[Música] no começo Existiam os mmos é fácil ver como eles eram um bom negócio em vez de coletar o seu dinheiro só na entrada jogos como World of Warcraft cobram uma assinatura mensal em troca você recebe constantes atualizações e novos conteúdos nos anos 2000 era quase impossível competir com os MM A não ser que você fosse heo por um tempoo era o maior jogo da face da terra o que também não era lá muita empresa ele tinha todo o suporte da maior empresa de software do mundo e o seu console o Xbox 360 estava vendendo
super bem É claro que nada disso importaria se ele também não fosse simplesmente um jogo muito bom com uma ótima história e talvez mais importante ainda com modo online viciante mas aí Alguns eventos chave aconteceram a sua desenvolvedora a buj se cansou de fazer os mesmos jogos da mesma franquia uma desvantagem de ter o maior jogo do mundo é que você não tem muito espaço para experimentar mudar a fórmula então Ela fechou um acordo para se tornar independente da Microsoft Mas no processo perdeu os direitos da série Halo em troca a BJ ficou com seus
anos de experiência com a liberdade de criar algo novo e algo que fosse realmente deles e a maior Fan base do mundo esperando ansiosamente para jogar o que quer que fosse que eles fariam em seguida e foi aí que a Band decidiu assassinar os videogames [Música] quando Destiny foi lançado a recepção não foi nada boa aquele era um jogo que claramente tinha saído do Forno cedo demais e a história que em heilo tinha cativado milhões de jogadores aqui era um desastre e ainda assim Destiny vendeu que nem água deixa eu te falar logo de cara
o que foi que ele fez de tão revolucionário Destiny pegou o modelo de negócios de MMO e fez ele funcionar em o fps Afinal até aquele momento Essa Ideia de serviço tinha funcionado mas em nichos por mais populares que eles sejam os mmos e até jogos de esporte como FIFA onde você já tinha um sistema de monetização parecido ainda são nichos ou você gosta desse tipo de jogo ou não agora um FPS um Shooter né Isso é quase sinônimo de videogames você pode não gostar de sei lá Counter Strike mas dificilmente você vai achar alguém
que só não joga nenhum FPS de jeito nenhum e Isso não foi um mero acidente não no Fantástico livro Sangue suar pixels do Jon tryer ele fala sobre como o jogo nasceu de duas ideias para essa nova ip da buji em quase 10 anos um dos designers queria fazer um MMO mais tradicional fantasia medieval em terceira pessoa esse jogo se chamaria Dragon Tavern já a outra ideia veio do cofundador da empresa para ele a Band tinha encontrado algo valioso demais em heilo ele queria continuar fazendo um FPS mas que focasse mais naquela experiência multiplayer a
única falha de heilo ele pensava era ser muito linear você jogava a campanha principal [Música] experienciavam jogar as missões na ordem que eles quisessem sozinhos ou com amigos ele queria um jogo que te desse infinitos motivos para rejogar as suas missões infinitamente e esse motivo seria e bom esse era o problema como você faz com que os jogadores queiram jogar o mesmo conteúdo para sempre não era uma pergunta simples durante anos Destiny ficou preso naquela fase de protótipo em um ponto ele tinha uma estrutura mais parecida com a de Diablo em outro ele parecia mais
o que overwatch seria um dia é claro que a ideia do chefe foi a que saiu ganhando mas qualquer coisa além daquela proposta Inicial parecia impossível de ser definida quando Destiny foi revelado na E3 de 200 13 com direito a demo de Gameplay e tudo mais os seus próprios desenvolvedores ainda não sabiam dizer exatamente do que que era o jogo mas o pit de elevador Já devia est sólido a Band Conseguiu fechar o que foi na época o maior acordo entre um estúdio e uma publisher 500 Milhões de Dólares com a activision e o que
foi decidido naquela sala de reuniões definiu o caminho da indústria pela próxima década Destiny não seria só um jogo o plano era lançar mais quatro sequências num período de 10 anos e nos anos entre as sequências expandi o jogo com dlcs pagas em outras palavras Eles não queriam ganhar dinheiro uma vez só o que eles queriam era uma galinha dos ovos de ouro os videogames estão em perigo e só você pode salvá-los com os cursos online da patrocinadora desse vídeo a escola Britânica de artes criativas e tecnologia ibac pega o curso game designer e desenvolvedor
