Heidegger e a fenomenologia

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Vanderlei Carbonara
Aula: Heidegger e a fenomenologia. Neste vídeo são apresentados alguns contextos da recepção de Heid...
Video Transcript:
olá como está o andamento dos seus estudos como você está avaliando as suas aprendizagens a cada aula com certeza você já percebeu que estudar fenomenologia e um método fenomenológico exige um nível bastante apurado de atenção e de elaboração conceitual aqui não se trata de um estudo técnico mas de um exercício sofisticado de compreensão conceitual de modo abstrato tal como é próprio do contexto de formação universitário digo isso para enfatizar a necessidade de se fazer esses estudos com bastante disciplina e busca de profundidade na compreensão o próprio vocabulário utilizado exige um domínio próprio e por isso
muitas vezes é preciso retomar mais de uma vez o texto ou vídeo utilizar dicionários e fazer é fazer exercícios meditativos para elaborar o que só pode ser compreendido quando se abstrai ao modo do conceito e digo para você isso vale muito a pena é por isso que viemos para a universidade para aprendermos algo que só nesse meio acadêmico se pode ter acesso pois bem nesse patamar de reflexão apurada que seguiremos nossos estudos de fenomenologia retomando alguns pontos sobre a concepção de russell e avançando para algumas ideias do seu mais conhecido discípulo martin rider antes de
falarmos sobre rider voltarei ainda em um ponto sobre o pensamento de edmundo russell e russell já na maturidade do seu pensamento e das suas obras introduz o conceito de leves reuters o mundo da vida num contexto de debate em que russell avalia crise das ciências a partir de seu modelo naturalista e lhe opõe o led reuters ao mundo das ciências entre mundo da vida e mundo das ciências muito embora considere o mundo da vida como origem e fundamento das ciências objetivas a condição sim de crise se dá porque essa se essas ciências esqueceram-se dele por
muito da vida o filósofo não entende o mundo da nossa atitude natural mas o mundo a partir da atitude fenomenológica mundo da vida tem relação com o modo como nos relacionamos com fenômenos portanto não é muito objetivo mas é mundo construído pelas relações de conhecimento sobre isso escreve o professor urbano se lhes contemplar o mundo a partir da nossa atitude fenomenológica significa vê-lo pura e exclusivamente do modo como adquire sentido e qualidade assistencial em nossa vida de consciência e em configurações sempre novas enfim o conceito de hleb health é bastante amplo e complexo e não
iremos aqui querer esgotá lo e menos ainda simplificá-lo seu estudo poderia nos dar elementos suficientes para o seminário avançado de fenomenologia porém para nossos estudos introdutórios farei o intencional recorte a partir desse importante conceito fenomenológico o mundo da vida diz respeito às nossas originárias formações de sentido o plano existencial nesse sentido o mundo da vida diz respeito à existência não apenas existir como o ato imediato como quando se diz que algo existe porque está se vendo ou tocando mas existência como consciência de que a frase não ficou incompleta é isso mesmo consciência de que isso
porque não se trata da consciência como algo puro mas sempre intencional não se tem consciência por si só mas a consciência refere se ao seu conteúdo por isso consciência de que tal consciência a consciência de tanto desrespeito à experiência quanto ao modo como nos relacionamos com o fenômeno da experiência trata-se de consciência mundo e para lembrar quando eu lhe digo que nosso estudo é um exercício sofisticado de compreensão conceitual de modo abstrato falei bastante sério para compreender de modo significativo essas idéias é preciso meditar las calmamente voltar a elas muitas vezes isso não se aprende
as peças e menos ainda de modo abreviado ou simplificado filosofia exige reflexão profundidade amadurecimento de idéias temos adiante estudando um pouco sobre a importância do conceito de mundo da vida para a filosofia de ryder antes trarei algumas informações de contextualização do autor martin rider nasceu em 1889 inês cris na alemanha sua formação inclui a teologia ea filosofia sua carreira acadêmica deu se na universidade de friburgo cidade em que viveu até à sua morte em 1976 quando estudante em fraiburgo conheceu é do mundo rússia de quem foi aluno e depois assistente nessa época raio que inicia
