A Eucaristia (Parte VI) | Catequese Tradicional #030

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Centro Dom Bosco
Chegamos à última aula sobre o Sacramento da Eucaristia (Parte VI). Sem dúvida, a explicação a resp...
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o Brasil padece por falta de conhecimento e o sucesso do curso de catequese tem nos inspirado a seguir adiante com a produção de material gratuito para internet desde a nossa Fundação nós temos trabalhado No Limite dos nossos recursos financeiros para difundir cada vez mais vídeos em defesa da fé e no presente ano Este trabalho tem se traduzido em Altos investimentos G ti e audiovisual trata-se de uma estratégia que traz riscos ao apostolado mas que tem gerado inúmeros frutos Hoje os investimentos dos nossos membros permitiram uma nova vitória para a causa católica estamos alcançando o Marco
da 3ª aula de nosso curso de catequese tradicional e queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos aqueles que se tornaram membros sendo decisivos no financiamento do Progresso da catequese e para aqueles que ainda não se tornaram membros Pedimos que acessem o link na descrição e que participem deste movimento Afinal ainda restam 120 aulas previstas até a conclusão do curso de catequese tradicional e saibam que não estamos parando por aqui pois o nosso canal de membros tem sido preparado para receber ainda mais conteúdos exclusivos Durante os próximos meses ajude-nos a levar a verdade católica para
todo o Brasil como membro patrocinador e uma boa catequese a todos e que viva Cristo Rei [Música] muito bem meus caros sejam bem-vindos a mais uma aula da nossa catequese tradicional da igreja e hoje nós vamos fechar então nosso ciclo do Sacramento da Eucaristia né foram Se não me engano seis aulas né Salvo engano e hoje nós pretendemos fechar essa esse esse grande ciclo com as orientações finais da Eucaristia enquanto sacrifício presente na Santa Missa Esse é o desfecho Esse é o encerramento do do nosso entendimento em relação a esse Sacramento e de alguma maneira
é uma parte assim difícil da gente estabelecer porque Ah quando nós quanto mais Nós estudamos sobre a Eucaristia mais dúvidas aparecem Ou seja é difícil estabelecer devido a a grandeza desse Sacramento né ele ele se agiganta por causa dessa presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo então toda vez que nós associamos sua vida sacramental ela esbarra em compreensões que vão Além da Razão Humana então é difícil estabelecer Mas vamos amparados nos grandes doutores da igreja no sagrado magistério na tradição na sagrada escritura conseguimos então estabelecer alguns princípios que vão nos nortear no entendimento deste Sacramento
Então hoje nós vamos falar da Eucaristia como Essência essência sacrifical é um sacrifício nós já vimos na última aula que é Vimos a noção de sacrifício como as religiões naturais antes da Revelação encaravam o sacrifício e Vimos que a Eucaristia é um sacrifício mas a pergunta é como é que se dá isso e o grande problema é o seguinte nosso senhor Jesus Cristo está no céu com seu corpo glorioso com a sua humanidade Total com a sua divindade com a sua grandeza com o seu poder nada pode atingi-lo na sua glória infinita E como que
alguém pode conseguir sacrificar isso a grande dificuldade tá aí né mas amparados em alguns Mestres a gente vai tentar chegar a a uma resposta pois bem o sacrifício então da missa que acontece na Eucaristia ele pode ser absoluto ou relativo que que é um sacrifício absoluto um sacrifício relativo sacrifício absoluto é aquele cuja vítima tem seu sangue derramado e ela é destruí completamente ora e o sacrifício relativo é um sacrifício que aconteceria em relação a uma vítima anterior é o que seria o caso de Nosso Senhor porque o sacrifício da missa na verdade foi na
cruz e ali é uma repetição do sacrifício de forma incruenta sem sangue ué se é sem sangue então ele não é absoluto ele é relativo na verdade os teólogos se dividem mas a maioria deles vai dizer que é os dois o sacrifício é absoluto e é relativo o que vai de alguma maneira atrapalhar nossa vida aqui mas a gente vai tentar chegar a a um denominador comum então o sacrifício é absoluto e relativo Então se é sacrifício e é absoluto relativo quando que se dá a imolação por dizer para ser sacrifício tem que ter vítima
