Curso POO Java #04b - Métodos Getter, Setter e Construtor

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Curso em Vídeo
Nessa aula de POO, vamos aprender como criar em Java os Métodos Acessores (Getters), Métodos Modific...
Video Transcript:
[Música] Olá pequeno gafanhoto seja bem-vinda a mais uma aula prática do seu curso de programação orientada objeto em Java o meu nome é Gustavo Guanabara eu sou seu professor e agora nós chegamos à aula 04b onde a gente falou sobre métodos especiais e dessa vez nós vamos ver os métodos especiais que a gente viu na aula conceitual diretamente programados na linguagem Java e eu acho que agora que você já chegou na quarta aula não preciso ficar falando toda hora você precisa ter assistido a aula 04 a essa aula mais do que nunca você vai sentir muita dificuldade se você não entendeu a aula conceitual ou se você sequer assistiu a aula conceitual se Ficaram algumas dúvidas da 04 a Com certeza elas vão se esclarecer agora na 04b porque você vai botar a mão na massa e mais uma vez eu digo você precisa colocar a mão na massa não adianta botar a mão no queixo e ficar vendo eu fazer isso aqui porque não vai funcionar a gente viu na aula 04 a o conceito de métodos acessores e métodos modificadores os getters e os setters aqui do lado eu coloquei o modelo simplificado que a gente criou durante a aula então eu tenho uma classe caneta não botei todos aqueles atributos botei só dois botei o modelo e a ponta e esses dois dois atributos me geraram quatro métodos dois métodos getters e dois métodos setters sendo que os getters não t parâmetro e os setters possuem um parâmetro precisam ter um parâmetro Nós também chegamos ao código dessa classe construímos todos os códigos com essas linhas que estão aparecendo aí do lado e você vai precisar lembrar da aula para poder ver isso A ideia é que você assista a 4B logo em seguida né logo na sequência da 4aa relembrar então isso aqui do lado eu vou deixar na tela diretamente E aí você vai conseguir comparando os resultados que a gente vai programar em Java com o que a gente idealizou na aula conceitual e vamos ver que tudo funciona da maneira bem simples e no final da aula eu vou te mostrar um macetinho legal para você conseguir trabalhar então esse código vai ficar parado aqui e vamos diretamente ao seu ambiente Abra o netbeans que a gente colocou já com jdk todo incorporado e vamos começar a trabalhar então já estou aqui na netbeans IDE PRO Java passo o mouse aqui em projetos abre a aba projetos e eu tenho a aula 02 e aula 03 eu vou criar o da aula 04 do zero vamos lá arquivo na aula anterior a gente Copiou né mas vamos criar um projeto do zero arquivo novo projeto ele vai perguntar o que que é é uma aplicação Java pode clicar em próximo aqui ele vai dar um nome eu vou mudar para aula 04 vou manter marcado aqui esses dois checks finalizar ele vai levar alguns segundos e aí ele já vai me gerar o código da aula segurando Alt rodando a rodinha do mouse eu consigo aumentar a letra vou dar uma excluída aqui nos comentários para ficar mais simplificado né você tem alguns comentários aqui que normalmente não são apagados Mas vamos colocar aqui porque a gente tá numa aula básica então eu tenho aqui a minha classe principal da aula 04 preciso também de um outro documento que vai ser minha classe caneta Então vou vir aqui em projetos vou clicar com o botão direito no pacote que é esse amarelinho novo Classe classe Java E aí eu vou colocar a classe caneta que é aquela que a gente vai ter que é essa que tá aparecendo aí do seu lado direito aqui ó do lado Ó aqui tá aparecendo a sua classe caneta deixa tudo do jeito que está finalizar e ele vai criar vou dar mais uma limpada Segurei o alt rodei a rodinha do mouse aumentei a letra e agora eu tenho minha classe caneta vamos seguir o que tá criado aqui do lado eu tenho dois atributos modelo e ponta sendo modelo string e ponta real criei meus dois atributos se você der uma olhada ali do lado modelo é pública então Public e ponta é privado Private seguindo exatamente o exemplo que a gente criou anteriormente vamos fazer o seguinte aqui vamos criar o método modelo todo o método get Setter é público Vamos colocar aqui Public vou colocar só PR gente fazer depois a gente vai mudar eu tenho o get modelo abre fecha parênteses abre e fecha aqui eu tenho que dar return modelo não é isso this pon modelo é um pouco diferente do que eu coloquei lá no no no algoritmo né como eu retorno modelo que é string eu não posso usar void eu tenho que retornar string aí ele vai parar de dar esse erro certo agora vamos pro outro método Public void void é vazio né set modelo esse não vai retornar nada então tá certo ele vai