oi oi oi boa noite bom dia boa tarde não sei que horário você tá vendo essa Live o meu nome é Stephanie glória e para quem não me conhece meu nome é Stephanie Glória Como já falei mas pode me chamar de Ester E hoje nós vamos falar nessa Live Como apresentar o seu projeto para o Sesc mas antes disso se você ainda não me segue no Instagram Ester arroba Ester ou o produto diariamente eu público conteúdo sobre a produção cultural conteúdos práticos e estão abertas as inscrições para o treinamento básico de produção cultural e o
link para inscrições está na bio do Instagram Então vamos lá e hoje o papo tá quente papo tá bom para tá ótimo e eu quero convidar a Renata Figueiró se eu pegar minha colinha para não errar nenhum pedaço A Renata é a técnica da gerência de artes visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo e ela vai ajuda a gente a estruturar o pensamento e a entender Como apresentar o nosso projeto do SESC então se você acha que só ainda um mistério se você ainda não entendi muito bem como essas coisas funcionam Aqui está a referir
ó essa Live está sendo transmitida no Instagram e aqui no YouTube Então seja bem-vindo diz todos bem vindo de ré Figueiró tô convidando você aqui no Instagram também Oi Ester é bem obrigada pelo convite boa noite boa noite para quem está assistindo a gente vamos conversar vamos nessa Vamos dar um oizinho aqui para quem tá chegando né Oi Nando E aí adivinha luz gordinha bem-vinda a minha acompanha tudo no Facebook e tá sempre aqui com a gente oi fa fa a fa é Nossa parceira raça de tranco aqui vamos nessa né então re pra gente
começar bem queria que você se apresentasse porque a melhor pessoa para te apresentar é você com certeza bom Israel é eu sou Renata Nasci Aqui em São Paulo mesmo trabalho no Sesc desde 2010 minha formação sou graduada em imagens São eu fiz esse curso imagem são na Universidade Federal de São Carlos e entrei no Sesc em 2010 sempre tive um sonho é quando eu fui trabalhar com cinema trabalhei produzir algumas coisas dentro do campo do audiovisual é trabalhei com o cineclube e eventos e festivais e tudo mais mas me quem vive muito no caminho da
difusão cultural Então é isso que eu gosto de fazer eu acho que tem muitos produtos culturais tem muitas obras maravilhosas criadas sendo criadas injetadas que merecem chegar na no público então eu sinto que o meu papel nessa nesse Campo da cultura e da arte é ser essa pessoa que preza pela difusão pelo conteúdo chegando ao público é isso que eu faço mais do que do que ser uma criadora de conteúdo sou de cinema coisas assim eu gosto dessa chegada e disso ser um alimento para as pessoas eu acho que até uma coisa legal para dizer
que eu entrei no Sesc em 2010 e eu sempre quis trabalhar no Sesc eu vou explicar um pouquinho mais porque não conhece tanto a inscrição né e mas é porque eu sou formado eu eu sempre falei que eu sou formada meu repertório é muito formado pelo Sesc desde pequena aí você conheça a unidade desde pequena eu tive a sorte aí do meu pai e da minha mãe sério e do campo do Comércio então a gente já tinha credencial do SESC a gente passava férias no SESC Bertioga aí a ver show no Sesc Interlagos SESC Pompeia
Então minha infância e premiada por essas teatro e shows encontros parques tudo muito perto ali da relação Sesc tudo muito comunitário Miss coletivo e aí foi casa quase no ambiente familiar que eu procurei para mim quando eu quis né pensar na minha vida profissional voltar para o Sesc e devolver um pouco para o de multiplicar para outras pessoas tudo que eu tive a sorte de vivenciar na minha na minha infância na minha adolescência e que eu acho que me alimentou muito né meu seis crítico meu senso estético em Sim eu sou feliz no meu trabalho
eu acho que a gente tem que buscar essas coisas aí boas né da vida então eu quis trabalhar para isso para devolver para oferecer para mais gente as festas bacanas de Cultura de lazer de pensamento cria Oi Tudo de Bem Estar né E aí dentro da minha trajetória do SESC Eu já entrei no SESC Pompeia no Sesc não não é assim você não entra que você é formado em cinema você vai trabalhar com cinema você formar em Deus para tocar com dança é todo mundo trabalha com uma unha roda né assim dentro de da programação
cultural até acho que eu já vou falar um termo que eu posso repetir as pessoas não entenderem que chama animador cultural esse cargo animador cultural é o primeiro é a primeira entrada de uma pessoa que trabalha com cultura com uma formação em arte cultura ou em humanidades né que entra no Sesc para trabalhar com programação cultural então a gente a Lia produtor programador você faz um pouco de tudo então a gente da Alma ali né para para programação do SESC por isso que é o animador cultural eu fiquei cinco anos trabalhando nessa área no SESC
Pompeia uma idade de maravilhosa e cônica né aqui aqui em São Paulo O que é do coração mesmo do coração de muita gente e tal e depois eu trabalhei um tempo no SESC Santo Amaro e depois fui para a gerência de artes visuais e tecnologias que é onde eu me encontro até hoje acho importante dizer que eu tenho experiência já produzir show já produzido teatro já fiquei próxima disposições mas o meu campo onde eu mais atuei mais ato e tenho uma assim fico mais ativa mesmo é o universo da dos cursos oficinas a gente chama
de desenvolvimento artístico e sobretudo no campo das artes visuais né a gente tem Claro desenvolvimento artístico em outros Campos na área de música tem o centro de música tem no teatro e tem o centro de pesquisa teatral lá do CPT dantunes quero certo e Consolação mas é cursos e oficinas em artes visuais e tecnologias que também tem os espaços de tecnologias e artes do Sesc São Paulo tem todas as unidades bastante frequente então a os cursos oficinas debates palestras tudo voltado para a criatividade para o conhecimento para introdução as artes administração atingir estica ou é
para quem já produz algum pouco de arte aprofundando não é para formar artistas Não é esse objetivo objetivo é se voltar para o público em geral e mostrar todo mundo é capaz todo mundo tem talento todo mundo tem capacidade de que vai desenvolver ainda mais a capacidade criativa Cia habilidades técnicas e tudo mais Então é isso que eu faço no meu dia dia eu sou eu Sou técnica dessa área E aí eu posso a gente vai bater esse papo eu já quero dizer sim que a minha referência vai ser sempre esse campo tá E que
a gente tem entrada de muita gente muito muito muitos artistas muitos professores todo mundo com pezinho na educação né Não adianta nesse nesse ambiente não é só ser um grande artista é importante ser um grande educador ter esse esse viés educativo já que você já que o objetivo é desenvolvimento artístico das pessoas Então tem um aspecto de você passar transmite conhecimento e sensibilizar a colheita tudo isso né ninguém não é uma uma relação muito público para plateia é uma relação bem horizontal peça de você dar o cursos e oficinas né Eu entendo completamente isso que
você tá dizendo que vamos aproveitar e vamos dar um oizinho para todo mundo que já chegou aqui né oi para todo mundo tá aqui no YouTube se vocês quiserem deixar uma mensagenzinha aqui do lado para a gente se cumprimentar né aqui no Instagram também bem-vindo stodis Oi Cris oi Agnaldo o e fecha o Júlia sou Denise Ai que bom então vamos né então vamos ó primeiro eu e vocês qual vai ser a pauta de hoje do nosso papo então apresentações feitas mas fica claro que a Rê trabalha muito mais nesse recorte é oficinas nesse recorte
tecnologia né Mas a nossa pauta de hoje vem carregada dessa experiência dela de 11 anos para contar para gente como como primeiro primeira coisa da Paula como funciona o Sesc né como é que essa instituição o que que ela é o que que ela o que que Como é que vai contrata como é que ela raciocina isso como é que recebe proposta como é que é que é isso como é que funciona né Essa essa máquina que por tantas vezes faz a função primordial de difusão né da cultura do nosso país Então como é que
é como é que eu posso eu como uma lista Tô aqui no trabalho árduo como é que eu posso acessar isso né mas Oi tá gente precisa entender porque tudo que a gente não entende a gente atendeu afastar e tudo que ele tem me afastar tende a perder as oportunidades que aquilo tem para dar para gente né Então queria que primeiro exercício que a gente fizesse sabia a cabeça sabe se libertar das crianças limitantes dos babá que a gente escuta por aí e que na verdade nem sabe se é verdade ou se não é verdade
ou se tem opinião formada sobre isso cria problemas para os nossos trabalhos artísticos Por ignorância do movimento né então a reta aqui hoje primeiro para contar para a gente isso O que é o Sesc Como contrata ou mais raciocínio Como funciona desmistificar essa história toda e depois para falar para gente Como apresentar o nosso projeto Quais são os pilares Quais são as os critérios Quais são as coisas que são mais observadas nas propostas não é para que a gente possa é uma proposta na verdade para enviar para o Sérgio que Se isso tiver olha se
