a soprano contralto tenor baixo barítono e mezzo-soprano afinal de contas O que é como que faz e para que serve a classificação vocal e se você tem uma coisa que eu ouço muito dos meus alunos é a seguinte professora Qual é a minha voz o que que eu sou eu sou baixo eu sou tenor eu sou barítono eu sou contralto soprano mezzo-soprano Mas afinal de contas O que é isso isso é justamente o que a gente chama de classificação vocal a classificação vocal ela começa aparecer na história mais propriamente ali no século 19 na época
ali do Romantismo que foi o período em que as mulheres começaram a poder oficialmente se apresentar em como cantoras até então isso não era permitido inclusive dentro da história a gente tem um longo período da existência dos castrati que eram os jovens que eram submetidos aí é uma a uma cirurgia né de de castração é E aí a sua laringe não desenvolveu o suficiente para que Ele pudesse então é mais grave então ele ficava sempre com aquela voz mais aguda dinha para representar ou então para fazer as alturas vocais femininas isso graças a Deus acabou
e aí a um surgimento com a possibilidade das mulheres né poder encantar as classificações vocais ou a classificação vocal passou a existir Então esse é exatamente o assunto desse vídeo a gente vai entender o como é que se classifica as vozes masculinas e como é que se classificam né as vozes femininas e Em que momento que a gente vai usar isso Qual é a técnica que se usa mais se até se a classificação É de fato necessário e obrigatório enfim esse é o assunto do momento né Quais são as alturas de cada classificação enfim quais
antes da gente seguir com esse papo quem sabe você vai aí se inscreve no canal e Ative o Sininho E aí você não vai perder nenhum conteúdo tem muita o cano do canal para você conhecer para você explorar para você maratonar entender um pouco mais desse universo da voz Cantada da voz falada também Descobri aí o cantor e a cantora que tem dentro de você a gente vai começar esse papo trazendo a frase de card de 1965 é uma frase que tá no trabalho muito legal do professor de canto Maurício Machado Mangini da fonoaudióloga Marta
Assumpção de Andrada e Silva eles fizeram um trabalho é que cujo título a classificação vocal o estudo comparativo entre as escolas de canto italiana Francesa e alemã eles eles destruíam bastante a respeito desse assunto mas dentro desse trabalho tem uma frase que é muito legal que fala justamente o que significaria classificar uma voz então segundo lugar de 1965 classificar uma voz significa essencialmente determinar o âmbito sonoro no qual o tempo poderá exercitá-la sem correr o risco de fatigar suas pregas vocais a escolha do Repertório lírico ou não deve se basear nesse dado para o cantor
lírico em particular a classificação vocal é quase tão importante quanto a determinação do seu grupo sanguíneo Então vou me entender isso né é a classificação vocal ela coloca o cantor é como se eles e se encaixasse num determinado lugar dentro do Canto Aonde a sua voz funciona melhor a classificação vocal ela é determinada por muitos fatores tem a ver com a questão da textura tem a ver com a questão da qualidade vocal tem a ver com a questão da anatomia do seu aparelho fonador então são vários são várias coisas que determinam a classificação vocal de
um determinado cantor a gente acabou de ouvir aqui que para o canto lírico essa classificação vocal e prática e esse nível por que que ele fala isso no texto porque no estudo do canto lírico os repertórios eles são feitos as músicas são feitas E são compostas pensando de fato indeterminado as extensões vocais e uma das coisas que que são determinantes dentro da classificação vocal é a questão da extensão vocal então cada classificação cada voz que a gente vai compreender Hoje a gente vai entender que ela vai cantar numa determinada região de extensão vocal tessitura vocal
então no canto lírico se compõe para aquele para aquela determinada a textura e você não pode mexer naquela tonalidade então você não pode deixar uma voz que é mais grave eu não é uma música que é composta por uma voz mais grave você não pode ir lá e aumentar quatro tons para alguém cantar um pouco mais agudo então é importante que o cantor lírico entenda Aonde a sua voz se encaixa em relação à questão e dura aí de outros de outras características também mais a textura é uma determinação muito importante aí né a extensão ele
