Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Abordagens para o ensino de Grandezas e Medidas

6.87k views2948 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Abordagens para o ensino de Grandezas e Medidas no ...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARIA] OLÁ, PESSOAL. NA AULA DE HOJE, NÓS VAMOS TEMATIZAR "GRANDEZAS E MEDIDAS", UMA UNIDADE TEMÁTICA DE MATEMÁTICA A SER DESENVOLVIDA NAS SÉRIES INICIAIS. BOM, ENTÃO NESSA TEMÁTICA "GRANDEZAS E MEDIDAS", QUE CONSTA TAMBÉM NO NOSSO DOCUMENTO OFICIAL, A BNCC, "GRANDEZAS E MEDIDAS" ESTÃO RELACIONADAS COM A QUANTIFICAÇÃO DAS GRANDEZAS NO MUNDO FÍSICO E SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE.
ENTÃO VEJA QUE SEMPRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA DETERMINADA TEMÁTICA OU DE UM DETERMINADO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA ESTÁ VINCULADO À IDEIA DE PROMOVER O LETRAMENTO MATEMÁTICO. NESSE CASO, O TRABALHO COM "GRANDEZAS E MEDIDAS" TAMBÉM. COMPREENDER OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DE "GRANDEZAS E MEDIDAS" NOS AJUDAM A COMPREENDER MELHOR A NOSSA REALIDADE E AGIR NESSA REALIDADE, COMO É O OBJETIVO DO LETRAMENTO.
ENTÃO A TEMÁTICA "GRANDEZAS E MEDIDAS", AO PROPOR O ESTUDO DAS MEDIDAS E DAS RELAÇÕES ENTRE ELAS, OU SEJA, DAS RELAÇÕES MÉTRICAS - ISSO É A RELAÇÃO MÉTRICA, A RELAÇÃO ENTRE AS MEDIDAS - FAVORECE A INTEGRAÇÃO DA MATEMÁTICA A OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO A CIÊNCIA, PARA TRABALHAR COM DENSIDADE, PARA TRABALHAR COM GRANDEZAS E ESCALAS, PARA TRABALHAR COM O SISTEMA SOLAR, COM ENERGIA ELÉTRICA E TANTOS OUTROS. OU, POR EXEMPLO, COM A GEOGRAFIA, PARA TRABALHAR COM COORDENADAS GEOGRÁFICAS, COM DENSIDADE DEMOGRÁFICA, PARA TRABALHAR COM ESCALAS DE MAPAS E GUIAS ETC. ENTÃO ESSA TEMÁTICA, "GRANDEZAS E MEDIDAS", CONTRIBUI PARA A CONSOLIDAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMERO, CONTRIBUI PARA APLICAÇÃO DE NOÇÕES GEOMÉTRICAS E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO, COMO A GENTE VIU NAS AULAS ESPECÍFICAS DESSAS OUTRAS UNIDADES TEMÁTICAS.
"GRANDEZAS E MEDIDAS" NA BNCC PROPÕE QUE O ESTUDANTE DAS SÉRIES INICIAIS POSSA RECONHECER QUE MEDIR É COMPARAR UMA GRANDEZA COM UMA UNIDADE E ESSAS GRANDEZAS TÊM QUE SER DE MESMA NATUREZA. NÃO DÁ PARA VOCÊ USAR COMO UNIDADE UMA GRANDEZA QUE NÃO MEDE O ATRIBUTO DAQUILO QUE VOCÊ TÁ QUERENDO FAZER A MEDIÇÃO. E CONSEGUIR RECONHECER O QUE É QUE É MEDIR, ENTÃO, O CONCEITO DE MEDIR, E EXPRESSAR O RESULTADO DESSA COMPARAÇÃO POR MEIO DE UM NÚMERO.