isso tem a ver com o nosso trabalho se o nosso trabalho cabe lá né então a gente tem falado bastante aqui no canal sabe resolver planejamento criativo estratégia ou sobre elaboração de projetos e responsáveis né não sobre projetos sob demanda não criar projetos porque ali apareceu uma oportunidade ou ali na esquina abrir o edital né mas com planejamento estratégico criativo bem feito você faz os projetos que deve fazer você Já até sabe onde você cabe ou não olha no ano que vem a linguagem a a linha editorial raciocínio daquele equipamento cultural não combina com meu
propósito eu não vou colocar ali a minha proposta Por que não não não vai completar não tem haver ou tem a ver né Por exemplo só tem um projeto desse ano que tem tudo a ver com a Semana de Arte Moderna da se tem tudo a ver com a comemoração a moderna de 22 se tem a ver com 200 anos da Independência aqui vai ser comemorado no ano que vem e eu estou atento aos editais que estão abertos estou Atenta às oportunidades que estão abertos mais instituições privadas também eu posso ir lá e colocar o
meu projeto porque não né se eu já estou alinhado com isso não ficar criando projetos aleatório hora de um planejamento hora de uma dentro de uma aleatoriedade né que isso não vinga eu nunca vi igual que não vai virar né ou seja assim bem grande reto né então muito bem então você vai começar contando pra gente como funciona o Sesc É isso mesmo vamos lá bom o Sesc então para quem dá para quem não sabe o lembrando né já ouviu falar é o Sesc Serviço Social do Comércio ele é uma entidade privada não aumente dade
publica e ela é mantida pelos empresários do Comércio de bens turismo e serviço e e ela é voltada para proporcionar o bem-estar EA qualidade de vida para os trabalhadores do Comércio de bens serviços e turismo então ela não é pro Chefe Ela é para o funcionário desses setores né do Comércio em geral de turismo serviços e tudo mais e então assim o empresário recolhe né Um Valor ali do do contrato dentro dos seus empregados e esse valor recolhido é o que financia o Sesc e por isso que a sempre que a gente falar de público
prioritário do Sesc São esses trabalhadores né trabalhadores ali que então nesses setores de bens turismo e serviço e o Sesc Serviço Social do Comércio ele busca encontrar a família desse trabalhador então é um bem-estar né promover bem-estar e qualidade de vida para o pastor da família nós não é uma não é profissionalizante como o Senac o Senac tem esse trabalho é o caso das Indústrias a gente tem o SENAI o sistema S que a gente fala né tem a indústria e tem o os serviços e o e o comércio o Sesc do Comércio e é
do Bem Estar Então a gente tem serviços a gente aliás serviço não a gente tem uns programas que compõem o Sesc sempre tem um pressuposto da educação como transformação social É nisso que o Sesc se baseia para tudo então oferece um serviço por exemplo de odontologia né porque para garantir a saúde bucal da população de desse pedaço da população desses trabalhadores e suas famílias faz cultura ações culturais apresentações artísticas sempre com o viés também de ampliação de repertório crítico sensível ampliação de mede de repertório em geral cultural é a gente trabalha com trabalho trabalho com
idosos com crianças com públicos em geral a educação dentro do SESC a gente sempre fala de educação permanente Claro aí eu vou falar 7 que isso eu sabe que ele é ele é do Brasil ele é um Ele é o único assim nada se igual a muito ao Sesc em termos internacionais né de ter esse tipo de financiamento de ter equipamento na qualidade que o Sesc tem e de ter uma diversidade de ações né não é só um espaço de Cultura Municipal de Educação o espaço de cuidado da Saúde de prevenção e tudo mais deixa
eu tirar uma dúvida então que eu acho que pode ser a dúvida de muita gente De onde vem o dinheiro do SESC assim bem claramente nessa respondendo essa pergunta conta assim uma frase de onde vem esse dinheiro e como é como é que eu sei que você acha que tem benefícios claro né porque o que faz um serviço de utilidade pública então tem alguns benefícios fiscais mas nem é uma coisa assim estampas pectus não benefícios fiscais né Mas me conta de onde vem o dinheiro Bom dia tudo o que acontece lá vendo olha eu não
sei te falar no detalhe tá isso é mas vem da tributação né Desse Extra desses dessas empresas que recolhem um 0,1 porcento enfim na folha de pagamento dos seus funcionários de empresas não são obrigadas a recolher também né E aí em geral isso é um benefício muito expandido para empresas de pequeno porte também né então o benefício para o trabalhador e eu Sesc existe 10.946 Ele Foi um acordo do empresariado do comércio para garantir nessa formação essa qualidade de vida aos trabalhadores na época e 946 a gente tá valendo em pleno processo de urbanização da
né das cidades As pessoas saindo ali do da zona rural vindo todo mundo trabalhar na cidade e E era uma situação difícil precária nessas não tinham tanto a e a facilidade de lazer e cultura da cultura do trabalho trabalho trabalho então vamos trazer fazer vamos trazer bem-estar o Sesc vem bem nesse lugar e o Senac vem na formação profissional né porque eu o empresariado da época sentir essa necessidade desde então vem se atualizando como missão e como o que o que é necessário nesse momento e tudo mais e a gente sabe que cultura e educação
nunca é nunca nunca nunca termina a gente nunca pode parar de tentar promover isso né Aliás a educação é é básica né algumas alguns Sesc vai usar essa questão regionais em importante dizer também a gestão de cada Regional tem sempre um diretor tem um conselho cada estado funciona de um jeito né todos com essa mesma missão de bem-estar e e qualidade de vida mas tem Sesc que trabalham muito com o esporte outros trabalham com educação tem isso a mais escolas mesmo fundamental 12 infantil creche tem sete que tem maternidade Hospital no Sesc São Paulo a
gente já passou a gente até de maternidade a gente já teve os espaços e a gente foi superando em São Paulo já tinha essa essa boa oferta né de serviços de saúde e a gente foi aprimorando e agora o Sesc São Paulo a este lugar que é muito referência dente suas perto da cultura e da educação a gente também não nos essa tão poluente não oferece educação formal se trabalha com educação não formal que é o que a gente fala que são essas ações que não são escolarizadas né assim mas que é que transporte são
educativas mas não são formais elas não dão um é um como falar um elas não é um título né Elas não não dão título formal de aula você está no Fundamental e superior ou E por aí vai né e e é isso então em geral do SESC no site São Paulo a gente tem uma rede muito privilegiada de 43 unidades operacionais olhasse operacionais são os centros culturais que os é se instala fisicamente na capital a gente capital e Grande São Paulo a gente tem 23 unidades e no interior a gente tem 17 e a gente
tem unidades especializadas também né tipo centro de pesquisa e formação é o silêncio é esc que é um certo bem é uns quase bem especializados mas a maioria dele desse dos 4340 é 38 instalação generalistas assim tem quadra E tem dentista e tem teatro e tem sabe piscina e tem tudo e daí tem exposição então a mesma pessoa que passa para ir lá na ginástica multifuncional ela passa pela exposição ela passa pelo pelo corredor onde está tendo Sei lá uma formação para isso é um brilho e brilha né ó deixa atualizar quem tá chegando agora
né Essa Live vai ser dividido dividido em dois momentos primeiro a reta contando para Gente o que que é o Sesc como ele funciona né quando de onde vem o dinheiro derrubei como é que funciona isso né e em seguida ela vai contar para gente na verdade vai ajudar a gente estruturar o pensamento e Como apresentar o nosso projeto para as unidades essas tá então É continuando ela tá agora terminamos de clicar na verdade nada o caminho aí né explicando para que a gente como funciona a máquina pensa Vai logo de cara no pote Vamos
tentar entender o que tem por trás para a gente entender a estrutura entender o caminho né e seguir em frente o já ouvi muito assim ah mas porque eu mandei uma proposta e por que não me respondeu mas tinha obrigação de me responder será que tem obrigação de responder Depois comenta sobre isso da gente revê e depois não agora vamos lá tem obrigação de responder olha assim a rede é muito grande então acho que a gente pode comparar talvez a gente falando do Sesc São Paulo a gente pode comparar com o governo do governo de
cultura e economia criativa do Estado de São Paulo que que atua na cidade né da cidade salisbury dos Municípios do interior e litoral de São Paulo é que a gente comparar a quantidade de equipamentos culturais que o estado atende e que o Sesc atende nas suas unidades operacionais a gente tá equivalente a gente está falando de mais de 40 centros né assim de referência de cultura e e é isso quando semana um projeto para o estado também não é uma coisa tem rápida nem de chegar nem de ser avaliado e nem de ser aplicada Deus
Essa é a mesma coisa a gente tem oito mil funcionários praticamente trabalha no Sesc é uma rede bem grande cada unidade operacional cada centro de cultura dentro dos s a companhia Pinheiro tem a sua equipe própria e a sua equipe tem muita autonomia e muita pergunta autonomia na curadoria essa é a coisa não tem uns em um centro que difunde e que todas as unidades têm que fazer a mesma coisa e que alguém não é um núcleo duro que programa e as unidades operacionalizam não é assim tá as unidades lê e o seu entorno conhecem
