Provocações - Clóvis de Barros Filho

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Provoca
Clóvis de Barros Filho, filósofo, é professor de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universi...
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[Música] [Aplausos] provocações ess programa pode não ser uma janela aberta para o mundo mas é certamente um periscópio sobre o Oceano do Social provocações quem devia estar aqui para falar isso era uma grega uma Medeia os gregos Vivi aqui para falar provocações e não nós mas tudo bem eu falo provocações nada pode ser dito de tão absurdo que um filósofo não o diga quem disse isso foi Marco Túlio Cícero há 22 séculos saltando para mais perto de hoje a filosofia é uma coisa com a qual e sem a qual O Mundo Continua tal e qual
Quem disse isso foi Gregório maranon no século passado agora a boa notícia parece que hoje quem não gosta de filosofia são os executivos de bancos e multinacionais quem vem aqui para discutir o assunto é um filósofo Ele é professor de ética da Escola de Comunicações e da USP ele é Cloves de Barros Filho Cloves de Barros Filho A filosofia explica as grandes questões da humanidade Não de jeito nenhum a filosofia muito menos do que a pretensão de explicar a filosofia apresenta as questões da humanidade ela as traz para debate mas ela não tem a pretensão
de explicá-las ela oferece aqui a colar eh um argumento ela oferece aqui a colar uma proposta de solução e ela mesma já denuncia a impertinência das reflexões que propõe por isso a filosofia nunca explicou ou nada apenas provocou o problema dos que se dizem filósofos é tudo o que eles são tudo escritores professores tudo menos filósofos dizia orteg G é isso veja eh costuma-se associar a ideia de filósofo hoje h um certo tipo de atividade profissional parece que para ser filósofo é preciso eh ser professor e autor de livros participar de bancas de mestrado e
doutorado em soma ter uma vida acadêmica tradicional ora essa proposta é absurda porque as preocupações da filosofia elas são as preocupações de todo mundo e portanto sabendo ou não E querendo ou não todos nós filosofamos fala mais sobre a ética ética se você sair na rua e perguntar do que se trata é possível que por detrás das tentativas de resposta você encontre algum tipo de Imaginário que que faz coincidir a ética com uma espécie de tabela uma tabela aonde estariam todas as condutas humanas possíveis uma tabela em duas em duas colunas pode não pode pode
não pode pode não pode e assim o professor de ética seria aquele que talvez tenha decorado a tabela inteira e e a ética quase sempre é entendida como um respeito à resposta certa sobre as condutas humanas ora esse olhar sobre a ética é um olhar profundamente apequena dor e inconveniente eu te dou um exemplo eh eh represento o Ministério da Justiça junto a Unesco por concurso público um dos os temas debatidos é a publicidade televisiva para público infantil ora é essa preocupação ela tem dia e hora para começar a preocupação exige que haja televisão que
a televisão seja custeada por publicidade que exista publicidade para público infantil que haja programação para público infantil e que as crianças passem horas assistindo televisão é evidente que sobre esse assunto Aristóteles Platão Cristo Maomé Buda não se manifestaram pode procurar não terão falado sobre a publicidade para público infantil é sinal que esse abacaxi quem tem que descascar somos nós é essa situação que vivemos esse problema é um problema nosso portanto não há que virar para trás e procurar as verdades absolutas sobre o tema porque esse tema não foi debatido cabe a nós com inteligência discutirmos
a sociedade em que queremos ver e e e as condições ideais da convivência para nós no mundo de carne e osso agora advogados comunicadores sociólogos como você todos têm ética Ah não eh a expressão ter ética eh é uma expressão que talvez converta a ética numa substância algo que se possa pôr no bolso ou no porta-luva do carro a ética é uma prática intelectual a ética é uma atividade da razão que tem por objeto a vida a convivência Então quando você me pergunta sempre tem ética eu diria não porque nem sempre há a disposição de
abrir mão daquilo que te é mais caro do ponto de vista da singularidade da tua existência em nome de uma convivência mais adequada Ah eu acho que sem ética é a pessoa que não que não se não consegue se colocar no lugar do próximo sabe eu acho que é assim não tem respeito pelo pelo alio é uns vilão camuflado é como se fosse uma pessoa que é É travestido mas não abre a janela para mostrar o que é interesseiros né mais interesseiros que vilões eu saí primeiro sair na frente eu aprendi que a grande malandragem