seus estudos de fenomenologia em 1927 rider publicar sua obra mais importante o design do design ser tempo as idéias que seguirão sendo expostas encontram-se desenvolvidas nessa obra no início do governo nacional socialista na alemanha rainer beatificou se com o movimento e chegou a filiar-se ao partido nazista em 1933 por indicação do governo tornou-se reitor em sua universidade esse período de aproximação ao nazismo constitui uma mancha muito grave a biografia do filósofo o que criou dificuldades na seqüência de sua carreira especialmente ao final da guerra ryder é um filósofo da existência sua concepção de existência está
fortemente influenciada pela idéia de mundo da vida existência no entanto não é um dado objetivo como já vimos a existência uma condição da consciência e não uma condição natural rider parte do sentido etimológico latino de existir a ex sister a expressão latina com diferentes modos de produção aqui é tomada como colocar-se ou elevar se no sentido de ficar de pé o prefixo ex de ex sister e diz respeito ao que está fora haig entende por existir uma postura do eu que olha para si mesmo em se pergunta desde fora para então elevar se portanto existir
não é uma condição natural mas é um tomar consciência de si portanto a existência a partir do conceito de mundo da vida implica uma atitude ativa de consciência de que esse é mais um argumento do afastamento da fenomenologia ao naturalismo nesse sentido rhayner faço uma fenomenologia da existência existir nesse sentido como algo que não está objectivamente dado mas quim pública consciência de supunha abertura abertura um tema muito importante na obra de rhayner ela se relaciona à não determinação prévia e guarda espaço para possibilidades essa compreensão de resistência apresentada por hardware leva a buscar aspectos da
origem da filosofia ao estudar e meditar sobre a contribuição dos filósofos pré-socráticos rider percebe nesse contexto a ênfase à pergunta pelo ser o que é o ser porque existe o ser e não nada o que significa ser o que significa não ser perguntar pelo ser ré em existir e portanto filosofar a pergunta pelo ser põe a filosofia em curso a pergunta pelo ser portanto é a abertura nessa pergunta não há determinação prévia mas há um imenso campo de possibilidades por isso raimi quer recuperar na filosofia a pergunta pelo ser a ocupar se com a pergunta
pelo ser rider reintroduz na filosofia contemporânea a ontologia a filosofia do ser no entanto som tecnologia será diferente da tradicional enquanto a ontologia grega e medieval tiveram profunda marca metafísica haider quer fazer uma ontologia livre de metafísica livre de conteúdos pré determinados o que o filósofo pretende é fazer uma ontologia uma filosofia do ser como possibilidade pois bem nesse complexo percurso hardware vai querer de marcar sua ruptura com um conceito metafísico da modernidade a subjetividade a heringer não quer mais utilizar o termo sujeito mas não se furta da responsabilidade de elaborar uma teoria filosófica sobre
o erro então nesse caminho fenomenológico de uma filosofia da existência orientada a partir da pergunta pelo ser rider chega o conceito de ser vai ser aí é uma tradução literal para expressão alemã dalazen porém em alemão dalazen assim dito é um neologismo que nasce da junção de da e design o esclarecimento conceitual sobre ser aí ou da zen ocupa grande parte da sua obra maior ser e tempo aqui faremos um recorde didático portanto eu não explicar e tudo o que significa esse novo conceito mas apontarei alguns elementos que o jogo centrais para nosso estudo vejamos
alguns aspectos portanto do que significa ser aí o ser é sempre indefinível tudo quanto possamos dizer a respeito do ser nunca definirá o que é o ser quando conseguimos dizer que algo é não expressando socer mans o ente ou seja o tornamos ente o tornamos coisa o ser que não é objectiva ver o indefinível exige constante abertura sob a forma de pergunta da importância sobre a pergunta a não ser no entanto somos capazes de definirmos o que é uma pedra uma mesa a chuva uma árvore ou sabemos distinguir as estações do ano e as fases
