14. Litígio entre irmãos (1Co 6.1-11)

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Augustus Nicodemus
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queridos nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 6 nós vamos ler o verso 1 até o verso 11 primeiros coríntios Capítulo 6 de 1 a 11 Paulo censura o litígio entre os irmãos primeiro aos Coríntios 6 de 1 a 11 quando Algum de vocês tem uma questão contra outro como se atreve a submeter isso a juízo diante dos injustos e não diante dos Santos ou vocês não sabem que os santos São de julgar o mundo Ora se o mundo deverá ser julgado por vocês Será que vocês não
são competentes para julgar as coisas mínimas por acaso vocês não sabem que havemos de julgar os próprios anjos quanto mais as coisas dessa vida portanto quando precisam julgar negócios terrenos porque vocês constituem como juízes aqueles que não tem nenhuma aceitação na igreja digo isso para vergonha de vocês Será que não existe nem ao menos um sábio entre vocês que possa julgar entre seus irmãos mas um irmão vai a juízo contra outro irmão isso diante de não crentes o simples fato de mover em ações uns contra os outros já é completa a derrota para vocês porque
não preferem sofrer a injustiça porque não prefere ficar com prejuízo mas vocês mesmos cometem justiça e causam prejuízo e isto aos próprios irmãos ou vocês não sabem que os injustos Não herdarão o reino de Deus não se enganem nem Morais nem idólatras nem adúlteros nem afeminados nem homossexuais nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus alguns de vocês eram assim mas vocês foram lavados foram santificados foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no espírito do nosso Deus até aqui queridos a leitura da palavra de Deus como
vocês perceberam um texto complexo que trata de alguns temas difíceis e mais do que nunca vamos precisar da ação e da Graça do Espírito Santo para compreendê-lo Oremos então sem pai nós estamos diante da tua palavra diante dessa situação inusitada que havia na igreja de Corinto e que às vezes se torna comum no nosso meio nós pedimos discernimento para entender os princípios que estão aqui revelados e de que maneira ele se aplicam a nós nós Oramos a Deus por aqueles que aqui estão nessa noite que porventura estejam passando por uma situação como essa em litígio
contra seus irmãos discutindo brigando talvez até já nas barras da justiça por questões financeiras famílias que brigam por conta de herança nós pedimos nosso Deus a tua graça que o Senhor nos conceda esse espírito de renúncia que o apóstolo Paulo menciona aqui que coloca o zelo pelo teu nome e pela igreja acima de tudo nos dá discernimento pedimos em nome de Jesus amém queridos Na mensagem anterior nós vimos a conclusão do assunto do Capítulo 5 quando o apóstolo Paulo trata de um problema de imoralidade que havia na igreja o problema na verdade era duplo havia
um membro da igreja que estava vivendo com a mulher do seu pai e segundo a liderança se omitiu completamente em tomar alguma ação Paulo então mesmo a distância como Apóstolo de Cristo Ele havia sentenciado aquele faltoso aqui fosse expulso da igreja e que ele chama Ou ele se refere como sendo entregue a Satanás era alguma coisa que a igreja deveria fazer Paulo já havia julgado aquele irmão e declarado Qual deveria ser a medida ser tomada e para justificar isso Paulo entregou alguns princípios que foi que nós vimos na última aula né na última na última
ministração O pecado é como fermento e se você deixar um pouco ele vai contaminar a igreja toda Então tem que agir rápido e não deixar resquícios segundo a vida cristã é como a Páscoa fizemos analogia entre a festa da páscoa e a vida da igreja e falamos a respeito de Cristo nosso Cordeiro Pascal explicamos porque que nós não comemoramos a Páscoa Mas vinha Ceia do Senhor e o que que isso representa a necessidade de Pureza para participar vimos também como terceiro princípio a necessidade de separação a momentos em que a separação é necessária e esse
era um dos casos era preciso se separar daquele irmão faltoso e vimos também o quarto princípio o dever de julgarmos os que estão dentro da igreja não temos como julgar os que estão de fora mas os que estão dentro nós somos chamados a julgar quando eles caírem em pecado e a necessidade de expulsar aqueles que continuam impenitentes que assim que Paulo termina o capítulo 5 aqui no capítulo 6 Paulo trata de um outro caso moral mas um outro problema moral que estava acontecendo na igreja de Corinto Mais especificamente um irmão estava Processando o outro no
tribunal da cidade por alguma questão material que não é explicada aqui no texto mas evidentemente se tratava de dinheiro havia numerário no meio poderia ser uma herança poderia ser uma sociedade entre dois irmãos que não deu certo podia ser um litígio a respeito de um empréstimo que foi feito e que não foi pago enfim era algum assunto algum problema de ordem material de ordem financeira Paulo então desenvolve o princípio que ele havia aplicado no final do capítulo na final do capítulo 5 ele disse assim no final do capítulo 5 verso 12 com que direito haveria
eu de julgar os de Fora Será que vocês não devem julgar os de dentro Paulo havia estabelecido Esse princípio que Eu mencionei que a igreja deve julgar os de dentro e isso que eles viviam ter feito eles não fizeram e agora no capítulo 6 você tem um irmão levando para fora da igreja uma questão que a igreja deveria ter resolvido Então em vez de julgar os que estavam dentro a igreja abre mão do seu direito ficou missa e o resultado é que o irmão para ver os seus direitos ele é obrigado a ir para as