vítima verdadeira tem que ser imolada que hora que se dá a imolação né Então aí nós vamos ter que nos debruçar sobre alguns mestres como por exemplo nós temos aí a figura do cardeal franzelin né que vai dar o desfecho final para o problema no entanto alguns teólogos entendem que a emola se dá nas palavras da Consagração na hora em que o padre fala as palavras que é a forma do Sacramento se dá a imolação no entanto esse Cardeal vai definir e a posição dele vai se tornar majoritária na igreja é que a emulação se
dá no momento em que nosso Senhor se esconde atrás das espécies Por quê na gloriosa humanidade que nosso Senhor se encontra ele permitir estar por trás daquelas espécies consagradas Mantendo as aparências de algo que é muito inferior a ele e vindo a nós em alimento né é de alguma maneira uma Aniquilação então portanto a emola se daria quando o sacramento fosse realizado o que não tira também a eficácia das palavras da Consagração que o realiza então é dentro desse momento só que por exemplo São Tomás né Aliás não São Tomás não Santo Afonso e São
Roberto Belarmino eles defendem que essa emulação essa se dá também no momento da comunhão na hora em que nós comemos né tomamos a hóstia seria como parte dessa imolação também então todo o sacrifício estaria associado às palavras da Consagração a essa redução da Glória de Nosso Senhor às espécies e o momento da comunhão só que a maioria dos teólogos diz que não e a própria igreja na sua maioria vai dizer não não a comunhão ela não é parte essencial da imolação ela não sendo parte essencial da imolação a comunhão não faria parte dela você vê
até os grandes Mestres da igreja vão se dividir nesse Esse aspecto só pra gente entender a grandeza e a dificuldade da gente estudar esses sacramentos né então Santo Afonso e Santo e e São Roberto defende essa posição mas a maioria dos teólogos vão dizer não é na consagração que se dá a emulação e realiza-se dessa forma nas espécies tá então a igreja entende na maioria dos seus mestres que se dá na consagração e nessa gloriosa humanidade de Nosso Senhor que se esconde nas espécies Porque no momento em que nosso Senhor se esconde nas espécies aquelas
espécies possuem características como por exemplo nosso Senhor ele fica mudo surdo inanimado aparentando ser um morto quando na verdade não é mas tem todas as características de algo que morreu ou seja foi sacrificado mas não está completamente vivo em toda a sua glória em toda a sua personalidade tá é algo misterioso senhores Isso é o que nós chegamos mais perto de entender esse Sacramento mas compreendê-lo com com exatidão como acontece isso só no céu a gente vai entender tá mas é naquele momento que vai se dar a emola consagração e no momento em que nosso
senhor fica ali escondido naquela coisinha pequenininha naquele pãozinho né ele está a glória a toda a vida a humanidade gloriosa de Nosso Senhor está presente atrás daquele pãozinho Isso é uma forma de Aniquilação é impressionante né E no momento em que nós comungamos né de alguma maneira é como se nós fôssemos uma gotinha que entrou no oceano ou seja temos uma participação na Vida divina que é como se fosse uma gota pim pingando num gigantesco oceano tá essa essa essa descida de Nosso Senhor essa essa aparente diminuição é de alguma maneira uma emola tá então
isso a gente precisa guardar e ver quão grandioso é isso n pois bem por que que a maioria dos teólogos entende que a comunhão nossa não faz parte da emola porque na consagração nós já encontramos três características de um sacrifício quais são sacerdote a imolação propriamente dita e o fim Qual é o fim do sacrifício estabelecer e mostrar o domínio de Deus sobre as coisas era assim na antiga religião natural na religião Sobrenatural isso foi elevado a um grau infinito aonde Deus é mostrado ali como senhor de todas as coisas Deus é é é é
o início e o fim de tudo e quando se realiza um sacrifício para ele mostra-se para todos que todo o domínio do que existe está nas mãos de Deus isso já está presente na própria consagração por isso que a comunhão ainda que faça parte do rito é ela não é parte da da do sacrifício propriamente dito tá mas Santo Afonso e São Roberto melino vão defender nos seus escritos que faz parte tá eh tirando eles dois os outros teólogos entendem que não tá mas eh não não estou dizendo que há um erro nisso não tá
