Olá eu sou humano e portanto nada do que é humano me é estranho assim falava o poeta e dramaturgo Romano Terêncio e assim falou eu Flávio Ricardo vassoler escritor Professor YouTube e hoje em mais uma resenha de livro aqui no meu canal do YouTube eu trago para vocês uma discussão a respeito de uma uma das obras mais importantes da filosofia política aqui no ocidente o livro O Leviatã obra de 1651 de autoria do filósofo inglês Thomas Hobbes a gente vai ver como Hobbes defensor do absolutismo monárquico é um dos Pais da dimensão de contratualismo social
e também como tutorial Thomas Hobbes pode ser tido como um dos grandes ideólogos da natureza humana burguesa e e esse tá Malévola de propensões a violência se não for refriada justamente pelo contrato social a forjado a para alicerçar o monarca aquele que salvaguarda as instituições do Estado de natureza em que o homem é o lobo do homem eu já já vou começar a falar com você sobre o Leviatã obra clássica de Thomas Hobbes mas antes eu quero conversar com você que está assistindo a esta resenha se você está chegando ao canal para pela primeira vez
seja muito bem-vindo é bem-vindo eu peço que você se inscreva aqui no canal toque a sinetinha para poder receber as notificações esse ao fim dessa resenha você gostar do conteúdo a discussão tem um like no vídeo curta ao vídeo de ser mim esse vídeo pelas redes sociais para que nós possamos chegar a cada vez mais e mais pessoas bom então Olá gente O Leviatã obra clássica do filósofo inglês Thomas Hobbes publicado em 1651 bom é só meter importante para a filosofia política que quando a houver aqui a resenha sobre o contrato social do filósofo franco
suíço Jean já começou Eu até vou deixar para vocês na ocasião o link para resenha sobre o contrato sobre O Leviatã de Hobbes para vocês compreenderem o seguinte a Russo em seu contrato social traz uma resposta política e de natureza humana a Thomas rosas porque se para o sou o homem EA mulher são bons EA sociedade o implemento da propriedade privada os corrompem e para Thomas Hobbes o estado de natureza do homem da mulher é um estado de pura violência é o estado que os extintos o ego mais primitivos preponderam nada pode conter a torrente
do Caos para Thomas Hobbes e os exemplos dele retirados do cotidiano são profundamente trágicos e por vezes é correntes ele vai dizer por exemplo que se nós observamos o homem EA mulher na sua intimidade nós vamos ver que até mesmo dentro de casa o homem EA mulher Guardar um dinheiro escondem o dinheiro de quem 200 mais queridos como se na verdade suspeitasse de tudo e de todos que até de si próprios é importante dizer que para Thomas Hobbes o estado o estado de natureza o estado primitivo implica sempre a lei do mais forte a lei
do mais esperto a uma um caos completo Uma dimensão de que o carregamento a não ser a força a não ser a vitalidade a não ser aquele que por Robson 0 afeto mais importante constitutivo do ser humano o egoísmo a a o estado natureza apresenta para o Robson aquilo que é Quinta Essência da Liberdade ou seja o exercício da violência no próprio desejo então Vocês poderiam Abrir perguntar olha Flávio Rob está dizendo que o homem EA mulher são essencialmente ontologicamente egoístas porque eles concordaram na formação da sociedade como um constrangimento como uma série de cadeias
de constrangimento a realização de seus desejos mais extinto Ice pelo seguinte a no estado de natureza contingencialmente eu posso me dar bem eu posso ter a realização do meu desejo mas eu estou sempre premido eu eu me sinto sempre temerário diante da possibilidade de que alguém o palming que seja mais fraco do que eu se una em bando em grupo e venha me tô lê então a dimensão do indivíduo a dimensão da Solidão tá sempre acha cada sou Lapada pela possibilidade bando se formar e o caos reina para sempre Então vai argumentar Thomas Hobbes que
a passagem do Estado de natureza para o estado de sociedade por meio do contrato social implica que o homem EA mulher egoístas por Excelência para Thomas Hobbes aceitam coletivamente abrir mão de parte de sua liberdade em prol do estabelecimento da segurança então vejam o contrato social para o Robson é constrangedor castrador em relação à liberdade original por quê Porque o implemento da segurança da a vida para o bem maior a do ser humano que é a própria vida no estado de natureza não há garantia de que há uma pessoa não poderá ser morta já em
sociedade já por meio do contrato social o estado de natureza é acha Cadu ele é reter ele ele vai ser esse trem ele vai sofrer restrições para que as pessoas a tenham que balizar o seu egoísmo até determinados limites porque a garantia de paz de pacificação do egoísmo e dos conflitos humanos é o caráter primordial pelo qual os seres humanos aceitaram contrato social e para o Robes toda essa resultante de pacificação é vertida em função do soberano aliás se vocês procurarem na internet volta vou deixar até links para vocês aqui embaixo desse vídeo Se vocês