ESPERA-SE TAMBÉM QUE NO ENSINO FUNDAMENTAL OS ALUNOS CONSIGAM RESOLVER PROBLEMAS VINDOS DE SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO, TRABALHANDO COM AS IDEIAS AÍ DE COMPRIMENTO, COM A IDEIA DE MASSA, TEMPO, TEMPERATURA, ÁREA - PARTICULARMENTE, DOS TRIÂNGULOS E RETÂNGULOS NAS SÉRIES INICIAIS -, E A CAPACIDADE VOLUME DE SÓLIDOS. TAMBÉM AINDA TRABALHANDO MAIS COM OS BLOCOS RETANGULARES DO QUE COM OUTROS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, COMO AS PIRÂMIDES E OS CILINDROS, NÉ. ESSA NOÇÃO DE VOLUME E CAPACIDADE SÓ VAI SER VISTO UM POUCO MAIS POSTERIORMENTE.
SÓ QUE A IDEIA AQUI É TRABALHAR SEM USO DE FÓRMULAS, ATÉ PORQUE QUANDO A GENTE TRABALHOU COM O CONTEÚDO OU A TEMÁTICA DE ÁLGEBRA, NÓS REFORÇAMOS BASTANTE LÁ QUE A IDEIA NÃO É TRABALHAR AINDA COM AS LETRAS, COM A ÁLGEBRA NO SENTIDO DE EXPRESSÃO COM LETRAS. ENTÃO AQUI TAMBÉM, AS "GRANDEZAS E MEDIDAS", QUANDO ELAS VÃO SER EXPRESSAS, É A IDEIA DE AINDA NÃO TRABALHAR COM AS REGRAS DE CÁLCULOS DE VOLUME, DE ÁREA, ESTAS COISAS. ENTÃO RECORRENDO, QUANDO NECESSÁRIO HÁ UMA TRANSFORMAÇÃO ENTRE UMA UNIDADE E OUTRA DAS PADRONIZADAS MAIS USUAIS, NÉ.
ENTÃO ENTRE O METRO, O CENTÍMETRO, ESTAS COISAS. ENTÃO ESPERA-SE, TAMBÉM, QUE COM O TRABALHO COM "GRANDEZAS E MEDIDAS" POSSAMOS TRABALHAR COM OS ALUNOS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA, ENTÃO ENVOLVENDO O NOSSO SISTEMA MONETÁRIO, E DESENVOLVAM, POR EXEMPLO, ATITUDES. .
. PARA QUE ELES DESENVOLVAM ATITUDES ÉTICAS E RESPONSÁVEIS EM RELAÇÃO AO CONSUMO. ENTÃO ESSA TEMÁTICA DE "GRANDEZAS E MEDIDAS" TAMBÉM ENVOLVE O TRABALHO COM O SISTEMA MONETÁRIO.
ENTÃO SUGERE-SE, EM "GRANDEZAS E MEDIDAS", QUE ESSE PROCESSO SEJA INICIADO USANDO UNIDADES NÃO PADRONIZADAS, NÃO CONVENCIONAIS, PARA FAZER AS COMPARAÇÕES E MEDIÇÕES. ENTÃO USANDO O PRÓPRIO CORPO, NÉ: A POLEGADA, O PALMO, O PASSO. USANDO O PRÓPRIO CORPO PARA DIZER: "É MAIOR QUE A MINHA ALTURA, É MENOR DO QUE A MINHA ALTURA", PARA QUANDO ESTIVER TRABALHANDO COM UNIDADES DE COMPRIMENTO, FAZENDO, ENTÃO, DAR UM SENTIDO À AÇÃO DE MEDIR, QUE A AÇÃO DE MEDIR É: ESTABELECIDO UMA UNIDADE, VOCÊ COMPARA AQUILO COM O QUE VOCÊ QUER MEDIR COM ESSA UNIDADE ESCOLHIDA.
E EVITAR NESSE MOMENTO INICIAL, NAS SÉRIES INICIAIS, A ÊNFASE EM PROCEDIMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO EM UNIDADES CONVENCIONAIS. ENTÃO VOCÊ MEDE COM UMA UNIDADE NÃO CONVENCIONAL, MAS DEPOIS SUA ATIVIDADE PROPÕE QUE SE CONVENCIONE, NÉ. ENTÃO A SUGESTÃO DA BNCC ATUAL É QUE A GENTE NÃO FAÇA ESSE TIPO DE ATIVIDADE, QUE A GENTE FIQUE MESMO, AINDA, NA QUESTÃO DAS UNIDADES NÃO CONVENCIONAIS.