barras de um tribunal é mundano para ser ressarcido prejuízo qualquer que tenha sido ele vamos ver como o apóstolo Paulo trata esse assunto aqui ok ele aparentemente é mais frequente do que a gente gostaria de ver não é eu quero começar com algumas observações para colocar o contexto para vocês entenderem uma vez que é bem peculiar tem tem traços aqui que são bem pertinentes àquela época por isso é importante que a gente Estabeleça bem o contexto histórico aqui em toda cidade grega daquela época o Romana havia um tribunal estabelecido e esse tribunal geralmente ele funcionava
no centro da cidade na praça e ele era público ele era aberto alguns eu não pude ver confirmação para isso mas alguns estudiosos dizem inclusive que tinha um local um espécie de uma Tribuna cercada semicírculo que era chamado de bema a palavra bema é a palavra grega para juízo para tribunal mas se exatamente tinha um local com esse nome nas cidades Gregas isso aí não é estabelecer ponto é que esse tribunal era aberto e que qualquer pessoa poderia passar parar e ouvir o que estava acontecendo ouvir as acusações ouvir a defesa ouvir o pronunciamento do
Júri opinião do Júri e a sentença dada pelo juiz então isso era de acordo com o sistema legal Romano daquela época que o direito era exercido publicamente as pessoas podiam participar as pessoas podiam ouvir uma vez por ano eram eleitos dois juízes em cada cidade grega e eles tinham jurisdição sobre aquela cidade para resolver os assuntos civis o júri era geralmente escolhido de entre a elite da cidade e via de regra por motivações políticas e era sabido e conhecido de todos que tantos juízes como o júri agiam de maneira política isso era era fato notório
e sabido na sociedade daquela época os juízes recebiam o suborno Ainda bem que só naquela época eles favoreciam amigos e Poderosos e davam sentenças injustas a ponto de que muitos cidadãos gregos e Romanos eles preferiam resolver o seu assunto através do que era chamado de mediação eram pessoas Preparadas eram pessoas determinadas que funcionavam como mediadores entre as duas partes que estavam em litígio tentando fazer uma cor para evitar que fosse para o tribunal onde quase que com certeza a justiça não seria feita de maneira correta né teria que entrar com dinheiro suborno influência política ou
qualquer outra coisa então a figura do mediador era uma figura conhecida no direito daquela época e era opção de muitos o apóstolo quando Paulo estava em Corinto ele enfrentou esse tipo de tribunal se vocês se recordam Atos Capítulo 18 nós temos ali o relato de Paulo em Corinto do verso 1 até o verso 11 Lucas relata a chegada de Paulo em Corinto como ele prega na sinagoga e conversão de muita gente depois o pessoal da Sinagoga não quer mais Paulo ele então vai para a cidade de tício Justo que era ao lado da Sinagoga e
ali ele continua o trabalho de evangelização da igreja Deus aparece a ele dizendo que ele devia continuar porque tinha muita gente naquela cidade E aí vai verso 12 quando o galho galho era procóncio da caia os judeus de comum acordo se levantaram contra Paulo e o levaram ao tribunal aquele tribunal ficava no centro de Corinto que era público que era aberto dizendo esse homem que é pessoa de as pessoas adorar deus de um modo contrário a lei quando o Paulo ia falar galho disse aos judeus galho estava presidindo ele era um dos juízes se de
fato alguma injustiça ou crime de maior gravidade aos judeus eu teria motivo para acolher a queixa que vocês estão trazendo Mas é uma questão de palavras de nomes da própria lei de vocês resolvam vocês mesmos e eu não quero ser juiz dessas coisas porque esses tribunais locais eles tratavam de questões civis essas questões que envolviam crime ou a acusação de crime político como era o caso aqui era era tudo enviado para Roma esses tribunais aqui eles tratavam das questões civis e diz o verso 16 que ele expulsou esse pessoal do tribunal então todos agarraram Sóstenes
chefe da Sinagoga e começaram a espancar diante do tribunal gado e todavia não se incomodava com estas coisas Vocês conseguem visualizar não é um espaço aberto pessoas podiam participar via aglomeração de multidão a sentença Era passada publicamente o povo não gostava o pau quebrava como era o caso aqui então era era uma situação constrangedora bastante constrangedor então é nesse contexto que a gente tem que entender o que que o apóstolo Paulo está dizendo aqui tá certo a última coisa que Paulo queria era que dois membros da igreja fossem discutir ou litigiar entrar em litígio um
com o outro em no tribunal da cidade de Corinto que ele já conhecia né ele já tinha sido arrastado para lá durante o tempo que ele estava lá então é disso que esse capítulo trata aqui na igreja de Corinto havia esse caso de um irmão que tinha levado ao outro ao tribunal por questões financeiras vamos ver então como é que o apóstolo Paulo aborda a questão deixe-me fazer mais um observação aqui mais do que em qualquer outro lugar o pensamento ou o desenvolvimento do pensamento do apóstolo Paulo não é assim em termos progressivos né em
termos linear ele vai argumentando a ele solta um pedaço do argumento aqui mas adiante solta outra parte aqui mas adiante outra parte de forma que a gente vai encontrar muito material muita coisa repetida aqui eu tinha duas opções ou eu fazia um estudo tópico ou eu ia seguir a ordem que Paulo seguiu isso meter vocês a repetição mas como foi Paulo que fez né e uma das regras da pregações positiva é que o sermão está no texto Então o seu sermão é o texto você não deve agir ou ir de maneira diferente do texto Então
