Guerras do Brasil. episódio 5 História indígena (Documentário)

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História Mais
“As Guerras da Conquista”, título escolhido para o episódio, mostra, segundo a sinopse, como as guer...
Video Transcript:
E aí [Música] no Brasil não existe o Brasil uma invenção Oi e a Invenção do Brasil ela ela nasce exatamente da invasão inicialmente feita pelos portugueses depois continuada pelos holandeses e depois continuada pelos franceses não moto sem parar onde as invasões nunca tiveram fim nós estamos sendo invadidos agora é E aí E aí [Música] e tinha gente aqui com história alguns desses povos com a história de 2.000 anos os Guarani hoje se se atesta que tinha quatro mil anos digamos assim de a compreensão desse como povos e que se relacionava com os os povos andinos
e que reivindicavam diante dos andinos uma territorialidade e um respeito pelos povos andinos desse Território que é uma parábola dessa parte aqui vem lá do que seria o Pantanal passando por parte do que Mato Grosso o noroeste Paulista atravessando o Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul pegando uma parábola desses territórios que formam uma cosmogonia onde os Guarani circulam caminhando em busca dessa tal de terra sem males uma coisa uma visão a Guarani que buscam um lugar que é um espelho da terra mas que não tem todos os defeitos daqui da terra um lugar melhor
do que a terra que a terra sem massa e hoje a gente por exemplo vai olhar em áreas que são de terra firme que você longe dos grandes rios e você encontra também monte de evidências de populações lá o corpo Andreza qualquer lugar na Amazônia que você cava um buraco se encontra evidências de populações indígenas do passado um longo do Rio Amazonas tiram sociedades complexas sociedades que eram classificadas em um exército a camada de sacerdotes eram mais o que se pode dizer é que a sua população era de uma maneira homogênea ela era bastante diferenciada
você tinha gente com digamos assim com elaboração de processos construtivos de uma identidade de uma cultura de dois mil anos de 3 mil anos mas você tinha provas também que circulavam e que podiam ter vindo dos Anjos nos últimos duzentos e trezentos anos eles iam fazer uma adaptação a musica aula paisagem da nova paisagem que ele se encontrar que era do cerrado da Mata Atlântica essa informação que a mata atlântica é apresentou quando os europeus chegaram aqui que os que os Viajantes naturalistas piraram com essa Mata Atlântica essa Mata Atlântica era o produto o resultado
de alguns milhares de anos de interação com seres humanos que fizeram Esse jardim E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] eu quero você sempre rede no sistema bastante movimentado né e é uma um pouco de feio uma espécie segundo sim o mundo é que poderia aparecer fica assim com o mundo europeu sem a sua Roma né no sentido que você não tinha uma capital no lugar que centralizava em que todas as estradas né vão dar em Roma eu tinha
mas elas estavam conectadas que a gente encontra de estágio que ele te encontra hoje de geoglifos O que a gente conta de canais a gente encontra se pessoal tava tava ocupando esse espaço esse pessoal que ela circulando esse pessoal tava em contato eles se relacionavam com os quente acusarem Mara com os povos andinos o império do Tarot antes ui o que tinha em toda essa espinha que eu dos Andes quando os brancos chegaram Eles foram admitidos como mais um há uma diferença e seus blocos tivessem educação Eles podiam ter continuado vivendo aqui no meio daqueles
povos e produzido outro tipo de experiência mas eles chegaram aqui com a mãe intenção de assaltar essa terra e escravizar o povo que vivia aqui e foi o que deu errado então eu digo isso qualquer uma pessoa que tiver me ouvindo falar e se você se sente parte dessa continuidade colonialista que chegou aqui você é um ladrão o seu avô foi seu bisavô foi E aí E aí E aí [Música] e quando Humberto Mauro filmou a descoberta do Brasil aqui não é era o que os bancos filhos dos portugueses pensam que foi a descoberta do