É só um entendimento de até onde vai o sacrifício né e a igreja se posicionou ao lado desses que dessa maioria dos teólogos pois bem eh comungando então comungando então dessa nesse Sacramento o que ele vai produzir em nós em matéria de efeitos né uma vez numa aula passada eu falei de graça sacramental as graças sacramentais são o efeito do Sem dúvida mas quando nós falamos dos efeitos do Sacramento nós falamos do que Ele oferece para nós enquanto sacrifício e o que que seria isso tá o primeiro seria a renovação e a aplicação dos efeitos
da Cruz Olha que interessante renovação e aplicação dos do sacrifício da Cruz mas não a produção dos efeitos ele aplica e renova não produz por que que não produz porque o que produziu foi o sacrifício da Cruz o que o sacramento fará é o qu a renovação e aplicação dos efeitos da Cruz tá porque quando a gente fala assim dá a impressão que não ele vai produzir de novo os efeitos da Cruz produzir não renovar e aplicar perfeito então outra forma do Sacramento efetiva em nós é a adoração perfeita reparem essa adoração perfeita é feita
por Jesus Cristo Por que adoração perfeita porque a nossa adoração é imperfeita né a nossa adoração ela vai est evada de um monte de limitações da Natureza Humana no entanto o sacrifício realizado por Cristo é a mais perfeita adoração que Deus pode ter recebido em todos os tempos para todos os séculos dos séculos então não existe nenhuma adoração mais perfeita que a realização desse sacrifício da missa Então Deus é verdadeiramente essencialmente e absolutamente adorado tá é outro efeito desse Sacramento que precisa ser lembrado por nós outra coisa Ação de Graças ou seja se tudo está
sob o domínio de Deus Deus nos concede coisas que são dele cabe a nós dar Ação de Graças por aquilo que ele nos deu e o que consiste essa Ação de Graças satisfação e propiciação ou seja deus me concedeu tudo eu devo de volta a ele satisfazê-lo e aplacar naquilo que eu cometi de errado Então nesse sentido o efeito do Sacramento é é justamente de uma ação de graças perfeitíssima perfeitíssima a outra característica é a impetração a impetração é mais ou menos como um sentido de um tribunal né eu vou impetrar abesc corpos né quem
estudou direito sabe o que que eu tô falando né o por que que é impetrar é você adentrar no âmago e arrancar do que você quer do tribunal por seus méritos que que o advogado faz o advogado ele vai até a vara que é representada governada por um juiz e ele arranca do Estado a aplicação do direito não é isso o o estado não precisa ser provocado para dizer o direito né is princípio Geral do direito é isso você arranca do Estado quem que tem dignidade para arrancar de Deus um perdão senão o próprio Deus
nosso senhor Jesus Cristo então a impetração ele se dá também como parte desse efeito então a impetração é isso é arrancar de Deus aquilo por dignidade Deus Dará pelos méritos e nosso senhor tem méritos infinitos tá então outra característica desses efeitos do Sacramento sobre nós pois muito bem o sacramento da Penitência ele também tem uma finalidade está relacionado aos seus efeitos mas são quatro finalidades né que que foram elevadas a nosso por nosso senhor há uma condição Sobrenatural o primeiro fim é o fim lattico que que significa isso é a adoração latria né é adoração
perfeito Então tem um fim lattico o fim lattico é seguido do fim Eucarístico né O fim Eucarístico e o fim lattico eles estão Unidos por uma característica o fim lattico e o fim Eucarístico Ambos são infalíveis Calma que eu já vou explicar isso os outros são falíveis Não nós vamos ver diferença então o fim lattico o fim Eucarístico do Sacramento Ele É infalível ágil que houver eles vão acontecer as outras duas características relacionadas às às aos efeitos Sacramento seria o propiciatório né O propiciatório que é de ação indireta Por que que ação indireta porque o
fim propiciatório seria apagar pecados Sacramento da Eucaristia apaga pecados não não tem poder de apagar pecado o que que o que que o que que o da Eucaristia faz ele concede graças à alma para vencer os pecados e para se converter mas ele não tem poder de apagar pecados por isso que o essa característica terceira característica que é a do do da característica propiciatória ela vai acontecer de forma indireta por isso que ela não é infalível porque ela pode não atingir certas pessoas entenderam a quarta característica vamos lá lattico Eucarístico propiciatório E aí sim impeto