CONSIDERAR O CONTEXTO EM QUE A ESCOLA SE ENCONTRA. ENTÃO, POR EXEMPLO, SE É UMA ESCOLA AGRÍCOLA, É UMA ESCOLA QUILOMBOLA, É DE UM GRUPO SOCIAL EM PARTICULAR, ONDE ALGUMAS UNIDADES DE MEDIDA PODEM JÁ FAZER PARTE DO VOCABULÁRIO DESSES ESTUDANTES, ENTÃO É IMPORTANTE TAMBÉM QUE AO OUVIR ESSAS CRIANÇAS, ESSES ESTUDANTES, A GENTE POSSA TRAZER PARA O CENÁRIO DA ESCOLA ESSES OUTROS PADRÕES DE MEDIÇÃO. POR EXEMPLO, NO CONTEXTO AGRÍCOLA, MEDIDAS AGRÁRIAS, NÉ, ALQUEIRES OU OUTRO JEITO DE FAZER MEDIÇÃO.
ISSO TAMBÉM NÓS VAMOS CONSEGUIR VER COM UM POUCO MAIS DE CALMA QUANDO A GENTE TRATAR DA TENDÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DENOMINADA A "ETNOMATEMÁTICA". ENTÃO EXPLICITANDO, NÉ: O QUE É QUE É MEDIR? MEDIR ENVOLVE A COMPARAÇÃO DE UM ATRIBUTO, OU SEJA, DE UMA CARACTERÍSTICA, DE UMA GRANDEZA DE UM OBJETO, OU ENVOLVE A COMPARAÇÃO COM UMA SITUAÇÃO QUE TEM O MESMO TRIBUTO.
ENTÃO NÃO DÁ PARA VOCÊ COMPARAR OBJETOS COM CARACTERIZAÇÕES DIFERENTES, TEM QUE TER A MESMA NATUREZA, ESSA GRANDEZA. ENTÃO SE É MEDIDA DE MASSA, VOCÊ TEM QUE COMPARAR COM UMA UNIDADE QUE ENVOLVA A MASSA. NÃO DÁ PARA VOCÊ MEDIR ALGUMA COISA QUE ENVOLVE COMPRIMENTO USANDO, COMO UNIDADE, A MASSA, PORQUE NÃO TEM A MESMA GRANDEZA.
ENTÃO É IMPORTANTE FAZER UMA DAS ATIVIDADES JÁ SUGERIDAS EM AULAS ANTERIORES, QUE ERA UMA PERGUNTA ASSIM: "SE UMA PESSOA MEDIU ALGUMA COISA E O RESULTADO FOI 2 LITROS, O QUE É QUE ELA PODE TER MEDIDO? ". E A GENTE VAI OUVINDO AS CRIANÇAS NUMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA.
ELAS PODEM DIZER: "AH, ELE MEDIU A ALTURA". "AH, MAS A ALTURA É MEDIDA EM LITROS? ".
E ASSIM VAI PROMOVENDO A DISCUSSÃO E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM ELES. ENTÃO MEDIR TAMBÉM DEPENDE DE UMA FAMILIARIDADE PESSOAL COM A UNIDADE DE MEDIDA A SER UTILIZADA. ENTÃO ÀS VEZES AS CRIANÇAS NÃO SABEM, AINDA, MEDIR COM A FITA MÉTRICA OU MEDIR COM A RÉGUA, MAS ELES SABEM MEDIR COMPRIMENTOS DE OUTRAS MANEIRAS.