Brasil ao mito de origem do Brasil é aquela descoberta né com As Caravelas aquela missa em Monte Pascoal é um mito de origem gente nós somos adulto a gente não precisa ficar embalado com essa história a gente pode buscar entender a nossa história com as diferentes Digamos matizes que ela tem e ser capaz de entender que não teve um evento fundador do Brasil quando os europeus chegaram aqui Eles podiam ter todos morridos de inanição e escorbuto ou qualquer uma outra pereba nesse litoral se essa gente não tivesse acolhido eles ensinado eles andar aqui e dado
comida para eles porque os caras não sabiam nem pegar um Caju Eles não sabem olhar as que Caju era uma come e eles chegaram aqui famélicos doentes e o Darcy Ribeiro diz que eles pediam quer dizer baixou uma turma na nossa praia que tava simplesmente podre a gente podia ter matado os eles afogado durante muito mais do que cem anos o que os índios fizeram foi socorrer brancos flagelados chegando na nossa praia queria configurar isso como uma conquista nos termos de uma guerra de conquista do que aconteceu no México no Peru em algumas outras região
seria ignorar a extensão dessa costa atlântica se preocupar para chegar ao mesmo tempo em todas essas bacias que desemboca cão no Atlântico você não tinha que ter uma canoa com 37 português você tinha que ter 300 canoa com pelo menos uns 3 mil e tantos português para chegar na nossa praia você tinha que fazer um desembarque aqui não teve um desembar e os primeiros registros dos contatos a um desejo de estabelecer trocas o meu desejo de encontrar mercadorias e metal ouro logo isso não se realiza então é o pau-brasil são Papagaios São macacos mas não
só já os portugueses também é captura um escravos então são trocas mas já são trocas também eu acho desde o início marcadas por uma atenção de uma de uma de uma sociedade que a sociedade Portuguesa de Comerciantes que estão nesses navios da monarquia portuguesa interessada já na conquista na dominação de impor o seu o seu ponto de vista de visto nos mostrou isso muito bem nos estudos dele A grande diferença de mentalidade entre os europeus e os povos Americanos os indígenas americanos é ao contrário dos europeus os indígenas muito abertos alteridade a incorporar o outro
adversidade né o parte sempre integrante do seu do seu do seu da sua visão de mundo enquanto os europeus não Eles não vem o outro ele sempre quando vem a algo eles projetam sobre o outro que ou que eles querem ou que eles não querem no caso por exemplo demônio o padrão O Infiel enquanto os índios estavam querendo saber que tipo de corpo é esse pessoal que chegou tem nessa eles são Mortais eles apodrece eles morrem Eles pagam fedido né os espanhóis estavam discutindo os espanhóis e os portugueses estavam discutindo se esses caras tinham alma
ou não se podiam não ser escravizadas né se enganado de muitas formas com agrados com afagos né com presentes então né Foi um foi um roubo e foi também essa questão da Volvo da Própria Consciência né também porque acho que a gente conta o percebeu que não era Talvez uma metade das coisas já tinha ido lá E aí em Portugal resolve ocupar o território é claro que um dia de maneira muito treino mas compartilhando com particulares estabelece a doação de vastos territórios no Brasil ao longo do do litoral e promovem então portanto a ocupação desse
território a ocupação significa a fixação de portugueses a fixação de colonizadores terem visto a implantação de um sistema produtivo produzir exige trabalhadores esse trabalhadores serão os carros se trata de implantar o sistema de produção do açúcar capitania de Pernambuco São Vicente são as inicialmente tem algum Sucesso já escravizando indígenas que quem vai trabalhar são escravos que vão ser capturar é esse da eh também na manipulação das Guerras indígenas e os indígenas e os portugueses logo percebe que o modo a organização social Tupinambá é pressupõe a guerra são sociedades guerreiras são tribos que lutam entre si
mas a uma dimensão ritual a uma dimensão construtiva digamos assim nessas guerras os portugueses manipulam é isso para utilizar alguns indígenas contra o outro algumas tribos contra o outro com objetivo de conquistar escravos conquistar esse trabalhadores e e o entendimento que os portugueses estavam tendo de que podia escravizar os índios comuns principais motivos dos índios começaram a queimar os engenhos queimar as novas sítios coloniais e entender que os brancos eram invasores quer dizer demorou para os índios interpretar em que os brancos estavam aqui para ficar e para tomar a terra e se possível escravizar os