né Por que que o caráter impeto que eu acabei de explicar a vocês não é algo infalível Porque no momento em que nosso senhor pedir a Deus algo para arrancar da sua justiça vai depender das disposições do fiel se Depende das disposições do fiel Então não é infalível vamos supor né eu peço uma missa por alguém paraa pessoa se converter Então vamos lá vamos seguir os quatro caminhos Deus foi adorado o sacramento aconteceu logo em seguida eh as graças foram dadas mas na hora de aplicar essas graças o indivíduo pode dizer ah não quero Deus
não vai obrigar ninguém a se converter logo essas duas características finais elas não são infalíveis não porque o sacramento não consiga realizar É porque ela Depende de disposições da alma e se Depende de disposições da Alma ela pode não ser perfeita ele ela tem capacidade para isso mas se depende da disposição da Alma pode não acontecer daquela forma entenderam aí isso explica aquilo que nós falamos na última aula né que o sacramento é para muitos tem a eficácia de atingir a todos mas nem todos estarão dispostos a recebê-lo entendeu porque se todos recebessem a força
não haveria méritos em nós se Deus convertesse todo mundo assim Deus tem poder para isso claro que tem Deus tem poder para converter todo mundo por que que Deus não faz porque Deus quer ver o amor da sua criatura por ele manifestada nos méritos Então Deus não força ninguém a se converter tá na verdade quando a gente vê a parábola daquele daquele pai né que eu acho que vai fazer uma festa e manda convidar as pessoas e cada um vai dando uma desculpa aí depois ele chega lá pro servi assim olha tragos a força para
cá que por que essa força essa força aí não significa que Deus obriga a gente a não significa que é a vontade de Deus que todos venham Mas vai depender das disposições da pessoa tá por isso que a gente entende porque que isso acontece analisando esse Sacramento muito bem quanto a isso então resta-nos é claro nós já falamos alguma coisa sobre isso sobre o sacerdote que é o ministro o único Ministro do Sacramento nós já vimos isso na última aula né porque todos nós somos sacerdotes de que maneira Todos nós somos sacerdotes pelo batismo nós
somos Mas será que o sacerdócio do batismo é sacramento o sacramento é o batismo o sacerdócio ali é a capacidade que nós temos de oferecer sacrifícios a Deus então nesse sentido nós somos sacerdotes agora O sacerdote que recebe o sacramento da ordem Ah esse é o sacerdote por Excelência esse sacerdote por Excelência é que é o ministro do Sacramento da Eucaristia tá então o fato do nosso sacerdócio do batismo é relacionado com os sacrifícios que nós vamos oferecer a Deus por nós o sacerdócio sacramental ou seja da ordem Esse daí é exclusivo só de quem
recebeu esse Sacramento e pode realizar sendo Ministro do mesmo tá pois bem senhores Quem são agora os sujeitos do sacrifício da missa quem pode se beneficiar do sacrifício da missa e quem não pode e a gente é curioso né porque a gente pensa nos benefícios que a missa traz mas devemos lembrar que alguns algumas pessoas não podem ter missas para elas nós vamos ver quem são em que instâncias tá pois muito bem o sujeito do sacrifício da missa pode ser os vivos ou os mortos vamos primeiro trabalhar com os vivos né os vivos que eu
digo aqui não são os os que estão em estado de graça tão somente vivos que eu digo é aqueles que não passaram pela morte corporal tá para gente não confundir com Sacramento dos vivos Sacramento dos mortos a a sagrada Eucaristia é um sacramento do os vivos né mas esse vivo aqui se refere a quem tá vivo no mundo ainda e não passou pela morte tá então ele pode ser aplicado aos vivos e ser aplicado aos vivos Ele pode ser aplicado aos fiéis que estão em estado de graça e os que estão em Pecado também por
quê Porque você pode celebrar a missa pela conversão de alguém pedir uma missa para um parente se converter ora esse parente não vai ter que receber uma graça que vai nascer nessa missa então a missa pode ser feita por ele também então pode ser feito pelos fiéis pecadores ou aqueles que estão em estado de graça os que estão em estado de graça vão ter as graças aumentadas e aqueles que estão e em Pecado receberão as graças para se converter então vai receber graça de alguma maneira da missa então a missa pode ser celebrada pelo os
