KIMBANDA ep. 3/3 | Exus, Entidades e o Maioral na Kimbanda

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Alan Barbieri
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Video Transcript:
E aí [Música] E aí [Música] e nesse terceiro episódio que a gente antes era uma entrevista agora virou uma série que em banda com babá Mário aqui a gente vai falar agora especialmente ele vai falar eu vou vir sobre as identidades o cejusc se manifestam de fato nos terreiros terreiro de Umbanda de Quimbanda Eu até vou entrar um pouco no médico aí da Macumba um passado aí também para a gente entender um pouco dessas figuras desde sempre dentro das religiões em Terra Brasileira tá lá no armário de novo Obrigado seja bem vindo tá Vale ressaltar
compartilha esse vídeo na internet e se inscreva no canal clique em gostei leva essa Boa Informação aos quatro cantos eu sei que você tem muitos grupos do WhatsApp do terreiro muitos irmãos de fé aí que você pode mandar esse conteúdo com todos excelente qualidade vou falar um pouco sobre as identidades Mas eu vejo Obrigado pelo convite bom na Quimbanda como nós conversamos anteriormente no vídeos anteriores é os mesmos o teu encontro não Vanda eu encontro na quinta você me perguntou sobre os nomes exato a gente tem a gente vê isso né existe hechos que se
manifestam na umbanda e alguns classificam que esses são exus de umbanda Esses são os tipos de Quimbanda nomes que hoje a gente não vê mais na umbanda Hoje a gente vai pouquíssimas uganga por exemplo na umbanda e antigamente era mais comum Esse é um exemplo mas existem muitos o porquê que isso acontece primeiro são os mesmos eixos eu não posso dizer que são os mesmos ou não um aqui não é segredo que não sei dizer são os mesmo mas veja é vários nomes que nós usamos hoje não são nomes que é um que são umbandista
tão deixou de ganga a palavra em ganga vento povo cantor Canindé sacerdote O que quer dizer o o assentamento do icsi no entanto o assentamento quanto quem faz crescer o nome de enga então na macumba e na Cabula o reserva Dote nova Tinga Além disso treme terra tranca rua tranca tudo O que são nomes que também existiam na cápsula e na macumba não com o nome de bicho mas de caboclo de caboclo Caboclo só o nome Tranca Ruas não era definido não é o ganga note não tinha nome isso foi sendo denominado depois quando se
separou a umbanda começa separando Caboclo Preto Velho e criança depois desse Panteão foi sendo aumentado mas no começo dá uma do Zélio nós temos esses seres ó é claro que na macumba via muito mais coisas na Cabula também ver muito mais coisas os nomes que usa campono por exemplo venda Cabula Kalunga venda cabula e assim vai com nomes típicos os tabuleiros outros macumbeiros e pega gira tudo isso era da Macumba e da Cabula com da é o nome na macumba a umbanda ela se apropria esses nomes e ressignificado cuca de show Caboclo preto velho enfim
esses nomes são sendo colocados ao longo Então o amalgamento que existe entre um planta Cabula macumba por oteri Calundu é Jumbo tambor tambor de mina de criola Catimbó enfim estes universos vamos se comunicando na umbanda e tenta o nome Maria Padilha por exemplo é do Catimbó pela com o México assim embora bomba gira e assim outros entidades que nós escutamos na umbanda como uma gira como Exu como Caboclo e já típicos esses outros cultos anteriores Umbanda e Umbanda só serviu para buscar nesses cultos para nominar no seu próprio culto Tá então não existiria entidade de
umbanda e Exu de umbanda Exu Quimbanda não existe em princípio é claro os exus de tons mais fortes como está na Quimbanda Mas isso é uma construção humana então kaminaloá Asa Negra tal já vai ter um viés um olhar e quem é o exu ter próprio de Quimbanda mas não é verdadeiro isso é qualquer Exu pode ser de Quimbanda e Umbanda porque não muda a banda aposta é a mesma a banda é a mesma só eu vou ter um olhar diferente para cada tipo de trabalho é claro que a visão da Quimbanda É para um
trabalho há mais de defesa busca da proteção do terreiro e eu posso usar esse para ataque posso mas o principal da Quimbanda a defesa da diferença do Kim bandeira da família dele contra ataques espirituais o site ou um ou de feitiços feito contra alguém deixa eu trabalho típico da Quimbanda é claro que algum sinal aqui para atacar os outros mas não é essa é a ideia da Quimbanda é da proteção e da cura da busca da cura física e espiritual e bota não dizer a Quimbanda e Umbanda som é fácil da mesma moeda não são