nós vamos seguir essa essa linha que admitindo que o nosso autor aqui ele nem sempre é fácil né o apóstolo Paulo Mas vamos lá primeiro lugar ele ele começa essa parte declarando o problema o problema tá no verso 1 quando algum de você ao quando Algum de vocês tem uma questão contra outro como se atreve a submeter isso a juízo diante dos injustos e não diante dos Santos você percebe o tom de indignação do apóstolo Paulo aqui ele tomou o conhecimento de que um irmão tinha uma questão contra a outra contra outro problema lá financeiro
problema de grana tava envolvendo dinheiro lá e que em vez de trazer diante dos Santos Santos aqui é o nome comum do novo testamento para os crentes em Jesus não se refere a não é um termo é que se refere a ética no sentido de que eles são perfeitos mas no sentido estrito da palavra a palavra santo quer dizer literalmente separado então quando o Novo Testamento chama os crentes de separados quer dizer apenas que eles são aqueles que Deus separou do mundo para serem o seu povo não quer dizer que eles são perfeitos mas é
o povo que foi chamado para ser perfeito pois separado do mundo ímpio do mundo iníquo para ser perfeito então Paulo pergunta se vocês têm uma questão se tem um irmão aí que tem um caso contra outro por que que não resolveu na igreja por que que não não resolveram aí entre os santos vocês submeteram isso a juízo diante dos injustos quando ele chama de injusto aqui ele não quer injusto aqui é Provavelmente descrente porque tá em Oposição a Santo tá então é vocês estão levando o caso para os descrentes quando Vocês deviam levar para os
crentes resolveu o problema dentro de casa Vocês levam um caso para a gente que não é crente resolver qual é o problema e não ser crente em ser injusto aqui não é o problema é que não tenha a visão Cristã de mundo não raciocina como os cristãos raciocinam em determinadas questões inclusive Nessas questões financeiras e considerando o contexto de Corinto eram injustos no sentido de que eram injusto mesmo era um corruptíveis eram subornáveis e portanto era um tribunal que apresentaria nunca apresentaria uma solução que fosse totalmente justa Paulo Então você percebe pelo tom de Paulo
que ele tá admirado e indignado ele chama até dia trevimento não é como é que alguém se atreve a fazer isso seja foi uma decisão que aquele irmão tomou que Paulo considera como uma trevida né foi ousada e provavelmente impensada foi talvez pela aflição que ele tava passando ou qualquer outra coisa mas o fato é que o assunto foi parar lá no tribunal de Corinto e Paulo tomou conhecimento e ele tá indignado com isso né ele chama isso de um verdadeiro atrevimento em seguida ele coloca o princípio o princípio teológico que deveria nortear a abordagem
do assunto que é o que ele vem fazendo desde o capítulo 1 capítulos de 1 a 4 Paulo trata do problema das divisões que havia na igreja que eles partidos lembram para resolver aquele assunto ele colocou 6 ou 7 princípios teológicos para depois chegar na conclusão a mesma coisa foi feita aqui no capítulo 5 ele primeiro ele ele colocou vários princípios eu enumerei para vocês Quais eram e depois ele diz expulsa o cidadão então Paulo sempre Embasa teologicamente qualquer ação prática ser feita na igreja porque nós não temos Como separar a teologia da prática prática
que não é governada pela boa teologia ela vira pragmatismo ela vai seguir a regra de o que que é melhor é o que que traz menos problemas e nunca vai perguntar o que é o certo ela sempre vai se guiar por outras questões então toda prática que não é guiada pela doutrina ela vai acabar sendo pragmatismo Paulo não é assim ele quer que a igreja faça o certo por causa dos motivos corretos e então ele estabelece aqui um princípio e o princípio é esse é que a igreja os crentes eles deveriam ser capazes de resolver
os problemas entre os seus membros entre entre si sem expor a igreja a vergonha diante do mundo esse é o princípio roupa suja traduzindo em português que todo mundo entende roupa suja se lava em casa então vamos resolver tem problemas tem vamos resolver em casa esse esse tipo de problema aqui era para ser resolvido em casa esse é o princípio e ele traz dois argumentos dois argumentos para suportar o que ele tá dizendo o primeiro aí nos versos 2 e 3 é que os crentes os santos eles vão julgar o mundo e os anjos Ora
se eles vão julgar o mundo e os anjos eles não serão capazes de julgar as coisas dessa vida são incompetentes para fazer isso veja como Paulo desenvolve isso verso 2 ou vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo Ele pergunta ele levanta essa questão né na forma de um questionamento é feito como se a decisão ou atitude dos Coríntios revelasse a mais profundo e ignorância do que Paulo acha que deveria ser conhecimento Tácito Ou seja que os crentes vão julgar o mundo isso todo mundo sabe mas parece que vocês não sabem porque
se os crentes vão julgar o mundo ele continua se o mundo deverá ser julgado por você será que vocês não são competentes para julgar as coisas mínimas Então eu não sei quanto dinheiro tava envolvido lá na briga daqueles dois irmãos mas considerando que a gente vai julgar o mundo é mínimo poderia estar envolvendo um terreno uma propriedade gado uma plantação não é uma colheita inteira poderia parecer muita coisa para aqueles irmãos Com certeza parecia para eles poderem estar brigando mas quando você coloca a luz da Eternidade de que um dia nós vamos julgar o mundo
isso aí se torna uma coisa mínima e Paulo pergunta Vocês não tem competência para jogar uma coisa mínima entre vocês resolver esse assunto entre vocês aí ele diz mas não é só o mundo que vocês vão julgar verso 3 por acaso vocês também não sabem que havemos em julgar os próprios anjos e aqui já elevou mais um nível quando ele fala julgar o mundo quer dizer nós estaremos com cristo assentados no dia do juízo quando a humanidade for trazida diante dele e os ímpios serão julgados pelos seus atos nós estaremos com o Senhor Jesus nós