se relacionam conhecem seus públicos conhecem os produtores culturais da sua região E aí elas pensam e programam suas atividades é com bastante autonomia cada unidade tem suas equipes então tem os seus animadores culturais ali de cada região então de transporte só entendeu uma coisa se eu tenho uma proposta eu enviei para uma unidade Pode ser que naquela unidade de certo porque tem a ver com aquele contexto mas se eu mandar a mesma proposta igualzinha que foi aprovada em Araçatuba O que significa que ela vai ser aprovado em São José dos Campos né E até um
comentário aqui da minha luz moro entre duas unidades Taubaté e São José dos Campos trabalho com produção e já levamos os nossos trabalhos para várias unidades para várias unidades do SESC sempre equilibrando essa relação Artist público é isso aí né pensavam tem que pensar no todo né não tem jeito é bom né se eu queria só complementar agora até que esse comentário que assim o sucesso que ele atua nessas 40 né suas 43 unidades operacionais e nas como eu falei 17 unidades que a gente fala que é interior e litoral mais quatro na grande São
Paulo além além do SESC atuar nessa cidade onde tem um espaço de uma unidade operacional do SESC a gente também atua em outras municípios nesse exato momento tá tendo circuito Sesc de artes que é um projeto do SESC que a gente vai pro cidades onde não tem e não tem Sesc né então a gente se relaciona Então a gente vai lá de Taubaté a gente vai para a região expandida aliás proximidades de Taubaté e o circuito Sesc de artes que tá acontecendo agora quem quiser ver tá sendo bastante é isso antes a gente presencialmente a
gente ia para as Praças dessas cidades levava a programação intensa né para a cidade onde não tem certo que fazia ali levantar voo circo fazer a coisa acontecer agora online que tá totalmente online esse circuito Sesc a gente tá a gente mapeou as amígdalas mapearam os seus agentes culturais produtores e artistas educadores dessas cidades menores vai assim cidade de interior um pouco menor Então tá tudo na programação então a gente tá com 157 cidades representadas no circuito Sesc de artes tá bem interessante isso isso tem todo ano tá gente então não é algo que a
gente faz nossa nunca né De vez em um canal todo ano tem um circuito Sesc de artes todo ano e ativações e agora no campo do online tá muito mais fácil da gente contratar alguém que não é da cidade onde tem Sesc Não precisa não tem essa essa questão desse agenciamento do lançamento da hospedagem da da passagem e tudo mais online A gente tá trazendo gente aliás super legal nessa diversidade trazer gente do Pará o público inclusive o público que a Tá aproveitando das nossas atividades a gente vê cursos cheio de gente de de Fortaleza
da Bahia de Manaus sabe assim então nossa liderança demais né aí mas eu já tive oportunidade de fazer apresentações com o grupo que eu produzi ia em 10 seus né se forma em 4 anos né tem 10 anos e era E era uma viagem às vezes né claro ia para lá e para cá para lá e é maravilhoso mas não pensando no online né Nossa que potência ela eu sou eu né coisa triste é exatamente isso é bom então voltando daí quando a cada unidade é que tá fazendo né tem a sua autonomia sua gestão
sua programação E aí a gente tem os animadores dentro de cada unidade eles são responsáveis por determinadas áreas Então você tem animadores e responsáveis para o teatro por música por dança é por idosos programação para terceira idade programação da primeira infância programação de artes visuais sabe assim é questões étnico-raciais questões indígenas têm tem uma diversidade de programas que a gente precisa ativar que ativar então educação para sustentabilidade valorização social a gente tem milhões de programa dentro do SESC assim e pessoal eu vou te interrompendo só para te dar grifo é porque como você tem muita
coisa interessante para falar você vai falando e eu quero grifar para a gente não perder essas coisas importantes mas olha só quantas linguagens com em quantas horas a Rê falou né a gente fica pensando em teatro e música né No mais das vezes mas às vezes o teatro ou a música Tem um ação poderosa potente e uma dessas áreas que ela falou Você pode repetir um pouco mais devagar essas áreas que você falou que tem essas outras áreas de atuação para a gente ampliar o nosso olhar Claro olha mais ou menos os programas quando a
gente fala a gente fala do programa Cultura a gente tá falando né dessas dessas linguagens artísticas todas aí dança circo artes visuais cênicas teatro cinema literatura tem contação de histórias todo esse campo a gente entra em Campo da Cultura né É tem os esports também né tem temos uma ação muito grande relacionada à atividade físico-esportiva saúde alimentação a gente Vira e Mexe tem programação educativa artística campanha que atuam né Não só não ou não é só o dentista ou enfermeiro ou o médico sabe falar de saúde né ou é isso a gente por meio de
ações formativas processuais interessantes a gente fala de saúde a gente fala de alimentação de prevenção de a gente é o rei do a gente o Sesc vive com o aquele guia de alimentação brasileira é maravilhoso a gente fazendo promoção daquilo Sabe tem então a gente tem também uma ação muito forte o desenvolvimento infanto-juvenil da públicos de primeira infância públicos crianças e jovens Também temos atendemos muito a terceira idade terceira idade procura muito certo que a gente é uma programação específica para terceira idade em que mais o rei e vale assim né agora eu tô aqui
perguntando se fica à vontade para responder não é da sua voz né dos nossos aqui que tem tantas dúvidas e é você acha que quem tenha né essas outras atividades que as músicas também mas quem tá em outras não tem circuitos né E tem atividades para a terceira idade daqui a pouco a gente vai falar sobre isso né Como apresentar a sua proposta como estruturar a sua proposta você acha que quem tem quem tem essa esse viés vale a pena investir vale a pena enviar procurar as unidades que tem uma opção com terceira idade com
criança forte investir nessa comunicação se acha que é um vale empreender essa energia Eu acho que vale assim eu acho muito bacana porque a gente no Sesc tem uma coisa a gente preza muito pelo acolhimento dançando do público quanto do artista então assim eu garanto que o artista vai ter uma experiência muito bacana bem cuidada sabe assim ele vai ser acolhido projeto dele vai ser de alongado as condições vão ser as melhores possíveis né o oferecimento da situação seja uma tão que ocupa uma sala afirmação que eu compro um teatro seja uma ação que ocupa
o espaço público a gente vai ter ali e orientadores de público sabe assim errar os artistas eles eles eles falam muito disso assim que fazer atividade no Sesc é um privilégio né assim porque você tem todos os cuidados assim e o público também então o público vai ser muito bem acolhido vai ter uma boa estrutura Então por si só para pessoa que é apaixonada pelo que faz que tem uma proposta educativa artística sensível para esses públicos é muito legal poder realizar esse dentro do SESC também tá então assim fica com precisa ter medo não você
tem medo de enviar propósito envia a gente vai falar como é que faz isso mais ou menos na verdade cereais caminho né que cada caso é um caso eu falo mais ou menos porque cada caso é um caso né mas não vai falar de todas as manifesta de todas as linguagens o salão pré-requisitos básicos para que você possa enviar sua proposta né mas ó compensa então né minha gente é só em a gente não dá olha falando especificamente na área de cursos oficinas esses formatos que você tem contato muito direto com o público a gente
não a gente muitas vezes em a pessoa nunca fez nada no Sesc e não tem empresa às vezes ela não tem outras experiências sei lá muito muito retanto repertório mas ela tem uma boa ideia uma boa intenção uma boa apresentação ali da sua proposta sabe e a gente vai ali no mar essa aqui corrigindo uma coisa aqui a gente consegue colocar muita gente para fazer coisas legais no Sesc e tem uma vantagem uma vez que você é faz alguma ação no Sesc que funciona dá certo é bacana e acaba entrando nesse circuito com mais facilidade
né então uma unidade comenta com a outra E você tá presente numa programação outra unidade de pesquisa e a coisa entra no no circuito mesmo né que acaba sendo interessante para os artistas assim eu boto eu quero eu quero bater nessa tecla assim né dessa criança limitante assim não mas eu nunca consegui eu já enviei uma vez nunca consegui envia de novo né consegue sair daqui eu passo a passo que a gente vai vai contar para a gente dia de novo e vinha com outro olhar né lembra É uma empresa privada lembra ela precisa cuidar
da programação com personalidade em cada unidade pesa Então pensa pensa como um gestor essa como um programador como você raciocinar ia isso ok meio que chegasse na sua caixa cheia da abrir lá e dá cartaz para pessoa Claro que não né em contra-partida Olha eu fiz 10 eu nunca tive panelinha eu nunca tive Costa quente medicação não eu enviei a costa o outra vez que tocou na rua o programa do viu a gente tocando na rua se expondo difícil para caramba tudo chamou deu link para três sabe então é não é uma primeira proposta de
