YAYOI KUSAMA

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Arte Para Você
Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生 Kusama Yayoi?, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e es...
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uma das artistas mais conhecidas do mundo inteiro uma das mulheres mais importantes da cena artística Mundial atual parceira da Louis Vuitton uma dessas artistas celebridade e alguém que tem muito falar sobre a questão da Saúde Mental vamos falar sobre E aí olha kuzama depois da vinheta [Música] Oi sou Amanda que novamente no arte para você e hoje vamos falar sobre a Oi kuzama muito conhecida pelas bolinhas muito conhecida né pelas suas obsessões e pelos seus Infinity Rooms os quartos infinitos aqueles muito espelhos e tal muito conhecida também pelas redes sociais e pela sua história de
vida com muitas questões de saúde mental como internação voluntária no Hospital Psiquiátrico no qual ela vive até hoje mas que é também uma artista com muitas camadas muito interessantes sobre as quais a gente vai falar hoje mas antes peço que deixem já o like para ajudar o vídeo chegar mais pessoas Peço também que se inscreva no canal caso não sejam ainda escritos para sempre né falem por dentro do que tá rolando por aqui sempre que chega vídeo novo sempre tem alguma novidade de vocês ficarem sabendo ajudar também a divulgar o vídeo chegar a um número
maior de pessoas e já que vocês já fizeram isso vamos então falar sobre a kusama que nesse momento agora tem muito em evidência por causa da sua parceria com a Louis Vuitton Não é a primeira que ela faz mas agora ela tá numa que tá aí sendo muito falada com aquelas bonecas dela enorme né em algumas lojas longas Paris as vitrines todas feitas em torno do trabalho dela não é também a primeira artista que colabora com uma casa importante moda Não é a primeira colaboração entre um artista e a moda ou estilista longe disso mas
é uma que ficou muito importante muito conhecida né que tá muito evidência nesse momento até porque ela ser essa figura muito muito sugeneres né Elas são uma mulher muito famosa muito importante como a trajetória é muito única e um trabalho ao mesmo tempo que visualmente muito reconhecível né as pessoas sabem que aqueles trabalhos são dela tem uma identidade muito própria ao mesmo tempo que é uma mulher que também ajudou a criar meio que um mito de si mesma né um legado assim em torno de si próprio Então vamos falar aqui um pouquinho mais detalhadamente sobre
quem é ela é a sua obra fala sobre acusama uma das primeiras coisas que a gente pensa é justamente sobre as bolinhas né as poucas né as os pós né que ela diz que são a sua obsessão E isso tem a ver também com as alucinações que ela tem a primeira Alucinação que ela teve foi aos 10 anos de idade e eram justamente flashes de luz e Campos de bolinha e daí ela desenvolveu né Essa temática das bolinhas na carreira dela e acusama é uma dessas artistas que cujo trabalho ele circula assim por várias mídias
né passa pela arte pela moda cinema performance e a consistência que ela tem sempre é essa questão né da do Poá da bolinha do ponto ou da bola né ela nasceu numa província Rural do Japão de uma família rica em 1941 o Japão entrou na Segunda Guerra Mundial e ela então foi trabalhar com 12 anos de idade costurando paraquedas militares o que para ela por um lado foi uma habilidade muito útil dela ter porque ela usaria essa habilidade que ela aprendeu aos 12 anos durante a guerra nas suas esculturas ela era filha de uma mãe
terrível uma daquelas mães assim mãe pesadelo né uma mãe extremamente abusiva que queria Forçar ela no casamento arranjado e que não admitia a hipótese da filha ser artista mas a arte porém ajudava ela a controlar as suas alucinações a sua depressão e a sua ansiedade então para ela a arte já é de certa forma uma terapia né ela dizia quando ela tava produzindo pintando ou lá replicando né de forma obsessiva que as suas bolinhas ela ficava tão obcecada com aquilo que ela não pensava em tudo que atormentava ela então tinha uma uma função terapêutica tinha