não estaremos sentados no banco dos réus nós estaremos sentados com Cristo participando do julgamento do mundo nós veremos diante de nós teremos diante de nós todos os criminosos mal feito a lista vem aqui depois né mas adianta ele vai dar a lista dos que não vão herdar no reino de Deus e que serão julgados nós teremos Todo esse pessoal diante de nós e nós então exerceremos um julgamento se isso já parece uma coisa grande agora imagine quando o Paulo diz que o próprio Satanás haverá de ser julgado pela igreja no dia do juízo a igreja
estará sentada com cristo no trono do universo Naquele dia quando homens e anjos foram trazidos a presença do Senhor de tudo e de todos para serem julgados julgaremos não somente o mundo mas os próprios anjos Satanás vai comparecer diante de nós e ele vai comparecer para ser julgado e evidentemente que a palavra julgado aqui significa condenado né porque não tem outra saída para esse julgamento só tem o veredito para esse julgamento tanto do mundo quanto dos anjos que aqui se refere aos Anjos Caídos obviamente que é o veredito é de Condenação eterna e Sofrimento Eterno
a solenidade disso é muito grande e a seriedade disso é muito grande agora dá para entender a indignação de Paulo quando dois crentes resolvem decidem ou um pelo menos né que é o caso aqui decide resolver essa questão que pode parecer financeiramente grande Diante de um tribunal que não que não é dentro da igreja ele tá esquecendo tudo isso e boa parte dos nossos problemas e erros que nós cometemos na nossa vida é quando a gente esquece a nossa identidade a Nossa vocação e o nosso chamado quem nós somos nós somos filhos de Deus nós
somos irmãos do Senhor Jesus Ele já está sentado no trono do universo nós já fomos justificados nós fazemos parte do Povo de Deus Ele nos prometeu um novo céu e a nova terra onde habita a justiça nós iremos participar do julgamento dos ímpios e dos anjos caídos quando a gente esquece quem a gente é então a gente toma decisões miúdas como essa a gente se a pequena são decisões que é pequeno a fé o status de Cristão que diminuem o que nós somos em Cristo Jesus vocês não sabem que vão julgar o mundo e os
anjos Portanto vocês são incompetentes para julgar as coisas dessa vida veja aí o final do verso 3 as coisas dessa vida se nós vamos julgar as coisas que tem a ver com a outra vida a vida eterna que é o julgamento dos ímpios que vão ser lançados na eternidade afora juntamente com os anjos caídos eternidade é fora no inferno né se nós havíamos de participar do julgamento das coisas do mundo eterno quanto mais das coisas dessa vida Paulo realmente quer chamar atenção da igreja de Corinto para a bobagem que eles haviam a bobagem que estava
sendo cometido ali e provavelmente se eles não se preocuparam com o imoral né muito menos com isso aqui né provavelmente a liderança também não tava nem aí para esse caso que estava correndo solto e que era conhecimento de tanta gente aqui o segundo princípio é que o é a composição dos tribunais humanos os tribunais humanos são compostos de injustos e portanto eles não deveriam ser admitidos como juízes em questões que a igreja deveria resolver aqui é preciso entender bem que o apóstolo Paulo não está se contradizendo com Romanos Capítulo 13 onde ele fala que a
as autoridades elas foram instituídas por Deus e que elas existem para punir os malfeitores e para preservar os justos e para manter o bem comum e que elas foram enviadas de Deus e que elas têm a espada exatamente para isso então há uma situação em que nós temos que recorrer as autoridades vou falar disso mas no final mas existem situações em que a questão precisa ficar ou deve ficar entre entre os crentes são questões miúdas como por exemplo essa briga por conta de dinheiro essa esse desacordo entre dois irmãos por conta de Finanças né alguma
daquelas situações que eu aventei aqui e a razão é que os tribunais humanos eles eles não não teriam condições de responder de resolver da forma certa veja como Paulo diz aqui ó no verso 4 esse aqui eu peço quatro a seis portanto quando quando precisam julgar negócios terrenos mais uma expressão que aponta para a natureza da questão era um assunto terreno não era uma briga ideológica disputa de ideias não coisa era financeira quando precisam julgar negócios terrenos porque vocês constituem como juízes aqueles que não tem nenhuma aceitação na igreja você podia pegar o juiz mais
afamado ou juiz mais respeitado da cidade de Corinto ainda assim ele não seria aceito como membro da igreja não receberia nem o porto para falar certo ninguém não ia nem convidar ele para falar do púlpito nem dar o microfone para ele com certeza não Paulo tá dizendo aqui ele não tem aceitação na igreja é longe das igrejas Paulinas convidar políticos e juízes e da palavra para eles não é longe nem pensar Paulo inclusive usa esse argumento aqui esses homens aí a quem vocês estão recorrendo para resolver esse problema aí eles não têm o direito nem
de ser membro da igreja eles são por mais justos por mais honoráveis honrados que eles sejam Mas eles são descritos eles não são servos de Deus não são servos de Jesus Cristo Eles não têm nenhuma aceitação na igreja não fariam parte da igreja não participariam da ceia do senhor não seria um batizados porque não manifestam arrependimento nem fé em Jesus Cristo mas é a eles que vocês vão recorrer esse pessoal que vocês não aceitariam como membro na igreja é esse que vocês vão recorrer é interessante né aí a sociedade de Corinto não tinha aceitação para