na vida é ser honesto e o malandro ele sempre cai caíram homens poderosíssimos caiu [Aplausos] alcapone você escreveu a identidade é uma manifestação que permite aos seu enunciador circunscrever-se e estabelecer uma diferença específica com pretensões de permanência em relação ao que lhe é externo dá para explicar de um jeito que qualquer pessoa entenda Claro a pretensão era essa já mas eu vou tentar de novo aparentemente não fui bem-sucedido todos nós para existir em sociedade precisamos dizer quem somos Imagine que você encontra alguém num bar alguém com quem você pretende conversar essa pessoa topa o papo
marca zero da relação E aí a pessoa quer saber quem você é raramente ela dirá isso quem você é mas aí você tentará dizer quem é e a pergunta interessante de fazer é o que é que você costuma dizer paraas pessoas para explicar a elas quem você é para que elas possam saber com quem estão falando com quem estão se relacionando Que tipo de informação você oferece para que a pessoa se sinta satisfeita em te identificar em te definir em te discriminar das outras pessoas Então é é é exatamente esse discurso de autodefinição discurso de
identidade discurso que nos apresenta e eh a a que eu me referia Na verdade eu acredito firm firmemente que a a a grande matéria prima da identidade eh não são exatamente as escolhas é o que tá por trás das escolhas e o que tá por trás das escolhas são os princípios de escolha no fundo quando alguém senta diante de você o que quer saber é isso o que afinal de contas é importante na sua vida eh eu sou um pai de família né e de 43 anos eu sou engenheiro eh que hoje eu eu dou
muito valor a à Vida eu hum sou mãe esposa filha também né Eu sou a Maria bom dia como vai você somos mais Corajosos quando o tesão é maior que o medo você é corajoso não não mesmo tendo essas palavras que não acabam nunca Ah todos nós todos nós somos uma energia essa energia você vê em mim ao falar essa energia cada um denomina de um jeito haverá quem tenha chamado essa energia de clinamen foi lucrécio lá atrás em Deron Natura mais pra frente Robs chamará de conatos Espinoza de potência de agir schopenhauer de vontade
Bergson de elã vital Freud de libido e eu de tesão pela vida uma lista de clássicos essa energia essa existirá Enquanto houver vida uma frase de Luise mayot filósofo é um sujeito que a família amarra a terra para que não levante voo isso é você Ah seria injusto eh atribuir à minha família qualquer iniciativa que apequena todas as minhas iniciativas qualquer uma delas eh a verdade é que quando eu quis voar a minha família a minha família me catapultou e quando eu quis voltar pro chão tentando fazer no mundo alguma alguma ação com efeito concreto
a minha família me recebeu de volta portanto nunca me senti amarrado pelo contrário todas as limitações na minha vida são de minha inteira responsabilidade e covardia eu pude ter sido mais Arrojado eu pude ter sido mais inovador Talvez eu tenha podido Em algum momento eh eh apostar em pensamentos próprios e me contentei em em em vulgarizar pensamentos alheios muita coisa de de inferior eu optei por fazer mas não responsabilizo ninguém muito menos a minha família de tal maneira que pelo menos no meu caso essa afirmação não procede como é que você gostaria de morrer ah
eu não gostaria de morrer de jeito nenhum algumas filosofias fazem acreditar que a morte não é nada para nós a verdade é que a morte é um horror quando a vida é feliz e como a minha vida é muito boa eu não quero que ela acabe e não é a trajetória de 70 80 90 anos não eu não quero que acabe a nossa conversa porque aí é onde a vida está agora eu não quero que ela acabe porque eu estou bem aqui confortável aqui sendo estimulado a reflexões que me Encantam e portanto eu não quero
que ela acabe portanto essa morte que eu vou viver no término do nosso encontro é uma morte que me desagrada que me apequena agora vamos ver o que você fará se houver reencarnação onde e como você gostaria de voltar ah acho que eu queria eu queria voltar pro professor da universidade onde eu trabalho eu sou muito feliz ali eu duvido que haja eh vida que me seja mais alegrador eu queria voltar já pronto porque a fase infantil essa de amadurecimento eu dispensaria eu queria já reaparecer exatamente da onde desapareci já pronto e já preparado para