também uma função meio psicotópica era algo que tirava ela de dentro dela que tirava ela da realidade digamos assim que tirava ela desse contexto é como se ela conseguisse silenciar as vozes da cabeça dela né então assim é todos os barulhos os demônios dela ficavam totalmente silenciados e ela ficava totalmente naquele momento né Foi um dia que ela teve um desse encontro numa casa ela encontrou numa livraria totalmente assim comum em Tóquio um livro da George ou na verdade na verdade não o livro da Geórgia ou que um livro sobre a obra da George ou
kiff e aqui no beautiful muito interessante Foi um momento assim totalmente né ao acaso Antônio livraria e achou esse livro lá porque mostrava uma mulher artista importante e reconhecida e na sociedade americana quero uma sociedade que já tinha lá um certo Fascínio né para ela Lembrando que ela nasceu no Japão Rural né uma sociedade útero tradicional num Cantão tradicional de uma sociedade tradicional durante a guerra e aí ela viu aquela mulher naquela americana é uma artista reconhecida com o livro do publicado sobre a obra dela ela escreveu George da mãozinha dela mandou uma carta para
George eu quis para editora do livro e acabou chegando nela a George O que leu a carta essas coisas né respondeu e disse que aí acusama nessa carta contava que ela também era artista que ela queria estudar que ela tinha já fazia algumas coisas que ela já trabalhava bastante nisso que ela tinha vários projetos em desenvolvimento e a George o kit disse então que poderia falar sobre ela ou ajudar a apresentá-la para algumas pessoas que ela já conhecia nos Estados Unidos Esse foi assim né um lance de destino que deu certo e mudou em 1956
ela desde tudo eu 2 mil trabalhos seus prontos que ela tinha destruiu se desfez de tudo e foi pelo e foi para os Estados Unidos e ela ficaria 20 anos sem pisar no Japão ela foi pela Nova York e ela não falava quase nada de inglês e ela viveu nesses primeiro momento em pobreza extrema ela só conseguia comer batata cebola e café é interessante falar é que ela já tinha uma ambição não apenas artística mas também social ela não queria apenas o reconhecimento artístico ela queria a fama ela queria que soubesse não apenas né do
valor da qualidade da arte dela mas ela queria ser uma das artistas que seria conhecida ela queria que soubesse que conhecessem o nome dela e conhecessem o rosto dela ela queria que as pessoas soubessem quem ela é soubessem que ela existe então ela queria um reconhecimento em massa ela queria um reconhecimento Popular não é à toa também que Nova York é exercia esse fascínio sobre ela né Afinal Nova York cidade né das possibilidades das reinvenções né de chegavam os imigrantes em massa né vindo de outros lugares pela micros Island né então uma sociedade que pelo
menos isso é mitologia né oferecia muitas possibilidades de ascensão social de conhecer muitas pessoas de reinvenção identitária de reinvenção cultural estética ela já tava talvez numa onda bem parecida com que o Andrew Arrow também viria a fazer a gente tem que lembrar que isso aqui é anterior nesse momento bom do expressionismo abstrato que também foi um movimento em grande parte de filhos de imigrantes ou netos de imigrantes sim da Europa do Norte branca né eles eram filhos de alemães eles eram filhos de eh lituanos ele eram filhos de suecos ou netos né enfim mas eram
eh primeiras ou segundas gerações de americanos né da Costa né da costa leste ali né daquele daquele americano bem 13 colônias né daqueles Estados Unidos bem bem original do no artista ali mas vindos de uma Europa Nórdica Germânica né assim escandinava não eram de uma Japonesa por exemplo né a gente tem que lembrar que era um mundo da arte ainda que era muito muito branco eu vou vai ter também um vídeo sobre basquear que na década depois E como foi também basquear um porque o mundo a arte ainda era muito muito branco o enterro apareceu
é filho de uma de uma família então Checoslováquia católica que cresce preto já era uma coisa diferente esquisita ele era branco mas já tinha uma origem né católica diferente e tal então assim uma mulher japonesa ainda é uma coisa muito mais diferentona né assim era uma coisa de um background muito mais exótica é uma coisa muito mais difícil de ser compreendido Nova York vivia essa essa onda né pós expressionismo absterto que era uma eu tenho vídeo sobre substituições intelectualizado que é no movimento né que estimulava a reflexão a contemplação é a repetição é um mergulho