coisas separadas a separação aconteceu ao longo do tempo na origem não Mas enfim quem pratica aqui em banda hoje com esse viés Demoníaco satânico acaba também colocamos pés pelas mãos porque é muitas muitos seres é um voltar o cheiro que senti incorpora muitos seres que incorporam as pessoas creem que sejam Exu quem não sabe e eles podem usar roupagem Ju as palavras Ju um comportamento João nome o nome de Exu mas não é um lixo e pode ser que ser essas esses e foi um ser humano pode aqui não E ai Astro espirituais que trabalham
na umbanda e na Quimbanda que nunca foram humano bom então fez espirituais Nunca pisaram na Terra como uma E eles vêm não banda e na Quimbanda vem no Catimbó e usa o nome apropriado veja eu sou um ser espiritual O terreiro do Paço de lei e vou fazer parte da corrente com o médio mas eu nunca pedi na terra meu nome é um dizer Francisco o nome fantasia navegador Francisco E aí eu fui pro forno médio e depois a falar que são Francisco não e vai ter que dar o nome que o médium Creia seja
um nome adequado e o terreiro e o pai eu reconheça né conheço esse nome gosta mais Roberto Carlos é falar é mora bicho então não tem erro O ser que vem e vai se adequar álcool ao Oi gente em que o médium se encontra isso é muito ruim aí você então esse a gente entenderei aqui por conta disso também acontece de que alguns eixos Acabaram desaparecendo o diabólico porque é isso que o médium espera dele é isso que assistência espera dele isso que se espera dele ele vai ter oportunidade para trás e Rose Parece um
bicho e racional por quê Porque isso é o que se espera a imagem do Exu ficou assim se não vier eu vejo assim não é Ju é tarde e que é falso é como é que é justificando montagem marmotagem Enfim uma série de coisas no meu terreiro por exemplo preto velho fica em pé e não fala arrastado a imagem fala normalmente tão caro assim aparece mexo uma por quê Porque os comportamentos que nós esperamos que a DECO com aquilo que as pessoas esperam eu tô falando muito isso a incorporação é lá um processo extremamente limitador
do Espírito porque você acaba é desconstruindo o próprio espírito as veículo ele perde a sua originalidade é o que chamo de doutrinar os o guia no final do Calo para as formas para as normas do meu terreiro porque eu quero que os dias se manifestem como eles se sentem à vontade não de acordo com aquilo que eu Márcia Dote ou assistência espere dele eu quero que o dia que se manifeste venha como ele é de verdade e a não ser que ele queira ser daquele comportamento o ele é daquela forma realmente tá por exemplo eu
tenho um filho da minha casa eu tenho Porto Velho muito católico muito católico é dele isso mas não quero que Mimo todos os processos sejam todos iguais o Rosário na mão que fala nesse fie e fala para rezar Ave Maria o Pai Nosso Credo tal esse forte porque ele é católico ele na sua essência é católica ponto muito que vem a Katherine isso não vai ser eu que vou lá falar com ele fazer isso fazer aquilo ele que vai fazer isso então essa ideia também na nossa Quimbanda é mesma é o exu Pomba Gira Caboclo
preto velho que se manifestam entre nós quimbandeiros em si mesmo vieste tem um Por isso mesmo ele não é tão amigável por isso que deves nettronica porque ele tem um papel diferente na umbanda o papel de consulente atende as pessoas de ser mais maleável mas tranquilo de ouvir os barulhos e dá conselhos na quinta geração existe porque não tem trabalho de público na Quimbanda é um trabalho de Quimbanda Deus que se reúnem ele então é um Exú na Quimbanda ele não tem o papel de socializar não nenhum tantos a ser simpático não de forma alguma
por isso que a imagem da queima essa caixinha algo mais forte é mais porque porque o quimbandeiro trabalha com Exu na plena potência dele que não é diminuída na umbanda para não chocar a dureza do Exu do Caboclo meu patrão negra que trabalha comigo há Caboclo Na Umbanda é o chá de e começa a falar comigo era altamente duro arisco Pessoa hoje não dá sua mão porque ele foi já te quanto as pessoas que se espantavam com isso falar muito forte muito duro muito bravo ele fala mais macio então de força de quando as pessoas
é isso acontece é normal isso mas aquele foi doutrinado a isso ele foi percebendo o quanto ele podia ou não ser ele já acordo com a necessidade Natal comunidade de cada cada terreiro vai ter a sua própria dinâmica e os dias se adaptaram a essa dinâmica que tá da prova para casa e assim que funciona também assim aqui em banda Gil o quimbandeiro vai com um viés satânico um viés Demoníaco um verso malévolo e vai se comportar assim porque é o que se espera dele se chama visto é conhecido e levado em conta ele vai
