Como Parar de Ser Escravo das Suas Emoções (Estoicismo)

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Estoico Moderno
Quantos dias mais felizes você não teria se não tivesse sido afetado por alguma situação que te deix...
Video Transcript:
e se alguma coisa externa ele causa angústia não é a coisa em si que o perturba mais sim o seu julgamento a respeito dela e isso você tem o poder de eliminar agora é o que dizem imperador romano Marco Aurélio que é o histórico mais conhecido e escrevia esses pensamentos do seu diário o primeiro princípio do estoicismo prático é o seguinte não reagimos aos acontecimentos reagimos aos nossos julgamentos a respeito dos acontecimentos e os julgamentos dependem de nós mesmos que o estoicismo diz em outras palavras é que nossos Prazeres nossos pesares nossos desejos e nossos
medos envolvem três estágios ao invés de 2 não apenas um acontecimento e uma reação mas sim um acontecimento um julgamento ou uma opinião a respeito dele e só então uma reação a nossa tarefa é perceber esse passo intermediário compreender a sua irracionalidade comum e controlá-la pelo eu te ver antes da Razão as nossas reações ao que quer que aconteça geralmente parecem diretas e espontâneas elas não parecem envolver julgamento nenhum Ou pelo menos nenhum tipo de julgamento que poderia haver em outras circunstâncias os históricos consideram tudo isso uma mentira uma ilusão o trabalho de dispersar essa
ideia é difícil porque a mente não é o narrador confiável quando o assunto são as origens das nossas reações ela nos diz que reagimos aos elementos externos as coisas lá fora não a mente propriamente de ela precisa aprender a ver e descrever o seu próprio papel com mais precisão no estoicismo tentamos aprender a pensar com mais propriedade a respeito dos nossos pensamentos ensinar a mente a compreender a mente tornar os peixes mais conscientes da água Vamos pensar que alguém insultou você o Insulto não tem sentido nenhum para além do que você faz com ele se
você está incomodado Deve ser porque você se importa Ou seja você faz um julgamento ao invés disso você poderia decidir simplesmente não e aqui e aí sim seria o fim do Insulto para você todo tipo de incômodo que a gente tem na vida pode ser visto da mesma maneira o vizinho barulhento o tempo ruim engarrafamento se você se sente irritado com essas coisas é porque está irritado com os julgamentos que faz a respeito delas que são ruins que são importantes que é esperado que alguém se a gente com elas os acontecimentos em si não obrigam
você a pensar em nada disso só você é capaz de fazer isso o mesmo vale para contratempos maiores desejos medos e todos os demais eventos mentais a gente sempre sente que a gente está reagindo as coisas do mundo mas na verdade a gente tá é agindo as coisas em nós mesmos e na maioria dos casos mudar a nós mesmos é mais eficaz é mais sensato do que ficar tentando mudar o mundo a ideia de que nossas reações dependem nossos julgamentos Pode parecer um pouco esquisito especialmente os julgamentos forem todos imaginados como conscientes e Racionais mas
um julgamento pode as a forma se você conclui por exemplo que as aranhas não são perigosas mas ainda assim você vai ter medo delas Isso mostra que seu medo é ali o a qualquer opinião você possa ter sobre as aranhas não isso apenas significa que você tem julgamentos conflitantes que aranhas oferecem e não oferecem perigo os históricos às vezes vão incluir sobre a lente dos julgamentos tudo que trazemos ao mundo quando nascemos ausência ou a presença de apetite que faz um prato de comida parecer melhor ou pior uma vida inteira de condicionamento que produz o
mesmo efeito de forma mais Ampla os históricos não distinguiam seu pensamento como talvez estejamos fazendo agora entre todas as formas que nos julgamentos podem assumir opiniões conscientes costuras inconscientes respostas condicionadas perde Exposições químicas tendências genéticas e assim por diante e como alguns desses fatores podem ser alterados mais facilmente do que outros no entanto Sim eles reconheciam alguns obstáculos os históricos dizem que algumas reações possui uma base eu é que não podemos controlar e Cerâmica um outro histórico admite que nascemos com algumas características de temperamento que não podem ser alteradas então a gente pode considerar que