sabe montar essa proposta você tem um planejamento do seu trabalho Claro você sabe onde você quer chegar com aquilo quem é o seu público-alvo de Fato né quem você atender quem você vai beneficiar Qual é o impacto que com clareza que você vai gerar ou você tá querendo só vender uma apresentação ou vender ou se não vai colar né Pensa as unidades tem gente que tá lá acaba acorda e dorme para pensar na programação de qualidade acorda e Dorme pensando isso então não vai adiantar eu falar assim ah mas eu não consigo e é uma
e é uma panelinha Aí você fica com os pensamentos desse tamanho de azeitona não mas você mesmo bom né então estuda né tenho que te ligar bom né a gente fala eu tô falando essas coisas que a gente tem falado muito sobre isso aqui no canal né o treinamento também é isso aparecer agora inclusive agora eu tô fazendo propaganda mas dá nada que não é É porque eu tô falando ela caramba isso aqui né no canal e no Instagram que é isso né é quatro eixos precisa planejar você precisa elaborar sua proposta com 10 Essência
você precisa comunicar aquilo de forma Clara para conseguir vender a venda Ela tá no fluxo dos eixos né bandeja elabora proposta comunica bem então vende é muito até mais mais fácil de criar um plano de venda se você tem um repertório repertório não repertório de histórico mas se você tem base né planejamento projeto comunicação então vende né e é isso a gente então assim é também pensar assim né a gente que recebe as propostas Então vamos falar como é que chega as propostas para quem programa para quem tá lá trabalhando no Sesc 9:00 ali na
frente do seu computador chega um monte de meio gente sabe assim e a gente tem um grande prazer como programador cultural do Sesc São Paulo de sair a campo para pesquisar a gente vive na Internet pesquisando coisa a gente pesquisa outras instituições culturais o que que elas estão fazendo a gente quer entender a cena cultural as redes né então a gente também tem essa liberdade EA estimulada para os animadores e programadores pesquisar Então isso é uma coisa boa por outro lado a gente também recebe propostas a gente não abre edital a gente não trabalho Sesc
São Paulo não trabalha com edital chamamento em geral têm excesso que trabalha assim é por exemplo Sesc Santa Catarina você tem lá um site o sistema que você cadastrou só proposta você tem todas as linguagens você cá das é quase que um banco de dados que os os trabalhadores ali os programadores do SESC em Santa Catarina vão acessar né não sai de São Paulo não gente não tem esse sistema a gente não não trabalha dessa forma e como que a gente trabalha então como é que projeto chegam em geral é tem dois caminhos tem vários
caminhos Na verdade vou falar de dois um deles é bem comum é quando as pessoas estão lá com frequência um sucesso que conhecem alguém que trabalha no Sesc conhecem alguém da equipe determinada unidade a e conheço uma pessoa que trabalha com literatura no Sesc Santos e eu quero mandar uma proposta Aí você pega Manda e-mail direto para essa pessoa Tranquilo isso rola muito das pessoas aí de seminário e o contato do programador a pessoa entre em contato direto e tudo mais isso é bem legal né Oi Renata tem uma proposta aqui tá aliás área de
cursos e oficinas em artes visuais a gente tem um e-mail Centralizado que é cursos As Piscinas@gmail@Sesc sp.org.br depois no final repito Tá mas é cursos e oficinas tudo no plural@Sesc sp.org.br que a gente recebe projetos propostas de cursos e oficinas crê e a gente Respira fundo aí pega essa dica olha não é miraculoso o misterioso inacessível é não minha gente inespecífico a reta trazendo inespecífico tá Vamo tirar isso da nossa testa tá não tem nada de misterioso não tem nada de fechado panelinha não tá Espera aí deixa eu falei aqui um comentário aqui ó ó
tá bom ah moleque deixa aqui a vou deixar repetir meio para mim para digitar aqui no Instagram também que a palavra está sendo transmitida aqui e a cursos e oficinas tudo no plural cursos e oficinas@Sesc a arroba Sesc Sesc sp.org.br org.br pronto preferencialmente tá tá linguagem da dança circo música aí não é não sou eu programo a gente pode até reencaminhar mas não é não é exatamente por aqui mas tudo bem rola chegar para que a gente dá da caminhos vamos ver aqui os comentários deixa aqui também no Instagram comentários tá aqui fazendo simples que
dá porque às vezes eles homem da nossa tela porque a gente tá dividindo a tela às vezes eles homem mas aqui aqui no YouTube a gente consegue ver todos vamos lá que a minha luz está elogiando não é o Sérgio que essa essa preocupação que tem que partir de à vontade que o artista tem que continuar fazendo lá né claro né Eu já ouvi outras coisas também a gente nada mas que eu gosto da Polêmica mas eu gosto de disco e eu lido com o artista diariamente né eu nasci produtor morrer produtora não só sou
produtora mesmo então a minha comunicação são com outros produtores e com artistas eu já ouvi de tudo né e eu também já ouvi por outro lado artistas reclamando assim poxa mas o cachê não era o que eu queria o cachê Não era como eu gostaria isso rola com certeza não rola re assim vai rolar porque rola em qualquer lugar do mundo né não precisa nem perguntar para Reis mora em qualquer lugar do mundo né Às vezes o cachê é bom é ruim mas tem uma coisa que eu vi essa semana que eu acho que pode
acho que pode ilustrar isso assim dá uma parte para gente nesse sentido que assim depende do tamanho da sua expectativa né assim é gigantesca ou se você acha que aquilo não remunera o seu trabalho você não tem que ir ali naquele lugar não é então não é que a gente tem que ter uma ponderação Zinho aí véi o Renato sobre isso aconselha é assim é o no Sesc em geral os cachês são justos né não é assim nossa Uau meu Deus eu vou fazer meu aluguel mas também não é injusto se for injusto não aceite
né assim não não trabalho por um valor em jiu jitsu e se você não tá não se adequou enfim não gostou da da condução não se vê encaixado nos preceitos do SESC também não é um gari não é um garoto que aliás é um é uma como a gente falou é uma entidade privada que que tenham como como viés a qualidade de vida eo bem-estar dos trabalhadores então não Visa lucro o Sesc nunca vai querer bombar para lucrar que a gente não ganha assim o valor de Bilheteria que a gente ganha essa vigiado é irrisório
Sabe perto do que a gente investe então a gente veste sempre muito mais do que a receita do SESC então também o valor do é do artista também nunca está vinculado a lotou no motor sabe assim é essa outra negociação do mercado a gente trabalha de um outro na outra maneira mas até Isto é queria voltar um pouco dessa dessa dessa envio de proposta só para ficar bem claro mesmo então assim também tem que ter a situação que eu não conheço os programadores das unidades eu não conheço não tenho entrada como é que eu vou
descobrir o e-mail da pessoa tudo bem sem problemas é entra no site do SESC tem um canal que chama Fale Conosco esse canal ele serve Tanto para você perguntar que dia que vai abrir a piscina como se sua empresa pode ter credencial do SESC quanto para você enviar projetos e propostas tem um dentro do Fale Conosco tem a opção envio de projetos e propostas lá você seleciona a unidade com que você quer mandar e você tem inclusive põe anexo você pode E daí que acontece é a equipe daquela unidade que você selecionar você selecionou são
São Caetano o tipo de São Caetano vai receber e quem recebeu Fale Conosco finalmente alguém daqui de publicação vai passar para equipe de programação todas as propostas que chegarem pelo Fale Conosco são sim direcionadas para as unidades né então o proponente coloca lá e ali então o que que precisa ter ali Acho que agora chegou a hora de falar o que que aconteceu no projeto né preciso falar o quê que é importante tem na proposta e a gente toma lá a gravar caneta grava isso olha só tá acessível o que que eu tô repetindo tanto
isso né porque eu tenho ouvido meu ouvido e nós vezes por isso que a reta aqui por isso que eu fui atrás da vamos lá ajudar a gente com esse assunto né porque embora já tenha feito algumas boas unidades maravilhosas experiências lindas inclusive o calleri que é outra lógica de São Paulo né que não é não é igual nem de perto nem de longe mas tem o Edital maravilhoso no Cariri que chama mostra Sesc de culturas e eu já provei ele tava incrível né a gente vai com os custos vai no festival a gente fez
três cidades no sertão do Cariri coisa linda né Então olha toma pega o pai canetinha nota Fale Conosco no site do SESC que você sobe a sua proposta né você procura lá como é que é repete para gente site do SESC é Sesc SP www sesc-sp é Org. Br Esse é o site do SESC tá entrando lá você vai procurar o canal Fale Conosco e dentro do Fale Conosco tem apresentação é chamar envio de projetos e propostas dentro do Fale Conosco você tem alguns assuntos bem recorrente Tipo perguntar sobre central de atendimento piscina né não
tem envio de projetos e propostas é o pessoal usa muito para enviar e as coisas chegam aí assim o modo de chegar resolvemos Fale Conosco você manda fala com a gente você manda essa proposta agora também precisa ser best do programador né querida não precisa vai chegar se for best do programador melhor ainda porque daí vocês vão se alinhando desconstrói o projeto junto isso é muito legal dentro do SESC né porque às vezes e já tem um projeto lá e o programa daí você fala programador ó eu faço mais ou menos isso isso isso que