os cristãos Paulo diz aqui no capítulo Se não me engano é o capítulo 2 quando Paulo diz olha para vocês aí na verdade é o capítulo 1 muitos de vocês são vocês não são nada vocês não são de Nobre Nascimento vocês não são poderosos vocês são entre os excluídos vocês são menores prezados tá lá no capítulo 1 quando Paulo fala a respeito da composição da igreja de Corinto gente que não tinha aceitação na elite e agora Paulo diz o contrário a elite não tem aceitação na igreja é claro um elite em conversa um elite Não
convertida de gente que não entendeu a cruz de Cristo que perseguiu os cristãos e a esse pessoal que vocês vão submeter as entranhas da igreja levar os problemas íntimos da igreja para esse pessoal que vocês vão fazer isso vocês constituem como juízes aqueles que não tem nenhuma aceitação na igreja digo isso para vergonha de vocês a gente nossa a nossa cultura ela é mais baseada na questão da do mérito do certo e do errado do direito e do não direito a cultura oriental era uma cultura baseada em honra e desonra então Paulo dizer isso para
os Coríntios Isso aqui é uma vergonha para vocês tem muito mais peso para eles do que se eu dissesse aqui para vocês esse aqui é uma vergonha para vocês porque o conceito de vergonha era muito mais sensível para a cultura do antigo Oriente do que é para nós hoje no ocidente a gente não tá muito preocupado não inclusive até chamou de sem vergonha né e não tá muito preocupado com esse negócio de Honra e desonra né Parece coisa mais de japonês né de fato é para o Oriente honra e desonra são categorias muito mais sensíveis
do que para nós então quando Paulo diz aqui isso para vocês É uma vergonha é uma é uma repreensão muito mais forte do que pode parecer para os nossos ouvidos ocidentais mas é alguma coisa realmente para deixar a igreja triste porque Paulo está de fato injuriado com a igreja digo isso para vergonha de vocês e aí ele levanta aqui uma questão que poderia ser uma solução Será que não existe nem ao menos um sábio entre vocês que possa julgar entre seus irmãos lembra do conceito de mediação que eu falei que fazia parte do sistema jurídico
daquela época Paulo estava consciente disso Paulo era cidadão Romano ele conhecia muito bem e ele Então pergunta aí no meio da igreja não tem ao menos um irmão sábio que poderia julgar entre os seus irmãos agora veja a ironia a igreja de Corinto era uma igreja que se gloriava de ter todos os dois espirituais particularmente aqueles dois que a gente chama de Sobrenaturais ou extraordinários como falar em línguas profetizar o dom de curar só que nenhum desses dois resolveria esse problema aqui o dom que precisava aqui era aquele que Paulo vai mencionar no capítulo 12
a palavra de sabedoria não tá lá na lista dos dons espirituais palavra de sabedoria e de conhecimento era só isso então eles tinham eles focavam tanto nesses outros dois que na hora de resolver um problema entre irmão não tinha ninguém que tivesse o dom da palavra de sabedoria chegasse juntasse os meus irmãos e dissesse a solução é essa daqui ó vamos resolver dessa maneira dessa maneira e dessa maneira provando que existem mais dons do que esses e que a igreja ela precisa de outros dons espirituais para funcionar no caso aqui precisava desesperadamente do dom de
Sabedoria o dom de conhecimento de um irmão sábio que pudesse resolver o problema fazer a mediação e não tinha e a igreja achava que era uma igreja sabe né Paulo até ironiza no capítulo 4 vocês são sábios e nós tolos Paula até ironiza com eles eles achavam que era espirituais até mais do que o apóstolo Paulo mas era uma igreja doente e parte dessa doença se manifesta nesse aspecto que ela não era capaz de resolver os problemas que havia entre os irmãos não era capaz de fazer isso o que fazer então sim aí Paulo diz
né na ausência de um sábio entre vocês no verso 5 um irmão vai a juízo contra outro irmão e isso diante de não crentes você vê como ele fica voltando né Vocês estão indo diante de não crente gente que não tem aceitação na igreja diante dos injustos Paulo simplesmente não quer admitir que a igreja não resolva isso aqui e que acabe levando isso para as barras de um tribunal a razão pela qual o apóstolo Paulo está indignado já ficou Claro é porque isso é uma pequena mente da igreja a igreja está abrindo mão de um
direito aquela que vai julgar o mundo e os anjos está abrindo mão de uma competência que é dela devemos julgar os de dentro e tá dando essa competência ao mundo Paulo fica mais injuriado e particularmente porque os tribunais de Coríntios nas cidades Gregas em geral Eram todos corrompidos e subornáveis devia ver exceções contando a graça comum de Deus E é claro que a preocupação maior do apóstolo Paulo é que em tudo isso o evangelho estava exposto o evangelho estava exposto a gente imagina o escárnio daquele juízes né quando chegasse lá o irmão não é processar
o outro lá e vocês dois não são daquela igreja vocês não são daquela seita que tem aí né a gente é daquela seita mas não aceita que fala de amor de união de amar o irmão de perdoar de dar a segunda e da face de se alguém tirar a capa da túnica não é essa seita que vocês fazem parte e o que que vocês estão fazendo no meu tribunal aqui brigando por dinheiro imagina incoerência né mas é isso que Paulo que evitar que o irmão vai processar o outro diante do tribunal terreno em situações que
poderiam ser resolvidas na igreja e aí então ele dá a solução a solução ele já sugeriu não é que seria sido a mediação de um irmão sábio como não havia então resta agora o que e Aqui nós temos a orientação de Paulo sobre o que fazer nos versos 7 e 8 e com certeza muita gente não gostou Ele pergunta 178 ele diz o simples fato de mover em ações um contra os outros já é completa derrota para vocês quer dizer a derrota não vai acontecer quando o juiz dizer assim esse tá certo e está errado