é o castelo importante que ele entenda onde ele se encaixa para que ele compreenda qual repertório que ele vai cantar no caso do Canto Popular essa classificação ela não é obrigatória ela pode acontecer você pode querer saber você pode entender Aonde a sua voz se encaixa mas não necessariamente você é obrigada a fazer isso obrigado a fazer isso porque você pode mexer nas tonalidades você pode inclusive mexer em algumas notas mas é muito importante que você entenda você pode falar assim Ah não então se não é se não é obrigado eu posso não classificar a
minha voz OK é uma super decisão não tem problema nenhum mas é muito importante que você entenda Aonde a sua voz funciona melhor e aí vem uma questão muito importante a classificação vocal ela não se dá só por ela assim pela questão as notas que você alcança né Então aí alcançou esse grave até esse determinado Agudo então eu tô mais perto de determinar a classificação é aqui que eu vou cantar não necessariamente Às vezes você alcança um monte de nota mas não necessariamente são regiões que ficam Fique com mais confortáveis para você cantar vou dar
um exemplo de pediu alcança notas super agudas Eu por exemplo de Ana eu alcanço algumas notas bastante agudas perto da técnica vocal muito tempo tem isso bem desenvolvido Ok eu canso eu tenho capacidade de cantar notas bastante agudas mas se hoje fosse pensar na minha classificação vocal eu não seria uma soprano por exemplo que são que são cantoras que cantam notas bastante agudas não seria nem acho que uma mezzo-soprano que seria aí um meio o meio termo a gente já vai entender melhor isso Eu me caracteriza o me enxergo mais como uma cantora contralto que
é a região ali um pouco mais grave da voz feminina então não significa que o alcançaram a nota me coloca numa determinada a classificação Existem algumas coisas aí que a gente tem que levar em consideração quando a gente pensa em classificação vocal Claro as notas que você alcança obviamente mas também o timbre que é gerado ali o seu conforto né a forma como você canta como é que seu corpo se comporta seu esforço vocal naquele momento porque às vezes você é classificado no lugar errado e passa a cantar em regiões que não são muito confortáveis
para você e isso é um grande gatilho por um desenvolvimento de um problema vocal por isso que é tão importante quando a gente vai pensar em classificação vocal se ela for de Fato muito importante para você que você tenha um profissional um bom profissional ao seu lado porque essa classificação vocal ela não se dá se um dia para o outro muitas pessoas acham isso né a ver que que eu vou ver onde é que a tua voz se encaixa aí fica Lalalala Lalalala Lalalala Lalalala Lalalala Nossa você uma coisa tão aguda lá você soprando ou
então contrário nossa você tem muito grave Ah que bom em baixo você é um barítono né no caso do homem então tem que cuidar com isso porque a classificação vocal ela não se dá do dia para noite não apesar de muitas pessoas fazerem esse erro acharem que é dessa forma que se faz simplesmente vendo a extensão da pessoa a classificação vocal ela vai se dar ao longo do tempo conforme você vai trabalhando sua voz e vai executando algum repertório então é importante que você queira descobrir a sua classificação vocal que você não tenha pressa para
isso que você se permita experimentar em diversas regiões da textura em diversas regiões vocais para que você começa a descobrir aonde a sua voz funciona melhor todos nós todos nós temos um lugar aonde o nosso Tinga nossa voz onde a com nossa qualidade vocal está melhor ela funciona melhor mesmo que a gente é grandes capacidades mas tem ali uma região aonde a sua voz brilha mais então é importante que você a capa desse lugar para então comprar para que então você começa a compreender melhor a sua classificação vocal Então vamos começar a dar nome para