né na tela extremamente intelectualizados extremamente abstrato e a obra dela seguia um pouco por esse esquema né por essa filosofia do esquecer em si de si mesma né de se desaparecer no seu trabalho digamos assim e ela começou então a as suas bolinhas em animais paredes papéis delas muros corpos de pessoas e ela brincava com a sua Persona da mesma maneira que outros artistas fizeram Como o próprio andrewall o Salvador Dali a Frida o jeffcons Gilbert e George Então ela também era uma dessas artistas né que brincava com a própria Persona com a própria personalidade
com a com a com mito de si mesma né digamos assim em 1959 ela fez a sua primeira exposição com as suas infinitas iniciando o padrão de repetição infinito e essas obras eram formavam uma uma e as obras dessa exposição formavam uma teia infinita vista de perto Elas não tinham nem início nem meio nem fim de certa forma como as ninfeias do Monet Eu tenho o vídeo das ninfetas ou deixar também aqui ou seja ela poderia inclusive desaparecer dentro do seu trabalho né ela ela se dissolvia no seu trabalho e nisso ela tava também antecipando
o minimalismo ela trabalhava nessa tentativa né de escapar de si mesma de fugir das suas alucinações estavam ficando extremas ela trabalhava compulsivamente e depois dessa sua primeira exposição em 1959 ela teve uma um episódio hospitalização ela se tornou né uma Líder das uma criadora né uma Pioneira das instalações em 1965 ela fez o seu primeiro Infinity room que foi das primeiras instalações que encorajavam expectadora a entrar e experimentar mexer interagir completamente com a obra né ela colocava então o espectador dentro da obra e não mais apenas observando ou olhando o que ela fazia é que
ela tirava o espectador desse papel de passivo né apenas de espectador de alguém que observa de alguém que contempla jogue que recebe para alguém que está dentro e mais do que isso a obra só passa a fazer sentido só passa a existir no momento que você tem o espectador porque né se você tem uma obra que é Concebida assim ninguém vai lá ninguém mexe ninguém interage ninguém faz nada é só obra perde o sentido Então para que a sombra possa ser completa pode ser realizada possa ser feita é necessário que o espectador esteja lá interagindo
então a obra Deixa de existir em si mesma e passa a existir no espectador com o espectador né ela precisa do espectador de se encontre para que a obra exista de forma completa né Para que ela se realize enquanto obra em 1966 teve a vigésima terceira Bienal de Veneza a qual ela entrou de penetra ela não foi convidada e foi lá mesmo assim e também a gente tem que lembrar que acusama era alguém que era muito boa em alta promoção Até porque não se esqueça ela queria fama né ela fazia muito muito bem esse esquema
de automação óbvio que ela não foi a primeira artista a fazer isso mas talvez ela tenha sido a primeira mulher que tenha se vendido de forma tão ostensiva né que tem feito essa automoção de uma forma sem com o tamanho Cara de Pau digamos assim claro que artistas muito bons em Alto promoção não é uma coisa desconhecida às vezes até necessária no vídeo sobre os aplicativos eu falei mas ele fez de uma forma muito mais discreta mas fez também muitas vezes é importante é ter uma questão de sobrevivência mas ela fazia de uma forma totalmente
deslavada super marqueteira e sem pedir sem pedir desculpa tava fazendo mesmo então a fazer assumidamente a questão aqui de novo ela era uma mulher japonesa estrangeira fazendo isso Sim né sempre pedindo licença e ela própria se definia como a leving work acabando as distinções entre arte e viva vida entre artista e obra ela era ela própria a sua obra ela era pioneira no minimalismo na escultura na instalação e era agora também uma Pioneira na arte conceitual e Claro na performance ela começou a fazer também protestos anti guerra a guerra no Vietnã já tinha começado e