E aí vai ter uma derrota não a derrota começa antes a derrota é quando vocês têm uma questão contra o outro a derrota já começa aí então não tem vencedores aqui quando o irmão está em litígio com outro e vai para o tribunal não vai sair Ninguém ganha pode sair com a decisão que vale favorecer financeiramente mais espiritualmente aos olhos de Deus é derrota para todo mundo para os dois e para a igreja já é completa derrota só o fato de vocês não conseguirem resolver isso entre vocês como irmãos em Cristo Jesus Então tinha um
irmão provavelmente tava dando prejuízo ao outro Provavelmente estava sendo injusto com outro negócio herança não sei sociedade tudo isso é possível e a pessoa ofendida a pessoa que se sentiu lesada ela em vez de trazer o assunto para a igreja ela já foi direto no tribunal já processou irmão Então tá todo mundo errado aí primeiro quem deu o prejuízo e segundo quem reagiu Dessa forma não tinha vencedor nessa história não tinha completa derrota E aí o que é que Paulo diz porque não prefere sofrer a injustiça porque não prefere ficar com prejuízo isso aqui é
surpreendente e mas o que Paulo tá fazendo aqui é simplesmente repetir o que Jesus Cristo disse se alguém entrar em litígio com você e te tirar a capa da túnica se ele quiser te obrigar a andar uma milha vai com ele duas se alguém te bater na face direita ofereça à esquerda Aqui tá um exemplo prático disso o irmão que estava sofrendo prejuízo devia ter dito para eu reaver o meu direito eu vou ter que ir na justiça mas fazer isso significa expor o evangelho e o nome da igreja então eu prefiro arcar com prejuízo
isso representa amar a Deus o evangelho e a igreja mais do que o seu dinheiro mais do que suas Posses significa você sofrer o dano ser injustiçado ser prejudicado por amor a Jesus Cristo por isso que eu disse que provavelmente a igreja de Corinto e o pessoal envolvido não gostou da solução do apóstolo Paulo mas não tinha outra ele tá seguindo só o que Jesus ensinou ele não tá inventando isso aqui isso aqui hein aplicação prática do Evangelho ensinado por Jesus Cristo no sermão do monte de como nós devemos reagir tá aqui um exemplo como
funciona isso na prática a gente só sabe o quanto é cristão na hora que bate aqui ó no bolso perdão aqui na carteira a gente só sabe realmente o quando é cristão na hora que a coisa pega no órgão mais sensível do corpo humano que é a sua carteira é aí que você sabe o quanto você é cristão quando custa alguma coisa quando vai exigir de você alguma coisa renúncia de alguma coisa algum prejuízo E você tá disposto a passar por esse prejuízo para preservar o nome do Evangelho o nome de Cristo o nome da
igreja Por que vocês não preferem ficar com prejuízo Paulo faz essa pergunta esperando que na expectativa de que isso seria um normal e Paulo tá dizendo porque que esse irmão aí que tá sofrendo aí primeiro Por que que vocês não resolveram segundo que não tinha solução Por que que levou para o tribunal ou não teria sido melhor sofrer o prejuízo Paulo vai puxando assunto até as últimas consequências né mas vocês mesmos cometem injustiça e causam prejuízo e isso aos próprios irmãos para não parecer que Paulo tá apenas se dirigindo ao irmão que estava sendo prejudicado
Paulo tá dizendo para o prejudicado melhor você perder do que resolver na justiça contra um irmão da mesma igreja é melhor você perder deixa para não parecer que Paulo tá só batendo nele ele diz aqui não é que vocês estão cometendo injustiça e causando prejuízo aos próprios irmãos isso tá vendo na igreja e por que que ele tá colocando no plural Porque como já dissemos a liderança da igreja de Corinto estava omissa Então tudo isso estava acontecendo debaixo da jurisdição deles da cobertura deles eles não faziam absolutamente nada para resolver o assunto Essa é então
a solução que Paulo coloca é melhor ficar com prejuízo e sofrer a injustiça do que levar esse assunto para ser resolvido entre os incrédulos entre os descrentes entre os injustos entre os que não tem nenhuma aceitação na igreja porque vocês são aqueles que vão julgar o mundo vocês vão julgar os anjos e assim por diante Ele termina com uma advertência muito Severa do verso 9 até o verso 11 ele diz assim ou vocês não sabem a terceira vez que ele pergunta né ou vocês não sabe ou vocês não sabem que os injustos Não herdarão o
reino de Deus não se enganem nem Morais nem idólatras nem adúlteros nem afeminados nem homossexuais nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus herdar o reino de Deus significa morrer e entrar no céu herdar o reino de Deus significa na ressurreição dos Mortos ressuscitar para a vida eterna herdar o reino de Deus significa herdar o Novo Céu e a nova terra que Deus fará e que será o local final da morada daqueles que são seus herdar o reino de Deus é como filho de Deus receber todas as suas
promessas é a salvação é a vida eterna é tudo isso aqui Quem são aqueles que não herdarão o reino de Deus cuidado com essa lista ela não tá dizendo aqui o que Paulo está dizendo é que essas pessoas aqui elas não herdarão o reino de Deus porque elas vivem nessas práticas isso aqui define a maneira de viver dele Paulo está aqui em outras palavras refletindo a sociedade de Corinto tanto é que mais adiante depois ele vai dizer alguns de vocês eram isso aqui então ele está refletindo a sociedade grego Romano daquela época onde viver dessa
maneira era comum e aceitável era uma sociedade muito corrompida Especialmente na cidade de Corinto que era conhecida muito conhecida por ser uma cidade atépravada em todos os sentidos em todos os sentidos essa lista não está dizendo que um crente em Cristo Jesus que tropeçou E cometeu uma imoralidade que ele perde a sua salvação não mais uma vez Paulo está descrevendo A maneira de viver daqueles que não herdarão o reino de Deus então se a sua vida é caracterizada por isso aqui Então significa que você não está entre aqueles que Paulo chama de Santos o povo