pecadores Tá mas algumas situações a gente precisa entender aqui são importantes pra gente ter certos cuidados né Eh eu posso rezar se ele mandar celebrar a missa por um Infiel eu posso celebrar uma missa mandar celebrar uma missa por um herge ou por um cismático posso Para quê Para que ele no caso do herge se converta no caso do cismático volte à unidade E no caso do Pagão ou do ou do do Infiel né ele Conheça o Deus verdadeiro Eles estão numa situação inferior ao pecador Vocês conseguem entender isso porque o pecador é alguém que
faz parte da igreja que está em Pecado esses estão numa situação pior no Porque eles estão deslocados da igreja eles estão retirados da igreja cismáticos herges infiéis não fazem parte da igreja os pecadores fazem parte como membros mortos mas fazem parte tá então eu posso Celebrar missa pelos infiéis pelos her e pelos cismáticos pode e deve e a igreja faz a igreja realiza isso senão diariamente pelo menos uma vez no ano a igreja vai rezar pelo pela conversão dos herges para que eles se convertam então a gente pode Celebrar missa por eles para a conversão
deles mas olha só é a conversão deles à fé católica C catecismo deixa isso bem claro né é que eles abandonem o erro deles e se convertam à fé católica o objetivo da missa na intenção dessas pessoas é sempre esse não tem out outra intenção né Eh Às vezes a gente escuta alguém falando assim ah eu tenho parente que é é Pagão sei lá é é herge esses nomes não são nem mais usados hoje em dia né então o você eu vou eu vou Celebrar missa para ele para ele para ele ficar em paz na
religião dele e morrer bem não não não você tem que celebrar uma missa para que ele se con verta o que que é morrer bem é morrer no seio da igreja é isso que é morrer bem né Tem até Irmandade da Boa Morte né Nem sei se ela existe mais mas já ex já existiu A Irmandade da Boa Morte O que que é uma boa morte é morrer em estado de graça como é que a gente consegue ficar em estado de graça só comos sacramentos na igreja né então eu posso rezar por ele para que
ele se converta à fé católica mas quando se trata de excomungados aí não pode porque na verdade Existe dois tipos de Escom gados são os Escom gados Eh vamos dizer assim não denunciados e os Escom unad denunciados que que é esos comungado não denunciado é o indivíduo que ainda tá na fase de que a igreja está avaliando se de fato ele foi foi excomungado é como se ele tivesse assim numa fase transitória entre o decreto de excomunhão e ou não está sendo investigado vamos dizer assim vamos usar uma linguagem jurídica para facilitar a igreja tá
investigando se de fato ele foi excomungado então quando ele tá naquela situação as missas ainda podem ser celebradas por ele mas uma vez que a igreja o decreta como excomungado já era não pode mais ter missa essa alma Olha que terrível Era por isso que os homens da idade média temiam tanto as comunhão porque olha só o herege pode celebrar uma missa por ele O Pagão O Infiel cismático pode ter missa por ele o Escom umado não mas como assim dá um exemplo histórico Elizabeth I elizabe I foi de fato a mulher a rainha que
fundou o anglicanismo ué mas não foi Henrique vi Professor Henrique vi ele inventou uma igreja para se casar o indivíduo era perfeitamente católico ele escreveu um catecismo e o catecismo dele foi aplaudido pelo Papa 2 anos depois o homem separa a igreja da Inglaterra por questão matrimonial e de herança mas ele não mudou praticamente nada na igreja da Inglaterra Manteve o rito Manteve a doutrina Manteve a missa Manteve tudo ele só não o chefe da igreja sou eu né então o que que acontece só isso que ele fez somente mas assim comparado com Calvino por
exemplo ele foi assim bem diferente né agora Elizabeth I não Elizabeth I virou a Inglaterra de cabeça para baixo vocês terem uma ideia essa Inglaterra terra que a gente vê hoje não tem nada a ver com a Inglaterra foi um mundo criado por Elizabeth I tá amparada pelo Ministro dela que se chamava também mas tem um outro é um outro é o tal do Ah meu Deus agora a minha memória falha sem poder falhar bom deixa para lá é um ministro dela um era um homem assim até de pequena estatura eu vou lembrar o nome