ÀS VEZES, ELES NÃO SABEM MEDIR CAPACIDADE USANDO O LITRO, O MILILITRO, MAS ELES PODEM CONSEGUIR MEDIR USANDO UMA LATINHA DE UM REFRIGERANTE OU DE UM DANONE, COMO SENDO A SUA UNIDADE DE MEDIDA, E FAZER A COMPARAÇÃO COM AQUELA OUTRA COISA QUE ESTÁ SENDO MEDIDA, QUE É MAIOR OU MENOR, A PARTIR DESSA UNIDADE, SEM NECESSARIAMENTE VINCULAR LITRO, ML, ESSAS DENOMINAÇÕES MAIS FORMAIS. ENTÃO DEPENDE DESSA FAMILIARIDADE. ÀS VEZES, AS CRIANÇAS TÊM MAIS FAMILIARIDADE COM A MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO DO QUE A MEDIÇÃO DE ÁREAS OU COM A MEDIÇÃO DE CAPACIDADE OU DE VOLUME.
ENTÃO MEDIR ENVOLVE COMPREENDER O QUE ESTÁ SENDO MEDIDO, QUAL É A NATUREZA DA GRANDEZA OU QUAL É O ATRIBUTO. TÁ MEDINDO MASSA? TÁ MEDINDO TEMPO?
O QUE É QUE TÁ SENDO MEDIDO? ISSO TEM QUE ESTAR BEM CLARO PARA PODER FAZER A MEDIÇÃO. E ENVOLVE TAMBÉM O MODO COMO SE MEDE, ENTÃO A MEDIDA DO TEMPO NÃO DÁ PARA FAZER POR COMPARAÇÃO COMO A GENTE FAZ A MEDIDA USANDO A RÉGUA PARA COMPARAR COM AQUILO QUE ESTÁ SENDO MEDIDO.
O USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA E O USO DE FÓRMULAS NOS CASOS QUE SE FAZEM NECESSÁRIO. ENTÃO MEDIR ENVOLVE ESSE CONJUNTO DE CAPACIDADES OU DE HABILIDADES TAMBÉM. ENTÃO REFORÇANDO ISSO: DECIDIR O ATRIBUTO QUE VAI SER MEDIDO OU COMPREENDER ESSE ATRIBUTO QUE JÁ FOI DECIDIDO, QUE SERÁ MEDIDO; ESCOLHER UMA UNIDADE DE MEDIDA ADEQUADA, TANTO NO SENTIDO DE QUE ELA É UMA UNIDADE DE MESMA NATUREZA DA GRANDEZA QUE ESTÁ SENDO MEDIDA, COMO ELA É ADEQUADA NO SENTIDO DE QUE EXISTE UMA UNIDADE MELHOR PARA MEDIR.
ENTÃO, POR EXEMPLO, VAI MEDIR O COMPRIMENTO DA PAREDE DA SALA DE AULA. ENTÃO SE VOCÊ MEDIR EM PASSOS, É MAIS ADEQUADO DO QUE VOCÊ MEDIR EM PALMOS OU USANDO O DEDO, TRABALHANDO COM POLEGADAS. ENTÃO A ESCOLHA DA MEDIDA MAIS ADEQUADA, DENTRO DO INSTRUMENTO DE MEDIDA MAIS ADEQUADO TAMBÉM, FAZ PARTE DO PROCESSO DE MEDIÇÃO; E COMPARAR AS MEDIDAS POR EMPARELHAMENTO, QUANDO VOCÊ COLOCA UMA DO LADO DA OUTRA OU UMA SOBRE OUTRA, COMO SOBREPOSIÇÃO.
OU POR PREENCHIMENTO, QUANDO ENVOLVE A QUESTÃO, POR EXEMPLO, DE ÁREA OU ALGUM OUTRO MÉTODO CONFORME O QUE ESTÁ SENDO MEDIDO. ENTÃO O QUE É. .
. ? MEDIR É ISSO.
E O QUE É QUE É A MEDIDA? A MEDIDA É O RESULTADO DE UM PROCESSO DE MEDIÇÃO, ELA É O NÚMERO QUE INDICA UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS GRANDEZAS ENVOLVIDAS. ENTÃO EU MEDI O COMPRIMENTO DA PAREDE USANDO A FITA MÉTRICA.