procurarem figuras e fotos a da capo original D1 Oi Rose vi o departamento de ciência política da Universidade de São Paulo da Faculdade de Filosofia letras e ciências humanas da USP onde eu estudei tinha inclusive o símbolo da essa capa do Leviatã como símbolo departamento se vocês perceberem Leviatã ao título do livro do Robson remonta ao monstro bíblico do velho testamento o leviatan hobbesiano quando o visto de perto é formado pela somatória dos seus mais diversos súditos então leviatan hobbesiano é como que uma resultante vetorial dos auspícios castrados de todos e todas e cada um
de nós para que nós ainda que não possamos ser livres e respeitar mentes exercendo um egoísmo desenfreado temos a garantia por parte do soberano que por causa do Robson não é a república não é uma formação republicana mas sim uma formação monárquica uma formação unipessoal autocrática absolutista s in the king os homens EA mulher as mulheres a aceitam para o contrato social a absoluto para que o monarca Garanta paz Hobbes não aceita que o monarca seja questionado e Nenhuma medida para lembrar que como teórico do absolutismo monárquico O Thomas Hobbes estava transpassado por uma época
que considerava que os monarcas europeus eram emanações da própria divindade né então é importante dizer isso mas hobbies aceitava uma única possibilidade mediante a qual o contrato social poderia ser suspenso poderia ser quitado EA figura do monarca viria a ser questionada se o monarca não conseguisse garantir a paz se ele não conseguisse garantir o fluxo regular é cotidiano do egoísmo dentro de Marcos legais para instilar então a guerra a população que a via PAC e para gerar ali o contrato social poderia então nessa condição derrubar um monarca por quê Porque se não fosse possível essa
dimensão o estado de natureza a ser evitado a todo custo por causa da dimensão de sua lei do mais forte da arbitrariedade do caos da Guerra posta o estado de natureza viria a reinar ainda uma vez Então ou Rei conseguiria reinar por sou dos escombros da antiga a belicosidade do Estado de natureza é estabelecer a paz com seu Cetro com a sua figura de força ou então o contrato social poderia ser não só esgarçado como também rompido que o Robson vai dizer que não existe vácuo no poder numa de suas máximas mais levantadas então ou
monarca ocupava de fato Trono e ao se tornar e a dimensão fundamental do Poder exercia o árbitro para regular a passo dos homens e mulheres a paz social ou então ele poderia ser preterido o Robson é conhecido gente a pelas suas máximas também ali por exemplo em relação ao estado Natureza O homem é o lobo do homem na dimensão de que as pessoas a querem na verdade a maximização dos seus próprios interesses contra os demais e só são só fazem em favor do outro se referiam quando constrangida são a arte essa grande filósofa alemã autora
de origem do totalitarismo vai mostrar uma análise bem interessante como Thomas Hobbes é um dos grandes ideólogos do capitalismo e da burguesia então nascentes dessa burguesia que ocupava justamente os Burgos das cidades medievais e que ia reclamar tanto na Inglaterra ou bezziana quanto na Fran o jacobiana o poder político por meio da Inglaterra da Revolução Gloriosa e na França Um século depois por meio da Revolução Francesa Thomas Hobbes faz como que Terra arrasada das dimensões e altruísmo das pensões cristãs mais idealizada sobre a figura do homem da mulher e vai usar o egoísmo é como
base com uma festa o fundamental da vida social e o afeto atrelado profundamente ao egoísmo na teoria hobbesiano do estado do direito e das relações sociais são afetos do medo o contrato social como Max dose magyar imaginarmos o contrato social hobbesiano como uma parede argamassa o cimento desse contrato é o medo porque a água egoísmo entregue a si mesmo ser humano entregue a si mesmo é a propensão do do próprio desejo do egoísmo agora quando o soberano vem com seu Cetro com sou o Robson vai dizer que não e não existe Poder Sem armas não
existe exército sem Armas quando Thomas Hobbes vai dizer que o gladio poder do soberano refreio egoísmo ele o refreia por meio do Medo pelas consequências da linha de vendas para aqueles que usassem fingir o contrato social pacto lado aí vocês vão perguntar para mim o seguinte vou até tomar uma águinha gente E aí vocês vão perguntar para mim o seguinte é Flávio mas o Robson é toma por dada a dimensão da formação de um contrato que teria acontecido empírica e historicamente não o contrato social hobbesiano como também o contrato social russoni ano sobre o qual
vou falar no futuro aqui no canal é um contrato social a que deve ser balizado que deve ser visto da seguinte maneira Thomas Hobbes e também já já cursou vão imaginar uma construção uma história geometrizada a geometria por exemplo tem os seus axiomas o ponto é definido sem que se possa provar Porque como a unidade geométrica menor como a unidade básica da geometria também o tempo do contrato social é subtraído da história ou seja interessante o contrato social é fundante da história para o Robson porque antes e nós temos a pré-história do homem sendo lobo