se adaptar isso o caboclo vai ser uma coisa perturbar mesma coisa e vai se adaptar a essa ideia o que inteiro eu a comunidade que o cerca tem só pra sempre é feito ele tem que responder pertencer aquilo que que eles entendem com Certo Correto e nós temos importantes você citou no intervalo Como é o ar essa curso que acabaram perdendo importância porque outros acabaram tendo mais importância então se você falar o Tranca Rua das Almas de impar é tranca-ruas ficou o nome mais famoso e outros também ah e também alguns nomes que eles vêm
para para fazer as pessoas como um todo você a até vamos vamos trazer exatamente como conclusão de sendo assim nossa conversa de chuva pessoas hoje podem por exemplo criar um personagem criar um nome e a parte disso defender aquilo como uma entidade não temos acontecer isso então é possível que pessoas sem nenhum escrúpulo utilizem nomes que até então não existiam alguma coisa e começam a difundir isso como verdade contradição como correto um seres se aproveitam disso Isso é isso e se associam com isso porque as vezes que gostam da oferenda que fez para ele pronto
minha parte Lisa aquilo E se eu tenho um incauto para mim fazer o forçar Por nada eu vou lá falou que o meu nome é isso Roberto Carlos e vou cantar a música Vai tocar os protegidos fazer uma brincadeira mas assim ele vai se adequar Aquilo que espera dele eu criador criou algo EA criatura vai se encaixar naquilo para tanto trazer benefícios para quem está fazendo isso conto para ele e aí isso Tá certo tá errado não me compete a julgar mas é eu acho isso ridículo porém acontece mas é uma coisa do ser humano
ser humano cria coisas em vez de seguir álcool tradicional que já está fundamentado que já existe e já tem toda uma história é mais fácil criar algo inventar porque eu possa ser o criador e os longos são meus e isso me traz mais benefícios perfeito deixa eu falar em Tradição só nós ficar muito chato só pensando essa tudo de velho aí o velho ou não é legal é legal eu como é o hiper é o jovem é o que atual Isso importa deve quer Pronto né pronto tá tudo pronto é Se eu fosse fazer um
curso aqui em banda por exemplo ninguém quer ouvir esse pastor que não quer falar que eu mostro os pontos que usa como é que usa pólvora e assim por diante Então acho que vocês querem isso não quer aprender a serem éticas corretas a ter uma vida melhor eu quero fazer feitiço para os outros é isso que atrai infelizmente e dá margem para aproveitar dores no final das contas muito arma aula sobre Quimbanda uma aula sobre religião e queria muito triste trazer aqui outras vezes para gente conversar sobre outros temas eu quero conversar sobre colocou eu
quero conversar sobre Catimbó acho que não tem muita coisa para falar sobre Umbanda mesmo lá na época do velho tem muita coisa aqui hoje umbandista atual desconhece do nosso dá uma história da nossa base para muita gente é um bando aparece Nasceu agora né e olhar para trás a entender de fato o fundamento fundamento não que você vem necessariamente um livro que lançou agora daquela de 80 90 fundamental você olhar sim não tenha dúvida aí comigo entender a construção dessa religião então Obrigado muito feliz mas chama Maria o exposição sempre sua benção Espero que o
Senhor abençoe entre as vezes aqui e espero que você tenha gostado Esse é o material de estudo né vai se tornar material tudo em muitos terreiros muita gente utiliza nos vídeos dá para usar como tema de discussão entre a corrente mediúnica até pela nossa cuidado com respeito a as diferentes tradições que nós temos um discurso eu posso fazer um são uma propaganda do meu canal que lá também tem as minhas palestras no meu templo Mário Filho tradição é só procurar no YouTube tá lá tem as pessoas que eu faço no meu terreno mas só para
você saber na descrição do vídeo Já tem todas as informações obrigado tem link do endereço da sua casa eu quero que as pessoas conheçam de fato Obrigado esse trabalho ou enfim espero que você tenha gostado compartilha nas redes sociais Guarda esses vídeos para o seu estudo para informação de semina por aí vamos desconstruir os erros que existem em torno da Quimbanda e também certa forma dentro da religião de umbanda se inscreva no canal clique em gostei ative as notificações para você no nosso próximo estudo aqui grande abraço Axé 1 E aí [Música]
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