que você acha ele falou assim faria uma coisa assim bom então falar sobre mulheres na arte já que você é um carro expert em arte olha Pode ser então vou fazer essa pesquisa aí eu vou te apresentar entendeu isso é bem normal dentro do SESC que a gente dialogar com os ossos proponente se pedir coisas isso é Alerta das coisas mais legais né porque os os produtos culturais então só totalmente prontos legal e você inventando e adaptando A então agora você me mandou um curso muito longo te mandou um curso de 8 aulas eu preciso
transformar isso em dois encontros vamos enxugar ou então Olha foi Incríveis 2 enquanto não pensar no curso mais mas mais largo mas intenso com outro repertório vamos vamos largar isso sabe isso é bem normal eu acho massa dessa fala é que tira esse véu esse véu jovem bastante né Ah não você só entrou se você for assim né com programador você não é não é como se fosse uma coisa ruim e não isso não é uma coisa ruim mexam com é boa Tumblr se constrói é produtos artísticos e atividades artísticas que beneficiam muita gente cortar
personalizado por tá não é mais próximo E aí ó fica a dica aqui ó no subtexto esteja aberto também né Eu não tô falando de jeito nenhum você faz Mouse você fazer capa de celular não não não é isso né é assim dentro dentro do seu espectro dentro do que você do que você sabe fazer do que você ama fazer seja aberto né quantas vezes eu tive que modelar a oficina no Sesc né olha mas é pouca gente mas é Sesc verão isso aqui não vai funcionar porque vai ser na quadra porque porque quando as
unidades são vivas né então é assim ó minha gente sem mimir tá ó que conhece já sabe se em mim se você cabe ali se você dialoga com aquele ambiente com aquela unidade saiba conheça se e dialogue com ela se você não é aquele espaço não tem mete força porque não vai funcionar como em frente e é isso mesmo quando você fala já mandou para uma unidade não funcionou gente a gente tem oito mil funcionários 43 unidades né operando com programação é só uma pessoa leu sua proposta e às vezes não gostou ela vem conseguir
o ler com cuidado que ela tinha porque no fluxo louca a gente trabalha muito dentro do SESC também então às vezes uma proposta ele não tava não veio tão bonitinha ou não sei não rolou naquele momento às vezes foi legal Mas ficou ali Passou o tempo você não voltou a cobrar você não falou de novo com a pessoa passou perdeu ali né também tem isso de você tentar criar esse vinho colocou uma pessoa que com esse programador ou com as pessoas que entraram em contato com você perguntando do seu projeto sabe qual é o contato
fica maleável fica flexível porque vocês junto a gente preza muito pelo artista e pelo educador que a gente contrata é a ponta do nosso trabalho Essa é a ponta a gente animadora a gente tá lá no escritório né a gente vai abrir a sala vai vai conversar com o público vai conversar com artista mais é um artista que vai passar o conteúdo né a educação e se vier da educação tem que ficar muito claro gente é bem esse lugar que excesso que quer atingir quando a gente faz uma programação cultural e artística é educação sabe
não é piada de mau gosto não é arte pela arte é um processo de educação pressa no repertório sensível crítico cultural ampliação de diversidade ninguém quer racista nem machista em curso não tem nenhum lugar de Sesc gente não cola tá assim então tem que ser gente muito aberta muito diversa que nosso público é muito diverso também e a gente preza muito por esses valores assim né então por isso assim é a sua jovem não tô conformação não terminei o ensino superiores tudo bem Tem uma proposta a massa manda aí e não precisa ter graduação em
pós-doutorado sabe não precisa ter uma empresa aberta a gente pode conversar se você não tem uma empresa a gente contrata como pessoa física num primeiro momento depois a gente desenrola se você for bom se você curtiu o Sesc curtiu abre a sua empresa abraço Amei a gente pode te ajudar Inclusive a tem um e os programadores lidam diariamente com esse tipo de documentação esse tipo de orientação para a prática estas novas a gente contrata disse que não tem conta no banco gente a gente quer indígena na nossa programação sabe a gente quer quilombola a gente
traz gente disso quanto é lugar do Brasil e lidamos com essas enfrentamos é tudo é um processo educativo no Sesc até a contratação tá então também Peça ajuda se você tá com dificuldade ali de entender que o animador o programa dele tá falando Fala assim ó tô muito afim mas só me explica direitinho isso que eu vou atrás mas me explica sabe assim pode ter essa esse ponto de contato e deixa eu deixa só aproveitar aqui eu estou eu vou te vou te interrompendo assim para a gente não perder os comentários aqui tá tem um
comentário tem 21 tem a ver com apresentação da proposta e o outro é um papinho antes para a gente não levar ele para depois né minha dúvida em relação a essa chamada para o Sesc Qual o tamanho do artista para ser chamado tem que ter relevância público mínimo acho que tá na hora da gente fala de glamour dá um glamour né É então eu tava falando com a Ester antes até da Live eu lido eu diretamente lido com atividades que não tem glamour é um assim não precisa ser um grupo de eu não lhe exatamente
com teatro e música que talvez sim você tenha que ter um repertório um pouco mais construído um público um pouco uma né assim um canal um meio um pouco mais um caminho pouco mais percorrido Talvez né em termos artísticos em termos de público e tudo mais eu lido realmente com cursos oficinas esses processos que jogam com o público as atividades da infância para terceira idade então assim não tem glamour nessas atividades e não tem raio fiz assim nesse tipo de atividade né então assim todo mundo é pé no chão é totalmente horizontal a relação você
precisar carregar uma mesa ali vamos lá fora porque a gente quer o material lá fora Poxa agora entrar com a gente carrega mesa com a gente sabe não tem muito esse tapete vermelho nesse nesse Campo o que eu acho que a gente acha muito bom assim né porque dá para ter uma entrada muito grande de gente jovem de gente até um pouco menos experiente Mas com muita vontade e tudo mais e a coisa vai se construindo nessa pessoas em geral que acabou entrando nessas redes do SESC para oferecer cursos oficinas e processos educativos ficam né
começam a dar nenhum humanidade vamos para outra faz aqui nesse falou circulam por 10 unidades vamos ver elas estão quase todo mês na programação eu sou eu sou prova viva Então me e olha só não precisa então ser um grande pra conseguir entrar na programação Nossa que não lembro eu digo que não poderoso e eu vou gravar esse novo esse é então é isso vamos lá vamos dar um exemplo você quer dar uma oficina de desenho né quem é você na fila do pão do desenho A gente pode chamar um cara sabe o sei lá
uma pessoa um artista mais conhecido de galeria podemos podemos chamamos de vez em quando mas as vezes é você tem que entender qual que é o seu diferencial Quando você vai dar um curso de desenho O que que você é a sua metodologia é é a sua forma de pensar o desenho é a sua forma de dar essa aula a partir de repertórios de tal coisa usando tal coisa como referência quer dizer o que que você criou ali para ser para ser o único para ser muito seu que eu vou falar assim não esse curso
de desenho é muito bom ainda que ele não seja o pulando de e eu acho que vai ser Super Legal tem tudo a ver essa coisa de desenho sabe assim então é mais ou menos isso tem que entender ali o que que você tá quem é você e por que porque eu vou escolher porque a gente vai achar que seu curso é melhor e ou porque você começar relevante também porque isso aqui não vai só dar uma a gente vai dar vários assim é então também a gente pensa a capacidade de poder escolher dentro da
diversidade é eu acho que é isso não precisa necessariamente você ser um grande uma grande referência conhecidíssima para você entrar no Sesc tá ainda mais se você sabe né Qual é o seu propósito Onde você quer chegar né é preciso ficar claro na sua proposta se você comunica aquilo direito e aí então se especifica você negocia você tem condições mais seguras né de caminhão né então vamos entrar e ver qual é o presente já Como apresentar o projeto Então é isso acho que é importante e em quem vai ler né primeira coisa quem que vai
tá lendo seu projeto aí o animador lá que ele a gente é chato e esteticamente falando a gente quer uma coisa bem escrita no mínimo um português muito bom não não polido né gente vai só um português correto e uma imagem bacaninha não uma coisa poluída cheia de Margem sou cheia de de 9:00 pode ser um PDF ali no Word simples tá bem escrito o que que precisa constar precisa ter o seu nome o nome Aliás o nome do proponente e o contato do proponente o e-mail em geral a gente vai que se comunicar por
e-mail é legal teu telefone também que às vezes me agência Nossa mesmo projeto eu tô com urgência que eu fiz fechou a programação quero falar com a senhora agora então pego deixe telefone lá e o e-mail isso já isso gente eu falo parece Óbvio mas assim é o que eu falei com esse antes tem gente que manda é super legal e não põe nenhum nome nem o contato e nenhuma folha do projeto e fica no e-mail sabe qual é a pessoa enviou então lá tem o que o projeto legal e daí manda e nem você