dele O que foi o grande mentor dessa transformação M mando dela né E ela de fato ela vai confiscar os bens da igreja ela vai mudar a a lei da Inglaterra ela vai inverter o rito católico ela vai mudar tudo ela ela vai criar a igreja anglicana vai vai aprender a irmã e uma série de coisas ela de fato é a mãe do anglicanismo Henrique vi vamos dizer assim ele deu empurrão Inicial houve uma restauração no meio do caminho que não conseguiu se fixar e ela que estabeleceu as bases disso essa mulher foi escada por
São Pio V nos documentos papais né que o centro Dom Bosco lançou tem lá a bula vocês leem a bula que é assustador hein São Pio V destrói ela na bula né o essa pessoa aí por ela não se pode ter missa tá ela tá excomungada negócio terrível excomunhão é a maior o maior dos castigos é a maior pena que a igreja pode inflingir contra aqueles que violam a sua doutrina e os seus princípios tá eh portanto agora nós nos viramos para os mortos os mortos podem ter missa Claro e devem tá devem ter missa
agora só uma observação apesar a igreja é misericordiosa demais né ela diz o seguinte que você não pode ter missa para um Escom umado decretado mas se o padre quiser Celebrar privadamente pela alma daquela pessoa sem cobrança de emolumentos ou seja sem cobrar espórtula ele quiser lá na particularidade dele fazer pode né É como assim né a igreja não quer perder seus filhos né A mãe não quer perder seus filhos né mas não pode ter missa pública por ela né e isso vai acontecer em vários casos em relação aos mortos por exemplo né passando agora
para os mortos em relação aos mortos a igreja diz o seguinte olha Claro os mortos tem que ter as almas do purgatório tem que ter missa tal rezar pelos mortos é santo e salutar e a missa é o maior instrumento é a melhor coisa que você pode fazer por um morto é a missa pessoa fala Ah vou no túmulo lavar o túmulo da minha mãe botar flor pode pode pode ir lá visitar o túmulo deve né desfado n a gente vai no cemitério tudo direitinho mas o principal é missa é a missa né Não existe
nada mais perfeito paraa salvação de uma alma do que a missa é algo que há de mais poderoso sagrado na na comunhão dos Santos é as a Santa Missa mas o problema é quando a pessoa morre deixando uma vida pregressa herética ou sei lá pertencente a algum grupo esc comungado pela igreja como maçonaria por exemplo e morre sem deixar sinais de que ela mudou aquela concepção esse aqui é o problema Às vezes você conhece uma pessoa que era maçom uma pessoa boa naturalmente boa amiga ah não mas eu odeio a igreja eu sou maçom eu
sou espír eu não quero e até onde você sabe o indivíduo era assim publicamente todo mundo sabia esse também não vai poder ter missa pública depois de morto tá ele podia ter enquanto estava vivo perceberam a diferença enquanto ele estava vivo você podia celebrar uma missa pela conversão dele quando ele morreu e aí já complica então ele morreu inscrito na maçonaria morreu nunca manifestou a vontade de sair não no final da vida não demonstrou a ninguém a nenhum parente próximo nenhum sinal de arrependimento não então não pode ter missa pública mas padre pode vamos supor
lá que tem um padre que tenha conhecido a pessoa intimamente e percebeu lá que na última semaninha de vida dele muito doente ele quis manifestou uma leve vontade de voltar pra igreja mas nada muito claro e de morreu na impiedade Padre pode novamente eh rezar uma missa pela alma daquela pessoa de forma particular sem cobrança de emolumentos por que que eu falo tanto emolumentos em em em cobrança de espórtula porque a espórtula não é um pagamento pelo Sacramento Mas é uma contribuição pelo pelo ato realizado pelo sacerdote para que ele sobreviva né então isso é
um ato público ou seja sempre tem a figura do sacerdote associada a alguém na publicidade do mundo né então O sacerdote pode Celebrar essa missa sem que ninguém saiba ele fazer pode mas desde que não haja essa publicidade Tá mas missas públicas ritos fúnebres públicos não não é possível fazer a pessoas que morrem nesse estado tá você vê enquanto eles estavam vivos ainda dava para fazer missa por eles morreu nesse estado a igreja não pode fazer mais essas missas públicas tá Ah Professor mas eu já vi que Faz Gente olha aí na Paróquia Bom é