o objetivo histórico de qualquer forma é nos tornar conscientes dos nossos julgamentos e capazes de controlar os tanto quanto possível os históricos de iam que a nossa capacidade de modificar nossas experiências por meio da mudança de pensamento a respeito delas é muito maior do que a gente support Olha o que eu espero que essas afirmações sejam aceitas unicamente sobre fé elas são envasados com argumentos às vezes eles usam exemplos simplórios como os insultos que a gente já falou por coisas que qualquer um consegue ver e que só tem importância se for dado o devido peso
para reações que parecem ser mais inevitáveis no entanto os históricos costumo usar comparações para fazer valer a sua argumentação eles observam as diferentes maneiras pelas quais as pessoas reagem aos mesmos acontecimentos em diferentes circunstâncias épocas e lugares o que algumas pessoas temem e outras não que às vezes é objeto de sacrifício válido e para outros simplesmente não é nada adoro pesar a tristeza angústia o desconforto que parece um fato bruto para gente é vivenciada de maneira muito diferente entre cada uma das pessoas pega o Paulo muzy por exemplo que vive uma vida totalmente maluco uma
rotina totalmente desconfortável para ele desconforto virou algo normal água que ele já tá acostumado a viver Diferentemente de uma pessoa que vai começar agora que ele acordar cedo estudar trabalhar treinar e por aí vai evidentemente nossas reações não são inevitáveis afinal de contas mas de algum modo elas são obra Nossa e dependem dos nossos julgamentos que de temos e portanto temos a capacidade de mudá-las como a gente vai aprender agora um o princípio geral o estoicismo começa com a ideia de que nossa experiência de mundo nossas reações nossos temores nossos medos desejos e tudo mais
não é produzida pelo mundo é produzida pelo que se extrai constituam Como Nossos julgamentos ou opiniões tudo depende da opinião é tão luxo ganância tudo retorna a opinião sofremos de acordo com opinião todo ser humano é desgraçado na proporção de que se convenceu as células NK a tristeza então é uma opinião recente sobre algum mal presente a respeito do qual parece justo se sentir a batida e deprimido alegria é uma opinião recente sobre um bem presente em reação a algo pelo qual se parece justo ficar excitado o medo é uma opinião sobre o mal eminente
que parece insuportável a Luxúria é uma opinião sobre um bem vindouro que seria melhor se já estivesse aqui esse quem fala é Cícero pois o que são o choro EA lamúria opinião o que é o Infortúnio opinião o que é a discórdia discordância a culpa acusação a impiedade a tolice todas as opiniões e nada mais as pessoas não são perturbados pelas coisas que acontecem mas pelas suas opiniões é sobre tais coisas por exemplo a morte não é nada terrível Pois se fosse o teria aparecido até mesmo para Sócrates invés disso a opinião de que a
morte é terrível esta sim é a coisa terrível portanto quando somos impedidos chateados ou ofendidos nunca culpemos os outros mas a nós mesmos Isto é as nossas opiniões ou seja não somos atormentados pelas coisas em si mas pelas opiniões que temos delas se os males não tem meios de adentrarem nós exceto por meio dos julgamentos que fazemos deles então aparentemente estaria em nosso poder rejeitá-lo ou transformá-lo em bem montanha que gosto do bem e do Mal depende em grande parte da opinião que temos deles 1582 práticas históricas como a gente disse até agora esse primeiro
ensinamento Pode parecer um jeito de se compreender o funcionamento da mente EA origem das nossas reações mas é justamente nisso que eu estou em cima de férias de algumas outras filosofias porque não é apenas uma teoria e sim uma ação O que é nos passar agora é uma instrução E assumir mais responsabilidades do que o normal pelos seus pensamentos encarar com uma escolha o modo como nos comunicamos com nós mesmos se a angústia causada por nossos pensamentos sobre as coisas e não pelas coisas em si então devemos tentar abandonar esses pensamentos e recorrer a novos
essa afirmação realmente Pode Só um pouco simples demais ou talvez até muito fácil falar mas também não tão fácil de se fazer mas ela precisa ser dita de qualquer forma porque tratar pensamentos e julgamentos como questões de escolha é essencial para a prática do estoicismo mas ainda assim é algo que muitas pessoas raramente fazem e que outras jamais chegam a fazer é mais normal para Mariana as pessoas validar qualquer coisa eu passo pela nossa cabeça nossas ideias nossas opiniões os históricos tentam se isolar suficientemente desses eventos mentais a fim de controlar os pra perceber a