receber M que é do tipo pro caractere então aqui beleza Tá comparando com o da direita Aqui tá tudo igual aí vamos fazer com que o modelo receba o m Então vou botar this pon modelo recebe M só isso vou fazer a mesma coisa pra Ponta Public float get ponta né ele vai retornar float return this pon ponta Você tá com alguma dúvida em retorno em tipo de retorno você tem que assistir o curso de Java pra gente poder entender né Java e o de algoritmo Vamos criar também p void set ponta vai receber um valor float que é p e vamos fazer this pon ponta receber P exatamente o que eu fiz em cima eu fiz embaixo se você quiser pausa o vídeo nesse exato momento e compara o que tá aqui na esquerda com o que está aqui na direita ele é muito parecido eu simplesmente tô utilizando uma sintaxe do Java vamos voltar aqui no aula 04 e vamos agora dentro do seu Main dentro do seu método principal vamos criar uma caneta então Vamos criar lá caneta C1 é New caneta abre e fecha parênteses ponto e vírgula Acabei de criar um objeto caneta a partir de agora eu posso chamar o método ó C1 P7 modelo para Bic Beleza vou criar aqui dentro de caneta aquele Meu método status Public void status e nesse método status eu vou mandar mostrar na tela sobre a caneta aí vamos fazer aqui Salt Tab modelo e vou escrever this P modelo e vou escrever também ponta vou concatenar com this. ponta só para ele mostrar o modelo e a ponta na tela com status aqui depois eu vou chamar C1 P status Ok está feito vamos executar e agora na hora de mostrar o status ele vai mostrar aqui embaixo ó sobre a caneta o modelo é Bic e a ponta é 0. 0 porque eu não fiz ó vamos mudar a ponta aqui também C1 P7 ponta paraa 0.
5f né no Java você tem que botar um F se ele é float vamos executar E tá lá agora modelo é Bic e a ponta 05 viu colocamos em prática aquilo que a gente viu Agora vamos começar a analisar o escopo disso vamos começar a trabalhar com os conceitos de privado e público Se você quiser a qualquer momento você pode utilizar esse método a chamada pelo método modificador aqui ou você pode fazer o seguinte ó bonto modelo recebe Bic nada vai mudar olha isso na hora que eu executei funcionou da mesma maneira vamos analisar essas duas linhas vou isolar el essas duas aqui na linha de cima eu utilizei o método acessor na linha de baixo eu acessei diretamente o atributo agora vamos tentar fazer a mesma coisa aqui com a ponta vou fazer C1 P ponta recebe 0. 5f percebe que ele já deu um erro aqui ó passando o mouse ponta tem um acesso privado em caneta isso significa ó que se eu vier aqui eu não consigo mexer em ponta porque ponta é uma um atributo float privado Vamos colocar o modelo privado aqui também então eu botei o modelo privado automaticamente o modelo também começa a dar o mesmo erro ó lá ó modelo tem um acesso privado em caneta Deu para entender lembra da proteção que eu criei aquela mesa protegendo na aula conceitual que eu acabei de fazer foi isso Eu tornei os atributos privados e a partir de agora toda a linha que eu tiver fazendo acesso diretamente ao atributo vai dar erro Dá uma olhadinha no código de novo Olha aqui ó se eu tentar acessar diretamente pelo atributo É como se eu fosse lá na mes a tentar botar meu documento lembra da aula isso aqui é proibido então ele proibiu aqui botar como comentário já que ele deu erro aqui também ó tô tentando mudar a ponta forçadamente ele não vai deixar é protegido Então vou colocar aqui dessa maneira funciona sem problema sem problema agora se eu vier aqui e tirar esse daqui eu tô tentando fazer uma coisa e ele acabou de dar erro Ficou claro e até agora a gente só usou os métodos sets vamos usar os getters uma coisa que você pode fazer ó é em vez de escrever na tela aqui o modelo diretamente mexendo no atributo você pode fazer dizer this P get modelo que é a mesma coisa ou this pon get ponta que também é a mesma coisa ó vou executar e o resultado é que eu deixei a linha lá botar como comentário aqui vamos executar e ele executou Sem problema nenhum o que eu posso fazer aqui ó tirar o status posso fazer assim ó aqui ó Escreva na tela tenho uma caneta aí vamos imaginar que eu quero escrever o modelo da caneta que eu tenho C1 pon modelo vai dar erro por que que ele tá dando erro porque Modelo ele é privado agora nesse caso né mas eu posso fazer get modelo o get modelo ele vai deixar eu fazer o acesso a get modelo ó ele vai deixar eu fazer sem problema nenhum sem erro nenhum isso porque o get modelo é público está dando acesso Ó tem uma caneta BIC pode ainda fazer ó de ponta espacinho aqui antes de ponta C1 ponto get ponta tá pode digitar tudo na mesma linha que eu coloquei o código grande aqui vamos dar play ó lá ó tem uma caneta