fazer muitos Happiness e ela achava que a arte existia também como protesta em 1973 ela voltou ao Japão onde ela havia causado muita vergonha a sua família ter visto devido justamente aos seus protestos as suas performances e ao fato dela ter oficial de forma não não oficial né porque não era legal ainda um casamento entre dois homens em 1977 ela se auto internou em um Hospital Psiquiátrico em Tóquio onde ela vive desde então ela fala muito abertamente sobre sua saúde mental e segue tomando medicações e fazer um tratamento diário para evitar depressão e pensamentos Suicidas
ela todo dia vai para atelier e trabalho de 9 da manhã às 6 horas da tarde em 1989 ela fez 60 anos que parece que é um aniversário muito importante para a cultura japonesa e o Center for International a sua carreira em 1996 ela retomou a Bienal de Veneza dessa vez representando o Japão e aí ela se tornou esse fenômeno Mundial que ela se tornou que ela é aquela consolidou-se até hoje né ela virou essa figura de importância Mundial que ela é até hoje E aí veio também uma coisa que é interessante que a importância
das redes sociais as próprias redes sociais se torna meio que esse espelho infinito né que ela propôs com as suas obras né porque as redes sociais elas fazem isso nós repetem repetem repetem repetem Então as pessoas vão nas expedições dela botam a hashtag enfim hashtag obsessão infinita hashtag bolinhas o que for E aí fica aquela imagem não morre né porque se repete se repete Então ela estava já antecipando de certa forma muito antes quer existir Smartphone muito antes de ter aquela até o celular tijolão menos ainda rede social e essa coisa as pessoas se transmitirem
o tempo todo é ela ela tava antecipando já essa questão da imagem que se repete a de eterno a de infinito que existe mais do que de qualquer outra forma de qualquer lugar mas redes sociais Então e o trabalho dela é digamos assim muito instragável né assim é muito facilmente reconhecido reproduzir e então ele acabou ganhando ainda mais até porque permite que o espectador Esteja dentro né então a própria experiência é muito fotográfica né Muito visual Então as redes sociais acabaram né dando Eco a essas câmeras de eco que ela própria criou né então é
muito doida é uma meta narrativa sobre o trabalho dela né uma infinidade de Visões e de réplicas é a própria atividade técnica né Essa coisa que se repete que se repete na rede social quanto na obra dela é nossa assim meio tipo de cabeça ela tem hoje mais de 90 anos e segue produtiva é uma artista super Pioneiro e radical desde os anos 60 e é uma coisa muito interessante uma coisa que eu acho muito rica e muito interessante do trabalho dela ideal ter se tornado essa artista Superman super reconhecidas pop né Ela é uma
das artistas que meio que virou Ícone Pop como o Van Gogh como o a Frida Como o próprio Salvador Dali até a imagem dela né Tem um bonecão dela enorme gente é ali na rarity então assim ela testou na parte de se imaginaripop eu acho que pode ter um lado muito interessante que justamente de ter às vezes essa discussão sobre saúde mental desistigmatizar TV conhecimento sobre quando as pessoas descobrem o que que tem por trás dessas bolinhas porque essa obsessão com repetição porque essa obsessão com infinitude com espelhos com repetição O que que tem não
é só porque é legalzinho de ver tem muitas outras coisas né Ela é uma artista de muitas camadas mas o que tem por trás suas camadas todas o que ela tá tentando falar o que que aquilo representa que lugar aquilo tudo tem na vida dela pode trazer muito discussão sobre assuntos são muito importantes e entender que essas questões saúde mental são parte da vida né E que você pode ser uma artista ao mesmo tempo a gente tem que ter muito cuidado para não Romantizar né A questão da saúde mental que é importante mas assim pelo
menos quer dizer discussão né muito além né da feticização das bolinhas da nuvem não sei o que no Instagram Marvel né que sirva para isso também que as pessoas sabem que o trabalho dela é muito mais denso muito mais profundo muito mais questionador do que pode só aparecer por esse lado né mas da moda né digamos digamos assim espero que vocês tenham gostado do vídeo peço mais uma vez que se inscrevam caso não tenham se inscrito deixem o like me ajuda muito o vídeo a chegar mais pessoas e se tem outras sugestões de outros artistas
ou de outros temas deixem aqui nos comentários agora vocês no próximo tchau [Música]
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