COUBERAM DUAS FITAS MÉTRICAS, TÁ CERTO? AINDA NÃO PRECISA FALAR: "CADA FITA MÉTRICA TEM 1,5 TEM 2 METROS", NÉ. DUAS FITAS MÉTRICAS, TRÊS FITAS MÉTRICAS, NÉ.
ENTÃO PODE PENSAR NUM NÚMERO NESSE SENTIDO E NÃO NECESSARIAMENTE "3 METROS", "3,5 METROS" PARA TRABALHAR AINDA, NESSE MOMENTO INICIAL, COM MEDIDAS NÃO CONVENCIONAIS. A MEDIDA RESULTA, ELA MOSTRA QUANTAS VEZES UMA UNIDADE É USADA PARA EMPARELHAR, COBRIR OU ENCHER O QUE ESTÁ SENDO MEDIDO. ENTÃO, POR EXEMPLO, A GENTE QUER TRABALHAR QUAL É A ÁREA DA MESA DA SALA DE AULA, NÉ.
ENTÃO VOCÊ PODE USAR UMA FOLHA DE PAPEL "A4" PARA VER QUANTAS VEZES AQUELA FOLHA SOBREPÕE AQUELA MESINHA. AÍ O RESULTADO CABE EM "TANTAS" VEZES ESSA FOLHA QUE EU TOMEI COMO UNIDADE DE MEDIDA, QUE É BEM DIFERENTE DO PROCESSO DE MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO, NÉ. ENTÃO DÁ PARA FAZER ATIVIDADES ASSIM TAMBÉM COM OS ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS.
ENTÃO O TEMA "GRANDEZAS E MEDIDAS" TRAZ MUITAS CONEXÕES COM OUTROS TEMAS, COMO A GENTE JÁ VIU. COM GEOMETRIA, PARA TRABALHAR COM ÁREA, COM VOLUME, COM PERÍMETRO DE FORMAS GEOMÉTRICAS, ENTÃO TOTALMENTE VINCULADO À QUESTÃO DA GEOMETRIA COM OS NÚMEROS, PARA EXPRESSAR O RESULTADO DA MEDIÇÃO; TRABALHAR COM O SISTEMA MÉTRICO UM POUCO MAIS ADIANTE AÍ NAS SÉRIES INICIAIS; TRABALHAR COM A PRECISÃO DE UMA MEDIÇÃO, AO TRABALHAR COM FRAÇÕES E DECIMAIS. ENTÃO NÃO CABE UMA UNIDADE INTEIRA DE VEZES, CABE PARTE SÓ DAQUELA UNIDADE, NAQUILO QUE EU TÔ MEDINDO; UMA CONEXÃO COM ÁLGEBRA, NÉ, ATRAVÉS DAS FÓRMULAS DE MEDIDA, QUE NÃO É O FOCO NAS SÉRIES INICIAIS, MAS É DENTRO DO ENSINO FUNDAMENTAL; E TRABALHAR COM A IDEIA DE MEDIDAS DESCONHECIDAS POR APROXIMAÇÃO, POR ESTIMATIVA.
CONEXÃO, TAMBÉM, COM ESTATÍSTICA AO SE FALAR DOS GRÁFICOS UTILIZADOS PARA DESCREVER O MUNDO EM TERMOS DE MEDIDAS. ALGUMAS OBSERVAÇÕES AQUI AINDA, NESSA AULA, SOBRE "GRANDEZAS E MEDIDAS". O QUE É QUE É IMPORTANTE, ENTÃO?
A GENTE DESENVOLVER ATIVIDADES COM OS ESTUDANTES, QUE ENVOLVAM COMPARAÇÕES. AQUELA IDEIA DO QUE É MAIOR, DO QUE É MENOR, DO QUE É IGUAL. A GENTE JÁ TRABALHOU MUITO ESSA CONCEPÇÃO NA HORA QUE A GENTE TRABALHOU SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS OU COM OS NÚMEROS PARTICULARMENTE, PRA TRABALHAR COM AS REGULARIDADES.