essa classificação e entender qual é a região aqui que a gente vai trabalhar como auxílio e também para você compreender melhor a respeito disso a gente tem aqui na tela um pianinho esse pianinho vai nos ajudar a compreender qual é a região de cada classificação tanto para vozes masculinas quanto para vozes femininas Ok então vamos lá a gente tem se a gente pensar na classificação mais tradicional isso é importante que se diga porque desde o surgimento do nada dessa coisa de classificar as vozes ué muitas nomenclaturas foram sendo dadas e outras subdivisões foram sendo a
incluídas aí né nessas classificações hoje a gente trabalha com essa classificação que eu vou falar aqui para você é a classificação mais tradicional mente usadas Ah entendeu de uma maneira diferente Ou se você viu em algum lugar de uma maneira diferente não tem problema Existem algumas diferenças aí existem alguns autores que vão trazer subdivisões A partir dessa classificação que a gente vai trabalhar o que a gente vai começar hoje então assim essa classificação mais tradicionalmente usada que você vai encontrar bastante mas se você vir ouviu de alguma outra forma não tem problema nenhum Tá bom
então a gente vai trabalhar com a classificação baseada no baseados então incenso vozes diferentes três para os homens e três para mulheres e essas três para os homens um classificar os homens que cantam um pouco mais grave que canta um pouco mais médio que canta um pouco mais agudo da mesma forma para as mulheres que cantam um pouco mais grave um pouco mais médio um pouco mais agudo a gente tá falando então começando de baixo para cima né falando lá dos Homens A gente tem os homens que cantam mais graves a gente é a e
de baixos Então são os baixos um pouquinho mais aguda do que isso são os gabaritos e um pouquinho mais agudo que isso são os caras tenores a gente aí depois vai para classificação feminina a mulher que canta um pouco mais grave se chama contralto a mulher que canta um pouquinho mais aguda do que isso mesora plano ou meio-soprano e a mulher que canta mais Agudos se chama de soprano é muito comum ainda que tenha um homem que canta um pouco mais agudo que o tenor que seria o contratenor que o homem quer alcançar e ainda
mais regiões da região do contralto feminino Então vamos entender aonde cada uma dessas vozes vai atuar dentro da textura Lembrando que não é só a textura que vai fazer você classificar uma voz isso é muito importante não perca isso de vista nunca Ok olha o alcance de tal tal é só isso não tem outras questões Aí como eu acabei de mencionar Então vamos falar Primeiro começando lá nos graves lá nos baixos né então a gente tem que o peninha na tela às vezes eu vou olhar um pouquinho para baixo que eu tô acompanhando pianinho aqui
mas tô com você firme aqui ok então vamos entender aonde que é a voz do baixo né a gente tem um pianinho aqui como a gente tá com a gente está verificando e o baixo ele vai dessa nota aqui [Música] é bem grave mesmo veja é uma região aproximada pode ser um pouquinho meio um então acima um pouquinho meio não tão abaixo se ele alcançar maravilhoso mas é aproximadamente nessa região aqui do dó um Oi e o baixo ele vai até essa nota aqui e veja só todas essas notas aqui compreendem a região aonde uma
pessoa classificada como um cantor baixo conseguiria alcançar Lembrando que a gente tá falando da classificação vocal masculina não vai assistir uma mulher classificada como baixo então a classificação vocal do baixo seria isso o cara alcançaria desse lugar aproximadamente até esse lugar aproximadamente é bastante coisa né a gente vê que é uma voz que embarca todas essas notas aqui que a gente tá tudo isso ele vai cantar lá Ah e assim por diante E aí Tá bom tô tocando faz branquinhas aqui mas as pretinhas também né enfim estão todas as notas que compreendem essa região que
vai aqui do do 1 até o me três o baixo é capaz de fazer oque é tô falando do um 23 enfim porque a gente chama esse doc né que é o dó do meio que inclusive aqui nesse nesse programa tem uma bolinha a gente chama ele de dó três Apesar de que isso é um amor no mercado era muito usada no Brasil existe Aí uma outra nomenclatura que chama esse aqui de dó quatro Então como estamos no Brasil vamos chamar de dó três OK mas você vai encontrar em Literatura tem aplicativos quando ele dá
