Já fui abordado por pessoas que queriam saber como poderiam correr atrás da bênção de Deus, e tive que, honesta e biblicamente falando, responder a eles que a ordem está invertida no plano de Deus. A bênção é que deveria correr atrás da gente. Nos próximos minutos, nós queremos ter uma conversa franca de instrução bíblica e encorajamento que te ensine como atrair a bênção de Deus.
[***Música***] Gente, estamos hoje na Itália e temos aqui atrás o belíssimo Lago de Como. Nesse lugar, quero trazer uma palavra ao seu coração, dentre Deuteronômio, capítulo 28, versículo 1. "Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje desordenado o Senhor, seu Deus, exaltar a vocês sobre todas as nações da terra.
Se ouvir a voz do Senhor, seu Deus, sobre vocês, virão e os alcançarão todas essas bênçãos. Benditos serão vocês na cidade; benditos sejam vocês no campo. Bendito será o fruto do teu ventre, o fruto da tua terra, o fruto dos seus animais, e benditas serão as crias das suas vacas e das suas ovelhas.
Bendito será o seu cesto de cereais e bendita será a sua massa de pão. Benditos serão vocês ao entrarem; benditos serão ao saírem. O Senhor fará com que os inimigos que se levantarem contra vocês sejam derrotados na presença de vocês.
Eles irão contra vocês por um caminho, mas fugirão da presença de vocês por sete caminhos. O Senhor determinará que a bênção esteja nos seus celeiros, em tudo o que colocarem a mão; ele os abençoará na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá. O Senhor os constituirá para assim povo santo, como prometeu, se guardarem os mandamentos do Senhor, seu Deus, e andarem nos seus caminhos.
E todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês. O Senhor lhes dará abundância de bens, no fruto do seu ventre, no fruto dos seus animais e no fruto do seu solo, na terra que o Senhor prometeu dar a vocês sob juramento aos seus pais. O Senhor lhes abrirá o seu bom tesouro no céu, para dar a chuva à terra no tempo certo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos.
Vocês emprestarão a muitas nações, porém não tomarão emprestado; o Senhor os porá por cabeça e não por cauda; estarás em cima e não debaixo, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, seu Deus, que hoje lhes ordeno observar e cumprir. Não se desvie de todas as palavras que hoje lhes ordeno, nem para a direita nem à esquerda, seguindo outros deuses para os servir. " Basicamente, a essência da bênção de Deus é determinada pela obediência.
O texto não fala sobre correr atrás da bênção; diz que as bênçãos virão atrás de nós e nos alcançarão. Como diz na introdução, já fui interpelado por pessoas que me pediam: "Pastor, me ensine como correr atrás da bênção". E normalmente eu digo: "Não posso ensinar o que eu não sei; eu nunca fiz isso.
Eu nunca corro atrás da bênção. " Eu digo às pessoas: "Eu tenho assistido, ao longo de uma vida, as bênçãos correrem atrás de mim. " Essa é a ordem estabelecida por Deus: as bênçãos virão atrás de você.
Faço menção que são elas que têm que correr atrás de nós. Agora, como provocar esse movimento? Como fazer com que a bênção venha?
Como atrair a bênção de Deus? Basicamente, um ingrediente chave que precisa ser entendido aqui é a obediência. Muitas vezes, as pessoas olham para isso como se fosse um elemento apenas do Velho Testamento.
Não. Minha obediência me leva a ser abençoado. Mas já que, no Novo Testamento, as bênçãos são a manifestação da graça que se recebe por fé, as pessoas deduzem que então não temos que fazer nada para ser abençoados.
Não há esforço, não há posicionamento algum da nossa parte. Porém, isso não é verdade. Em primeiro lugar, precisamos entender a obediência como uma expressão de fé.
Em Romanos, no capítulo 1, versículos 10, logo nos primeiros versículos da epístola, o apóstolo Paulo sinaliza algo com o qual ele vai terminar também no capítulo 16, no verso 26, o penúltimo versículo da epístola. Ele fala sobre a obediência da fé. Ao começar e ao terminar a epístola aos Romanos, ele usa uma relação entre a obediência e a fé, porque a fé que eu e você professamos em Deus e no Senhor Jesus é o reconhecimento não apenas do que Jesus fez por nós, mas de um pacote completo de que ele nos deu mandamentos que nós deveríamos observar.
A fé reconhece mandamentos a serem obedecidos. O entendimento que Tiago nos concede, ao falar de uma fé que tem obras, envolve, na verdade, não o fruto de um esforço que gere merecimento, mas o resultado de uma fé que se transborda em ações. E essas ações são nada mais, nada menos do que atos de obediência.
Quando obedecemos a Deus, sabendo que a bênção virá atrás de mim, estou andando em fé naquilo que Deus, pela sua palavra, falou. Não se trata de tentar justificar que a graça, de alguma maneira, envolva apenas ficar sentado assistindo Deus decidir me abençoar. A graça significa que eu não sou abençoado porque mereço; eu não obedeço porque mereço.
Fácil e sozinho, eu obedeço porque acredito que Deus me capacita. Jesus diz que sem ele não podemos fazer nada, inclusive obedecê-lo. Precisamos da obra do Espírito Santo nas nossas vidas, precisamos do auxílio da graça de Deus.
Mas quando decidimos honrá-lo, correspondemos à fé, à ordenança e à obediência. A própria obediência produz a bênção. Há muitas pessoas querendo ser abençoadas através de oração, através de campanhas, através de diversas outras formas.