irracionalidade que impulsiona muito do que dizemos a nós mesmos e para substituí-la por algo mais sabe em vez o que posso fazer algo muito complexo você também botar em contraste é algo muito mais simples do se você apenas para de dizer uma coisa para si mesmo e diz outra posteriormente você passa a abordar o julgamento de uma forma muito menos verbal esmagar um pensamento nocivo e convencional É uma fonte saudável de satisfação histórica uma habilidade que vai melhorando com a prática que vai melhorando com o tempo podemos escolher não ter opinião sobre uma coisa e
não sermos incomodados por isso pois as coisas em si não tem poder próprio para afetar nossos julgamentos é o que disse o Marco Aurélio meditações O que é importante elevar a sua vida muito acima das ocorrências casuais E se lembrar de que é uma vida humana de modo que se você tiver sorte sabe que não durará muito ou se você for muito azarados sabe que não é de fato se jamais achar que o série existe o risco de que essas frases parecem incentivar uma espécie de vazio no entanto objetivo histórico não é esvaziar a mente
mas livrá-la da tolice e dos erros de julgamento é importante lembrar que nenhum dos históricos que citamos aqui até agora buscar uma vida parada na vida retraída ou mesmo o livro complexidade a verdade cada um deles isso a época era um representante das pessoas mais poderosas do planeta três comparações históricos afirmam que nossas reações a todas as coisas são criadas pelos pensamentos ou julgamentos mais sutis que construímos a respeito delas buscam mostrar isso primeiro pedindo que olhemos para dentro de nós com mais atenção coisas Prazeres corromperem mente-corpo nada parece ser tolerável não porque o sofrimento
seja difícil mas porque o sofredor amolece o isso porque ficamos Furiosos com a tosse ou espirro de alguém com cachorro que atrapalha nosso caminho ou uma chave que cada nossas mãos o empregado desse Cuidado quem diz isso é cênica as montanhas também colocou de uma forma bem concreta para a gente entender somos mais sensíveis a um corte e feito pelo bisturi de um cirurgião do que há dez ferimentos da espada no calor da Batalha o histórico sugerem que pensemos em outras pessoas naquelas que reagem com mais força do que nós em algum acontecimento quando todos
compartilham uma fraqueza ela não parece mais uma e parece algo normal da gente eu penso naqueles que reagem com menos vigor do que você me relação alguma coisa ou você ver uma pessoa que consegue tolerar coisas que você não consegue suportar a sua reação parece ser culpa sua de forma mais clara os históricos frequentemente são retratados menosprezando a dor outras afetações externas ou exibir o desdém para com elas e as palavras menosprezo desdém são frequentemente associadas para sugerir variedade de árvores são a nesse vídeo elas não têm necessariamente essa conotação aqui ela sugerem enxergar algo
tão pequeno mas tão pequeno tão desimportante que a gente deve se Enxergar como superiores aqui por você tiver visto crianças em Esparta e jovens em Olímpia e bárbaros no anfiteatro sendo acometidos pelas feridas mais severas e tolerando assim silêncio Será que você se enfrentar algum tipo de dor vai berrar Será que você não vai ao invés disso suportá-la determinação e firmeza sem chorar é intolerável a natureza não aguenta isso ouço que você disse os meninos tolera e enviados para o desejo de Glória outros o fazem por vergonha muitos fazem por medo e ainda assim temos
que a natureza não tolera O que é suportado por tantos em circunstâncias tão diferentes quem diz isso é Cícero ou seja o que estamos acostumados a ver os outros fazerem o que estamos acostumados a fazer o sentir nós mesmos pode fazer qualquer coisa sua normal ou estranha inevitável ou uma questão de escolha essas forças tem atuar de maneira Invisível o encanto da familiaridade deve ser quebrado o melhor jeito de fazê-lo é mirando a grande variedade de reações as mesmas coisas que passaram aparecer naturais para pessoas em diferentes condições se esses ensinamentos que ajudaram de alguma
forma se inscreva no canal para receber mais conteúdo sobre sabedoria milenar aplicar aos tempos modernos é isso Obrigado até a próxima
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