o nome da nota Ali você vai depositar mais a Giovana falou que era do A3 Eu tô vendo aqui que esse mesmo dou eu dou quatro não é porque tem de fato essa essa diferença aí OK beleza então aqui é o do três seu dó três né Lembrando que o dólar sempre e tenta excede essas duas pretinha sakineh sempre no piano a gente tem duas pretinhos Reunidas e depois três pretinhos Reunidas duas partes Reunidas três plantinhas Reunidas assim por diante o dó é sempre a nota que antecede as duas pretinhas então aqui eu tenho um
dó aqui eu também tenho um dó né porque as duas partes estão aqui aqui eu também tenho um dó aqui também da mesma forma aqui também da mesma forma e assim por diante Então se esse aqui é o do três então toda sequência que tá aqui até o próximo do Ó vai ser três também então 2 3 ré 3003 para 3 sol três lá três esse três depois eu faço o do quatro dá quatro é 4004 e assim por diante mesma coisa para cá se é seu três esse aqui é o dó dois então do
dois ré 2002 faz 2 e assim por diante tá só para gente ir se organizar Aqui na informação muito bem já entendi onde é que fica a altura ou a região em que os baixos cantam né os homens que um pouco mais grave agora vamos entender um pouco da região aonde os barítonos cantam que são aqueles homens que cantam um pouquinho mais agudo que os baixos Eles estão no meio aí nem nem são os mais Agudos e nem são os mais graves Eles estão no meio da brincadeira o baritmo ele vai do sol um já
entendemos aqui essa essa esse número né até o sol três até esse lugar aqui ó esse lugar até esse lugar bom então o pa aqui então todas essas notas Lembrando que aproximado tá Ah mas Ele alcançou um sol sustenido Ele alcançou 11 faca antes do não tem problema é basicamente esse lugar aí pode mudar um pouquinho ou duas notinhas em sua isso é muito comum olhar né porque é muito complicado você Ah não a partir daquele não consegue mais cantar não nada a ver de repente a pessoa cansa um pouco mais alcança um pouquinho menos
mas ela estando ali dentro daquele aparato né de textura ela é classificada dessa forma então com o marido então o Bari tu já já compreende uma região pouco mais aguda né revisando que o baixo começava mais embaixo e até essa região aqui né o barítono ele começa um pouco mais agudo e vai até essa região aqui então ele começa um pouco mais agudo vai até um pouco mais agudo também né e na sequência a gente tem os tenores ou o cantor que é é o cantor que é tesouro é aquele cara que dentro da classificação
vocal alcançar notas um pouco mais agudas mais agudas do que baixo mais agudas do que o barítono ou tenor então ele vai do dois ó já Subimos um pouquinho mais até um do quatro aproximadamente então do 2 até o do quatro é muito bem é bastante coisa tá gente quem canta aí que já entende um pouquinho de alturas musicais essa é uma região bem aguda Então são cantores que cantam uma região até uma região bem de voz feminina mesmo né aí uma coisa que vocês podem se atentar que é muito bacana é que vocês devem
ter percebido que todas as vozes dentro dessas classificações ela se ela se perpassam né ela ela tem momento que ela se conhecido em aí né então a gente tem um baixo que é nesse lugar basicamente aqui né aí a gente tem o barítono que basicamente um pouco mais em cima mas pega todas essas notas que o baixo também pega só que sobe um pouquinho mais e aí a gente tem o tenor que já começa um pouquinho mais agudo mas pega todas essas notas aqui também do barítono e vai até um pouquinho mais adiante Então tem
um momento inclusive aqui em baixo barítono Center não conseguem alcançar né então por isso que é muito importante essa classificação vocal ser feita com o tempo porque de repente você alcança em uma determinada região mas não necessariamente aquele é o seu lugar aquela seria a sua classificação então paciência quando você quer que elas ficar sua voz muita calma Principalmente dentro do canto lírico porque depois que você tenha sua voz classificada você vai cantar os repertórios destinados aquela voz àquela altura então importante que se Esteja dentro das suas capacidades principalmente físicas né fisiológicas né porque você