MAS TAMBÉM AQUI É UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO DAS "GRANDEZAS E MEDIDAS". BOM, UMA OUTRA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE AS MEDIÇÕES, ENTÃO, É TRABALHAR PRIMEIRO COM UNIDADES INFORMAIS, DEPOIS COM AS FORMAIS, TRABALHAR COM A IDEIA DE FRAÇÕES DE UMA UNIDADE - ENTÃO NÃO CABE UMA QUANTIDADE INTEIRA DE VEZES ÀQUELA UNIDADE QUE ESTÁ SENDO UTILIZADA - E AS FÓRMULAS PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREA E VOLUME. DEIXAR UM POUCO MAIS À FRENTE, AINDA, NO ENSINO FUNDAMENTAL.
AS CONEXÕES POSSÍVEIS, ENTÃO, COM ESSES CAMPOS TODOS: GEOMETRIA, NÚMEROS, ÁLGEBRA E ESTATÍSTICAS. E AGORA, MAIS ESPECIFICAMENTE, NÓS VAMOS TRABALHAR COMO É QUE SE MEDE O COMPRIMENTO, ÁREA, VOLUME E TEMPO, NÉ. ENTÃO UM FOCO IMPORTANTE DE SE DAR AQUI NA MEDIÇÃO DE COMPRIMENTOS É OLHAR, ENTÃO, O INÍCIO DA RÉGUA - EU JÁ FALEI ISSO -, O INÍCIO DA FITA MÉTRICA, QUE O COMEÇO É NO ZERO E NÃO NO 1.
LEVANTAR, TAMBÉM, INFORMAÇÕES DE COMO OS ESTUDANTES COMPREENDEM ISSO; TRABALHAR COM CONTORNO DE OBJETOS. PORQUE A GENTE TRABALHA MUITO COM O COMPRIMENTO OU COM O PERÍMETRO VINCULADO A COISAS QUE TÊM COMPRIMENTO, NÉ. MAS POR EXEMPLO, MEDIR A CINTURA DO PRÓPRIO CORPO, MEDIR O PULSO, MEDIR A LARGURA DAS COISAS TAMBÉM, A PARTIR DE CIRCULAR AS COISAS.
ENTÃO COLOCAR O LIVRO E CIRCULAR O LIVRO, PARA OLHAR, TAMBÉM, COMO QUE É PENSADO O PERÍMETRO A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO POR UM DESENHO. TRABALHAR COM FORMAS DIFERENTES COM O MESMO PERÍMETRO, ENTÃO ISSO TEM A VER COM AS TRANSFORMAÇÕES EM GEOMETRIA. ENTÃO RETÂNGULOS DIFERENTES COM O MESMO PERÍMETRO, TÁ CERTO?
ENTÃO ESSE TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE DENTRO DO TRABALHO COM GEOMETRIA, ESPECIFICAMENTE EM COMPRIMENTOS. AS ÁREAS: ENTÃO COMPREENDER O QUE É QUE É A GRANDEZA ÁREA, PENSAR A ÁREA, ENTÃO, COMO UM ESPAÇO DIMENSIONAL, ELE DEPENDE DE UMA LARGURA E DE UMA PROFUNDIDADE DENTRO DE UM. .
. ENTÃO É AQUILO QUE FICA DENTRO DE UMA REGIÃO, QUE É BEM DIFERENTE DA GRANDEZA COMPRIMENTO. TRABALHO COM VOLUME E CAPACIDADE, AS OBSERVAÇÕES QUE EU TRAGO AQUI PARA GENTE PENSAR NA AULA É QUE ELES SÃO TERMOS DISTINTOS QUE ÀS VEZES SÃO UTILIZADOS COMO SINÔNIMOS, MAS A CAPACIDADE TEM A IDEIA DA QUANTIDADE QUE UM RECIPIENTE PODE CONTER.
