embora tenhamos vários órgãos sensoriais que utilizamos para nos relacionarmos com o mundo à nossa experiência consciente é unificada não fragmentada a uma espécie de sincronia entre todas as nossas percepções além disso embora nos deparamos com uma variedade de situações em nosso cotidiano temos uma sensação permanente de continuidade ao longo do tempo como isso é possível bom na história da psicologia a mente ou self são as instâncias mais utilizadas pelos teóricos para explicar a unidade da experiência consciente rio entretanto rejeita esses conceitos deuses almas e outras entidades metafísicas são rejeitados por rio o conceito de mente
também é rejeitado embora fosse aceito por outros filósofos como de kart locke e berkley para rio me o que chamamos de mente não é nada mais do que um conjunto de percepções que são mantidas unidas por certas relações não existe uma mente um self independentes das percepções [Música] desde os primórdios da humanidade os seres humanos têm tido as mesmas paixões ou emoções coisas como a ambição avareza orgulho a vaidade amizade a generosidade o espírito de serviço são paixões que existem todas as pessoas de todos os lugares do mundo as paixões se manifestam em diferentes intensidades
e são mixadas umas às outras de diversas formas para rio as paixões são o motor de todas as nossas ações e esforços desde sempre todas as pessoas têm as mesmas paixões mais intensidades diferentes e como essas paixões se mesclam de formas variadas as pessoas respondem de formas diversas as situações da vida o caráter de alguém é formado justamente pela intensidade de cada paixão e pela forma como elas se mesclam e o caráter determina o comportamento é o caráter de uma pessoa que permite que ela interaja com os outros na visão de rio a experiência individual
segundo hyun faz com que certas idéias e impressões se associa certas emoções a partir daí essas idéias e impressões se tornam capazes e ele se ar quer dizer de trazer à tona as emoções as quais estão associadas provocando comportamentos por exemplo se o tento e gerir uma fruta que ainda não está madura e sinto o sabor desagradável essa tentativa de comer aquela fruta verde associa-se uma emoção ruim mais tarde essa associação vem à tona só de pensar novamente em comer a fruta verde o que modifica o meu comportamento de forma geral o ser humano evitar
a experiências associadas ao desprazer e buscará experiências associadas ao prazer note que reúne percebe associações entre experiências e paixões ou emoções e entre paixões e comportamentos mais uma vez são as leis da associação aparecendo na teoria do rio ah [Música] os seres humanos e os animais aprendem a se comportar em diferentes circunstâncias através da experiência da recompensa e da punição em ambos os casos o raciocínio não tem nenhum papel para rio a maioria dos nossos comportamentos não resulta das idéias ou das impressões mais das paixões que estão associadas a essas idéias e impressões segundo ele
nem os animais nem as crianças nem os adultos nem mesmo os filósofos são orientados pela razão aliás a razão na visão de rio é escrava das paixões ela serve e obedece às paixões nós nos comportamos de acordo com as expectativas que alimentamos com base na experiência passada expectativas que são basicamente emocionais rio me considera que existem dois tipos de saberes o saber demonstrativos saber empírico saber demonstrativo é basicamente o saber matemática ou seja saberes que relacionam idéias há outras ideias mas não tem necessariamente nada a ver com objetos do mundo real segundo rio esse é
um saber inteiramente abstrato inteiramente produto da imaginação uma equação por exemplo representa um pensamento claro e preciso mas está baseado inteiramente em redução de uma ideia para outra não necessariamente diz nada sobre o mundo empírico o saber empírico por sua vez está baseado na experiência e só ele pode guiar de forma eficiente nosso comportamento no mundo na visão de rim o saber demonstrativo e os saberes empíricos são os únicos saberes úteis qualquer outro tipo de saber não é o saber verdadeiro apenas ilusão e não tem nenhuma utilidade [Música]