donos da terra a legislação reagir eles vão reagir eles vão ver as estamos aí no início de um conflito que é essencial da colonização a história da colonização é a história da Conquista continuar da Guerra contínua para ocupar o território e dominar os povos isso tem um início lá nos anos de 1530 ó e vai percorrer toda a nossa história nós estamos em guerra você não sei porque você tá me olhando com essa cara tão simpática e nós estamos em guerra e o seu mundo e o meu mundo estão em guerra os nossos muros estão
todos em guerra A falsificação ideológica que sugere que nós temos paz é para gente continuar mantendo a coisa funcionando e não tem paz em lugar nenhum e a guerra em todos os lugares o tempo todo o e ao contrário do que muita gente diz de que os os Empreendimentos portugueses tiveram que trazer negros da África para cá Porque os índios não quiseram ser escravos Isso é uma tremenda de uma mentira os índios foram escravizados à exaustão foram mortos aos milhares sendo explorado pelos pelo trabalho escravo os escravos indígenas foram utilizados durante todo o período da
colonização e legalmente a legislação estabelecida pela monarquia já em 1570 criava condições jurídicas para legitimar a scalização dos indígenas e essa escravização se deu com o fundamento da guerra justa Grosso moro se os indígenas se recusam a fé são contrários à fé portanto é justo guerreamos como é justo de reais Então significa que é justo matar vos é justo culpar os seus territórios e as e eu escravizo indígena para salvar a alma dele é para tua igreja católica mesmo tentou evangelizar e muitos que não aceitavam era morto né Muito de nós era proibido de falar
a língua era proibido de assumir um nome indígena por exemplo né tinha que negar para poder ser aceito então muito muita gente negou a sua própria identidade né para poder evitar o preconceito ou mesmo coisa está se é morto foi só no início do século 17 ou seja por volta de 1620 1630 que os escravos africanos começaram a ser a maioria nos engenhos de Açúcar até então a maioria dos trabalhadores escravos eram indígenas e os portugueses por ser tão um gado com essas fazendas estão encontrado indígenas são os mesmos indígenas alguns que recuaram do litoral
fugindo do contato da guerra ou indígenas que lá viviam há milhares de anos irresist bem começam a pow gado em uma fazenda de gado os indígenas como eu lado e isso é interpretado pelos portugueses a os povos indígenas estão atacando as fazendas de gado estão impedindo a expansão da nossa economia impedir o Portanto o avanço do império Cristão tanto é que logo nos anos 60 começa a surgir uma imagem e depois é reiterada de que a expansão Portuguesa no sertão está sendo parada por um muro e o demônio criou no sertão muro de índios bárbaros
o índio selvagem é resistente a presença portuguesa Essa guerra se define como total efetivamente numa reunião que ocorre na Bahia em 1669 e nessa mesa grande como eles têm uma grande reunião se estabelece Então a partir de agora as guerras conta todos os índios do Sertão são todas as guerras justas Porque os índios do Sertão são bárbaros que resistem em expansão da Fé então agora é como que se dedicaram uma guerra Total nesse processo né é a uma certa altura você não tem mais volta e eu acho que o ponto de vista assim é um
momento que você não tem mais volta nisso é é um momento em que de um lado as epidemias estão grassando de maneira e se você imagina o seguinte uma cheta fala de 30 mil motos indígenas né mortos por varíola no Recôncavo baiano não dá nem para enterrar todo mundo se você tem que ter essa ideia que de repente o mundo com essa acabar a turma começa a morrer uma série de surtos de doenças enfraquecer enormemente Essa é a humanidade indígena que não estava preparada para isso quer dizer a ideia de utilizar essa fragilidade biológica essa
ausência de anticorpos e contaminar os indígenas e levar essas doenças a eles está o tempo todo dado então num certo sentido a uma guerra biológica que se passou aqui a durante o processo Colonial é da se você colocar demografia alguns estudos sugerem na ordem de 80 milhões para as Américas e cem mil e quinhentos 1492 você verá que o que desapareceu boa parte da humanidade em 100 anos então a gente normalmente não tem esse é essa dimensão do fato talvez tenha sido proporcionalmente na história da humanidade uns maiores holocaustos populacionais que a gente tem notícia