No entanto, estão desobedecendo mandamentos de Deus. Querem ser abençoadas nas suas finanças, mas não são honestas nos seus negócios. Não dão acesso ao que é de César, nem tão pouco há Deus no que é de Deus; mas acreditam que, porque alguém orou, e elas decidiram crer no favor financeiro, ele vai acontecer independentemente da obediência.
Isso não é verdade. Princípios foram dados para serem respeitados. O Senhor disse em Deuteronômio 30:19: "Eu ponho diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição" e disse: "Escolhe a vida.
" A bênção é uma escolha, a escolha de obedecer ao mandamento do Senhor, que gerará uma consequência. A bênção virá como uma consequência. O mesmo texto em Deuteronômio 28, que fala de bênção para quem obedece, começa a detalhar, a partir do versículo 15, um longo capítulo com muitas maldições sobre aqueles que desobedecem.
Esse conceito de bênção pela obediência e maldição pela desobediência não pertence somente ao Velho Testamento; também é visto no Novo Testamento, e em Hebreus, capítulo 6, por exemplo, nós vemos, nos versículos 7 e 8, que aquele tipo de terra que frutifica, correspondendo com Deus, recebe bênção da parte do Senhor; mas aquela que produz espinhos e abrolhos, que não dá fruto, está perto da maldição. O mesmo contexto de bênção e maldição vem com a correspondência ou não correspondência a Deus. No Novo Testamento, quando a Bíblia diz que Cristo nos resgatou da maldição da lei, não está falando de mera simplicidade, de não haver mais consequências, porque muitas vezes as pessoas confundem a causa com a consequência.
Essas maldições eram a consequência de uma causa: a incapacidade do homem de obedecer. No Novo Testamento, nós somos empoderados pela graça de Deus e pelo Espírito Santo para andar em obediência. Foi por isso que, desde a velha aliança, foi profetizado que Deus escreveria nos nossos corações as suas leis, os seus mandamentos.
Uma das maiores características da nova aliança é que Ele nos daria um coração novo, um espírito novo, e escreveria nele as suas leis. Em outras palavras, nós poderíamos praticar a palavra de Deus; nós demonstraríamos, dentro de nós, um profundo comprometimento com a palavra de Deus, e o Espírito Santo nos foi dado para que a gente viva a bênção de Deus. Gálatas 3 nos mostra que Ele nos resgatou da maldição para que a bênção de Abraão chegasse até nós, como pelo Espírito prometido, aquele que nos permite, sob a liderança d'Ele, andar nos mandamentos do Senhor.
Jesus, no Novo Testamento, nós temos Jesus curando pessoas enfermas, mas dizendo, como por exemplo, no capítulo 5 de João: "Vai e não peques mais, para que não te suceda coisa pior. " O que Ele estava dizendo? A graça de Deus se manifestou a respeito do seu pecado, mas se você insistir em pecar, as consequências do pecado virão sobre você, te alcançarão, e você pode ficar pior do que estava até então.
O que bênção ou maldição também tem a ver com a nossa postura diante de Deus: o nosso comportamento de andar em respeito e obediência ou não a sua palavra. Entender isso é de suma importância. Entender isso nos leva a corresponder com Deus em obediência e nos leva a obedecer não apenas em troca da bênção, mas nos faz entender que essa é a maneira como Deus sinaliza se estamos andando ou não na presença d’Ele como deveríamos.
Muito mais do que pensar em adoração, nós precisamos entender o valor da obediência. Através do profeta Jeremias, o Senhor declarou o seguinte: isso está registrado no capítulo 7, a partir do versículo 22: "No dia em que tirei os pais de vocês da terra do Egito, não falei nem emissor de lei, nada a respeito do holocausto ou sacrifícios, mas o que lhes ordenei foi isso: deem ouvidos à minha voz, e eu serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo. Andem em todo o caminho que lhes ordenei, para que tudo lhes vá bem.
" Eu estava dizendo: eu não pedi sacrifício, não pedi oração, eu só pedi obediência. A esse texto, "Eu serei o seu Deus, vocês serão o meu povo", é usado e aplicado no Novo Testamento como algo que Deus havia prometido para a nova aliança, e esse anseio d'Ele de que nós obedecêssemos, antes mesmo de oferecer cultura ou adoração, continua sendo verdade, mesmo no Novo Testamento. O próprio Jesus diz: "Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
" Em outras palavras, eles me dão adoração, mas não me dão obediência. Basta que a gente continue lendo o texto de Marcos 7 para perceber isso. Ele diz: "Em vão me adoram, guardando preceitos que são doutrinas de homens.
" O Senhor mostra como eles, pela tradição deles, invalidavam a palavra de Deus, e Ele está dizendo: adianta você me oferecer a adoração, mas não obedecer a minha palavra? Obediência é o grande chamado, obediência é o grande desafio, obediência é aquilo que Deus mais espera de nós, e a obediência, além de satisfazer o anseio do coração de Deus e dar-Lhe um sorriso de satisfação, nos leva também como um caminho certo para viver, como consequência, a bênção de Deus. A verdade é essa: você não precisa correr atrás da bênção; a bênção vai correr atrás de você.
Basta que você ande na palavra de Deus, entendendo que isso não tem a ver com mérito, mas é uma expressão de fé. Até para obedecer plenamente os mandamentos, precisamos de fé e isso inevitavelmente fará a bênção correr atrás de nós.