do homem do Estado de natureza mais uma vez dirigindo o contrato social com a ficcionalização com a hipostasia de que homens e mulheres pactuaram para viver em sociedade perdendo liberdade mas refreando o egoísmo por meio do medo por meio do Poder do soberano a história então é fundada e veio à tona o tempo da história o pacto social o contrato social é algo suspenso em relação ao tempo mas que fundo tempo mesmo da história essa análise interessante em termos filosóficos que vai dar a dimensão para nós para entender o que é esse Leviatã Quais são
as suas características e desde então gente é possível dizer eu diria vocês me posicionando aqui como alguém muito interessado em filosofia política que o nome medida esquerda e direita se digladiam tomando para si as heranças hora de Thomas Hobbes hora de já curso que Vejam o Cida e do capitalismo contemporâneo vão afirmar dimensão hedonista utilitária egoísta dos homens e das mulheres e esses Lagos remontam ao Leviatã Como eu disse agora claro não não contexto não mais monárquico absolutista mas com a dimensão de um indivíduo que é maximizador do seu próprio prazer e à esquerda as
tendências mais progressistas vão beber na obra magna de jacko soldo o com o contrato social que o gostou também escreveu o ensaio sobre a origem da desigualdade entre os homens e as mulheres de idade menção de que a sociedade que corrompe as pessoas de que são os Marcos da propriedade privada da hierarquia da desigualdade política da desigualdade Econômica que de formam as pessoas que se elas pudessem ser submetidas a outros tipos de socialização e sociedade as relações interpessoais relações disfuncionais seriam outras a história tende a mostrar é que nem hobbies e nem já já custou
estão inteiramente corretos mas também Eles não estão inteiramente errados é claro que a quando nós vemos na contemporaneidade fortes movimentos autoritários pessoas agindo conta do cajim do contra seus próprios interesses fica difícil imaginar um contrato obese ano com racionalidade de Pedro Liberdade pelo medo a mas também fica difícil de negar o Robson como um todo a para dizer que as pessoas não têm um caráter malévolo encontrado em si se não for o único caráter nós sabemos que não é ainda assim o afeto do egoísmo o afeto do medo até tarde eternidade tudo isso é muito
forte no ser humano por outro lado como alguns poucos países nomeadamente os escandinavos conseguiram alcançar a com justiça social prevalecente e mesmo outras organizações sociais que não paga que dessa Matriz do Iluminismo essa Matriz do indivíduo Iluminista é importante dizer que reformadas as instituições a vida renda Ah o outros tipos de estímulos e prestígio sociais em termos de afetos o ser humano pode ser outro ele não necessariamente vai ser preponderantemente narcísico egoísta violento arbitrário utilitário a dizer que é possível extirpar esses aspectos é na verdade é Portal humano mas é perceber também que o interessante
seria jogar já já cursou contra Thomas voos para tentar entender e que construções que medi assim o egoísmo com a solidariedade daria uma vazão social interessante como faz o estado de bem-estar social a social-democracia escandinava hoje fortemente atacada pelo capitalismo neoliberal Então pessoal numa síntese Thomas Hobbes deve ser entendido não apenas como defensor do absolutismo monárquico posto em seu tempo mas também como o ideólogo um precursor dos valores do individualismo individualismo a lista do individualismo burguês ainda que colocasse as bases para um refreamento para ele esse refreamento só seria negativo o homem EA mulher entregues
a si mesmos seriam seres altamente hedonistas narcísicos compulsivos ao próprio desejo e a ao soterramento de outrem Se não forem a justamente Se não fossem Se não forem constrangidos a pensar socialmente agir socialmente pelo medo da represália é assim que para Thomas Hobbes a vida social representa Deve ser embasada pela lei de talião tal crime tal pena ou tal desejo tal constrangimento para que a vida social possa acontecer pessoal Essa foi a resenha da obra clássica do filósofo inglês Thomas Hobbes O Leviatã livro de 1651 se vocês gostaram demais essa resenha de livro aqui do
meu canal do YouTube Eu peço que o like no vídeo curta o vídeo e você nem nem esse vídeo pelas redes sociais para que nós possamos chegar a cada vez mais e mais pessoas se você está chegando pela primeira vez a este canal do YouTube esse meu canal do YouTube Extra Universidade Aberta seja muito bem-vindo é bem-vindo eu peço que você se inscreva aqui no canal toque a sinetinha para receber as notificações e deixe aqui embaixo desse vídeo o seu comentário para eu poder conversar com você e mais embaixo desse vídeo você vai encontrar uma
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