pode se machucar se você tiver cantando fora da sua textura aliás Esse é um dos problemas que levam uma pessoa é só uma das questões que levam uma pessoa a ter um problema de voz porque ela é classificada de maneira errada e fica cantando muito tempo dentro de uma região em que o seu corpo é preparado para oferecer aquilo ali e aí já era aquele esforço vocal constante Então tem que ter muita atenção para isso classificação vocal é muito importante para quem quer ser classificado que é para quem precisa ser classificado mas ela também é
muito séria né é uma decisão aí de repente às vezes não agora sou eu sou eu sou um barítono pa Então você não tem que entender que o teu corpo vai funcionar naquele lugar ali durante muito tempo então tem que estar de acordo com aquilo que você pode com aquilo que você traz massa vamos para frente falar de vozes femininas né quando a gente fala de vozes femininas como a gente está subindo subindo a gente vai falar aqui das contraltos né Eu me classificaria eu eu como eu não não não trafegam no canto lírico Não
não sou uma cantora lírica Eu não tenho necessidade eu não sinto necessidade de classificar a minha voz mas se alguém me perguntasse eu me classificaria com o o alto porque eu tenho uma facilidade grande nos graves e gosto de cantar mais nessa região entendo que a minha voz funciona melhor nesse lugar ali então eu me classificaria dessa forma tá mas ele Lembrando que dentro do Canto Popular Essa não é uma necessidade pode ser que a pessoa tem uma curiosidade claro que se você fizer parte de um coral aqui vai uma dica muito importante o coral
mesmo sendo voltado Ao canto Popular ele tem a necessidade da classificação porque o maestro vai lá ou Regente vai lá e passei vai passar as vozes né de cada altura vocal então é importante que ele entenda se você alcança mais agudo mais Médio Mas grave né para que você seja colocado na região e que você sente que fica mais fácil mas facilitado para você cantar ou uma região que de fato é a sua região de Kanto né Então nesse caso né porque de repente eu tô falando só quiser vai lá no coral vai ser Poxa
mas agenda faz é que nem pensa classificar a gente é um couro de canto Popular veja para o coral para atividades com o grupo vocal e tal aí a classificação vocal acaba sendo importante também então qual é a altura do contato em que lugar que contralto trabalha aqui pensando nessas diferenças locais então contralto vai de um do dois e olha aqui a coincidência da parada o contralto começa numa região muito parecida aqui no caso a gente falou do dois mas vamos entender que a pessoa é por essas notas aqui né nessa região aqui ela tá
numa região muito parecida ou na mesma região que o tenor que a voz mais aguda masculina então a voz mais grave feminina tá iniciando na mesma região onde a voz é mais grave e feminina por isso que eu falei a voz mais aguda masculina está começando na mesma região em que a voz mais grave feminina hoje em fazer do Norte é muito bem e aí o contralto tá aqui muito bem ele começa nesse lugar e o contralto Veja a gente fica falando isso não contra alto contralta grave o contrato tá grave vamos ver o grave
do contrato olha até onde vai o contralto para essa dentro dessa classificação dessa região aqui até o sol 4 E aí e é Agudo tatu é bastante aguda então o contrato ele pega toda essa região grave vai abarcar essa região mais média também mas o contralto também tem Agudo aqui ó né então também lá que o contrato para cantar a sós em todo tempo não o contralto também é exigido no seu Agudo né mas é a voz se a gente for pensar em relação as outras ela é a mais grave né lembrando também que o
próprio baixo que a gente viu ali né Tudo bem lá é baixo mas o baixo vai até uma região mais aguda mesmo então não é que o baixo só cantor óbvio né e o tenor só tá gordo não tem não tem a ver com isso tem a ver com a região que ele alcança ali então o baixo ele vai ter notas muito graves que ele alcança Mas ele também vai avançando para os Agudos assim como um tenor ele alcança notas bastante agudas mas ele também tem a sua região grave de atuação importante falar isso né