E JÁ O VOLUME TEM A VER COM O TAMANHO DO OBJETO SÓLIDO, NÉ. ENTÃO ESSE OBJETO QUE TEM ESSE VOLUME, TEM CAPACIDADE, OU SEJA, PODE CONTER TANTO DE ALGUM OUTRO. .
. DE ALGUMA COISA QUE É MEDIDO EM LITRO, EM MILILITRO, QUE É A UNIDADE DE CAPACIDADE. O VOLUME, ENTÃO, SÃO USADOS COMO SINÔNIMOS, MAS A GENTE TEM QUE FICAR ATENTO EM QUE SENTIDO ESTÁ SENDO USADA A PALAVRA "VOLUME" OU "CAPACIDADE".
ENTÃO NÓS JÁ VIMOS EM ALGUMA AULA ANTERIOR, TAMBÉM, QUE O VOLUME DE UM METRO CÚBICO CORRESPONDE A UMA CAPACIDADE DE 1. 000 LITROS OU DE 1 CENTÍMETRO CÚBICO A CAPACIDADE DE 1ML, 1 MILILITRO. TRABALHANDO MEDIDAS AINDA, AGORA COM PESOS E MASSAS.
HÁ UMA CONFUSÃO TAMBÉM DO QUE É PESO, O QUE É MASSA, ENTÃO PESO É UMA MEDIDA DE FORÇA, ELA MEDIRIA AQUELE PUXÃO GRAVITACIONAL DA TERRA SOBRE UM OBJETO, ENTÃO É UMA FORÇA. E MASSA É A QUANTIDADE DE MATÉRIA EM UM OBJETO. ENTÃO UMA ATIVIDADE BEM INTERESSANTE PARA FAZER COM CRIANÇA PEQUENA, PRA ELA ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE MASSA E PESO, SERIA COLOCAR SOBRE AS MÃOS OU OS BRAÇOS DOIS OBJETOS BEM DIFERENTES SOBRE OS BRAÇOS ESTENDIDOS.
ENTÃO A CRIANÇA ESTÁ COM O BRAÇO ESTENDIDO E QUANDO VOCÊ COLOCA OS DOIS OBJETOS, AQUELE QUE TEM MAIOR MASSA AUTOMATICAMENTE O PUXÃO GRAVITACIONAL. . .
QUER DIZER, O BRAÇO VAI MAIS PARA BAIXO. OU PARA O BRAÇO NÃO ABAIXAR, ELA TEM QUE FAZER UMA FORÇA MAIOR. MEDIDAS DE TEMPO, DIFERENTES DE OUTRAS GRANDEZAS, ELE NÃO É UM ATRIBUTO QUE A GENTE CONSEGUE VER E NEM SENTIR.
ENTÃO É DIFERENTE DE ÁREA, DE COMPRIMENTO, QUE A GENTE CONSEGUE VER. ENTÃO UM JEITO DE A GENTE MEDIR O TEMPO É FAZER COMPARAÇÃO DE EVENTOS COM DIFERENTES DURAÇÕES. POR EXEMPLO, TRABALHANDO COM MEDIDAS INFORMAIS: CRIAR UM PÊNDULO.
COLOCAR UM TÊNIS PENDURADO, POR EXEMPLO, PELO SEU CADARÇO E FAZER ELE RODAR. OU PEGAR UMA GOTEIRA FIXA E MARCAR O TEMPO, A DURAÇÃO DE UM EVENTO A PARTIR DA QUANTIDADE DE GOTAS QUE PINGAM. ENTÃO TAMBÉM TRABALHAR AQUI A HABILIDADE DE LER RELÓGIOS DE DIFERENTES NATUREZAS, DE PONTEIRO OU DIGITAL.