da lua em todos esses exemplos estamos nos referindo a enchentes há coisas em suas manifestações porém nós humanos somos capazes de existir lembre-se que existir depende da consciência e de um modo de olhar a si mesmo como quem olha de fora portanto existir não é um ato objetivo a existência não se dá como ente ela não é coisa ou manifestação da coisa para existir o homem precisa olhar a si mesmo de fora ora o homem assim como as pedras árvores ou a lua é um ente porém diferente de todos os outros entes é capaz de
olhar sobre si como se fosse de fora como se perguntasse sobre algo externo assim quando o homem pergunta sobre outra coisa que não ele mesmo ele a definir como ente mas quando pergunta sobre si mesmo já não pergunta pelo ente nós pergunta pelo ser portanto o homem é o único ente que também é ser mas o ser é sempre indefinível é o ser que atribui sentido poente recebe o sentido que lhe é dado por isso a pergunta pelo cerh é a pergunta pelo s'hertogenbosch pelo sentido da coisa quando o homem pergunta pelo seu próprio ser
pelo seu próprio sentido então ele existe e existirá é possibilidade é a abertura é indeterminação aqui está ou aí do ser aí o homem apresenta se como ser o indefinível e como o sentido que está no mundo como aí como possibilidade eis como rainer em sua perspectiva fenomenológica consegue o eu o eu é ser aí e mais é ser aí no mundo ou ser no mundo com rhayner o eu não tem fundamento metafísico que ele determine previamente alguma essência mas sua existência é inteiramente abertura há possibilidades por isso rider entende os ser aí o eu
como projeto observe que nessa linha de pensamento não há espaço para conceber qualquer tipo de natureza humana ou outro tipo de determinação prévia o ser não está dado desde sempre mas o ser é o que resulta dos esclarecimentos da pergunta pelo ser o ser determinada a essência e como ser resulta da pergunta sobre ele a essência vir a ocorrer da existência do ser aí primeiro existe primeira possibilidade e depois constitui seu sentido mais uma vez cabe ressaltar a idéia do eu como projeto e portanto a abertura não será difícil perceber como rider distancia-se de qualquer
visão naturalista respeito da condição humana inclusive das concepções biológicas que afirmam determinações genéticas e das atuais tendências de segmentos da neurociência em determinar condutas e processos de modo bioquímico a igreja concebe o homem como abertura possibilidades e portanto pensão a partir de suas potencialidades também não é difícil perceber que uma das influências que rider assumir diz respeito ao pensamento demite pois bem ainda no início deste vídeo eu havia enfatizado que nosso contexto acadêmico exige um exercício sofisticado de compreensão conceitual de modo abstrato e aqui isso se aplica de modo bastante contundente por isso é bastante
recomendável fazer leituras de aprofundamento priorizando autores que sejam especialistas no pensamento de rhayner a fim de indicar possibilidade de organização de estudos e reflexões retoma o percurso deste vídeo para indicar pontos de estudo que merecem maior atenção observe o uso que russell faz do conceito de lebre diesel ou mundo da vida ea importância que ele terá para obra filosófica de rhayner em rhayner esteja com suas atenções direcionadas para as idéias de existência pergunta pelo ser e da zen ou ser aí além disso observe também como rainer fará uso das idéias de idéias como a abertura
possibilidade e projeto o pensamento de ray liga terá grande influência sobre a filosofia ea ciência ao longo do século 20 e nesse início do século 21 um dos autores que é fortemente influenciada pelo pensamento de ryder ainda que o critique é sartre principal intelectual do existencialismo na psicanálise lacaniana terá importantes interlocuções com o pensamento desse de ryder e de seus ciclos nas ciências sociais o pensamento de hardware maduro já voltado às questões da linguagem ajudar a compreender um conjunto de elementos das relações humanas enfim estamos diante de um dos autores que mais marcou a sua
época e conhecer ao menos um pouco de seu pensamento é imprescindível nesse contexto de formação universitária de excelência sigamos estudando com empenho
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