passa por um para outro você guarda salva aquele arquivo depois como é que você vai lembrar quem era a mesma pessoa que te mandou aquele e-mail na hora que você vai avaliar o projeto né Então não esquece de colocar seu nome né dentro desse projeto é precisa ter o nome da atividade que que é isso que você tá oferecendo Qual é o formato então é uma peça de teatro é uma oficina de malabares sabe assim é um curso de alguma coisa curso normalmente a gente só para diferenciar a oficina de curso no site que a
gente fala que normalmente cursos têm mais de 8 horas e oficina é uma coisa um pouco mais. Áudio duas três quatro cinco 6 horas assim tá pode durar um dia pode durar ser dividido em alguns dias um curso ele tendo mais de 8 horas necessariamente ele vai precisar durar pelo menos três é né para você conseguir ministrar que ele conteúdo Então é isso que você põe o nome de atividade Qual é o formato Qual é a sinopse Qual é o descritivo o que que você vai fazer né naquela atividade que que ela que que ela
se propõe Então vai falar que vai trabalhar com tal técnica ou contar o material que vai oferecer tal coisa né vai desenvolver tal habilidade um pouco do que que você pretende com aquela proposta não precisa ser nada muito longo tá gente quanto mais assim bem colocado não precisa você hoje parágrafo você falar de uma Pelo amor de Deus né nada de 8 parágrafos para falar o que quer atividade tipo em dois parágrafos você consegue dar conta de falar o que só pela neve que assim Às vezes a gente tá aqui né ouvindo isso tudo mas
não mas por onde eu vou começar a comer que eu vou fazer isso né então tem algumas pessoas que estão aqui já vão participar do treinamento né então eu vou deixar acalmar o coração de todo mundo que já vai participar se você não pode participar dessa vez tá tudo bem e para um amigo se acalma o coração de que já tá junto aqui tá bom ó a gente vai fazer uma proposta bonitinha nesse formato a gente vai se proposta comercial dentro do treinamento é diferente de elaboração de projeto proposta comercial é uma coisa elaboração do
projeto é outra a proposta comercial leva a gente para esse para esse outro lado pelo mercado para que não tá no no público né não vai direcionar isso para o edital público que já traz as próprias prerrogativas e requisitos né não a gente vai construir essa proposta comercial completa então algum coração vamos construir isso tá vem her você tá arrasando Queria só dizer tal pelos dando muitas coisas muito legal isso tá bom bom então aí nome da proposta é o nome da atividade sinopse descrição da proposta o formato sempre muito importante pensa recomendação etária o
que você quer propor aquilo você tá falando que é uma proposta para maior de 16 ou 14 anos tô falando para jovens e adultos legal ah não essa proposta é legal para todas as famílias e crianças então né sinaliza isso deixa a gente saber ou não essa proposta é legal para maior de 60 anos eu tô falando especificamente não para um grupo de idoso e tal então deixa a gente saber qual é a recomendação etária da proposta que você tá Tá apresentando né é duração da proposta isso no caso de ser um curso de ser
uma oficina que a gente tá falando quantos encontros o qual a carga horária do que você tá no caso de um curso você precisa de uma ementa você precisa saber o que que você vai apresentar né o que como é que você vai dividir as aulas então a gente precisa porque a gente liga para uma agenda né a gente quer saber eu a pessoa vai estar aqui três dias quatro dias ou muito mais tão ou a carga horária e agora total carga horária por encontro né E aí só uma coisa está aqui é bem importante
de Zé nessa você falou da questão da maleabilidade que a pessoa precisa ter e eu vou retornar uma coisa agora quando eu tô falando de formato de proposta a gente tá no online tá então as atividades culturais do SESC e educativas ao estão online não estão acontecendo presencial não tem data ainda Para retomar são presencial nessa nesse Campo da cultura e da educação que a gente tá acontecendo presencial são atividades físico-esportivas para quem já estava escrito e tudo mais bem restrito assim com agendamento aliás visita a Exposições estão acontecendo presencial e E aí também é
legal pensar que essa proposta que você tá trazendo agora agora que você vai ter que falar eu tô propondo isso para uma ação presencial Mas se for ou então eu tô provando isso para uma ação online Isso é adaptável é essencial isso é adaptável formaçaonline sim não sabe porque às vezes seu curso ou sua proposta a sua contação de histórias é super adaptável para o online entendeu E isso vai mudar vai mudar a quantidade de encontro para me dar dinamica mas tento aberto finaliza isso pode ser adaptável para online não é ruim dizer isso ainda
que não esteja tudo prontinho não tem adivinho né Não fala assim você conhece muito bem o seu projeto né você sabe as entranhas daquilo que você criou mas a pessoa tá ali naquele pela primeira vez Às vezes você manda tem um exercício no treinamento que é muito engraçado eu não vou dar spoiler aqui mas às vezes a pessoa desenha um risco Violeta assim eu queria lê pensamento mas não dá né Igual o programa do igual qualquer pessoa que você vai mandar uma proposta você tem que falar para um ET no bom sentido tem que explicar
tim-tim por tim-tim e vai ser assim eu não vou também é falar de outros pontos que a reino falou não não quero adiantar isso mas para dar um grifo nisso né Olha escreve para o ET Eu tenho um parceiro de projeto que ele fala que eu escrevo com ervilha uma lata de ervilha você fala mais e fica escrevendo essas justificativas lançamento com uma lata de ervilha mais claro eu coloco lado r$ 8000 o cachê e não falo nada e não conto que achei é esse Eu comprei ficar daqui a pouco a gente vai chegar em
como mandar o preço também ré Sim vamos avançando então sempre sinaliza dessa possibilidade de adaptação para o digital ou para o presencial de acordo com que você tiver apresentando é se você já tiver a proposta adaptada coloca também senão você coloca podemos dialogar né sei precisamos saber no caso de uma ação presencial Que materiais o que equipamentos são necessários isso é importante a gente tem uma ideia assim nessa a gente e era um curso de marcenaria Poxa para mim muda bastante se eu se eu quero eu quero entender o que que você tá falando que
material que você vai ser que você vai pedir para o Sesc material você pedir para os alunos quanto os alunos vão ter que investir nesse para fazer esse curso para comprar esse material sabe assim é uma coisa acessível que a gente consegue fazer determinado para determinada público Então acho que a questão dos materiais equipamentos é importante e mesmo se você vai fazer uma contação só por cenário vai precisar de som de microfone que que foi precisar tá então assim é uma lista Também nada muito detalhado você por a pilha não precisa por os materiais e
tem aí tem mais assim o grosso Senhor o geral se quiser precificar no caso de material de oficina a gente até pede para as vezes até colocar um valor meio geral ali né é a gente precisa né se para otimizar a proposta a gente pede os dados do proponente ou CNPJ o ou CPF endereço e-mail é esse dados de proponente mesmo custo total de hora aula ou cachê né a gente no Sesc até acho que acho que é importante dizer a gente trabalha quando a gente fala de cursos e oficinas sobre essas nessa área de
artes visuais tecnologias artesanato e tudo mais a gente tem remunerado o nosso proponentes com o valor de 120 hora aula e isso é né o professor se ele tem se ele precisa se justifica tem um assistente a gente vai avaliar e vai remunerar o assistente não é 120 hora aula provavelmente 80 gente vai fazer um valor aí correr o ato né mas que também seja ajuste para essa pessoa ninguém trabalha no Sesc sem contrato né Não dá para você falar que você não precisa de você tem que chegar lá na hora você lavou acidente e
o cara não ganhar por isso a pessoa não é a polícia não tem que ser muito sincero ali olha só meu Gente vou tentar fazer em Olha só vai lá fazer vamos vamos me segue né Isso foi chamada e você tá negociando ali outra coisa se essa síndrome de cachorro que caiu da mudança ai o conseguiu Sérgio que não me a gente só o Sesc né é assim você desenvolve um bom trabalho e um bom lugar. Né tem síndrome do cachorro cada mudança com mais segurança agora bom pra segurança nessa texto né então é quando
você for fazer isso também fica atento né não vai levando gente com você tá aí o grifo que a Rê deixou não não é muita gente com você é uma instituição a gente tá falando sério que a gente já falou com ele funciona e agora a gente tá falando como enviar propostas e como se portar a junto nesse combo né então se você fechou um contrato é você que vai dar a oficina você não leva alguém com você a tiracolo ele não vai funcionar né Fica quieto com isso aí é isso você tem que o