aquela mesma complicação né você a igreja vive uma crise gigantesca há uns que defendem Michel Davis né o professor Fabiano rolinho tá fazendo aí um curso sobre o J Uno né J Uno é é um estudo magnífico sobre a crise da igreja As crises que a igreja passou e a crise atual toda vez que a igreja tá em crise vocês vão ver esses problemas acontecendo e a crise de agora é jamais vista é algo que está tomando o corpo da igreja de tal maneira que eh se nós não tivermos uma graça especial nós seremos engolidos
por isso então nós vemos situações difíceis onde a igreja ensina uma coisa e o clero pratica outra passado isso aconteceu aconteceu quer ver só pegar dois exemplos históricos do Brasil isso acontece Tá mas não é como hoje o Padre Feijó quem já ouviu falar aqui do Padre Diogo Antônio Feijó foi regente do império da menoridade de Dom Pedro I né ele era Padre ordenado padre e defendia legalmente junto à Assembleia lá do do Brasil a ao congresso né que seria o congresso né é Assembleia de Deputados o fim do celibato sacerdotal maçom descarado e padre
padre filho de Padre Neto de padre é prof você vê então quer dizer é padre né outro outro exemplo né foi a escravidão a igreja condena a escravidão Desde da antiguidade foi extinguindo essa prática com o passar dos séculos mas isso tá entranhado na humanidade né Se você pegar qualquer povo de de deixa eu ver 5500 anos para cá todo mundo teve escravo todo mundo de tudo quanto é tipo de tudo quanto é gente de tudo quanto é povo a u a primeira vez que isso essa essa esse esse esse Instituto vai ser colocado em
dúvida é no no cristianismo ó Isso aqui é não é condizente com a vida cristã no entanto a igreja levou séculos para numa parte da cristandade reduzir isso quase a zero quase a zero não a zero quando chega o século X X mais 16 melhor dizendo esse negócio volta porque todo mundo começou a achar muito lindo os gregos e os romanos e resolveram passar por cima da idade média tá então se os gregos e Romanos escravizavam Por que que nós não podemos escravizar também né então já compravam escravos na África e traziam escravos pro Brasil
a igreja condenou isso no século X no século X no século XI ué Mas por que que isso era feito por muitos membros do clero no Brasil porque fazia parte da estrutura da sociedade era absurdo mas quem não tinha escravo no Brasil era difícil realizar alguma coisa em matéria Econômica eles eram a base da economia nacional para acabar com isso Demorou né a todo mundo dá e um dá o crédito disso a há uma pressão Liberal inglesa mas se esquece que o o um dos dos lados do movimento abolicionista partiu da família real brasileira que
já desde Dom Pedro I já vinha acabando com essa prática em relação à coroa Dom Pedro II já não tinha escravos e os motivos que levaram a dona Isabel a fazer a lei Áurea foram os motivos católicos e não os motivos Ingleses né Foi por causa de leão xi Foi por causa de Pio 9 foi por causa de Gregório x né que condenou a escravidão e outros Papas anteriores ela vai começar a aplicar isso sobre os critérios católicos é novamente a igreja que vai dar o influxo para que isso se extinga na sociedade somente o
cristianismo os outros povos fora do cristianismo mantiveram a escravidão e tem muitos que mantém até hoje mesmo de forma escondida velada e e secreta Tá mas o fato é que isso aí são exemplos de uma crise de crises que aconteceram na igreja você vê um clero mergulhado nesse nesse tipo de prática isto com o tempo foi resolvendo Então é só exemplos de momentos de crise onde o clero dava mau exemplo hoje acontece isso não na forma de escravidão mas na forma de desobediência à doutrina da igreja desobediência aos Ensinamentos da igreja tá então eh não
se assustem com esses escândalos mas ao mesmo tempo se assustem né porque não é para acontecer não é para acontecer então então a igreja fecha né o catecismo fecha esse Sacramento justamente nos mortos porque quando ela deixa por último os mortos é para lembrar que nós seremos os mortos também um dia e quanto mais missas nós pedirmos pelos nossos entes queridos falecidos por aqueles que nós não sabemos o destino e por nós mesmos né e depois quando nós morrermos nossos filhos nossos parentes nossos amigos pedirem por nós é de suma importância então a igreja ela