de Deus chamados por Deus e que herdarão o seu rei Por que que Paulo tá trazendo esse assunto aqui agora tem duas possibilidades primeira isso aqui pode se referir ao juízes Paulo tá dizendo olha olha quem não vai herdar o reino de Deus esse pessoal aqui e é para esse pessoal que vocês estão submetendo os assuntos de vocês é esse pessoal que vocês querem que julguem essas coisas de vocês segunda possibilidade Paulo está advertindo aquele que estava cometendo a injustiça contra seu irmão dizendo olha quem pratica o quem vive na prática da Injustiça esse não
vai dar o Reino de Deus e a palavra injustiça é muito Ampla como dá para ver nessa lista aqui ela se refere a tudo aquilo toda prática que é contrária a palavra de Deus toda violação dos mandamentos de Deus então é por isso que os incrédulos são chamados de injustos e os santos de justos não porque eles têm Justiça própria mais porque eles foram justificados então é esse aqui o ponto depois de ter argumentado Paulo diz é como se ele dissesse para os Coríntios o tipo de atitude que vocês estão tomando se assemelha ao comportamento
daqueles que não vão entrar no reino de Deus provem que eu estou errado arrependam-se resolvam o assunto de vocês porque se continuar assim vocês não são diferentes do mundo e serão julgados e condenados com o mundo aqui é uma chamada ao arrependimento que Paulo tá fazendo a igreja de Corinto a lista é bem conhecida bem variada não dá tempo para a gente aqui entrar nos detalhes mas quando ele fala em Morais a imoralidade aqui é imoralidade sexual e dolatra era muito comum idolatria na cidade de Corinto era a cidade dos Mil templos havia Deuses para
tudo quanto era de de necessidade naquela época adúlteros já mencionamos aqui contratamos o capítulo 5 de que era muito comum essa o adultério o homem casado ele tinha as suas amantes e isso era tolerável todo mundo sabia disso adúlteros afeminados palavra grega malacos que significa rapaz macio e se refere ao efeminado né o homem que tem jeito feminino trejeito e não é só o trejeito né mas ele ele vive na prática da homossexualidade passiva né a gente pode dizer aqui que aqui ele é homossexual passivo e o ativo é da próxima palavra né homossexual que
é a tradução da palavra grega arceno coités que significa aquele que tem coito com homem e que foi traduzirá nas versões antigas como sodomita em lembrança o que aconteceu na cidade de Sodoma e Gomorra o que você tem aqui é homossexual passivo e o ativo lembre isso aqui tá se referindo a prática prática várias vezes nós temos dito que pode ocorrer o caso de um crente verdadeiro ele Sentir atração por pessoa do mesmo sexo e ele é crente verdadeiro é salvo Mas ele tem isso aí da mesma forma que outros sentem atração por tudo quanto
é gente do outro sexo né o famoso crente galinha né ele não pode ver uma mulher ele tá casado mas ele não pode ver mulher então da mesma ele luta para ser fiel aquela uma mulher que Deus lhe deu ele luta contra isso contra o desejo de ter toda mulher que aparece na vida dele da mesma forma que esse outro irmão luta contra a atração por pessoa do mesmo sexo certo as consequências são diferentes né são várias particularmente porque nesse caso se não houver uma mudança de disposição e às vezes esse tipo de mudança o
celibato ou ficar solteiro ou solteira é uma opção viável a opção viável em muitos casos assim quando não há uma mudança uma transformação de no coração não é quando não há mas Paulo não tá se referindo esse tipo de coisa tá sofrendo aos que vivem na prática do relacionamento homossexual tanto afeminado quanto o sodomita aí entra ladrão não precisa definição Avarento talvez fosse aqui da lista que aquela injustiça que mais se aproxima ao caso né porque certamente aqui o amor é o dinheiro estava envolvido a ponto da pessoa querer seu dinheiro de qualquer forma mesmo
arriscando o nome da igreja bêbados não tem o que dizer maldizente gente que fala mal do outro roubadores são aqueles que furtam tiram aquilo que não é seu nenhum desses herdará o reino de Deus de sua Apóstolo Paulo que chamaram o arrependimento do jeito que vocês estão se comportando diz o apóstolo vocês são como essas pessoas aqui que não herdarão o reino de Deus e aqui alguns estudiosos acham que Paulo tá falando não só daquele caso mas ele volta para o caso do Capítulo 5 e o caso do Capítulos dos Capítulos 1 2 3 e
4 comportamento da igreja era um comportamento muito semelhante ao mundo e Paulo lembra para eles olha se vocês continuarem se comportado dessa maneira Que diferença existe entre vocês e aqueles que não herdarão o reino de Deus mas em seguida para não terminar numa nota muito pesada o apóstolo Paulo admite o que ele diz no verso 11 alguns de vocês eram assim nota que ele não diz todos ele diz alguns de vocês eram assim mas vocês foram lavados foram santificados foram justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no espírito do nosso Deus quando Paulo chegou
em Corinto pregando o evangelho Esse foi o tipo de gente que ele encontrou e o poder do Evangelho é tal que transformou essas vidas e Paulo pode dizer agora alguns de vocês eram assim mas agora vocês foram lavados lavados no sangue de Cristo da culpa do pecado de vocês vocês foram santificados pela presença do Espírito Santo no meio de vocês e vocês foram justificados pela fé em Cristo Jesus de maneira que Deus não imputa mais a vocês os pecados antigos Paulo está lembrando para eles o que que aconteceu com eles para reforçar o chamado ao