AQUI EU TRAGO DE NOVO AQUELA ATIVIDADE QUE NÓS JÁ VIMOS EM OUTRA VIDEOAULA, QUE É O TRABALHO COM O CALENDÁRIO NAS SUAS RELAÇÕES COM AS UNIDADES NUMÉRICAS, NÉ. É UM CALENDÁRIO ANUAL NUMA LINHA DO TEMPO, PARA DISCUTIR AQUI A QUESTÃO DE TEMPO - O QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO COMEÇO DO ANO, DATAS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO FINAL DO ANO, ALGUMAS DATAS IMPORTANTES PARA AS CRIANÇAS, COMO, POR EXEMPLO, O DIA DAS CRIANÇAS E OS SEUS ANIVERSÁRIOS. ENTÃO É UMA ATIVIDADE BASTANTE RICA PARA TRABALHAR COM "GRANDEZAS E MEDIDAS" TAMBÉM.
UM OUTRO ITEM QUE A GENTE TRABALHA JÁ NOS ANOS INICIAIS É A MEDIDA DE TEMPERATURA, DENTRO DE "GRANDEZAS E MEDIDAS". POR EXEMPLO, OLHAR COMO TÁ O CLIMA, COMO TÁ O ANÚNCIO, COMO OS TELEJORNAIS OU OS JORNAIS ESTÃO DIZENDO SOBRE O CLIMA DAQUELE DIA; TRABALHAR QUESTÕES DO MEIO AMBIENTE, QUESTÕES DE SAÚDE - POR EXEMPLO, O PAPEL DO TERMÔMETRO PARA A DETERMINAÇÃO DE FEBRE - SÃO DO CONTEXTO DAS CRIANÇAS QUE A GENTE PODE USAR. E TAMBÉM TRABALHAR COM O SISTEMA MONETÁRIO, QUE ENVOLVE O TRABALHO COM CÉDULAS, COM EQUIVALÊNCIA ENTRE AS DIFERENTES CÉDULAS E DIFERENTES MOEDAS, QUANDO AS CRIANÇAS VÃO FICANDO MAIS MADURAS.
ENTÃO É UMA ATIVIDADE BEM SIMPLES PARA TRABALHAR COM O SISTEMA MONETÁRIO É COLOCAR AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES EM QUE ELAS TÊM QUE CRIAR UMA UNIDADE MONETÁRIA. ENTÃO DAR A ELAS ALGUNS DIFERENTES OBJETOS E EM QUANTIDADES DIFERENTES TAMBÉM. ENTÃO ELAS RECEBEM FIGURINHAS, RECEBEM BOLINHAS DE GUDE, RECEBEM OUTROS OBJETOS E PROPÕE PARA ELAS QUE ELAS FAÇAM TROCAS LIVRES.
E AÍ, VAI OBSERVANDO E VAI REGISTRANDO E VAI PEDINDO PRA ELAS NARRAREM SE ELAS PROPÕEM A TROCA DE UM POR UM OU ELAS PERCEBEM, POR EXEMPLO, QUE A FIGURINHA TEM MAIS VALOR QUE A BOLINHA, NÉ. PODE SER ATÉ UM VALOR SENTIMENTAL DELAS, NÃO NECESSARIAMENTE SÓ UM VALOR EM DINHEIRO, NÉ. MAS AÍ, VER COMO QUE ELAS PROPÕEM AS TROCAS, SE SEMPRE TROCA UM POR UM OU SE ELAS PROPÕEM OUTRAS TROCAS.
E A PARTIR DO QUE ELAS COLOCAREM, QUE ELAS FIZEREM COMO PROPOSTA, DISCUTIR AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE COMÉRCIO POR ELAS PENSADO E O SISTEMA DO QUE A GENTE VIVE HOJE. DÁ PARA DISCUTIR COM CRIANÇA NO SISTEMA MONETÁRIO, AINDA, A QUANTIDADE DE TRABALHO QUE O ADULTO TROCA POR UM SALÁRIO E TAMBÉM DISCUTIR QUESTÕES RELATIVAS AO CONSUMO RESPONSÁVEL. AQUI ESTÃO AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS PARA ESSA AULA QUE TEMATIZOU "GRANDEZAS E MEDIDAS" NO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES INICIAIS.
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com