apresentar ao mundo aquilo que eu julgo ter de melhor E aí se eu pudesse voltar nessa situação Nossa como seria bom como seria bom se fosse assim é tão bom que eu tenho medo que seja só uma ilusão só um desejo não tenha dúvida que é uma ilusão [Aplausos] [Música] elites são patrimonialistas e conservadores a classe média é meritocrática e o povo não é nada explica isso bem as elites são conservadoras na medida que julgam ter e julgam já dispor daquilo que eles é fundamental para uma vida feliz as condições materiais de conforto existencial se
são realmente felizes é uma outra discussão mas acreditam dispor do que é mais fundamental para a felicidade e por isso adotam uma postura de conservação do status só para que não haja grandes mudanças para que não haja riscos de perda patrimonial ora aqueles que não são tão ricos esses muitas vezes acreditam que o acúmulo de riqueza é a condição da felicidade que lhes escapa que lhes falta e portanto acabam convencidos de que só através do mérito do trabalho da dedicação da eficiência acabarão tendo aquilo que acreditam lhes falte já o povo bem O povo não
seria nada segundo essa frase exatamente por quê Porque não tem o que conservar e também não tem como subverter o povo portanto ficaria à margem do sistema o povo seria excluído sem direito a conservar o que nunca terá e sem direito a sequer tentar subverter porque já não dispõe das condições básicas para a exibição do próprio mérito e a conquista de troféus que ainda estariam por conquistar em outras palavras eh talvez Elite e classe média aí eh estariam na condição de conservar as regras do jogo porque uns já vitoriosos procuram se agarrar os troféus que
são os seus os outros ainda não vitoriosos procuram eh eh conquistar os troféus que julgam ter condição de conquistar e e e portanto temos aí uma espécie de jogo montado que exclui o povo da possibilidade de jogar toda verdadeira revolução é uma revolução que não se contenta em mexer as condições do jogo mas a revolução deve alterar o próprio jogo a própria a própria condição de ingresso ao jogo e portanto evidentemente a revolução de que se espera é a revolução que permita ao povo ter condições de buscar as condições mínimas de um de um de
uma existência adequada e portanto a busca também de troféus que julgam importantes para sua vida me conte o seguinte pra gente terminar Qual a que você gostaria que eu tivesse feito mas eu não fiz a pergunta que você poderia ter feito e que eu gostaria muito de responder é para você o que é a felicidade tá feita a pergunta pode responder a felicidade é uma pretensão ilusória de converter um instante de alegria em eternidade a felicidade é aquele instante que você gostaria que durasse um pouco mais pelo menos a felicidade é aquele instante que você
gostaria que não acabasse tão cedo a felicidade é aquele instante que você gostaria de repetir todo mundo sabe que a felicidade é um é não enquanto não enquanto alegria o lixo da felicidade tá na pretensão ilusória mas a outra metade dela é linda é alegria que você não quer que acabe eu nesse momento pretenderia pretenderia eternizar esse instante se há lixo na ilusão não há lixo não é alegria que estou sentindo Tá bom agora pra gente terminar uma pergunta muito simples Cloves O que é a vida a vida é uma condição de energia que busca
mais energia potência em busca de potência Clovis O que é a vida intervalo de tempo em que uma energia dura com alguma consciência que acredita ser alguma coisa Clovis O que é a vida essa pausa é dor e sofrimento se você preferir afinal de contas eu não lembro de ter sofrido antes de nascer e tenho a nítida impressão de que não sofrerei depois de morrer tá bem quando a coisa começa a ficar metafísica eu paro de falar sobre o assunto eu quero terminar com você me dando uma resposta que você queira dar Cloves o O
que é a vida tudo bem daqu Um abraço que a única coisa falsa desse programa é o abraço valeu querido Obrigado no açougue do outro lado da rua no que pensa o açougueiro enquanto corta a carne é o que tentam adivinhar embevecidos os alunos de filosofia querem saber através da janela aberta da sala de aula a pergunta do professor o aluno sentimental responde o açogueiro pensa na mulher e nos filhos o aluno Rebelde grunhe com ironia ele pensa nos cães e nos gatos que não tem nada para comer o aluno ambicioso encolhe os ombros e
pragmático afirma pensa no lucro com a carne dos animais ainda não abatidos e o aluno romântico dispara sem enganos pensa nas Flores no mar o professor em fileira as respostas e todos os alunos engordam com a certeza agora sabem no que pensa o açougueiro enquanto ele corta a [Música] carne [Aplausos] [Música] to
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