arrependimento Ele tá dizendo vocês eram isso aí vocês agora são isso aqui vivam de acordo com isso e aqui é o momento da gente mostrar a principal diferença entre o cristianismo e as demais religiões as outras religiões todas elas vão dizer façam isso isso isso e isso e Deus vai lavar vocês santificar vocês e justificar vocês o cristianismo é o contrário primeiro Deus nos lava ele nos santifica E ele nos justifica e depois ele disse viva de acordo com isso é a graça religião da Graça e é essa graça que Paulo apela aqui dizendo para
os Coríntios vocês eram assim então não se comportam mais como vocês eram com a injustiça que está sendo feito aí com todos esses erros que estão sendo feitos mas resolvam um assunto como deve ser feito eu quero terminar aqui com algumas observações o primeiro deles o primeiro delas é o poder do evangelho para mudar as pessoas não preciso me delongar nisso aqui ficou muito claro que nós devemos confiar No Poder do Evangelho não existe gente difícil demais que não possa ser convertido dá uma lista dá uma olhada aqui nessa lista dá uma olhada aqui nessa
lista não existe gente demais esteja longe do alcance do Evangelho devemos ter confiança o segunda coisa que eu queria chamar a sua atenção é o chamado para a renúncia a solução que Paulo apresenta aqui é uma solução que poucos cristãos gostam sofreu prejuízo renunciar alguma coisa por amor ao evangelho por amor a Cristo Jesus mas não tem outra solução em determinadas situações terceira coisa que eu queria chamar a sua atenção e isso aqui é mais um é mais uma explicação do que uma aplicação é preciso a gente fazer uma distinção entre questões financeiras entre irmãos
de uma mesma igreja que é o ponto aqui briga uma disputa financeira entre os irmãos e uma mesma igreja que deve ser resolvido pela própria igreja não ir para tribunal e crimes cometidos por um crente Então se dois irmãos estão brigando por conta de dinheiro isso tem que ser resolvido mas se uma pessoa que se diz membro da igreja bate na mulher é Lei Maria da Penha próximo à delegacia próxima delegacia ou se um homem que se diz crente mesmo da igreja está estuprando o menor não tem discussão aqui primeira Delegacia da queixa ou se
alguém que se diz membro da igreja está envolvido numa num esquema de ganhar dinheiro fraudulento ou tá envolvido com contrabando de droga veja aqui esses tribunais como eu disseram tribunais civis para resolver litígio entre pessoas crimes que tem penalidade isso aí é Romanos 13 é diferente tá é diferente então por isso que eu disse que essa passagem ela não contradize Romanos 13 porque são dois níveis distintos questões podem ser resolvidas entre nós não precisa levar para tribunal mas crime ele tem que ser denunciado é dever moral se você sabe de alguém exemplo marido que espanca
a esposa o homem que é estuprador que se diz membro da igreja ele ser mesmo da igreja não vai fazer a menor diferença ele tem que ser denunciado ele tem que ser dito tem que ser denunciado diante do poder público porque ele tá sendo está cometendo um crime e um crime grave e deixa por último agora Dizer para vocês como eu acho que deve ser o procedimento Quando acontecer vamos supor na sua igreja tá certo aconteceu isso aí dois irmãos tinham uma sociedade e um Enganou o outro foi mais esperto não é o cara acabou
dando um jeito de ganhar mais dinheiro do que o outro e talvez não foi totalmente da maneira correta o irmão que se viu defraudado ali né roubado dos seus direitos o que que ele deve fazer ele deve primeiro tentar uma reconciliação tentar resolver o assunto com esse outro irmão são dois irmãos em Cristo tentar resolver não dando certo ele deveria levar o assunto para a liderança da igreja pedindo uma solução para aquele problema a liderança da igreja deveria exortar o irmão que cometeu a injustiça e que se apropriou de maneira indébita daquilo que não era
seu na sociedade para que ele faça a restituição e o assunto fique resolvido ali não sendo isso ele não atendendo a liderança da igreja não atendeu a liderança da igreja persistir na sua injustiça e no ganho ilícito ele deve ser disciplinado ele deve ser excluído da igreja e agora o irmão ofendido pode entrar na justiça contra ele porque ele não é mais membro da igreja ele não faz mais parte da igreja primeiro a questão espiritual o relacionamento Eclesiástico tem que ser definido e uma vez feito isso ele é considerado como gentil e publicano então ofendido
pode entrar mas não fazer isso enquanto a questão eclesiástica merecia dele não for resolvida porque esse é o problema o irmão tá levando outro irmão da mesma igreja no tribunal Mas se tiver levando alguém que não é mais irmão já não é o caso aqui alguém que se nega alguém que não quer alguém que não se humilha para reconhecer seus erros e consertar é isso queridos que Deus nos ajude dê muita sabedoria que ele levante irmãos sábios na nossa igreja você tá orando por dons espirituais não peça esses dois extraordinários não já tem muito diga
assim Deus me faz um irmão sábio esse irmãozinho sabe aqui me faz a irmã sabe para que eu possa ajudar a resolver os problemas broncas que tem na igreja que trazem tanto mal me dá um testemunho tão tão terrível não é para para o mundo vamos orar pai querido nós pedimos sabedoria e discernimento Quando tratarmos essas matérias a tua palavra ela demanda de nós alguma coisa que o nosso coração se apega e se não for pela tua graça nós não podemos realmente te obedecer da sabedoria levanta irmãos sábios na igreja na liderança da igreja também
para que nós possamos resolver os assuntos de forma a não escandalizar o nome do senhor não trazer escândalo ao nome do Senhor e nem vergonha para a igreja é o que nós pedimos em nome de Jesus amém
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