegemonia constituídos pelas classes dominantes procuram capturar a luta dos setores populares envolvê-las e subordinadas a partir seja de pequenas concessões seja a partir da sua sujeição intelectual
a projetos que não são projetos que correspondem a sua vida concreta os aparelhos privados de hegemonia tem portanto esse papel é de formas de organização da luta seu traduzir em termos mais tanto dos termos do tempo do Grêmio como interno os mais contemporâneos ficar mais visível essa conexão entre a base econômica a as formas de organização se você habilidade e a relação com o estado pegamos os casos que o grande ishida como exemplo não vou citar todos mas jornais associações clubes e partidos igrejas sindicatos todas essas são formas associativas populares ou originadas nas classes dominantes
mas que não são de adesão obrigatória o termo Privado não é por causa sejam empresas privadas o termo privado remete ao fato de que elas não são uma política de estado portanto elas são de adesão voluntária e e também não são é universais na sua composição elas não estão abertas necessariamente a participação de todos talvez alguns casos específicos mas em geral Não é esse o caso e portanto quanto mais Universal fora construção da conexão entre aparelhos privados de hegemonia mais a expressão das classes subalternas como enfrentamento a particularização que o que as classes dominantes impõe
aos subalternos se expressa quanto mais fragmentados quanto mais dispersos e difusos mais complexo se enfrentar se defrontar com esses aparatos constituídos pelas classes dominantes e eu vou eu não vou apresentar todo o percurso dos aparelhos privados de hegemonia no século 20 mas vale a pena talvez numa próxima Live eu me dedique é isso mas eu apresentei como uma característica do capitalismo contemporâneo um curto-circuito uma espécie de curto-circuito do ambiente institucional partidário pelas classes dominantes realizado através da sociedade civil e dos seus aparelhos privados de hegemonia e apresentei isso para o caso brasileiro especificamente a partir
dos anos 90 e Ainda Mais especificamente no início do Século 21 como uma atividade hegemonismo das classes dominantes brasileiras que procuravam capturar a emergência das mais variadas formas de luta popular e captura como como classes dominantes capturam criando a quantidade sem fins lucrativos de aparência filantrópica voltadas para ajudar os problemas das classes subalternas Isso é para fazer ditar as classes trabalhadoras como deve ser o mundo Eo que deve ser feito Então essa é essa atividade que eu chamei de atividade de monista foi uma atividade muito intensa foi um ativismo muito intenso o que demonstra se
a gente pensa pelo avesso que havia e há lutas na sociedade brasileira e que essa atuação hegemonismo das classes dominantes significa que ela precisa capturar essa energia das lutas e convertê-las em forma de apassivamento de redução dessas condições de luta e da sua capacidade autor além de produzir reflexão organização e produzir seus intelectuais autonomamente em outras palavras as classes dominantes iam muitas vezes peneirar nos grupos subalternos aqueles que ela considerava hoje melhores retirar daquele contexto da luta original levar para seus aparelhos privados de hegemonia e empresariais agora eu vou chamar de empresariais não porque eles
sejam empresas são todas as entidades Sem Fim lucrativo mas porque são todos financiados pelo empresariado Isto é pela burguesia levar para seus aparelhos privados de hegemonia empresariais informados como quadros dirigentes para a Exposições burgueses com relação a esses problemas especificamente Quais problemas mais e é sofreram esse tipo de intervenção burguesa movimento feminista movimento antirracista movimento ambiental nesses e a questão deve estar nesses a interferência foi constante direta e imediata sem falar é claro na permanente repressão ao movimento sindical O que é a repressão policial militar a repressão midiática e e também interferência e cooptação por
dentro dos próprios é sindicatos e inúmeras vezes procurando financiar seus dirigentes ou atrair dirigentes sindicais para compartilhar da vida da gestão do Capital o que nós vemos com os fundos de pensão portanto a luta de classes nas sociedades capitalistas contemporâneas ela Fix praia Procon e da vida social e o objetivo desse desse vídeo hoje é mostrar a importância do Grafite para que a gente Observe como as burguesia se organizam para capturar a nossa autonomia a nossa solidariedade de classe a percepção Nossa de que a igualdade é necessária a o apagamento da igualdade e o o
elogio da catástrofe desde igualitária portanto estamos em plena guerra cultural gramich presentes eu sou Virgínia fontes e todo mês teremos um contra impertinente marcado aqui na TV boi te se inscreva no canal e nos diga aqui nos comentários que temas e questões você gostaria que fizessem Parte dessas nossas conversas impertinentes
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