a gente não achar que é uma classificação que é uma zona de de região de textura muito pequenininha não só pode ter pode perceber aqui pela nossa bom né por pelo que a gente tá vendo aqui que existem muitas notas que abarcam aí a região de uma classificação vocal beleza na sequência nós temos os mezzo-sopranos ou menos o plano ou então o meio-soprano que ainda que a pessoa não é um contralto e nenhum soprano ainda ela ficaria no meio termo né seria a correspondente aí de Deus assim do barítono né então tem o baixo para
os homens no mais grave e o contrato para as mulheres barítono para os homens na região mais média e meio soprano ou mezzo soprano para as meninas o mezzo-soprano meio-soprano ele vai aqui desse fa-2 que não é uma nota é uma nota aguda né uma nota já mano ela tá grave feminina né Muito bem até essa nota aqui que é um lá sustenido 4 Ah então tá nessa região aqui são mulheres que cantam é bem bem próximo final do mês o plano Ele é bem próximo do final aqui do contralto tá porque no contralto a
justinho Aqui o sol quatro né que é esse aqui o meso soprano ainda vai até um tico mais aqui né então Opa era isso foi isso que eu falei É isso mesmo não a Anna aqui tá certo eu tô querendo errado eu toquei o sol sustenido né na verdade o mestre para mim vai ter um lá sustenido perdeu erro aqui tá muito bem então soprano vai desse fa-2 até aqui que ainda assim é perto do contrato que vai até aqui né então a região deles é muito parecida a diferença que o contrato não chega até
tão agudinho e ele começa um pouco antes então ele tá um pouco ali né uma região bastante parecida aí e depois na sequência nós temos a soprano né que a mulher que canta superagudo não né Oi gente o tempo todo mas é aquela alcança notas bastante agudas então como conhecer aqui a região da soprano porque você tem a ideia aqui ela vai de um lá sustenido dois ou dessa região aqui até o resto 5 e é quando eu sumiu né eu não me arrisco fazer porque eu não alcanço mesmo né nem uma coisa de arriscar
você não vai né É então até essa região aqui Então veja Desse Lugar já não é tão grave quanto contralto né enquanto a soprano mas ela vai além né Opa mas certamente é muitas alcançou aqui tá Então essa região bastante bastante agudinha no canto Popular a gente não tem muita muitas pessoas que cantam nessa região assim extremamente aguda né geralmente é uma coisa assim um pouco mais médio aguda na região ali muito do contralto do meso soprano a pensando mercadologicamente né pensando na música que tá aí na na mídia da atualidade a gente tem muito
mais mulheres cantando nessa região aí da do contralto do meso soprano do que exatamente dos o plano né mas existem muitas sopranos muita oh canta um bastante agudo e isso é muito lindo aliás tudo é lindo é importante que a gente entenda isso né alcançar uma nota é muito legal ter uma boa extensão vocal é muito legal mas toda a extensão tem a sua beleza então se você é uma pessoa frustrada porque você não alcança determinada nota Quem sabe você começa a melhorar ou a pensar na qualidade vocal das notas em que você alcança né
lembra do copo cheio né do Meio cheio do copo meio vazio vão pensar no copo meio cheio aqui não alcance determinado a nota ainda eu posso trabalhar e posso vir a desenvolver isso é muito bacana ótimo que seja assim mas enquanto esse momento ainda não chegou Quem sabe eu vou deixar essa região onde eu canto muito bonita e dentro do estudou canto Popular isso é o mais importante é dentro da extensão que você canta dentro do lugar que você canta você conseguir fazer aquilo muito bem a gente acabou de falar de uma classificação vocal que
é muito usada assim que é É sim principalmente no canto lírico como a gente se ver o que no início do vídeo que ele é praticamente imprescindível essa classificação por tudo que a gente já expôs Mas pensa aqui dentro do universo do Canto Popular você vai cantar com as capacidades e com as possibilidades que você tem porque de repente você vai assistir esse vídeo vai ver Puxa vida eu não eu não me encaixo em nenhuma classificação dessas eu não consigo alcançar em nenhum momento esse lugar ou esse lugar então vamos esquecer aquela situação vão pensar