seu projeto tem que tá bem amarradinho olha tal aula eu preciso de um apoio ou não o dou conta eu sozinho não a gente é uma duas com a gente é um coletivo a gente que tá todo mundo lá e daí a gente vai entender essa remuneração entendeu Tô falando esse 120 hora aula bem como uma referência assim padrão né e depois a gente vai e vem do caso a casa aí o que que o que que precisa ser feito você tá em quatro do seu coletivo que todo mundo precisa aí não vai a gente
vai conseguir pagar 120 aula vezes quatro para um conteúdo que talvez num outro curso uma pessoa conseguisse fazer a não ser que a gente ali não é isso é muita levante só isso coletivo faz a gente vai remunerá-los da melhor forma possível né então mas é isso é injusto para a gente porque a gente faz muito então não dá para dar tudo não não projeto só né É É muito importante no projeto ter a mini Bill das pessoas que vão conduzir a atividade Então quem é você escreve lá um parafusinho não precisa falar isso né
da sua infância inteira né mas assim quem é você profissionalmente O que que você o que te levou a apresentar essa proposta o kit relaciona com o que você está apresentando tá se você fez com o urso de contabilidade vai dar uma oficina de marcenaria não tem nada a ver eu nem precisaria saber disso né mas vai porque eu fui aprendiz em tal lugar eu já produzir cenário para estar o espetáculo e tal entendeu então sempre associar a sua experiência com uma coisa que você tá apresentando e todo mundo que você vai listar Então eu
tenho um assistente que é isso é especializado em cola de madeira e corte e não sei o que então preciso preciso desse assistente mesmo é isso por fim eu diria que é sempre legal tem imagens ilustrativas em alta resolução E aí gente capricha fotos boas a gente no Sesc a gente não né a gente não/projeto por causa de qualidade de foto mas é bem melhor você receber um projeto bom dia com uma foto bacana não precisa ser a foto não é a foto final aquela né não necessariamente aquela foto que a gente vai usar a
divulgação Às vezes você mandou uma foto ali provisória só para ilustrar um pouco a sua proposta se você constrói alguma coisa materialmente falando possa me imagem daquilo sabe a gente quer ver o que que é aquilo o que que é só guitarra que você faz com cabo de não sei o quê lá né Essas coisas inusitadas a gente quer ver a cara disso então é bem importante ou a gente quer ver o figurino do seu grupo é em cena a gente com o cenário no fundo sabe eu tenho uma foto de release mesmo né e
depois a gente conforme avançar essa negociação a gente vai necessariamente pedir fotos em alta resolução foto de divulgação com crédito do Fotógrafo e tal então É isso E aí por fim é isso Não esquece de colocar o seu nome e no arquivo e o contato né sempre essa esse reforço isso seria os itens base e sim eu nem tô falando de itens de música que talvez você se a gente seja interessante colocar repertório ou teatro vai ter colocar ficha técnica né tô falando de uma proposta aqui eu e eu vou propor para o Sesc para
resolver envolve enrolar sozinha né E também você tá falando da tua do teu recorte né que são cursos e oficinas nessa repete pra gente qual é a área específica eu tenho uma ai ai ai ai se eu também quero compartilhar assim né Umas essa experiência de proposta porque eu falei para René Le já queria tanto você viesse junto comigo se não ficou eu aqui só eu falando só eu falando só eu falando né e é bom servir porque tem uma dúvida aqui no chat E aí tem a minha experiência e eu quero muito ver você
agora sem saias isso né porque tem como eu sempre fiz e tem a pergunta aqui do chat Olha só pergunta muito interessante da Mariana Abreu tem sempre que apresentar uma planilha detalhada dos custos ou manda um valor geral aí eu vou contar minha experiência aí você conta aí você conta como que funciona assim para você eu gosto muito de mandar detalhado eu sempre mandei detalhado assim mas não detalha menos a contar os 50 centavos né não é isso né uma bandeirinha que dava isso aqui ó no meio da proposta mas fazia a pessoa que tava
lendo aquela proposta Proposta entender para onde ia cada linha o que se de repente eu mandava o valor Global ele poderia pensar o ela programador né Tá mas vai pagar um cachê vai pagar transporte a inclusão não mas não tenho resposta disponível isso já aconteceu olha tira o transporte do seu da sua planilha o que eu tenho transporte aí a gente vai conseguir Fechar isso já aconteceu não tem não É possivelmente me conta recursos abertos cursos fechados como é que é isso olha eu também sou apta a deve tá os custos abertas também acho que
é isso não precisa colocar uma agulha um papel Kraft não precisa colocar esses esse tipo de detalhamento na proposta mas assim Acho que pode ter no caso de curso ensina a orar e quantas horas aulas tão quanto você tá pedindo de 120 a 150 que você tá propondo que mais você tá colocando é material você vai ter um custo com material que você garante que você vai conseguir levar e e fazer essa compra você tá colocando tê-la alimentação nem sempre a gente vai pagar alimentação para você ficar duas horas das duas três horas de oficina
no Sesc agora no digital até isso caiu tudo né alimentação transporte mas é importante sim finalizar tudo que você tá todos os cursos meio que em itens né ou em itens meio Gerais Mas você dá uma discriminada eu acho que é bem importante até porque às vezes acontece ao contrário viu Ester da pessoa não colocar por exemplo a nota e aí a gente falou nossa mas tá ótimo esse valor r$ 2000 essa proposta Poxa mas aí a pessoa ela vai ter que emitir uma nota e ela vai ser descontada do valor de cá chega ela
passa do valor de nota e a gente falou né você esqueceu da nossa quanto custa só a 10 por cento vamo Ah tá esse valor a gente tem a gente tem esse olhar a gente trabalha com ele lá tem comecinho a 9 anos atrás oito vai oito anos atrás tô aqui há quase 11 né não houve anos atrás eu não mandava nota era acredita o meio recém-aberto vamos fazer o cálculo da nota quantas vezes tive que pagar valor da nota do meu nome da minha remuneração nenhum cartão simples e a gente não tem cálculo contabilidade
matemáticos mirabolantes olha como é simples vai lá na sua proposta você discriminou né a lei de um modo geral mas de uma maneira que faça a outra pessoa entender fala assim dá pra alguém da sua casa lê quando eu quero saber se tá fluindo eu tô com alguém Ler minha mãe que tá distanciada desse desse universo né com minha tia que não conecta ao ver se eu entendi você compraria lê aqui né lá na última depois que você faz a soma de tudo que você vai precisar na última linha você põe nota fiscal e faz
e quando fosse minimamente você tem que saber quanto é a sua nota né pelo amor de Deus é 56 e simples tem que tributações diferentes né quanto que é quanto que você vai pagar em cima de cada nota Aí você põe ali nota fiscal oito por cento sete e meio por cento 10 por cento e põe ali embaixo e o valor da nota fiscal claríssimo né para pessoa que vai te contratar saber que aquilo tá indo no valor se às vezes minha gente não no Sesc né aproveitando esse não seja o r é não no
Sesc que toda a contratação Toda Toda negócio que é fechado tem Contrato mas às vezes a sua proposta tem força de contrato outros lugares né então se você não põe aquilo lá não adianta você voltar lá sabe o que é esquecida não é que tá a cor não é vai acontecer né depois depois que o trâmite andou enquanto tá andando essa ainda pode falar poxa esqueci de tal item será que dá e tal agora começou a andar começaram a pro eu possa ela tem um valor não vai mudar muito não vai me dar mais ou
então você vai arrumar uma um problema aí para ele porque ele não vai querer te contratar de novo porque dá um super trabalho aditar contrato né fazer toda toda a volta fazer o retrabalho de um contrato né então acho que é importante a gente também gosta de presente eu já eu peguei projeto Isto é de pessoas cobrando r$ 30 hora aula de olhar e fala assim olha Ligar pessoa e fala assim só não tinha experiência era um artesão trabalhava ali nunca tinha dado curso eu não sabia nem como remunerava eu liguei eu falei olha a
gente não vai te pagar 30 anos a gente está pagando na época acho que era sem reais a gente a gente vai pagar o padrão que a gente tá pagando para qualquer outro artista que a gente traz aqui entendeu então vou refazer seu orçamento a gente pega na mão às vezes assim sabe a gente não quer aqui é baratinho né imagina porque a gente vai fazer isso com uma pessoa porque a gente vai diferença né assim então E é claro tem artistas ditos especiais que tem uma super renome é uma super né um título ligado
aquilo daí de vez em quando a gente vai fazer a gente vai pagar um valor diferenciado agora em geral né Artistas em geral a gente vai querer remunerar bem Eu já peguei também projeto que falava tá ai vou pôr um carreto que tava levar o material e tinha mesmo que levar o material pesado então a pessoa punham lá um valor de carreta que gente pagava nenhum táxi sabe assim eu falei olha Vamos aumentar esse valor de transporte que real não tá realista vai pôr do seu bolso se a gente pagar sabe r$ 40 para você
pagar o carreto não você não vai chegar com esse material lá né então assim a gente tem esses cuidados não é uma coisa ou outra que vai em viabilizar porque nossas chegando de avisar lá na frente a pessoa vai falar então não tô conseguindo né assim então e tem um comentário legal aqui no Instagram do Aguinaldo Gonçalves hoje que legal isso é muito humano e é mesmo né acho que ele vai morrer a gente olha só com a minha meta com essa essa Live que a gente desmistifique fala aqui para mim hashtag desmistificou só para