e os próprios portugueses vão ler essas guerras promovidas na segunda metade do século 17 e vão lamentar o fato de que foram guerras de extermínio dizer bem no final nós conquistamos esse territórios mas desse povo amo seus territórios o que O Extermínio dos grupos indígenas também nos deixou o vastos territórios em povos para ocupá-los com essa é a articulação entre contágio matando por doença né e assalto aos lugares onde os índios viviam a gente chegou a o século 20 e com uma política do estado brasileiro já na República né que era de parar de matar
aqueles índios eu que o Marechal Rondon fez né quando ele criou o serviço de proteção ao índio que precisava de ter um contingente de nativos vivos para constituir nacionalidade e [Música] E aí E aí [Música] [Música] E aí [Música] E aí E aí e o show do grupo tem algum lugar ou menos um e elas não tem algum não ficar alheio ao mais velhos acreditam movida pelo poder econômico pela garganta hoje eu vim para casa perto de palha o então Governador Jó não deve ser identificado jeito nenhum como o teu inimigo dos interesses do Brasil
inimigo como o interesse da Nação tem que colar vendido em qualquer desenvolvimento e bom então mesmo tem agradado muito não cada atividade dos 8 milhões de quilômetros quadrados no Brasil o Senhor nos abençoe muito isso só que continuar ela não foi o fato histórico que acabou no século 16 ela fez parte toda expansão do Brasil por outras regiões além da costa atlântica ela fez parte da entrada no Sertão e São Francisco ela fez parte da entrada na Amazônia ela fez parte depois da própria ação do Brasil na região fronteira do Chaco né faz parte da
guerra com Paraguai também o integra esse episódio ela faz parte da expansão cafeeira da Borracha depois do cacau na Bahia todos os grandes ciclos econômicos desenvolvimento os índios sempre foram atingidos pesadamente nos deram mais morreram em choque com garimpeiros estamos defronte de um múltiplo homicídio que eu não posso deixar de caracterizar como E aí E aí e os índios alegam que essas são suas terras originárias onde viveram seus antepassados e de onde Eles teriam sido expulsos já os produtores rurais dizem que eles são os verdadeiros donos e essa proposta de emenda constitucional defendida pela bancada
ruralista passa para o congresso a decisão de demarcação de terras relatório também proíbe a criação de terras demarcadas poluindo uma reação do Produtor assim passe a morte Mas amor de um lado e morte do outro terra que a gente vive né para ter os direitos garantidos né é a guerra que a gente enfrenta para manter Nossa cultura é a guerra que a gente enfrenta contra os madeireiros né então a gente diz Guerreiro porque é uma palavra que vem de guerra mesmo e a gente vive numa guerra constante né todo dia é um dia após o
outro né sem saber quem é que vai mais ser vivo tem é que vai mais remoto a guerra é um estado permanente né da relação entre e os povos originarios daqui que foram chamados de os vídeos e vem nenhuma trégua até hoje até agora segunda-feira de manhã quando nós estamos aqui conversando o kit mas adiaram fogo no caminhão e numa colheitadeira que custam mais de 500 mil reais indígenas tomaram três armas dos militares e atearam fogo na viatura e ainda agrediram os policiais são passe sobre quem realmente tem direito sobre a terra já dura décadas
aqui no Mato Grosso do Sul a lista também avançam para o outro objetivo que é o de invadir e explorar as terras que estão na posse e sendo preservadas pelos povos Guarani e Caiuá nós não temos mais esperança que o governo brasileiro vai resolver para nós de 2012 mais de mil índios foram vítimas de violência no Mato Grosso do Sul sendo 95 assassinatos e 13 casos de violência sexual fizeram uma emboscada para recuperar uma espingarda que os índios haviam roubado dois garimpeiros e cinco ianomâmis morreram precisem que o problema não aparece nos jornais locais enquanto
o poder público não toma uma decisão abre e para violência E aí E aí E aí E aí [Música] E aí E aí E aí [Música]
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