que você pode cantar tudo que tá aqui ó tudo que tá aqui dentro do piano tudo que tá aqui em vez de Independente de ir daqui até aqui de daqui até aqui aqui até aqui não importa se você consegue alcançar esse lugarzinho aqui no interessa que sua classificação tem várias músicas que você consegue encaixar para cantar dentro desse lugarzinho aqui da mesma forma tem várias músicas que você consegue encaixar para cantar dentro desse lugarzinho aqui são cinco notas que você consegue alcançar dentro da sua extensão tem um é de músicas que você pode cantar com
essas cinco notas Olha que legal então é importante que a classificação vocal não tinha intimide o que você entenda que há uma necessidade de classificação vocal de classificar a sua voz para se tornar um cantor a classificação vocal é um caminho dentro do estudo do canto é um caminho muito importante para o estudo de uma determinada técnica como a gente falou do canto lírico mas dentro do Canto Popular essa classificação Pode sim acontecer mas ela pode não acontecer e não tem problema nenhum existem vários cantores que cantam maravilhosamente bem e que de repente não se
vê encaixado sem nenhum tipo dessa classificação a classificação ela vai te colocar assim numa classificação mas ela não é imprescindível quando a gente fala de canto Popular então importante que você conheça a sua voz agenda mas eu não sei nem por onde começar o urso muito isso eu não sei por onde começar eu eu começo a cantar não sei nem que tão que nada comece pelas e fala Esse é o lugar onde a sua voz certamente funciona certamente dentro da sua comunicação oral você tem aí diversas voltinhas né quando você vai conversar com as pessoas
né meu Olha só que legal a você pensa blusa nova que eu comprei você achou bonita então lá na Lina nem nada existe em uma melodia vocal falada e você pode partir dessa melodia vocal falada para desenvolver o seu canto que tal esquece a classificação e pensa em desenvolver o seu canto a partir disso a partir daquilo que você tem a gente tem que entender que não é a classificação vocal que tem que gerar o cantor dentro de si não é dentro de você né é o seu cantor ou sua cantora que está dentro de
você que vai depois de terminar Aonde a sua voz funciona melhor E aí sim você vai entender dentro de uma classificação vocal Já pré-estabelecida aonde você melhor se encaixa isso é Oi gente é muito importante que você tenha exatamente essa essa consciência a voz da gente Ela é dinâmica ela ela tem uma plasticidade imensa então mesmo que você que tem recebido uma determinada classificação vocal é um lá atrás é de repente ter acreditado que aquela é a sua classificação vocal entenda que a sua voz já pode ter mudado entenda que a sua classificação outra hoje
pode ser outra né então é importante entender isso muitas pessoas mudam a sua classificação vocal são classificadas no modelo uma determinada época da vida depois começam a trabalhar com a voz lembra que é músculo lembra que desenvolve lembra que muda cara a voz da gente muda todo tempo a voz da gente vai se desenvolvendo ou não né dependendo do que a gente faça mais basicamente a dizer tudo certinho e ela vai se desenvolvendo então um dia você foi classificado no lugar e você pode descobrir novas possibilidades vocais então e isso é uma coisa que vai
modificando por quê Porque a voz tem sim essa plasticidade porque a voz tem sim essa possibilidade de mudança aliás é muito bom que tenha então de repente hoje você entende que você alcança uma gama de notas pequenas mas isso não pode ser uma desculpa É para que você não cante para que você acha que você não é capaz de cantar você é capaz de cantar a partir disso que você tem e aí um passinho de cada vez um passinho de cada vez ganhou a Godinho aqui ganha um grave Zinho ali e daqui a pouco quando
você ver você já tá aí com uma extensão muito bacana e que depois você pode resolver classificar ou não classificar Ok muito obrigada e até a próxima melhor acharemos um jeito e a leveza no feito a divulgar dar o amor de verdade liberta é maior e misture ao final e a operar o futuro momento que a gente olha para trás e veremos que as dores de ontem não