ficar com o coração em paz porque esse era meta eu e a gente Falou várias vezes sobre isso né tira o véu desiste fica tira da frente pelo amor de Deus então me fala aqui desmistificou a hashtag desmistificou para ficar são tranquilo o Finn Mariana vou fazer o post tá com certeza que o resumo dessas informações da própria legal depois a gente faz e tem aí tem E aí gente acha que só para ir também indo para o caminho que a gente foi numa linearidade como é que chega proposta O que que tem que constar
na proposta e beleza minha proposta foi recebida tô aqui conversando com o programador e tudo mais sou super maleável porque em geral é isso mesmo não se apegue aquela proposta que você mandou é diferente de um edital que não muda né é Ester você tem muito mais experiência edital do que eu assim o digital você mandou e você tem que tem que seguir rigorosamente né aquilo o eles não na verdade ele traz os critérios de avaliação você manda o seu projeto ele acontece exatamente como você enviou mas eu não tenho você não tem essa mudança
né porque você participou de uma concorrência não velho então você pode mudar aquela concorrência não foi injusta né para todo mundo igual para todo mundo por isso que não pode mudar é uma proposta comercial privada né é isso exatamente que te deu um Panorama ali de um serviço que você pode emprestar e você pode ir né agente se anda aquele serviço só Posso acrescentar mais isso não eu posso tirar essa parte se você quer que eu reduza né então acho que é legal essa maleabilidade mesmo que o que a pessoa tem que ter com animador
né com o programador tem gente depois também passada essa primeira etapa vencida esse primeiro contato começou a a elaborar junto daí sim acho que é importante você já entender tudo essa questão do da sua empresa tem que ter um cadastro dentro do SESC o Sesc está cada veio o Sesc é muito auditado sofre muito a né É um lugar quase pública privado mas é público né a sentem então ele tem muitos olhos sobre sobre ele por isso que a gente é muito correcto a gente rigoroso com essa parte documentação de pagamento e tudo mais tem
que ter tudo muito legal bom então a gente tem um cadastro de fornecedores que tanta pessoa cadastro a sua empresa amei quanto pessoa física todo mundo tem que tá cadastrado lá e aí avançando também com a sua proposta você vai já deixa as documentações tudo tudo na manga a gente pede bastante documentação vai ter que aprender a ler ali né páginas e páginas ali de formulário tal mas eu acho que sempre tem alguém na unidade bastante disposto a ajudar né proponente novo a gente tem esse processo educativo aí de proponente novas deixa eu também acalmar
o coração de quem tá aqui na live tá comigo no treinamento olha só a gente vai fazer esse formulário tá bom serão faz parte do módulo de vendas né comunicação de vendas quando a gente vai estruturando a proposta a gente vai ter tem um modelinho do cadastro que eu passei por isso né como eu como já já sabe né eu e a gente vem do tatame né a gente se conheceu na porta Ah mas então é calmo coração que tem lá não gosta de estar de modelo né Vamos seguir modelinho mas aqui nesse caso é
o modelo mesmo né é um modelo que se você tem na mão você pode se preparar com aquela documentação né E quando você for fazer esse já tá com tudo ali não sofrer e ficar ali com a sociedade Será que eu vou ter a documentação vou negociar aí João me pedir eu não vou ter a documentação Então calma o coração tá quem tá junto aí no treinamento não conhece agora eu vou divulgar mesmo né Eu não tava dando agora vou ó festa as inscrições domingo do treinamento básico de produção cultural tá então vem que vai
ser maravilhoso vamos lá ai eu acho que é isso assim da parte do projeto só aberta aí você quiser me perguntar mais alguma coisa que a gente não tenha falado ver como é que como é que é trabalhar no Sesc você curte aew curso muito Eu só perguntei porque eu sei que ficou Mas você sabe é uma coisa que você falou logo no começo que eu acho que eu aprendi também estou no Sesc é o seguinte para entrar no Sesc diferente desse caminho todo a gente o Sesc tudo é concurso né assim então Abre ali
seu processo dentro do site tudo bem transparente aparece ali no site do SESC trabalhe conosco aí tem ali os processos seletivos abertos E são muitas etapas só que sem no processo do de seleção né da do cargo de animador cultural por exemplo é não não aparece nem a Bíblia o diferente do vestibular não aparece a bibliografia básica e não aparece a lista de colocados né diferente de um outros concursos você tem lá ordem classificadas e tal e aí eu lembro na época que eu não sei muita gente questionar vai mas não sei nem por onde
estudar né ai não sei nem o que que é o leio e gente assim se você tá parecendo a prova para fazer né para pa e não tem muito que você tem que ler ali na hora você tem que ser né você já tem que levar sua vida tem que gostar de Cultura de Educação de arte tem que ler a ser vistas do SESC que você tem que ler sabe assim livros literatura você tem que ler filosofia tem que saber um pouco de tudo de educação e tal não é ali na véspera da prova que
você vai se informar né e a gente Segura esse bônus Vocês estão vendo tem um bônus aqui né é um bolo um banco que surgiu Segura esse bônus contando a experiência dela e como ela participou do concurso para entrar no Sesc ela tá contando o passo a passo aqui minha gente olha o grifo E aí também uma outra coisa também perguntaram né aí vai ser por quê que vocês não divulgam a classificação e aí eu lembro que tinha uma pessoa do RH na época que falou claramente ela fossem Olha a gente não quer que ninguém
um tapete para entrar no Sesc a gente acha que quem vai chegar no SESC para trabalhar com a gente já tem a ver ninguém precisa se moldar para ver trabalhar com a gente sabe assim e realmente faz muito sentido seu critério do SESC de seleção Ele é bem demorado você faz trouxe muitas provas feitas entrevistas trouxeres processos seletivos para chegar na fase final vai ou não vai ser contratado e tudo mais em geral e esse crivo vai tirando tem gente muito que vai muito bem na prova aí chega na hora h e fala eu não
tenho tanto a ver não é que eu gosto é que nem eu e a Ester só tipo ele tá lá pessoal fala só artista eu não sou produtora eu não vou conseguir gerir projetos eu quero ser eu quero eu tá no palco não é para você o Sesc a gente produtora da Gema né mas o pai exato então assim não precisa se adaptar para entrar no Sesc você já ou você tem a ver você não tem a ver a mesma coisa eu acho que é o Projeto entendeu se seu projeto e se você tem um
viés transformador é diverso e que é incluir pessoas e quem ensinar pelo prazer tal ele tem muito a ver com Sesc agora se não é esse o caráter se é outra coisa se você quer ensinar modelo padrão regra né tipo assim que ele artesanato de reprodução ninguém pode fazer diferença de fazer Igualzinho não é lá no Sesc vai ser que vai ser legal seu projeto sabe assim enfim é então é isso também não forçar muito a barra né você tem a ver tem outros espaços culturais incríveis e super legais e outros caminhos outras oportunidades também
certo é uma delas e eu já falei tantas vezes eu retomei aqui né saiba o seu lugar mas conheça né saiba Onde você quer chegar com aqui o qual é a sua visão net futuro já carretel eu deixo uma dica bônus eu vou deixar uma dica bônus também tá bom se você não sabe o caminho você tá sentindo perdido assim mano quem sou eu na fila do pão e nessa história Vou sugerir um exercício se escreve uma notícia de futuro sobre você pensa assim em cinco anos saiu uma notícia sobre mim que notícia foi essa
e isso vai te sinalizar um caminho vai te mostrar norte né vai te dar uma estrela guia ali de Olha acho que era ali que eu quero tá né acho que a like que vai ficar feliz né Muito bem é Obrigada querida pela que a generosidade na abertura tranquilidade Nossa disponibilidade gata demais você é muito fofa mesmo hahaha obrigada a Ester desejo assim boa sorte para todo mundo que quiser tentar entrar e galgar esse caminho certo é muito legal mesmo eu gosto muito você perguntou eu gosto muito recomendo e e sorte para todo mundo vamos
trabalhos muito né Se coloca muito naquilo que você vai fazer que vai dar certo é deseja foi no mundo esse desejo que vai dar certo que é seu tá guardado mas vou ser sincero e desejar profundo né gato me ligar nem e muito obrigado a todo mundo que veio Mariana guinha Juliana são tantas pessoas não consigo falar todas aqui todo mundo que veio aqui no Instagram passou por aqui picada se não me segue segue lá a Rê Figueiró no Instagram segue a Rê vale Vale muito a reta um coração imenso e o filho lindo né
então um beijo boa noite aqui o Bob vaga doc deixou um comentário não tô conseguindo ler o seu nome exatamente mas muito obrigada por todas as informações Brigada você então passando esse comentário para você aqui que veio compartilhar isso com a gente né Obrigadão Obrigadão demais valeu muito prazer tchau tchau beijo beijo beijo a todos E aí