unreal onde não só você aprende a parte de como fazer um jogo com pingo de identidade e criatividade Mas também como pôr ele em prática na ind mais usada do mundo os cursos da ebac são feitos para te levar do zero ao profissional e durante dois anos você vai ter o acompanhamento de tutores nas aulas tirando dúvidas corrigindo exercícios e até te ajudando a elaborar o seu próprio portfólio com a produção de um projeto profissional no final do curso você aprende com professores que também são profissionais da indústria e tem acesso a diversos eventos com
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tinham solucionado aquela peça que faltava como motivar o jogador a jogar Destiny para sempre e acontece que a resposta tava em Dragon Tavern se você já jogou um MMO ou Mais especificamente se você já farmou em um MMO você vai saber exatamente do que eu tô falando a resposta era lot quer dizer as pessoas aceitam jogar a exata mesma Dungeon nesses jogos por dezenas centenas de vezes só por aquela chance de conseguir um item raro Por que não fazer a mesma coisa em Destiny bom ainda existiam algumas dúvidas os MMO costumam focar na Progressão de
personagem eles são Afinal geralmente rpgs com combate baseado em números uma arma de 200 de dano tem o dobro da eficácia de uma de 100 mas um Shooter é muito mais sobre a habilidade do jogador sobre seus reflexos precisão Não Era óbvio na época que Um item com stats melhores seria a motivação suficiente mas foi quando Destiny lançou em setembro de 2014 ele foi considerado Sem dúvida nenhuma uma decepção mas o loop de Gameplay aquela corrida por um loot cada vez mais raro se provou Irresistível agora um ano depois do seu lançamento muitos dos problemas
já tinham sido consertados com atualizações E dlcs então a BJ decidiu olhar pra frente as microtransações foram introduzidas em Destiny em outubro de 2015 de uma forma inofensiva Tudo que você podia comprar com dinheiro real eram emotes alguns dias depois vieram as loot boxes mas ainda assim tudo que elas dropam eram máscaras puramente cosméticas em dezembro foi a vez do srl Record book uma espécie de precursor do Battle pass onde você cumpria desafios para ganhar mais itens cosméticos contanto é é claro que você pagasse 10 pelo privilégio e em abril de 2016 a Band ultrapassou
aquela linha para onde não existe mais volta as lootbox agora continham itens que afetavam o Gam Play as coisas só ficaram piores a partir daí a monetização em Destiny 2 acabou sendo tão como eu posso dizer nojenta que quando você pesquisa Destiny microtransações no Google tudo que aparece são esses fãs cansados que não aguentam mais gastar tanto dinheiro no seu Hobby agora enquanto os jogadores reclamavam a buj trazia para casa uma fortuna em algum ponto eles perceberam que não tem por lançar mais jogos se você ainda espera um Destiny 3 ou 4ro ou C pode
esquecer Destiny não é mais um jogo ele é um serviço o seu sucesso foi tão explosivo que todas as grandes empresas decidiram adotar esse modelo de jogo como serviço e assim como Destiny quase todos esses jogos são lançados de forma incompleta seguindo indo aquela Filosofia de tudo bem a gente conserta depois eu não sei se você lembra da história da galinha de ovos de ouro eu não lembrava Então eu fui pesquisar no final da história o homem cansa de esperar um dia inteiro para ela botar o ovo e decide matar e abrir a galinha para
pegar todos os ovos que ele imagina que estão dentro dela só para descobrir que não tem nada lá quando a indústria de jogos inteira Decidiu ir atrás esse modelo de jogos como serviço foi quando ela matou a sua galinha são tantos jogos que tem o seu servidor desligado hoje em dia que a gente nem presta mais atenção mas a verdade é que eles estão se canibalizando porque tem só 24 horas no dia onde eu vou arranjar tempo para entrar no seu novo metaverso esses jogos não só competem entre si mas com a Netflix a ITB
Max aud jogos de futebol tarefas domésticas o próprio tempo se tornou a moeda mais valiosa dessa indústria e não existe tempo suficiente para todo mundo mas verdadeira tragédia é que o loot de Destiny só serviu para esconder o fato de que você tá fazendo as mesmas missões em loop o seu legado foi reduzir uma mídia inteira aquele farmar de um [Música] [Aplausos] [Música] MMO I can [Música] explain