apresenta uma riqueza gigantesca de bens espirituais que nós usamos no dia a dia mas nada senhores nada se compara com a Santa Missa absolutamente nada então maior presente que os senhores podem dar a alguém é mandar celebrar uma missa por ela eu sei que maioria das pessoas hoje em dia vão achar ridículo isso Qual presente que V te dar a missa você a missa de presente sim é o maior dos presentes que a gente pode dar uma pessoa porque os méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo estão completamente presentes nisso e é o momento em
que as almas e são tiradas do purgatório Com mais vigor com mais grandeza e quando as missas são celebradas por elas perfeito então fechamos do ciclo da Sagrada Eucaristia na próxima aula nós vamos tratar de um novo Sacramento que é o sacramento da Penitência esse requer um monte de pormenores também mas isso será uma aula futura agora os senhores quiserem fazer alguma pergunta fiquem à vontade pois não eh O senhor falou que eh não pode ser celebrado missas no caso pagões no caso se aplica por pagãos pode não eh perdão es comungados as comungados declarados
né mas assim eh a ateus por exemplo pode pode ateu pode para se converter pode O ateu é que morreu um ateu que morreu então ele morreu defendendo publicamente o ateísmo como doutrina contra os ensinamentos é aí fica difícil mas enquanto ele for vivo pode Celebrar missa por ele para ele se converter E H pessoas que cometeram suicídio também é a questão do suicida questão importante eh O Suicida eh a punição do suicida eu vou dizer para vocês a igreja de alguma maneira pune O Suicida é mais para ter como exemplo para nós ó Você
tá vendo que esse indivíduo fez não façam é isso então ele tira os ritos públicos tira as missas por quê porque aquele indivíduo não pode ser exemplo para ninguém mas no entanto a igreja não decreta a condenação deles de forma definitiva porque eles podem ter alcançado arrependimento momentos antes da morte temos certeza não só aqueles que tiveram revelações particulares como o caso do Santo cadars né que comunicou a uma moça que o marido dela ou irmão dela agora não me lembro se suicidou e ela tava desesperada pelo destino da alma dele ele falou não entre
a ponte e o rio ele se arrependeu entendeu mas isso foi uma revelação particular do curad nós não podemos ter essa certeza por todos os suicos mas a igreja não permite que hajam ritos públicos para quem cometeu suicidio muito mais para nos instruir a não fazer aquilo do que com o intuito de condenar o indivíduo a última coisa que a igreja quer senhores é condenar alguém ela quer salvar só que muitas vezes para salvar você precisa castigar você precisa repreender você precisa ensinar porque a nossa natureza vai sempre em direção ao pecado por causa dos
efeitos do pecado original O pecado é apagado no batismo mas a distorção da alma e do corpo não é ela continua por isso que a gente precisa da Graça tá então a igreja preende repreende a igreja chama atenção chama atenção a igreja lança alguns algumas algum algumas castigos vamos dizer assim para que o indivíduo se salve não é com o objetivo de condená-lo entendeu então misericórdia espiritual é corrigir os maus né corrigir os maus aliás corrigir os que erram corrigir os que erram é uma obra de Misericórdia de Misericórdia corrigir os que é e a
correção muitas vezes ela não é agradável aliás nenhuma correção é agradável né vocês conhecem alguma correção agradável não tem por mais pequenininha que seja por exemplo o você tá lá eh jantando num restaurante e bota a faca e o gafo no lugar errado sei lá aí alguém ó não faz assim não aquilo já dói não dói só da pessoa chamar sua atenção ali que já mexe com seu orgulho assim ah que coisa ess cara me ensinando Isso quer dizer qualquer tipo de correção é dolorosa não é uma coisa que imagina uma correção de uma alma
né a igreja sempre vai ter esse cuidado mas com vistas de quê de salvar o máximo possível de almas queç todas né Mas às vezes não é possível bom ok senhores então por hoje é só vamos fazer uma oração pra gente terminar nosso auxílio está no nome do senhor pai do filho do Espírito Santo amém Muito obrigado e até a semana que vem nos [Música] encontramos h [Música]
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