BIC de ponta 05 só eu tive acesso à ponta e ao modelo que são dois atributos mas eu não tive acesso diretamente eu tive que passar pelos métodos getters então o método getter e o método Setter ele vai proteger o acesso ao atributo o atributo não vai estar disponível livremente o exemplo que eu dei foi você tentar chegar no banco abrir o caixa pegar r$ 50 colocar lá dentro e pegar 10 que é o truco você tá pagando alguma coisa de r$ 0 sei lá então você não vai ter acesso diretamente ao atributo Mas você consegue dar r$ 50 pro pro caixa pro atendente ele vai pegar vai colocar no caixa vai tirar 10 e vai te dar é uma maneira protegida de fazer a mesma coisa então Esses foram os dois primeiros tipos de métodos que a gente viu na aula conceitual o outro tipo de método que a gente viu o terceiro tipo foi o método Construtor lembra disso No método Construtor eu tinha como executar tarefas assim que o objeto fosse instanciado lembra disso esse que tá aí do lado é o método Construtor mais simples vou deixar ele na tela mais uma vez falando e vamos programar ele diretamente no nosso netbeans para criar um um Construtor no netbeans a coisa é assim ó eu vou na na classe caneta vou vir aqui em cima o seguinte o método Construtor vou criar aqui em cima para ficar mais perto eu vou criar um Public void e vou colocar o mesmo nome da minha classe Public void caneta abre fecho parênteses abre o bloco Public void caneta é o meu método Construtor então para você identificar o método construtor é aquele método que tem o mesmo nome da sua classe Então vou botar até um comentário aqui do lado ó Este é o método Construtor Beleza agora vamos olhar o código que tá aqui na direita no meu caso ali eu tenho tampar e cor azul eu não tenho o método tampar aqui vamos fazer o método tampar e destampar Public void tampar o tampar vai ser this pon tampada recebe true eu tenho que ter também o atributo tampada Private boleano tampada então vou ter o método tampar que o tampada true e vou ter o Public void destampar que vai ser o tampada recebe fal então tenho tampar e o destampar aqui no meu método Construtor vou colocar pon tampar e tenho também a cor azul né this PC recebe azul eu não tenho aqui também a cor né então vou ter que botar Private string declarei lá o atributo então tampei a caneta e botei ela da cor azul aqui no meu status vamos fazer aqui a cor mostrar a cor n colocar aqui se está tampada 10 ponto tampada eu deveria criar o método acessor e o método modificador de cada um deles né não tô fazendo porque a gente tá aqui na aula no embalo assim que eu criar uma caneta ela vai estar tampada e azul vamos começar aqui ó V apagar isso aqui tudo deixar só aqui ó caneta C1 é New caneta então executando ó na verdade executando não vai acontecer nada porque eu não mandei mostrar o status né vamos chamar o C1 P status que aí ele vai mostrar o status da caneta então eu vou executar aqui não funcionou Ah não funcionou porque eu botei void aqui é Public caneta né o método construtor é só isso ó Public caneta vamos executar aqui e agora ó eu executei olha o meu programa tem um comando pra caneta e outros para mostrar o status V executar ó eu já tenho uma caneta ela não tem modelo não tem ponta Mas ela já é azul e já está tampada isso porque o meu método Construtor que é esse cara aqui já está mandando a caneta ficar tampada e da cor azul e esse código foi o Construtor mais simples a gente viu um outro Construtor na aula conceitual que era um pouco mais complexo que utilizava alguns parâmetros ele tá aparecendo aqui do lado eu recebia três parâmetros que eram modelo cor e a ponta e fazia as modificações necessárias para fazer ele funcionar mais uma vez vou deixar esse código na tela e a gente vai trabalhar diretamente com isso então nós vamos fazer aqui ó o meu Construtor receber uma string que é o modelo uma string que é a cor e um real que é a ponta então eu fiz três parâmetros serem recebidos aqui eu vou ter que fazer o V pon modelo ser o m eu posso fazer pelo set modelo como tá ali do lado Ou posso fazer assim direto o this ponto cor receber o c e o this ponto ponta receber o p e também fiz o tampar tá então compara esse resultado com esse daqui eu poderia fazer aqui ó da mesma maneira set ponta e aí entre parênteses colocar P também funciona da mesma maneira não fiz assim porque eu não tenho modele cor eu não fiz ainda os métodos setters e getters Mas você pode fazer das duas maneiras funciona vamos executar ó a gente vai vai ter um erro tá vendo ó já teve um erro por quê Porque na hora que eu construí aqui eu não passei os parâmetros Então vou tentar criar aqui ó uma sei lá Nick a caneta Nick que é da cor amarela e a ponta é 0. 4 0.
4f né que ela é real executando ó lá ó acabei de criar uma caneta Nick de ponta 04 amarela e que está tampada viu então eu acabei de criar uma caneta já com várias características sem usar muitos com olha quantos comandos eu utilizei aqui para criar essa caneta Eu Já criei com Construtor já passando os parâmetros isso aqui é muito simples e você pode tá pensando não mas deu trabalho fazer isso daqui você vai fazer isso aqui uma vez só meu querido se você quiser criar outra caneta aqui ó aqui embaixo Vou criar outra caneta caneta C2 é New caneta só que agora vai ser uma caneta kakk vai ser uma caneta laranja de ponta 1. 5 V mandar mostrar o status de C2 vendo C2 também tem as mesmas Car características executando eu tenho ó uma caneta Nick 04 amarela e tampada e eu tenho uma caneta kakk 1. 5 laranja também tampada viu aqui como é que é simples então se eu quiser eu posso criar quantas canetas eu quiser baseados nessa classe aqui que me deu trabalho para fazer mas foi uma vez só e para finalizar essa aula vou te mostrar uma coisa que você vai gostar na verdade vai sentir um pouquinho de raiva de mim mas depois você vai gostar eu vou vir aqui em caneta e eu vou apagar literalmente tudo vou vir aqui ó vou apagar tudo apago o Construtor apaga os m todos Apaga tudo vai apagar até o status vai embora tudo Tá lá eu criei os atributos ó modelo ponta cor e tampada eu vou clicar aqui embaixo e eu vou apertar Crol I no seu teclado vai lá Crol I Quando você bota control I você tem como criar ó Construtor loger getter Setter getter Setter Então olha só eu vou criar primeiro o Construtor vou criar o Construtor e nesse Construtor eu vou querer receber modelo vou querer receber ponta e cor vou clicar em gerar olha o que ele fez ele já montou o código para mim E aí deu raiva se prepara que agora você vai ficar com mais raiva ainda vou parar aqui embaixo vou dar cont control I de novo e agora eu vou escolher getter e Setter e vou escolher quais os atributos eu quero getter e Setter eu quero getter e Setter de todos aqui todos cor modelo ponto e tampada na hora que eu clicar em gerar olha o que ele fez ele já montou o código exatamente igual daquela maneira que eu te mostrei Viu como é fácil então a única coisa que você precisa fazer é criar definir os atributos o Construtor os métodos getters e os métodos setters tudo isso pode ser criado diretamente pelo netbeans é só você utilizar o conjunto de teclas cont control I lembra de é inserir código o inserir código é o cont Crol I cont control I tanto no Windows quanto no Linux quanto no Mac não é comand i no Mac não é ctrl I mesmo bota cont Crol I que vai funcionar sem problema algum mesmo com raiva gostou da aula achou legal então nunca se esqueça se inscreve no canal para sempre que sair uma aula nova você poder ser avisado assim que você se se inscrever no canal clica na engrenagenzinha e diz quero receber e-mail Desse Canal ou se você tiver no celular aperta o sininho que você vai ser avisado sempre que sair uma aula nova nunca se esqueça você pode acessar diretamente pela playlist clica no e de interatividade aqui em cima escolhe qual playlist você quer assistir quero assistir o curso de PHP quero assistir o curso pelo Java né se você tá assistindo essa aula provavelmente você escolheu assistir pelo Java mas saiba que eu fiz a mesma coisa tem o mesmo curso aqui em cima no i z interativo você consegue acessar o curso curso de programação orientada a objeto com outra linguagem que é o PHP E você também pode se inscrever diretamente no cursoemvideo.
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